Autor: Aline Reis Roriz

  • Aulas nas unidades escolares do Sesi-DF são retomadas

    O ano letivo de 2018 nas escolas do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) vai começar em 29 de janeiro nas unidades de Taguatinga e de Sobradinho e em 1° de fevereiro no Gama.

    As aulas no Sesi Gama vão se iniciar três dias depois devido ao atraso de reformas para melhorar a infraestrutura do centro de ensino. Para cumprir o calendário escolar de 200 dias letivos, haverá reposições aos sábados, em 3 e 17 de fevereiro e em 10 de março, das 7h05 às 12h35, com atividades pedagógicas normais. O aluno deverá comparecer à escola uniformizado.

    Entrega de material e de documentos

    Até 26 de janeiro, os pais, responsáveis ou os próprios alunos deverão entregar o material escolar de uso coletivo na respectiva secretaria. A data é a mesma para os novos alunos que precisam entregar declaração de transferência ou outros documentos pendentes. No caso de Taguatinga, a entrega precisa ser feita até esta quinta-feira, uma vez que a secretaria da unidade não funciona às sextas.

    Os livros, vendidos no ato da matrícula, serão entregues em sala de aula na primeira semana, assim como a agenda escolar.

    Armários

    Os alunos têm a opção de alugar um armário no colégio para guardar os materiais e facilitar a rotina escolar. Será emitido um comunicado na primeira semana de aula para que os pais se cadastrem e façam o pagamento da locação, por meio do site da empresa contratada pelo Sesi-DF.

    Uniformes

    No caso do Gama, deve-se procurar o Bazar Lanne – Quadra 32, Gama Oeste. O telefone é (61) 3385-1777. Em Taguatinga, há um espaço fixo na própria escola revendendo as peças. Já em Sobradinho, os uniformes serão vendidos em 8 e 9 de fevereiro, na unidade.

    Os alunos precisam estar devidamente uniformizados para frequentar as aulas. A Rede Sesi de Educação dá um prazo de 15 dias letivos para que os uniformes sejam providenciados pelos responsáveis.

    Horários das aulas

      Gama Sobradinho Taguatinga
    Ensino Fundamental das 7h15 às 12h35 das 7h15 às 12h35
    Ensino Médio das 7h às 13h20 das 12h30 às 18h50 das 7h às 13h20

    As escolas têm tolerância de 15 minutos de atraso para a entrada. No caso dos alunos do Ensino Fundamental que optaram pelo horário integral, com atividades no contraturno, as atividades são realizadas até as 17h30.

    Se ainda tiver dúvidas, procure o Serviço de Atendimento ao Cliente pelo telefone (61) 4042-6565.

    Texto: Aline Reis      
    Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra 
    Assessoria de Imprensa do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF)

  • Sesi-DF abre novo modelo de restaurante no SIA

    Sesi-DF abre novo modelo de restaurante no SIA

    restaurante sesi brasilia

    A rede de restaurantes do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) agora tem um novo modelo de serviço de refeições. No Centro de Inovação e Gestão do Sistema Fibra (Cigs), no Trecho 2 do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), agora a comunidade pode optar pelo bufê pagando o valor por pessoa ou por quilo – nas outras unidades, há apenas uma das modalidades. O restaurante do Cigs oferece almoço, das 11h30 às 14h, e tem capacidade de atender 800 pessoas por dia.

    Desde 12 de dezembro, o espaço está dividido em dois ambientes: o restaurante e o refeitório. No primeiro caso, as refeições são produzidas por 12 profissionais na própria unidade e vendidas a quilo (R$ 34,90). São aceitos pagamentos em dinheiro, crédito, débito e tíquete-alimentação. No segundo caso, o refeitório recebe os alimentos prontos da Central de Produção de Alimentos (CPA) do Sesi-DF, no Guará,e o serviço é cobrado por pessoa, no valor de R$ 12,50 (à vontade, com limitação apenas das porções de carne). Nesse caso, é aceito apenas pagamento em dinheiro.

    Restaurantes no DF

    Outra novidade é que agora os restaurantes mantidos pela CPA do Sesi-DF promovem, toda quarta-feira, um festival gastronômico, com temas diferentes (risoto, massa, havaiano, mexicano). O valor para esses cardápios especiais é o mesmo.

    Além da unidade no SIA, há 15 restaurantes do Sesi-DF espalhados em oito regiões administrativas, sob a coordenação da CPA. Os cardápios são elaborados por nutricionistas de forma balanceada com carboidratos, proteínas e minerais.

    Alguns restaurantes são abertos à comunidade (veja abaixo) e outros são de uso exclusivo dos trabalhadores. Há restaurantes do Sesi-DF na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), na Companhia Energética de Brasília (CEB), no Ministério da Saúde, nos Palácios do Planalto e da Alvorada, na Confederação Nacional da Indústria (CNI) e nas próprias unidades do Sistema Fibra.

    Os restaurantes têm a opção de servir café da manhã, almoço ou café da tarde. Com um cardápio variado e com segurança higiênico-sanitária, o preparo dos alimentos passa por um controle rigoroso de qualidade e é feito por profissionais qualificados conforme os padrões exigidos pelo Programa de Alimentação do Trabalhador, do Ministério do Trabalho. Em observância às normas da Anvisa, a CPA também cumpre as diretrizes do Programa Alimentos Seguros, desenvolvido em conjunto pelas entidades do Sistema S.

    Os interessados em instalar um restaurante do Sesi-DF em seu estabelecimento podem entrar em contato com o SAC do Sistema Fibra, no número (61) 4042.6565.

    Veja na tabela abaixo os restaurantes abertos ao público, em todos eles o serviço é a quilo:

    Local Horários Endereço
    CNI

    das 8h às 9h30

    das 11h30 às 14h15

    das 16h30 às 18h30

    SBN – Quadra 1- Bloco C – Edifício Roberto Simonsen – Asa Norte
    CEB

    das 7h30 às 9h30

    das 11h30 às 14h30

    das 16h às 17h30

    Setor de Áreas Públicas SN – Lote C – SIA (EPTG)
    Anvisa

    das 11h30 às 14h30

    das 15h30 às 17h

    SIA Trecho 5 – Área especial 57
    Presidência da República – Palácio do Planalto das 11h30 às 14h30 Praça dos Três Poderes
    Codevasf

    das 8h às 9h30

    das 11h30 às 14h30

    das 15h30 às 17h30

    SGAN – Edifício Manoel Novaes – Asa Norte
    Ministério da Saúde

    das 8h às 11h

    das 11h30 às 14h30

    das 15h às 18h

    Esplanada dos Ministérios – Bloco G
    Cigs/SIA das 11h30 às 14h SIA Trecho 2 – Lote 1.125
    Correios

    das 7h30 às 11h

    das 11h30 às 14h30

    das 15h às 17h30

    SCEN Lote 4 – Asa Norte
    ANTT

    das 7h30 às 10h

    das 11h às 14h30

    das 15h30 às 18h

    SCES – Trecho 3, lote 10
     
    Texto: Aline Reis
    Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
    Assessoria de Imprensa do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF)
  • Sesi-DF lança cursos a distância gratuitos

    O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) está com inscrições abertas para cursos gratuitos a distância (EaD). O objetivo é promover a educação continuada de trabalhadores da indústria, mas os cursos são abertos à comunidade. Os interessados podem se inscrever pelo link:ead.sesi.org.br/df. Após a inscrição, o início é imediato.

    As qualificações têm carga horária de 4 a 60 horas-aulas e o aluno pode assistir às aulas no horário e no local que preferir, desde que tenha acesso à internet. Os cursos são nas áreas de frigorífico, mineração, gestão, comunicação e administração (veja abaixo).

    O formulário de inscrição deve ser preenchido no site do Sesi EaD. Não há limite de vagas nem pré-requisito para se inscrever.

    Conheça os cursos:

    Administrando o seu Dinheiro – Tem o objetivo de conscientizar o aluno sobre a importância de administrar suas finanças pessoais de forma adequada, prevenindo-se de possíveis transtornos decorrentes da má gestão do seu dinheiro.

    Comunicação no Foco Organizacional – Fornece conhecimentos básicos sobre a comunicação no que tange ao relacionamento pessoal e interpessoal no ambiente profissional, considerando as demandas de trabalho, as interações de pessoas e produtividade.

    Desenvolvimento de Equipes – Tem como foco o desenvolvimento das competências de liderança e trabalho em equipe e sua importância no contexto atual das organizações e no local de trabalho.

    100% Seguro – É uma série de cursos para trabalhadores dos setores de frigorífico e de mineração. São apresentados os procedimentos de trabalho desses segmentos com total segurança, contribuindo para a saúde e a qualidade de vida do trabalhador.

    Para mais detalhes, acesse o site do Sesi EaD e clique na aba “catálogo de cursos”. Para outras informações, entre em contato com o SAC do Sistema Fibra pelo telefone (61) 4042.6565.

    Texto: Aline Reis
    Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
    Assessoria de Imprensa do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF)
  • Sesi Gama recebe da CGU título de escola-cidadã

    premiação sesi gama escola cidadã cgu

    Na semana do Dia Internacional contra a Corrupção – celebrado em 9 de dezembro –, o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) realizou a premiação da nona edição do Concurso de Desenho e Redação. A unidade do Gama do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) foi premiada como escola-cidadã. A solenidade foi na manhã de quinta-feira (7), no auditório do Banco Central. Veja a lista de premiados no link.

    Neste ano, o tema do concurso foi Todo Dia é Dia de Cidadania. O objetivo foi despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses assuntos nos ambientes educacionais. “Sem a dedicação e a alegria dos nossos alunos em participar desse projeto tão grandioso, não estaríamos aqui hoje representando uma instituição que se preocupa em fazer a diferença na vida desses pequenos”, declarou a coordenadora pedagógica do Sesi Gama, Elisângela Machado.

    O Sesi Gama foi uma das três escolas premiadas na categoria escola-cidadã. A instituição recebeu uma placa com o título e um notebook para ser utilizado nas atividades escolares. Veja abaixo o vídeo enviado pelo Sesi Gama para participar do concurso.

    Em 2017, o concurso mobilizou mais de 400 mil alunos de escolas públicas e privadas todo o Brasil e recebeu mais de 7 mil trabalhos para julgamento nas 14 categorias disputadas. A primeira edição ocorreu em 2007. Desde então, mais de 2 milhões de alunos de 14 mil escolas já participaram.

    Do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, os alunos concorreram com desenhos. Nas categorias do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), os estudantes inscreveram redações. As instituições de ensino participaram na categoria escola-cidadã, enviando um plano de mobilização com a estratégia utilizada para debater o tema e incentivar a participação dos estudantes.

    O ministro substituto da Transparência e Controladoria-Geral da União, Wagner de Campos Rosário, enfatizou a necessidade de ações de conscientização em escolas. “O país não muda sem educação e, se não fizermos alguma coisa, estaremos daqui a 50 anos discutindo casos de corrupção que acontecem a todo tempo. O nosso grande desafio é tornar nossas palavras a prática.”

    Ao fim da premiação, foi anunciado o tema do 10º Concurso de Desenho e Redação da CGU, que será em 2018: Ser Honesto é Legal.

    Compareceram ao evento o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn; o presidente do Tribunal de Contas da União, Raimundo Carreiro; a procuradora-geral da República, Raquel Dodge; o ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim; o ministro da Educação, Mendonça Filho; e o presidente do Conselho de Administração do Observatório Social do Brasil, Ney Ribas.

    Balanço de 2017

    Na cerimônia, a CGU também apresentou um balanço de ações e dos principais resultados alcançados durante o ano para prevenir e combater a corrupção. “Em quatro anos da Lei Anticorrupção, ainda não conseguimos apresentar uma solução definitiva para a sociedade. Cabe aos órgãos de controle e de defesa do Estado tomar essa decisão. As empresas envolvidas na Lava-Jato, por exemplo, precisam pagar pelos erros, adotar novos modelos de integridade e voltar ao mercado para contribuir com a retomada da economia. A quebra de empresas não é política de combate à corrupção”, disse o ministro da CGU.

    Outro destaque foi o lançamento de mais uma ação da Campanha #TodosJuntosContraCorrupção, em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa. A iniciativa busca, por meio de atividades de conscientização e de projetos educacionais, contribuir para a formação de cidadãos mais íntegros e engajados. A cerimônia contou com a participação de personagens da Turma da Mônica.

    Dia Internacional contra a Corrupção

    É celebrado em 9 de dezembro, pois remete à data em que o Brasil e mais 101 países assinaram a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, em 2003, na cidade de Mérida, no México.

    Em 2016, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento lançaram a campanha “Unidos contra a corrupção pelo desenvolvimento, a paz e a segurança”. O objetivo é mostrar como o crime afeta a educação, a saúde, a justiça, a prosperidade e a democracia em todas as sociedades. De acordo com a organização, anualmente US$ 1 trilhão é pago em subornos e cerca de US$ 2,6 trilhões são roubados dos cofres públicos – mais de 5% do PIB global.

    Texto: Aline Reis (com informações da CGU)
    Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
    Assessoria de Imprensa do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal
  • Sesi Gama receberá da CGU prêmio de escola-cidadã

    O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) foi premiado no 9º Concurso de Desenho e Redação do Ministério da Transparência e Fiscalização e da Controladoria-Geral da União (CGU). O Sesi Gama é uma das três instituições de ensino vencedoras da categoria escola-cidadã. A entrega da premiação será em 7 de dezembro, no auditório do Banco Central, às 10h, durante evento especial em comemoração ao Dia Internacional contra a Corrupção.

    Com o tema Todo Dia é Dia de Cidadania, o objetivo da iniciativa foi despertar o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses assuntos nos ambientes educacionais. O concurso foi direcionado a estudantes matriculados em escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

    Cerca de 370 mil alunos e de 7 mil professores concorreram com seus trabalhos. Foram premiados os três melhores de cada série. Do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, eles participaram com desenhos; para os alunos do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos, a avaliação foi por meio de redação. Já as instituições que se inscreveram na categoria escola-cidadã tiveram de apresentar um plano de mobilização.

    As escolas precisaram desenvolver estratégias para debater o tema do concurso com os alunos por meio de atividades conduzidas no ambiente escolar. No Sesi Gama, foi criada uma peça teatral com bons exemplos de cidadania e demonstrado o projeto Picolé Para Todos, em que foi colocado um freezer com picolés no pátio do colégio e quem quisesse comprar deveria pegar a guloseima e depositar o dinheiro na urna.

    As experiências foram relatadas em formulário, acompanhado de vídeos ou fotos (assista abaixo ao vídeo enviado pelo Sesi Gama). O julgamento levou em conta a pertinência ao tema, a criatividade e a efetividade das ações de mobilização desenvolvidas pela escola.

    Com o resultado, o Sesi Gama vai receber a placa de escola-cidadã e um notebook para ser utilizado nas atividades do colégio.

    Texto: Aline Reis
    Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra 
    Assessoria de Imprensa do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF)
  • Colônia de Férias do Sesi-DF recebe inscrições até 28 de dezembro

    Colônia de Férias do Sesi-DF recebe inscrições até 28 de dezembro

    colonia de ferias sesi janeiro 2018

    [ATUALIZAÇÃO: 21/12/2017]
    No Sesi Taguatinga, a Colônia de Férias será realizada em dois períodos: de 2 a 6 de janeiro e de 8 a 12 de janeiro. Os responsáveis podem optar por deixar as crianças nas duas semanas de programação ou só em uma delas. Nas unidades do Gama e de Sobradinho, a programação será de uma semana: de 8 a 12 de janeiro. A programação será em período integral, das 8h às 18h.

    A Colônia de Férias do Sesi, criada em 2013, é aberta a toda a comunidade (veja os valores abaixo). Os pais podem optar por deixar os filhos nas duas semanas de atividades ou só em uma delas. Os valores incluem alimentação para todos os dias – lanche da manhã, almoço e lanche da tarde.

    O tema da edição de janeiro de 2018 será Curtindo o Meio Ambiente. Entre as atividades oferecidas estão brinquedos infláveis, festival de sorvete, brincadeiras aquáticas, gincanas, oficinas recreativas e de alimentação saudável e passeios externos. A escolha do tema visa a conscientizar as crianças em relação à crise hídrica que o DF vive, além de abordar outros temas ambientais.

    A Colônia de Férias do Sesi-DF tem o objetivo de despertar o interesse dos participantes pela vida saudável e de incentivar a prática esportiva. São brincadeiras, passeios, oficinas variadas que contribuem para os desenvolvimentos motor, cognitivo, social e afetivo.

    Cada unidade receberá no máximo 50 crianças por período. Elas contarão com a atenção de uma equipe multidisciplinar de monitores composta por professores de educação física especializados em diversas áreas, sob a supervisão da Coordenação de Promoção da Saúde do Sesi-DF. Haverá brigadistas e salva-vidas permanentemente disponíveis e a inscrição inclui seguro-acidente.

    Procure a secretaria da unidade do Sesi-DF de sua preferência até 28 de dezembro. Para a inscrição, é necessário apresentar original e cópia do RG e do CPF do responsável, da certidão de nascimento da criança e do comprovante de residência.

    Período Usuário* Comunidade
    1 semana R$ 370 R$ 480
    2 semanas R$ 640 R$ 860
    * Trabalhadores da indústria, do Sistema Fibra e de empresas conveniadas.

    Para outras informações, entre em contato com o SAC do Sistema Fibra pelo telefone (61) 4042.6565. Veja abaixo a programação no link.

    Texto: Aline Reis
    Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
    Assessoria de Imprensa do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF)
     
  • Sesi-DF terá quatro equipes no Torneio Nacional de Robótica

    Sesi-DF terá quatro equipes no Torneio Nacional de Robótica

    torneioregionalrobotica roboticagama sesidf sistemafibraAlbatroid, Legofield, Lego of Olympus e Megazord vão levar a bandeira do Distrito Federal para Curitiba (PR), de 16 a 18 de março, para competir no Torneio Nacional de Robótica First Lego League (FLL). As quatro equipes são formadas por estudantes do Serviço Social de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Sesi-DF) – a primeira da unidade de Taguatinga e as outras três do Gama.

    A cerimônia de premiação, na tarde deste sábado (25), marcou o fim do Torneio Regional de Robótica FLL em Brasília. A programação se deu no Sesi Taguatinga. A diretora do Centro de Inovação e Gestão do Sesi-DF, Gricélia Melo, representou o superintendente, Albano Esteves de Abreu, e destacou a grandiosidade de todos os projetos apresentados pelas 14 equipes que competiram. “A robótica com certeza tem fundamental importância no processo de ensino e aprendizagem, tanto para os alunos, quanto para técnicos, coordenadores, juízes e até visitantes, que aprendem com os projetos apresentados”, disse.

    Além de terem conquistado vaga para o nacional, Albatroid, Legofield e Lego of Olympus venceram o Champion’s Award, premiação dada às três equipes que melhor incorporam o espírito e a experiência da FLL. É um reconhecimento de que esses competidores adotaram plenamente os valores fundamentais do torneio e, ao mesmo tempo, obtiveram excelência e inovação nos quesitos analisados: Desafio do Robô, Projeto de Pesquisa e Core Values.

    Os times têm até dez integrantes, de 9 a 16 anos, e até dois técnicos adultos. O tema escolhido pela FLL para a temporada 2017/2018 é Hydro Dinamics (hidrodinâmica, em inglês). Estudantes de todo o mundo estão desenvolvendo projetos que abordam a maneira como se lida com a água. As equipes precisaram apresentar soluções para a forma como o recurso é encontrado, transportado, usado ou descartado.

    Além das quatro equipes que já garantiram as vagas no Torneio Nacional de Robótica, duas ficaram como suplentes. Assim, caso haja desistência ou problema que impeça as classificadas de participarem da competição, as suplentes serão acionadas: Retry, de Vitória (ES), e Lego Sailors, de Santa Maria (DF).

    Outra equipe do Sesi-DF que recebeu troféu no regional foi a Bisc8, da unidade de Sobradinho, que ficou em primeiro lugar na categoria Core Values, que verifica se os alunos trabalham em equipe e avalia a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico dos competidores.

    torneioregionalrobotica albatroid sesidf sistemafibra

    Conheça as equipes classificadas e seus projetos:

    Albatroid

    Os estudantes do Sesi Taguatinga propõem o uso de um sensor para controlar a quantidade de água que sai das torneiras nas residências.

    O monitoramento será feito pelo próprio morador com a ajuda de um aplicativo instalado em um tablet ou smartphone que vai mostrar em tempo real o consumo. A expectativa é que os moradores identifiquem onde gastam mais água e possam criar mecanismos para diminuir a vazão ou se conscientizar para usar menos.

    O grupo tem sido acompanhado por uma equipe de alunos do curso de Física da Universidade Federal de Goiás e por estudantes de Engenharia da Universidade de Brasília (UnB).

    Legofield

    torneioregionalrobotica legofield sesidf sistemafibra

    Nesta temporada, a Legofield sugere um sistema de registro eletrônico para regular o fluxo de água. Os estudantes levaram em consideração a recomendação da Organização Mundial da

    Saúde (OMS) de uma média diária de 100 litros por habitante. A equipe propõe a instalação de um dispositivo nas entradas e saídas de água que controle a quantidade consumida. Todas as vezes que se atingir 50% do permitido no dia, a vazão será reduzida. Quando chegar a 100%, o fornecimento será cortado.

    Para a elaboração do projeto, a Legofield conta com o apoio da UnB e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), além da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb).

    Nas últimas duas temporadas da FLL, a equipe do Sesi Gama se classificou para as etapas internacionais – a única do DF a conseguir tal feito. Da formação anterior da Legofield, apenas os estudantes Lucas Sampaio e Matheus Queiroz permanecem. Os demais saíram, seja pela idade, por concluírem o Ensino Médio ou por não quererem mais competir.

    Lego of Olympustorneioregionalrobotica legoolympus sesidf sistemafibra

    Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 72% da água disponível para consumo no Brasil é destinada à agricultura. A área irrigável é de aproximadamente 29,6 milhões de hectares, superior à do Rio Grande do Sul. As informações chamaram a atenção da equipe Lego of Olympus, do Sesi Gama, que propõe um sistema capaz de reduzir o desperdício no campo, sobretudo por pequenos agricultores.

    Para a temporada, a equipe traz o Sistema de Irrigação por Método Automático, o Sima. O aparelho mede a umidade do solo para evitar que o agricultor faça irrigações desnecessárias. Com a ajuda de um hardware livre, um sensor detecta a umidade e envia informações sobre a necessidade de irrigar o solo. O agricultor tem controle do processo com a ajuda de um aplicativo para celular e tablet.

    O sistema é autossustentável e funciona com energia solar. Para o desenvolvimento do protótipo, o grupo tem ajuda de estudantes do curso de Engenharia da UnB e de profissionais do Senai-DF.

    Megazord

    torneioregionalrobotica m sesidagazord sistemafibraA equipe reúne os competidores mais novos do Sesi Gama, que têm de 11 a 14 anos. Os integrantes da Megazord buscaram uma solução caseira para diminuir o desperdício de água nas residências brasileiras. Durante as pesquisas, eles descobriram que cerca de 75% da água consumida numa residência é no banheiro, segundo dados da OMS. O vaso sanitário lidera o ranking do desperdício. A estimativa é que, a cada descarga, cerca de 12 litros sejam gastos.

    Pensando nisso, a equipe propõe um produto bioecológico que altera as características de cheiro e de cor da urina. A substância é feita com água sanitária, anilina, óleo de citronela e bicabornato de sódio. Em contato com a urina, a solução tira o mau cheiro e a coloração amarelada, o que dá uma sensação de limpeza e diminui a necessidade de uma descarga por uso. Com a aplicação do produto, a descarga é necessária apenas para eliminar as fezes.

     

    Veja a lista com os premiados em todas as categorias:

    Prêmios especiais

    Contra Todas as Adversidades: Lego Sailors (DF)

    Estreia Iniciante: Crazy Robotic’s (DF)

    Campeões dos Desafios do Robô: Retry (ES)

    Voluntário Destaque: Guilherme – arena

     

    Prêmios oficiais

    Desempenho do Robô – Retry (ES)

    Design do Robô – Megazord (DF)

    Core Values – Bisc8 (DF)

    Projeto de Pesquisa – Retry (ES)

     

    Champion’s Award

    1º lugar: Albatroid

    2º lugar: Legofield

    3º lugar: Lego of Olympus

     

    Classificadas para o nacional

    Albatroid

    Legofield

    Lego of Olympus

    Megazord

    Suplentes: Retry e Lego Sailors

    Texto: Aline Reis e Marcus Fogaça
    Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
    Assessoria de Imprensa do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF)
  • Animação e parceria marcam primeiro dia do Torneio de Robótica

    Animação e parceria marcam primeiro dia do Torneio de Robótica

    robotica torneioregional df sesi df

    Começou hoje (24) a etapa regional do Torneio de Robótica da First Lego League (FLL), com a participação de 140 crianças e adolescentes divididos em 14 equipes. A disputa, no Sesi Taguatinga, se encerra neste sábado (25). As provas serão das 9 às 16 horas e a cerimônia de encerramento está marcada para as 16h30. As três equipes mais bem colocadas garantirão vagas no torneio nacional, que será em Curitiba (PR), de 16 a 18 de março.

    Dentro dos pits de competição e na mesa do desafio do robô, a solidariedade e as parcerias são constantes. Uma das categorias de avaliação é a chamada Core Values, que verifica se os alunos trabalham em equipe e sua capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico. O “fair play” é levado a sério e conta pontos.

    “Essa exigência de aprender a trabalhar em equipe é muito boa. Foi uma mudança de vida para mim. Eu era muito individualista e agora aprendi a lidar até com as dificuldades dos meus colegas durante os treinos”, afirma Lara Brito, de 16 anos, da equipe Ohana, do Sesi Sobradinho.

    Marca registrada do torneio, realizado em 78 países, as fantasias e os adereços são um atrativo a mais. Tornam a identificação dos competidores mais fácil em meio aos visitantes. Os alunos da equipe Megazord, do Sesi Gama, por exemplo, disputaram vestidos de Power Rangers. “Apesar de não somarem pontos na competição, as fantasias são uma forma de chamar a atenção dos visitantes para que conheçam os projetos desenvolvidos pelos alunos e se interessem pelas soluções apresentadas”, explica o coordenador de Robótica do Sesi-DF, Atos Reis.

    Temporada 2017/2018

    O tema Hydro Dinamics (hidrodinâmica, em inglês) foi escolhido pela FLL para os desafios da temporada 2017/2018. As equipes têm de apresentar soluções para a forma como a água é encontrada, transportada, usada ou descartada.

    Além de Core Values, os competidores são avaliados em três categorias. O Projeto de Pesquisa indica o problema e a solução inovadora que a equipe identificou durante o processo de pesquisa do tema da temporada. No Desafio do Robô, um dos pontos altos da competição, os estudantes vão colocar os robôs feitos de Lego – todos previamente programados por eles – para cumprir missões em uma mesa com desafios comuns a todos os participantes.

    As equipes

    O Sesi-DF está representado por sete equipes – Legofield, Megazord e Lego of Olympus, do Gama; Bisc 8 e Ohana, de Sobradinho; e Albatroid e Lions Bots, de Taguatinga.

    O DF tem mais cinco times no regional: a Poseidon representa o Mackenzie, do Lago Sul; a Power Robots e a Robô Blocks são do colégio CCI, de Samambaia; e a Lego Sailors e a Crazy Robotic’s são do Centro de Ensino Fundamental Sargento Lima, na Vila Naval, em Santa Maria. Também buscam vaga no torneio nacional as equipes Retry, de Vitória (ES), e Visão, de Formosa (GO).

    robotica torneioregionaldf albano abertura sesi df

    Cerimônia de abertura

    Na manhã do primeiro dia de provas, foi realizada a cerimônia de abertura da competição. A solenidade teve início com a apresentação do Hino Nacional percussivo, feita pela equipe da 12ª turma do Vira Vida no DF. O Vira Vida é um programa do Conselho Nacional do Sesi que atende jovens em situação de extrema vulnerabilidade social.

    O torneio foi aberto pelo superintendente do Sesi-DF, Albano Esteves de Abreu. “A família Sesi está em festa, porque promover um evento em que a disputa é de conhecimento e de assimilação da informação é muito importante para o desenvolvimento desses jovens.”

    É a primeira vez que Brasília é sede de uma etapa regional do torneio da FLL. A cidade já recebeu as fases interescolar e nacional. Desde 2013, o Sesi é o operador oficial do Torneio de Robótica FLL no Brasil.

    Segundo dia

    Neste sábado (25), será o segundo e último dia do Torneio Regional de Robótica FLL, temporada 2017/2018. O evento, das 9 às 16 horas, é aberto ao público. O Sesi Taguatinga fica na QNF 24, Área Especial, Taguatinga Norte.

     

    Texto: Aline Reis e Marcus Fogaça
    Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
    Assessoria de Imprensa do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF)
  • Uma Noite no Cinema com a Orquestra Jovem do Sesi-DF

    Uma Noite no Cinema com a Orquestra Jovem do Sesi-DF

    orquestra jovem sesi novembro 2017

    A delicadeza dos violinos, a imponência dos violoncelos, o doce sopro das flautas e o ecoar das cordas dos contrabaixos. A mistura de todos esses sons encantou o público que lotou o Centro Cultural Sesi, em Taguatinga, na noite de terça feira (14). No controle desses instrumentos, os artistas da Orquestra Jovem do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF).

    O grupo é composto por 50 instrumentistas de 10 a 38 anos, que mostram que a jovialidade está no espírito de cada um. “A gente tem o nome de Orquestra Jovem não porque são alunos novos, mas porque o repertório sempre é jovem, não temos nenhuma música dos séculos 17, 18 ou 19. Todas as músicas que tocamos são do século 20 até os dias atuais”, explica o professor do Sesi-DF, maestro e diretor musical do espetáculo, Leonardo Martins.

    Chamada de Uma Noite No Cinema, a apresentação desta semana trouxe oito trilhas sonoras das telonas. Desde a tradicional abertura da Fox até a clássica Marcha Imperial de Star Wars, as músicas escolhidas mostraram que esses instrumentos fazem parte do dia a dia. “Eu acho que o público se identificou com o repertório porque todo mundo já assistiu a Lisbela e o Prisioneiro, Star Wars, Como Eu Era Antes de Você, Crepúsculo”, diz o maestro.

    Aluna do 8º ano do Sesi Taguatinga, uma das estrelas da noite foi Mariana Siqueira, de 13 anos. A adolescente tocou um dos 32 violinos da orquestra. Ela também toca flauta transversal, flauta doce e piano. O contato com todos os instrumentos se deu na Rede Sesi de Educação. “Fiz a opção pela música no contraturno desde que comecei a estudar no Sesi, quando tinha 6 anos. Desde então, sempre fui no caminho da música. Gosto muito de trazer o violino e esses instrumentos de orquestra para o dia a dia: acho mais legal, mais interessante e mais alegre.”

    A maioria dos componentes da Orquestra Jovem – 80%, segundo Martins – teve o primeiro contato com os instrumentos em 2017. “São instrumentos que, com a metodologia que utilizamos, em quatro ou cinco meses você já consegue fazer uma apresentação de 40 minutos”, afirma professor do Sesi-DF.

    Para aprender

    Em Taguatinga, os alunos da escola do Sesi podem optar por aulas de música no contraturno escolar. As opções são baixo elétrico, baixo acústico, guitarra, flauta doce, musicalização, teclado, violão, violino, violoncelo, dança e canto coral. No Gama, há aulas de musicalização, que introduzem crianças e jovens no mundo das partituras. As matrículas para a Rede Sesi de Educação no DF estão abertas.

    O Centro Cultural Sesi oferta aulas de formação cultural para o público externo. Nesse caso, as turmas são de violino, violoncelo e contrabaixo. As aulas são às segundas-feiras, das 18h10 às 20h50, para qualquer público a partir de 12 anos. São práticas instrumental, teórica e de orquestra.

    Para outras informações sobre as qualificações do Sesi-DF na área musical, entre em contato com o SAC do Sistema Fibra pelo telefone: (61) 4042.6565.

    Texto: Aline Reis
    Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
    Assessoria de Imprensa do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF)
  • Sesi Taguatinga sedia 7 jogos da 1ª fase da Superliga Feminina de Vôlei

    Sesi Taguatinga sedia 7 jogos da 1ª fase da Superliga Feminina de Vôlei

    volei sesi brasilia brb

    Até o fim da primeira fase da temporada 2017/2018 da Superliga Feminina de Vôlei, em fevereiro, o brasiliense ainda terá a oportunidade de assistir a sete jogos da arquibancada. Quando o BRB/Brasília Vôlei, representante do Distrito Federal, joga em casa, a partida ocorre no ginásio do Sesi Taguatinga, na QNF 24. O Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) é patrocinador do time.

    Nesta terça-feira, 14 de novembro, o jogo será contra o Sesc-RJ, às 20h. São 12 times disputando a primeira fase do campeonato.

    O ginásio tem capacidade para 1,2 mil espectadores. Os ingressos custam R$ 40, a inteira. Para pagar meia-entrada – R$ 20 –, é preciso apresentar carteirinha de estudante ou uma embalagem vazia de qualquer produto Café do Sítio, marca que também patrocina a equipe do BRB/Brasília Vôlei. Crianças de até 3 anos não pagam. Os ingressos começam a ser vendidos na véspera da partida, na bilheteria do Centro Cultural Sesi, ao lado da entrada principal do Sesi Taguatinga. Os bilhetes podem ser comprados das 8h às 18h, sendo que, no dia do jogo, também é vendido na hora da partida.

    O Sesi Taguatinga também é a sede dos treinamentos da equipe Brasília Vôlei. Elas utilizam toda a infraestrutura da unidade, desde ginásio, campo de areia e academia, para aperfeiçoar o preparo das jogadoras para as partidas oficiais.

    O time candango vem para esta edição da Superliga com uma equipe jovem, sob a liderança do experiente treinador Sérgio Negrão. O técnico era gerente do Brasília Vôlei, até a última temporada, e já exerceu a função de treinador da equipe de 2013 a 2015, nas duas primeiras vezes em que o time disputou a elite do vôlei nacional feminino.

    O elenco também mudou.As novidades deste ano são: Juju Perdigão (líbero, ex-Fluminense); Priscila Souza (ponteira, ex-Valinhos); Malu (central, ex-Praia Clube); Aline (central, ex-Rio do Sul); Carol (central, ex-São Caetano); Fernanda (central, ex-Osasco); Isabela (ponteira, ex-Sesi-SP) e Thaynã (levantadora, ex-Brusque). Letícia Sousa (ponteira), Wesliane Alves (central), Gabrielle Vitoria (ponteira), Natália Gonçalves (ponteira) e Eduarda Santana (líbero) foram as atletas promovidas do time sub-23 de Brasília. O time ainda conta com as remanescentes Mari Helen (ponteira), Lê Bonardi (oposta), Bia Martins e Vivian Lima (levantadoras).  No total, a equipe é formada por 16 atletas (11 adultas e cinco juvenis), sendo 23,3 a média de idade.

    Jogos no Sesi Taguatinga

    Veja na tabela abaixo os jogos da primeira fase da temporada que o BRB/Brasília Vôlei vai jogar em casa, no ginásio do Sesi Taguatinga.

    JOGOS VOLEI

    Texto: Aline Reis 
    Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
    Assessoria de Imprensa do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF)