[Atualização em 1º/11, às 18h, com o número de vagas e a prorrogação das inscrições.]
Ainda há cinco vagas disponíveis para equipes escolares e grupos de amigos de qualquer unidade da Federação interessados em disputar no Distrito Federal a etapa regional do Torneio Sesi de Robótica First Lego League. As inscrições foram prorrogadas até 15 de novembro e a competição está marcada para 7 e 8 de fevereiro de 2020, na escola de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF). Vinte e uma equipes já se cadastraram.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do torneio, pelo técnico responsável pela equipe. No caso da equipe escolar, os técnicos devem acessar o sistema para fazer a inscrição do time. Na temporada 2019/2020, o tema é City Shaper (construindo cidades inteligentes e sustentáveis). O desafio, feito a crianças e jovens de diversos países, é apresentar soluções inovadoras para problemas enfrentados pelas cidades, como transporte, acessibilidade e até desastres naturais.
Os competidores precisam ter de 9 a 16 anos (nascidos de 1º de maio de 2003 até 1º de agosto de 2010) e estar matriculados em escolas públicas ou particulares. As equipes podem ter de 2 a 10 competidores, com dois técnicos maiores de 18 anos (um titular e um suplente). O Sesi recomenda que os grupos tenham no mínimo quatro alunos, para facilitar a divisão de tarefas.
As equipes são avaliadas em quatro quesitos: projeto de inovação, desafio do robô (cumprimento de missões pelo robô de Lego), design do robô e core values (valores fundamentais e trabalho em equipe).
“A premissa do torneio é de uma competição amigável, com o desenvolvimento de habilidades”, destaca a interlocutora de Tecnologias Educacionais do Sesi-DF, Sueli Trajano. O Sesi é o responsável pela organização das etapas da competição no Brasil.
As equipes mais bem colocadas na fase regional poderão participar do Festival Sesi de Robótica, em março, em São Paulo.
Deixe um comentário