Autor: Roseane Agna

  • Sesi desenvolve projetos de incentivo à inovação

    Sesi desenvolve projetos de incentivo à inovação

    sesi df robotica especial news letter 004No Sesi-DF, desde os primeiros anos escolares, os estudantes têm acesso à educação tecnológica, disciplina que introduz os conceitos básicos que nortearão a vida acadêmica do aluno da entidade. A participação da instituição nos torneios de Robótica acontece há três anos e conta com parcerias de excelência como o Senai e a Universidade de Brasília. Com o auxílio e o apoio de profissionais altamente qualificados, os estudantes têm contato com pesquisas científicas, bem como acesso à novas tecnologias e aos processos desenvolvidos diariamente no setor produtivo. Trata-se de um verdadeiro treinamento para os desafios futuros na universidade e no mercado de trabalho. O esforço conjunto de tantos personagens reflete na qualidade e na seriedade dos trabalhos propostos. “O que nós queremos é despertar no aluno o desejo de buscar a inovação em tudo o que aprendem e assim impulsionar o crescimento industrial na região”, afirma o diretor regional do Senai-DF e superintendente do Sesi-DF, Albano Esteves de Abreu.

    Com o objetivo de dar uma destinação sustentável aos resíduos produzidos pela indústria do Distrito Federal, as equipes de Robótica do Sesi Gama desenvolveram projetos voltados para o reaproveitamento do material descartado pelos setores da Construção Civil e de Madeira e Mobiliário e, também, encontraram uma alternativa para transformar o lixo orgânico em energia.

    Segundo o presidente do Sistema Fibra, Jamal Bittar, os projetos foram tão bem aceitos que a intenção é disseminá-los e torná-los realidade no cenário industrial do DF. “Nós vamos multiplicar essas ideias nos sindicatos e nas indústrias afiliadas ao Sistema Fibra. São projetos inovadores e muito promissores”, enfatiza o presidente.

    De acordo com a gerente de Educação do Sesi-DF, Learice Alencar, a Robótica não consiste apenas na montagem e programação de um robô, mas no desenvolvimento de habilidades críticas e de pesquisa científica, a aprendizagem investigativa, o estudo autônomo. “É por meio dessa metodologia que nossos alunos aprendem a solucionar problemas, pensar de maneira lógica, criativa e inovadora, trabalhar em equipe e respeitar as diferenças. No mercado de trabalho, características como estas são valiosas e contribuem para o fortalecimento do setor produtivo da nossa região”, afirma a gerente de Educação do Sesi-DF, Learice Alencar.

    ASCOM
    Assessoria de Comunicação Sistema Fibra
    E-mail: ascom@sistemafibra.org.br
    Telefones: 61-3362-6008 / 3362-6178
    Foto: Cristiano Costa

  • Estudantes apostam em biodigestor para reaproveitar o lixo orgânico

    Estudantes apostam em biodigestor para reaproveitar o lixo orgânico

    sesi df robotica especial news letter 003A equipe de Robótica Lego Field, do Sesi Gama, desenvolveu, em 2015, um projeto audacioso. Os integrantes enxergaram no lixo orgânico a oportunidade de gerar energia, obter retorno financeiro e consequentemente ampliar a oferta de benefícios à sociedade. A ideia do time sugere a construção de um Biodigestor Anaeróbio na região do Distrito Federal. Com este mecanismo, toda a matéria orgânica produzida em Brasília será processada e revertida em produção energética. Inicialmente, o projeto contempla apenas o DF, tendo em vista que o descarte do lixo na região é feito, em sua maioria, por meio de aterro sanitário. Ao aterrar resíduos orgânicos, há um grande risco de contaminação do solo, das nascentes e do lençol freático.

    Levantamentos feitos pela equipe apontam que o custo para implantação do Biodigestor Anaeróbio seria de R$ 311 milhões, com um retorno anual de aproximadamente R$ 63 milhões. “Ou seja, em quatro anos, esse modelo pagaria o valor aplicado e passaria a gerar energia para a região e lucro para o investidor”, avalia o técnico da equipe, Atos Henrique Reis. O projeto chamou tanta atenção, que conquistou o primeiro lugar no torneio regional de Robótica, realizado em Vitória (ES), no mês de outubro.

    O projeto contou, ainda, com o apoio do deputado distrital Lira (PHS), que patrocinou a impressão em 3D do Biodigestor. O parlamentar ficou encantado com a iniciativa e pretende levar a ideia adiante. Segundo Lira há um grande interesse em tornar esse projeto uma realidade para o Distrito Federal. O novo modelo proposto pelos alunos foi inspirado em ações sustentáveis desenvolvidas em outros países e que trouxeram resultados positivos para a sociedade.

    Segundo levantamento realizado pelos integrantes da equipe junto ao Serviço de Limpeza Urbana (SLU), só nos três primeiros meses de 2015, 93% do lixo do DF foi aterrado. Dados oficiais apontam, ainda, que Brasília tem um gasto superior a R$ 374 milhões com o descarte de resíduos, por ano, e não há registros de retorno do valor investido. 

    ASCOM
    Assessoria de Comunicação Sistema Fibra
    E-mail: ascom@sistemafibra.org.br
    Telefones: 61-3362-6008 / 3362-6178
    Foto: Cristiano Costa

  • Equipe desenvolve Ecomanta feita de pó de serragem

    Equipe desenvolve Ecomanta feita de pó de serragem

    sesi df robotica especial news letter 002A equipe de Robótica Energybots, do Sesi Gama, desenvolveu para a temporada 2015, um projeto inovador para o segmento da indústria moveleira. Trata-se de uma espécie de manta termoacústica feita a partir de material 100% reciclável. A “Ecomanta” é composta por pó de serragem de madeira, plástico de garrafa pet e embalagem tetra pak triturada, materiais estes considerados poluidores em potencial. Até pouco tempo não havia utilidade alguma para os resíduos produzidos por este setor. Os rejeitos geralmente são descartados sem qualquer critério nos entulhos ou lixões. Diante deste cenário, a Ecomanta pode ser utilizada, por exemplo, como forro para residências, fábricas e galpões. Por ser termoacústica, a manta atua, também, no controle da temperatura, equilibrando a sensação térmica dos ambientes.

    Para comprovar os benefícios da placa ecológica, a equipe desenvolveu um protótipo do projeto e simulou a aplicação da ideia em uma maquete. Os integrantes da Energybots buscaram inspiração em algumas empresas e vivenciaram na prática o dia a dia da indústria. Eles conheceram os processos da fábrica Arte Nobre Móveis e da indústria que produz a Ecotelha no Distrito Federal. O projeto contou, ainda, com o apoio do Senai-DF nos testes de resistência térmica e mecânica, e inflamabilidade. A validação da instituição consolidou, ainda mais, a ideia inovadora proposta pelos jovens estudantes. “O resíduo deixa de ser lixo, torna-se matéria-prima e pode ser completamente reaproveitado. Além de ser inovadora, a ‘Ecomanta’ contribui para a preservação do meio ambiente e para a sustentabilidade”, afirma o técnico da equipe Energybots, Roger Diego.

    ASCOM
    Assessoria de Comunicação Sistema Fibra
    E-mail: ascom@sistemafibra.org.br
    Telefones: 61-3362-6008 / 3362-6178
    Foto: Cristiano Costa

  • Estudantes criam bloco feito a partir de resíduos da Construção Civil

    Estudantes criam bloco feito a partir de resíduos da Construção Civil

    sesi df robotica projetos news letter 001Os integrantes da equipe Lego of Olympus, no ano de 2015, se empenharam para elaborar uma solução inovadora para o segmento da Construção Civil. Eles criaram um bloco de vedação encaixável, feito a partir de rejeitos de obras de alvenaria. O “Ecological Brick”, como é chamado, pode ser utilizado em diversos tipos de construção, exceto na parte estrutural, em vigas ou pilares. A sua aplicação é simples e não há necessidade de demolição, basta apenas desencaixar e reutilizar o material em outra obra. “Com este projeto, é possível reduzir a quantidade de entulhos produzidos pelo setor e que são descartados de maneira inadequada, bem como reaproveitar toda a matéria-prima da obra, barateando os custos com materiais de construção”, explica a técnica da equipe, Mayra Simon.

    A ideia atraiu o interesse do Instituto Senai de Tecnologia da Construção Civil (IST), referência em ensaios técnicos e consultorias no Distrito Federal e entorno, que se dispôs a fazer os testes necessários para comprovar a eficiência do produto. Até o momento, foram elaborados alguns corpos de prova, que seguem em análise. Os custos estimados para a fabricação do “Ecological Brick” são de R$ 1.200,00 para a confecção da forma dos blocos. A unidade do produto sai a pouco mais de R$ 2,00.

    ASCOM
    Assessoria de Comunicação Sistema Fibra
    E-mail: ascom@sistemafibra.org.br
    Telefones: 61-3362-6008 / 3362-6178
    Foto: Cristiano Costa

  • Alunos do Sesi criam soluções para descarte de resíduos industriais e orgânicos

    Alunos do Sesi criam soluções para descarte de resíduos industriais e orgânicos

    sesi df robotica news letter principalCom o objetivo de dar uma destinação sustentável aos resíduos produzidos pela indústria do Distrito Federal, as equipes de Robótica do Sesi Gama desenvolveram projetos voltados para o reaproveitamento do material descartado pelos setores da Construção Civil e de Madeira e Mobiliário e, também, encontraram uma alternativa para transformar o lixo orgânico em energia. Segundo o presidente do Sistema Fibra, Jamal Bittar, os projetos foram tão bem aceitos que a intenção é disseminá-los e torná-los realidade no cenário industrial do DF. “Nós vamos multiplicar essas ideias nos sindicatos e nas indústrias afiliadas ao Sistema Fibra. São projetos inovadores e muito promissores”, enfatiza o presidente.

    Ecological Brick
    Para o setor da Construção Civil, os integrantes da equipe Lego of Olympus criaram um bloco de vedação encaixável, feito a partir de rejeitos de obras de alvenaria. O “Ecological Brick”, como foi batizado, pode ser utilizado em diversos tipos de construção, exceto na parte estrutural, em vigas ou pilares. A sua aplicação é simples e não há necessidade de demolição, basta apenas desencaixar e reutilizar o material em outra obra. “Com este projeto, é possível reduzir a quantidade de entulhos produzidos pelo setor e que são descartados de maneira inadequada, bem como reaproveitar toda a matéria-prima da obra, barateando os custos com materiais de construção”, explica a técnica da equipe, Mayra Simon.

    A ideia atraiu o interesse do Instituto Senai de Tecnologia da Construção Civil (IST), referência em ensaios técnicos e consultorias no Distrito Federal e entorno, que se dispôs a fazer os testes necessários para comprovar a eficiência do produto. Até o momento, foram elaborados alguns corpos de prova, que seguem em análise. Os custos estimados para a fabricação do “Ecological Brick” são de R$ 1.200,00 para a confecção da forma dos blocos. A unidade do produto sai a pouco mais de R$ 2,00.

    Ecomantasesi df robotica especial news letter 002

    Até pouco tempo atrás não havia utilidade alguma para os resíduos produzidos pela indústria moveleira. Rejeitos, como o pó de serragem, geralmente são descartados sem qualquer critério nos entulhos ou lixões. Diante desta realidade, a equipe Energybots desenvolveu uma espécie de manta termoacústica feita a partir de material 100% reciclável. A “Ecomanta” é composta por pó de serragem de madeira, plástico de garrafa pet e embalagem tetra pak triturada, materiais estes considerados poluidores em potencial. O produto final pode ser utilizado, por exemplo, como forro para residências, fábricas e galpões. Por ser termoacústica, a manta atua, também, no controle da temperatura, equilibrando a sensação térmica dos ambientes.

    Para comprovar os benefícios da placa ecológica, a equipe desenvolveu um protótipo do projeto e simulou a aplicação da ideia em uma maquete. Os integrantes da Energybots buscaram inspiração em algumas empresas e vivenciaram na prática o dia a dia da indústria. Eles conheceram os processos da fábrica Arte Nobre Móveis e da indústria que produz a Ecotelha no Distrito Federal. O projeto contou, ainda, com o apoio do Senai-DF nos testes de resistência térmica e mecânica, e inflamabilidade. A validação da instituição consolidou, ainda mais, a ideia inovadora proposta pelos jovens estudantes.

    sesi df robotica especial news letter 003Biodigestor Anaeróbio
    A equipe Lego Field enxergou no lixo orgânico a oportunidade de gerar energia, obter retorno financeiro e consequentemente ampliar a oferta de benefícios à sociedade. A ideia audaciosa do time sugere a construção de um Biodigestor Anaeróbio na região do Distrito Federal. Com este mecanismo, toda a matéria orgânica produzida na cidade será processada e revertida em produção energética. Inicialmente, o projeto contempla apenas o DF, tendo em vista que o descarte do lixo na região é feito, em sua maioria, por meio de aterro sanitário. Ao aterrar resíduos orgânicos, há um grande risco de contaminação do solo, das nascentes e do lençol freático.

    Segundo levantamento realizado pelos integrantes da equipe junto ao Serviço de Limpeza Urbana (SLU), só nos três primeiros meses de 2015, 93% do lixo do DF foi aterrado. Dados oficiais apontam, ainda, que Brasília tem um gasto superior a R$ 374 milhões com o descarte de resíduos, por ano, e não há registros de retorno do valor investido. Por outro lado, o custo para implantação do Biodigestor Anaeróbio seria de R$ 311 milhões, com um retorno anual de aproximadamente R$ 63 milhões. “Ou seja, em quatro anos, esse modelo pagaria o valor aplicado e passaria a gerar energia para a região e lucro para o investidor”, avalia o técnico da equipe, Atos Henrique Reis. O projeto chamou tanta atenção, que conquistou o primeiro lugar no torneio regional de Robótica, realizado em Vitória (ES), no mês de outubro.

    O projeto contou, ainda, com o apoio do deputado distrital Lira (PHS), que patrocinou a impressão em 3D do Biodigestor. O parlamentar ficou encantado com a iniciativa e pretende levar a ideia adiante. Segundo Lira há um grande interesse em tornar esse projeto uma realidade para o Distrito Federal. O novo modelo proposto pelos alunos foi inspirado em ações sustentáveis desenvolvidas em outros países e que trouxeram resultados positivos para a sociedade.

    A Robótica no dia a dia do Sesi-DFsesi df robotica especial news letter 004

    Desde os primeiros anos escolares, os estudantes têm acesso à educação tecnológica, disciplina que introduz os conceitos básicos que nortearão a vida acadêmica do aluno do Sesi. A participação da instituição nos torneios de Robótica acontece há três anos e conta com parcerias de excelência como o Senai e a Universidade de Brasília. Com o auxílio e o apoio de profissionais altamente qualificados, os estudantes têm contato com pesquisas científicas, bem como acesso à novas tecnologias e aos processos desenvolvidos diariamente no setor produtivo. Trata-se de um verdadeiro treinamento para os desafios futuros na universidade e no mercado de trabalho. O esforço conjunto de tantos personagens reflete na qualidade e na seriedade dos trabalhos propostos. “O que nós queremos é despertar no aluno o desejo de buscar a inovação em tudo o que aprendem e assim impulsionar o crescimento industrial na região”, afirma o diretor regional do Senai-DF e superintendente do Sesi-DF, Albano Esteves de Abreu.

    ASCOM
    Assessoria de Comunicação Sistema Fibra
    E-mail: ascom@sistemafibra.org.br
    Telefones: (61) 3362-6008 / 3362-6178
    Fotos: Cristiano Costa

  • Sesi Gama é campeão do Futsal na Olimgama

    Sesi Gama é campeão do Futsal na Olimgama

    senai gama olimgama futsal final 001O time de craques de Futsal do Sesi Gama garantiu o título de campeão da modalidade na maior competição esportiva entre escolas da cidade, a Olimgama. A partida final foi realizada na última sexta-feira (11/12), na quadra do Centro de Ensino Fundamental 11. Os jogadores do Sesi enfrentaram a equipe do CEF 04 e venceram a disputa por 5 a 3. “Foi uma partida bastante equilibrada, mas a nossa equipe se destacou e manteve a vantagem sobre o time adversário”, contou o técnico do Sesi, Eugênio César.

    O jogo começou com ataques e marcações muito fortes. Mas o Sesi saiu na frente com o gol de Ranieri, camisa 82. Em seguida, a equipe adversária conseguiu igualar o placar, com Gabriel Ribeiro, ex-atleta do Sesi Gama.

    Ainda no primeiro tempo, em uma jogada coletiva, o artilheiro da competição, João Pedro, camisa 37 do Sesi, finalizou a jogada, marcando o segundo gol de sua equipe. Na sequência, em um lance individual, o artilheiro ampliou a diferença e marcou o terceiro gol, para o Sesi. Ao final do primeiro tempo, por uma falha da marcação, Gabriel Ribeiro voltou a marcar, fechando a etapa inicial em 3 a 2.senai gama olimgama futsal final 002

    Depois do intervalo, a equipe adversária buscou o empate, mas o time do Sesi garantiu a vitória ao marcar mais dois gols. Os autores dos lances decisivos foram Nicolas, camisa 48, e o artilheiro da competição, João Pedro. O pivô marcou 10 gols em toda a competição. A equipe do CEF 04 ainda descontou no final, com Gabriel Ribeiro. “A final foi difícil, mas nós conseguimos driblar a marcação e fazer bastante gols”, contou João Pedro atleta e estudante do 7o ano do ensino fundamental do Sesi Gama.

    Ao todo, 30 atletas competiram na modalidade Futsal pelo time do Sesi. Todos são alunos do ensino fundamental. A equipe disputou cinco partidas, venceu quatro e sofreu uma derrota para o mesmo grupo que enfrentou na final, o time do CEF 04. As equipes vencedoras da Olimgama, em 2015, serão premiadas no dia 18 de dezembro, em local e horário a serem definidos pela coordenação do torneio.

    ASCOM
    Assessoria de Comunicação Sistema Fibra
    E-mail: ascom@sistemafibra.org.br
    Telefones: 61-3362-6008 / 3362-6178
    Fotos: Cristiano Costa

  • Decisões marcam o encerramento do 31° Jopese

    Decisões marcam o encerramento do 31° Jopese

    sesi jopese 2015 natacao cristiano costaA 31ª edição dos Jogos Poliesportivos Sesi Empresas (Jopese) chegou ao final na tarde da última segunda-feira (30/11), no Sesi Gama. Disputas acirradas e muita emoção marcaram o último dia da edição 2015. Ao todo, dez empresas e cerca de 500 atletas participaram da competição, que neste ano, teve um formato mais “enxuto”, com duração de três dias. “As empresas aderiram, os trabalhadores compareceram e as famílias marcaram presença. Encerramos o torneio deste ano com chave de ouro”, comemorou o coordenador geral do Jopese, William Vitorino.

    Os participantes reconheceram a importância dos jogos esportivos, principalmente, para a integração dos empregados e das empresas. Segundo o agente de segurança do Metrô, Anderson dos Santos, a competição foi uma ótima oportunidade, também, para reunir a família e curtir os filhos. “Trouxe meus quatro filhos, por se tratar de um ambiente seguro e familiar, e por eles adorarem futebol”, revelou o industriário. O filho de Anderson, Jeferson dos Santos, aproveitou cada minuto ao lado de seu maior ídolo. “Eu gosto de estar sempre junto do meu pai. É muito bom”, enfatizou.

    Mais uma vez, as mulheres se destacaram na competição. Elas deram show nas modalidades em que competiram. Eliane Lagasse, supervisora dos Correios, não praticava atividade física há algum tempo, mas com a experiência do Jopese, pretende retomar os treinos de voleibol. Já Zélia Aparecida de Souza, técnica em Saneamento da Caesb, se despediu da competição na modalidade Futsal, no entanto, ela planeja continuar com a prática de atletismo e experimentar outros tipos de esportes. A atleta contou com o apoio do filho, Ícaro Silva, de 10 anos. “Foi muito legal ver minha mãe jogando. É muito importante para mim passar mais tempo com ela”, afirmou.

    As finais das modalidades Tênis de Mesa e Natação, naipes masculino e feminino, aconteceram no domingo (29/11). Já as decisões nas modalidades Futebol de Campo, Futebol Sete Master, Futsal, masculino e feminino, e Voleibol, masculino e feminino, marcaram o encerramento dos jogos na manhã do último dia. A preparação e o alto nível das equipes tornaram as partidas ainda mais emocionantes.

    Tênis de Mesa (masculino e feminino)
    A competidora, Bárbara Katsue Azevedo, do Metrô, levou a medalha de ouro no Tênis de Mesa sem fazer qualquer esforço. Sua oponente não compareceu à partida. Na disputa masculina, os confrontos entre os representantes dos Correios, da Rexam e da Ciplan foram bastante acirrados. Robson Nakamura, dos Correios, foi o grande campeão da modalidade. Anderson Souza, da Rexam, levou a medalha de prata e Washington Rocha, da Ciplan, garantiu o terceiro lugar, com a medalha de bronze.sesi jopese 2015 tenis de mesa cristiano costa

    Natação
    Mesmo sob ameaça de chuva, os competidores da natação não desanimaram. A disputa contou com equipes mistas e com provas nos períodos matutino e vespertino. Participaram dessa modalidade as empresas Correios, Brasal e Caesb. Confira no Boletim Final do Jopese os resultados das 36 provas da modalidade e seus respectivos campeões.

    Futebol de Campo
    No último dia de competição, quatro times disputaram a modalidade Futebol de Campo. Os jogos aconteceram no estádio Bezerrão, palco de diversos jogos nacionais e regionais, no Distrito Federal. O time da PH Engenharia garantiu o terceiro lugar na classificação ao vencer, por W.O., a equipe da União Química que não compareceu ao jogo. Já o primeiro lugar foi bastante disputado pelas equipes Brasal e Ciplan. Em um jogo pegado, os dois times mediram forças até chegar à prorrogação. O saldo de gols fez toda a diferença nesta modalidade, já que havia um empate técnico entre as duas equipes finalistas. O placar final de 2 a 1, garantiu à Ciplan o título de campeã em 2015. O jogador Gutemberg Guimarães, do time vencedor, foi o artilheiro da competição, com nove gols.

    Futebol Sete Master
    Em jogos disputadíssimos e muito competitivos, a Caesb venceu a modalidade com 10 pontos corridos. Após garantir as vitórias sobre as equipes da Ciplan, Brasal, Metrô e Correios, os atletas da Companhia de Saneamento, ficaram em primeiro lugar na classificação geral, seguida pelas equipes dos Correios e do Metrô. Os jogos dessa modalidade aconteceram no campo de futebol do Sesi Gama.

    sesi jopese 2015 futsal cristiano costa

    Futsal Masculino
    A disputa entre os finalistas, Correios e Metrô, levou a torcida à loucura. Afinal, os dois times têm uma trajetória de vitórias na competição. O jogo começou favorável à equipe dos Correios que atuou com garra e determinação. Só no primeiro tempo, os atletas da ECT abriram vantagem com três gols. Já no segundo tempo, a equipe dos Correios ampliou a vantagem que chegou a 6 a 0. Os metroviários tentaram reagir e marcaram três gols. Mas o bom desempenho dos Correios no início do jogo fez toda a diferença. O time venceu, por 6 a 3. Com a vitória, os jogadores dos da ECT garantiram o primeiro lugar e a medalha de ouro. A equipe do Metrô saiu da competição com o vice-campeonato. A União Química, que ganhou disputa do terceiro lugar por W.O., ficou com a medalha de bronze. O agente dos Correios, Anderson Lopes, camisa oito, foi o artilheiro da competição com quatro gols.


    Futsal Feminino

    As meninas do Futsal também deram um show de gols na última partida da competição. A disputa foi acirrada, mas a equipe do Correios abriu o placar e disparou na frente do time da Caesb. Só no primeiro tempo, os marcadores apontavam 4 a 0 para as representantes da ECT. No segundo tempo, as jogadoras da Companhia de Saneamento tentaram recuperar o fôlego, deram vários chutes a gol, mas não conseguiram finalizar os ataques. Enquanto isso, as atletas dos Correios continuaram marcando e encerraram o jogo com o placar de 8 a 0 contra a equipe adversária. A agente dos Correios, Cláudia Carneiro, garantiu o título de artilheira da competição com três gols.

    Voleibol Masculino
    As equipes masculinas e femininas de vôlei de quadra disputaram partidas que são consideradas clássicos do Jopese. Caesb e Correios se enfrentaram, mais uma vez, e os jogos foram emocionantes. A disputa começou com o jogo das equipes masculinas. Na maior parte do tempo, os Correios assumiram a liderança da partida, mas os atletas da Caesb jogaram com raça e levaram o jogs até o quarto set. Mesmo com os esforços da equipe da Companhia de Saneamento, o time dos Correios levou a melhor ao vencer por 3 a 1.

    Voleibol Feminino
    Na partida feminina não foi muito diferente. As meninas dos Correios saíram na frente, com dois sets a zero. No entanto, o último set foi disputado ponto a ponto contra a equipe da Caesb que tentou buscar uma chance de vitória no “melhor de cinco”. Os Correios seguraram a vantagem e fecharam a partida com 25 a 23 no placar final do jogo.

    ASCOM
    Assessoria de Comunicação Sistema Fibra
    E-mail: ascom@sistemafibra.org.br
    Telefones: 61-3362-6008 / 3362-6178
    Fotos: Cristiano Costa

  • Decisões marcam o encerramento do 31o Jopese

    A 31ª edição dos Jogos Poliesportivos Sesi Empresas (Jopese) chegou ao final na tarde da última segunda-feira (30/11), no Sesi Gama. Disputas acirradas e muita emoção marcaram o último dia da edição 2015. Ao todo, dez empresas e cerca de 500 atletas participaram da competição, que neste ano, teve um formato mais “enxuto”, com duração de três dias. “As empresas aderiram, os trabalhadores compareceram e as famílias marcaram presença. Encerramos o torneio deste ano com chave de ouro”, comemorou o coordenador geral do Jopese, William Vitorino.

    Os participantes reconheceram a importância dos jogos esportivos, principalmente, para a integração dos empregados e das empresas. Segundo o agente de segurança do Metrô, Anderson dos Santos, a competição foi uma ótima oportunidade, também, para reunir a família e curtir os filhos. “Trouxe meus quatro filhos, por se tratar de um ambiente seguro e familiar, e por eles adorarem futebol”, revelou o industriário. O filho de Anderson, Jeferson dos Santos, aproveitou cada minuto ao lado de seu maior ídolo. “Eu gosto de estar sempre junto do meu pai. É muito bom”, enfatizou.

    Mais uma vez, as mulheres se destacaram na competição. Elas deram show nas modalidades em que competiram. Eliane Lagasse, supervisora dos Correios, não praticava atividade física há algum tempo, mas com a experiência do Jopese, pretende retomar os treinos de voleibol. Já Zélia Aparecida de Souza, técnica em Saneamento da Caesb, se despediu da competição na modalidade Futsal, no entanto, ela planeja continuar com a prática de atletismo e experimentar outros tipos de esportes. A atleta contou com o apoio do filho, Ícaro Silva, de 10 anos. “Foi muito legal ver minha mãe jogando. É muito importante para mim passar mais tempo com ela”, afirmou.

    As finais das modalidades Tênis de Mesa e Natação, naipes masculino e feminino, aconteceram no domingo (29/11). Já as decisões nas modalidades Futebol de Campo, Futebol Sete Master, Futsal, masculino e feminino, e Voleibol, masculino e feminino, marcaram o encerramento dos jogos na manhã do último dia. A preparação e o alto nível das equipes tornaram as partidas ainda mais emocionantes.

    Tênis de Mesa (masculino e feminino)
    A competidora, Bárbara Katsue Azevedo, do Metrô, levou a medalha de ouro no Tênis de Mesa sem fazer qualquer esforço. Sua oponente não compareceu à partida. Na disputa masculina, os confrontos entre os representantes dos Correios, da Rexam e da Ciplan foram bastante acirrados. Robson Nakamura, dos Correios, foi o grande campeão da modalidade. Anderson Souza, da Rexam, levou a medalha de prata e Washington Rocha, da Ciplan, garantiu o terceiro lugar, com a medalha de bronze.

    Natação
    Mesmo sob ameaça de chuva, os competidores da natação não desanimaram. A disputa contou com equipes mistas e com provas nos períodos matutino e vespertino. Participaram dessa modalidade as empresas Correios, Brasal e Caesb. Confira no Boletim Final do Jopese os resultados das 36 provas da modalidade e seus respectivos campeões.

    Futebol de Campo
    No último dia de competição, quatro times disputaram a modalidade Futebol de Campo. Os jogos aconteceram no estádio Bezerrão, palco de diversos jogos nacionais e regionais, no Distrito Federal. O time da PH Engenharia garantiu o terceiro lugar na classificação ao vencer, por W.O., a equipe da União Química que não compareceu ao jogo. Já o primeiro lugar foi bastante disputado pelas equipes Brasal e Ciplan. Em um jogo pegado, os dois times mediram forças até chegar à prorrogação. O saldo de gols fez toda a diferença nesta modalidade, já que havia um empate técnico entre as duas equipes finalistas. O placar final de 2 a 1, garantiu à Ciplan o título de campeã em 2015. O jogador Gutemberg Guimarães, do time vencedor, foi o artilheiro da competição, com nove gols.

    Futebol Sete Master
    Em jogos disputadíssimos e muito competitivos, a Caesb venceu a modalidade com 10 pontos corridos. Após garantir as vitórias sobre as equipes da Ciplan, Brasal, Metrô e Correios, os atletas da Companhia de Saneamento, ficaram em primeiro lugar na classificação geral, seguida pelas equipes dos Correios e do Metrô. Os jogos dessa modalidade aconteceram no campo de futebol do Sesi Gama.

    Futsal Masculino
    A disputa entre os finalistas, Correios e Metrô, levou a torcida à loucura. Afinal, os dois times têm uma trajetória de vitórias na competição. O jogo começou favorável à equipe dos Correios que atuou com garra e determinação. Só no primeiro tempo, os atletas da ECT abriram vantagem com três gols. Já no segundo tempo, a equipe dos Correios ampliou a vantagem que chegou a 6 a 0. Os metroviários tentaram reagir e marcaram três gols. Mas o bom desempenho dos Correios no início do jogo fez toda a diferença. O time venceu, por 6 a 3. Com a vitória, os jogadores dos da ECT garantiram o primeiro lugar e a medalha de ouro. A equipe do Metrô saiu da competição com o vice-campeonato. A União Química, que ganhou disputa do terceiro lugar por W.O., ficou com a medalha de bronze. O agente dos Correios, Anderson Lopes, camisa oito, foi o artilheiro da competição com quatro gols.

    Futsal Feminino
    As meninas do Futsal também deram um show de gols na última partida da competição. A disputa foi acirrada, mas a equipe do Correios abriu o placar e disparou na frente do time da Caesb. Só no primeiro tempo, os marcadores apontavam 4 a 0 para as representantes da ECT. No segundo tempo, as jogadoras da Companhia de Saneamento tentaram recuperar o fôlego, deram vários chutes a gol, mas não conseguiram finalizar os ataques. Enquanto isso, as atletas dos Correios continuaram marcando e encerraram o jogo com o placar de 8 a 0 contra a equipe adversária. A agente dos Correios, Cláudia Carneiro, garantiu o título de artilheira da competição com três gols.

    Voleibol Masculino
    As equipes masculinas e femininas de vôlei de quadra disputaram partidas que são consideradas clássicos do Jopese. Caesb e Correios se enfrentaram, mais uma vez, e os jogos foram emocionantes. A disputa começou com o jogo das equipes masculinas. Na maior parte do tempo, os Correios assumiram a liderança da partida, mas os atletas da Caesb jogaram com raça e levaram o jogs até o quarto set. Mesmo com os esforços da equipe da Companhia de Saneamento, o time dos Correios levou a melhor ao vencer por 3 a 1.

    Voleibol Feminino
    Na partida feminina não foi muito diferente. As meninas dos Correios saíram na frente, com dois sets a zero. No entanto, o último set foi disputado ponto a ponto contra a equipe da Caesb que tentou buscar uma chance de vitória no “melhor de cinco”. Os Correios seguraram a vantagem e fecharam a partida com 25 a 23 no placar final do jogo.

    ASCOM
    Assessoria de Comunicação Sistema Fibra
    E-mail: ascom@sistemafibra.org.br
    Telefones: 61-3362-6008 / 3362-6178
    Fotos: Cristiano Costa

  • Lego of Olympus garante vaga no Torneio Nacional de Robótica

    Lego of Olympus garante vaga no Torneio Nacional de Robótica

    sesi robotica regional centro oeste goiania lego of olympusA equipe Lego of Olympus ficou entre os sete times melhores colocados no Torneio Regional de Robótica, etapa Centro-oeste, realizado em Goiânia, nos dias 27 e 28 de novembro. Com este resultado, o time garantiu uma vaga na Etapa Nacional do torneio que será realizada em Brasília, entre os dias 18 e 20 de março de 2016. A equipe Energybots, que também participou da competição em Goiânia, conquistou vários prêmios e foi bastante elogiada por sua performance nesta temporada, no entanto o sonho de disputar o nacional foi adiado por mais um ano. Ao todo, 38 equipes dos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal participaram do torneio regional.

    Durante dois dias intensos de atividades, os times viveram momentos de muita emoção. O primeiro deles começou com a cerimônia de boas-vindas e teve sequência com a ambientação das equipes, por meio da montagem e organização dos pits, realização de rounds testes com os robôs, apresentação de projetos de pesquisa para mais de mil visitantes. “Convidamos 52 escolas da região para prestigiar o projeto da Robótica e apresentar aos jovens uma nova metodologia de aprendizagem”, explicou a gerente de Educação Básica do Sesi em Goiás, Quissínia Freitas. Teve também muita música, interação e compartilhamento de ideias entre os grupos. Algumas equipes apresentaram, já no primeiro dia, seus trabalhos para os juízes. Outros, também, passaram pela avaliação do Core Values, uma dinâmica que avalia aspectos como trabalho em equipe, inspiração e gracious professionalism. Ao final da tarde, a tradicional Festa da Amizade culminou em um grande momento de descontração e diversão para todos os competidores.

    No dia seguinte, os participantes não se deixaram abater pelo nervosismo. No desafio da mesa, a equipe Energybots liderou o ranking de pontuação durante a maior parte do tempo. “Nós viemos com uma programação diferenciada e conseguimos impressionar os juízes”, contou o técnico da Energy, Roger Diego. O projeto de pesquisa da equipe propôs a confecção de uma “Ecomanta”, espécie de manta termoacústica feita com resíduos da indústria moveleira, pó de serragem, garrafa pet e embalagem tetra pak triturada.

    Enquanto isso, no pit da Lego of Olympus, os juízes queriam mais informações sobre o “Ecological Brick”, os blocos de concreto encaixáveis feitos a partir de resíduos sólidos da indústria de Construção Civil, propostos pelo time. “É um bom sinal quando os juízes buscam mais detalhes sobre o projeto de pesquisa nos pits”, supôs a técnica da Olympus, Mayra Simon.sesi robotica regional goiania trofeus

    Os bons pressentimentos foram confirmados no encerramento da competição. A premiação começou com a entrega dos prêmios não-oficiais. Nesta categoria, a Energybots levou o título de campeã da prova final do desafio robótico, com 425 pontos. Já o técnico do time, Roger Diego, foi considerado o melhor técnico entre as lideranças de todas as equipes. A Energybots garantiu, ainda, o segundo lugar no desempenho do robô. O time se destacou, também, na pesquisa, quando foi premiado pela execução do melhor processo de pesquisa do torneio. Mesmo com todos esses troféus, o grupo não alcançou a classificação tão sonhada, porém nem tudo foi perdido. “Enfrentamos várias adversidades para chegar até aqui, mas demos o nosso melhor. Adquirimos conhecimento, conhecemos pessoas novas, nos divertimos, ganhamos o desafio do robô. Toda essa experiência é o nosso maior prêmio”, afirmou o integrante da equipe, Thalles Yucatán.

    A equipe Lego of Olympus foi referência em Programação e, por isso, foi também foi premiada. O time dos pequenos deuses do Olimpo conquistou os jurados e garantiu uma vaga entre os sete classificados para a etapa nacional. “Estamos muito felizes, porque esse resultado é fruto de muito esforço e dedicação”, comemorou a competidora Marcela Lima.

    Torcida organizada

    Os pais e amigos das equipes Lego of Olympus e Energybots organizaram uma verdadeira carreata rumo a Goiânia para manifestar seu apoio aos competidores. Com faixas, cartazes, uniformes de torcida organizada, instrumentos musicais, buzinas, vuvuzelas, bandeira e confetes, os familiares entraram no espírito da competição amigável e levaram muita alegria para as arquibancadas. Vestido com o uniforme da “torcida apaixonada” e uma peruca amarela, o analista de sistemas e pai da jovem Catharina Lima, da Energybots, Roverson Lima, fez questão de prestigiar a filha no torneio. “Eu percebi os benefícios da Robótica quando minha filha demonstrou interesse pela tecnologia, coisa que até então era improvável de acontecer”, ilustrou.

    sesi robotica regional goiania torcida organizadaA animação foi tanta que os pais criaram um grupo virtual para trocar ideias, combinar ações e promover eventos relacionados ao projeto. “Costumamos dizer que somos uma grande família, a família da Robótica”, revelou dona Maria Mousiete Queiroz, mãe do competidor Matheus Queiroz, da equipe Lego of Olympus. Segundo a coordenadora pedagógica do Sesi Gama, Elisângela Machado, a participação da família é fundamental para incentivar e motivar os meninos e as meninas diariamente, uma vez que a rotina de estudos, treinos e outras atividades é bem intensa.

    Os colegas da equipe Lego Field, campeões do Regional Sudeste nesta temporada, também apareceram por lá para dar uma força aos dois times. “No fim das contas, somos todos uma só equipe. Cada um ajuda o outro”, afirmou uma das integrantes da Lego Field, Maria Júlia Felix.

    Champion’s Award

    As equipes que conquistaram os três primeiros lugares receberam o prêmio máximo da competição, o Champion’s Award. A primeira colocada foi a Gametech Canaã (GO), seguida pelo time Sesi Canaã Robots (GO), que recebeu medalha de prata, e a equipe Young Creators (MT), que ocupou a terceira posição. Os demais times classificados para a Etapa Nacional foram: Lego of Olympus (DF), Meq Lego (GO), Sucateiros (GO) e Sesi Canaã Robots Two (GO).
    Conheça os vencedores do Torneio Regional de Robótica FLL – Centro-oeste, na página oficial da competição, no facebook.

    ASCOM
    Assessoria de Comunicação Sistema Fibra
    E-mail: ascom@sistemafibra.org.br
    Telefones: 61-3362-6008 / 3362-6178
    Fotos: Cristiano Costa