Autor: Aline Reis Roriz

  • Sesi-DF conquista medalhas no Aberto de Xadrez Marista

    Sesi-DF conquista medalhas no Aberto de Xadrez Marista

    xadrez marista sesi dentro capa

    No dia 18/9, equipes de xadrez do Sesi-DF participaram do Aberto de Xadrez do Marista. Quinze pessoas representaram as unidades do Sesi de Taguatinga e do Gama e terminaram o torneio com várias premiações.

    As alunas do Sesi Taguatinga Samary Miranda e Luana Ananias conquistaram o segundo e terceiro lugares na categoria Feminino. As duas já têm uma trajetória de sucesso na modalidade tendo, no início de setembro, representado o Distrito Federal no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar, na cidade de Poços de Caldas (MG).

    O primeiro lugar na categoria Masculino Absoluto ficou com o professor Hugo Ribeiro, do Sesi Taguatinga. “Esse esporte traz muitos benefícios para as crianças, que desenvolvem habilidades úteis para o sistema cognitivo e controle emocional”, destaca Hugo.

    xadrez marista sesi capa site

    O Aberto de Xadrez Marista é uma competição tradicional no Distrito Federal e, esse ano, foi organizado pelo professor Alexandre Bernardo. “O xadrez escolar no Distrito Federal está cada vez mais vibrante, o que revela um trabalho intenso das escolas e configura uma grande promessa da nossa representação”, finaliza o organizador.A inclusão do xadrez na rotina dos alunos traz inúmeras vantagens para os jovens dentro e fora das salas de aula. “Essa atividade lúdica contribui para desenvolver a velocidade de raciocínio e a capacidade de concentração, além de ser também uma poderosa ferramenta pedagógica que tem nos ajudado no ensino da Matemática, pois o envolvimento dos alunos é espontâneo”, destaca Abner Massarioli, professor de xadrez do Sesi Gama.

    As matrículas para o ano letivo 2017 estarão abertas a partir do mês de outubro. Conheça as unidades Sesi do Distrito Federal e desbrave um mundo de conhecimentos para seu filho.

     Serviço:

    Sesi Gama: Área Especial 1/8 Setor Central – Fone: (61) 3484-9600

    Sesi/Senai Sobradinho: Quadra 13 Área Especial Nº 03 Lotes A/F – Fone: (61) 3487-8600

    Sesi Taguatinga: QNF 24 Área Especial – Taguatinga Norte – Fone: (61) 3355-9500

     

     Assessoria de Imprensa do Serviço Social da Indústria no Distrito Federal

  • Jovens têm oportunidade de fazer ensino médio e técnico juntos

    Jovens têm oportunidade de fazer ensino médio e técnico juntos

    alunos do sesi visitam senai gama corpo materia CRI0117

    Uma parceria entre o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Distrito Federal (Senai-DF) possibilita que jovens façam o ensino médio ao mesmo tempo que um curso técnico. Essa modalidade é chamada de EBEP e o grande objetivo do Ensino Médio Articulado com a Educação Profissional é oferecer uma formação integral, com condições para inserção na vida social e profissional. Além disso, o aluno termina o curso com competências para o mundo do trabalho, pronto para assumir responsabilidades e fazer escolhas no futuro.

    No Distrito Federal, essa opção é disponível nas três unidades: Gama, Sobradinho e Taguatinga. Ao fazer a matrícula no Ensino Médio do Sesi, o jovem já tem incluso no contrato o curso técnico, com a qualidade oferecida pelo Senai. No primeiro ano, os alunos têm desenho curricular comum, com orientações sobre profissões e apoio para escolher a carreira técnica que mais lhe chama atenção. Nos segundo e terceiro anos, os estudantes frequentam educação básica em um período e o curso do Senai no outro.

    Essa parceria Sesi e Senai possibilita grande diferencial na vida dos jovens, que ao terminar o Ensino Médio, recebem dois diplomas: o da educação básica e o do curso técnico. Dessa forma, ele pode se destacar no mercado de trabalho ou ingressar em uma universidade com mais vivência de mundo.

    As matrículas para o EBEP 2017 estarão abertas a partir do mês de outubro. Conheça as unidades Sesi e Senai no Distrito Federal e desbrave um mundo de conhecimentos para seu filho.

     

    Serviço:
    Sesi Gama: Área Especial 1/8 Setor Central – Fone: (61) 3484-9600
    Sesi/Senai Sobradinho: Quadra 13 Área Especial Nº 03 Lotes A/F – Fone: (61) 3487-8600
    Sesi Taguatinga: QNF 24 Área Especial – Taguatinga Norte – Fone: (61) 3355-9500

     

    Texto: Aline Reis
    Foto: Cristiano Costa/ Sistema Fibra
    Assessoria de Imprensa do Sistema Fibra
  • Sesi e IEL participam do Mundo Senai no DF dia 29/9

    As escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de todo o Brasil vão abrir as portas para mostrar à comunidade os serviços e a estrutura disponíveis em suas unidades, no evento chamado Mundo Senai. No Distrito Federal, essa ação será realizada no dia 29 de setembro em Sobradinho, Gama e Taguatinga. O Mundo Senai é uma excelente chance para as pessoas conhecerem todo o leque de opções que a escola oferece. Além disso, vão poder conferir de perto ações de instituições parceiras como o Sesi-DF, com a ginástica laboral, e o IEL-DF, com as vagas de estágio.

    As três unidades do Senai-DF vão realizar exposições, demonstrações, palestras, oficinas e minicursos, que demonstrem as áreas de atuação do Senai e as oportunidades que a instituição oferece. O evento vai começar às 9h, será realizado nos três turnos, e é aberto à visitação da comunidade em geral, especialmente, empresários e estudantes.

     “É uma oportunidade da comunidade conhecer o Senai, quais são os nosso serviços, e o que cada unidade oferece, já que, por exemplo, tem produtos e serviços que são exclusivamente de Taguatinga ou do Gama”, explica a coordenadora do Mundo Senai no DF, Joelma Rocha.

    Mais do que uma chance para um potencial aluno conhecer as áreas de qualificação, o Mundo Senai é uma oportunidade de empresários, gerentes de recursos humanos ou representantes de classes conhecerem o grande celeiro de mão de obra qualificada que é o Senai. Nesse evento, esses personagens podem conhecer de perto os cursos ofertados na instituição, onde podem buscar profissionais ou levar seus funcionários para se aperfeiçoarem ainda mais.

    Confira a programação completa da unidades: Taguatinga, Gama e Sobradinho.

    Para conferir todas as informações sobre o evento, acesse o site: www.mundosenai.com.br

     

    Serviço:
    Mundo Senai
    Dia: 29/09/16
    Horário: Das 9h às 21h
    Entrada gratuita
    Endereços:
    Senai Gama: Área Especial Entrequadras 2 e 8 Setor Sul – Gama/DF
    Senai Taguatinga: Área Especial nº 2 – Setor “C” Norte – Taguatinga/DF
    Sesi/Senai Sobradinho: Quadra 13 Área Especial Nº 03 Lotes A/F

     

    Texto: Aline Reis
    Assessoria de Imprensa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF)
  • Sesi e Senai-DF visitam exposição Rodin, no TCU

    Sesi e Senai-DF visitam exposição Rodin, no TCU

    Rodin corpo materia CRI9221

    Durante quase três meses, mais de 1.300 estudantes do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) visitam a exposição Rodin – o despertar modernista. A mostra está aberta ao público até 5 de novembro de 2016, no Espaço Cultural Marcantonio Vilaça, no Tribunal de Contas da União.

    A exposição do escultor francês Auguste Rodin reúne esculturas e fotografias sobre o artista e sua obra, e é realizada pela primeira vez em Brasília, graças ao apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A coordenadora técnica da Gerência de Educação do Sesi e Senai, Cláudia Rocha, explica que, por se tratar de uma exposição muito rica, todos os alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio do Sesi-DF, além dos estudantes de cursos de qualificação profissional do Senai-DF, estão tendo a oportunidade de conhecer. “Tivemos essa iniciativa pela importância da exposição, diante da grandiosidade do Rodin e, mais ainda, com objetivo de incentivar os alunos a se interessarem pela história e arte modernas”, afirmou Cláudia.

    Auguste Rodin é um dos escultores mais famosos da história e que dividiu a escultura moderna em antes e depois de suas obras. A exposição está sob curadoria de Marcus de Lontra Costa e é dividida em dois segmentos. No primeiro, são apresentadas 14 esculturas pertencentes aos acervos da empresa Vallourec, de Minas Gerais, e da Pinacoteca, de São Paulo. Já no segundo, estão fotografias vindas do Museu Rodin, na França, que vão informar o público sobre vida e obra do artista. Por meio da mostra, será possível conhecer o cotidiano do mestre e seu método de trabalho, pois Rodin desenhava as peças, esculpia em tamanho menor, fazia os moldes em gesso e, posteriormente, os assistentes realizavam as ampliações.

    Serviço
    Visitação: até 05 de novembro de 2016 – de terça-feira a sábado, das 9h às 19h
    Local: Tribunal de Contas da União – Espaço Cultural Marcantonio Vilaça
    Endereço: Edifício-Sede do Tribunal de Contas da União (SAFS, Quadra 4, Lote 01 – Brasília/DF)
    A entrada é franca e a classificação indicativa é livre.
    Agendamento para programa educativo: 3316.5221

     

    Texto: Aline Reis
    Fotos: Cristiano Costa/Sistema Fibra
    Assessoria de Imprensa do Sistema Fibra
  • Sesi-DF e Sebrae assinam acordo para consultoria em SST

    Sesi-DF e Sebrae assinam acordo para consultoria em SST

    seguranca no trabalho sesi corpo materia

    O Serviço Social da Indústria no Distrito Federal (Sesi-DF) assinou um acordo com o Sebrae no DF para realizar consultoria em micro e pequenas empresas sobre Segurança e Saúde no Trabalho. O objetivo é viabilizar o atendimento à instituições com até 20 empregados, unindo a expertise do Sesi nesse tema e a atuação do Sebrae junto as MPE’s.

    O empresário que cuida da Segurança e Saúde no Trabalho tem diversos benefícios, entre eles, qualidade de vida para o trabalhador, maior produtividade para a empresa, local apto para desenvolver suas atividades, além de empresa documentada, evitando implicações legais.

    A coordenadora de Segurança e Saúde no Trabalho do Sesi-DF, Maria Cláudia Pereira dos Santos, explica que a prospecção das empresas será feita pelo Sebrae. “O Sesi vai elaborar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), além de aplicar e realizar consultas ocupacionais, como admissão, demissão, periódico e retorno ao trabalho”, explica.

    A ação afasta riscos a colaboradores, ao meio ambiente e a chance de multa da empresa. Isto porque a falta de adoção desses programas pode gerar penalidade à instituição. Outro risco que o empresário corre é de, caso um funcionário contraia qualquer doença ocupacional, os empregadores respondem judicialmente pelo dano causado. As indenizações e os custos processuais, nesses exemplos, assumem valores muito altos, podendo comprometer, seriamente, a situação financeira das empresas – especialmente das micro e pequenas.

    O objetivo do Sesi-DF é atender, em menos de um ano, até 250 empresas de diversos segmentos: indústria, comércio, serviços e agronegócio. Trata-se de um serviço pago, mas o Sebrae vai subsidiar 60% do custo para as empresas. “Viabilizamos essa consultoria a um preço muito acessível para que as empresas possam tê-la, evitando problemas à saúde humana, ao meio ambiente e ao próprio negócio”, explica Gabriella Araujo Rocha, analista da Unidade de Atendimento Coletivo Indústria (UACIN) do Sebrae no DF. O investimento é de 4 parcelas de R$280,00 – pagas no boleto bancário.

    As informações sobre a consultoria podem ser adquiridas pelo Setor de Relações com a Indústria, pelo telefone (61) 3362.6191.

    Sobre os programas

    O Ministério do Trabalho exige que todas empresa que tenha, no mínimo, um empregado precisa ter implantado alguns programas que atuam na área de Segurança e Saúde no Trabalho. Um deles é o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) que foi regulamentado pela NR9, desde 1994, e estabelece a todos os empregados e instituições a obrigação de promover ações com objetivo de preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores, por meio do reconhecimento, antecipação, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho.

    Ele é parte integrante de um conjunto mais amplo de iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Este último, foi regulamentado pela NR7, no mesmo ano, e estabelece o controle de saúde físico e mental do trabalhador a partir da avaliação de suas atividades. Para que seja possível um eficiente controle médico, a legislação obriga o empregador a realizar os exames médicos admissionais, de mudança de função, de retorno ao trabalho e exames médicos periódicos.

    Texto: Aline Reis
    Foto: Cristiano Costa
    Assessoria de Comunicação do Serviço Social da Indústria no Distrito Federal (Sesi-DF)
  • Foi lançada a temporada 2016/2017 do Torneio de Robótica FLL

    Foi lançada a temporada 2016/2017 do Torneio de Robótica FLL

    ANIMAL ALLIENS ROBOTICA CORPO MATERIA

    Os alunos do Clube da Robótica do Distrito Federal participaram, neste sábado (03/09), do lançamento oficial da nova temporada do Torneio de Robótica First Lego League, FLL. O evento foi realizado no Sesi Gama e contou com atividades recreativas para todos os alunos. Os jovens aproveitaram para jogar futebol, tênis de mesa e curtir a piscina durante o dia.

    A coordenadora da Robótica no Sesi-DF, Elisângela Machado, afirmou que eles aproveitaram o lançamento da nova temporada para fazer um momento de interação entre os alunos. “Estão aqui os integrantes das equipes de robótica do Sesi-DF. Eles têm a oportunidade de conhecer detalhes da nova temporada e curtir a estrutura de lazer da unidade”, explicou.

    O Clube de Robótica do DF é composto por 24 alunos, divididos em cinco equipes, sendo três do Gama, uma de Taguatinga e uma de Sobradinho. Desses integrantes, dez estudantes já possuem experiência nos torneios de robótica do ano passado. Wallesca Maysa, aluna do Sesi Gama, conta que a expectativa para a nova temporada está muito alta. “Nós tivemos intercâmbio com um aluno da Alemanha que nos ajudou muito na parte de programação do robô. Apesar de ainda estar no começo da temporada, acredito que nós vamos conseguir ótimos resultados com a Animal Alliens”, comenta empolgada.

    A diretora da unidade Sesi Gama, Susana Assunção, reitera a opinião da aluna. “Nós sabíamos que um ponto falho nas equipes era a questão da programação, então, tivemos três semanas que nos possibilitou dar um grande avanço em programação e também pesquisa. O tema desse ano, “Animal Alliens”, é bastante diferente, não se tem muitos estudos científicos publicados, por isso, a equipe está bastante animada. Então, as expectativas são as melhores, para caminhar e chegarmos ao nacional”, relata a diretora.

    Animal Alliens

    A temporada 2016/2017 do Torneio de Robótica FLL tem como tema “Animal Alliens”. O objetivo é aumentar a interação do ser humano com o animal e avaliar os benefícios mútuos entre eles.

    Segundo a coordenadora da robótica no DF, as regras dessa temporada são mais abrangentes. Dessa forma, a parte de pesquisa, por exemplo, pode incluir todo o reino animal, o que possibilitou aumentar a lista de análise. “Na mesa do robô, tudo vai ser voltado aos animais, entre eles: cão guia, animal sem patinha, vacas, morcego e jacaré albino. Da mesma forma, nas pesquisas que os alunos precisam desenvolver para a competição, eles terão que analisar algum tema do mundo animal”, explicou Elisângela.

    Os alunos vão intensificar os treinamentos com os robôs para estarem prontos para competir no Torneio Regional de Robótica, que será realizado em novembro. O Sesi-DF terá representantes nas etapas de Goiânia (GO) e de Vitória (ES).

    As melhores equipes nas competições regionais vão para o Nacional que será em Brasília (DF) em março do ano que vem, e poderão chegar às etapas internacionais do Torneio de Robótica.

     

    Texto: Aline Reis
    Foto: Cristiano Costa
    Assessoria de Comunicação do Serviço Social da Indústria no Distrito Federal (Sesi-DF)
  • Sesi Gama leva espírito olímpico para os Jogos Escolares 2016

    Sesi Gama leva espírito olímpico para os Jogos Escolares 2016

    jogos escolares sesi gama

    De 27/08 a 02/09, os alunos do Sesi Gama participaram da edição de 2016 dos Jogos Escolares. Com o tema Zoolimpiadas, o evento uniu o espírito olímpico da Rio 2016 com a preocupação com o meio ambiente (também fazendo relação com o tema dessa temporada do Torneio de Robótica). O professor de Educação Física da unidade, Kleber Carvalho, afirmou que o objetivo foi mobilizar os alunos da escola e permitir que eles pudessem vivenciar a realidade das Olimpíadas dentro da unidade.

    Os estudantes dos Ensinos Fundamental I e II e Médio competiram em 13 atividades, entre futebol, vôlei, futsal, tênis de mesa, natação, xadrez, cabo de guerra e as grandes novidades dessa edição que foram badminton e Just Dance – campeonato de dança pelo vídeo game. A inclusão das novas modalidades agradou muito: “Sem dúvidas, o Just Dance foi o grande diferencial desse ano, eu achei muito legal porque a gente gosta de dançar e pode participar meninos e meninas”, comentou Nicolly Nunes (13), aluna do 7º ano.

    A inclusão dessa atividade no roteiro dos Jogos Escolares teve como objetivo incluir os estudantes que não gostam muito de esportes. “Têm as opções para quem não gosta muito de atividades esportivas mesmo, como a dança, o xadrez e o cubo mágico. Assim, eles podem se envolver mais e acima de tudo, se divertir”, explicou Kleber Carvalho.

    E dentro desse perfil de aluno que não gosta de se aventurar nos esportes está a jovem Dayane Alves, do 2ª ano do Ensino Médio. Ela acredita que essas mudanças foram boas para unir ainda mais os colegas e aumentar a interação entre a equipe. “Eu não gosto muito de praticar esporte, na queimada mesmo, sempre tenho medo de machucar o rosto. Então, achei ótimo porque estou participando só disso mesmo. Tem gente que nunca foi nos outros tipos de jogos porque tem muito contato, enquanto a dança vai no corpo, no sentimento”, afirmou a aluna.

    Desenho curricular do Sesi-DF

    Aulas de robótica, interação entre alunos, incentivo a atividade física e muitos outros temas são assuntos recorrentes na rotina dos alunos do Sesi. A rede de ensino Sesi atua no Distrito Federal em três unidades – Gama, Taguatinga e Sobradinho – e oferece turmas nos Ensinos Fundamental I e II e Médio. A partir do mês de setembro, as matrículas para o ano letivo 2017 já estarão abertas. Confira todas as informações pelo site www.sistemafibra.org.br/sesi

    Texto: Aline Reis
    Foto: Cristiano Costa
    Assessoria de Comunicação do Serviço Social da Indústria no Distrito Federal (Sesi-DF)
  • Alemão expert em robótica ministra palestra no Sesi Taguatinga

    Alemão expert em robótica ministra palestra no Sesi Taguatinga

    Robotica Tim Waibem Taguatinga corpo materia

    O jovem alemão, expert em robótica, Tim Waibem que está realizando consultoria nas escolas do Serviço Social da Indústria no Distrito Federal (Sesi-DF) conheceu a estrutura e os alunos da unidade de Taguatinga. Na manhã desta terça-feira (30/08), ele conversou com estudantes do Ensino Fundamental II e teve maior contato com os integrantes da equipe Albatroid, que faz parte do Clube da Robótica do DF.

    O rapaz de apenas 17 anos relatou sua experiência com a robótica, e incentivou todos os estudantes presentes a seguirem o caminho dos torneios da First Lego League. “A FLL é viciante, quando você começa, não consegue mais parar. Mas é um vício muito bom e que vai fazer muito bem para sua vida futura”, aconselha Waibem. As centenas de alunos que ouviram a tradução do alemão saíram do Centro Cultural Sesi, em Taguatinga, encantados com cada palavra do expert.

    Tim Waibem demonstrou, durante a palestra, que os sete torneios de robótica em que participou, mudou sua vida e em vários aspectos. “Todos da FLL têm em comum a vontade de aprender sobre robô e isso é o diferencial do torneio. Essa comunicação e compartilhamento entre os jovens é o grande ponto da competição!”, enalteceu.

    Parte desses benefícios gerados pela robótica já é percebido por sete alunos do Sesi que são integrantes do Clube de Robótica do Distrito Federal e estão acompanhando o jovem alemão na passagem por Brasília. Gabriel Antunes (19), estudante do 2º ano do Ensino Médio do Sesi Taguatinga, conta que, depois que começou a participar ativamente das equipes de robótica, as mudanças foram perceptíveis. “Eu criei uma vontade de estudar, algo que surpreendeu até os professores do colégio, porque eu era um aluno muito bagunceiro e, hoje em dia, por causa da robótica e do Sesi, eu melhorei muito. Não tenho como agradecer tudo o que venho passando”, explica o rapaz.

    Fora dos muros da escola, também é possível ver os benefícios da robótica na vida dos alunos. A estudante Ana Carolina de Moraes (14), do 9º ano do Sesi Taguatinga, relata que a robótica fez com que ela aprendesse a se relacionar bem com as pessoas. “Às vezes, a gente é muito tímido, por exemplo, eu não conseguia falar em público. A robótica, realmente, veio para mudar isso, ela fez com que eu falasse mais, com que eu conseguisse conversar melhor com as pessoas. Eu sou muito grata ao Sesi por conta disso, porque realmente ajuda, não só dentro da escola, como em qualquer lugar que eu vá”, afirma.

    Teoria e prática juntos

    Nas escolas de Rede Sesi de Educação, os alunos estudam robótica em todas as séries dos Ensinos Fundamental I e II e Ensino Médio. Segundo o professor de matemática e robótica da instituição, André Alcântara, a oportunidade de estudar o design e construção de robôs faz com que os alunos tenham mais facilidade em disciplinas consideradas difíceis por muitos estudantes.

    “O Sesi busca lidar com um dos grandes desafios dos professores hoje em dia, que é adequar o que os alunos veem em sala de aula com a realidade. Com a robótica, ficam muito mais interessante, a matemática e a física, que são bichos papões para os alunos. E, na robótica, a gente mostra para os estudantes como a teoria pode ser aplicada na prática”, detalha o professor.

    A oportunidade de estudar robótica é dada aos alunos do Sesi-DF nas três unidades. Para saber mais sobre o desenho curricular da rede de ensino, entre em contato com as centrais de atendimento do Gama, pelo telefone (61) 3484-9600; Taguatinga, no número (61) 3355-9500; e em Sobradinho pelo (61) 3487-8600.

    Por Aline Reis
    Assessoria de Imprensa do Serviço Social da Indústria no Distrito Federal (Sesi-DF)
  • Sesi-DF realiza formatura da 10ª turma do ViraVida

    Sesi-DF realiza formatura da 10ª turma do ViraVida

    viravida corpomateria

    Na próxima quarta-feira, 20/7, será realizada a formatura da 10ª turma do ViraVida do Sesi-DF. A cerimônia será às 16h, no Centro Cultural Sesi, em Taguatinga. A data marca o fim do ciclo de 50 alunos que passaram por meses de cursos e orientações junto ao Sesi, Senai e Senac, com o objetivo de mudar suas histórias. O ViraVida é um programa do Conselho Nacional do Sesi e tem como finalidade auxiliar crianças e adolescentes em situação de extrema vulnerabilidade social.

    Durante 12 meses, esses jovens passam por momentos em sala de aula com educação básica – Ensino Fundamental e Médio; qualificação profissional do Senai ou Senac; além da inserção no mercado de trabalho. Com a formatura, entrarão no mercado de trabalho profissionais especializados em automação residencial, informática básica, operador de computador, montador e reparador de microcomputador, auxiliar administrativo e recepcionista. O projeto ainda atua no eixo psicossocial, com acompanhamento médico e psicológico.

    Os profissionais que atuam no projeto têm diversas barreiras para vencer junto aos jovens. “Entre as dificuldades a serem superadas pelo ViraVida estão: baixa autoestima, várias formas de violência, manter os adolescentes matriculados e frequentando as aulas e, ainda, cumprindo as atividades do projeto. Mas o maior desafio de todos é ter 100% dos jovens inseridos em programas de aprendizagem ou estágio”, explicou a coordenadora do projeto no Distrito Federal, Cida Lima.

    O projeto já atendeu mais de cinco mil jovens em todo o Brasil. A 11ª turma no DF começa neste mês de julho e atenderá 100 jovens, divididos em quatro turmas: duas pela manhã e duas à tarde.

    ViraVida

    O ViraVida visa combater a violência sexual, fornecendo educação e sendo ponte para o emprego para os jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica. O programa oferece educação básica, formação profissional e atenção psicossocial, gerando as habilidades necessárias para trazer o fortalecimento dos alunos e a conquista da autonomia.

    No Distrito Federal, o ViraVida já teve quase 500 matrículas realizadas nos últimos anos. No último mês de março, foi realizada a formatura da 9ª turma, com 42 jovens, sendo que mais de 60% já saiu do curso com vaga de emprego e estágio garantida em órgãos públicos ou entidades privadas. A proposta socioeducativa é coordenada pelo Sesi-DF, com o apoio de uma equipe multidisciplinar, integrada por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, entre outros.

    Aline Reis
    Assessoria de Imprensa
    Serviço Social da Indústria no Distrito Federal – Sesi-DF
    Telefone: (61) 3362.6171
  • Alunos do Sesi Gama realizam oficina de Xadrez na Estrutural

    Alunos do Sesi Gama realizam oficina de Xadrez na Estrutural

    oficina de xadrez sesi gama 3

    Mais de 3 mil pessoas participaram, no sábado (25/6), no Centro de Ensino Fundamental 2, da Estrutural, das atividades de abertura do Programa Escola Compartilhada. O evento contou com diversas oficinas de esportes, artes, saúde e lazer, voltadas para a comunidade local. Os alunos do Centro de Ensino SESI Gama também fizeram parte da ação levando a oficina de xadrez e cubo mágico para que todos pudessem aprender e praticar esses jogos.

    O evento contou com a presença do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg. “Quando a escola abre as portas aos sábados, ela cumpre o seu papel de educar integralmente e plenamente”, afirmou o governador.

    Os alunos do Sesi Gama gostaram muito da experiência de compartilhar conhecimento. “A experiência de compartilhar o que eu apreendi com as crianças do evento foi inesquecível”, relatou Levi Cardoso, um dos instrutores do cubo mágico.

    Essa foi a segunda participação do Sesi Gama no Programa Escola Compartilhada. O evento é organizado pela Secretaria de Educação e envolve 17 outros órgãos do governo e parceiros de Brasília, incluindo o Sesi-DF e Senai-DF.

    De acordo com a Secretaria de Educação, a iniciativa começou pela Estrutural por se tratar de uma das regiões administrativas mais carentes do Distrito Federal, mas será estendida a outras escolas de Brasília.