Autor: Edilei Freitas

  • União Química B é campeã no Futsal masculino

    O Futsal masculino do Jopese foi marcado por muita movimentação nas partidas finais, realizadas no ginásio do Cruzeiro, nesta quarta-feira (26). Na disputa pelo primeiro lugar, União Química B conquistou o troféu em uma partida digna de final de campeonato, contra a equipe do Metrô.

    O jogo começou movimentado desde o início com os goleiros das duas equipes fechando o gol. O placar seguiu sem movimento até o último minuto da partida, quando Diego Souza da União Química b conseguiu furar o bloqueio da equipe do Metrô, marcando o único gol da partida. Depois da abertura do placar, a equipe do Metrô ainda tentou mais uma vez, mas não conseguiu o empate. “Estou muito feliz por ter marcado. Mas a vitória se deve a toda a galera que lutou durante o tempo todo”, afirmou Souza.

    Na disputa pelo terceiro lugar, as equipes A e B dos Correios também proporcionaram um belo duelo. Ao final, a ECT A venceu pelo placar de 4 x 3, com quatro gols de Leonardo de Souza. Rogério de Couto, Anderson Lopes e José do Espírito Santo marcaram para a ECT B.

    A  premiação das equipes será no próximo sábado (29) na festa de encerramento da competição, que será no SESI do Gama, a partir das 19h.

  • Chuva de medalhas no atletismo

    O clima frio e chuvoso, não desanimou os atletas da modalidade do atletismo na tarde de sábado (22\11), no CIEFF da 908 sul.

    Com a marca de 1,10m, o atleta de salto em altura, Fagundes Vinícius dos Correios foi o único a competir no atletismo na categoria 16+.

    Nos 100m rasos, da categoria 16+ masculino, o atleta Carlos Soares (foto) da Ciplan correu no tempo de 12 segundos e levou o outro. Leandro Alvarez do Metrô, com 12,6segundos, conquistou o primeiro lugar na mesma modalidade, na prova. Já nos 800m das mesmas categorias, respectivamente, Daniel Alves do Metrô alcançou o tempo de 2m46s4 e Leônidas Carvalho dos Correios, com o tempo de 2m07s2.

    A equipe dos Correios estava com tudo na competição. Duas atletas disputaram os 400m rasos da categoria 30+. Leila Barbosa tranquila e chegou com sobra ao fazer o tempo de 1m23s4.  Vera Lúcia  ficou em segundo com o tempo de o tempo de 1m36s.

    Confira aqui todos os resultados do atletismo

    200 metros rasos – Feminino – Final – 30+

    Col.

    Atleta

    Empresa

    Tempo

    1

    207

    Eurides Brito Barbosa

    Correios

    42’8

    Salto em distância – Masculino – Final – 16+

    Col.

    Atleta

    Empresa

    Marca

    1

    182

    Carlos Soares dos Santos

    Ciplan

    5,40

    2

    185

    Fagundes Vinícius L. S. Marra

    Correios

    4,15

    Salto em distância – Masculino – Final – 30+

    Col.

    Atleta

    Empresa

    Marca

    1

    199

    Silomar Rodrigues de Matos

    Novacap

    5,48

    Arremesso de Peso – Masculino – Final – 16+

    Col.

    Atleta

    Empresa

    Marca

    1

    201

    Guilherme da Silva Barbosa

    União Química

    8,20

    Arremesso de Peso – Masculino – Final – 30+

    Col.

    Atleta

    Empresa

    Marca

    1

    206

    Alexandre dos Santo Almeida

    Vivo

    10,41

    2

    205

    Emerson Bispo de Souza

    Novacap

    9,59

    3

    202

    Paulo Roberto Vieira Caldeira

    Correios

    8,09

    200 metros rasos – Masculino – Final – 16+

    Col.

    Atleta

    Empresa

    Tempo

    1

    208

    Rafael Lopes de Souza

    Ciplan

    25,2

    2

    209

    Stharlen de Souza Cardoso

    Ciplan

    26,3

    200 metros rasos – Masculino – Final – 30+

    Col.

    Atleta

    Empresa

    Tempo

    1

    192

    Leandro Mendes Alvarez

    Metrô

    26,8

    2

    187

    Paulo Roberto dos S. Nascimento

    Correios

    30’3

    3

    190

    Erismar Antônio dos Santos

    Metrô

    31’2

    1.500 metros rasos – Feminino – Final – 16+

    Col.

    Atleta

    Empresa

    Tempo

    1

    210

    Lígia Marília Pereira Itacarambi

    Metrô

    9’18’2

    1.500 metros rasos – Feminino – Final – 30+

    Col.

    Atleta

    Empresa

    Tempo

    1

    207

    Eurides Brito Barbosa

    Correios

    7’21’2

    Salto em distância – Feminino – Final – 30+

    Col.

    Atleta

    Empresa

    Marca

    1

    204

    Zélia Aparecida de Souza

    Caesb

    2,97

    2

    198

    Laura Regina Azevedo Matos

    Ciplan

    2,50

    Arremesso de Peso – Feminino – Final – 30+

    Col.

    Atleta

    Empresa

    Marca

    1

    204

    Zélia Aparecida de Souza

    Caesb

    8,52

    2

    203

    Sandra Lúcia de Souza Lacerda

    Correios

    7,06

    3.000 metros rasos – Masculino – Final – 16+

    Col.

    Atleta

    Empresa

    Tempo

    1

    197

    Daniel Alves dos Santos

    Metrô

    12’04’9

    2

    181

    Felipe de Lima Santos

    Ciplan

    13’07’4

    3

    211

    Luiz Batista Soares

    Caesb

    14’20’6

    4

    200

    Dener Teles da Silva

    Ciplan

    16’14’9

    3.000 metros rasos – Masculino – Final – 30+

    Col.

    Atleta

    Empresa

    Tempo

    1

    186

    Leônidas Carvalho da C. Filho

    Correios

    9’34’4

    2

    188

    Gilson Damião Batista da Silva

    Correios

    11’52’6

    3

    212

    Rafael Nascimento de Andrade

    Rexam

    12’38’9

    4

    183

    Élio Lúcio Martins

    Ciplan

    12’41’6

    5

    194

    Maxwell Ferreira de Souza

    Caesb

    12’46’3

    6

    191

    Hamilton Rodrigues Ramos

    Metrô

    12’56’6

    7

    196

    João Batista da Silva Ramos

    Ciplan

    13’00’8

    8

    213

    Dione Gomes Aguiar

    Metrô

    13’45’8

    9

    214

    Paulo César dos Santos Dias

    Ciplan

    17’27’3

    Revezamento 4 x 100 metros rasos – Feminino – Absoluto – Final

    Col.

    Atleta

    Empresa

    Tempo

    1

    184

    Leila Barbosa

    Correios

    1’25’8

    1

    203

    Sandra Lúcia de Sousa Lacerda

    Correios

     

    1

    207

    Eurides Brito Barbosa

    Correios

     

    1

    189

    Vera Lúcia de Lima

    Correios

     

    Revezamento 4 x 100 metros rasos – Masculino – Absoluto – Final

    Col.

    Atleta

    Empresa

    Tempo

    1

    209

    Stharlen de Souza Cardoso

    Metrô

    50’3

    1

    183

    Élio Lúcio Martins

    Metrô

     

    1

    181

    Filipe de Lima Santos

     Metrô

     

    1

    208

    Rafael Lopes de Souza

     Metrô

     

    2

    190

    Erismar Antônio dos Santos

    Ciplan

    54’9

    2

    191

    Hamilton Rodrigues Ramos

    Ciplan

     

    2

    197

    Daniel Alves dos Santos

     Ciplan

     

    2

    192

    Leandro Mendes Alvarez

    Ciplan

     
  • Muitas disputas na final do atletismo

    O tempo estava agradável na manhã de domingo (23\11), no último dia de competição do atletismo no CIEFF da 908 sul.

    A atleta dos Correios, Eurides Brito disputou sozinha os 200m rasos da categoria 30+, e bateu o seu próprio recorde com o tempo de 42s8. Os homens não ficaram por menos nos 200m. Na disputa da melhor colocação nos 16+, Rafael Lopes da Ciplan correu no tempo 25s2, e Stharlen de Souza da mesma equipe, com o tempo de 26s3. Na categoria 30+, Leandro Alvarez  (foto) conquistou o ouro mais uma vez na competição para a equipe do Metrô, alcançando o tempo de 26s8.

     Nos 1.500m Eurides Brito brilhou novamente na pista, conquistando o tempo de 7m21s2 na categoria 30+. Lígia Marília da equipe do Metrô, na categoria 16+ fez o tempo de 9m18s2 e levou a medalha de ouro.

                Nos 3000m , Daniel Alves do Metrô ficou em primeiro lugar, com o tempo de 12m04s no 16+. Leônidas Carvalho dos Correios conseguiu o tempo de 9m34s4 na categoria 30+ e também levou a medalha de ouro.

    Na disputa do revezamento 4×100,a equipe do Metrô ficou com a  primeira colocação. Ciplan ficou com o segundo lugar.  No feminino, na mesma prova, a equipe dos Correios ficou com a medalha de ouro.

    No salto em distância, Carlos Soares da Ciplan conquistou a marca de 5,40m na categoria 16+, e Silomar Rodrigues da Novacap, o único competidor da categoria 30+, com a marca de 5,48m. No feminino, categoria 30+, Zélia Souza, da Caesb, ficou em primeiro lugar ao fazer a marca de 2,97m.

    Na modalidade do arremesso de peso masculino 16+, na disputa da medalha de ouro, Guilherme Barbosa da União Química, levou a medalha de outro com a marca de 8,20m.Na categoria 30+, Alexandre Almeida, da Vivo, conquistou a marca 10,41m. Já no feminino, Zélia Souza da Caesb, competiu novamente, e conquistou a marca de 8,52m, ficando na primeira colocação.

  • Correios é destaque na Natação

    A segunda e última etapa de natação do JOPESE ocorreu na tarde do último sábado (22/11), no SESI Gama. O tempo frio e nublado não conseguiu ofuscar o brilho e entusiasmo dos competidores. Atletas das empresas Correios, Metrô e CAESB disputaram provas individuais e de revezamento. Destas empresas, apenas os Correios participaram das modalidades femininas. As demais competidoras inscritas não compareceram ao local das provas.

    O agente administrativo dos Correios, Francisco Bernardo de Miranda, de 61 anos, compete no JOPESE desde 1995. Segundo ele o SESI valoriza a participação de atletas com mais de quarenta anos, estimulando a constante prática do esporte. “A competição integra as pessoas. É um momento muito importante para todos nós, funcionários da indústria.

    Eu treino três vezes por semana e graças a Deus sempre subo ao pódio.”, afirmou. Ao final das duas etapas realizadas ao longo do dia, os Correios ficaram em primeiro lugar na classificação geral, com 414 pontos, seguido pelo Metrô com 232 pontos e CAESB com 66 pontos. A cerimônia de premiação foi realizada no mesmo dia da realização das provas, quando os atletas puderam subir ao pódio e receber suas tão merecidas medalhas.

    Confira os vencedores de cada estilo na segunda etapa da competição:

    50m Borboleta Feminino – 30+: Flávia Roberta Passos Dias (Correios) – 39s76

    50m Borboleta Masculino – 30+: Hebert Gonçalves Leão Jr. (Metrô) – 30s94

    50m Borboleta Masculino – 40+: Marcos Vinícius Bertoni (Correios) – 38s52

    200m Livre Masculino – 16+: André Santana Costa (Correios) – 02m29s83

    200m Livre Feminino – 30+: Márcia Saul Pitacci (Correios) – 04m10s26

    200m Livre Masculino – 30+: Pedro Gomes Nascimento Jr. (CAESB) – 02m50s10

    200m Livre Masculino – 40+: Paulo Roberto Meireles (Correios) – 02m19s22

    Rev. 4x50m Livre Masculino – 16+: Metrô “A” – 02m04s89

    Rev. 4x50m Livre Feminino – 30+: Correios “A” – 02m42s43

    Rev. 4x50m Livre Masculino – 30+: Metrô “A” – 02m00s88

    Rev. 4x50m Livre Feminino – 40+: Correios “A” – 03m06s83

    Rev. 4x50m Livre Masculino – 40+: Correios “A” – 02m21s13 

  • Organizadores satisfeitos com os resultados na Natação

    O Coordenador de Natação do SESI, Christiano Fernandes organiza, pela 2ª veza, a modalidade de natação do JOPESE. Ele e destacou a importância dos jogos para os trabalhadores. ” Acho interessante esse tipo de competição porque incentiva a interação dos trabalhadores e das equipes do DF”.  

    O Arbitro Geral da Federação de Desportos Aquáticos do Distrito Federal – FDA-DF, Humbertanio Hilário ficou satisfeito e fez um balanço da competição. ” Hoje nós tivemos o prazer de realizar um dos maiores eventos dos últimos anos, o JOPESE. Com certeza, com  o dobro de qualidade no nível dos atletas e tivemos um aumento de mais de 70%  no número de  inscritos em relação ao ano passado. Dentre esses atletas, há vários campões brasileiros que participam do Circuito Master de Brasília realizado em doze etapas no Circuito Regional e participam do Circuito Nacional com mais quatro etapas todos os anos”.

    Salientou ainda que os atletas não são tão amadores quanto parecem. ” Os jogos entre os trabalhadores é disputado em alto nível. Eles tem  uma excelente performance. O objetivo principal do SESI é trazer qualidade de saúde, uma expectativa de vidar maior através do esporte e da convivência saudável”, completou.

  • Nado Costas encerrou a manhã de competições no Sábado

    A Natação, que encerrou a manhã de sábado (22/11) foi a 50m costa,s com sete nadadores competindo. Na categoria 16+ masculino, quem levou a medalha de ouro foi André Santana Costa , dos Correios, com o tempo de 35’58. André Luis Gonçalves da Costa, do Metrô, ficou com prata com o tempo de 49’19. 


    Na categoria 30+ masculino, a disputa ficou entre Paulo Filipe Bragheto Atana, do Metrô/DF e Pedro Gomes Nascimento Júnior, da Caesb/DF. Paulo ganhou por dois segundos de diferença com o tempo de 42”34. ” Estou muito feliz. Foi um tempo razoável de treino no Metrô acompanhado da equipe. Foi muito bom, gratificante”, destacou. 


    A última prova da manhã foi na categoria 40+ com dois nadadores brigando pelo ouro. Luciano Bessa Scartezini, do Metrô, venceu a prova com 5 segundos de diferença do outro competidor. Ele fez o tempo de 37”63. Marcos Vinicius Bertoni ficou em segundo lugar. Luciano comemorou bastante a conquista. ”Estou muito feliz com o resultado. Ganhei uma medalha de ouro e uma de prata nos 50 metros livre. Fico muito feliz de poder contar com a estrutura do SESI, com o apoio do Willian Vitorino, Cláudia, Diego e toda equipe do SESI que nos dá apoio total para gente treinar e poder participar das competições. Então, antes de tudo, nós agradecemos as duas empresas o Metrô e SESI por deixar a gente participar dos jogos”, frisou. 

    No feminino,  categoria 30+ ,a campeã foi a atleta Sandra Carolina Peters, dos Correios, com tempo de 49”19. 

  • Muita força e disposição no nado Peito

    No naipe masculino da Natação, as provas de 50 metros peito foram bastantes disputadas. Sete nadadores participaram da competição. Na categoria 16+ masculino, Luis Henrique Jesus Cirilo levou a melhor em cima de Anderson Ataíde das Neves. Os dois defenderam as cores do Metrô. 


    Já na categoria 30+, Leandro Silva, dos Correios, venceu com o tempo de 00’45”26.” Estou feliz com a superação do meu tempo. Tem três meses que estou treinando para essa competição”, disse. Leandro também elogiou os Jogos. ” É uma fonte de incentivo para o trabalhador porque saímos da rotina e nós nos superamos a cada competição”. completou.

    Na 40+ masculino, dois nadadores participaram da disputa..Com uma diferença de um segundo, Mário Márcio de Medeiros foi campeão pelo Metrô/DF. O segundo lugar ficou com Francisco Bernardo de Miranda, dos Correios. ” Estou muito feliz. É a primeira prova que participo, eu nunca tinha vindo, nem como expectador. Achei o clima muito legal, o ambiente muito agradável, valeu muito a pena”, comentou o campeão.

    Francisco Bernardo de Miranda participa de competições desde 95. ” Já participei de dois regionais, um Centro Oeste e dois Campeonatos Nacionais. Nessas cinco competições, conquistei 4 pódios e hoje mais um né! O objetivo é envelhecer com saúde”, disse.

    Classificação FINAL – 50 METROS PEITO

    16+ MASCULINO

    1º – Luis Henrique de Jesus Cirilo – Metrô/DF – Tempo:00’37”69

    2º – Anderson Ataide das Naves – Metrô/DF – Tempo: 00’38”84

    30+ MASCULINO

    1º – Leandro da Silva Nunes – Correios/DF – Tempo: 00’43”87

    40+ MASCULINO

    1º – Mário Márcio de Medeiros – Metrô/DF – Tempo: 00’43”80

    2º – Francisco Bernardo de Mira –  Correios/DF – Tempo: 00’44”73

  • Colecionando medalhas

    A segunda etapa de provas da Natação do Jopese no sábado (22/11) foi no 50 metros peito. Na categoria 40+ feminino, a campeã foi Ane Márcia de Oliveira dos Correios/DF com o tempo de 00’51”65, que já havia conquistado o ouro nos 50m livre. Ela está cada vez mais empolgada porque também participa de competições fora do país.” Ano passado, eu competi em Miami. Lá, fizemos uma prova em uma praia. Essas disputam servem como um incentivo para continuar nadando”, comentou. 

    Na categoria 30+, Flávia Roberta Passos dos Correios foi a campeã, com o tempo de 00’46”26. 

    Resultado final 

    30+ FEMININO 
    1º – Flávia Roberta Passos Dias – Correios/DF – Tempo: 00’45’26

    40+ FEMININO
    1º – Ane Márcia de Oliveira – Correios/DF – Tempo: 00’51”65 

  • Meninas também caíram na água

    A primeira disputa da Natação feminina foi na categoria 30 + . Ao final da prova,  a vencedora foi Sandra Carolina, dos Correios, com o tempo de 00’33”93. ” Fiquei muito feliz com o resultado. Estou treinando já há um bom tempo e participando de várias provas. Esse campeonato incentiva muito nós servidores”, comentou. “O SESI, como sempre, está de parabéns! Excelente organização, infraestrutura, sempre de parabéns”, completou. A segunda colocada foi Márcia Saul Pitacci – Correios/DF – Tempo: 00’40”85.

    A prova da categoria 40+ feminino teve a participação de três atletas, todas dos Correios/DF. A disputa foi cheia de entusiasmo e companheirismo. O primeiro lugar ficou com Ane Márcia de Oliveira. Em segundo lugar chegou Adelaide Santa Fé e o terceiro com Maria Lira Dias. A campeã que ficou muito feliz com resultado final disse que pretende continuar participando de competições. ” Fiquei muito feliz com o resultado, vou continuar participando”, destacou. 

    A atleta Adelaide Santa Fé, que conquistou o segundo, pratica natação há 3 anos por incetivo da colega Ane. ” Eu não sabia nem nadar. Via a Ane participando das competições e me animei. Na minha primeira aula achei que fosse morrer, mas logo me acostumei. Em setembro, participamos dos Jogos Nacionais do SESI em Belém do Pará. Fomos campeãs no revezamento 4 x 50 livre feminino 40+. Foi muito gratificante”, destaca Adelaide. 

    A terceira colocada também comemorou.” Fiquei feliz com o resultado, eu participo mais pra me exercitar, para melhorar a minha saúde e conseguir terminar a prova já é muito bom. Nado desde 1995 e já participei de campeonatos em Belo Horizonte, Belém, Campinas, Goiânia”, disse Maria Lira.

    A competição não teve a disputa na categoria 16+, porque não houve o comparecimento mínimo exigido de atletas. Em função disso,  a organização cancelou a prova.

    Classificação FINAL – 50 METROS LIVRE

    30+ FEMININO 

    1º – Sandra Carolina Peters – Correios/DF – Tempo: 00’33”93 

    2º – Márcia Saul Pitacci – Correios/DF – Tempo: 00’40”85

    40+ FEMININO

    1º – Ane Márcia de Oliveira – Correios/DF – Tempo: 00’39”26 

    2º – Adelaide Santa Fé Santos- Correios/DF – Tempo: 00’48”40

    3º – Maria Lira Dias – Correios/DF – Tempo: 01”10”00

  • Definida a final do Futebol de Campo no Jopese

    Foi no sufoco, mas o time da União Química conquistou a vaga para disputar a final do futebol de campo do 30º JOPESE, na manhã do domingo (16\11) no clube da Caeso. Após o 0 a 0 no tempo normal, a equipe bateu o Ciplan por 4 x 0 nas penalidades.

    Disputa acirrada no primeiro tempo, partida equilibrada até os 11 minutos, quando o meia Anderson Brito abriu o placar para a equipe da Ciplan, que comemora a vitória antes do tempo: 1 x 0.

    O céu estava nublado, mas o clima ficou quente no gramado da Caeso. A União Química mostrou superioridade dentro de campo, e empatou a partida no final do segundo tempo, com o gol de Douglas Ribeiro, já nos descontos: 1 x 1.

    O segundo jogo da semifinal não poderia ser diferente, pois o Metrô venceu o time da ‘casa’ – Caesb, por 3 a 2 nos pênaltis.

    Com os ânimos elevados entre as ambas as equipes durante quase toda a partida, aos 38’ do primeiro tempo, Daniel Rodrigues abriu o placar para a Caesb, 1 x 0. Mas, a equipe do Metrô não desanimou em campo. Poucos minutos depois empatou o jogo aos 38’ com um golaço de Anderson Tele, levando a partida para os pênaltys.

    No próximo sábado (22\11) ás 14h no clube da Caeso, ocorrerá a disputa do 3º lugar entre a Ciplan x Caesb, e logo em seguida, ás 16h, a União Química enfrentará o Metrô para a disputa do título de campeão de futebol de campo do 30º JOPESE.