Autor: Marcus Fagaça

  • Sesi Taguatinga premia vencedores dos Jogos Escolares 2018

    Foram conhecidos nesta sexta-feira, dia 29 de junho, os vencedores dos Jogos Escolares 2018 do Sesi Taguatinga. Entres as turmas do Ensino Fundamental II, a melhor colocada no ranking foi o 7º ano C. Em segundo, ficou com o 6º ano A. Os dois primeiros lugares receberam troféus. Os estudantes de todas as turmas ganharam medalhas de honra ao mérito. Os vitoriosos do Ensino Médio, por sua vez, foram os alunos da 3ª série C. Eles vão ser agraciados com um passeio a um hotel-fazenda.

    A cerimônia de premiação, realizada pela manhã, contou coma presença dos estudantes e professores da unidade. Na ocasião, também foram encerradas as atividades do primeiro semestre letivo. As aulas voltam do recesso no dia 18 de julho. Os alunos competiram nas modalidades de futsal, vôlei, basquete, handebol, queimada, natação, salto em distância, corrida de velocidade e xadrez.

    “A vitória foi da turma toda”, comenta o aluno Igor Neves, do 6º ano B. A turma só não conquistou medalhas no vôlei. “Vamos deixar o troféu na nossa sala de aula para nos lembrar que juntos somos melhores”, completa. Os estudantes do Ensino Fundamental I não competiram, mas participam de atividades recreativas e alusivas à prática de esporte.

    O clima foi de euforia entre os alunos da 3ª série do Ensino Médio. As turmas –  de A a D – conquistaram as quatro vagas para o hotel-fazenda. “Felicidade nos define. Além de nos divertir com os jogos, ainda vamos finalizar com chave de ouro nosso terceiro ano. Estamos muito unidos e vai ser legal dividir outro momento com todos”, afirma o estudante Alex Ferreira, da 3ª série D. A data do passeio será definida após o recesso escolar.

    Os Jogos Escolares fazem parte da programação de atividades interdisciplinares da unidade. “Estas atividades são uma maneira de motivar nossos alunos. O encerramento de semestre foi cuidadosamente pensado para que eles voltem ainda mais animados para o restante do ano letivo”, diz a diretora da unidade, Luci Costa.

    Vencedores do Ensino Fundamental

    6º anos e 7º anos

    1º lugar –  7º ano C (Alemanha)

    2º lugar –  6º ano A (Estados Unidos)

    8º anos e 9º anos

    1º lugar –  9º ano B (África do Sul)

    2º lugar –  8º ano C (Brasil)

    Vencedores do Ensino Médio

    1º lugar –  3ª série D (Brasil azul)

    2º lugar –  3ª série C (Brasil verde)

    3º lugar –  3ª série B (Brasil amarelo)

    4º lugar –  3ª série A (Brasil preto)

    Veja mais fotos da premiação no link.

    Texto: Marcus Fogaça
    Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

  • Jogos Escolares marcam o fim do semestre no Sesi Taguatinga

    Jogos Escolares marcam o fim do semestre no Sesi Taguatinga

    jogos escolares sesi taguatinga 2018 df

    Os estudantes da unidade de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) despedem-se do primeiro semestre letivo com os Jogos Escolares 2018, que terminam nesta sexta-feira, 29 de junho. O recesso escolar começará na segunda-feira, 2 de julho. 

    Alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio competem nas modalidades de futsal, vôlei, basquete, handebol, queimada, natação, salto em distância, corrida de velocidade e xadrez. As quatro turmas mais bem colocadas no ranking geral de medalhas serão premiadas com um passeio a um hotel-fazenda. 

    jogos escolares sesiOs estudantes do Ensino Fundamental I não competem, mas participam de atividades recreativas e alusivas à prática de esporte. “Os jogos aproximam as pessoas e incentivam hábitos mais saudáveis. É bom que isso seja trabalhado desde cedo. Essa geração está muito ligada à tecnologia e às vezes a prática de esporte fica de lado”, explica Max Sander, professor de Educação Física. 

    O professor é um dos organizadores dos jogos. “Os meninos se envolvem, fazem camisetas de acordo com o país que a turma representa [foi feito um sorteio entre as turmas com os países que participam da Copa do Mundo, na Rússia], torcem e acompanham tudo”, diz. 

    jogos escolares sesi taguatinga 2018

    As competições são válvula de escape para quem está concluindo o Ensino Médio, se preparando para o vestibular e ao mesmo tempo estudando no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF). É o caso de Tamires de Souza, de 17 anos, que faz o curso Técnico em Administração. “Os jogos ajudam a relaxar e a recarregar as energias para o segundo semestre, que, no meu caso, será pesado por causa das provas de vestibular e do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]”, conta a aluna, que compete em várias modalidades, como futsal, queimada, basquete e handebol. 

    Solidariedade  

    Além da competição esportiva, os Jogos Escolares 2018 do Sesi Taguatinga estimulam o lado social dos alunos. Ao longo da semana, as turmas arrecadaram alimentos, que serão doados a instituições de caridade. As arrecadações valerão pontos no ranking que vai definir as quatro equipes vencedoras. 

    Texto: Marcus Fogaça
    Foto: Hélio Montferre/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

  • Semana do Meio Ambiente do Sistema Fibra vai até sexta-feira (15)

    Semana do Meio Ambiente do Sistema Fibra vai até sexta-feira (15)

    semana do meio ambienteMeio ambiente e sustentabilidade são os principais temas da semana em unidades do Distrito Federal do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). É a Semana do Meio Ambiente do Sistema Fibra, que começou na segunda-feira (11). Até esta sexta-feira (15), empresários, funcionários e estudantes têm a oportunidade de conhecer boas práticas e serviços na área de meio ambiente.

    O Projeto Óleo de Vantagens, por exemplo, foi vencedor do Grand Prix 2018. Foi feito por estudantes do Senai Gama que formaram a equipe Winners para propor uma solução para a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). O projeto consiste na proposta de parceria entre o governo local e a Caesb para a criação de um projeto de lei que incentive a logística reversa.

    “Nosso desafio era ajudar a Caesb a reduzir custos com a manutenção da rede de esgoto por causa do despejo de óleo de cozinha. Ouvimos especialistas, engenheiros da companhia e buscamos experiências de outros lugares para chegar à nossa proposta”, diz Pablo Doche, de 17 anos, estudante do curso Técnico em Segurança do Trabalho. Os integrantes da Winners estão mostrando a ideia em outras unidades. Nesta semana, ainda visitarão o Sesi/Senai Sobradinho e o Sesi Taguatinga (veja a programação).

    Nas escolas do Sesi, equipes formadas por estudantes apresentam projetos relacionados à água criados para a temporada 2017/2018 do Torneio de Robótica First Lego League. “São alunos pesquisadores, que estão compartilhando conhecimento com toda a comunidade escolar. É uma oportunidade de os pais conhecerem mais sobre nossos métodos de ensino”, destaca a diretora do Sesi Gama, Elisângela Machado.

    Na terça-feira (12), a unidade recebeu a carreta do Cozinha Brasil, projeto criado pelo Sesi em 2004. Alunos, pais e funcionários ouviram orientações nutricionais e dicas para aproveitar integralmente os alimentos. O edifício-sede da Fibra receberá a carreta na sexta-feira (15), com quatro turmas.

    A programação da Semana do Meio Ambiente teve também oficinas, como a de compostagem e horta sustentável, realizada no Senai Taguatinga na segunda-feira (11). Há ainda ações de sensibilização do projeto Consumo Consciente, sobre o uso racional dos recursos, especialmente descartáveis, e apresentação de serviços de consultorias empresariais e de cursos oferecidos pelo Sesi e pelo Senai ao público e a empresários que visitarem as escolas. Na unidade integrada do Sesi/Senai Sobradinho, os estudantes participaram, na quarta-feira (13), de uma aula prática no Parque Ecológico Jequitibá, ao lado da escola.

    Boas práticas multiplicadas

    Romário Santos, aluno do curso Técnico em Segurança do Trabalho do Senai Gama, diz que as ações são estimulantes e despertam a curiosidade. “Temos a oportunidade de replicar conhecimentos.”

    Heider de Brito, atendente do Senai Taguatinga, conta que vai levar para casa e para a igreja o que aprendeu na oficina de compostagem e horta sustentável. “É um trabalho de formiguinha, mas que faz a diferença. Cuidar do meio ambiente só faz o bem”, afirma.

    As ações são coordenadas pelas equipes pedagógicas do Sesi e do Senai, com apoio da Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra). “Esta é também uma oportunidade de trazer os empresários para dentro das nossas escolas, mostrando que o Sesi e o Senai estão preocupados em trabalhar a consciência multidisciplinar dos alunos. Entregamos para o mercado profissionais completos”, diz o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Federação, Marcontoni Montezuma, que visitou o Sesi e o Senai Gama na terça-feira (12) e hoje acompanhou as atividades em Sobradinho.

    Texto: Marcus Fogaça
    Fotos: Hélio Montferre 
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Lucas Foresti visita o Espaço Vira Vida no Distrito Federal

    Lucas Foresti visita o Espaço Vira Vida no Distrito Federal

    lucas foresti visita viravida sesi

    O piloto brasiliense da Stock Car Lucas Foresti aproveitou a pausa nas corridas para visitar, em 7 de junho, alguns dos 92 jovens da 12ª turma do projeto Vira Vida no Distrito Federal. Ele foi recebido na unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi) São João XXIII, no Gama, dedicada exclusivamente às atividades do programa.

    O Vira Vida resgata jovens em situação de risco e de extrema vulnerabilidade social, proporcionando-lhes educação básica, educação profissional, direitos de saúde, cultura, esporte e lazer, elevação da autoestima e fortalecimento de vínculos. O objetivo principal é a inclusão social e produtiva dos jovens atendidos (leia mais abaixo).

    Os estudantes se prepararam para o encontro. Alguns pesquisaram a biografia do piloto – o primeiro brasiliense a vencer uma corrida na categoria, a principal do automobilismo nacional. Foi em 2014, em Curitiba (PR). “Quero ser motorista de caminhão. Já seguia o Lucas Foresti nas redes sociais, e hoje eu conheci ele”, comemorou Paulo*, de 17 anos.

    Além de conhecer as instalações do Sesi São João XXIII, Foresti conheceu as atividades desenvolvidas, posou para fotos, conversou com os jovens e com a equipe do projeto e respondeu a perguntas em um bate-papo no pátio da unidade.

    A visita do piloto ao Espaço Vira Vida no Distrito Federal foi viabilizada pela Women’s Entrepreneurship Day Brazil (Wedo Brazil), organização não governamental parceira do Vira Vida no DF. “Breno Adaid, meu professor na faculdade, é conselheiro da Wedo Brazil e comentou comigo sobre o projeto. Fiquei interessado e ele fez a ponte”, contou Foresti. Ele se disse impressionado com a estrutura, com a seriedade do projeto e com as pessoas. “É um espaço onde eles podem recomeçar sem medo.”

    A Wedo busca a equidade de gêneros e o incentivo ao protagonismo da mulher no mercado de trabalho empreendedor. A ONG tem sede nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em setembro passado. Tem como uma de suas metas apoiar projetos sociais, e o primeiro que adotou no País foi o Vira Vida, levando em conta o impacto social e o fato de mais de 60% dos jovens atendidos serem do sexo feminino.

    A coordenadora do Vira Vida no DF, Cida Lima, falou da importância de os rapazes e moças terem a oportunidade de conversar com alguém com uma carreira bem-sucedida como Lucas Foresti. “Normalmente os meninos do Vira Vida não teriam acesso a atletas desse nível. Agora ele está aqui, conversando de igual para igual e mostrando que é possível sonhar e que eles têm a possibilidade de ser o que quiserem. A história do Lucas é de muita persistência e trabalho e isso motiva os nossos alunos”, afirmou.

    Nova geração da Stock Car

    Aos 26 anos, Lucas Foresti disputa a atual temporada da Stock Car pela equipe Cimed Racing, ao lado de Cacá Bueno, Felipe Fraga e Marcos Gomes, após duas temporadas pela escuderia Full Time Academy. Foresti começou a carreira em motocross ainda criança, mas foi proibido pelo pai de continuar após um acidente. Em 2006 ele trocou o motocross pelos karts. Tem passagem por campeonatos internacionais como a GP3 e a F Renault 3.5.

    Vira Vida

    O programa é uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi. No DF, é desenvolvido desde 2009 e já formou 579 alunos de 15 a 21 anos em 11 turmas. Da 13ª, que está sendo formada, poderão participar jovens de 14 a 21 anos. A formatura da 12ª turma será em 24 de setembro.

    Os jovens são acompanhados por equipes multidisciplinares em vários eixos: educacional, psicológico, pedagógico, de assistência social e administrativo. Com o apoio de parceiros, têm acesso à educação básica e a cursos técnicos e de qualificação, além da possibilidade de inserção no mercado de trabalho.

    *Nome fictício para preservar a identidade do jovem.

    Veja mais imagens da visita no link.

    Texto: Marcus Fogaça
    Fotos: Victor Hugo Pessoa
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Conheça as ações do Sistema Fibra em benefício do meio ambiente

    Conheça as ações do Sistema Fibra em benefício do meio ambiente

    Na semana de 11 a 15 de junho, o Sistema Fibra promoverá uma série de atividades dedicadas à conscientização ambiental. A programação, voltada a empresários, funcionários e estudantes, faz referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. Haverá, por exemplo, palestras, feiras e concurso cultural (veja a programação mais abaixo).

    As atividades ocorrerão nas unidades do Distrito Federal do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e no edifício-sede da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra).

    A ideia é promover a conscientização sobre a necessidade de proteger e de valorizar os recursos naturais e também divulgar aos empresários projetos e serviços realizados por equipes de funcionários do Sistema Fibra e por estudantes, de modo que as experiências sejam replicadas.

    As empresas também poderão conhecer serviços voltados para a sustentabilidade, como o Cozinha Brasil, do Sesi, e a consultoria de elaboração e implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) do Senai-DF. O Senai Gama e o Senai Taguatinga ainda convidaram empresários das respectivas comunidades a expor produtos inovadores com foco na sustentabilidade.

    As ações são coordenadas pelas equipes pedagógicas do Sesi e do Senai, com apoio da Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fibra. Conheça os projetos que serão apresentados na Semana do Meio Ambiente do Sistema Fibra:

    Senai

    Oficina de compostagem e horta sustentável

    O Senai Taguatinga tem uma horta. Os alimentos plantados são utilizados nos cursos da área de alimentos. A oficina de compostagem e horta sustentável será para os empregados da unidade e dividida em dois momentos. O primeiro será uma aula teórica e o segundo, a plantação das sementes. Os funcionários interessados devem procurar a coordenação pedagógica.

    Concurso Do Lixo ao Luxo

    Estudantes do Senai Taguatinga vão ser convidados a confeccionar produtos de suas respectivas áreas do conhecimento a partir de sobras. O mais inovador será premiado com um curso de qualificação a distância e com uma visita técnica ao sítio Geranium, em Samambaia, que trabalha com educação socioambiental e com produção de alimentos orgânicos.

    O Brasil que Eu Quero

    Os estudantes do Senai Taguatinga serão estimulados a gravar vídeos sobre desenvolvimento sustentável e políticas de meio ambiente. Os professores da escola vão escolher o melhor e enviá-lo à campanha da Rede Globo.

    Feira de troca

    O Senai Taguatinga vai promover entre alunos e empregados uma feira de troca de itens como brinquedos, livros e roupas. O objetivo é incentivar o reúso e o consumo consciente.

    Senai Sustentável

    O programa nasceu no Senai Taguatinga em 2014 e foi expandido às demais unidades a partir de 2016. A proposta é sensibilizar alunos e funcionários sobre o uso racional dos recursos, especialmente o uso de descartáveis, como canudos e copos. Na Semana do Meio Ambiente, as unidades vão reforçar as atividades de sensibilização. No Gama, por exemplo, os colaboradores vão ser estimulados a presentear colegas com uma caneca.

    Exposições

    O Senai vai exibir nas três unidades (Gama, Sobradinho e Taguatinga) trabalhos feitos em sala de aula pelos alunos e oferecer aos visitantes informações sobre os serviços da instituição, como consultorias às empresas e cursos de educação profissional.

    Projeto Gota

    É uma parceria do Sistema Fibra com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) para a utilização racional da água. O projeto surgiu da ação Professor do Lago para Conscientização, criado pela empresa para sensibilizar educadores sobre as consequências da crise hídrica no DF. O intuito é formar a rede “Eu sou mais uma gota” e disseminar as informações no ambiente escolar e familiar dos participantes, que são professores do Sesi e do Senai. As unidades do Senai vão formar turmas com até 15 alunos para um curso de 20 horas que inclui visita guiada à estação de tratamento da Caesb no Gama. A atividade será feita com professores indicados por gestores das unidades.

    Projeto Óleo

    O projeto foi o vencedor do Grand Prix 2018 do Senai Gama. Na disputa, alunos tiveram de criar soluções para necessidades reais do setor produtivo. A equipe que criou o Projeto Óleo foi a Winners, que propôs uma parceria entre o governo local e a Caesb para a criação de um projeto de lei que incentive a população a entregar o óleo residual de cozinha a supermercados, recebendo em troca cupons de desconto. A ideia é criar um ciclo rentável para diminuir o resíduo no meio ambiente.

    Consumo consciente

    O Senai Gama vai promover, durante os intervalos das aulas, jogos e brincadeiras com as temáticas água, energia, descarte adequado de resíduos, reúso – quando um objeto pode ser usado novamente – e reaproveitamento – quando o item ganha nova finalidade.

    Sesi

    Cozinha Brasil

    O Sesi vai levar às unidades do Gama, de Sobradinho e de Taguatinga e ao edifício-sede da Fibra um curso rápido de duas horas do projeto, criado em 2004. Alunos, empresários, professores e a comunidade escolar vão receber orientações nutricionais e dicas para aproveitar integralmente os alimentos e receberão certificado de conclusão do curso. A aula será em uma unidade móvel equipada com uma cozinha. Os alunos ganharão um livro com cem receitas, além de todo o material didático: pasta, touca, avental, caderno e lápis.

    Robótica

    As equipes Megazord, do Sesi Gama, Bisc 8 e Ohana, de Sobradinho, e Albatroid, de Taguatinga vão apresentar, em suas respectivas escolas, os projetos relacionados à água para a temporada 2017/2018 do Torneio de Robótica First Lego League. As equipes trabalharam em soluções para a forma como o recurso é encontrado, transportado, usado ou descartado.

    Aula-show no Parque Ecológico Jequitibá

    Os estudantes da unidade integrada Sesi/Senai Sobradinho terão uma aula prática no Parque Ecológico Jequitibá, ao lado da escola. Lá eles terão aulas multidisciplinares sobre a preservação do meio ambiente.

    Plantio de árvores

    Os alunos do Sesi/Senai Sobradinho vão plantar 30 mudas, com suporte dos professores, por toda a unidade.

    Professores do Lago

    Uma equipe da Caesb vai ao Sesi/Senai Sobradinho apresentar o projeto a alunos e a professores. O Professor do Lago tem o objetivo de disseminar informações sobre a gestão sustentável da água.

    Expresso Ambiental

    A Caesb vai levar às unidades o projeto Expresso Ambiental, um ônibus adaptado que mostra todo o ciclo do abastecimento de água e da coleta de esgoto. Durante as visitas, o público receberá, por exemplo, dicas sobre o uso racional da água e sobre como identificar vazamentos.

    semana do meio ambiente do sesi fibra senai

    Texto: Marcus Fogaça
    Fotos: Cristiano Costa
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Sesi e Senai-DF mantêm aula nesta segunda-feira (28)

    O Sesi e o Senai estão organizados para receber os alunos normalmente nesta segunda. Nossa intenção é honrar o calendário escolar e nosso compromisso com vocês, alunos.

    Para os que não conseguirem comparecer, faremos reposição de conteúdos, seguindo o mesmo procedimento adotado nas escolas na sexta (25).

    Para outras informações, entre em contato: SAC/Ouvidoria: (61) 4042-6565.

  • 350 cidadãos recebem atendimento médico e dentário

    350 cidadãos recebem atendimento médico e dentário

    acao social 1Foram cinco dias de consultas, exames e procedimentos gratuitos em oftalmologia e em odontologia, na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Itapoã. A ação, parceria entre a administração regional e o Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF), atendeu 350 pessoas que já tinham sido pré-cadastradas na Unidade Básica da Saúde da Família, no Centro de Referência de Assistência Social e no Centro de Atenção Psicossocial, que fizeram o levantamento e o agendamento de cada um.

    O aposentado Renato Mendes Souza, de 54 anos, participou da ação ao lado da esposa, a dona de casa Maria Iraci Mendes, da mesma idade. Os dois saíram felizes após o atendimento odontológico, que incluiu limpeza e restauração. “É a segunda vez que sou atendido por um dentista do Sesi em uma ação como esta. Acho louvável a iniciativa porque a população daqui é carente e um serviço odontológico não custa menos que R$ 80, enquanto aqui saiu de graça”, comemorou o aposentado.

    Os atendimentos odontológicos foram feitos por três dentistas do Sesi-DF e os oftalmológicos, por dois médicos do Instituto Visão. Eles receberam os pacientes em unidades móveis com toda a infraestrutura necessária para consultas e tratamentos básicos das duas especialidades.

    acao social 2De acordo com William Vitorino, funcionário do Sesi-DF, que coordenou a ação social, a pré-seleção feita pelo governo priorizou famílias mais carentes e com as necessidades específicas oferecidas na ação. “A triagem foi importante para ter um trabalho focado e com resultado, sem perder tempo com o diagnóstico. As pessoas já chegaram e foram atendidas”, explicou Vitorino.

    A administradora do Itapoã, Cláudia Santana, destacou o impacto de uma ação como essa na região. “Eu acredito que, se todos tivessem a sensibilidade de realizar este tipo de atividade em prol da população carente, teríamos um Brasil melhor. Recebemos os serviços do Sesi de braços abertos, porque é muito difícil para a população daqui se locomover, pagar uma condução e uma consulta, então é uma iniciativa fantástica e merece aplausos”, diz Cláudia.

    Maria Iraci voltou para casa sorrindo: “Ganhei um dente novo depois da restauração e ainda consegui revisar o grau dos meus óculos no oftalmologista. Estou muito feliz”.

    Texto: Aline Roriz

    Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra

    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

  • Sesi fornece 3 mil refeições a índios que estão na mostra Yawalapiti

    Sesi fornece 3 mil refeições a índios que estão na mostra Yawalapiti

    Walamatiu Yawalapiti Museu da Republica

    A exposição Yawalapiti – Entre Tempos termina neste domingo, 20 de maio, no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República (Esplanada dos Ministérios). A mostra reúne 150 fotografias que registram o cotidiano da comunidade Yawalapiti, uma das 16 etnias que vivem no Parque Indígena do Xingu, no norte de Mato Grosso.

    As imagens foram feitas pelo fotógrafo francês Olivier Boëls, entre 2012 e 2017. Segundo a organização, mais de 40 mil pessoas visitaram a exposição. Os próprios indígenas legendaram as fotos e fizeram os textos explicativos, apresentados em português e em inglês. Eles também guiaram as visitas e ainda se revezaram em apresentações culturais, de dança e de canto do Alto Xingu.

    A comunidade tem 180 pessoas. Para a mostra, vieram à capital 120 índios, entre crianças e adultos. Eles estão hospedados no Instituto Oca do Sol, no Lago Norte. O Sistema Fibra é um dos apoiadores do projeto, fornecendo alimentação aos índios por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi-DF). No período de um mês, foram distribuídas quase 3 mil refeições aos índios que participaram da exposição, uma média de cem por dia, somando almoço e jantar. Os integrantes da comunidade Yawalapiti se revezaram durante o trabalho no museu.

    O alimento foi produzido pela Central de Produção de Alimentos, no Sesi Guará, que adaptou a produção de marmitas aos costumes dos índios. “Durante todos esses dias, procuramos respeitar a cultura deles e enviar, sempre que possível, alimentos como pescados e derivados da mandioca, que não são estranhos ao paladar indígena”, explica Denise Amorim, coordenadora de Produção da CPA.

    “Nossa cultura se baseia muito no compartilhamento. Não falta comida para ninguém na nossa comunidade. Ficamos muito felizes de o Sesi compartilhar o alimento com a nossa comunidade”, diz Walamatiu Yawalapiti, presidente da associação de moradores da comunidade indígena e porta-voz da comunidade.

    A mostra fotográfica Yawalapiti – Entre Tempos ficará no Museu da República até 20 de maio, até domingo, das 9h às 18h.

    Olivier Boëls

    Boëls é o autor, diretor e curador da mostra Yawalapiti – Entre Tempos, cuja a proposta é estimular a empatia do público quanto a outras culturas. O fotógrafo é um dos mais respeitados do mundo. Durante sua trajetória, Boëls conquistou importantes prêmios, como o World Press Photo (2000), uma espécie de Oscar da fotografia mundial, além de ter seus registros fotográficos no acervo permanente das galerias do Zone Zero, um dos sites de fotografias mais visitados do mundo. Ele também participou de mais de 40 exposições no Brasil e no exterior.

    Texto: Marcus Fogaça

    Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra

    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

  • Troca de livros incentiva o hábito da leitura em Sobradinho

    Troca de livros incentiva o hábito da leitura em Sobradinho

    feira do livro sesi senai sobradinho

    O Sesi/Senai Sobradinho realizou uma feira troca de livros com a participação de alunos e empregados, na semana em que se comemora o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor (23 de abril). A iniciativa cumpriu o objetivo de incentivar o hábito da leitura a partir da troca de exemplares durante o evento. Ainda na ocasião, os estudantes fizeram apresentações musicais de artistas de Brasília, como Capital Inicial, Legião Urbana e Plebe Rude, além de declamar trechos de textos de Renato Russo e Cora Coralina. Cento e cinquenta e duas pessoas participaram da feira.

    A atividade foi organizada pela equipe da biblioteca da unidade, com apoio da coordenação pedagógica e da direção. Eles se inspiraram na feira de troca de livros do Senai Gama que, em 2018, chegou à terceira edição. ““Trata-se de uma ação que deu certo. Assim, resolvemos replicá-la para promover e incentivar o hábito da leitura entre os alunos e funcionários da unidade, ao mesmo tempo em que divulgamos a biblioteca”, afirma a bibliotecária da unidade, Mônica Coelho.

    feira dolivro sesisenai sobradinhoPara participar do troca-troca, durante duas semanas, a biblioteca recebeu doação de 171 livros. Cada título doado deu direito a um vale-livro. Leitora assídua, a estudante Vivian Martin, da 2ª série do Ensino Médio, trocou 25 livros na feira. “Eu faço coleção e é sempre bom conhecer novas histórias. A proposta da feira me deu a oportunidade de conhecer novos títulos sem gastar.” A jovem escolheu um exemplar de Cidades de Papel, do escritor John Green, para presentear uma amiga. “Nós trocamos livros e uma incentiva a outra a ler novos romances e a conhecer novos autores”, completa.

    A feira não ficou restrita aos estudantes. Os funcionários da unidade também puderam trocar livros. A auxiliar de serviços gerais Fernanda Fernandes, por exemplo, trocou cinco livros por uma pequena coleção de gibis. “Escolhi esses por dois motivos. O primeiro é que eu gosto muito e, o segundo, é para incentivar meu filho de 11 anos a ler mais”, diz.

    Além da troca de livros, os estudantes participaram do sarau com recital de poesias e apresentações musicais, com o intuito de homenagear Brasília por seus 58 anos, completados no último sábado (21). “Esta foi a forma que encontramos de homenagear a cidade e compartilhar conhecimento sobre a cultura local”, destaca a orientadora educacional Andrea Mascarenhas.

    Orientação Profissional

    A empresa Junior Achievement do Distrito Federal, parceira do Sesi-DF, levou à feira a palestra do consultor Marcos Rangel “Os robôs Vão Ocupar Meu Lugar?” – uma reflexão sobre as profissões do futuro e desenvolvimento profissional. Para isso, desenvolveu com as turmas da 3ª série o projeto “Conectado com o amanhã”. A proposta foi oferecer aos estudantes informações sobre as competências necessárias para se inserir no mercado de trabalho.

    Biblioteca

    Neste mês, a biblioteca do Sesi/Senai Sobradinho completa um ano. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h. Além dos estudantes e empregados da unidade, o local fica aberto à comunidade para consulta aos títulos e acesso ao espaço. O acervo é composto de clássicos literários, como Dom Quixote, do espanhol Miguel de Cervantes, até livros voltados à qualificação profissional de áreas como administração, contabilidade e culinária. O espaço recebe, em média, 300 visitas por mês.

    Histórico

    Em 1995, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) adotou o dia 23 de abril como Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em homenagem os espanhóis Miguel de Cervantes (1547–1616) e Josep Pla (1897–1981) e do dramaturgo inglês William Shakespeare (1564–1616).

    Galeria de imagens

    Texto: Marcus Fogaça

    Fotos: Cristiano Costa/Sistema Fibra

    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

  • Judocas do Sesi-DF preparam-se para campeonato nacional

    Judocas do Sesi-DF preparam-se para campeonato nacional

    Três atletas da equipe de rendimento de judô do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) já têm vaga garantida para as competições nacionais das respectivas categorias. Wallyson Nascimento, da classe Sub 18, Luiza Mota (foto de capa), da classe Sub 21, e Fabiane Pires, da classe Sub 15, trouxeram medalhas de ouro do Brasileiro Regional IV de Judô. A competição, realizada pela Confederação Brasileira de Judô, foi de 19 a 22 de abril, em Anápolis, Goiás. Competiram 723 esportistas.

    Além das três medalhas de ouro, a equipe do Sesi-DF trouxe três de prata e quatro de bronze. As medalhas de prata foram trazidas por Wallyson Nascimento, da classe Sub 21, Wallker Xavier e por Sara Souza, ambos da classe Sênior. Hugo Mota e Rivelino Filho, da classe Sub 18, Gustavo Aprigio, da classe Sênior, e Gabriel de Oliveira, da classe Sub 15, conquistaram medalhas de bronze.

    Os medalhistas Sênior e Sub 18, assim como outros atletas da equipe do Sesi-DF dessas classes e da Sub 21, ainda têm chance de participar das competições nacionais, desde que vençam as seletivas do DF. Nesta quinta-feira (26), o Sesi Taguatinga vai receber as seletivas Sub 21, às 19h30. As demais seletivas ainda não têm data definida.

    A cidade de Lauro de Freitas (BA) será palco das disputas nacionais das classes Sub 18 (2 e 3 de junho), Sub 21 (19 e 20 de maio) e Sênior (9 e 10 de outubro). A etapa nacional do Sub 15 será em Fortaleza (CE), em setembro.

    Com a vaga garantida para a competição nacional, a judoca de 18 anos Luiza Mota diz que o momento agora é de muita preparação. “Temos de treinar cada vez mais, pois, a cada etapa, o grau de dificuldade vai aumentar”, afirma. Em 2016, ela representou o Sesi-DF na Gymnasiade 2016, na Turquia.

    O treinador da equipe, Carlos Roberto Oliveira, avaliou positivamente o desempenho na competição em Anápolis. “Foram lutas difíceis, com alto padrão técnico. Nossa equipe está de parabéns e tem potencial de ir mais longe.”

     CRI2921

    A Região IV é composta pelos estados do Tocantins, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, do Acre, de Rondônia e de Goiás, além do DF. A delegação do DF contou com cem atletas, sendo 17 do Sesi-DF. A equipe, formada por 23 homens e mulheres de 12 a 40 anos, treina na unidade de Taguatinga. 

    Treine judô no Sesi-DF

    As escolinhas são nas unidades do Gama e de Taguatinga e atendem alunos a partir dos 6 anos. Os interessados podem fazer aulas duas (R$ 87) ou três (R$ 110) vezes por semana. Trabalhadores da indústria e seus dependentes, assim como empregados do Sistema Fibra, têm desconto. Para mais informações, entre em contato com o nosso SAC: (61) 4042-6565.

    Veja os medalhistas do Sesi-DF no Brasileiro Regional IV de Judô:

    Ouro

    Luiza Mota (meio médio)
    Categoria Sub 21

    Fabiane Pires (meio leve)
    Categoria Sub 15

    Wallyson Nascimento (pesado)
    Categoria Sub 18

    Prata

    Wallker Xavier (meio médio)
    Categoria Sênior

    Sara Souza (meio médio)
    Categoria Sênior

    Wallyson Nascimento (pesado)
    Categoria Sub 21

    Bronze

    Gustavo Aprigio (meio médio)
    Categoria Sênior

    Gabriel de Oliveira (leve)
    Categoria Sub 15

    Hugo Mota (meio leve)
    Categoria Sub 18

    Rivelino Filho (super ligeiro) 
    Categoria Sub 18

    Texto: Marcus Fogaça
    Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra

    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra