Autor: Marcus Fagaça

  • Sistema Fibra participa da Virada do Cerrado 2016

    Sistema Fibra participa da Virada do Cerrado 2016

    VIRADA DO CERRADOA segunda edição do programa colaborativo Virada do Cerrado, iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal, terá a participação do Sistema Fibra, por meio do Sesi e Senai-DF. O evento ocorre entre os dias 7 e 11 de setembro em diversas regiões da capital federal e deve mobilizar mais de 50 mil pessoas. O tema deste ano é Mudança Climática, que será trabalhada a partir dos quatro elementos da natureza: Água, Terra, Fogo e Ar.

    Serão mais de 30 entidades entre órgãos do governo local e federal, movimentos sociais e membros da iniciativa privada que estarão envolvidas em prol de atividades socioambientais, educativas, esportivas e culturais voltadas a preservação do cerrado. As atividades incluem rodas de conversa, música, oficinas, palestras, mutirões nos parques, feiras agroecológicas, caminhadas, corridas, bicicletadas, contação de histórias, entre outros.

    O Sesi e Senai-DF irão apresentar à população algumas das atividades em prol da Sustentabilidade que são desenvolvidas pelo Sistema Fibra. A ideia, segundo a subsecretária de Educação e Mobilização Socioambiental, da Secretaria do Meio Ambiente, Gabriela Barbosa Batista, é mostrar que há ações práticas que já são adotadas por instituições que podem e devem ser replicadas no dia a dia da população.

    “Precisamos dialogar com população e mostrar aos cidadãos que é possível adotar boas práticas sustentáveis. Organizações como o Sistema Fibra já desenvolvem várias ações voltadas a sustentabilidade, além de ser nossa parceira e pode nos ajudar a fazer do DF uma cidade sustentável”, afirma a subsecretária. 

    Os dias 08 e 09/9, serão destinados à educação ambiental e, o restante, às ações esportivas e culturais. O Senai-DF irá participar com a realização das palestras “Eficiência Energética” e “Consumo Consciente”, uma exposição com vestidos confeccionados com material reciclado e uma oficina de Sistemas Fotovoltaicos. As atividades serão desenvolvidas na Casa Solar e no auditório do Senai Taguatinga.

    A unidade do Sesi Gama vai participar da Virada do Cerrado com um painel expositivo feito de material reciclável, no estacionamento do Parque da Cidade. Além disso, cerca de 100 alunos da unidade vão para a Cachoeira do Trampolim, participar de atividades físicas, e aulas de geografia, ciências e biologia. Já a unidade de Sobradinho irá levar seus alunos para Parque Jequitibá, que fica em frente a unidade, onde irá vai realizar uma caminhada ecológica.

    Nos dias 07, 10 e 11 haverá atividades culturais, esportivas e lúdicas para todos os públicos e idades, sendo que, no dia 11, as atividades serão concentradas no Parque da Cidade (Estacionamento 10). “Participar dessas atividades são fundamentais para o Sistema, pois assim reafirmamos para a população nosso compromisso com a promoção da saúde, educação, qualidade de vida e formação profissionais, que são valores defendidos ela Federação”, conclui o Gerência de Qualidade de Vida, William Vitorino.

    As atividades do projeto serão desenvolvidas nas Regiões Administrativas de Águas Claras, Brazlândia, Candangolândia, Ceilândia, Cruzeiro, Estrutural, Fercal, Gama, Guará, Itapoã, Jardim Botânico, Lago Norte e Varjão, Paranoá, Park Way, Planaltina, Plano Piloto, Riacho Fundo II, São Sebastião, SIA, Sobradinho, Sudoeste e Taguatinga. Confira a programação completa da Virada do Cerrado Aqui.

    Por Marcus Fogaça

  • Clube da robótica do Sesi-DF recebe consultoria de expert alemão

    Clube da robótica do Sesi-DF recebe consultoria de expert alemão

    visita do Tim Waibel2

    Ao ler nosso título, você provavelmente pensou em um engenheiro alemão com anos de carreira na área de programação de robô. Pois bem, que o consultor tem anos de experiência, mais precisamente sete, é verdade. No entanto, estamos falando de Tim Waibem, um jovem de 17 anos, morador de Heidelberg, que ganhou bastante prestígio entre os competidores do Torneio de Robótica First Lego League (FLL) deste ano.

    Tim participou das últimas sete temporadas FLL, quatro anos pela equipe Sapollo7, um ano pela equipe Spasaparat e dois anos pela equipe Cassapeia, sendo a última a maior pontuadora do mundo na temporada 2015/2016, disputada em Tenerife, nas Ilhas Canárias. Tim conseguiu a façanha de obter a maior pontuação no desafio da mesa, que é quando os robôs são colocados à prova.

    Tim chegou ao Sesi Gama na segunda-feira (15/8). Desde então, tem mergulhado na rotina da unidade, sobretudo do Clube da Robótica, onde tem dado uma “consultoria” para os alunos. “O contato com o Tim foi feito pelos técnicos da equipe de robótica enquanto estavam em Tenerife. Então, ele veio para um intercâmbio em que tem compartilhado suas experiências e contribuído positivamente com nossas equipes”, destaca a diretora da unidade, Susana Assunção.

    O jovem alemão terminou o ensino básico neste ano e pretende seguir carreira na área de Tecnologia da Informação, mas, enquanto isso, ele se prepara para ser juiz na disputa da FLL na Europa Central. Antes de chegar ao Brasil, Tim já havia trabalhado com equipes de robótica na própria Alemanha e na África do Sul. “Tem sido uma honra ser convidado para compartilhar com essas crianças minhas experiências, principalmente na área da robótica, que é minha paixão”, comenta Tim.

    Nem mesmo a língua tem sido um empecilho para troca de experiência entre Tim e os membros do Clube de Robótica do Sesi. Tim tem se comunicado com os meninos em inglês e as crianças contam com a colaboração do professor da unidade Abner Massarioli para traduzir os ensinamentos. “O inglês não é problema para nós. Estamos nos esforçando para aprender tudo. Com a presença do Tim aqui, estamos mais confiantes”, afirma Eduardo Luz, 13 anos, estudante do Sesi Gama.

    Intercâmbio cultural

    A presença de Tim na unidade tem ido além da consultoria sobre robótica. O jovem tem convivido com os demais alunos da instituição no dia a dia deles. “Eles [as crianças] me receberam muito bem. É uma experiência diferente. Não esperava por algo tão caloroso, Na Alemanha não é assim”, comenta Tim. A diretora da unidade conta ainda que esta tem sido uma experiência nova para os alunos, que estão tendo contato com outra cultura e têm se esforçado para se comunicar com Tim. “Ele tem sido uma boa influência para os nossos alunos, que veem nele um exemplo de motivação para os estudos”, diz.  

    Clube da Robótica

    O uso do Lego está presente nas salas de aula do Sesi desde o início do Ensino Fundamental e tem um forte viés social e de desenvolvimento humano. Com o passar dos anos, os estudantes têm acesso aos robôs e assessoria dos professores. O objetivo da instituição é despertar de uma forma lúdica o interesse dos menores em disciplinas como a matemática, física, informática, desenvolvendo a criatividade, o raciocínio lógico e a inovação.

    O Clube da Robótica alcança crianças e adolescentes de 10 aos 16 anos. O Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL) é um programa internacional criado para despertar o interesse dos alunos em temas como ciência e tecnologia, dentro do ambiente escolar.Ao todo, 80 países participam do torneio, que é organizado pelo grupo dinamarquês Lego em parceria com a empresa americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) há 17 anos.

    Nas competições, os estudantes precisam desenvolver um projeto de pesquisa. Neste ano, o tema da competição é o convívio harmonioso entre homens e animais. A elaboração destes projetos de pesquisas faz parte de um dos itens de avaliação do torneio, que é somado ao designer do robô, que avalia o desenvolvimento e programação dos robôs, e, também, à chamada “core values”, que analisa se há uma competição amigável e saudável entre os participantes do torneio e os embates nas mesas de desafio.

    Em junho, a unidade do Gama sediou o Torneio Interescolar de Robótica Sesi 2016. No total, foram dez equipes que disputaram o torneio. Confira a galeria de fotos da competição AQUI

    Por Marcus Fogaça

  • Sesi Gama desenvolve competências de alunos na matemática

    Sesi Gama desenvolve competências de alunos na matemática

    sabado mais famalia corpomateria CRI2146

    Por Marcus Fogaça

    Uma das ciências mais antigas da humanidade, a Matemática, não é unanimidade entre os alunos. Visando criar um ambiente favorável ao ensino da matéria, a coordenação pedagógica do Sesi Gama, com apoio da direção e professores da disciplina criaram o “Sou + Família”. O objetivo do projeto é trazer para dentro da escola os pais dos alunos e assim construir, dentro e fora da unidade, formas lúdicas e alternativas para o ensino e aprendizagem da matéria durante o ano letivo.

    Neste sábado (20/8), ocorreu a quarta edição do projeto que foi implementado no primeiro semestre de 2015. A ideia foi proposta pelo professor de Matemática Roger Diego e logo foi abraçada pela diretora da unidade, Susana Assunção. “A escola tem a função de aproximar a comunidade escolar. A construção do aprendizado se faz com a participação dos pais”, comenta a gestora, que ressalta a importância em desmistificar a resistência ao ensino da matemática. “Os pais precisam nos ajudar a construir um aprendizado verdadeiro”, conclui.

    Gilvan Alves, mãe do Lucas Alves, do terceiro período, conta que esta é a terceira vez que participa do projeto, que, na visão dela, é um ganho para todos os lados. “O Sou + Família oferece aos pais a possibilidade de conhecer os professores que acompanham seus filhos no dia a dia, traz o feedback para os professores sobre a rotina das crianças e ajuda com que pais e professores se unam para melhorar o aprendizado dos alunos”, explica.

    No projeto, a coordenação escolar do Sesi Gama revisa questões que o professor traz em sala de aula, além de trazer a família para que possa ser posicionadas sobre os trabalhos e processo pedagógico especificamente na disciplina de Matemática, além de preparar os alunos para a prova do trimestre.

    “No encontro, damos orientações sobre o que pode ser feito para melhorar o desemprenho dos alunos em sala de aula, como melhorar os hábitos de estudo. Apesar de trabalharmos isso apenas com a Matemática em um primeiro momento, já temos demanda dos próprios pais de ampliar para outras matérias o projeto”, comenta a coordenadora do fundamental II, Marluce Oliveira.

    Conheça as escolas do Sesi-DF, faça uma visita em nossas unidades.

    Taguatinga

    QNF 24 Área Especial –
    Taguatinga Norte – 72125-740
    Telefone: (61) 3355-9500

    Gama

    Área Especial 1/8 Setor Central
    Gama-DF – CEP 72405-610
    Telefone: (61) 3484-9600

    Sobradinho

    Quadra 13 Área Especial Nº 03 Lotes A/F
    Sobradinho-DF – CEP 73040-130
    Telefone: (61) 3487-8600

     

  • Ex-atleta do judô do Sesi-DF disputa medalha nas Olimpíadas Rio 2016

    Ex-atleta do judô do Sesi-DF disputa medalha nas Olimpíadas Rio 2016

    erika miranda judo editada grande

    Ketleyn Quadros e Érika Miranda têm muito mais em comum do que o amor pelo Judô, ser brasilienses e o fato de representar o Brasil em Olimpíadas. A primeira foi medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008), sendo a primeira mulher a ganhar uma medalha em esportes individuais na história do país nas Olimpíadas. A segunda lutou por medalha na categoria até 52 kg, nos jogos do Rio, que começaram na sexta-feira (5/8). Em comum, também, as duas atletas têm o Sesi Distrito Federal em suas histórias.

    A dupla treinou judô na antiga unidade da Ceilândia, com o judoca Heder Marcos da Silva, que lembra com carinho das atletas. “Tenho muito orgulho em ter passado pela vida das duas. Elas são guerreiras, têm histórias de superação e são um exemplo de como o esporte transforma a vida das pessoas”, comenta Heder, que ainda mantém contato com as judocas.

    erika e ketlen editada pequena

    Nos jogos de 2008, Ketleyn passou a ser protagonista do esporte brasileiro após vencer a luta contra a australiana Maria Pekli, na categoria leve (até 57 kg). Nascida na Ceilândia, ela ainda foi medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos de 2010, em Medellín. “A Ketleyn sempre foi muito guerreira. Ela tem uma história de superação muito bonita. Ela sempre foi brigona e o esporte canalizou isso de uma maneira positiva”, lembra o professor. 

    No caso de Érika, Helder lembra que o judô entrou por acaso na vida da atleta, já que ela queria mesmo era fazer natação. “No começo, ela chorava dizendo que não queria ir às aulas. Mas dona Maria Lúcia, a mãe dela, insistiu e ela pegou amor pelo esporte. Juntas elas batalharam muito e ver a Érika em uma Olímpiada, ainda mais no Brasil, me deixa muito orgulhoso”, diz o professor, que atualmente não faz mais parte do time de profissionais do Sistema Fibra. Érika chegou à repescagem, mas não conseguiu vencer a japonesa Misato Nakamura, bronze em Londres 2012. Aos 29 anos, ela encerra seu terceiro ciclo olímpico, o segundo em que lutou.

    A unidade do Sesi Taguatinga, onde ocorrem as aulas de Judô, possui um amplo espaço de treinamento para crianças, adolescentes e adultos com idade entre 6 a 21 anos, nos três turnos. “O Sesi-DF é uma referência em engatilhar atletas Olímpicos. Temos uma base rica, capital físico e humano, o que deixa a instituição entre as melhores do DF”, comenta o responsável pela escolinha de judô da unidade, Carlos Roberto Teixeira. Para o professor o Sesi-DF deu uma base sólida para a atleta darem seus primeiros passos. “O Sesi sempre contou com jovens promissores em todas as áreas esportivas, principalmente o judô. O local conta com espaços físicos de excelência e professores de alto nível. A unidade de Taguatinga é uma das melhores escolas do DF. Lá ainda forma atletas de alta performance”, comenta.

    Judoca capasite DSC6039

    A tradição do Sesi-DF em formar atletas Olímpicos está mantida graças a promessa do Judô brasileiro Luiza Cristina Mota. A estudante do Sesi Taguatinga representou o Brasil no Torneio Internacional Gymnasiade, na Turquia, onde conseguiu a quinta colocação em sua categoria. Assim como as Olimpíadas, a cada 

    quatro anos acontece a Gymnasiade, competição realizada pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), considerado o maior campeonato escolar do mundo, uma vez que reúne milhares de atletas, oriundos do Ensino Médio.

    Histórico de vencedores

    Não foi apenas no judô que um ex-atleta do Sesi-DF faturou uma medalha olímpica. Nos Jogos de 84, em Los Angeles (EUA), Joaquim Cruz ganhou a medalha de ouro nos 800 metros. Em Seul, em 88, ele ficou com a prata na mesma prova. O velocista começou sua carreira na unidade do Sesi Taguatinga, aos 13 anos. Joaquim é treinador da seleção Paraolímpica americana de atletismo e estará nas Olimpiadas do Rio. 

    Joaquim cruz editada

    Sesi é a casa do Brasília Vôlei

    O Brasília Vôlei nasceu em junho de 2013 e logo adotou o Sesi Taguatinga como sua casa. Sob a gestão das medalhistas olímpicas brasilienses Leila Barros e Ricarda Lima, o local tem recebido jogos e treinamentos da equipe graças a sua boa infraestrutura. Macrís e Paula Pequeno são exemplos de atletas de ponta que treinam na unidade. “Sou uma filha do Sesi-DF. Além de ter dados meus primeiros passos na unidade, a direção acreditou no projeto meu e da Ricarda. É muito bom contar com a estrutura do local”, afirma Leila. 

    Escolinhas do Sesi

    O Sesi-DF dispõe de três unidades (Gama, Taguatinga e Sobradinho), que oferecem aos empregados da indústria, seus dependentes e a comunidade em geral diversas atividades esportivas. As unidades  contam com excelente infraestrutura e ótimo capital humano, capaz de impulsionar atletas ao nível olímpico. Além do Judô e do Vôlei, o Sesi-DF oferece as modalidades de Futsal, Futebol, Natação e Ginástica Rítmica.

    Confira a relação dos serviços oferecidos pelo Sesi

    Modalidade Unidade

    Mensalidade Usuário

    Mensalidade Comunidade

     

    Natação

    Sobradinho

    Gama

    Taguatinga

    A partir de R$ 28 A partir de R$ 40
    Futebol

    Gama

    Taguatinga

    A partir de R$ 55 A partir de R$ 80
    Futsal

    Gama

    Taguatinga

    A partir de R$ 55 A partir de R$ 80
    Vôlei

    Gama

    Taguatinga

    A partir de R$ 55 A partir de R$ 80
    Ginastica Rítmica Taguatinga A partir de R$ 55 A partir de R$ 80
    Judô

    Gama

    Taguatinga

    A partir de R$ 55 A partir de R$ 80

     

    Hidroginástica

    Sobradinho

    Gama

    Taguatinga

    A partir de R$ 28 A partir de R$ 40

     

    Musculação

    Sobradinho

    Gama

    Taguatinga

    A partir de R$ 60 A partir de R$ 85

    Taguatinga
    Endereço: QNF 24 Área Especial – Taguatinga Norte
    Fone: (61) 3355-9500

    Sobradinho
    Quadra 13 Área Especial Nº 03 Lotes A/F
    Fone: (61) 3487-8600

    Gama
    Área Especial 1/8 Setor Central
    Fone: (61) 3484-9600

    Marcus Fogaça
    Assessoria de Imprensa
    Serviço Social da Indústria no Distrito Federal – Sesi-DF
    Fotos: Arquivo pessoa (Érika Miranda e Joaquim Cruz) e Cristiano Costa
  • Sesi-DF acolhe crianças em Colônias de Férias nas três unidades

    Sesi-DF acolhe crianças em Colônias de Férias nas três unidades

    colonia de ferias sesi

    Termina, nesta sexta-feira (22/7), mais uma edição da Colônia de Férias do Sesi. Foram cinco dias de muita diversão para as mais de 150 crianças com idades entre 6 e 11 anos, que foram divididas nas três unidades do Sesi-DF. Na programação, estavam visitas ao circo, cinema, zoológico, teatro, parque de diversões, além de várias atividades aquáticas, que deixaram os pequenos com gosto de quero mais.

    Pelo segundo ano consecutivo, Júlia Lopes, 9 anos, participou da colônia. Quando perguntada sobre o melhor momento na semana ela não titubeia e conta que a melhor parte foram as atividades na piscina. Ela não está sozinha. Para Vitoria Costa, também de 9 anos, as brincadeiras aquáticas foram as mais marcantes.

    “Meu pai perguntou se eu queria participar e eu disse que sim. Fui a primeira vez e gostei. Fiz muitos amigos. Agora, sempre que tenho férias peço meu pai para me trazer”, conta Vitória, que participou da Colônia de Férias na unidade integrada do Sesi/Senai Sobradinho. A escola foi a primeira a aderir semana de lazer em horário integral durante as férias escolares, que ocorrem duas vezes ao ano.

    Esta foi a sexta vez que a unidade integrada realizou a colônia de férias. A unidade do Gama participa pela segunda vez e o Sesi Taguatinga, a primeira. “Todos os dias temos tido um retorno positivo dos pais. Criamos um grupo com eles no aplicativo Whatsapp e estamos sempre os atualizando do que está acontecendo, o que os deixa mais tranquilos”, comenta Thiago Guedes, supervisor de Qualidade de Vida do Sesi/Senai Sobradinho.

    A Colônia de Férias é fruto de um trabalho integrado entre as mais diferentes áreas do Sistema Fibra. “Nosso trabalho só possível graças a integração do Sistema. Durante essa semana, houve momentos com o pessoal da alimentação, do esporte, a comunicação nos deu suporte, fizemos atividades culturais, visitamos o Senai. O sucesso da colônia é um esforço conjunto. Assim conseguimos mostrar para os pais e crianças um pouco do que é o Sistema Fibra”, lembra Wesley Reis, instrutor da unidade do Gama.

    Uma aventura congelante

    Um dos momentos mais emocionantes da Colônia de Férias ocorreu nesta quinta-feira (21/7), no Centro Cultura Sesi (CCS). Todos os participantes da colônia se encontraram no local para assistir à peça “A rainha da neve”, uma adaptação de “Frozen”, um dos clássicos modernos da Disney.

    “Antes, estas apresentações eram feitas nas unidades, mas, aqui (no CCS), as crianças tem acesso a uma série de recursos cênicos e ainda podem interagir. Alguns vieram ao teatro pela primeira vez”, comenta o programador cultural do CCS, Felipe Moura. A ida ao teatro também agradou aos pequenos. Eduardo Rezende, 6 anos, conta que foi o melhor passeio da Colônia de Férias e disse que gostou bastante da história.

    Marcus Fogaça
    Assessoria de Imprensa
    Serviço Social da Indústria no Distrito Federal – Sesi-DF
  • CLDF destina R$ 4 milhões para o ViraVida

    CLDF destina R$ 4 milhões para o ViraVida

    Vira Vida turma 10

    O foyer do Centro Cultural Sesi estava movimentado na quarta-feira (20/7). A cena era composta por João Pedro Martins*, que olhava apreensivo para os amigos que tiravam fotos com suas becas. As meninas estavam maquiadas, de salto e penteado nos cabelos e os meninos de tênis da moda, cabelos cortados e barba feita. O grupo estava junto a quase um ano. Diariamente, compartilhavam histórias e experiências de vida. O morador de Luziânia (GO) olhava para os amigos e pensava em como foi difícil chegar até aquele momento.

    Com um sorriso no rosto, ele desceu ao foyer, falava com amigos e familiares que foram até lá para o prestigiar. Até que alguém avisou que o grande momento estava chegando. De volta à sala, uma das colaboradoras do Projeto ViraVida, o mesmo que mudou sua história, fez uma roda e começou uma oração. Vencedores! Ela falava olhando para o rosto de cada um deles. Ao todo foram 50 meninos. 50 histórias de superação, que a partir daquele momento, tiveram um novo rumo.

    O evento, na qual essa e muitas outras cenas foram protagonizadas era da formatura da 10ª turma do ViraVida. O projeto já atendeu, no Distrito Federal, quase 500 pessoas. O projeto visa combater a violência sexual, fornecendo educação e sendo ponte para o emprego para os jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica. O programa oferece educação básica, formação profissional e atenção psicossocial, gerando as habilidades necessárias para trazer o fortalecimento dos alunos e a conquista da autonomia. A proposta socioeducativa é coordenada pelo Sesi-DF, com o apoio de uma equipe multidisciplinar, integrada por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, entre outros. Durante um ano, os jovens passaram por momentos em sala de aula com educação básica – Ensino Fundamental e Médio; qualificação profissional do Senai ou Senac; além da inserção no mercado de trabalho. 

    A formatura reuniu familiares e amigos dos jovens. Além deles, representante das empresas parceiras, políticos e membros do Sistema Indústria estavam no local para testemunhar a vitória da turma. Quem também participou da solenidade foram outros cem meninos e meninas que vão compor a 11ª turma do projeto. Esse público todo ainda deixava João* ansioso e feliz.

    “Para começar uma nova vida é preciso dar um passo. Eu tomei essa decisão e o ViraVida foi esse meu primeiro passo”, conta o reflexivo garoto de 21 anos, que não pode ter seu nome verdadeiro divulgado para preservar sua história. É que, a partir deste momento, seu passado não o move. Ele quer mesmo cursar faculdade de Tecnologia da Informação, ter uma família e ajudar seus pais. São sonhos que começam a se tornar realidade. Sonhos que até um ano atrás eram inimagináveis. “O ViraVida é esperança pra mim”, contou.

    A poucos passos, em outra sala, o presidente da Federação das Indústria do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar, comentou, satisfeito, com os presentes a destinação de R$ 4 milhões oriundos de emendas parlamentares do deputado distrital Rodrigo Delmasso para o projeto. Em seu discurso, durante a formatura, ele falou como o projeto mexe com a sociedade, resgatando os jovens do projeto e reinserindo eles por meio do Sistema S.

    De volta ao foyer, Maria Santos*, que também não pode ter seu nome divulgado, contou sobre sua infância difícil e como encontrou no projeto a força para sair das drogas e de uma mundo sem regras. Hoje, ela se sente uma cidadã de verdade, com acesso à educação, trabalho e, o mais importante: acesso ao direito de sonhar. “Foi difícil chegar aqui. Esse é um momento espetacular que mudou minha vida. Hoje, eu acredito nos meus sonhos”, contou com um sorriso no rosto e de mãos dadas com Ana Paula Melo*, amiga que fez no projeto.

    Ana Paula, também sonha e, com os olhos marejados, agradeceu à família por ter acreditado na capacidade de mudar de vida. Assim como todas as histórias dos jovens, a decisão de mudança precisou vir dela e, na hora que isso ocorreu, tinha uma equipe de anjos, como ela mesmo os define, pronta para a acolher. “Sem julgar, eles se importam conosco. Minha família, amigos e essa equipe linda me manteve no foco do meu objetivo. Eles não me deixaram desistir”, relatou.

    O choro misturado com sorriso em nada lembra ao passado sombrio na vida destes jovens, que chegaram ao Centro Cultural Sesi para a solenidade. O presidente do Sistema Fibra ressalta a importância do projeto e reafirmou que fará de tudo para que ele se perpetue no âmbito local. “Temos uma dívida social com estes meninos e meninas. Nesse momento queremos reafirmar o programa e consolidá-lo”, comentou.

    Algumas lágrimas voltaram aos olhos dos participantes da solenidade após o depoimento de uma das mães dos formandos. Ela conta que precisou da ajuda do conselho tutelar e do projeto para tirar a filha das margens da sociedade e devolver a ela à esperança. “Não tenho palavras para descrever a gratidão que sinto com as pessoas deste projeto. Eles ajudaram minha filha a não desistir”, disse ela emocionada.

    Ainda sensibilizado pela história, o distrital Rodrigo Delmasso anunciou publicamente a destinação da emenda parlamentar, que será feita por meio da Secretaria da Criança. O montante de R$ 4 milhões estará disponível por meio de um convênio entre a pasta e o Sistema Fibra a partir de 2017. “O Sesi tem essa capacidade de transformar a vida de outras pessoas. Vamos fazer do programa ViraVida uma política de Estado”, completou. Antes que a festa chegasse ao fim, o Secretário Adjunto do Trabalho e do Empreendedorismo, Thiago Jarjour, anunciou a contratação de cinco dos formandos.

    A partir de agora, o projeta volta seus olhos para a nova turma e as vidas a serem mudadas pelo ViraVida. A 11ª turma no DF começa neste mês de julho e atenderá 100 jovens, divididos em quatro turmas: duas pela manhã e duas à tarde.

    *Nomes fictícios

    Marcus Fogaça
    Assessoria de Imprensa
    Serviço Social da Indústria no Distrito Federal – Sesi-DF
  • Concurso Jovem Escritor oferece prêmio a estudantes do DF

    Concurso Jovem Escritor oferece prêmio a estudantes do DF

    IMG 4459gd

    Após o grande sucesso da primeira edição do Concurso Jovem Escritor, realizado em julho de 2015, o Sindicato das Indústrias Gráficas do Distrito Federal (Sindigraf-DF) decidiu repetir a iniciativa e divulgou o regulamento que traz orientações para os jovens interessados em participar da ação, na categoria Redação. O concurso é uma iniciativa em comemoração à Semana da Comunicação Gráfica 2016 e visa ampliar e fomentar os índices de leitura e escrita, além de preparar os estudantes para a avaliação do ENEM.

    Em 2015, o Concurso Jovem Escritor recebeu mais de 4 mil alunos da rede pública do DF e das escolas do Serviço Social da Indústria (Sesi-DF). Cada participante deveria escrever um texto respondendo a questão: “Como posso melhorar a minha cidade?”. As 100 melhores redações de cada tema foram publicadas no livro “Jovem Escritor, uma visão cidadã”, e os três melhores colocados de cada categoria receberam um vale-compra de livros, no valor de R$ 500. As escolas cujos alunos alcançaram o primeiro lugar também foram premiadas com vales-compras de R$ 1.000 para cada.

    Neste ano, o Concurso tem como principal objetivo trabalhar as competências da Matriz de Referência da Redação do ENEM, mais especificamente os seguintes processos: compreender a proposta de redação e a aplicação de conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; e elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

    Os estudantes devem ser participantes do Simulado DF – 2016 e serão avaliados pelo escrever textos dissertativo-argumentativos, a partir do desenvolvimento do tema da proposta de redação.

    A primeira etapa do concurso consiste na aplicação da redação nas próprias unidades escolares. Todos os textos deverão ser identificados pelo código único de identificação do estudante. Em seguida, deverá ser feito o envio das redações ao Sindigraf e a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal compromete-se a avaliar e selecionar, de acordo com os mesmos critérios da Matriz de Referência da Redação do ENEM, 100 (cem) redações elaboradas durante o Simulado DF 2016, que será realizado nos dias 05 e 06 de julho.

    O Resultado final deve ser divulgado até o dia 10 setembro, e os 100 textos selecionados serão publicados e distribuídos por meio do Livro Jovem Escritor 2016. As dez melhores redações ainda receberão um vale-compra livros no valor de R$500,00 (quinhentos reais) cada.

    Aline Porcina
    Assessoria de Imprensa – SistemaFibra