As noites de quinta e sexta-feira, 19 e 20 de dezembro, foram marcadas pelas cerimônias de formatura dos alunos do Ensino Fundamental, do Novo Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Sesi-DF de Educação. Os eventos ocorreram no ginásio da unidade de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e reuniram 339 adolescentes, jovens e adultos.
Gustavo Rafah Souto, de 15 anos, foi um dos formandos da primeira noite. Ele concluiu o Ensino Fundamental no Sesi Taguatinga. “Me formei na melhor escola. Foi aqui que vi as portas do mundo se abrirem, literalmente, já que pude competir em nome do Sesi em um torneio de robótica internacional”, conta. Em junho deste ano, Gustavo participou do torneio Western Edge Open, em Long Beach, na Califórnia. Ele integrou a equipe Albatroid, que teve o projeto de inovação premiado como um dos quatro melhores entre os 81 apresentados na First Lego League (FLL) Challenge e ao lado dos colegas, recebeu o troféu de finalista na categoria que reconhece soluções criativas e bem pesquisadas.
O pequeno entusiasta em tecnologia segue estudando na instituição e fará o itinerário formativo do Novo Ensino Médio em Matemática. “Sonho em me tornar médico e acredito que, com o apoio do Sesi, ofertando uma educação de qualidade, eu terei condições de alcançá-lo”, diz Gustavo.
A abordagem educacional da Rede Sesi-DF de Educação se estrutura em metodologias ativas e é centrada no estudante, que é estimulado a ser protagonista do seu processo de aprendizagem, envolvendo-se de forma prática e colaborativa em projetos, atividades de gamificação, estudos de caso e outros desafios. O ambiente, inovador e tecnológico, estimula a criatividade e a interação.
“É por meio da abordagem STEAM [acrônimo em inglês com as iniciais de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática] e da educação tecnológica que apresentamos os conteúdos didáticos. Damos ferramentas para que os alunos busquem constantemente soluções para resolver desafios e problemas de maneira interdisciplinar”, explica a gerente executiva de Educação do Sesi-DF, Valéria Silva. A proposta educacional é ir além do conhecimento rotineiro da sala de aula, preparando o aluno para os mundos profissional e acadêmico. A proposta pedagógica é pautada em quatro pilares educacionais: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver.
Os pais da jovem Ana Clara Damasceno, de 18 anos, André José da Silva e Adriana Damasceno apostaram no Sesi para que a filha tivesse uma base educacional sólida para entrar em uma universidade. “Vimos o quanto a escola exigia a participação nas atividades escolares e o tanto de projetos que a Ana tinha de realizar, isso deu à ela disciplina e comprometimento”, afirma André. Na visão da estudante, “o apoio dos professores foi fundamental, pois eles nos faziam ter interesse pelos conteúdos. Foi o que deixou o aprendizado mais leve, e em alguns casos até divertido. Digo isso porque tinha mais familiaridade com algumas áreas do que outras”, diz Ana, que concluiu o itinerário formativo em Matemática.
Na cerimônia de colação de grau do Novo Ensino Médio, que ocorreu na sexta-feira (20), a gerente de Educação Básica do Sesi-DF, Denize Marques, ressaltou o protagonismo dos formandos. “Durante o tempo que vocês estiveram nas nossas escolas aprenderam sobre serem protagonistas da própria história. Desejamos que permaneçam assim, continuem a busca pelo conhecimento e que, com determinação, superem todos os desafios. Tenham coragem e sejam felizes!”, disse aos formandos.
Neste ano, 124 estudantes concluíram o Ensino Fundamental, 211 o Novo Ensino Médio e outros quatro a EJA.
Estão abertas as matrículas para o ano letivo de 2025 na Rede Sesi-DF de Educação. As escolas do Gama e de Taguatinga atendem estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até a última série do Novo Ensino Médio. As unidades do Setor de Indústrias Gráficas (SIG) e de Sobradinho recebem alunos dos três anos do Novo Ensino Médio. As quatro escolas têm aulas nos dois turnos: matutino, das 7h10 às 12h30, e vespertino, das 13h10 às 18h30.
Pelo site sesidf.org.br é possível conhecer a proposta pedagógica e a infraestrutura, além das informações sobre preços e a documentação necessária para matrícula.
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
Veja a galeria de fotos da formatura do Ensino Fundamental:
https://www.flickr.com/photos/sesisenai/albums/72177720322695026
Veja a galeria de fotos da formatura do Novo Ensino Médio:
https://www.flickr.com/photos/sesisenai/albums/72177720322701580









As premiações dos Jogos Sesi-DF – Edição Sesi Saúde ocorrerão em duas classificações — uma geral e outra voltada para indústrias —, ambas com medalhas para os três primeiros colocados de cada modalidade e troféus para as instituições.


As atrações foram às quartas-feiras — as chamadas Quartas Culturais. Teve programação para crianças e para adultos. Palhaços, bonecos, violas, guitarras, clássicos e inovações. O encerramento, em 15 de novembro, no Sesi Central Park, foi um tributo a Rita Lee (1947–2023). Em versão inédita acústica, Larissa Vitorino, Ana Lélia, Carol Melo e Ana Clara Hayley apresentaram o show Elas Cantam Rita Lee. O projeto celebra a carreira de uma das maiores artistas da música brasileira e apoia ações em benefício de mulheres.


O primeiro colocado de cada grupo recebeu um pacote turístico de sete dias para o Rio de Janeiro, com direito a um acompanhante. Para os que ficaram em segundo lugar, o prêmio foi um tablet. Os terceiros colocados levaram um violão elétrico cada um. Além dos prêmios do júri, houve premiação para o candidato com maior pontuação na fase final pelo voto popular — um violão elétrico.
Veterana no festival, a dupla Luiz Francisco de Assis Borges e Moisés Geraldo Rodrigues recebeu o troféu de campeã na categoria de música inédita pela segunda vez consecutiva — eles também foram vencedores em 2022. Nesta edição, com Na Moda Mato a Saudade, canção inspirada no avô de Luiz. “Quando eu estou em roda de viola, a lembrança do meu avô vem mais forte, retorno à minha infância. É um momento de alegria imensa, daí surgiu a ideia da letra”, explicou. Moisés falou sobre a divisão do prêmio. “Voltamos ao Sesi Música com a intenção de ele me pagar uma dívida”, brincou. “Na edição passada, ele teve a chance de conhecer João Pessoa (PB) e levar a esposa. Agora, eu vou curtir a cidade carioca com a minha esposa.” Ambos são alunos EaD do Sesi-DF.