Autor: Guilherme Cunha Barros

  • Atletas de judô do Sesi-DF vão para a maior competição estudantil do País

    Atletas de judô do Sesi-DF vão para a maior competição estudantil do País

    Quatro judocas do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) disputarão os Jogos Escolares da Juventude 2018. Neste ano, a maior competição estudantil do Brasil reunirá mais de 6 mil atletas de escolas públicas e privadas. A disputa de 14 modalidades esportivas será dividida em duas faixas etárias: de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. Os jogos serão em Natal (RN), de 12 a 25 de novembro.

    Os representantes do Sesi-DF se classificaram para o torneio nacional com o resultado da 58ª edição dos Jogos Escolares do Distrito Federal. Sob o comando do técnico Carlos Roberto Teixeira de Oliveira, competiram oito judocas do Sesi-DF, dos quais quatro subiram no lugar mais alto do pódio e garantiram a vaga nos Jogos Escolares da Juventude 2018. Saiba mais sobre cada um:

    Fabiane Pires, de 13 anos, pratica judô há dois anos e é faixa laranja. Ela compete na categoria meio-leve. Em seu primeiro ano de judô, 2016, a atleta liderou o ranking da Federação Metropolitana de Judô do DF. Em 2016 e em 2017, ficou em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro, em Lauro de Feitas (BA).

    Gabriel Siqueira tem 14 anos e treina há seis. É faixa roxa e compete na categoria leve. É o atual campeão do ranking Federação Metropolitana de Judô do DF.

    Joelma Evangelista, de 14 anos, compete na categoria meio-pesado. Praticante de judô há seis anos, é faixa verde. Joelma é tetracampeã do ranking da Federação Metropolitana de Judô do DF.

    Pedro Pinheiro tem 15 anos e treina há seis. É faixa roxa e compete na categoria superligeiro. Em 2015, foi vice-campeão sul-americano Sub-13 em Córdoba, na Argentina.

    judo jej 2018 corpo

    Campeonato Brasileiro Sub-15 de Judô

    Fabiane Pires e Gabriel Siqueira participaram também do Campeonato Brasileiro Sub-15 de Judô, em Blumenau (SC), em 1° e 2 de setembro. O evento reuniu 371 atletas de 21 unidades da Federação. Fabiane conquistou a medalha de bronze na categoria meio-leve. Gabriel Siqueira, na categoria leve, chegou às quartas de final.

    Treine judô no Sesi-DF

    As escolinhas são nas unidades do Gama e de Taguatinga e atendem alunos a partir dos 6 anos. Os interessados podem fazer aulas duas (R$ 87) ou três (R$ 110) vezes por semana. Trabalhadores da indústria e seus dependentes, assim como empregados do Sistema Fibra, têm desconto. Para mais informações, entre em contato com o nosso SAC: (61) 4042-6565.

    Texto: Guilherme Cunha
    Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

  • Sesi Gama recebe mostra do concurso de cidadania da CGU

    Sesi Gama recebe mostra do concurso de cidadania da CGU

    Concurso CGU 2

    Vinte e cinco trabalhos premiados nas nove edições do Concurso de Desenho e Redação do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) estão expostos, até 24 de agosto, na escola do Gama do Serviço Social da Indústria (Sesi). Em 2017, a instituição de ensino foi premiada na categoria Escola Cidadã, por isso recebe a mostra com os trabalhos vencedores.

    Neste ano, o tema do concurso é Ser Honesto é Legal. As três escolas do Sesi-DF – Gama, Sobradinho e Taguatinga – concorrerão. O limite para a entrega dos trabalhos é 31 de agosto.

    O concurso, do qual participam escolas públicas e privadas de todo o País, tem o objetivo de despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate nos ambientes educacionais. Na categoria do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, os alunos concorrem com desenhos. Nas categorias do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª série do Ensino Médio, a disputa é de redações. Há também a categoria Escola Cidadã, na qual os estabelecimentos de ensino podem inscrever trabalhos de mobilização relacionados ao tema.

    O Sesi Sobradinho vai disputar com uma redação de um aluno do Ensino Médio, a escola de Taguatinga vai enviar trabalhos de desenho e de redação e o Gama vai concorrer nas três categorias. Em busca de manter o título de Escola Cidadã, a unidade está desenvolvendo alguns projetos e outros serão apresentados até o fim do prazo de inscrição.

    Nas três escolas do Sesi-DF, a primeira seleção de trabalhos é feita em sala de aula. A partir daí se definem aqueles que serão inscritos no concurso. No Gama, em 21 de agosto, professores e alunos farão uma simulação de um programa de auditório sobre honestidade. No mesmo dia, haverá uma exposição das melhores redações que não serão inscritas no concurso da CGU, para prestar reconhecimento ao bom trabalho dos estudantes.

    A seleção das duas redações a ser inscritas pelo Sesi Gama é feita por quatro professores de Língua Portuguesa. Edna Mendes, que ensina Gramática, conta que a triagem não está fácil, em razão do alto nível dos alunos. Ela ressalta que esse trabalho em torno de temas ligados à cidadania já traz resultados. “Eles observam, por exemplo, se um aluno voltou do intervalo comendo uma maçã. Ele não pode jogar o resto na lixeira da sala de aula, porque no Sesi fazemos separação de lixos recicláveis. Então cobram um do outro”, exemplifica.

    As mudanças não ficam na reciclagem. A aluna do 7° ano Giovana Cecília (foto), de 12 anos, conta que toda a reflexão sobre ética na escola está transformando a maneira como os alunos se portam. “Tem um menino na minha sala bem bagunceiro, ele mudou bastante. Todos os professores falam que ele está melhorando a postura, se comportando”, diz.

    Concurso CGU 6

    O concurso

    A inscrição do Concurso de Desenho e Redação do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União é realizada pela instituição de ensino, no sistema disponível no Portalzinho da Criança Cidadã. A ferramenta gera um código de inscrição, que deve ser salvo pela escola, para retomar e editar informações a qualquer momento. Dessa forma, o envio dos trabalhos pode ser feito gradualmente, conforme produção pelos estudantes, até o dia 31.

    Os colégios podem mobilizar todos os alunos para discutir o tema e produzir trabalhos, contudo devem selecionar apenas um de cada categoria entre aqueles produzidos para concorrer.

    O concurso vai premiar os alunos autores dos três melhores trabalhos em cada categoria e os respectivos professores orientadores com tablets e certificados de reconhecimento da CGU. As três instituições com a melhor estratégia para debater o tema também serão premiadas na categoria Escola Cidadã. O resultado será divulgado até 30 de novembro.

    Veja mais imagens da mostra no link.

    Texto: Guilherme Cunha
    Foto: Helio Montferre/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

  • Time do Sesi-DF é prata na Taça Brasília de Futsal Sub 13

    Time do Sesi-DF é prata na Taça Brasília de Futsal Sub 13

    O time de futsal Sub 13 do Serviço Social da Indústria (Sesi) do Distrito Federal conquistou em 28 de julho a medalha de prata na Taça Brasília de Futsal 2018. A premiação foi no começo da tarde de sábado, 4 de agosto, na Associação Portuguesa, em Taguatinga Sul. Em 2017, o Sesi-DF foi o campeão da competição com a equipe Sub 15.

    A final foi no ginásio da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) contra o time da Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc), que venceu por 3 x 0. O Sesi-DF se classificou para as semifinais depois de cinco jogos. Perdeu três e ganhou dois. Na fase eliminatória, venceu por 5 a 3 o Art Líder.

    Corpo Sesi Futsal Prata

    A equipe do Sesi-DF é liderada pelos técnicos Denisia Cristina e Eugênio Lira. A dedicação dos alunos foi determinante para a boa colocação, acredita Denisia. “O nosso objetivo era passar da primeira fase, pois é uma competição muito difícil, bem disputada e com equipes fortes”, diz. Participaram da Taça Brasília na categoria Sub 13 seis equipes.

    Diante do bom desempenho, a base do time Sub 13 do Sesi-DF se manterá nas próximas competições. “Hoje a gente está com dez jogadores e quer mais dois para poder somar com a equipe”, conta Denise sobre o futuro do time.

    Um dos destaques é o artilheiro Lucas Lino, de 12 anos. O camisa 10 da equipe marcou 5 gols na Taça Brasília, que começou no início de junho. O mérito, segundo Lucas, foi da estratégia dos técnicos: “Os professores veem os jogos das outras equipes, a gente estuda as táticas e foca o ponto fraco deles”. Ao lado de Cauã, o desarmador da equipe, ele compõe a dupla de ataque.

    Conheça nossas escolinhas de futebol
    Há turmas nas três unidades do Sesi-D F – Gama, Sobradinho e Taguatinga. Os melhores alunos têm a oportunidade de compor as equipes de rendimento, que representam o Sesi-DF em competições. Os valores das mensalidades estão abaixo (há desconto para alunos do Sesi-DF e para dependentes de trabalhadores da indústria e do Sistema Fibra):

    2x por semana – R$ 87,00
    3x por semana – R$ 110,00

    Para mais informações, entre em contato com o SAC/Ouvidoria pelo telefone (61) 4042-6565.

    Veja aqui mais fotos da conquista.

    Texto: Guilherme Cunha
    Fotos: Hélio Montferre/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra