Autor: Suzana Leite

  • Sesi Taguatinga realiza 1ª Feira Literária

    Sesi Taguatinga realiza 1ª Feira Literária

    feira do livro sesi tagua

    A unidade de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) foi invadida por uma onda de arte e cultura, nessa quarta-feira, 20 de junho, com a 1ª Feira Literária da escola. Os estudantes do Ensino Médio foram divididos em grupos e organizaram apresentações de música, teatro, pintura e contaram histórias de clássicos da literatura para professores e alunos de outras turmas. Durante a feira houve, ainda, troca de livros.  

    A preparação para a 1ª Feira Literária teve início em março, momento em que os alunos começaram a arrecadar livros e a preparar as apresentações. O projeto é interdisciplinar e envolveu professores de outras disciplinas, como Artes e História. A Feira Literária do Sesi Taguatinga foi montada na praça central da escola e as apresentações culturais ocorreram na Sala Yara Amaral, do Centro Cultural Sesi, também nas dependências da unidade.

    A necessidade de incentivar o hábito da leitura para auxiliar os alunos na escrita foi o motivo que levou a professora de Gramática e Literatura Denise Ximenes a tirar a Feira do papel. “Os professores e alunos abraçaram o projeto e ficaram empolgados. O resultado pôde ser visto na qualidade dos trabalhos e na quantidade de obras arrecadadas”, diz.

    Cada uma das nove turmas do Ensino Médio ganhou um clássico da literatura para que os alunos lessem e fizessem a contextualização histórica e social da obra. A Ilíada, de Homero; O Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato; e Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa foram alguns dos livros escolhidos pelos professores para ser apresentados pelos estudantes. “Gosto muito de livros de aventura, mas foi graças ao trabalho da professora Denise que passei a admirar os clássicos”, conta a estudante do Maria Rosália, 17 anos. 

    Mais de 1,8 mil títulos, entre clássicos da literatura e quadrinhos, foram doados à 1ª Feira Literária. Não houve limite de livros a serem trocados. “A única regra é deixar um livro para levar outro. O evento é uma maneira de nos fazer ler mais. Gostei muito do trabalhar no projeto”, diz a estudante Lorranny Carvalho, 16 anos, que fez durante o evento rodas de leitura com alunos do Ensino Fundamental I.

    Os livros arrecadados pela Feira serão doados a instituições de caridade.

    Veja aqui mais imagens da Feira Literária.

    Texto: Marcus Fogaça

    Fotos: Hélio Montferre

    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

  • Intérprete Glaucia Nasser canta Brasília para alunos do Sesi Gama

    Intérprete Glaucia Nasser canta Brasília para alunos do Sesi Gama

    HMF 2119 1Entre palavras ditas e outras cantadas, 256 alunos do Sesi Gama puderam aprender um pouco mais sobre a história do Brasil na tarde dessa quinta-feira, 14 de junho. Ao som da voz de Glaucia Nasser, como letras que saem dos livros em acordes musicais, crianças e adolescentes do 1º ao 9º ano ouviram sobre a trajetória de Juscelino Kubitschek e sobre como o presidente pode servir de inspiração para mudar o futuro do País.

    O objetivo da iniciativa, segundo a cantora e intérprete, é “descortinar o passado do Brasil e mostrar o quanto já fomos grandes e que podemos ser de novo”. Glaucia reitera: “Contar a história de JK e dos seus 50 anos em 5 é acordar o cidadão brasileiro para sua grandeza”.

    Os estudantes ouviram sobre a construção da capital federal em tempo recorde, três anos e oito meses, fato, de acordo com Glaucia, não superado até os dias atuais. “Nossa arquitetura foi referência para o mundo. Ganhamos Oscar, Palma de Ouro, fomos campeões no boxe, no basquete, no futebol, no tênis. A nossa bossa nova ganhou o mundo, entre outras tantas coisas que fizemos. E, se fomos capazes de tamanha reviravolta em cinco anos, podemos fazer de novo”, disse aos jovens.

    A aluna do 6º ano Maria Luiza Fernandes disse ter ficado encantada com a apresentação. “Achei muito legal ver fotos de Brasília sendo construída no meio do nada. Aprendi isso no livro sobre o Distrito Federal, e aqui pude ouvir ela [Glaucia Nasser] cantando.”

    Elisângela Machado, diretora do Sesi Gama, explica que atividades assim ajudam a absorção do conteúdo ensinado pelos professores: “O Distrito Federal é trabalhado em sala de aula no 4º e 5º anos. Mas eles viram nos livros, na lousa. Aqui, tiveram a oportunidade de ouvir a mesma história de forma diferente”.

    Espetáculo JK: Um Reencontro com o Brasil

    Glaucia Nasser é cofundadora da Fundação Brasil Meu Amor. Neste mês, nos dias 28, 29 e 30, a entidade traz a Brasília o espetáculo JK: Um Reencontro com o Brasil. Em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, a apresentação será no Museu Nacional da República.

    O espetáculo retrata por meio de projeções e canções da MPB a trajetória, a obra e o amor do presidente da República Juscelino Kubitschek pelo Brasil. O intuito é levar os espectadores a uma

    viagem pela história de superação dele e de tantos outros que fizeram do País referência para o mundo.

    Para assistir ao espetáculo, de classificação indicativa livre, é preciso levar 1 quilo de alimento não perecível. Nos três dias, a apresentação terá início às 20h, no Auditório 1 do Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul, Lote 2). Os ingressos serão distribuídos a partir das 18h, na entrada térrea do museu.

    Mais informações: contato@brasilmeuamor.org.br ou (61) 99185-2389.

    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra 

    Foto: Hélio Montferre

  • Lixo transformado em arte vira atração no Museu República

    Lixo transformado em arte vira atração no Museu República

    O Instituto Lixo Zero Brasil inaugurou na tarde de sábado, 2 de junho, uma escultura feita de garrafas PET. O dinossauro de 6 metros de altura foi erguido com meia tonelada do resíduo sólido, o que equivale a 10 mil embalagens de plástico. Para montar a estrutura, foram utilizados vergalhões de ferro, bambus, arames e telas de galinheiro. A proposta da intervenção urbana é chamar a atenção do público que passar em frente ao Museu Nacional da República sobre a problemática mundial do lixo e a importância da reciclagem. Dina, como foi apelidada, ficará exposta no espelho d’água do museu durante todo o mês de junho. A iniciativa conta com a parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi-DF).

    A intervenção Arte com Descarte antecipa o Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, que ocorrerá em 5, 6 e 7 de junho, em Brasília. Segundo o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini, é uma ação lúdica dentro do congresso. O evento reunirá, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, nomes nacionais e internacionais que apresentarão as melhores práticas e as mais avançadas tecnologias em gerenciamento de resíduos sólidos. “O congresso será em um local fechado e com público específico. Aqui, no entanto, é para toda a sociedade. A melhor forma que temos de sensibilizar é pela arte”, disse.

    O dinossauro

    dinossauro lixo zero museodarepublica

    A obra é criação da artista plástica e ativista ambiental holandesa Maria Koijck. Em 2008, ao visitar Serra Leoa, na África, ela se deparou com uma enorme quantidade de plástico nas praias de Freetown, capital do país. Naquele momento, decidiu dedicar sua arte à conscientização sobre os danos causados pelo plástico. No Brasil, a artista escolheu erguer um dinossauro para fazer um alerta: a raça humana também poderá ser extinta se não mudar os hábitos e continuar a produzir tanto lixo por dia – em média, 1 quilo a cada um dos 7,6 bilhões de habitantes do planeta.

    “Vim a Brasília porque acredito que ainda há muito a ser feito quanto à gestão de resíduos sólidos no Brasil”, falou a holandesa. Ela reiterou que está amando a experiência: “O povo brasileiro tem criatividade e entusiasmo para mudar essa realidade”, afirmou. A escultura foi construída em um processo colaborativo, com o apoio de 20 voluntários, entre eles o professor de Artes do Sesi Gama Nailzon de Almeida.

    A coordenadora da intervenção, Cláudia Andrade, falou da importância dessa colaboração. “A ideia era que as pessoas colocassem a mão na massa para mudar a própria consciência”, explicou. Cláudia enfatiza a necessidade de entender o que é lixo. “O que chamamos de lixo, na verdade, não é lixo. Ali, há resíduos que têm valor, que podem ser reutilizados, reciclados, reaproveitados, que podem ter outra destinação. Essa é uma responsabilidade compartilhada que começa em casa.”

    Atraindo olhares

    O dinossauro virou cenário para selfies e tem gerado comentários. Após a inauguração, a família Berber falava sobre a obra de arte. Esperta e consciente, Raira Berber, de 8 anos, entendeu o recado. Questionada sobre o aprendizado que tirava daquele gigante de plástico, ela logo falou: “Aprendi que tenho que reciclar mais coisas e, assim, cuidar do meio ambiente”. A mãe, Luize Laurentini, professora de Inglês, soube da inauguração da intervenção pública por outras mães da escola e achou uma boa oportunidade de ensinar uma lição aos filhos. “É muito interessante. A escultura mudou a paisagem da cidade e, além disso, ensina algo por que brigamos muito em casa: o correto descarte do lixo”, contou. Mãe e filha estavam acompanhadas do pai, o consultor Luigi Berber, e do filho mais velho, o estudante Renato Berber, de 12 anos.

    dinossauro lixo zero familiaberber

    Inaugurando arte com arte

    A inauguração da escultura contou com a apresentação do Circo Teatro Udigrudi. A céu aberto, o trio de palhaços Marcelo Beré, Luciano Porto e Márcio Vieira apresentou um esquete do premiado espetáculo Ovo, em que os personagens vivem às margens de tudo, se alimentam e se vestem de restos, e tiram do lixo o sustento e o alento.

    Em meio a gargalhadas e aplausos, o lixo ganha vida e se transforma em seres vivos, em música, em poesia. Eles conseguem, assim, passar a séria mensagem: a importância da reciclagem e o cuidado com o consumismo exacerbado. “Diz para que você quer o que não vai te servir?”, resumiu Marcelo Beré.

    Congresso Lixo Zero

    As inscrições para o Congresso Internacional Cidades Lixo Zero são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.cidadeslixozero.com.br.

    Representantes de cidades de todos os continentes e especialistas ligados a sustentabilidade, meio ambiente, planejamento, políticas públicas, tributação, entre outras áreas, vão apresentar casos de sucesso. O objetivo é que o contato com experiências positivas inspire gestores públicos e a sociedade brasileira. A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) conduzirá uma sala temática durante a programação. 

    O conceito lixo zero é uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seu modo de vida, de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, em que todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e seu uso pós-consumo. Também propõe medidas de ações públicas e privadas que minimizem os impactos do aquecimento global.

    A programação do congresso inclui painéis sobre tendências, conscientização e educação, redução e reúso, ações comunitárias e políticas públicas e reciclagem e compostagem. Também haverá workshops.

    Veja mais imagens da inauguração da Dina no link.

    Texto:Suzana Leite
    Fotos: Moacir Evangelista
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

     

  • Ação Global movimenta região do Itapoã

    Ação Global movimenta região do Itapoã

    A manhã deste sábado, 26 de maio, começou animada no Itapoã, com serviços gratuitos de educação, saúde e cidadania. O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e a Rede Globo Brasília promovem a 25ª Ação Global no DF, com o tema Educar para Transformar. As atividades seguem até as 16h na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Itapoã (Quadra 202, Bairro Del Lago).

    Antes de abrir os portôes, a população aguardava ansiosa pelo início dos serviços. A manicure e moradora do Itapoã Larissa Trindade, por exemplo, não perdeu tempo e chegou às 5 horas. “A ação é uma oportunidade para fazer uma consulta e realizar um exame, pois não tenho condições de ir a uma clínica particular”, explica.

    Os serviços mais procurados pela manhã foram a emissão de carteira de identidade, com apoio da Polícia Civil; odontologia, com atendimento de restauração e extração, pelas equipes do Sesi-DF e do Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF); e oftalmologia, com realização de consultas, também pelo Sesi e o Grupo Visão. As senhas para emissão de identidade acabaram logo nas primeiras horas.

    As oficinas de educação também estão concorridas. O casal Lenilsom Ferreira e Danielle Ramos, moradores do Paranoá Parque, se inscreveu na oficina de jardinagem, com intenção de fazer uma pequena horta. “Aprender é sempre algo inspirador e a nossa intenção é ter em casa uma alimentação saudável. Tenho certeza de que só temos a ganhar com os profissionais do Senai”, afirmou Lenilsom.

    Para Danielle, o evento reúne saúde e lazer em um único espaço. “Viemos em família para aproveitar o dia. As crianças vão poder brincar nos brinquedos infláveis e eu e meu marido aproveitamos para, além de aprender algo novo nas oficinas, cuidar da saúde”, contou sorridente.

    familia

    Abertura

    O presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Jamal Jorge Bittar, o diretor regional da Rede Globo Brasília, Cláudio Corrêa, e a administradora do Itapoã, Cláudia Santana, abriram, oficialmente, a 25ª Ação Global no DF. Ao som do hino nacional, eles hastearam as bandeiras da Ação Global, do Brasil e do Distrito Federal, respectivamente.  

    Na ocasião, o presidente Jamal reforçou a importância dos parceiros envolvidos no melhor atendimento aos moradores do Itapoã e redondeza. “A escolha da região administrativa se deu pela vontade em contribuir para uma população carente e que merece um olhar e uma atenção especiais”, disse Jamal, que também é diretor Regional do Sesi-DF.

    Cláudio Corrêa, por sua vez, disse ter muito orgulho da parceira entre a Globo e o Sesi. “Temos o mesmo objetivo que é o de facilitar o acesso da comunidade a serviços para o bem-estar social.”

    Também compareceram ao evento o diretor de Operações do Sesi Nacional, Paulo Mól, o vice-presidente da Fibra, Elson Ribeiro Póvoa, o diretor de Assuntos Institucionais e Governamentais da Fibra, Walid Sariedine, o diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Graciomário de Queiroz, a superintendente do Sesi-DF, Gricélia Pinheiro, o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF), Cláudio Tavares, o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, o presidente do Sindicato da Indústria da Madeira e do Mobiliário do DF (Sindimam), Daniel Borges, a administradora do Itapoã, Cláudia Silva Santana, e o presidente do Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF), Deyr Corrêa.

    Programação

    Ao longo do dia haverá orientação sobre cursos de educação continuada e de qualificação profissional, além de oficinas educativas e serviços de saúde, esporte, lazer e cultura. Veja a lista abaixo:  

    Parceiro

    Serviço

    Caixa Econômica Federal

    Saldo FGTS e PIS, Cadastro de Cartão Cidadão, seguro desemprego e orientações bancárias

    CEPAS

    Orientação sobre câncer Bucal

    Corpo de Bombeiros

    Exposicão de materiais de salvamento

    Defensoria Pública

    Orientação Jurídica

    Detran

    Orientação para educação no trânsito

    Exército Brasileiro

    Apresentação da Banda Marcial do Exército

    OAB-DF

    Orientação Jurídica

    Feijas Barber Shop

    Corte de cabelo

    Grupo Visão

    Atendimento Oftalmologia

    IEL-DF

    Cadastro de estudante e orientação para estágio

    Instituto Viva Além da Crise

    Orientação preventiva sobre pedofilia

    Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS )

    Aferição de pressão e de glicemia e orientação nutricional

    Otorrino DF

    Atendimento Otorrinolaringologia

    Ouvidoria da Controladoria Geral da União e do DF

    Ouvidoria de Ação e Prevenção

    Polícia Civil do DF

    Carteira de identidade

    Polícia Militar do DF

    Teatro Educativo

    Procon

    Orientação direito do consumidor

    Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Seconci-DF)

    Aferição de pressão arterial e de glicemia, além de orientação sobre Segurança no Trabalho

    Senai Gama

    Oficina de manutenção de bicicleta e orientação sobre Segurança no Trabalho

    Senai Sobradinho

    Oficina de costura industrial, de panificação, de jardinagem e paisagismo

    Senai Taguatinga

    Exposição orientada sobre Construção Civil e energia solar e protótipo da casa inteligente

    Sesi-DFI

     Atendimento de odontologia, de oftalmologia, de audiometria, escovódromo, Cozinha Brasil e sensibilização dos serviços EJA e ECO

    Sesi Departamento Nacional

    Lounge Educação Sustentável

    Sesi Sobradinho

    Atividades Recreativas

    Telex

    Orientação sobre saúde auditiva

    Turma da Ritinha

    Atividades lúdicas e Recreativas

    Universidade Católica de Brasília

    Atendimento odontológico

    Os serviços anunciados anteriormente de orientação nutricional, com o Instituto Paulo Gontijo, o atendimento psicosocial, com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), o atendimento social com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e as vacinas, com a unidade básica de saúde, não estão sendo realizados. Os parceiros não conseguiram chegar até a unidade do Itapoã, em função da falta de combustíveis, causada pela greve dos caminhoneiros. 

    Veja mais imanges da visão geral da Ação GLobal no link.

    Imagens dos serviços nesse link.

    Texto: Dayane Santos

    Fotos: Cristiano Costa

    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

  • Sesi-DF participará do 2º Prêmio Controladoria na Escola

    Sesi-DF participará do 2º Prêmio Controladoria na Escola

    Assinatura de parceria controladoria ses i

    O presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar, e o controlador-geral do DF, Lúcio Carlos de Pinho Filho, assinaram na tarde dessa segunda-feira, 21 de maio, um acordo de cooperação técnica para implementar ações conjuntas na realização de projetos que fomentem a cidadania. Com a parceria, as escolas do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) poderão participar do 2º Prêmio Controladoria na Escola. A assinatura ocorreu em cerimônia no Palácio do Buriti, com a presença do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

    A primeira edição do prêmio foi no ano passado, com a participação de cem escolas públicas. Em 2018, serão 200 escolas participantes. A finalidade da premiação é promover a cidadania, contribuir para a formação ética dos estudantes e despertar neles a vocação de agentes transformadores do meio em que vivem. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 4 de junho, no site: www.controladorianaescola.df.gov.br

    O governador Rodrigo Rollemberg definiu a premiação como uma grande contribuição para a consciência social dos estudantes. “É extremamente importante, pois faz com que crianças e jovens possam ter a percepção da necessidade da transparência da aplicação dos recursos públicos”, disse.

    O controlador-geral do DF chamou a atenção para o fato de o projeto unir os três pilares da comunidade escolar: os professores, os alunos e as famílias. “Todos nós ganhamos com um projeto dessa envergadura”, afirmou Pinho Filho.

    Participação do Sesi-DF

    “Muito me orgulha que o Sesi seja inserido neste projeto. Trabalhar a ética na base é a certeza de formar bons cidadãos”, declarou o presidente da Fibra, que também é diretor regional do Sesi no Distrito Federal. Para Jamal, “o Prêmio Controladoria na Escola é uma grande contribuição para a sociedade”.

    Na primeira edição do prêmio, participaram só escolas públicas. Agora, foi criada uma categoria própria para as escolas do Sesi (Categoria 3), contemplando os anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e o Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries).

    Ao desenvolver as atividades, as escolas da Rede Sesi no DF – Gama, Sobradinho e Taguatinga – absorverão a metodologia do projeto Controladoria na Escola, com o objetivo de conscientizar estudantes e de estimular seu senso crítico, com a participação deles e de professores em ações cidadãs e de controle social dentro do ambiente escolar.

    Para participar, alunos e professores orientadores terão de escolher um problema relevante para a comunidade escolar. Planejarão e executarão projetos que modificarão essa realidade. Tudo começa com uma auditoria cívica. Também haverá oficina, teatro, tarefas e desafios a ser cumpridos, todos valendo pontuação.

    Na categoria que contempla as escolas do Sesi, serão premiados os três professores orientadores da primeira colocada com uma especialização (MBA na respectiva área de conhecimento). Alunos também serão premiados com uma programação em um hotel-fazenda, incluindo transporte, hospedagem e alimentação.

    Histórico

    Em 2017, o Prêmio Controladoria na Escola alcançou 104 escolas públicas e envolveu aproximadamente 4 mil estudantes. Com o projeto Monitorando Minha Escola, o Centro Educacional 14 de Ceilândia ficou em primeiro lugar. A instituição criou um aplicativo para monitorar a limpeza e a conservação do patrimônio, além de ajudar no entendimento da corrupção no cotidiano escolar. As dez escolas com as melhores pontuações receberam prêmio em dinheiro. Em 2018, 35 escolas públicas receberão recursos para investir em melhorias voltadas à comunidade escolar.

    Veja mais fotos da assinatura no link.

    Texto: Suzana Leite

    Fotos: Moacir Evangelista