Autor: Samira Pádua

  • Câmara Legislativa premia iniciativas pedagógicas

    Trinta e dois projetos foram contemplados na noite dessa quinta-feira, 18 de junho, com o Prêmio Paulo Freire de Educação. A ação é da Câmara Legislativa, por meio da Comissão de Educação e Cultura, e presta reconhecimento a iniciativas que fortalecem a educação no Distrito Federal, com foco em práticas pedagógicas inovadoras, inclusivas e socialmente transformadoras. A premiação ocorreu em sessão solene na Praça do Servidor, na sede do parlamento.

    O presidente da comissão, deputado distrital Gabriel Magno (PT), chamou a atenção para o fato de que, do total de 330 projetos inscritos neste ano, 80% foram executados em escolas públicas. “Tenho plena convicção de que é através da escola que nós vamos conseguir dar conta de resolver os problemas mais agudos da nossa sociedade”, declarou o parlamentar.

    A edição de 2026 do prêmio teve o apoio do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF). O superintendente regional da instituição, Marco Secco, participou da entrega dos troféus. “Ficamos muito orgulhosos em participar de uma iniciativa como esta, que está na quarta edição e em crescimento exponencial, tendo em vista a importância do tema para o desenvolvimento do nosso país. Esta é uma noite para aquecer nossos corações!”, disse ao público. O prêmio teve início em 2023 e esta edição reuniu o maior número de inscritos.

    Projetos desenvolvidos por profissionais do Sesi-DF e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) estavam entre os inscritos — todos receberam moção de louvor. O instrutor da área de Design do Senai-DF Cássio Ferreira Frazão desenvolveu o projeto Aprender Fazendo: Educação Criativa e Protagonismo Estudantil na Economia Criativa. A professora de Língua Portuguesa do Sesi-DF Josiane de Paiva Chagas, o projeto Literatura Inclusiva.

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

  • Sesi e Senai-DF participam de evento sobre inteligência artificial

    Sesi e Senai-DF participam de evento sobre inteligência artificial

    2 6 2026 Abertura do evento AI Experience Foto Bruno Frauizno 27 de 40Em 2 e 3 de junho, o Instituto Serzedello Corrêa, no Setor de Clubes Sul, recebeu a terceira edição do AI Experience. O evento, organizado pela Giant Inovação, é voltado à discussão de impactos, desafios e aplicações da inteligência artificial no Brasil.

    O Sindicato das Indústrias da Informação do Distrito Federal (Sinfor-DF) foi correalizador do evento, ao lado do Conselho de IA e Tecnologias Disruptivas da Associação Comercial do DF. O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) estavam entre os patrocinadores.
     
    O encontro reuniu representantes do setor público e da iniciativa privada e especialistas em tecnologia. A programação foi dividida em quatro momentos: Ponto de Ruptura; Organizações que já Operam IA; Infraestrutura da Nova Era; e Governo, IA e Cibersegurança — Os Novos Limites. Para cada tema, houve palestras, minitalks e painéis com especialistas de diversos setores.
     
    O primeiro painel foi O Futuro da Gestão Pública na Era da Inteligência Artificial, com a participação do diretor regional do Senai-DF e superintendente do Sesi-DF, Marco Secco, do presidente do Sinfor-DF, Carlos Jacobino, do diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAPDF), Leonardo Reisman, e do presidente do Instituto Hardware BR, José Gontijo. A mediação foi feita pela gerente de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Luana Torres.
     
    Eles debateram sobre a governança com tecnologias, a comunicação entre o ecossistema de inovação, os desafios das novas ferramentas e regulação da nova era digital. Marco Secco também tratou da profissionalização e de como as instituições de educação têm trabalhado com os estudantes. “A qualificação é fator decisivo para preparar os profissionais que trabalharão com a inteligência artificial. A educação tecnológica faz parte do currículo do Sesi desde o Ensino Fundamental, então os alunos têm familiaridade com ferramentas diversas. No Senai, há trilhas de cursos para quem quer entrar no mercado e de atualização para aqueles que já atuam no setor.”2 6 2026 Abertura do evento AI Experience Foto Bruno Frauizno 39 de 40
     
    O público do AI Experience pôde visitar diversos estandes. O Sesi e o Senai-DF compartilharam um espaço. O Sesi-DF apresentou ações de segurança e saúde no trabalho. O Senai-DF, o portfólio de cursos e o laboratório e as consultorias do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil do DF (ISTCC-DF), além de demonstrar a Mão de Imitação Gestual com o Uso de Inteligência Artificial (MIG), capaz de reproduzir em tempo real os gestos de uma pessoa, utilizando visão computacional e inteligência artificial.
     
    Texto: Dayane dos Santos
    Fotos: Bruno Frauzino/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

  • Torneio Interno de Robótica reúne 80 estudantes da Rede Sesi-DF

    Torneio Interno de Robótica reúne 80 estudantes da Rede Sesi-DF

    3 6 2026 Sesi GAMA Torneio Interno de Robótica FLLC Foto Victor Hugo Pessoa CAPA 16O dia 2 de junho foi de muita diversão e concentração na escola do Serviço Social da Indústria (Sesi) no Gama. Foi lá que ocorreu o Torneio Interno de Robótica — uma das etapas de seleção dos estudantes que farão parte das equipes oficiais da Rede Sesi-DF de Educação na temporada 2026/2027 de competições da First Lego League Challenge (FLLC).

    Com 80 participantes, o torneio interno foi a quarta e última fase da seleção, iniciada em abril. Já houve as etapas de inscrição, entrevista e capacitação. Luísa de Almeida, de 12 anos, que cursa o 6° ano do Ensino Fundamental no Sesi Taguatinga, integrou a Mario Bots, uma das 15 equipes formadas exclusivamente para a competição desta semana. Ela conta que o processo de seleção já vale como experiência. “Aprendi a ter mais autonomia, a fazer uma pesquisa elaborada e a trabalhar melhor em equipe, conversar e respeitar a opinião do outro”, avalia.

    3 6 2026 Sesi GAMA Torneio Interno de Robótica FLLC Foto Victor Hugo Pessoa CAPA 31A disputa reuniu estudantes de 9 a 15 anos do Sesi Gama e do Sesi Taguatinga e ocorreu nos moldes das competições da FLLC: os times tiveram de montar e programar robôs com a tecnologia Lego para cumprir missões em uma mesa. Assim como nos torneios oficiais, a avaliação se deu em quatro categorias: projeto de inovação, desafio do robô, design do robô e core values (valores fundamentais). No projeto de inovação, os jovens são desafiados a identificar um problema real e a apresentar uma solução ou melhorar uma já existente.

    Alunos e ex-alunos da Rede Sesi-DF de Educação que já participaram de competições de robótica atuaram como juízes e árbitros voluntários da disputa. Eles observaram não só o desempenho individual, mas também o trabalho em grupo. “Todos os participantes da nossa equipe trocaram de funções, todo mundo ajudou um pouco na montagem do robô, na programação e no nosso projeto. É bom dividir as tarefas, pois o trabalho em equipe na robótica é essencial”, justifica João Marco Albernaz, de 13 anos. Ele cursa o 8° ano do Ensino Fundamental no Sesi Gama e, no torneio interno, fez parte da equipe Adventure Bots.3 6 2026 Sesi GAMA Torneio Interno de Robótica FLLC Foto Victor Hugo Pessoa CAPA 32

    Desenvolver habilidades de programação, pensamento computacional e familiaridade com a robótica está na proposta da Educação Tecnológica da Rede Sesi-DF de Educação. “Uma vez por semana, os alunos têm aula de robótica educacional e, partindo dessa experimentação em sala de aula, quem tem interesse pode participar do processo seletivo para compor uma das equipes. Nosso torneio interno é uma amostra de como são os torneios regionais e nacional”, explica a coordenadora de Tecnologias Educacionais do Sesi-DF, Gabriela Barbie Linhares.

    Todos os competidores do Torneio Interno de Robótica receberam medalha de participação. Foram entregues troféus em seis categorias (veja a lista no fim deste texto). Os estudantes selecionados para as equipes oficiais da Rede Sesi-DF de Educação serão informados pela respectiva escola e devem começar a se preparar para a temporada ainda neste mês.

    Torneios da First
    A FLLC é uma das modalidades das disputas de robótica realizadas em diversos países pela For Inspiration and Recognition of Science and Technology (First), organização estadunidense que promove o interesse de jovens por ciência, tecnologia, engenharia e matemática. A faixa etária dessa modalidade é de 9 a 15 anos e o Sesi é o operador da competição no Brasil desde 2013.

    O tema da temporada 2026/2027 de competições, First Canopy, foi anunciado em abril e tem como foco a biodiversidade. O lançamento mundial do desafio está previsto para agosto.

    No Distrito Federal, a previsão é que o torneio regional ocorra no fim do ano. Os times vencedores das etapas regionais seguem para a fase nacional, da qual saem os representantes das disputas internacionais. Na temporada passada, a equipe Albatroid representou a Rede Sesi-DF na modalidade FLLC no torneio mundial.

    Equipes premiadas na edição de 2026 do Torneio Interno de Robótica da Rede Sesi-DF de Educação:

    Champion’s Award
    1º lugar: Infinity Space
    2º lugar: Blueflight Collective
    3º lugar: Lego Heroes
     
    Projeto de Inovação
    Marvel Legend’s
     
    Core Values
    Adventure Bots
     
    Design do Robô
    Infinity Bots
     
    Desempenho do Robô
    Blueflight Collective
     
    Superando todas as Adversidades
    Lego Fight
     
    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra

    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

    Veja a galeria de fotos:

    Torneio Interno de Robótica FLLC - Sesi Gama

  • Saúde em Movimento leva ações de saúde a escolas públicas

    Saúde em Movimento leva ações de saúde a escolas públicas

    27 5 2026 Lançamento do projeto Saúde em Movimento Foto Bruno Frauzino 5044.jpgNa quarta-feira, 27 de maio, foi lançado o projeto Escola Cidadã – Saúde em Movimento, realizado pela Universidade de Brasília (UnB), pelo Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e pela Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), por meio de acordo de cooperação técnica.

    O projeto itinerante passará por escolas públicas de diferentes regiões administrativas com o objetivo de levar ações de saúde à comunidade escolar acima de 14 anos. A cerimônia de lançamento ocorreu no Centro Educacional 7 de Ceilândia, onde os atendimentos ocorrem desde 26 de maio.

    Pelo acordo, o Sesi-DF deve ofertar atendimentos odontológicos, oftalmológicos e fonoaudiológicos, além de terapia comunitária integrativa e oficinas de alimentação saudável. “É motivo de muito orgulho para nós estar em parceria com a UnB em uma ação relevante para a sociedade, que é trabalhar temas relativos à saúde na educação básica”, diz o superintendente regional do Sesi-DF, Marco Secco.

    Os recursos para execução do projeto vêm de emenda parlamentar da senadora Leila Barros (PDT-DF). Na cerimônia de lançamento, ela relembrou a trajetória como atleta olímpica e as oportunidades que teve como estudante de escola pública. “Através da UnB e do Sesi, duas instituições com grande credibilidade, a gente leva a escolas públicas um programa que vai tratar da saúde, incluindo a saúde emocional, porque sabemos que um dos maiores dilemas atuais é a saúde mental da nossa juventude”, destacou.

    27 5 2026 Lançamento do projeto Saúde em Movimento Foto Bruno Frauzino 5343As ações do projeto tiveram início em 5 de maio, no Centro de Ensino Médio 3 de Ceilândia, onde foram feitos 888 atendimentos. O acordo tem validade de 12 meses e inclui oficinas de educomunicação em saúde ofertadas pela UnB.

    A Escola Cidadã é uma iniciativa de extensão desenvolvida pela UnB, ao qual o Saúde em Movimento está atrelado. Professora da universidade e idealizadora do projeto, a sanitarista Fátima Sousa explicou aos estudantes do Centro Educacional 7 de Ceilândia como nasceu a ideia: “Nosso primeiro reitor, Darcy Ribeiro, dizia para nós que a Universidade de Brasília não tomava sentido se a gente não fosse previamente fazer diálogo com o Ensino Médio e com o Ensino Fundamental. Essa foi a raiz pela qual pensamos no projeto Escola Cidadã. As semanas universitárias, para nós, eram muito pouco para que criássemos esse vínculo”.

    Para o diretor-presidente da Finatec, Daniel Rosa, o Saúde em Movimento é mais que uma ação de extensão universitária, é uma rede de acolhimento. “Ao cuidar da saúde de um jovem, estamos diretamente melhorando seu desempenho escolar, devolvendo sua autoestima e gerando um alívio financeiro imediato para as famílias”, avalia.

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Bruno Frauzino/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
     
    [Errata – 1º de junho: A primeira escola a receber o projeto foi o Centro de Ensino Médio 3 de Ceilândia, não o Centro de Ensino Médio 10, como informado anteriormente.]
     
    Veja a galeria de fotos:
    Lançamento do projeto Escola Cidadã: Saúde em Movimento
  • Sesi-DF Cultural abrirá temporada 2026 com show de Distintos Filhos e Tico Santa Cruz

    Vai começar a temporada 2026 do Sesi-DF Cultural, projeto do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal que tem o objetivo de contribuir para a democratização do acesso à arte. A partir de junho, espetáculos de música, teatro e dança farão parte da programação do brasiliense em diversos pontos da capital. A retirada de ingressos é gratuita e a entrada é mediante doação — a depender do mês, alimentos, itens de higiene ou produtos de limpeza.

    A abertura da agenda do ano está marcada para junho, mas a contagem regressiva já começa nesta semana. Na quarta-feira, 27 de maio, a partir das 20 horas, a energia de Campina Grande (PB) contagiará o Complexo Cultural de Samambaia com a Quadrilha Junina Moleka 100 Vergonha. O grupo está em turnê nacional com o projeto Dançando Quadrilha Junina pelos Cantos do Brasil. Em parceria com a Administração Regional de Samambaia, a apresentação especial será durante a programação do Festival Cultural e Gastronômico da região administrativa. A classificação indicativa é livre e não é necessário retirar ingresso nem levar item para doação.

    Rock e dança na programação de junho
    A abertura da programação do Sesi-DF Cultural 2026, em 10 de junho, será ao som de rock. A banda brasiliense Distintos Filhos subirá ao palco do Sesi Gama para um show em que convida Tico Santa Cruz, vocalista do Detonautas. No repertório, o público pode esperar sucessos da Legião Urbana, do Barão Vermelho, do Titãs, do próprio Detonautas e de outras bandas nacionais. A apresentação está marcada para as 20 horas, com classificação indicativa de 12 anos.

    Em 17 de junho, o projeto dá espaço à leveza e à técnica do balé com a Mostra Didática da Escola de Dança Noara Beltrami. O espetáculo será a partir das 19h30, no Centro Cultural Sesi, em Taguatinga. A classificação é livre.

    Ingresso social
    A retirada de ingressos da programação do Sesi-DF Cultural é de graça. A entrada nos espetáculos de junho será mediante a entrega, por espectador, de 1 quilo de alimento não perecível, exceto sal e farinha de trigo. Os itens arrecadados serão destinados a instituições sociais por meio do Programa Conexão, desenvolvido pelo Sistema Fibra, do qual o Sesi-DF faz parte.

    Você pode retirar o seu ingresso online ou nas centrais de atendimento das unidades do Sesi-DF Central Park (Asa Norte), Gama, Sobradinho ou Taguatinga, em dias úteis, até a data da respectiva atração, das 8 horas às 17h30. A emissão pela internet é no site ticketfacil.com.br. Nesse caso, há a cobrança de taxa administrativa de R$ 2 por ingresso, com pagamento no próprio site. Cada pessoa tem direito a retirar dois ingressos.

    A agenda está no site sesidfcultural.org.br, atualizado mensalmente, e pode ser acompanhada também nas páginas do Sesi-DF no Instagram e no Facebook.

    Se tiver dúvida, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Sesi-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, opção 1, em dias úteis, das 7h30 às 18h30.

    Texto: Marcus Rodrigues e Samira Pádua
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • DF aplica 171 doses no Dia D de Vacinação do Trabalhador da Indústria

    DF aplica 171 doses no Dia D de Vacinação do Trabalhador da Indústria

    Com o slogan Quem se Cuida Segue Forte, foi realizado nesta sexta-feira, 15 de maio, em 25 estados e no Distrito Federal, o Dia D de Vacinação do Trabalhador da Indústria. Em Brasília, a ação ocorreu na sede da Panebras, no Polo JK, em Santa Maria, com a aplicação de 171 doses. A mobilização nacional é uma campanha do Ministério da Saúde, do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Conselho Nacional do Sesi que tem como foco a vacinação de trabalhadores da indústria contra a gripe e outras doenças.

    “Essa é uma das missões mais importantes do Sesi, uma campanha da qual nos orgulhamos. Ano passado, imunizamos no País mais de um milhão de trabalhadores. É um dado que mostra a potência do Sesi nessa missão”, afirmou o diretor-superintendente do Sesi, Paulo Mól, na abertura do Dia D, ao agradecer à empresa por abrir as portas para a ação.

    Na visão do fundador e CEO da Panebras, Jurandir Pizani, a vacinação contribui para o desenvolvimento de um país. “O ato de imunizar nossos funcionários é muito importante para nós e para o Brasil”, resumiu.

    O presidente em exercício da Fibra, Pedro Henrique Verano, relembrou que essa é uma iniciativa alinhada à missão da instituição. “No dia a dia, oferecemos, por exemplo, atendimentos médicos e odontológicos e atividades esportivas e culturais. Tudo isso é qualidade de vida. O Sesi apoia a ação de hoje, que é preventiva, para ter a saúde do trabalhador em primeiro lugar’, disse. O Sesi-DF ofereceu aos trabalhadores aferição de pressão e exame de bioimpedância.

    15 5 2026 Na PaneBras Dia D de vacinação Fotos Victor Hugo Pessoa 11 corpo

    A promoção da vacinação integra Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o ministério, o conselho e o Departamento Nacional do Sesi em 2024. No DF, as doses foram disponibilizadas pela Secretaria de Saúde, também responsável pela aplicação. “Para a saúde funcionar, não basta apenas o Estado oferecer e o empresário estar ciente disso. Nós precisamos que os trabalhadores se apropriem do direito à saúde e à prevenção. E aqui nós estamos trazendo esse direito para perto de onde o trabalhador está”, destacou o subsecretário de Vigilância à Saúde substituto da Secretaria de Saúde do DF, Allex de Melo Moraes.

    A auxiliar de produção da Panebras Socorro Inácio Siqueira, de 52 anos, aproveitou o Dia D para fazer a atualização da caderneta vacinal: “É muito importante a gente estar com a vacinação em dia. Achei interessante essa ação, porque, como a nossa vida é muito corrida, às vezes a gente não tem tempo de ir até o posto”. Ela tomou a dose contra a hepatite B. Além dessa, foram ofertadas vacinas contra influenza (gripe), covid, tríplice viral, difteria e tétano (dT) e febre amarela.

    “O Brasil tem uma das melhores políticas públicas de saúde do mundo. Fortalecer essa política, para nós, do Sesi, é uma questão extremamente importante, porque estamos falando de vidas, de produtividade, de uma sociedade saudável e com qualidade de vida”, defendeu o chefe de gabinete do Conselho Nacional do Sesi, Edson Barbeiro Campos. Além de trabalhadores da Panebras, participaram da ação desta sexta-feira funcionários das empresas vizinhas Global Mix, Papello, Só Reparos, Martins Engenharia e HDM.

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
     
    Veja a galeria de fotos:
    Na PaneBras, Dia D de vacinação
     
  • Fibra, Sesi-DF e Senai-DF estão no Innova Summit 2026

    A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), o Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) estão presentes no Innova Summit — iniciativa que reúne empresários e especialistas para debater temas como tecnologia, inteligência artificial, liderança e oportunidades de negócios.

    O evento começou nessa terça-feira, 12 de maio, e vai até quinta-feira, 14 de maio, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com entrada gratuita mediante a retirada de ingressos pelo site www.innovasummit.com.br.

    Na área de exposições, a Fibra, o Sesi-DF e o Senai-DF compartilham um estande onde os visitantes podem conhecer três iniciativas. Estudantes do Senai-DF apresentam projetos desenvolvidos na Saga Senai de Inovação, que estimula o aprendizado por meio de desafios reais da indústria.

    O robô projetado e programado pela equipe de robótica Federal Force, que representa o Sesi-DF e o Senai-DF em competições da categoria First Robotics Competition (FRC), também integra a programação.

    Além disso, equipe técnica da Fibra falará sobre o projeto Circul.AI, que visa transformar a gestão de resíduos industriais no DF por meio de uma simbiose industrial, oferecendo conexões estratégicas e capacitação técnica em temas relacionados à economia circular.

    Na programação geral do evento, o presidente do Sindicato das Indústrias da Informação do DF (Sinfor-DF), Carlos Jacobino, fará a palestra A Importância do Ecossistema de Inovação do DF.  Será nesta quarta-feira, 13 de maio, às 15h30, no Auditório Master.

    O Innova Summit é realizado pelo Instituto Conecta Brasil, com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

    Innova Summit 2026
    Até 14 de maio
    No Centro de Convenções Ulysses Guimarães
    Inscrições gratuitas pelo site oficial do evento

    Texto: Marcus Rodrigues
    Foto: Bruno Frauzino/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Sistema Fibra participa da Semana do Trabalhador e da Trabalhadora

    Sistema Fibra participa da Semana do Trabalhador e da Trabalhadora

    6 5 2026 Banda de alunos do Sesi na Semana do Trabalhador e da Trabalhadora Foto Victor Hugo Pessoa CAPA 6Até sexta-feira, 8 de maio, o Ministério do Trabalho e Emprego realiza a Semana do Trabalhador e da Trabalhadora em diversos estados e no Distrito Federal. A programação teve início no dia 4 e oferece serviços, qualificação e oportunidades de emprego à população. O Sistema Fibra é um dos apoiadores da ação em Brasília, onde as atividades ocorrem das 9 às 17 horas, na sede do ministério (Esplanada dos Ministérios, Bloco F).

    Quem passa pelo estacionamento e pelas instalações do ministério pode conhecer serviços do Sistema Fibra e participar gratuitamente de ações relacionadas a educação, tecnologia e qualidade de vida. O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) promove atividade lúdica sobre saúde mental, divulga a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e apresenta atrações culturais, a exemplo da Orquestra Jovem e da Banda de Música do Sesi-DF.

    Entre as ações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) estão oficinas rápidas que ensinam receitas de bolos juninos e de madalenas — bolinhos doces assados, tradicionais da confeitaria francesa, cujo formato lembra uma concha.

    O Senai-DF também demonstra tecnologias de construção civil, de energia fotovoltaica e de inteligência artificial. Há, ainda, exibição de robô desenvolvido por estudantes do Sesi e do Senai-DF para torneios da First Robotics Competition.

    O Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF), por sua vez, divulga ações de educação corporativa e de estágio.

    A programação completa da Semana do Trabalhador e da Trabalhadora está no site do Ministério do Trabalho e Emprego.

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
     
    Veja a galeria de fotos:
    Semana do Trabalhador e da Trabalhadora
  • Saiba como foi a participação da Robot’s District em torneio mundial

    Saiba como foi a participação da Robot’s District em torneio mundial

    29042026 First Championship Foto Dayane dos Santos Sistema Fibra capa2Pelo segundo ano consecutivo, o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) levaram competidores da modalidade First Robotics Competition (FRC) ao First Championship 2026. O torneio mundial de robótica, em Houston, no estado do Texas, nos Estados Unidos, começou na quarta-feira (29) e terminou no sábado, 2 de maio.

    Na modalidade, os estudantes desenvolvem robôs de porte industrial. Seiscentas equipes competiram na FRC — nove do Brasil. Os times foram distribuídos em oito divisões e cada um, em aliança com outros dois, participou de dez partidas classificatórias para a definição dos competidores da fase eliminatória. Representante do Sesi-DF e do Senai-DF, a Robot’s District, que também foi ao mundial na temporada passada, ficou na 55ª colocação entre as 75 equipes da divisão de que participou, ficando de fora das finais, disputadas pelas vencedoras das oitos divisões.

    “A FRC nos exige disciplina e comprometimento. Chegar até um mundial é fantástico, pois demonstra o potencial do grupo. Daqui, levamos a troca de experiência com equipes de diversos países, o conhecimento do que tem de mais avançado no mercado da tecnologia e dos grandes nomes da robótica. Estar entre os melhores é se sentir gigante e capaz de alcançar outros desafios”, sintetiza Gustavo Rafah Sousa, membro da Robot’s District e estudante da 2ª série do Ensino Médio do Sesi Taguatinga e do curso técnico de Redes de Computadores do Senai-DF.

    As classificatórias ocorreram na quinta e na sexta-feira. Cada equipe teve cinco partidas por dia. O objetivo geral dos rounds é acumular pontos ao jogar bolas em uma espécie de cesta, o hub. A estratégia do jogo, que evidencia as qualidades do robô, pode ser buscar mais bolas para lançar na própria cesta ou de defesa, em que a meta é não deixar a outra aliança pontuar. O trio é identificado dentro do espaço por cor, que pode ser vermelha ou azul.

    As partidas duram dois minutos e quarenta segundos cada uma. Nos primeiros 20 segundos, o robô exerce atividades de forma autônoma e depois é operado por um dos competidores da equipe.

    “Para que as alianças sejam efetivas, é necessário alinhar estratégias. Assim que recebemos os nomes das equipes sorteadas para fazer aliança conosco, fomos até elas e definimos como iríamos jogar, apresentamos os pontos fortes e a forma de melhor contribuir na arena”, explicou Matheus Xavier, um dos 14 competidores da Robot’s District.

    Scorpion é o nome do robô desenvolvido pela Robot’s District para a temporada 2025/2026. Com 50 quilos e 55 centímetros de altura, o robô conquistou em março, em São Paulo, o prêmio Excelência em Engenharia. Foi a terceira conquista da equipe na área de engenharia em dois anos consecutivos: na temporada anterior, a engenharia planejada pelos integrantes foi duplamente premiada em torneios no Brasil.

    Projeto social
    Além de programar robôs, na FRC os estudantes precisam desenvolver um projeto social. A Robot’s District buscou integrar robótica, ciência e sustentabilidade com foco em transformação socioambiental. Com o projeto Distrito Sustentável, promoveu ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. São cinco subprojetos com ações que envolvem economia circular, mapeamento de pontos de descarte de resíduos reutilizáveis, oficinas de práticas sustentáveis, revegetação do Cerrado com plantio de mudas nativas e mentoria para equipes de escolas públicas. O grupo também desenvolveu um livro sobre sustentabilidade e uma minuta de projeto de lei que propõe a criação da Semana Distrital de Robótica Sustentável e Conscientização Ecológica.

    Os estudantes que compõem a Robot’s District cursam o Ensino Médio no Sesi-DF, complementam a formação no Senai-DF e representam as duas instituições na competição. O time tem como patrocinadores as empresas Pedro II Soluções em Usinagem e Rockwell Automation.

    Texto e fotos: Dayane dos Santos
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Albatroid é premiada como estrela em ascensão no First Championship 2026

    Albatroid é premiada como estrela em ascensão no First Championship 2026

    02052026 First Championship Foto Dayane dos Santos Sistema Fibra capaFormada por estudantes do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), a Albatroid está entre as três equipes que receberam o prêmio Rising All-Star no First Championship 2026. No torneio mundial de robótica, a premiação é concedida a equipes estreantes que demonstraram conhecimento sobre a competição, domínio das temáticas do torneio, espírito de equipe e alto potencial de crescimento.

    A competição, realizada na cidade texana de Houston, nos Estados Unidos, começou na quarta-feira (29) e terminou no sábado, 2 de maio. Embora tenha sido a primeira vez da Albatroid no mundial, a equipe de estudantes do Sesi Taguatinga — cuja composição se renova a cada temporada — já tem 15 anos de história em torneios regionais e nacionais na First Lego League Challenge (FLLC). Nessa modalidade, robôs programados e montados com a tecnologia Lego por crianças e adolescentes de 9 a 15 anos têm de cumprir uma série de missões.

    Na temporada 2025/2026, a Albatroid é integrada pelos estudantes Isabela Brito, de 12 anos; João Victor Ataides, Julia Sousa e Matheus Gomes, de 15 anos; além do mentor Filipe William Cavalcante, de 16 anos, e dos técnicos André Mota e João Mateus Nascimento, professores de Educação Física e de Filosofia, respectivamente. Os quatro estudantes são novatos na FLLC.

    “Há um ano estávamos participando da seletiva escolar para fazer parte da Albatroid e hoje estamos entre os melhores do mundo. Eu não imaginava que chegaríamos tão longe e em tão pouco tempo. A nossa conquista é resultado de dedicação e do amor que sentimos pela robótica”, celebra a capitã do time, Julia Sousa.

    É a primeira vez que uma equipe do Sesi-DF da FLLC chega ao mundial. A Albatroid foi um dos três grupos brasileiros competindo em Houston nessa modalidade.

    A coordenadora de Tecnologias Educacionais do Sesi/Senai-DF, Gabriela Barbie Linhares, destaca o trabalho desenvolvido com os estudantes ao longo da temporada. “São horas dedicadas a treinamentos, adaptação de projetos e alinhamento de estratégias de jogo. A disputa vai muito além de robôs se enfrentando, é construção de hard skills [habilidades técnicas mensuráveis] e de soft skills [competências comportamentais e interpessoais], fundamentais para o mercado de trabalho”, explica. A profissional acompanhou a equipe na viagem.

    01052026 First Championship Foto Dayane dos Santos Sistema FibraRobô entre os 20 melhores
    Na FLLC, as equipes são avaliadas em quatro categorias: projeto de inovação, desafio do robô, design do robô e core values. No desafio do robô, a Albatroid garantiu a 19ª posição entre 160 times da modalidade. Com o robô Gaara, projetado pelos estudantes, a equipe alcançou 530 pontos no primeiro round oficial, 495 no segundo e novamente 530 no terceiro.

    Cada round leva dois minutos e meio. Após ser lançado na mesa de competição, o robô age de forma autônoma, sem controle remoto, para cumprir as missões e pontuar o máximo possível (até 545 pontos). Na temporada 2025/2026, as missões simularam escavações arqueológicas, exploração de minas e descoberta de relíquias.

    “As disputas na mesa são o auge do torneio. É onde todos se empolgam e vibram pelo robô. Eu, como programador da equipe, me sinto realizado quando vejo que conseguimos desempenhar com excelência o desafio, mesmo não alcançando a pontuação máxima”, diz o aluno do 9º ano do Ensino Fundamental do Sesi Taguatinga João Victor Ataides.

    Durante a fase nacional, que ocorreu em março, em São Paulo, o Gaara alcançou a maior pontuação possível em dois dos três rounds disputados na mesa e venceu a categoria Desempenho do Robô. A Albatroid também foi a terceira finalista da premiação principal, o Champion’s Award, o que lhe assegurou a classificação para o mundial.

    A competição no Texas é o ápice de cada temporada de torneios da organização estadunidense For Inspiration and Recognition of Science and Technology (First), que promove o interesse de crianças e jovens por ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

    Projeto de inovação
    As equipes que competem na FLLC também são desafiadas a identificar um problema real relacionado ao tema da temporada, que em 2025/2026 foi arqueologia, e a apresentar uma solução ou melhorar uma já existente. Como projeto de inovação, a Albatroid planejou uma solução para ajudar profissionais na busca por artefatos antes das escavações em sítios arqueológicos: é o Bingo, acrônimo para Busca de Indícios de Grande Porte Ocultos.

    Além da Albatroid, representou o Distrito Federal no First Championship 2026 a Robot’s District, na modalidade First Robotics Competition (FRC).

    Texto e fotos: Dayane dos Santos
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra