Autor: Dayane Rodrigues dos Santos

  • Noventa e cinco jovens formam-se na 14ª turma do Vira Vida

    Noventa e cinco jovens formam-se na 14ª turma do Vira Vida

    27 6 2023 Formatura 14 turma Vira Vida Foto Victor Hugo Pessoa SesiDFPreparados para ressignificar a própria história, dar um novo sentido à vida e traçar um caminho próspero, 95 alunos se formaram nessa terça-feira, 27 de junho, no Vira Vida. A cerimônia ocorreu no auditório do Ministério Público do DF e Territórios. O programa, iniciativa do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), atende adolescentes e jovens de 15 a 21 anos em situação de extrema vulnerabilidade social.

    “Cada um de nós tem algo difícil para contar sobre a própria história, mas o Vira Vida nos ensinou a ser perseverantes. Hoje, reconhecemos as nossas dores, mas temos consciência de que elas não nos limitam. Não vamos mais sobreviver, e sim viver. Saímos do casulo e nos tornamos lindas borboletas, prontas para alçar grandes voos”, disse a formanda Andressa*, de 16 anos, aos colegas e ao público do evento de formatura. A borboleta é o símbolo do programa. Representa transformação, renascimento e renovação.

    Andressa* integrou a 14ª turma do Vira Vida. Pelo período de um ano, os alunos tiveram aulas de educação básica e profissional, acompanhamento psicossocial e promoção de direitos de saúde. Foram capacitados em cursos como Assistente Administrativo, Excel Intermediário, Operador de Computador, Oratória para Líderes, Preparação para Inserção no Trabalho, Qualidade no Atendimento, Recepcionista e Recrutamento e Seleção de Pessoas. Todos receberam uma bolsa-auxílio mensal e refeições diárias. O objetivo final é a inserção socioprodutiva dos participantes.

    Na cerimônia, o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra) e diretor regional do Sesi-DF, Jamal Jorge Bittar, falou da importância das parcerias para o êxito do projeto e destacou a sensibilidade das instituições em reconhecer que o Vira Vida transforma pessoas. “Os jovens saem preparados para o mercado de trabalho, se tornam grandes talentos. Só precisam de uma oportunidade, e é graças à junção de esforços que temos alcançado o sucesso com o encaminhamento deles para estágio, programa de aprendizagem e até emprego formal.”

    Iniciada em maio de 2022, a turma teve 100 matriculados e 95 concluíram o programa. Destes, 88 já foram contratados e dois participam de processos seletivos. Cinco alunas estão gestantes ou tiveram filho recentemente, por isso serão inseridas no mercado de trabalho posteriormente.

    A equipe multidisciplinar do programa continua acompanhando os jovens seis meses após o ingresso no mercado. O monitoramento é feito por meio de visitas ao ex-aluno e do contato periódico com o supervisor dele no local de trabalho.27 6 2023 Formatura 14 turma Vira Vida Foto Victor Hugo Pessoa Sesi DF

    O Ministério Público do DF e Territórios é parceiro do Vira Vida desde 2012 e já contratou cerca de 150 participantes como jovens aprendizes. Na formatura, a vice-procuradora-geral de Justiça Jurídico-Administrativa, Selma Sauerbronn, exaltou a educação como instrumento de mudança do País. “Quem tem conhecimento consequentemente tem poder, transforma, busca e consegue subir outros degraus. Ao mesmo tempo, tem responsabilidade: honrar esse aprendizado. É gratificante ver o brilho no olhar de tantos jovens que sonharam com este momento e hoje são ricos de conhecimentos. Nós, do Ministério Público, continuaremos a apoiar o Vira Vida com o nosso programa de aprendizagem, para que mais pessoas cresçam profissionalmente”, afirmou.

    Para a execução das atividades da 14ª turma, foi firmado no ano passado um termo de convênio entre a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF e o Sesi-DF, com a destinação de R$ 3,8 milhões por meio de emenda do então deputado distrital Rodrigo Delmasso, atual secretário da Família e Juventude do DF. “Eu acredito plenamente no papel social que o Vira Vida desempenha na nossa cidade, por isso batalhamos para que a iniciativa se tornasse uma política pública distrital. A partir do texto, foi estruturado o modelo de atendimento para jovens vítimas de violência sexual”, explica Delmasso, autor da Lei nº 7.210, de 28 de dezembro de 2022.

    Conheça o programa
    A metodologia do Vira Vida, criado em 2008 pelo Conselho Nacional do Sesi, é dividida em quatro eixos: desenvolvimento humano, que trata da elevação da autoestima e do fortalecimento de vínculos; capacitação para o mercado de trabalho, com educação básica e cursos de formação profissional; qualidade de vida, que inclui cuidados com a saúde física e mental; e empregabilidade.

    “Para o Brasil avançar, é necessário investir na educação — assim a sociedade terá bons profissionais no futuro. Pensando nisso, o Conselho vai propor e dialogar com os estados da Federação para que todas as unidades do Sesi pelo País recebam o Vira Vida. Além disso, estamos trabalhando em conjunto com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania para tornar a iniciativa uma política nacional, em prol de uma pátria democrática, livre e igualitária. Assim, meninos e meninas que estejam dentro do perfil do programa terão seus direitos garantidos”, afirmou o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Vagner Freitas de Moraes.

    O Sesi-DF executa o programa desde 2009 e já formou 669 jovens. A iniciativa tem o apoio de outras instituições do Sistema S – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do DF (Senac-DF), Serviço Social do Comércio do DF (Sesc-DF) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae-DF). O atendimento aos jovens é realizado na unidade Sesi São João XXIII, dedicada exclusivamente ao programa.

    São parceiros do processo de inserção socioprodutiva a Fibra, a Caixa Econômica Federal, a Latam Linhas Aéreas, o Ministério Público do DF e Territórios, o Sabin Medicina Diagnóstica, o Sicoob Empresarial e a Urbi Mobilidade.

    *Nome fictício em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

    Texto: Dayane dos Santos
    Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
     
    Veja aqui a galeria de imagens:

    Formatura da 14° turma Vira Vida

  • Vira Vida encerra atividades da 14ª turma

    Vira Vida encerra atividades da 14ª turma

    3 6 2023 Aula da Saudade da VV14 foto Bruno Frauzino Sesi DF“Existe uma Joana* antes do Vira Vida e outra depois de ter participado do programa. Eu me redescobri. Posso dizer que construí novos sonhos e aprendi a conviver melhor com a minha família”, diz a jovem de 16 anos, um dos 95 integrantes da 14ª turma do Vira Vida. A iniciativa do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) atende adolescentes e jovens de 15 a 21 anos em situação de extrema vulnerabilidade social.

    Cada turma tem duração de um ano, período em que os alunos têm aulas de educação básica e profissional, acompanhamento psicossocial e promoção de direitos de saúde, além de uma bolsa-auxílio mensal. Diariamente, eles também recebem três refeições. O objetivo principal é a inserção socioprodutiva dos participantes.

    Para finalizar a participação do grupo no Vira Vida, a equipe multidisciplinar promoveu uma aula da saudade. O encontro foi em 3 de junho, no Sesi Gama. O primeiro momento foi de lazer, com direito a banho de piscina e almoço.

    A segunda parte da celebração foi voltada para a vivência Túnel do Amor, na qual cada integrante passava, de olhos vendados, no meio de um corredor formado pelos outros alunos e pelas equipes pedagógica, administrativa e de assistência social. A técnica busca trabalhar o respeito, a admiração e o cuidado com o próximo.

    “A frase que inicia o processo é ‘Feche os seus olhos e abra o seu coração’. Os colegas e os profissionais do Vira Vida falam para cada um algo que esquente a alma, seja um elogio, seja uma frase de motivação. É um momento de eles reviverem as memórias boas pelas quais passamos nesse um ano juntos”, explica a assessora de Responsabilidade Social do Sesi-DF e coordenadora do programa, Cida Lima.

    3 6 2023 Aula da Saudade da VV14 fotoBruno Frauzino Sesi DFNo decorrer dos encontros do Vira Vida, os alunos participam de rodas de terapia comunitária. É um espaço para falar das dores e dificuldades. Na última aula, a proposta é contrária. A ideia é relembrar os bons momentos e enxergar o amadurecimento e o crescimento pessoal. “Devolvemos a eles dignidade, pois muitos chegam para nós destruídos pelos traumas que sofreram na infância. Também devolvemos confiança, que muitas vezes foi perdida para aqueles que deveriam cuidar e amar, mas que os machucaram”, relata Cida.

    A metodologia do Túnel do Amor faz com que os jovens se sintam acolhidos e amados, por isso as falas são regadas de choros e de abraços. “Eu ouvi coisas que nunca imaginei que pudessem me enxergar de tal forma. Disseram que eu sou uma ótima amiga, confiável, inteligente e que tenho um futuro brilhante. Isso pode parecer pequeno para alguns, mas é valioso demais para mim”, conta, sorridente, Joana. Ela está inserida no mercado de trabalho como jovem aprendiz do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

    É na sede do Ministério Público do DF que ocorrerá a formatura da 14ª turma do Vira Vida, em 27 de junho, em cerimônia para convidados.

    Combate ao trabalho infantil
    Em referência ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no DF, do Ministério do Trabalho e Emprego, realizou uma exposição fotográfica. A mostra foi exibida de 12 a 14 de junho, no Venâncio Shopping, e reuniu 12 fotografias do acervo de imagens da superintendência feitas por auditores fiscais durante a década de 1990 em áreas urbanas e rurais da capital federal e do Entorno. A ação teve o objetivo de sensibilizar a população contra o trabalho infantil.apresentação de musicalização daVV14 13.6 fotoMarcosGomes SesiDF

    Alunos do Vira Vida participaram da ação com musicalização, ao lado do Patubatê — grupo performático de percussão que usa instrumentos feitos em material reciclável. Eles tocaram e cantaram músicas que foram de clássicos como Anunciação, de Alceu Valença, a contemporâneas como Baile de Favela, do MC João. Durante o ano, o Patubatê deu oficinas para a 14ª turma do Vira Vida, na construção de equipamentos e com conteúdos sobre ritmo.

    Conheça o Vira Vida
    A metodologia do programa, criado em 2008 pelo Conselho Nacional do Sesi, é dividida em quatro eixos: desenvolvimento humano, que trata da elevação da autoestima e do fortalecimento de vínculos; capacitação para o mercado de trabalho, com educação básica e cursos de formação profissional; qualidade de vida, que inclui cuidados com a saúde física e mental; e empregabilidade.

    Para a execução da 14ª turma, foi firmado um termo de convênio entre a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF e o Sesi-DF, que destinou R$ 3,8 milhões por meio de emenda do então deputado distrital Rodrigo Delmasso, atual secretário da Família e Juventude do DF.

    A iniciativa tem o apoio de outras instituições do Sistema S – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do DF (Senac-DF), Serviço Social do Comércio do DF (Sesc-DF) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae-DF). O atendimento aos jovens é realizado na unidade Sesi São João XXIII, espaço dedicado exclusivamente ao programa.

    *Nome fictício em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

    Texto: Dayane dos Santos
    Fotos da aula da saudade: Bruno Frauzino/Sesi-DF
    Fotos da exposição: Marcos Gomes/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Sesi Bio é lançando na semana do meio ambiente

    Sesi Bio é lançando na semana do meio ambiente

     

    5 6 2023 Lançamento SESI BIO fotos Bruno Frauzino SesiDFNo Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Rede Sesi-DF de Educação lançou o programa Sesi Bio. A iniciativa é voltada para educação ambiental e trabalhará com os alunos conceitos de projetos locais, nacionais e globais que tratam sobre sustentabilidade. A escola de Taguatinga da instituição foi a primeira a receber a ação. Na terça-feira (6), será a vez da unidade escolar de Sobradinho, e na quarta-feira (7), a do Gama.

    O objetivo é conscientizar a comunidade escolar quanto à responsabilidade com o meio ambiente e aplicar, disseminar e inovar a partir da lógica sustentável.

    Para embasar as atividades, o programa foi estruturado nos pilares dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), da Base Nacional Comum Curricular e do ESG — termo em inglês para environmental, social e governance. Esse último tem como princípio integrar estratégias ambientais, sociais e de governança para tornar negócios mais duradouros e sustentáveis. O quarto pilar é a Pauta da Indústria do DF 2023-2026, documento lançado em 2022 que apresenta as principais demandas para o desenvolvimento do setor.

    “Nós precisamos nos unir para fazer a diferença no mundo. A preocupação deve estar até nas pequenas coisas como no descarte correto do lixo em casa ou na reciclagem de materiais. Precisamos sair do falar para o agir, e é isso que propomos no Sesi Bio”, disse o superintendente do Sesi-DF, Marco Secco, aos alunos.

    A agenda do programa irá atuar nos temas água, florestas, ações climáticas, consumo consciente, carbono zero e matriz energética renovável, além de um calendário de eventos com datas comemorativas relacionadas aos assuntos.

    Currículo pedagógico
    A metodologia do Sesi-DF é baseada em conteúdos de tecnologias, empreendedorismo, criatividade, sustentabilidade, responsabilidade social, economia, e desenvolvimento de competências socioemocionais. “É por meio desta proposta de ensino contínuo e integrado que iremos formar os alunos em replicadores de boas ações”, afirma a gerente executiva de Educação do Sesi-DF, Valéria Silva.

    O projeto O Protagonismo Juvenil nas Ações Sustentáveis do Meio Ambiente é um exemplo de iniciativas da instituição. Ele foi aprovado no programa Garotas STEM, realizado pelo instituto British Council, pela Fundação Carlos Chagas e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que tem o objetivo de apoiar atividades científicas e tecnológicas que estimulem a participação de meninas.5 6 2023 Lançamento SESI BIO fotos Bruno Frauzino SesiDF

    “Os professores nos incentivam constantemente a criar projetos de inovação e a participar de editais voltados à tecnologia e de competições educacionais. É incrível pensar em uma solução, desenvolver a ideia e alcançar o resultado, principalmente quando a temática é sobre ciências da natureza. No Sesi, aprendemos a conhecer profundamente as áreas do conhecimento e acredito que será um diferencial quando eu for para o mercado de trabalho”, diz a aluna da 3ª série do Novo Ensino Médio Geovana de Queiroz (foto), de 17 anos, integrante do Garotas STEM.

    Programação
    Até quarta-feira (7), os alunos das três escolas — Gama, Sobradinho e Taguatinga —participam de palestras, oficinas, apresentações de trabalhos escolares e de feira de troca sustentável. Além disso, as crianças e os adolescentes receberão uma muda de planta doada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). São mudas de zinia amarela e rosa, de sálvia azul e de flocos drummond. Algumas delas serão plantadas nas unidades escolares.

    No evento de lançamento no Sesi Taguatinga, estiveram presentes o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Federação das Indústrias do DF (Fibra), José Antônio Bueno Magalhães Júnior, a gerente de Desenvolvimento e Tecnologia Educacional do Sesi-DF, Thaysa Tonhá, a gerente de Educação Básica do Sesi-DF, Denize Marques, e a subsecretária de Promoção à Ciência e Desenvolvimento Tecnológico do DF, Claudia Soares Lopes.

    Para conhecer o Sesi Bio e baixar o guia do programa, acesse o site sesidf.org.br/sesi-bio.

    Texto: Dayane dos Santos
    Fotos: Bruno Frauzino/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
     
    Veja a galeria de imagens:
    Lançamento do Sesi Bio na Semana de Meio Ambiente do Sesi-DF
  • Vira Vida participa de ações do governo federal em alusão ao 18 de maio

    Vira Vida participa de ações do governo federal em alusão ao 18 de maio

    18 05 2023 Campanha Faça Bonito Foto Moacir Evangelista SesiDFDia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data, instituída em 18 de maio, pela Lei nº 9.970/2000, relembra o crime bárbaro contra Araceli Crespo, de 8 anos, nascida em Vitória (ES). A menina foi sequestrada, violentada e assassinada. O crime, que chocou o País em 1973, ficou impune. Em alusão ao dia, a Campanha Faça Bonito, que reúne entidades públicas e movimentos sociais, promoveu uma série de atividades para evidenciar a luta contra este tipo de crime.

    Na manhã dessa quinta-feira (18), o Palácio do Planalto abriu as portas para anunciar um conjunto de medidas do governo federal para o enfrentamento da violência sexual contra esse público. O evento teve a presença do presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, e do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, além de parlamentares e representantes de instituições da rede de proteção — entre elas, o Vira Vida.

    Na ocasião, foram assinados três documentos: um decreto de posse dos integrantes da Comissão Intersetorial e Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e dois protocolos de intenções — um para fortalecer o compromisso do setor privado com o dever de assegurar os direitos de meninos e meninas e outro para fortalecer ações de prevenção e enfrentamento à violência sexual.

    “Infelizmente, uma memória afetiva da infância repleta de sonhos e de bons significados não é a realidade de muitos jovens. São aqueles que tiveram a inocência aniquilada, a paz bombardeada, a coragem destruída e o futuro despedaçado pela violência, que muitas vezes é promovida por pessoas que deveriam protegê-los. Por isso, o governo está empenhando esforços intersetoriais para combater essas violações, com a criação de um plano de atenção especial para a nossa infância e a nossa juventude”, disse Silvio Almeida.

    A equipe multidisciplinar e alunos da 14ª turma do Vira Vida, programa que atende adolescentes e jovens de 15 a 21 anos em situação de extrema vulnerabilidade social, estavam presente no evento. “São pessoas que chegam para nós com a alma ferida e machucada, que não acreditam em si e no próximo. Trabalhamos o resgate da autoestima e da própria identidade, além da autoconfiança por meio da educação”, explica a assessora de Responsabilidade Social do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) e coordenadora do Vira Vida no DF, Cida Lima.18 05 2023 Entrega do prêmio Neide Castanha Foto Moacir Evangelista SesiDF

    A iniciativa foi criada pelo Conselho Nacional do Sesi em 2008. Em Brasília, o Sesi-DF executa o projeto desde 2009 e já formou mais de 500 jovens, em 13 turmas. Cada uma tem duração de um ano, período em que os alunos têm aulas de educação básica e profissional, acompanhamento psicossocial, promoção de direitos de saúde e inserção socioprodutiva, além de uma bolsa-auxílio mensal.

    Na tarde do mesmo dia, técnicos e alunos do Vira Vida percorreram a rampa do Congresso Nacional com outros atores da rede de proteção e soltaram balões em referência à data enquanto falavam em voz alta o lema da Campanha Faça Bonito: Esquecer é Permitir; Lembrar é Combater.

    Prêmio Neide Castanha
    Na Câmara dos Deputados, o grupo participou de sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

    A ação contou com a entrega das estatuetas da 12ª edição do Prêmio Neide Castanha, que é promovida pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, com o apoio da Rede ECPAT Brasil, e tem como objetivo reconhecer pessoas físicas e jurídicas que se destacaram no combate à violência sexual contra esse público.

    O Vira Vida ganhou na categoria Boas Práticas em Rede. A vitória se dá pela atuação articulada com integrantes do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente no processo de identificação e encaminhamento de jovens para o programa e acompanhamento durante o andamento das turmas.

    “Ao longo do dia, muito se falou sobre combater crimes de violência e ajudar aqueles que sofrem com esse mal, mas é preciso agir. O Vira Vida nasceu em Fortaleza (CE), quando percebi que muitas meninas estavam em situação de prostituição. A partir dali, desenvolvemos um projeto que as atendesse em vários âmbitos, a fim de que elas saíssem daquele contexto por meio de cursos de qualificação e fossem encaminhadas para o mercado de trabalho”, afirma o fundador do programa, Jair Meneguelli, que idealizou a iniciativa quando era presidente do Conselho Nacional do Sesi.

    18 05 2023 Entrega do prêmio Neide Castanha Foto Moacir Evangelista SesiDFNa cerimônia, o troféu do Vira Vida DF foi recebido por ele. “É necessário dar oportunidade; essas crianças precisam de alguém que as escute e que proponha a possibilidade de um caminho diferente. Muitos conquistaram o ensino superior, alguns, a casa própria e outros realizaram grandes sonhos, coisas até então inimagináveis. É maravilhoso ver que uma iniciativa tão linda alcance vitórias grandiosas”, completa. O presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra) e diretor regional do Sesi-DF, Jamal Jorge Bittar, e o superintendente do Sesi-DF, Marco Secco, prestigiaram o momento, que também teve a participação musical de alunas do Vira Vida e da banda Vozes da Indústria da instituição.

    A premiação homenageia Neide Castanha, defensora dos direitos humanos que dedicou parte da vida na luta contra a violência a que são submetidas crianças e adolescentes no Brasil. Ela foi fundadora e coordenadora do Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria) e secretária executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

    Conheça o Vira Vida
    A metodologia do Vira Vida é dividida em quatro eixos: desenvolvimento humano, que trata da elevação da autoestima e do fortalecimento de vínculos; capacitação para o mercado de trabalho, que vai da educação básica a cursos de formação profissional; qualidade de vida, que inclui cuidados com a saúde física e mental, e empregabilidade.

    As técnicas e as ferramentas utilizadas pela equipe multidisciplinar do programa são baseadas em pesquisas do pedagogo Alfredo Gomes da Costa e do psiquiatra Adalberto Barreto. O primeiro trabalha com a pedagogia da presença, na qual a educação é feita por projetos e pela avaliação sistêmica dos alunos, considerando conhecimentos e habilidades. O segundo é autor de teses sobre terapia comunitária, um espaço de escuta e valorização da vida para o resgate da identidade e da confiança em si.

    A iniciativa tem o apoio de outras instituições do Sistema S: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do DF (Senac-DF), Serviço Social do Comércio do DF (Sesc-DF) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae-DF). O atendimento aos jovens é realizado na unidade Sesi São João XXIII, dedicada exclusivamente ao programa.

    Texto: Dayane dos Santos
    Fotos: Moacir Evangelista/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
     
    Veja a galeria de fotos:
    18-5-2023 - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - Fotos Marcos Gomes-333
  • MPDFT promove evento sobre a inserção socioprodutiva de alunos do Vira Vida

    MPDFT promove evento sobre a inserção socioprodutiva de alunos do Vira Vida

    Ingresso no mercado de trabalho. Esse é o objetivo final do Vira Vida, programa que atende jovens de 15 a 21 anos em situação de extrema vulnerabilidade social. Em apoio a iniciativa, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) realizou nessa segunda-feira, 15 de maio, na sede do órgão, o evento Faça Bonito: Aprendizes, Bora “Virar Vidas?”. O encontro reuniu representantes de instituições públicas e privadas para sensibilizá-los quanto a inserção socioprodutiva dos alunos.15 5 2023 Vira vida MPDFT Foto Victor Hugo Pessoa Capa

    A ação foi em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído em 18 de maio.

    O Vira Vida foi criado pelo Conselho Nacional do Sesi em 2008. Em Brasília, o Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) executa o projeto desde 2009 e já formou mais de 500 jovens, em 13 turmas. Cada uma tem duração de um ano, período em que os alunos têm aulas de educação básica e profissional, acompanhamento psicossocial e promoção de direitos de saúde, além de uma bolsa-auxílio mensal.

    O MPDFT é parceiro do Vira Vida desde 2012 e já recebeu cerca de 150 estudantes do programa como jovens aprendizes. “A junção de esforços contribui para a transformação de vidas. Aqui, respeitamos e temos cuidado com a história de cada jovem, que tem inúmeras qualidades e habilidades para desempenhar qualquer atividade laboral. A ação caminha com a missão do Ministério Público de promover a justiça, a democracia, a cidadania e a dignidade humana”, afirma a vice-procuradora-geral de Justiça Jurídico-administrativa do órgão, Selma Sauerbronn. Na ocasião, ela anunciou que para este ano serão disponibilizadas mais quatro vagas, além das 21 já existentes.

    Para o superintendente do Sesi-DF, Marco Secco, a continuidade do programa de tecnologia de intervenção social se dá por meio da mobilização de entidades que apoiem o processo de aprendizagem. “A educação forma o cidadão com competências técnicas e o mundo do trabalho proporciona a conquista de sonhos. E é esse o caminho que nos propomos a entregar para aqueles que passam pelo Vira Vida, conquistar espaços que até então pareciam inimagináveis. Para esta última etapa é imprescindível o apoio e o suporte de instituições que abracem a ideia.”15 5 2023 Vira vida MPDFT Foto Victor Hugo Pessoa Capa 32

    Os jovens podem ser contratados como empregados, estagiários ou jovens aprendizes. A equipe multidisciplinar do programa acompanha os alunos durante os primeiros seis meses após o ingresso no mercado de trabalho. O monitoramento é feito por meio de visitas e do contato periódico com o supervisor deles no local de trabalho.

    “O Vira Vida mudou a minha realidade. Entrei sendo uma pessoa rebelde e impulsiva, mas com o passar do tempo vi que isso era ruim para mim. Entender isso foi o que mudou a minha vida, pois o importante é cuidar do meu bem-estar”, disse o egresso da terceira turma do programa Jonathan Vieira, de 27 anos. “O meu primeiro emprego foi no MPDFT, e foi nesse local que aprendi a ser comunicativo, proativo, responsável e dedicado. Isso me abriu portas para outras possibilidades de trabalho”, concluiu.

    Estiveram presentes no evento a assessora de Responsabilidade Social do Sesi-DF e coordenadora do Vira Vida no DF, Cida Lima, o presidente do Tribunal Regional do DF, desembargador Roberval Belinati, o secretário da Família e Juventude do DF, Rodrigo Delmasso, a subdefensora pública-geral do DF, Emmanuela Saboya, o superintendente executivo do Conselho Nacional do Sesi, Wagner Pinheiro, a promotora de justiça de Defesa da Infância e da Juventude Rosana Viegas, o diretor de Programas Sociais do Sesc-DF, Guilherme Reineecken, e a primeira dama do DF, Mayara Noronha Rocha.

    Conheça o Vira Vida
    A metodologia do Vira Vida é dividida em quatro eixos: desenvolvimento humano, que trata da elevação da autoestima e do fortalecimento de vínculos; capacitação para o mercado de trabalho, que vai da educação básica a cursos de formação profissional; qualidade de vida, que inclui cuidados com a saúde física e mental; e empregabilidade.

    As técnicas e as ferramentas utilizadas pela equipe multidisciplinar do programa são baseadas em pesquisas do pedagogo Alfredo Gomes da Costa e do psiquiatra Adalberto Barreto. O primeiro trabalha com a pedagogia da presença, na qual a educação é feita por projetos e pela avaliação sistêmica dos alunos, considerando conhecimentos e habilidades. O segundo é autor de teses sobre terapia comunitária, um espaço de escuta e valorização da vida para o resgate da identidade e da confiança em si.

    Para a execução da 14ª turma, que tem 95 alunos, há um termo de convênio entre a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF e o Sesi-DF, que destina de R$ 3,8 milhões por meio de emenda do então deputado distrital, atual secretário da Família e Juventude do DF, Rodrigo Delmasso.

    A iniciativa tem o apoio de outras instituições do Sistema S – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do DF (Senac-DF), Serviço Social do Comércio do DF (Sesc-DF) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae-DF). O atendimento aos jovens é realizado na unidade Sesi São João XXIII, espaço dedicado exclusivamente ao programa.

    São parceiros do processo de inserção socioprodutiva a Fibra, a Caixa Econômica Federal, a Latam Linhas Aéreas, o Ministério Público do DF e Territórios, o Sabin Medicina Diagnóstica, o Sicoob Empresarial e a Urbi Mobilidade. Interessados em contratar jovens formados pelo programa devem entrar em contato pelo telefone (61) 3362-6019.

    Texto: Dayane dos Santos
    Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Alimentação e orientações de segurança no 5º Festival Sesi de Robótica foram ofertados pelo Sesi-DF

    Alimentação e orientações de segurança no 5º Festival Sesi de Robótica foram ofertados pelo Sesi-DF

    Refeicao na robotica FotoMoacirEvangelista18032023 Do café da manhã ao lanche da tarde. Três refeições diárias para os competidores e técnicos do 5º Festival Sesi de Robótica, além de comida para as equipes de organização do evento. Cardápio personalizado e adaptado às necessidades do festival, que teve duração de quatro dias, de 15 a 18 de março. Essa foi a missão dada ao Sesi Alimentação, central de produção de alimentos do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), responsável pelo fornecimento de refeições para o maior festival de robótica do País.

    O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha sediou disputas educacionais da First Lego League (FLL) Challenge, da F1 in Schools, da First Tech Challenge (FTC) e da First Robotics Competition (FRC), que reuniram mais de 2 mil estudantes com idades de 9 a 19 anos.

    Durante o período, foram entregues 13,3 mil kits lanches no turno matutino, 11,2 mil almoços e outros 9.975 kits lanches pela tarde. Achocolatados, sucos, água de coco, pães, bolos, cookies e barras de cereais compuseram as pequenas refeições. Já no almoço, foram servidos hambúrgueres, cachorros-quentes, sanduiches e crepes. No caso dessa última, o serviço funcionou no formato rampa, ou seja, no modelo self-service. Os alunos escolhiam, por exemplo, o tipo de pão, a proteína e os acompanhamentos. Além disso, havia opções veganas.

    “O cardápio dos competidores foi pensando para que eles pudessem se alimentar bem em um tempo curto. A agenda do festival era repleta de atividades e as crianças e os adolescentes ficavam muito envolvidos com a competição, com os horários muito determinados. Assim, montamos lanches de forma que eles pudessem escolher o que quisessem, consumindo também alimentos frescos”, explica a nutricionista e supervisora técnica do Sesi Alimentação, Darlane Barros. A produção e o transporte dos insumos foram feitos pela central de produção de alimentos, com exceção dos pães, produzidos por empresa terceirizada.

    No primeiro dia da programação do festival, ocorreu a Festa da Amizade, momento de descontração e confraternização entre os estudantes. Na ocasião, o Sesi Alimentação serviu mais de três mil itens como mini pizzas, esfihas, salgados assados, espetinhos de carne e de frango, picolé, salada de frutas, doces, água, sucos e refrigerantes.

    A equipe técnica que participou do evento recebeu almoços em três dias. Foram servidas cerca de 2,1 mil refeições, entre prato principal, guarnições, acompanhamentos, saladas, sucos e sobremesas. O fornecimento chegou a 492 quilos de proteínas (carne bovina, frango e peixe), 388 quilos de arroz e outros 255 de feijão.

    Na elaboração da comida, na logística de transporte e na entrega aos participantes, estiveram envolvidos no trabalho 165 empregados do Sesi-DF.

    Conheça o Sesi Alimentação
    No mercado há mais de 40 anos, o Sesi Alimentação está localizado na região administrativa do Guará. É a maior cozinha industrial da capital federal, com capacidade para produzir até 25 mil refeições diárias. O principal produto é a refeição transportada, entregue no endereço do cliente.

    Para atender a empresas de perfis diversos, o Sesi Alimentação tem equipe de nutricionistas que elabora cardápios que buscam o equilíbrio entre a variedade e o valor nutricional dos alimentos, de acordo com as necessidades de cada tipo de negócio, sempre prezando pelo sabor e seguindo padrões de segurança alimentar. O Sesi Alimentação também oferta serviços de assessoria e consultoria nutricional, com o objetivo de auxiliar empresas no cumprimento de práticas de qualidade e adequação às normas legais voltadas aos serviços de alimentação.

    Saiba mais no site: sesialimentacaodf.com.br

    Guardiões da SegurançaGuardioes na robotica FotoMoacirEvangelista18032023
    Na First Robotics Competition (FRC) estudantes do ensino médio constroem e programam robôs de tamanho industrial (de até 55 kg e com 1,5 metro de altura) para competir em jogos de arena. Essa disputa exige que os jovens trabalhem com ferramentas industriais. Por isso, é necessário o uso de equipamentos de proteção individual (EPI).

    Como o Festival Sesi de Robótica foi aberto ao público, as pessoas que acessavam essa área tinham de estar de óculos de proteção e com sapato fechado. Assim, seis profissionais de segurança no trabalho do Sesi-DF e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) eram responsáveis por orientar e fiscalizar para que todos atendessem as normas.

    “Na área, os competidores usavam madeira e metais na construção dos robôs. Caso os materiais fossem lançados para fora do campo de manuseio das peças poderiam causar acidentes. O trabalho feito por nós foi de sensibilizar os jovens quanto o cuidado com os equipamentos e orientar os visitantes quanto os espaços que podiam circular”, explica o engenheiro de segurança no trabalho do Sesi-DF, Tauler Coelho. No evento, ele e a equipe eram conhecidos como Guardiões da Segurança.

    O grupo também atuou na montagem do festival, apontado os ajustes necessários e o que podia ser corrigido no quesito de segurança do espaço.

    Texto: Dayane dos Santos
    Fotos: Moacir Evangelista/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
     
    Veja a galeria de fotos:

    Alimentação e orientações de segurança no 5º Festival Sesi de Robótica foram ofertados pelo Sesi-DF

  • Sesi-DF levou mais de 5 mil estudantes ao maior festival de robótica do País

    Sesi-DF levou mais de 5 mil estudantes ao maior festival de robótica do País

    16 03 2023 Festival Sesi de Robótica Nacional 2023 Visita Guiada Foto Bruno Frauzino No coração da capital federal, precisamente no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, mais de 2 mil estudantes estiveram reunidos, de 15 a 18 de março, no 5º Festival Sesi de Robótica, e participaram de competições da First Lego League (FLL) Challenge, da F1 in Schools, da First Tech Challenge (FTC) e da First Robotics Competition (FRC).

    Em três dias de visitas guiadas, 5,1 mil estudantes da rede pública de ensino do DF e de Goiás e do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) passaram pelo festival. Parte do transporte dos jovens e o roteiro das visitas, que duravam por volta de 1h30 cada, foi planejado e executado pelo Sesi-DF.

    No espaço, crianças e adolescentes puderam assistir à disputas de robôs das categorias FLL, FTC e FRC e às corridas dos carrinhos da F1 in Schools, conhecer os pits das equipes — estandes onde são expostos projetos de inovação —, explorar as iniciativas de tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e participar de oficinas do Sesi Lab.

    16 03 2023 Festival Sesi de Robótica Nacional 2023 Foto Bruno Frauzino 2“Eu adoro brincar de lego, mas não fazia ideia que era possível construir um robô com as peças desse brinquedo. É incrível! Todas as equipes são animadas, ficam cantando e dançando. Achei tudo muito divertido. Se eu pudesse, passaria o dia todo aqui”, disse, empolgada, a aluna do 4º ano do Ensino Fundamental Ana Júlia Leal, de 9 anos, que estuda na Escola Classe 410 de Samambaia. Ela visitou o festival na quinta-feira (16).

    Os visitantes que percorreram o evento são alunos das unidades escolares das regiões administrativas de Brazlândia, Candangolândia, Ceilândia, Cruzeiro, Gama, Guará, Lago Norte, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho, Taguatinga e Vila Planalto. Também visitaram o festival jovens dos municípios goianos Cidade Ocidental, Novo Gama, São Jorge e Valparaíso.

    As cinquenta escolas que tiveram a oportunidade de enviar alunos para o passeio lúdico foram indicadas pela Secretaria de Educação do DF. As crianças e os adolescentes também tiveram a chance de conhecer o Sesi Lab — espaço que reúne arte, ciência e tecnologia, e conecta as três áreas em atividades interativas e experiências sensoriais. A ida até lá foi em seguida a do Mané e durou cerca de uma hora.

    A visita guiada foi feita por 60 profissionais das áreas de educação e administrativa do Sesi-DF. “A ação teve como objetivo democratizar o acesso à tecnologia. Alguns não têm contato com a robótica e estar próximo a essa metodologia é enriquecedor para o conhecimento deles. É uma experiência incrível, que vai de encontro a nossa proposta de ensino de promover uma educação transformadora”, explica a Gerente de Desenvolvimento e Tecnologia Educacional do Sesi-DF, Thaysa Tonhá.

    16 03 2023 Festival Sesi de Robótica Nacional 2023 Foto Victor Hugo Pessoa CapaPara a professora de Português Nara Araújo, que dá aulas no Centro de Ensino Fundamental 01 do Paranoá, saídas pedagógicas contribuem para o desenvolvimento dos alunos e são uma oportunidade para que eles saiam da região onde moram. “Muitos não têm sequer o hábito de sair do Paranoá, seja por condições financeiras ou por disponibilidade dos familiares em levá-los. Eventos como esse estimulam a criatividade, o pensamento crítico e a interação com os colegas. É benéfico em inúmeros sentidos.”

    Ytalo Kássio Gomes, de 11 anos, que está no 6º ano e é aluno da Nara, ficou encantado com o festival, em especial com a área de exposições do Senai. “Participei da simulação virtual de pintura automotiva. Eu não nunca tinha visto óculos 3D, foi demais! Adorei o carro elétrico e a oficina Engenhoca com Bolinhas”, disse. Essa última é um painel de criatividade feito com materiais reciclados, no qual os participantes têm de criar possibilidades de caminhos para que bolinhas de gude percorram um trajeto. A ideia é despertar o imaginário e o trabalho em equipe.

    16 03 2023 Festival Sesi de Robótica Nacional 2023 Foto Bruno Frauzino 1O evento foi aberto ao público e tinha entrada gratuita. Viajando de férias pelo Brasil, a família de Katiane Moreira, de 43 anos, de Foz do Iguaçu (PR), estava de passagem para conhecer Brasília e teve um motivo especial para fazer uma visita ao festival: a filha mais velha, Giulia Moreira, de 17 anos, foi competidora da F1 in Schools e participou do torneio nacional de 2022. O marido de Katiane, Tacio Demarchi, e a caçula da família, Liz, de 9 anos, também estavam passeando pelo festival. “A tecnologia é o futuro das profissões. É preciso estar antenado ao que se tem de novo e a esse universo. A pandemia nos mostrou em pouco tempo a forma de encarar positivamente novas ferramentas de ensino. Por isso, acho fundamental estimular o interesse das minhas filhas”, disse Katiane, enquanto percorria a área dos pits FLL com a filha Liz, enquanto Tacio e Giulia estavam atentos às disputas de F1.

    Os anjos do Festival
    As competições contam com o apoio dos famosos anjos, estudantes voluntários que cuidam dos competidores, os orientando e dando todo o suporte que precisam durante as competições. Neste ano, a missão foi dada a 160 alunos do Novo Ensino Médio das três escolas do Sesi-DF — Gama, Sobradinho e Taguatinga.

    Anjo Luísa Nobre Festival Sesi de Robótica FotoMoacirEvangelista18032023Divididos em subgrupos dentro das quatro disputas, eles participaram de todo o Festival. A aluna da 1ª série da unidade do Gama Luísa Nobre, de 16 anos, afirma que o evento foi uma oportunidade de fazer intercâmbio com colegas de outros lugares do País e de enxergar a robótica com outro olhar. “A robótica faz parte do nosso dia a dia na escola como disciplina, mas a proporção em uma competição é gigante. É uma disputa saudável, em que uma equipe quer o sucesso da outra, a alegria contagia a todos e o público pode interagir de uma forma efetiva.” Luísa foi um dos anjos que ficou na área da First Robotics Competition. Fez a entrega de óculos de segurança — equipamento exigido para acesso a área —, tirou dúvidas quanto a logística do espaço e avisava quanto aos horários de alimentação.

    Temporada Energize
    A temporada 2022/2023 de competições de First teve como tema Energize, em que crianças e adolescentes de vários países foram convidados a reimaginar o futuro da energia sustentável. O tema também está relacionado ao sétimo objetivo de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca assegurar o acesso à energia limpa.

    Os competidores têm entre 9 e 19 anos e precisam usar conhecimentos de engenharia, programação, marketing, negócios e projetos sociais na competição. No Brasil, a organização é do Departamento Nacional do Sesi.

    Texto: Dayane dos Santos
    Fotos da visita guiada, da Ana Júlia Leal e da Katiane Moreira com a Liz: Bruno Frauzino/Sesi-DF
    Foto do Ytalo Kássio Gomes: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Foto da Luísa Nobre: Moacir Evangelista/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
     
    Veja aqui a galeria de imagens:
     

    Sesi-DF levou mais de 5 mil estudantes ao maior festival de robótica do País

  • Três equipes de robótica do Sesi-DF estão classificadas para festival nacional

    Três equipes de robótica do Sesi-DF estão classificadas para festival nacional

    11 2 23 Festival Regional de Robotica Imagens Victor Hugo Pessoa 29Bono, Albatroid e Lego of Olympus são as três equipes selecionadas para representar o Distrito Federal no Festival Sesi de Robótica. A competição nacional ocorrerá de 16 a 18 de março, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. O anúncio foi na tarde deste sábado, 11 de fevereiro, no encerramento da etapa do DF do Torneio First Lego League (FLL) Challenge, na escola de Taguatinga do Serviço Social da Indústria (Sesi). Além de equipes brasilienses, participaram times de Goiás, de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul.

    O lugar mais alto do pódio da premiação principal ficou com a equipe Brotherhood, do Sesi Cuiabá. “Foi muita emoção, porque é a nossa primeira temporada. Somos gratos e estamos bem felizes! A gente já está pensando em melhorar as programações [do robô] e em fazer o projeto ser maior, sempre trabalhando muito os core values”, diz Heloísa Ferrari, de 12 anos. O grupo mato-grossense de cinco alunos e dois técnicos encarou cerca de 20 horas de viagem até Brasília.

    Os competidores do DF seguirão treinando até a data do nacional. De segunda a sexta-feira, a equipe Bono, que ficou na segunda posição da premiação principal, continuará se reunindo no Sesi Sobradinho, onde estudam os integrantes. “A partir de agora, o nosso foco é aprimorar o robô para executar as missões da mesa. Vamos aproveitar esse tempinho para melhorar a apresentação do nosso projeto e as estratégias do torneio. Queremos conquistar o nacional!”, afirma, empolgada, Yasmin Ulisses, de 16 anos. Os mais bem colocados na competição nacional conquistarão vagas para disputas internacionais.

    Além do segundo e do terceiro lugar no Champions Award, que é a categoria principal do torneio, o Sesi-DF foi premiado nas categorias Desempenho do Robô e Projeto de Inovação (Lego of Olympus), Design do Robô (Lego Field) e Desafio do Robô (Bisc8) — veja a lista completa mais abaixo. A Albageek também competiu pelo Sesi-DF.

    Torneio regional
    A competição teve início na sexta-feira (10), sob o olhar atento de 30 juízes e do público. Foram dois dias de julgamento: nas mesas, batalhas de robôs; nas salas de avaliação e nos estandes das equipes, apresentações de projetos de inovação.

    Também foi considerado se as equipes estavam norteadas por valores fundamentais, os chamados core values, que incentivam o respeito e a cooperação entre os competidores. Assim como o projeto de inovação, o design do robô e o desafio na mesa, os core values valem pontos. Cada uma das quatro áreas tem o mesmo peso no desafio e corresponde a 25% do desempenho da equipe.

    Nesta temporada, o torneio regional teve a participação de todas as unidades da Federação do Centro-Oeste, com 20 equipes. Trinta e cinco alunos do Sesi-DF, voluntários, atuaram como anjos e apoiaram os times com orientações e suporte durante a competição.

    11 2 23 Festival Regional de Robotica Imagens Victor Hugo PessoaCerimônia de premiação
    O tema da temporada 2022/2023 de competições da First é Energize, que explora a origem, a distribuição, o armazenamento e a utilização de energia. O FLL Challenge, realizado em diversos países, desafia crianças e jovens a buscar soluções para problemas reais da sociedade.

    A cerimônia de encerramento, com transmissão pelo YouTube, foi em clima de festa, com a participação de familiares dos competidores, professores, diretores escolares e representantes do Departamento Nacional do Sesi, do Sesi-DF e da Federação das Indústrias do DF (Fibra). “Energia é um problema hoje no nosso mundo e vocês estão construindo possibilidades que vocês mesmos, daqui a alguns anos, absorverão. Este é um torneio que está sempre buscando soluções para o nosso futuro. Vocês estão desenvolvendo soluções para uma indústria, um país e um mundo melhores”, destacou o 1º vice-presidente da Fibra, Pedro Henrique Verano.

    Veja a lista dos premiados por categorias:

    Champions Award
    Categoria principal da etapa regional do DF do Torneio Sesi de Robótica
    1º lugar: Brotherhood (MT)
    2º lugar: Bono (DF)
    3º lugar: Albatroid (DF)
     
    Core Values
    Tera Robotic’s (MS)
     
    Design do Robô
    Lego Field (DF)
     
    Projeto de Inovação
    Lego of Olympus (DF)
     
    Desempenho do Robô
    Lego of Olympus (DF)
     
    Técnica Destaque
    Marisa Mariko Umetsu – Tech Masters (GO)
     
    Prêmios extraoficiais:
     
    Desafio do Robô
    Bisc8 (DF)
     
    Prêmio dos Juízes
    Iron Star (DF)
     
    Equipes classificadas para o Festival Sesi de Robótica, que ocorrerá em Brasília (DF), em março:
    Brotherhood (MT)
    Bono (DF)
    Albatroid (DF)
    Lego of Olympus (DF)
     
    Equipes suplentes para o Festival Sesi de Robótica:
    Tera Robotic’s (MS)
    Lego Field (DF)
    Bisc8 (DF)
      
    Texto: Dayane dos Santos e Samira Pádua
    Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
     
    Veja aqui a galeria de imagens:
    Etapa do DF do Torneio Sesi de Robótica First Lego League (FLL) Challenge - Dia 2
  • Competidores dão exemplo de empatia e solidariedade

    Competidores dão exemplo de empatia e solidariedade

    10 02 torneio sesi robotica victor hugo sesi 3Competição: disputa ou concorrência entre duas ou mais pessoas que buscam a vitória ou, simplesmente, superar quem os desafia. Essa é a definição da palavra no dicionário, mas o Torneio Sesi de Robótica First Lego League (FLL) Challenge vai muito além. Os participantes torcem uns pelos outros, ficam felizes com a vitória alheia e cantam com paixão o grito “de garra” de uma equipe que não seja a sua. Foi nesse clima de companheirismo que ocorreu nessa sexta-feira, 10 de fevereiro, na escola de Taguatinga do Serviço Social da Indústria (Sesi), o primeiro dia da etapa regional do torneio no Distrito Federal.

    O objetivo final é garantir uma vaga para a disputa nacional, prevista para ocorrer de 16 a 18 de março, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Para isso, as equipes precisam garantir alta pontuação no desenvolvimento e na programação de um robô autônomo que execute missões em uma arena, a chamada batalha de robôs, e apresentar uma solução inovadora para um problema do mundo real dentro do tema da temporada 2022/2023, que explora a origem, a distribuição, o armazenamento e a utilização de energia.

    As equipes, que precisam ter, cada uma, dois técnicos adultos (um titular e um suplente) e de dois a dez competidores, também são avaliadas quanto aos core values, que são os valores fundamentais. O quesito trata de manter uma competição amigável, compartilhar conhecimento e trabalhar em equipe. É preciso manifestar entusiasmo e mostrar que se pode realizar mais em grupo do que individualmente, além de expressar gentileza com todos os envolvidos.

    A proposta da FLL é que todos pratiquem o gracious professionalism. A expressão em inglês é comum entre os participantes. Gracious pode ser representado por cordialidade, respeito e empatia, e professionalism está relacionado a responsabilidade com o conhecimento.

    10 2 23 Festival Regional de Robotica Foto Bruno Frauzino SesiDF 2Alice Kallyta Ferreira, de 12 anos, da equipe Young Inventors, estreante no torneio, ficou encantada com o acolhimento e a recepção dos colegas. “Até agora a coisa mais bacana foi com certeza a animação e o entusiasmo de todos. As pessoas vibram e torcem como se fossem do grupo. A diversão prevalece, independentemente do querer ganhar”, disse, sorridente, a aluna do Sesi Várzea Grande, de Mato Grosso. Alice sonha se tornar engenheira eletricista e vê o aprendizado da educação tecnológica como o passo inicial. “Desenvolvemos um projeto de limpeza de placas solares que não utiliza produtos químicos e que reaproveita a água da chuva. Assim, o equipamento terá uma sobrevivência maior. Estudamos e fizemos muitas pesquisas, sempre em conjunto. Esta é a maior lição: escutar o outro e decidir o melhor para equipe.”

    Cento e trinta e seis competidores de 22 equipes se inscreveram na etapa regional no Sesi Taguatinga. São 12 do DF, 4 de Mato Grosso, 3 de Goiás e 3 de Mato Grosso do Sul.

    O torneio também tem a atuação dos famosos anjos. São aqueles que cuidam dos participantes, os orientam e dão suporte no que for preciso. Normalmente, esses voluntários são estudantes da escola que recebe a competição. No DF, são 35 anjos das unidades de ensino do Sesi-DF — Gama, Sobradinho e Taguatinga.10 2 23 Festival Regional de Robotica Foto Bruno Frauzino SesiDF 3

    O apoio dos anjos é especialmente benéfico para quem não conhece a logística e a organização da FLL, acredita Pablo Kauã Godin, de 14 anos, da equipe Tech Masters. “Eu e meus amigos estamos treinando desde outubro do ano passado e estudando sobre o torneio, mas ainda não sabemos de tudo. Ter esse apoio é demais. A competição está sendo uma experiência única e uma oportunidade incrível para fazer amizades e conhecer tantos robôs”, afirmou. Ele e mais cinco alunos do Centro de Ensino Rocha Leal, de Águas Lindas (GO), integram o grupo.

    Visitação
    A programação é aberta ao público e segue neste sábado (11), das 9h30 às 14h30, na escola de Taguatinga do Sesi, na QNF 24, Área Especial (Taguatinga Norte). A cerimônia de encerramento e premiação, também aberta, será às 15h.

    Texto: Dayane dos Santos
    Foto de capa: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Fotos: Bruno Frauzino/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
     
    Veja aqui a galeria de imagens do primeiro dia:
    Etapa do DF do Torneio Sesi de Robótica First Lego League (FLL) Challenge - Dia 1
  • Está aberta a etapa do DF do Torneio Sesi de Robótica FLL Challenge

    Está aberta a etapa do DF do Torneio Sesi de Robótica FLL Challenge

    Esta sexta-feira, 10 de fevereiro, começou com muita animação na escola de Taguatinga do Serviço Social da Indústria (Sesi). Logo cedo, antes das 8h, crianças e jovens das quatro unidades federativas do Centro-Oeste desembarcaram na unidade. Nas mãos e nas malas, traziam robôs e protótipos de projetos desenvolvidos por eles. Na ponta da língua, gritos de garra. Iniciava-se assim a etapa do Distrito Federal do Torneio Sesi de Robótica First Lego League (FLL) Challenge.

    A competição, realizada em diversos países, desafia pessoas de 9 a 16 anos a buscar soluções para problemas reais da sociedade. Cento e trinta e seis competidores de 22 equipes se inscreveram da etapa regional no Sesi Taguatinga. São 12 do DF, 4 de Mato Grosso, 3 de Goiás e 3 de Mato Grosso do Sul. A abertura do torneio foi declarada pelo superintendente do Sesi-DF, Marco Secco, que destacou o tema da temporada 2022/2023 de competições — Energize — e o protagonismo dos estudantes.

    “Energia é um tema muito importante em termos de sustentabilidade. Aqui, temos jovens que valorizam a educação, a inovação, a inclusão e a oportunidade de causar impacto na sociedade”, afirmou o superintendente. “Queremos que vocês levem para a vida o espírito de cooperação e a visão de trabalho em equipe e do impacto social que vocês podem causar. O País precisa de cada um de nós para que façamos a diferença para os jovens que não têm a condição de estar aqui como vocês.”

    10 2 23 Festival Regional de Robotica Foto Victor Hugo Pessoa Corpo

    Nesta temporada, os participantes foram convidados a reimaginar o futuro da energia sustentável. Na FLL, o desafio foi intitulado Super Powered e os grupos exploram a origem, a distribuição, o armazenamento e a utilização de energia. “Esta é a 11ª temporada que o Sesi opera aqui no Brasil e a gente não pode esquecer que o Sesi-DF foi um dos primeiros departamentos regionais que estavam no primeiro [torneio] nacional. Então o Sesi-DF já tem a expertise, a robótica na veia, e traz para vocês hoje e amanhã um torneio que move centenas de pessoas”, disse o coordenador da FLL pelo Departamento Nacional do Sesi, Marcos Sousa, durante a cerimônia de abertura.

    A disputa começou ainda pela manhã. Na mesa de competições, as equipes têm 2 minutos e 30 segundos para fazer com que o robô desenvolvido e programado por elas execute missões com o tema da temporada. Nas salas de avaliação, apresentam os projetos de inovação pensados para solucionar um problema da vida real relacionado a energia sustentável. Além disso, é preciso que os participantes estejam norteados por valores fundamentais, os chamados core values, que incentivam o respeito e a cooperação entre os competidores. Após a etapa regional, as equipes mais bem colocadas seguem para a etapa nacional e, desta, para um torneio internacional.

    Público é bem-vindo
    O torneio é aberto ao público, que, neste sábado (11), pode assistir a batalhas de robôs e conhecer projetos de inovação dos estudantes das 9h30 às 14h30. O Sesi Taguatinga fica QNF 24, Área Especial (Taguatinga Norte). A cerimônia de encerramento e premiação, também aberta, será às 15h.

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação
     
    Veja aqui a galeria de imagens:
    Etapa do DF do Torneio Sesi de Robótica First Lego League (FLL) Challenge - Dia 1