Autor: Aline Reis Roriz

  • Sesi-DF realiza concurso especial para o Dia da Indústria

    Sesi-DF realiza concurso especial para o Dia da Indústria

    dengue corpo materia CRI5389

    Os alunos de toda a rede de ensino do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) podem participar do IV Concurso Sesi-DF – Dia da Indústria. O projeto, realizado para celebrar a data comemorativa, visa promover os grandes talentos das unidades do Sesi. Este ano, o tema será “A indústria brasiliense no combate ao mosquito Aedes Aegypti”.

    A escolha do tema tem como objetivo evidenciar as contribuições que o setor industrial brasiliense vem realizando no combate ao mosquito transmissor das doenças Dengue, Zika e Chikungunya. Os alunos poderão se inscrever nas categorias: desenho, vídeo e painel. Em todas elas, os candidatos deverão elaborar, com a mediação do professor, diferentes títulos referentes ao tema, estimulando a pesquisa, autonomia e desenvolvendo competências. Podem participar alunos dos ensinos Fundamental I e II e Médio.

    As inscrições podem ser feitas até o dia 20/5, às 17 horas. Os interessados devem imprimir a ficha de inscrição no site do Sesi e apresentá-la na secretaria da unidade em que estuda ou ir direto no setor.A premiação dos vencedores será no Dia da Indústria, 25/5, durante o momento cívico dos Centros de Ensino Sesi no Gama, Taguatinga e Sobradinho. Entre as premiações estão: troféus, medalhas, livros, além de atividades recreativas como boliche, cinema, kart, parque de diversão e jogos. A banca julgadora do concurso será composta por representantes dos segmentos industriais, sindicatos, gerentes, diretores e professores.

    O regulamento e a ficha de inscrição podem ser acessados no site www.sistemafibra.org.br/sesi; e clicar no banner do concurso.

    Outras informações na central de atendimento das unidades:

    Sesi Gama: 3484-9600

    Sesi Sobradinho: 3487-8600

    Sesi Taguatinga: 3355-9500

    Aline Reis
    Assessoria de Imprensa
    Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
    Telefone: (61) 3362.6127
    Foto: Cristiano Costa / Sistema Fibra
  • Centro Cultural Sesi recebe recital de música clássica

    Centro Cultural Sesi recebe recital de música clássica

    Centro cultural sesi

    A Sociedade de Concertos de Brasília, em parceria com a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), irá apresentar, na próxima sexta-feira (20/5), o recital “Música de Câmara – Luís de Freitas Branco e Johhanes Brahms”.  O evento será no Centro Cultural Sesi, em Taguatinga, às 20h, com entrada franca. A retirada dos ingressos pode ser feita no dia do espetáculo a partir das 14 horas na bilheteria.

    A apresentação promete oferecer ao brasiliense o que há de melhor da música clássica, com composições contemporâneas e de produção local.

    Durante o recital, serão apresentadas composições com quarteto de cordas, de Luís de Freitas Branco, que veio estabelecer no século XX, um novo patamar de excelência no segmento, tornando-se marca registrada do repertório português em todos os domínios.

    Além disso, o público poderá contar com o quinteto para clarineta e cordas, representando as composições de Johannes Brahms, uma das mais importantes figuras do romantismo na Europa.

    Os músicos, em sua maioria, fazem parte da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília.

     

    Perfil dos músicos

    Carolina Frederico: violino. Graduada pela Estman School of Music (EUA), realizou seus estudos de mestrado na Universidade de Alberta, no Canadá. É violinista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro.

    Lilian Raiol: violino. Iniciou seus estudos na Escola de Música de Brasília e graduou-se na Universidade de Brasília, na classe de Ludmilla Vinecka. É também spalla da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro.

    Márcio da Costa: viola. Bacharel em viola pela Universidade Estadual do Pará, concluiu seus estudos de mestrado na University of Missouri (EUA), na classe de Leslie Perna. É violista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro.

    David Gardner: violoncelo. Graduou-se no Trinity College of Music, em Londres, e foi membro da Hallé Philharmonic Orchestra. Desde 2010 integra o corpo docente de música da Universidade Federal de Goiás.

    Marcos Cohen: clarineta. Graduou-se na Universidade do Estado do Pará, na classe de Oleg Andryeyev e concluiu o Doutorado em Clarineta na Universidade Federal da Bahia. É membro da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro.

     

    Serviço:

    Recital “Música de Câmara – Luis de Freitas Branco e Johhanes Brahms”

    Dia 20 de maio

    Horário: às 20h

    Local: Centro Cultural Sesi Taguatinga

    Entrada Franca

    Classificação Livre

     

    Serviço Social da Indústria – SESI
    Assessoria de Imprensa
    Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
    Telefone: (61) 3362.6127
    Fotos: Cristiano Costa / Sistema Fibra
  • Equipe conquista 27º lugar em Torneio Internacional

    Equipe conquista 27º lugar em Torneio Internacional

    roboticadesembarque interna

    A equipe de Robótica do Sesi Gama – Lego Field desembarcou no Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek na tarde desta segunda-feira (9/5), trazendo na bagagem o 27º lugar do Torneio Aberto de Robótica, realizado nas Ilhas Canárias, Espanha. Os jovens estudantes ficaram entre os trinta melhores do mundo, tendo concorrido com 90 equipes representantes de diversos países. O projeto apresentado pela equipe foi um biodigestor, que transforma o lixo em energia elétrica.

    Os alunos do Sesi Gama foram recepcionados com grande festa por familiares, amigos e professores. “Estou me sentindo realizada com essa participação. Temos apenas dois anos e meio na área de robótica e já conseguimos participar de um torneio internacional. Isso mostra o nível de nossos alunos”, explica, orgulhosa, a coordenadora técnica de Gerência de Educação do Sesi-DF, Cláudia Rocha.

    O grupo, que é formado por adolescentes de 14 a 16 anos, competiu com mais de 90 equipes de todo o mundo. Um dos componentes, Luís Gustavo de Souza, avalia que essa experiência foi a melhor já vivida, e que trará reflexos para a sua vida profissional. “Mesmo que a Lego Field não tenha trazido uma premiação, para mim, o que vale realmente, é o resultado que será desenvolvido daqui para frente”, comemora.

    Projeto promissor

    A técnica já foi apresentada ao governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, empresários e lideranças comunitárias do Gama. A solução criada pelos estudantes foi pensada no atual modelo de coleta e destinação da maior parte do lixo de Brasília.

    Na ocasião, o governador demonstrou interesse no projeto dos jovens. Neste momento, os alunos precisarão sair em busca de parcerias e patrocínios para implantar o método. A intenção é que o projeto sirva de base para a elaboração de um Projeto de Lei a ser apresentado pelo Executivo do DF.

     

    Serviço Social da Indústria – SESI
    Assessoria de Imprensa
    Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
    Telefone: (61) 3362.6127
    Fotos: Cristiano Costa / Sistema Fibra
  • Programa ViraVida é apresentado na Câmara Legislativa do DF

    Programa ViraVida é apresentado na Câmara Legislativa do DF

    Vira Vida materia interna

    A coordenadora pedagógica do ViraVida do Sesi-DF, Cida Lima, apresentou o programa em audiência pública da comissão especial de combate à pedofilia, da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O ViraVida, iniciativa do Conselho Nacional do Sesi, atende jovens com idade entre 15 e 21 anos que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade social. O projeto atua com ajuda médica e psicológica, de forma que os jovens recebam orientações de como conseguir mudar a realidade de cada um.

    “Entre as ações desenvolvidas no ViraVida estão: aulas de capacitação profissional e desenvolvimento de habilidades interpessoais, que promovem o resgate da autoestima e outras ferramentas capazes de levar estes jovens ao mercado de trabalho”, esclarece Cida Lima. O objetivo maior do ViraVida é fazer com que os jovens, ao término do programa, estejam inseridos no mercado de trabalho. Para isso, o Sesi-DF trabalha em parceria com órgãos que compõem a rede de enfrentamento da exploração sexual infanto-juvenil, como os Centros de Referência Especializados de Assistência Social, Conselhos Tutelares e Vara da Infância e Juventude. Segundo Cida Lima, o programa atua em 26 cidades brasileiras e, sob os mesmos moldes, também está presente na Guatemala (América Central).

    O presidente da Comissão Especial, deputado distrital Rodrigo Delmasso (PTN), entusiasta das ações desenvolvidas junto aos jovens, defende que o ViraVida se torne referência, seja ampliado ou até mesmo transformado em lei. O deputado apresentou algumas sugestões que visam dar maior visibilidade e abrangência ao programa.

    Outros representantes da Rede de Enfrentamento à Violência também estiveram presentes e pretendem criar uma agenda de debates e articulações que aprimorem os trabalhos da Rede, integrando os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

     

    Serviço Social da Indústria – SESI
    Assessoria de Imprensa
    Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
    Telefone: (61) 3362.6127
    Fotos: Rogério Lopes
  • Equipe de Robótica participa de encontro com o governador do DF

    Equipe de Robótica participa de encontro com o governador do DF

    Rollemberg corpo materia CRI7649

    Os integrantes da equipe de Robótica do Sesi Gama – Lego Field – participaram de uma reunião com o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, junto a empresários, às lideranças comunitárias do Gama e vários membros do governo. O evento aconteceu nas dependências do Instituto Federal Brasília (IFB/Gama), nesta terça-feira (26/04).

    Na ocasião, eles apresentaram o projeto do Termodigestor Anaeróbio proposto como uma nova maneira de coletar e destinar o lixo orgânico da capital federal. A ideia dos jovens brasilienses está entre as selecionadas para representar o Brasil no Torneio Aberto da Espanha de Robótica, que será realizado entre os dias 4 e 7 de maio, em Tenerife, nas Ilhas Canárias.

    O técnico e porta-voz da equipe, Atos Henrique Reis, explicou a trajetória da equipe no Torneio de Robótica First Lego League (FLL), a maior competição desta categoria no país. Segundo Atos, a solução criada pelos estudantes foi pensada com base no atual modelo de coleta e destinação da maior parte do lixo de Brasília. “Cerca de 93% do lixo da nossa cidade é aterrado e pode prejudicar nossos aquíferos, o lençol freático e também o solo. Por isso, nós buscamos em países que são referência no tratamento de lixo no mundo, a solução que o Distrito Federal precisa para melhorar”, afirmou.

    Atento à iniciativa proposta pelos estudantes, o governador, Rodrigo Rollemberg, parabenizou a equipe. “Fico muito feliz em ver um grupo de jovens inovadores levando o nome de Brasília para o mundo, mostrando a vocação da nossa cidade para a inovação”, elogiou Rollemberg. O governante chamou atenção, ainda, para a possibilidade de inscrever projetos que podem virar negócios em um dos editais do Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP-DF) para startups. A ideia é impulsionar, cada vez mais, a criação de negócios inovadores com base tecnológica. Ao final do encontro, o chefe do governo fez questão de posar para uma foto com os integrantes da equipe Lego Field.

     

    Serviço Social da Indústria – SESI
    Assessoria de Imprensa
    Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
    Telefone: (61) 3362.6127
    Fotos: Cristiano Costa / Sistema Fibra