Alunos do Sesi-DF são vencedores de hackathon 5G

Escrito por

em

hackathon 5g alunos sesi biotic foto bruno frauzino sesi df 18 09 22 2Cinco estudantes do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) venceram o primeiro hackathon 5G do Brasil, realizado durante o evento 5G Weekend, de 16 a 18 de setembro, no Parque Tecnológico de Brasília – Biotic. A iniciativa, da Giant Inovação, teve o objetivo de apresentar novas oportunidades de negócios, tendências de mercado e experiências de transformação com a chegada da nova tecnologia.

Na maratona, a proposta era criar soluções com 5G em uma das oito trilhas apresentadas pela organização: cidades/casas inteligentes; saúde; educação; indústria; varejo/comércio; segurança; realidade virtual/realidade aumentada e eficiência enérgica (água/energia).

Sete equipes iniciaram o desafio e quatro seguiram até o fim. Foram 48 horas para trabalhar a apresentação da ideia e um protótipo para exibir aos jurados no domingo (18). A equipe vencedora, Bonoh, levou ao palco o projeto Saelo, que consiste no monitoramento remoto de animais de estimação.

Por meio de um sistema conectado à internet, tutores podem controlar a reposição de comida e água. Além disso, há uma cama para o bicho de estimação, que poderá ser aquecida e que reproduzirá o monitoramento cardíaco do humano, de forma a confortar o animal enquanto ele estiver sozinho.

“Assim, ele vai ter sensação de segurança. Isso vai fazer com que a pessoa se sinta mais tranquila e o animal não corra o risco de ter a síndrome de ansiedade de separação, que é quando ele começa a ter comportamentos avessos aos que os tutores apoiam, como uma conduta de fazer as necessidades no lugar certo”, explica a aluna Victória Resende, de 16 anos, que cursa a 2ª série do Novo Ensino Médio e fez a apresentação da ideia aos jurados.

Pelo primeiro lugar na competição, o grupo receberá R$ 2,5 mil. Ao serem chamados ao palco para receber o certificado de premiação, os cinco estudantes comemoraram e comentaram sobre a experiência. Júlia Gabrielly Neiva, de 17 anos, que está na 3ª série do Novo Ensino Médio e foi uma das responsáveis por apresentar o protótipo da ideia, aproveitou o momento para destacar o apoio dos docentes no processo. “Quero fazer um agradecimento especial aos professores do Sesi, que sempre acreditaram em nosso potencial”, disse.

20 9 hackaton sesi biotic fotos bruno frauzino

A segunda e a terceira colocações ficaram com equipes formadas por profissionais de tecnologia, que apresentaram, respectivamente, projetos para facilitar a identificação de produtos permitidos para diabéticos e de inteligência de gestão de tráfego.

A equipe Ises, também do Sesi-DF, desenvolveu uma solução com base em colorimetria, que, ao analisar o tom da pele de uma pessoa, sugere as melhores paletas de cores para ela. A ideia é que a tecnologia apresentada também permita experimentar e comprar roupas por meio da plataforma.

“Trouxemos muitas ideias e aplicações. O nosso projeto utiliza, por exemplo, modelagem 3D, que a gente não sabia muito, mas sabia o básico graças à robótica ensinada na escola”, destaca o aluno da 2ª série do Novo Ensino Médio Natan Vanique, de 16 anos, sobre como a experiência em atividades escolares contribuiu no desenvolvimento das ideias do hackathon. Ele apresentou a parte teórica do projeto aos jurados. Apesar de não terem subido ao pódio, os integrantes da equipe comemoraram juntos a vitória dos colegas.

Tanto a equipe Ises quanto a equipe Bonoh são formadas por alunos do Sesi/Senai Sobradinho.

Educação que vai além
O convite para a participação de alunos do Sesi-DF no hackathon ocorreu durante uma visita de estudantes da instituição ao Biotic para a gravação de conteúdo para o desafio Inspira Tech, promovido pelo Ministério da Educação, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Falamos com eles como se estivéssemos falando com fundadores de startups. É a mesma linguagem, a mesma maturidade. Foi sensacional a participação!”, destaca a gerente de Comunidade da Giant Inovação e cofundadora do 5G Weekend, Eliane Vallim.

hackathon 5g alunos sesi biotic foto bruno frauzino sesi df 18 09 22 1Além de estudantes na competição, o Sesi-DF participou com alunos das três escolas da rede — Gama, Sobradinho e Taguatinga — em um estande que apresentou projetos de robótica e de educação tecnológica desenvolvidos na escola.

Diretora da escola Sesi/Senai Sobradinho, Elisângela Machado acompanhou as apresentações e vê a desenvoltura dos alunos no evento como reflexo do dia a dia em sala de aula. “Tudo é fruto do que eles aprendem na escola, das situações que eles vivenciam durante torneios que eles participam, de apresentações e de projetos de pesquisa. Nós trabalhamos o nosso estudante para o mundo do trabalho e para a vida”, explica.

“Quando ele se vê em um ambiente como esse, ele começa a pensar em oportunidades, que pode ser incentivado por uma empresa e que alguém pode perceber o talento e o potencial dele e acreditar no trabalho. O estudante sai com um diferencial para que possa ser contratado mais rápido ou então se envolver mais ainda com as tecnologias”, completa Elisângela.

Matrículas abertas
As escolas da Rede Sesi-DF de Educação estão com vagas abertas para matrículas para o ano de 2023 nas escolas do Gama, de Sobradinho, de Taguatinga e na nova unidade da rede, o Sesi/Senai Brasília, localizada no Setor de Indústrias Gráficas.

Para saber mais informações sobre o projeto educacional da Rede Sesi-DF de Educação, acesse o site sesidf.org.br ou ligue para o Serviço de Atendimento ao Cidadão do Sesi-DF, no telefone (61) 4042-6565.

Texto: Samira Pádua
Fotos: Bruno Frauzino/Sesi-DF
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *