Autor: Aline Reis Roriz

  • Três equipes de Taguatinga e uma do Gama vencem o Torneio de Robótica

    Três equipes de Taguatinga e uma do Gama vencem o Torneio de Robótica

    premiacao torneio interescolar corpo materia CRI6825

    O Torneio Interescolar de Robótica Sesi 2016 premiou as quatro melhores equipes da competição nas categorias avaliadas. No Desafio do Robô, a grande campeã foi a “Cachorro Doido” do Sesi Gama. No Projeto de Pesquisa, o primeiro lugar ficou para “League of Bees”, da unidade Taguatinga. No quesito Core Values, o topo do ranking ficou com a equipe “Cat Girls”, também de Taguatinga. E da mesma unidade, saiu o vencedor da categoria Design do Robô que foi a “Lego Rangers”.

    No total, foram dez equipes que disputaram o torneio, com competidores entre 10 e 16 anos, representando as unidades do Sesi-DF no Gama, Taguatinga e Sobradinho. Entre os participantes, estava o aluno do Gama, Matheus Queiroz, da equipe Cachorro Doido, que fala de como a robótica mudou sua vida. “Eu considero que o Torneio de Robótica é um grande divisor de águas na minha história, pois eu mudei como pessoa e como estudante”, conta emocionado.

    O diretor escolar do Sesi Gama, Henrique dos Santos, reiterou aos participantes que todos são campeões. “A gente só sobe uma escada, degrau por degrau. É o início de algo que estamos construindo juntos e eu tenho certeza que teremos excelentes resultados no futuro. Não vamos desistir”, empolgou o diretor. 

    A coordenadora do Torneio de Robótica do Sesi-DF, Elisângela Machado, avaliou que o interescolar foi um sucesso. “Tivemos a presença de vários juízes de outros estados, e todos foram enfáticos ao dizer o quanto nossas equipes estão melhorando a cada ano, e demonstrando muitas qualidades”, comemora. 

    premiacao torneio interescolar capa site CRI6747

    Próximas etapas

    A partir do Torneio Interescolar de Robótica, os juízes vão selecionar os 58 melhores competidores. Deles, 24 são do Gama, 24 de Taguatinga e 10 de Sobradinho. Juntos, eles formarão o Clube de Robótica do Distrito Federal, que será dividido em seis equipes para representar o DF na etapa regional.

    Os nomes dos integrantes do clube serão divulgados no final do mês de julho. E as etapas regionais de todo o Brasil são realizadas a partir do dia 20/11.

    Elisângela Machado tem boas expectativas em relação às próximas fases da Robótica. Segundo ela, “os representantes do DF já começam a ficar conhecidos em todo o Brasil e as avaliações são feitas com outros olhos devido a qualidade dos nossos competidores”.

    Torneio de Robótica FLL

    O Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL) é um programa internacional criado para despertar o interesse dos alunos em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar. A iniciativa também fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreira no ramo da engenharia, matemática e tecnologia.

    Criada em 1998 pela FIRST, em parceria com o Grupo LEGO, a competição propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção de robôs feitos inteiramente com peças LEGO e programados com a tecnologia LEGO Mindstorms NXT.

     

    Confira a galeria de imagens do Torneio Interescolar de Robótica do Sesi 2016, clique aqui.

    Aline Reis
    Fotos: Cristiano Costa/Sistema Fibra
    Serviço Social da Indústria no Distrito Federal (Sesi-DF)
    Assessoria de Imprensa
  • Sesi-DF realiza Torneio Interescolar de Robótica

    Sesi-DF realiza Torneio Interescolar de Robótica

    torneio interescolar robotica corpo materia DSC5070

    A nova temporada do Torneio de Robótica está oficialmente aberta. Até às 17h, é realizado o Torneio Interescolar de Robótica do Sesi 2016, na unidade do Gama. Esta é primeira fase para os alunos que almejam um dia chegar às etapas nacional e internacional da competição.

    Os juízes avaliam as equipes em quatro provas: Projeto de Pesquisa, Design do Robô, Core Values e Desafio do Robô. A temporada 2016/2017 do Torneio de Robótica tem como tema “Animal Allies”, que fala da relação do homem com os animais. “Formamos pessoas para pensar no mundo e nossos alunos estão preparados para isso. Na temporada passada, o tema foi lixo, a ‘Trash Treck’, e na nova temporada a preocupação é o animal aliado ao ser humano, o “Animal Allies”, destaca Elisângela Machado, coordenadora da Robótica do Sesi-DF.

    Durante toda a manhã, os alunos passaram pelas etapas de apresentação do Projeto de Pesquisa e Core Values. “Nós aprendemos muito com o Core Values, porque independente se você for da nossa equipe ou da adversária, a gente tem que ser amigos. Nós aprendemos, acima de tudo, a trabalhar em equipe”, destacou os alunos do Sesi Taguatinga, Ives Bontempo e Alexandre Antunes.

    torneio interescolar robotica corpo materia CRI6499O superintendente do Sesi-DF, Albano Esteves de Abreu, acredita que o empenho de todos os professores da Rede Sesi de Educação é o grande diferencial para o sucesso do Torneio de Robótica. “Eles fazem a Educação do Sesi, eles se entregam como verdadeiros competidores, trazendo toda a experiência e saber para os alunos. É muito gratificante ver esse resultado em forma do envolvimento das equipes, e ver a maneira como esses jovens atuam na robótica, sabendo que amanhã ou depois eles vão fazer parte do mercado profissional do Distrito Federal”, comenta.

    O grande objetivo do Torneio é desenvolver e estimular o aprendizado de conteúdos de física, química, biologia e matemática, com mais inovação, criatividade e raciocínio lógico. A competição também incentiva os alunos a escolherem carreiras nas áreas de engenharias e tecnologias, fundamentais para a inovação nas empresas. Segundo Elisângela Machado, “a competição desenvolve valores como: trabalho em equipe, competição amigável, compartilhamento de informações, além de trabalhar a diversão por meio do Robô e da criatividade”.

    O resultado do Torneio Interescolar de Robótica será divulgado a partir das 17h.

    Equipes

    São mais de 100 alunos, entre 10 e 16 anos, divididos em dez equipes, que disputam vaga na fase regional da competição. As equipes campeãs receberão Troféu de Premiação dos segmentos avaliados. Esta etapa é a seletiva para composição do Clube da Robótica e, por meio dela, serão formadas as equipes que participarão dos Torneios de Robótica Etapas Regional e, futuramente, nacional e internacional.

    A Romatech, do Sesi Gama, desenvolveu um projeto baseado na produção de ovos agro-sustentáveis. Da mesma unidade, a Animal Defenders propõe oferecer a crianças e idosos a companhia de animais que estão em tratamento nas ONG`s. Ainda da unidade do entorno Sul, a Cachorro Doido propõe o desenvolvimento de um aplicativo que ajuda quem se interessar a encontrar animais para adoção. A Zooboots do Gama propõe a utilização de animais abandonados para tratar pessoas com depressão.

    A equipe do Sesi Taguatinga Lego Rangers propõe o debate em torno do Zika Vírus, com foco em saúde pública. A ideia é desconstruir a campanha em acabar com o mosquito e tentar harmonizar a coexistência entre ele e o ser humano. Da mesma unidade, a Cat Girls propõe a instalação de pontos, com sacolas para a dispensa das necessidades fisiológicas dos animais. Os estudantes de Taguatinga da League of Bees propõem o uso de agrotóxicos no meio ambiente e como eles prejudicam as abelhas. A Mechanic Cat propõe a prestação de serviços para ajudar pessoas com deficiências, por meio de eco terapia.

    Representando o Sesi/Senai Sobradinho, a Unity Boots propõe a criação de um aplicativo que ajude a resolver o abandono de animais. A Super Robots Revolutions, também da unidade Sobradinho, projeta o desenvolvimento de um jogo que auxilie o ensino de estudantes dos ensinos Fundamental e Médio sobre a importância em cuidar dos animais.

     

    Aline Reis
    Com informações de Gabriela Soares e Marcus Fogaça
    Serviço Social da Indústria no Distrito Federal (Sesi-DF)
    Assessoria de Imprensa
    Fotos: Cristiano Costa / Sistema Fibra
  • Sesi Gama sedia Torneio Interescolar de Robótica

    Sesi Gama sedia Torneio Interescolar de Robótica

    Torneio Interescolar Robotica corpomateria CRI5713

    A unidade do Gama do Serviço Social da Indústria no Distrito Federal (Sesi-DF) recebe a segunda edição do Torneio Interescolar de Robótica. O evento vai ser realizado no dia 28/6, próxima terça-feira, das 8h às 17h.

    Reunidos em times de dois a dez integrantes, que podem estar associados a uma escola, um clube, uma organização, ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos, desde que liderados por um adulto, os jovens usam a imaginação e a criatividade para investigar problemas e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor.

    Nesta etapa, serão mais de cem alunos, entre 10 e 16 anos, divididos em dez equipes, que disputarão vaga nas próximas fases. Os juízes avaliam as equipes em quatro provas: Projeto de Pesquisa, Design do Robô, Core Values e Desafio do Robô. As equipes campeãs receberão Troféu de Premiação dos segmentos avaliados.

    Esta etapa é a seletiva para composição do Clube da Robótica e, por meio dela serão formadas as equipes que participarão dos Torneios de Robótica Etapas Regional e, futuramente, nacional e internacional.

    Segundo Elisângela Machado, coordenadora do Torneio de Robótica do Sesi-DF, “a competição desenvolve valores como: trabalho em equipe, competição amigável, compartilhamento de informações, além de trabalhar a diversão por meio do Robô e da criatividade”.

    Ao inserir a Robótica em sala de aula, o torneio estimula o aprendizado de conteúdos de física, química, biologia e matemática, com mais inovação, criatividade e raciocínio lógico. “A competição também incentiva os alunos a escolherem carreiras nas áreas de engenharias e tecnologias, fundamentais para a inovação nas empresas”, enfatiza Machado.

    Missão internacional

    O último Torneio Internacional de Robótica que foi realizado nas Ilhas Canárias, na Espanha, em maio deste ano, contou com a participação de uma equipe do Sesi Gama, a Lego Field. Os brasilienses conquistaram o 27º lugar no torneio, após competir com 90 equipes do mundo inteiro. O projeto apresentado foi um biodigestor, que transforma o lixo em energia elétrica.

    Entre os alunos do Sesi Gama que foram para Espanha, três deles têm novas chances no torneio interescolar 2016: Gabriel Alex, Lucas Aquino e Walleska Maísa.

    E este é um dos objetivos da coordenação de educação do Sesi-DF: desenvolver times de Robótica para participação nos torneios regionais, nacionais e internacionais.

    Torneio de Robótica FLL

    O Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL) é um programa internacional criado para despertar o interesse dos alunos em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar. A iniciativa também fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreira no ramo da engenharia, matemática e tecnologia.

    Criada em 1998 pela FIRST, em parceria com o Grupo LEGO, a competição propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção de robôs feitos inteiramente com peças LEGO e programados com a tecnologia LEGO Mindstorms NXT.

     

    Aline Reis
    Serviço Social da Indústria no Distrito Federal (Sesi-DF)
    Assessoria de Imprensa
  • Equipes do Sesi ficam entre as melhores do DF no DNA

    Equipes do Sesi ficam entre as melhores do DF no DNA

     DNA encerramento corpo materia certo

    Nesta terça-feira (14/6), a organização do Desafio Nacional Acadêmico divulgou o resultado final da competição. No ranking regional, três equipes da unidade do Gama do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) ficaram entre as cinco melhores da capital federal.

    Ao todo, foram inscritos 20 alunos da unidade, divididos em quatro equipes. Todos os estudantes foram classificados para a etapa final da competição, que foi realizada no último sábado (9/6). Os representantes do Sesi-DF conquistaram a segunda, quarta e quinta colocações.

    O aluno do nono ano do Sesi Gama, Matheus Queiroz (14) é integrante da equipe que conquistou a segunda colocação regional. Ele diz que o enigma final exigiu da equipe um nível alto de raciocínio lógico e que a experiência irá acrescentar muito em sua vida acadêmica. “Comemoramos muito esse resultado. Foi uma experiência gratificante e única”, destaca.

    A professora do Ensino Fundamental II, Carolina Rodrigues, acompanhou os alunos desde as inscrições até a divulgação do resultado final. Ela conta que nunca havia participado de uma competição desse nível e que ajudar os alunos foi algo muito interessante. “A cada etapa vencida, eu vibrava junto com eles. Auxiliava na busca das respostas e pude perceber o aumento da maturidade e autonomia a cada pergunta respondida”, elogia a docente.

    Apesar do DNA ter finalizado há pouco tempo, a professora já faz planos para a próxima edição. “Já estamos pensando como será no próximo ano. Pretendemos inscrever mais equipes e até estender as inscrições para as turmas do Ensino Médio”.

    O evento trouxe um incentivo para os professores envolvidos nesse desafio. Eles pensam em fazer uma competição nos mesmos moldes a nível interno, entre as unidades do Sesi-DF, com o objetivo de envolver mais alunos.

    Desafio Nacional Acadêmico

    O DNA é a maior competição de conhecimento virtual realizada no país. Foram 110 desafios e um enigma final. As perguntas foram divididas em 11 áreas de conhecimento, sendo elas: meio ambiente, música, curiosidades, atualidades, idiomas, história, tecnologia, esportes, raciocínio lógico, direito e um tema surpresa. A organização do evento estima que mais de 200 mil alunos já passaram pelo DNA em todas as suas edições.

    Este ano, foi a primeira vez que alunos do Sesi participaram do DNA. Na primeira etapa, eles ficaram confinados na escola durante os dois dias da competição para a solução das perguntas. Todas as equipes da escola foram selecionas para a etapa final. 

     

    Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF)
    Assessoria de Imprensa
  • Sesi Taguatinga sedia Campeonato e Torneio de Ginástica Rítmica

    Sesi Taguatinga sedia Campeonato e Torneio de Ginástica Rítmica

     Ginastica corpo materia DSC6990

    No último sábado (11/6), o Ginásio do Sesi Taguatinga sediou o Campeonato e o Torneio brasilienses de Ginástica Rítmica. Ambas as competições foram organizadas pela Federação Brasiliense de Ginástica (FBG) e contaram com três equipes do Distrito Federal na disputa: Sesi, Cassab e FIT Ritmos. 

    Tanto o Campeonato como o Torneio reuniram dezenas de atletas que disputaram uma vaga no pódio. Com muita graça e beleza, as competidoras puderam se apresentar à banca de arbitragem na categoria mãos livres e com os aparelhos arco, bola e fita. A equipe do Sesi contou com nove representantes, sendo duas alunas da escola. 

    A atleta Maria Eduarda Loures (12), que cursa o sétimo ano na unidade de Taguatinga, conta que treina no Sesi faz cinco anos. Ela se sente satisfeita com seu desempenho no esporte e com o apoio da escola. “Depois que conheci a ginástica rítmica não quero mais largar. Pretendo treinar e competir por muito tempo ainda. O Sesi nos dá muito apoio e sempre indico para as minhas amigas para vir conhecer”, elogia a atleta.

    A técnica em Ginástica Rítmica do Sesi, Camila Rodrigues, explica que a instituição tem sido referência no esporte em Brasília. A escolha do ginásio para a realização de competições também não foi por acaso. “O Sesi oferece uma estrutura muito boa para a Ginástica. Temos competidoras de alto nível treinando aqui”, destaca Rodrigues. 

    Camila explica, ainda, que as seis primeiras colocadas em cada competição irão representar o Distrito Federal no Torneio Regional, que será realizado em setembro, no estado do Tocantins.

     

    Ginástica Rítmica no Sesi

    A modalidade engloba movimentos da ginástica artística com manipulação de aparelhos (fita, bola, corda, arco, maças) e movimentos de coordenação motora gerais. 

    A prática desenvolve também a habilidade musical, uma vez que os treinos e provas são acompanhados de músicas. As turmas são destinadas à crianças e adolescentes de 5 a 17 anos e ofertadas em diferentes níveis, desde iniciação ao aperfeiçoamento.

    Para outras informações sobre as aulas e matrículas, entrar em contato com o Sesi Taguatinga, pelo telefone 3355-9500. 

    Veja o resultado das competições:

    Torneio Brasiliense de Ginástica Rítmica

    Ginastica corpo materia DSC7188

    Categoria Infantil: 1º lugar – Olívia Neves Holanda – Cassab

                               2º lugar – Milena Avelino de Carvalho – Sesi

                               3º lugar – Louise Porto Farias – Sesi

    Categoria Juvenil: 1º lugar – Lana Gonet – Sesi

                              2º lugar – Maria Laura Brasil – Sesi

                              3º lugar – Rebeca Nogueira – Sesi

    Categoria Adulto: 1º lugar – Luciana Marinho – Cassab

                               2º lugar – Sophia Baptista Pereira – Sesi

                               3º lugar – Ana Luiza Nascimento – FIT Ritmos

     

    Campeonato Brasiliense de Ginástica Rítmica 

    Categoria Infantil: 1º lugar – Ana Luisa Passos –Cassab

                               2º lugar – Maria Clara Guimarães- Sesi

                               3º lugar – Louise Porto Farias-Sesi

    Categoria Juvenil (Arco): 1º lugar – Danielle Brandão – Cassab

                                         2º lugar – Maria Laura Martins – Sesi

                                         3º lugar – Lana Gonet de Moraes – Sesi

    Categoria Juvenil (Bola): 1º lugar: Danielle Brandão – Cassab

                                         2º lugar: Maria Eduarda Amorim – Sesi

                                         3º lugar: Lana Gonet – Sesi

                                         4º lugar: Ana Luisa Silveiro – Cassab

    Categoria Adulto: 1º lugar: Vitoria Ramos – Cassab

                              2º lugar: Giovanna Ribeiro -Sesi

                              3º lugar: Lígia Silva –FIT Ritmos

     

    Serviço Social da Indústria no Distrito Federal (Sesi-DF)
    Assessoria de Imprensa
  • Aniversário do Itapoã será celebrado em parceria com Fibra

    Aniversário do Itapoã será celebrado em parceria com Fibra

    Itapoa corpomateria DSC8546

    Nos dias 8, 9 e 10 do mês de julho, a região administrativa do Itapoã comemora 11 anos. Para celebrar a data, a administração da cidade vai realizar várias ações junto à população, com apoio do Governo de Brasília e da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra). A comemoração vai ser promovida às margens da DF 250 e 001, na entrada do Itapoã.

    O presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, firmou a parceria com a administração do Itapoã para que a população da região possa contar com os serviços prestados pelas unidades móveis do Serviço Social da Indústria no Distrito Federal (Sesi-DF), nas áreas de odontologia e informática. Além disso, os moradores vão poder contar com a oficina de bicicletas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Distrito Federal (Senai-DF). “O objetivo dessa parceria é ir ao encontro daqueles que mais necessitam, na oferta de serviços que podem parecer básicos, mas que são capazes de grandes transformações”, declarou Bittar.

    “Nossa cidade é muito carente e, por isso, a gente pensou em fazer esse aniversário com a oferta de serviços. Vamos fazer uma festa de atendimento grátis com diversas ações à disposição da população, graças à ajuda do Jamal e outros parceiros”, afirmou o administrador de Itapoã, Alessander Carregari. Ainda segundo o administrador, a iniciativa da parceria com a Fibra surgiu depois da realização da Ação Global na cidade. Na oportunidade, os moradores contaram com várias atividades nas áreas de saúde, esporte e lazer.

     

    Aline Reis
    Assessoria de Imprensa
    Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
    Fotos: Cristiano Costa / Sistema Fibra
  • Equipes do Sesi disputam etapa final do Desafio Nacional Acadêmico

    Equipes do Sesi disputam etapa final do Desafio Nacional Acadêmico

    DNA Final corpo materia

    O final da tarde desta quinta-feira (09/6) foi de muita expectativa para os alunos do Ensino Fundamental II do Sesi Gama. Tudo isso porque a organização do Desafio Nacional Acadêmico (DNA) divulgou a lista com os classificados para disputar a etapa final da competição. Todas as equipes da unidade foram selecionadas. O enigma final será respondido pelos estudantes neste sábado (11/6).

    Duas equipes do Sesi ficaram empatadas em primeiro lugar com mais duas de outras escolas do Distrito Federal. As outras duas equipes ficaram empatadas na segunda colocação da lista divulgada.

    A professora do Ensino Fundamental II, Carolina Rodrigues, disse que além dos alunos, os professores também ficaram contentes. “Isso reflete em nosso trabalho também. Nós já esperávamos esse resultado, pois acompanhamos o desempenho deles na primeira etapa”. Ela diz também que os alunos já estão pensando em uma estratégia para a resolução do enigma final.

    Como na primeira etapa, os alunos se reunirão na unidade e terão o período de 9h às 15h para resolver o enigma final. Durante a primeira etapa, realizada no último final de semana (4 e 5/6), a cada área de conhecimento respondida de forma satisfatória, os jovens ganharam uma “dica” que poderá ser usada no desafio final.

    O resultado final do DNA será divulgado na segunda-feira (13/6) no site do evento. As equipes vencedoras de cada categoria receberão a seguinte premiação: integrantes da equipe – troféu representativo da 1ª colocação, certificados e cinco vales-compra no valor de R$ 1 mil, cada, em um total de R$ 5 mil; professor organizador – troféu representativo da 1ª colocação, certificado e um vale-compra no valor de R$ 1 mil.

    Primeira Etapa

    É a primeira vez que alunos do Sesi participam do DNA, maior competição de conhecimento virtual realizada no país. Os estudantes ficaram confinados na escola durante os dois dias de competição da primeira etapa. O objetivo foi aumentar a concentração na resolução das questões. São 110 desafios e um enigma final. As perguntas foram divididas em 11 áreas de conhecimento, sendo elas: meio ambiente, música, curiosidades, atualidades, idiomas, história, tecnologia, esportes, raciocínio lógico, direito e um tema surpresa.

    No total, 20 alunos da unidade se inscreveram no desafio. Eles foram divididos em quatro equipes. Além de competirem entre si, os estudantes do Sesi Gama são desafiados por alunos de todo o Brasil. A organização do evento estima que mais de 200 mil alunos já passaram pelo DNA em todas as suas edições.

    Assessoria de Imprensa
    Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF)
    Tel.: (61) 3362.6127
    Fotos: Cristiano Costa / Sistema Fibra
  • Alunos do Sesi Gama participam do Desafio Nacional Acadêmico

    Alunos do Sesi Gama participam do Desafio Nacional Acadêmico

    DNA Estudante Corpo materia DSC3093

    No último fim de semana (4 e 5/6), alunos do Ensino Fundamental II, da unidade do Gama do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF),participaram, pela primeira vez, do Desafio Nacional Acadêmico (DNA) – maior competição de conhecimento virtual realizada no país. As melhores equipes serão anunciadas nesta quinta-feira (9/6). Os selecionados participarão da etapa final, que será no sábado (11/6).

    Os estudantes ficaram confinados na unidade durante os dois dias de competição. O objetivo foi aumentar a concentração na resolução das questões. São 110 desafios e um enigma final. As perguntas foram divididas em 11 áreas de conhecimento, sendo elas: meio ambiente, música, curiosidades, atualidades, idiomas, história, tecnologia, esportes, raciocínio lógico, direito e um tema surpresa.

    No total, 20 alunos da unidade se inscreveram no desafio. Eles foram divididos em quatro equipes. Além de competirem entre si, os estudantes do Sesi Gama são desafiados por alunos de todo o Brasil. A organização do evento estima que mais de 200 mil alunos já passaram pelo DNA em todas as suas edições.

    A professora do Ensino Fundamental II, Caroline Rodrigues, acompanhou os alunos durante a primeira etapa do desafio. Ela explica que foram estabelecidos alguns critérios para a escolha dos participantes. “Foram observados os quesitos agilidade, conhecimento e comportamento dos alunos selecionados para a participação. Chegamos ao número de 20 alunos”, diz.

    Na última parte, que está marcada para o próximo sábado (11/6),os alunos responderão a apenas um enigma. O bom desempenho na primeira etapa é fundamental para os participantes. A cada área de conhecimento respondida de forma satisfatória, os jovens ganham uma “dica” que poderá ser usada no desafio final.

    Caroline avalia, ainda, que a participação na competição influenciará diretamente na vida acadêmica dos alunos, pois poderá ajudar na interpretação de texto, interação entre eles e com as outras equipes. Isso amplia a capacidade de pesquisa a análise de fontes na internet, já que todas as respostas devem ser justificadas.

    A aluna do sétimo ano do Ensino Fundamental Geovana Souza (12) conta que nunca havia participado de uma competição e ressalta o Desafio como uma grande experiência para a vida. Ela diz que, se ficar em primeiro lugar, vai gastar metade do prêmio em dinheiro em livros. “Eu amo ler. Sei que vou conseguir comprar muitos livros e vou ler todos”, fala animada.

    As equipes vencedoras de cada categoria receberão a seguinte premiação: integrantes da equipe – troféu representativo da 1ª colocação, certificados e cinco vales-compra no valor de R$ 1 mil, cada, em um total de R$ 5 mil; professor organizador – troféu representativo da 1ª colocação, certificado e um vale-compra no valor de R$ 1 mil.

     

    Assessoria de Imprensa
    Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF)
    Telefone: (61) 3362.6127
    Fotos: Cristiano Costa / Sistema Fibra
  • Sesi-DF distribui raspadinhas premiadas a industriários

    Sesi-DF distribui raspadinhas premiadas a industriários

    EAD corpo materia0003

    O Serviço Social da Indústria no Distrito Federal (Sesi-DF) presenteou industriários do DF com 5 mil raspadinhas premiadas com cursos de formação continuada, para serem repassadas à equipe gestora, administrativa e operacional das indústrias. A iniciativa é uma forma de celebrar o Dia da Indústria, comemorado no mês de maio.

    Os cursos serão oferecidos por meio da plataforma de Educação a Distância (EaD) no campo de formação continuada, nos âmbitos pessoal e profissional. Os premiados poderão escolher entre os temas: alimentação saudável, administre o seu dinheiro de forma consciente, novo acordo ortográfico, comunicação em foco organizacional, e prevenção ao câncer de pele.

    Com esta ação, a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) visa proporcionar capacitações continuadas a gestores que possam contribuir para o desenvolvimento dos trabalhadores. “O Sistema Fibra entende que o desenvolvimento educacional e pessoal dos colaboradores é uma das soluções para o fortalecimento da indústria e do crescimento do País”, explica a coordenadora técnica da Gerência de Educação do Sesi-DF, Claudia Rocha.

    O trabalhador, ao receber a raspadinha, terá um período de até 150 dias para realizar o curso, que for de sua escolha, de acordo com os temas disponibilizados na plataforma. O curso será realizado totalmente a distância e, na conclusão, o trabalhador ou empresário receberá o certificado, emitido pelo SESI –DF. Para acessar a plataforma e começar o curso, acesse o link.

     

    Aline Reis
    Assessoria de Imprensa
    Serviço Social da Indústria no Distrito Federal (Sesi-DF)
    Telefone: (61) 3362.6127
  • “Café com a Rede” marca início de mais uma turma do ViraVida

    “Café com a Rede” marca início de mais uma turma do ViraVida

    Viravida cafecomparceiros corpomateria CRI6861

    Na manhã do dia 24/5, na unidade de Taguatinga do Serviço Social da Indústria no Distrito Federal (Sesi-DF), foi promovido o 1º Café com a Rede de 2016, da turma número 11 do programa ViraVida. O Café com a Rede consiste em uma mobilização com os atores que compõem o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) para o enfrentamento à violência sexual e exploração de adolescentes e jovens do Distrito Federal. O ViraVida é um programa do Conselho Nacional do Sesi e tem como objetivo auxiliar crianças e adolescentes em situação de extrema vulnerabilidade social.

    O objetivo do encontro foi apresentar o escopo do ViraVida e os critérios para a formação da próxima turma no Distrito Federal, em que serão ofertadas 100 vagas. A indicação dos nomes dos jovens para participar do programa deve ser feita até 17 de junho, por meio dos órgãos da rede. No dia 20 do mesmo mês, será aberto o processo de inserção, com a presença de todos os jovens indicados. O acolhimento dos novos alunos do ViraVida acontece em julho.

    A coordenadora do programa no Distrito Federal, Cida Lima, explicou aos participantes que a próxima edição do programa vai abranger quatro turmas, duas no turno matutino e duas no vespertino, e vai durar seis meses. Durante esse período, os profissionais que atuam no programa têm diversas barreiras para vencer junto aos jovens. “Entre as dificuldades a serem superadas pelo ViraVida estão: baixa autoestima, várias formas de violência, manter os adolescentes matriculados e frequentado as aulas e, ainda, cumprindo as atividades do programa. Mas o maior desafio de todos é ter, em janeiro de 2017, 100% dos jovens inseridos em programas de aprendizagem ou estágio”, explicou Cida Lima.

    Participaram do Café com a Rede conselheiros tutelares, técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Programa de Pesquisa, Assistência e Vigilância à Violência (PAV) e instituições de acolhimento. O evento ainda teve a presença da gerente de educação do Sesi-DF, Learice Barreto, do Secretário de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do Distrito Federal, Aurélio Araújo, do deputado distrital Rodrigo Delmasso e da Coordenadora do Disque 100, Rosane Albuquerque.

    O secretário Aurélio Araújo informou que o Governo de Brasília vai abrir o primeiro Centro de Atenção à Crianças e Adolescentes do DF, localizado na quadra 307 da Asa Sul. “Nosso fazer diário é tratar o tema juventude, adolescente e criança. E abordar o tema para que ações sejam criadas com esse foco. A política pública e institucional quando tem o nível de sofisticação que o Sesi apresenta, ela tem resultado. E o resultado é o sucesso desses jovens. Parabéns Sesi e parabéns a todos os envolvidos”, afirmou Araújo.

    O deputado distrital Rodrigo Delmasso deu uma boa notícia aos presentes no Café com a Rede. Ele prometeu que vai destinar parte das emendas orçamentárias para o ViraVida, de forma a contribuir com o Sesi na realização do programa. “Toda vez que eu falo do ViraVida eu me emociono. Esse projeto não só resgata sonhos, mas realiza sonhos. Eu acredito nesse programa e acredito que a gente pode avançar mais”, comentou o deputado.

    Outras informações sobre o programa, pelo site: www.programaviravida.org.br ou pelo telefone: 61 3353-8735.

    Dados estatísticos

    A Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos realizou, em 2015, o registro de 137,5 mil denúncias de violações de direitos humanos. Entre elas, mais de 80 mil foram relacionadas a crianças e adolescentes. Apenas no Distrito Federal, ouvidoria recebeu 2,1 mil denúncias de violações contra jovens.

    Segundo a coordenadora do Disque Direitos Humanos, disque 100, Rosane Albuquerque, “entre todas as denúncias recebidas pelo Disk 100, em 2015, 60% foi de violência contra crianças e adolescentes. Este é um número muito expressivo e demonstra a vulnerabilidade desse perfil. As denúncias de exploração sexual no Distrito Federal estão concentradas em maior número nas cidades de Ceilândia, Paranoá e Samambaia”.

    A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República possui vários canais de comunicação para que a população possa fazer denúncias ou receber orientações: pelo telefone, no Disque 100; pelo site, www.humanizaredes.com.br; ou pelo aplicativo para smartphone ‘Projeta Brasil’, nas plataformas IOS e Android.

    ViraVida

    O ViraVida visa combater a violência sexual, fornecendo educação e sendo ponte para o emprego para os jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica. O programa oferece educação básica, formação profissional e atenção psicossocial, gerando as habilidades necessárias para trazer o fortalecimento dos alunos e a conquista da autonomia.

    No Distrito Federal, o ViraVida já formou nove turmas, com 450 matrículas realizadas nos últimos anos. No último mês de março, foi realizada a formatura de 42 jovens, sendo que mais de 60% já saiu do curso com vaga garantida em órgãos públicos ou entidades privadas. Atualmente, há uma turma em andamento com 52 alunos em salas de aula. A proposta socioeducativa é coordenada pelo Sesi-DF, com o apoio de uma equipe multidisciplinar, integrada por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, entre outros.

     

    Aline Reis
    Assessoria de Imprensa
    Serviço Social da Indústria – Sesi-DF
    Telefone: (61) 3362.6127
    Fotos: Cristiano Costa / Sistema Fibra