Autor: Aline Reis Roriz

  • Estudantes do Gama e de Sobradinho expõem projetos em mostra

    Estudantes do Gama e de Sobradinho expõem projetos em mostra

    A manhã de sábado, 24 de novembro, marcou o encerramento de projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo de 2018 nas escolas do Serviço Social da Indústria (Sesi) no Gama e em Sobradinho. Todos os alunos envolveram-se nas respectivas mostras de ciência e tecnologia que, juntas, reuniram mais de 700 estudantes.

    Capa 24 11 2018 Mostra de ciencia e tecnologia Sesi Sobradinho Helio MontferreEm Sobradinho, o tema foi Tudo Está Organizado Segundo os Números e as Formas Matemáticas. Os jovens das três séries do Ensino Médio utilizaram jogos, peças de Lego, laser e realidade virtual para abordar temas como radioatividade, robótica e role-playing game (RPG).

    “Os professores elaboraram um passaporte em que os alunos ganhavam selos em cada um dos cinco estandes por que passavam para completar a cartela. Então todos os projetos foram prestigiados pelos alunos que estavam lá”, conta a coordenadora escolar do Sesi Sobradinho, Ernestina Silva.

    No Gama, o tema da mostra foi Aprender a Empreender. Os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio foram incentivados a criar produtos ou a desenvolver uma ideia que incentivasse o empreendedorismo. Não faltou criatividade: eles venderam desinfetantes, sabões e velas aromáticas, terrários, garrafas decorativas, sous-plats e canecas personalizadas, entre outros itens. Além da venda, houve incentivo ao consumo sustável por meio de bazar e troca de produtos usados.

    Capa 24 11 2018 Mostra de ciencia e tecnologia 2018 Sesi Gama Victor Hugo 2A manhã da mostra de ciências e tecnologia acabou se transformando em uma grande confraternização. Susana Cristina Azevedo, de 35 anos, e Maria Rita Cardeal, de 59, são vizinhas e acompanharam a filha e o neto, respectivamente, durante a apresentação dos trabalhos na escola. “Meu neto, Ian Cardeal, do 4º ano do Ensino Fundamental, participou de um estande sobre empreendedorismo. Eu acompanho tudo e, como sou professora, o incentivo bastante. Ele é muito esperto nessa questão financeira e já quer montar uma banca embaixo do prédio para vender limonada. Já tem o espírito empreendedor”, celebrou Maria Rita.

    Susana, que é administradora, concorda que atividades como essa preparam o espírito empreendedor. “Este é o primeiro ano da minha filha Ana Laura, do 3º ano, aqui no Sesi e estou amando as iniciativas da escola. Achei muito legal essa questão de as crianças empreenderem, porque levarão isso para a vida. Desde que ela soube o tema da mostra e estudou sobre o assunto, começou a querer vender várias coisas”, contou.

    Capa 24 11 2018 Mostra de ciencia e tecnologia 2018 Sesi Gama Victor Hugo 3Um dos estandes de grande sucesso no Sesi Gama foi o de venda de desinfetante. O material de limpeza foi fabricado pelos próprios alunos com a ajuda da professora de Química Nelikim Cardoso. “Escolhemos um desinfetante por ser fácil e barato de fazer, assim a gente conseguiria ter lucro. Trouxemos 60 litros e, na primeira hora, vendemos quase tudo. Acredito que essa experiência possa me ajudar caso eu queira abrir um negócio no futuro”, afirmou Déborah Portela, de 16 anos, aluna da 1ª série do Ensino Médio.

    “O melhor foi despertar neles o olhar de empreender. Eles acabam vendo todas as opções futuras. Isso pode ajudar a mudar pensamentos e a mostrar que não é preciso estudar só pensando em vestibular ou concurso, mas também em abrir o próprio negócio, como industriário ou comerciante”, avalia a coordenadora escolar do Sesi Gama, Elisângela Machado.

    O Sesi Taguatinga também promoveu uma mostra de ciência e tecnologia. O evento ocorreu em 20 de outubro. 

    Mais imagens da Mostra de ciência e Tecnologia Sesi Gama no Link 
     Mais imagens da Mostra de ciência e Tecnologia Sesi Sobradinho no Link
    Texto: Aline Roriz e Guilherme Cunha
    Fotos do Gama: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
    Fotos de Sobradinho: Helio Montferre/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Brasília Vôlei participa da Superliga 2018/2019 com elenco renovado

    Brasília Vôlei participa da Superliga 2018/2019 com elenco renovado

     treino sesi brasilia volei 03

    [ATUALIZAÇÃO: 3/12 às 10h52 – A data do jogo BRB/Brasília Vôlei x E.C. Pinheiros foi antecipada de 14/12 para 4/12. O horário permanece 20h.] Na noite desta sexta-feira, 23 de novembro, o BRB/Brasília Vôlei enfrentará o Dentil/Praia Clube no ginásio do Sesi Taguatinga na terceira rodada da Superliga Feminina de Vôlei 2018/2019. A equipe que representa a capital federal na elite do vôlei feminino brasileiro tem dez novas jogadoras e novo treinador, Hairton Cabral. Esta é quinta participação do time na competição.

    O Serviço Social da Indústria do Distrito federal (Sesi-DF) é parceiro do Brasília Vôlei. A casa do time é o Sesi Taguatinga, cujo ginásio tem capacidade para 1,2 mil pessoas. As atletas contam com centro de treinamento, academia, sala de fisioterapia, vestiários e alimentação, além do traslado para o aeroporto.

    O time da capital participa do torneio com as levantadoras Diana Ferreira e Mari Barreto, as centrais Fê Campos, Angélica Malinverno, Mimi Sosa e Eduarda Paula, as ponteiras Natália Gonçalves e Natália Fernandes, as opostas Renatinha Colombo e Neneca e a líbero Dani Terra. Natália Gonçalves é a única veterana na equipe.

    O experiente técnico Hairton Cabral deixou a capital paulista após 16 anos. O treinador, que também faz parte da comissão técnica da Seleção Brasileira Feminina Sub-18, comanda a equipe ao lado de Inácio Júnior, preparador físico e auxiliar técnico.

    A novidade desta edição da Superliga são os playoffs. As quartas de final, as semifinais e as finais serão decididas em série de melhor de três partidas.

    Veja abaixo a relação dos jogos que serão realizados no ginásio do Sesi Taguatinga. Todas as partidas serão às 20 horas.

    1º turno

    Rodada

    Dia e horário

    Equipes

    23/11/18

    BRB/Brasília Vôlei x Dentil/Praia Clube

    30/11/18

    BRB/Brasília Vôlei x Balneário Camboriú

    7/12/18

    BRB/Brasília Vôlei x São Cristóvão Saúde/São Caetano

    4/12/18

    BRB/Brasília Vôlei x E.C. Pinheiros

    10ª

    8/1/19

    BRB/Brasília Vôlei x Hinode Barueri

    11ª

    11/1/19

    BRB/Brasília Vôlei x Osasco/Audax

    Returno

    Rodada

    Dia e horário

    Equipes

    25/1/19

    BRB/Brasília Vôlei x Sesc-RJ

    5/2/19

    BRB/Brasília Vôlei x Curitiba Vôlei

    15/2/19

    BRB/Brasília Vôlei x Sesi Vôlei Bauru

    26/2/19

    BRB/Brasília Vôlei x Fluminense F.C.

    Os ingressos podem ser comprados no site Ticket Fácil  ou na central de atendimento do Sesi Taguatinga, que fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas. Nos dias de jogo, a central funciona até o horário da partida.

    Os bilhetes custam R$ 40, a inteira. Pagam meia-entrada – R$ 20 – idosos, pessoas com deficiência, jovens inscritos no CadÚnico e estudantes, que precisam apresentar a carteirinha.

    Texto: Aline Roriz
    Foto: Helio Montferre/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Uma celebração ao empreendedorismo feminino

    Uma celebração ao empreendedorismo feminino

    Celebracao do dia do empreendedorismo feminino WED Brasil 2

    Nessa terça-feira, 13 de novembro, dezenas de pessoas tiveram a oportunidade de refletir sobre a desigualdade de gêneros e de conhecer histórias de empreendedoras e de projetos que incentivam o protagonismo feminino no mercado de trabalho. O evento, no Parque Tecnológico de Brasília – Biotic, celebrou o Dia do Empreendedorismo Feminino (Women’s Entrepreneurship Day – WED), comemorado em 19 de novembro desde 2014.

    O Brasil aderiu em 2017, por meio da Wedo Brazil (Women’s Entrepreneurship Day Organization Brazil), organizadora do evento no Biotic. A embaixadora da Wedo Brazil e da WeAmericas, Cristina Castro-Lucas, fez a abertura e enfatizou a dificuldade de tratar de empoderamento feminino em um País onde, a cada dois minutos, uma mulher registra agressão que se enquadra na Lei Maria da Penha. “O que reúne tantas pessoas tão interessantes aqui é uma causa, uma crença, uma alma e a certeza de que, se não fizermos alguma coisa, não vamos conseguir dar um passo à frente. Nosso objetivo é que todos saiam daqui com a certeza de que vão mudar o mundo”, afirmou.

    O WED Brazil 2018, segunda edição do evento em Brasília, teve o apoio do Sistema Fibra. Instigou reflexões sobre o papel da mulher na sociedade por meio de experiências sensoriais, além de introduzir o foco do trabalho da Wedo Brazil em 2019: Mulher e Blockchain, Projetos Sociais Futuros. “Nosso novo projeto é um portal de transformação. Criamos uma robozinha que nasce do conjunto de mil mulheres. Ela poderá ajudar mulheres em qualquer lugar do mundo. É o primeiro avatar que vai buscar tornar tangível a causa feminina”, explicou Cristina.

    Em 145 países, a Wedo tem como missão empoderar meninas, celebrar e dar suporte a mulheres nos negócios globalmente, visando a reduzir a pobreza. A Wedo contribui para a sociedade por meio do engajamento em ações de impacto social, como fez no DF com o Vira Vida – programa do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi) que trabalha com jovens em situação de extrema vulnerabilidade social. Ao longo de 2018, a Wedo ajudou a divulgar o programa e a buscar oportunidades de inserção dos jovens no mercado de trabalho.

    No evento, o público ouviu o depoimento de uma egressa da 12ª turma do Vira Vida no DF. A jovem Luana (nome fictício) contou como o programa transformou sua realidade. “Antes do programa eu não era ninguém, era depressiva, já tinha tentado suicídio três vezes e venho de uma família muito vulnerável. Hoje, eu tenho sonhos e um deles é ser comissária de bordo. Não preciso mais lembrar do passado nem me culpar por coisas de que eu não tive culpa”, afirmou a ex-aluna do Vira Vida.

    O WED Brazil 2018 fez homenagem a mulheres que são referência em dez categorias:

    Ação Social – Maria Paula Fidalgo

    Psicóloga, apresentadora, comediante e criadora do projeto social Embaixada da Paz

    Alcance Nacional – Nadine Gasman

    Médica e diretora-geral do Grupo de Saúde da América Latina, do qual é fundadora

    Atuação Pioneira no Brasil – Cosete Gebrim

    Pioneira de Brasília, pedagoga e presidente da Associação das Mulheres que Amam Brasília – AMA Brasília

    Destaque Jurídico – Alessandra Del Debbio

    Advogada com experiência na liderança de departamentos jurídicos de grandes empresas de tecnologia

    Incentivo e Conscientização no Brasil – Cármen Lúcia

    Jurista, professora e ministra do Supremo Tribunal Federal, do qual é a atual presidente

    Incentivo e Investimento Educacional – Sofia Esteves

    Empreendedora e dona da Cia. de Talentos

    Incentivo e Produção de Artesanato – Martha Medeiros

    Estilista e fundadora do projeto Olhar do Sertão. Sua marca emprega artesãs do Nordeste que trabalham com renda

    Inovação de Mercado – Ana Fontes

    Fundadora e presidente da Rede Mulher Empreendedora e autora do livro Empreendedoras por Natureza

    Jornalismo e Distribuição de Informação – Lilian Tahan

    Jornalista e diretora do site de notícias Metrópoles

    Tecnologia de Informação e Comunicação – Rosine Kadamani

    Graduada em Direito, pioneira no estudo de Bitcoins e Blockchain e cofundadora da Blockchain Academy

    Veja aqui as imagens do evento.

    Texto: Aline Roriz
    Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Estudantes do Sesi-DF são premiadas no Concurso Jovem Escritor 2018

    Estudantes do Sesi-DF são premiadas no Concurso Jovem Escritor 2018

    4 Concurso Jovem Escritor Foto Moacir Evangelista Sistema Fibra 2

    As cem redações mais bem avaliadas no simulado organizado em agosto pelo governo local para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram publicadas no livro Jovem Escritor 2018 – Desafios para a Implementação da Mobilidade Sustentável nos Grandes Centros Urbanos Brasileiros. O evento de premiação e de lançamento do livro foi na manhã desta terça-feira, 6 de novembro, na Câmara Legislativa.

    Dos textos publicados, três são de alunas da 3ª série do Ensino Médio do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF): Lorranny Carvalho Sousa, de 16 anos, Samarah Kelly de Oliveira, também de 16, e Larissa Lorrany Santos Caldas, de 17 anos. As duas primeiras são da escola de Taguatinga e a terceira, de Sobradinho.

    “Eu tentei fazer a melhor redação que consegui dentro do tempo, mas não esperava uma nota tão boa. Sempre gostei muito de ler e, desde a 1ª série, quando entrei para o Sesi Taguatinga, o incentivo dos professores me estimulou ainda mais”, diz Lorranny, que sonha em conquistar uma vaga para o curso de Medicina.

    Samarah Kelly teve a mesma nota da colega na redação, 940 pontos, e a estudante de Sobradinho obteve 920. “Fiquei muito surpresa com a nota do simulado. A preparação me ajudou muito a conseguir expressar tudo o que eu queria na prova do Enem, no domingo”, afirma Larissa.

    Participaram do simulado cerca de 20 mil alunos da 3ª série de escolas públicas e particulares, do Instituto Federal de Brasília, de colégios militares e das três escolas do Sesi-DF. O tema da redação eram os desafios para a mobilidade sustentável. O Concurso Jovem Escritor está na quarta edição e é realizado pelo Sindicato das Indústrias Gráficas do Distrito Federal (Sindigraf-DF) em parceria com a Secretaria de Educação.

    Além de terem seus textos publicados no livro, os dez estudantes com as redações com as notas mais altas ganharam, cada um, um curso no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e um vale-compras de R$ 100 para livros.

    O presidente do Sindigraf-DF, Antônio Eustáquio de Oliveira, falou do valor de promover uma premiação como essa. “Vejo o concurso como uma oportunidade maravilhosa, que tem como objetivo estimular a leitura e capacitar os jovens a uma boa escrita. Quero estender meus agradecimentos aos professores, que são de suma importância para a realização deste projeto e para a qualidade de ensino dos alunos.”

    Na entrega dos cem certificados, ao lado de Antônio Eustáquio, estavam o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Jamal Jorge Bittar, o presidente da regional do DF da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) e 1º vice-presidente da Fibra, Pedro Henrique Verano, e a subsecretária de Educação Básica do DF, Luciana da Silva Oliveira.

    “Lembrem-se de que o processo que vocês viveram tem continuidade. Vocês enfrentaram mais uma parte com a prova oficial de redação do Enem, no último domingo, e ainda terão muitos outros desafios”, afirmou a subsecretária.

    Após a premiação, o público assistiu a uma palestra sobre empreendedorismo e inovação ministrada por João Guilherme Fróes, oferecida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Distrito Federal (Sebrae-DF). “Empreender está relacionado à forma como você enxerga o mundo”, ensinou o palestrante, que instigou a plateia de jovens a olhar para o futuro de forma diferente.

    Veja quem são os autores das dez redações mais bem avaliadas no 4º Concurso Jovem Escritor:

    Escola

    Aluno

    CEM 2 de Brazlândia

    Isabela Vasconcelos Rosa

    CED 7 de Ceilândia

    Ivone de Sousa Ribeiro

    CED 11 de Ceilândia

    Victor Petronílio Neuhauser

    Colégio Militar Dom Pedro II

    Giovana Cristina dos Santos

    CED 1 de Planaltina

    Vitoria Martins de Souza

    CEM Setor Leste

    Laryssa Kellye Pereira Soares Sousa

    Escola SEB Dínatos

    Daniel Lopes de Godoi

    Centro Educacional Católica de Brasília de Águas Claras

    João Víctor Siqueira de Araujo

    CED 3 de Sobradinho

    Maria Luiza Martins da Silva

    CEM Ave Branca de Taguatinga

    Beatriz Pinheiro Araújo

    Texto: Aline Roriz
    Fotos: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Matrículas para 2019 estão abertas nas três escolas do Sesi-DF

    Matrículas para 2019 estão abertas nas três escolas do Sesi-DF

    sesi gama sesi senai sobradinho sesi taguatinga

    As três escolas da Rede Sesi de Educação no Distrito Federal – no Gama, em Sobradinho e em Taguatinga – estão recebendo matrículas para o ano letivo de 2019 de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 horas. Todas oferecem o Ensino Médio, da 1ª à 3ª série. No Gama e em Taguatinga, há também o Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano.

    Com a proposta de levar a educação básica além, o Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) explora um universo de conhecimento que forma cidadãos completos, antenados e conscientes do seu poder de transformação. A proposta da Rede Sesi é sustentada em práticas inovadoras e em parcerias como com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Universidade de São Paulo (USP), Microsoft, Sebrae, Junior Achievement, entre outros.

    As escolas trabalham conceitos que estimulam a criatividade, o desenvolvimento formativo e educacional, a capacidade de inovação, o empreendedorismo e as responsabilidades social e ambiental. Todas têm infraestrutura para atividades esportivas, culturais e pedagógicas – bibliotecas, laboratórios de Matemática, Informática e de Robótica, auditórios modernos, quadras poliesportivas e piscinas olímpicas.

    Renovação

    O prazo de renovação de matrículas, já informado aos responsáveis, foi organizado por ano/série no Sesi Gama e no Sesi Taguatinga. No Sesi Sobradinho, que tem apenas o Ensino Médio, o período de novas matrículas e de renovação é o mesmo para todas as séries.

    Quem já está matriculado no Ensino Médio na metodologia da Educação Básica Articulada com Educação Profissional (Ebep) vai concluir os estudos conforme a estrutura prevista, com aulas regulares no Sesi em um turno e formação profissional no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no turno contrário. O Ebep não será oferecido a novos alunos.

    Novos alunos

    As novas matrículas para o 1º ano do Ensino Fundamental e para a 1ª série do Ensino Médio já estão abertas. Para os demais anos e séries, as vagas serão colocadas à disposição conforme a vacância. Antes de ir à escola de interesse, entre em contato por telefone para verificação de vagas e marcação de entrevista (com análise de boletim). Veja mais abaixo os endereços e telefones de cada escola.

    Atividades de contraturno

    A partir de 2019, a oferta de atividades esportivas e culturais no turno oposto ao das aulas regulares vai se concentrar no Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano), com a ampliação do tempo de monitoria de 50 minutos para 1 hora e 50 minutos. O aluno pode praticar até duas modalidades esportivas ou culturais, como por exemplo, Música, Natação, Judô, Ballet e Futebol.

    Para os estudantes do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano), no contraturno haverá plantões de dúvidas das disciplinas de Português e de Matemática, sem custo adicional. Os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio poderão se matricular nas escolinhas esportivas e culturais abertas à comunidade.

    Veja mais informações, valores, documentação para matrícula e as opções de atividades esportivas e culturais no site: www.sesidf.org.br.

    Horários das aulas

    Ensino Fundamental

    Gama: das 7h15 às 12h35

    Taguatinga: das 7h15 às 12h35

    20 minutos de intervalo

    Ensino Médio

    Gama: das 7h às 13h20

    Taguatinga: das 7h às 13h20

    Sobradinho: das 12h30 às 18h50

    30 minutos de intervalo

     

    Funcionamento das centrais de atendimento: das 7h30 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, exceto feriados

     

    CENTRO DE ENSINO SESI GAMA

    Área Especial 1/8, Setor Central, Gama

    (61) 3484-9621/9617/9618/9637

    CENTRO DE ENSINO SESI TAGUATINGA

    QNF 24, Área Especial, Taguatinga Norte

    (61) 3355-9565

    CENTRO DE ENSINO SESI/SENAI SOBRADINHO

    Quadra 13, Área Especial 3, Lotes A/F, Sobradinho

    (61) 3487-8617/8619 /8621

    Texto: Aline Roriz
    Foto sala de aula: Cristiano Costa/Sistema Fibra
    Foto do Sesi Taguatinga: Helio Montferre/Sistema Fibra
    Fotos do Sesi Senai Sobradinho e do Sesi Gama: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Encontro Gastrô premia os melhores do DF

    Encontro Gastrô premia os melhores do DF

    Premio Encontro Gastronomico 01

    A sexta edição do Encontro Gastrô 2018 – O Melhor de Brasília 2018, na noite de terça-feira, 18 de setembro, elegeu profissionais e estabelecimentos que se destacaram no ano em 34 categorias. Realizado pelos Diários Associados, o prêmio teve patrocínio do Sistema Fibra. A lista dos premiados foi publicada no guia homônimo, que estará nas bancas a partir desta semana. O evento foi no Brasil 21.

    A decisão final é resultado do voto popular na internet somado à escolha de 50 jurados convidados. As 34 categorias foram separadas nos grupos lanches e guloseimas, diversão, restaurantes boa mesa, sabores regionais, alta gastronomia, melhores chefs e melhores restaurantes. Veja mais abaixo a lista dos destaques deste ano.

    Em 2018, Marcelo Petrarca foi eleito melhor chef de cozinha pelo terceiro ano consecutivo. Recebeu, ainda, três troféus pelos estabelecimentos coordenados por ele: o de melhor cozinha contemporânea para o Bloco C, o de restaurante revelação para o Lago Restaurante e o principal prêmio da noite, de melhor restaurante de Brasília, também para o Bloco C.

    O presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar, entregou a premiação das sete categorias do grupo Lanches e Guloseimas. “Sou admirador da boa gastronomia, ainda mais quando feita por profissionais qualificados e empresários com visão”, afirma. O diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, e presidentes de sindicatos ligados à Fibra também compareceram ao evento.

    Capacitação profissional e tecnologia

    No local do evento, foram apresentados ao público serviços do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) e do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) voltados a estabelecimentos gastronômicos.

    Premio Encontro Gastronomico 12O Senai-DF tem uma ampla e moderna área de alimentos, inaugurada em 2016. Com laboratórios de panificação, confeitaria, chocolateria e cozinha pedagógica, os estudantes aprendem, na prática, o que o mercado exige de melhor e de mais moderno.

    As escolas do Gama, do Itapoã, de Sobradinho e de Taguatinga têm cursos na área de Alimentação. O aluno adquire conhecimentos teóricos e práticos. Ainda em 2018, haverá em Taguatinga cursos de Técnicas com Bico de Confeitar, de Técnicas de Confeitaria, de Produtos sem Glúten, de Hambúrguer Gourmet, de Cozinha Regional Brasileira, de Massas Frescas, Secas e Molhos e de Especialidades Árabes. No Itapoã, serão realizadas duas turmas na área de Confeitaria: uma de Produção de Tortas, Doces e Sobremesas e outra de Produção de Salgados e Canapés. O Senai Gama terá uma turma de Padeiro.

    Além da qualificação da mão de obra, o Senai-DF cuida dos uniformes dos profissionais que trabalham nos restaurantes. Por meio de uma consultoria, os técnicos de vestuário fazem uma pesquisa para elaborar peças funcionais e com a identidade da empresa de acordo com as diferentes funções. “Para mim, essa parte de uniforme é de suma importância. E a qualificação é, para sempre, o primeiro, o segundo e o terceiro passos. É crucial para o rendimento da carreira e ter um curso técnico na área faz toda a diferença”, afirma o chef Marcelo Petrarca.

    Para fechar o ciclo, o Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil assessora as empresas na implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Com esse apoio, o estabelecimento, além de cumprir a legislação, pode reduzir a geração de resíduos, os desperdícios e os impactos ambientais.

    O Sesi-DF, por sua vez, cuida da segurança e da saúde do trabalhador. O Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), além de exigências legais, são complementares e proporcionam um ambiente de trabalho mais saudável. Os donos de estabelecimentos da cidade podem fazer uma avaliação referente aos requisitos do eSocial e ficar em dia com a legislação por meio da consultoria do Sesi-DF.

    As informações sobre os cursos e serviços ofertados pelo Sesi e pelo Senai-DF podem ser obtidas por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente do Sistema Fibra: (61) 4042-6565.

    Os premiados

    Lanches e guloseimas

    Buffet de Festa: Renata La Porta Buffet

    Cafeteria: Ernesto Cafés Especiais

    Confeitaria e Salgados: Casa de Biscoitos Mineiros

    Padaria: Belini Pães e Gastronomia

    Hambúrguer: Madero

    Gelateria e Sorveteria: Bacio di Latte

    Novidade do ano: The Queen’s Place

    Diversão

    Bar/Botequim: Mercadito Bar e Restaurante

    Carta de Cervejas: Cervejaria Criolina

    Carta de Drinques: Dudu Bar

    Balada: Taj Bar

    Novidade do ano: Pink Elephant

    Restaurantes boa mesa

    Bufê Self-Service: Bierfass

    Churrascaria: Fogo de Chão

    Cozinha Light/Salada: Bhumi Cozinha Orgânica e Saudável

    Pizzaria: Baco

    Feijoada: Confraria Chico Mineiro

    Peixes e frutos do mar: Coco Bambu

    Sabores regionais

    Melhor Árabe: Marzuk

    Cozinha do Mundo: Tejo

    Japonês: Nikkei

    Cozinha Brasileira: Mangai

    Alta gastronomia

    Bistrô: Saveur Bistrot

    Carne Parrila: Chicago Prime

    Carta de Vinhos: Grand Cru

    Cozinha Contemporânea: Bloco C

    Cozinha Variada: Lake’s Restaurante

    Francês: Le Jardin Du Golf

    Italiano: Trattoria da Rosario

    Melhores profissionais

    Sommelier: Eugenio Cue (Tejo)

    Chef Revelação: Rodrigo Sato (Restaurante do B Hotel)

    Melhor Chef: Marcelo Petrarca (Bloco C e Lago Restaurante)

    Melhores restaurantes

    Restaurante Revelação: Lago Restaurante

    Melhor Restaurante de Brasília: Bloco C

    Veja a galeria de imagens.

    Texto: Aline Roriz
    Foto: Helio Montferre/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Competidores do DF entram no clima da temporada do torneio de robótica

    Competidores do DF entram no clima da temporada do torneio de robótica

    robotica fll  

    O Distrito Federal vai dar a largada, oficialmente, para o Torneio Sesi de Robótica First Lego League 2018/2019. O evento de lançamento da temporada na capital será neste sábado, 1º de setembro, às 9h, no Centro Cultural Sesi, em Taguatinga. O lançamento mundial foi em 1° de agosto, e as inscrições estão abertas. No Brasil, o Serviço Social da Indústria (Sesi) é o organizador do torneio.

    Cerca de 450 alunos de escolas públicas e particulares do DF que vão participar da etapa regional assistirão a uma palestra do astrônomo e doutor em Física Marcelo de Oliveira Souza. O tema da temporada é Em Órbita (Into Orbit), e vai desafiar estudantes do mundo todo a pesquisar sobre viagens e vida no espaço. As equipes vão utilizar conhecimentos principalmente das áreas de ciências exatas e biológicas. Explorarão temas como foguetes, satélites, comunicação, sobrevivência, aspectos psicológicos de uma viagem espacial e o quanto os astronautas são expostos a situações de estresse.

    O desafio é para estudantes de 9 a 16 anos. O exercício da robótica fortalece a capacidade de inovação, a criatividade e o raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreira nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática.

    Etapa regional

    As inscrições para os torneios regionais de todo o País estão abertas. Os times devem se cadastrar na página do Torneio Sesi de Robótica. As equipes devem ter de dois a dez estudantes, além de dois técnicos (um é suplente). No Distrito Federal, a fase regional será em 9 e 10 de novembro, no Sesi Taguatinga.

    O Sesi-DF terá quatro equipes nessa etapa – duas da escola do Gama, LegoField e Lego of Olympus; uma de Sobradinho, Bisc8; e uma de Taguatinga, Albatroid.

    O torneio

    O Torneio Sesi de Robótica First Lego League é a etapa brasileira de um programa internacional de exploração científica que promove o ensino de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática no ambiente escolar e contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais para a vida. A cada ano, estimula o trabalho colaborativo, a criatividade e traz desafios do mundo real para os alunos. Na última temporada, os desafios foram em torno do uso e do transporte da água.

    Criada em 1998 pela organização não governamental First, em parceria com o Grupo Lego, a competição propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e da programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia Lego Mindstorm. No Brasil, desde 2013, o Sesi é a instituição responsável pela organização do torneio (etapas regionais e nacional). Mais de 17 mil alunos brasileiros já participaram da disputa.

    Texto: Aline Roriz (com informações da Agência CNI)
    Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Record TV nas Cidades reúne mais de 10 mil pessoas em Samambaia

    Record TV nas Cidades reúne mais de 10 mil pessoas em Samambaia

    Record nas Cidades 4

    A quinta edição do projeto Record TV nas Cidades desembarcou na Quadra 302 de Samambaia Sul neste sábado, 25 de agosto. Foi uma manhã inteira de brincadeiras, ações sociais e sorteios de muitos prêmios. A iniciativa é da Record TV Brasília, com a parceria de diversas instituições, incluindo o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), que participou pela primeira vez.

    O evento é realizado mensalmente, desde abril, e já passou por Ceilândia, pelo Guará, por Taguatinga e pelo Recanto das Emas. Em Samambaia, reuniu mais de 10 mil pessoas. Em setembro, a festa será em Santa Maria, no dia 22.

    O Record TV nas Cidades une prestação de serviços, brincadeiras, shows musicais e prêmios. Foram sorteados dinheiro, material de construção, produtos de supermercado que encheram um carrinho e móveis e eletrodomésticos que lotaram um caminhão.

    “É gratificante, hoje, ter o Sesi com a gente, pela relevância da instituição e pela proposta que ela traz consigo. O objetivo do evento, desde o início, sempre foi trazer benefícios à população por meio de uma ação social”, afirma Alarico Naves, diretor comercial da Record Brasília.

    O Sesi-DF levou a Samambaia neste sábado atividades de lazer e de esporte e orientações sobre educação, além de informações do programa Vira Vida. “Escolhemos essas ações para agregar os valores de qualidade de vida e de educação do Sesi à comunidade. E ficamos muito felizes de ver como fomos bem recebidos”, disse o supervisor técnico do Sesi-DF William Vitorino.

    Crianças, jovens e adultos aproveitaram a manhã para jogar pingue-pongue, dominó e damas. No palco da festa, o professor Samuel Nascimento, da academia do Sesi Taguatinga, colocou o público para dançar com aulas de zumba. Em uma das mesas de dama, Laura Neres, de 9 anos, movimentava as peças do tabuleiro empolgada: “O que eu mais gostei no evento foi da tenda de jogos, porque, além de me divertir, ganhei livros”. Do outro lado da mesa, atento ao jogo de Laura, estava o auxiliar de serviços gerais José Luiz Vieira, de 52 anos. “Este tipo de atividade é importante para as crianças exercitarem a concentração.”

    No lounge da educação do Sesi-DF, foram distribuídos livros e dicionários de brinde e feitos cadastros de interesse para a turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) que terá início nos próximos meses. A auxiliar de encarregado Jaqueline Diniz, de 35 anos, aproveitou para cadastrar a

    esposa, que não concluiu os estudos da educação básica. “Achei muito bom ver o Sesi aqui divulgando o EJA gratuito, já que é uma oportunidade de crescimento para a população. Espero que a minha esposa consiga, porque concluir o Ensino Médio de graça e com o ensino que o Sesi tem vai ser bom demais”, afirmou Jaqueline.

    A EJA do Sesi-DF é para maiores de 15 anos interessados em concluir o Ensino Médio, por isso é preciso que tenha finalizado o Ensino Fundamental. A metodologia de ensino trabalha com reconhecimento de saberes de cada indivíduo. O curso será gratuito e quem quiser se cadastrar deve entrar em contato com o SAC/Ouvidoria do Sistema Fibra, pelo telefone (61) 4042-6565.

    Record nas Cidades 7A equipe pedagógica do Vira Vida – iniciativa do Conselho Nacional do Sesi que busca resgatar jovens em situação de extrema vulnerabilidade social – passeou pelo evento apresentando o programa e divulgando a 13ª turma no DF. “A turma 11 tinha um número expressivo de alunos de Samambaia, por isso achamos importante fazer esse trabalho de divulgação da próxima turma aqui na região para ajudar mais jovens”, explicou Cida Lima, coordenadora do Vira Vida no DF.

    O prazo para inscrição na próxima turma do Vira Vida vai até 5 de novembro. Para tirar dúvidas sobre o ingresso no programa, entre em contato pelo número (61) 3484-2310. 

    Veja mais imagens do Record TV nas cidades no link.

    Texto: Aline Roriz
    Foto: Helio Montferre/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Sesi-DF terá 5 equipes na regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

    [Errata – 20/8 – Diferente do que havíamos publicado inicialmente, a competição é promovida pela Universidade Federal de São Carlos, de São Paulo.]

    Alunos das escolas do Gama e de Taguatinga do Serviço Social da Indústria (Sesi) participarão da modalidade prática da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica. A disputa será no Instituto Federal de Brasília (IFB), no Campus de Ceilândia, em 18 de agosto, sábado, a partir das 9h. A competição nacional é promovida desde 2007 e a coordenação geral é da Universidade Federal de São Carlos, de São Paulo.

    Sessenta e nove equipes disputarão duas vagas para a etapa nacional, que será de 6 a 9 de novembro, em João Pessoa (PB). A fase local da olimpíada se dará dentro da programação da primeira edição do Festival de Robótica Educacional do Distrito Federal, que inclui a Mostra Nacional de Robótica, o Ciclo de Palestras de Robótica Educacional e oficinas práticas de programação e construção de robôs. Para participar das oficinas, é preciso se inscrever no site. O restante da programação é aberto ao público.

    A Olimpíada Brasileira de Robótica é dividida em três níveis. O Sesi-DF terá na competição alunos de Nível 1 (do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental) e de Nível 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio ou Técnico). As equipes do Sesi Taguatinga são a Albatroid N1, a Lions N1 e a Lions N2. As equipes do Gama são a CafuSSu (Nível 2) e a OBR i GADO (Nível 2). Cada time é formado por quatro alunos, acompanhados de um professor.

    A prova

    A modalidade prática simula um ambiente de desastre. Nesse ambiente hostil, perigoso para o ser humano, o robô completamente autônomo desenvolvido pela equipe de estudantes recebe uma tarefa: resgatar vítimas sem interferência humana. Caberá ao capitão da equipe apenas a missão de iniciar manualmente o robô.

    Haverá também um desafio-surpresa durante a modalidade prática. A participação é opcional e soma pontos, mas o mau desempenho não resulta em penalidade. É uma prova de programação e mudança no comportamento do robô que deverá ser demonstrada durante a rodada. As equipes só tomarão conhecimento do desafio 20 minutos antes de os robôs entrarem na arena.

    Robótica no Sesi-DF

    O Sesi-DF tem a robótica em seu portfólio de três maneiras distintas. Na parte educacional, a disciplina faz parte da grade curricular das três escolas (Gama, Sobradinho e Taguatinga). Dessa forma, a robótica faz parte das disciplinas obrigatórias a todos os alunos a partir do 1º ano do Ensino Fundamental. A disciplina estimula o interesse dos jovens por áreas como química, física, matemática, engenharias e novas tecnologias.

    Os estudantes que se interessarem ainda mais pelo mundo dos robôs e tiverem bom desempenho na disciplina também podem fazer parte das equipes que representam o Sesi-DF em competições regionais, nacionais e internacionais.

    Por fim, a unidade do Gama tem a Escola de Robótica do Sesi-DF. As atividades estão disponíveis para crianças e adolescentes da comunidade que cursam do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. São dois encontros semanais – segundas e quartas-feiras ou terças e quintas-feiras, das 13h30 às 15h10. As inscrições se abrem no início de cada ano letivo.

    Para outras informações, entre em contato com o SAC do Sistema Fibra pelo telefone: (61) 4042-6565.

    Texto: Guilherme Cunha
    Fotos: Cristiano Costa/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

  • Sesi, Senai e IEL-DF estão no ConectaIF

    Sesi, Senai e IEL-DF estão no ConectaIF

    conecta IF oculos

    Até sexta-feira, 10 de agosto, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães sedia a terceira edição do ConectaIF. O evento, com entrada gratuita, é realizado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) com apoio dos governos local e federal e patrocínio do Sistema Fibra. O público pode visitar o ConectaIF das 9h às 21h.

    O evento reúne oficinas, mostras, workshops, rodas de conversa, protótipos de produtos, arte, cultura, desafios, palestras, competições, feira, exposições e resultados de pesquisas, totalizando 22 eventos satélites. A ideia é fortalecer a relação entre o ambiente educacional e o mundo do trabalho.

    No espaço da feira, um dos estandes mostra o trabalho de instituições que compõem o Sistema Fibra. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) apresenta tecnologias educacionais. O livro de realidade aumentada faz parte da rotina de alunos de cursos técnicos das áreas de Automobilística, de Segurança do Trabalho, de Construção Civil, de Telecomunicações e de Tecnologia da Informação, tanto presenciais quanto a distância.

    Conecta If livroO livro de realidade aumentada interage com o tablet ou com o smartphone para facilitar o entendimento de alguns temas. O aluno só precisa instalar o aplicativo da área em que estuda, disponível na Apple Store e no Google Play. Por exemplo, no caso de Mecânica, mostra uma engrenagem ou parte móvel funcionando. Em Segurança do Trabalho, são apresentadas, de forma tridimensional, práticas de risco do trabalhador e equipamentos de proteção coletiva e individual.

    Já os óculos de realidade mista apresentados pelo Senai são o Hololens, da Microsoft. Por enquanto, só há uma unidade desse equipamento no Brasil, mas a ideia é que, futuramente, ele também seja usado em sala de aula. O Senai adaptou os óculos para os cursos de Automotiva. “A ideia é criar aulas usando a realidade mista, de forma que você possa interagir com o holograma projetado pelos óculos. Você pode mexer no motor ou até mesmo ligar para um professor pelo Skype”, explica Felipe Carvalho, professor de TI do Senai Taguatinga.

    Alunos e professores das três escolas do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) – Gama, Sobradinho e Taguatinga – se revezam no estande para demonstrar robôs criados em sala de aula. A robótica faz parte da grade curricular dos centros de ensino e fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreira nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. “Essas exposições ajudam ainda mais os alunos no desenvolvimento da oratória e na independência, o que é útil na robótica competitiva, em que eles têm de defender seus projetos”, diz Atos Reis, coordenador de Robótica do Sesi-DF.

    A jovem Ana Carolina Baia, aluna da 2ª série do Ensino Médio do Sesi Taguatinga, acrescenta: além de esses eventos servirem como treino para as apresentações oficiais dos torneios de robótica, ajudam no networking. “Depois de seis anos na robótica, tenho mais propriedade do que falo e começo a ter mais contato com empresários. Isso pode me ajudar no mercado de trabalho e em oportunidades de bolsas de estudo, sem falar na oportunidade de contato com novas tecnologias”, conta a estudante.

    Um dos visitantes do ConectaIF foi o jovem Eduardo Pavan, de 22 anos, egresso do IFB que trabalha na área de programação. Ele ficou surpreso com o que é apresentado no estande do Sistema Fibra. “Achei muito legal porque percebo que o aluno que já teve contato com a robótica está em um nível muito alto de conhecimento. Acredito que a experiência da programação de robôs pode ajudar muito, uma vez que essa é uma tendência para o futuro das profissões”, afirmou Pavan.

    conecta IF stand

    O Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF), por sua vez, cadastra interessados em estágio de níveis médio, superior e técnico. No estande, é possível também atualizar os dados de cadastro e conhecer todas as áreas de atuação do instituto para beneficiar os estudantes. Apenas nos três primeiros dias, cerca de 400 cadastros foram feitos ou atualizados.

    Para outras informações e a programação completa, acesse o site: http://conectaif.ifb.edu.br

    Texto: Aline Roriz
    Foto: Helio Montferre/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra