Autor: Larissa Araujo

  • Ação Social da Construção Civil

    Ação Social da Construção Civil

    Dia Nacional da Construção SocialO Dia Nacional da Construção Social (DNCS) 2015 acontece no próximo sábado, 22 de agosto, simultaneamente em 34 localidades brasileiras com o tema “Quer mudar o mundo? Mãos à obra”. No Distrito Federal, será realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal – Sinduscon/DF em parceria com o SESI, SENAI e Seconci-DF, acontecerá no SESI Taguatinga, das 8h às 16h. Em sua nona edição, é o maior evento de responsabilidade social da construção civil, dedicado aos trabalhadores e seus familiares.

    Na edição passada, 6 mil atendimentos foram realizados e cerca de mil trabalhadores prestigiaram a ação. Para 2015, a expectativa é realizar 7 mil atendimentos e receber 1,5 mil pessoas. De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) – idealizadora do evento – ao longo dos últimos nove anos, foram realizados 3.142 milhões de atendimentos a um total de 578 mil pessoas, em diferentes cidades do país.

    (mais…)

  • Festival de Robótica esquenta preparação para o torneio oficial da FLL

    Festival de Robótica esquenta preparação para o torneio oficial da FLL

    Robótica na WorldSkillsMais de 500 alunos de escolas públicas e particulares do estado de São Paulo participaram do Festival de Robótica promovido pelo Departamento Nacional do SESI, entre os dias 12 e 15 de agosto. Fruto de uma parceria entre a Lego Education, o SESI e a FIRST Lego League, o evento aconteceu em paralelo à 43ª WorldSkills, no espaço do Sambódromo, no Anhembi.

    “O propósito desse evento, que está muito alinhado à proposta educacional da WorldSkills, é promover os conceitos da FLL no Brasil e proporcionar a essas equipes a oportunidade de desenvolver suas capacidades para estar mais preparadas para a temporada 2015 que começa no dia 25 de agosto”, explicou Bárbara Trajano, gerente de projetos educacionais do SESI Departamento Nacional.

    (mais…)

  • Começa a 1ª Semana da Comunicação Gráfica do DF

    Começa a 1ª Semana da Comunicação Gráfica do DF

    1ª Semana da Comunicação Gráfica do DFNa noite desta segunda-feira, dia 17 de agosto, o Sindicato das Indústrias Gráficas do Distrito Federal (Sindigraf) abriu as portas de sua sede para receber lideranças sindicais, empresários do setor gráfico, publicitários e representantes do poder legislativo, em celebração ao início da 1ª Semana da Comunicação Gráfica do DF.
    Além do presidente da casa, Pedro Henrique Verano, o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (FIBRA), Jamal Jorge Bittar, também prestigiou a solenidade e enfatizou em seu discurso que “esta é a primeira de muitas outras edições da Semana da Comunicação Gráfica”.

    (mais…)

  • SESI-DF participa da 1ª Semana da Comunicação Gráfica

    SESI-DF participa da 1ª Semana da Comunicação Gráfica

    sesi concurso jovem escritor arteEntre os dias 17 e 20 de agosto o Sindicato das Indústrias Gráficas do Distrito Federal realiza a 1a Semana da Comunicação Gráfica do DF. E para celebrar, a cerimônia de premiação do Concurso Jovem Escritor acontecerá no dia 19 de agosto, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, das 14h às 16h30min, quando os estudantes premiados e suas respectivas escolas receberão seus prêmios e os cumprimentos dos organizadores. Em parceria com o sindicato o SESI estará presente não só com os alunos competidores, mas também fará parte do corpo técnico de jurados.

    Estudantes do Ensino Fundamental da Rede SESI de Educação e da rede pública participam da primeira edição do Concurso Jovem Escritor realizada pelo SINDIGRAF-DF. A iniciativa surgiu como incentivo à produção textual e estímulo aos hábitos de leitura, pesquisa, partilha de ideias e opiniões desde os primeiros anos escolares. Oito turmas do 6o. ao 9o. ano, do SESI Gama, participam do desafio. “O concurso proporciona aos nossos educandos a oportunidade da práxis em relação ao projeto “Banca de Redação” que já é trabalhado nos Centros de Ensino.”, afirma Sueli Trajano, representante da gerência de educação do SESI -DF.

    (mais…)

  • Equipes de futsal do SESI são destaque na XII Copa União

    Equipes de futsal do SESI são destaque na XII Copa União

    XII Copa UniãoCom apenas três meses de preparação, as equipes sub-13 feminina e masculina, e sub-11 masculina, do SESI Gama, chegaram à disputa da final da XII Copa União de Futsal, realizada no dia 4 de julho. Uma das mais tradicionais de Brasília. Os jogos aconteceram no Ginásio de Esportes do colégio Marista João Paulo II, na 702/703 Norte e contaram com a presença de familiares e amigos dos jogadores.

    A equipe feminina do SESI jogou contra o Colégio Militar Dom Pedro II. Aos oito minutos de jogo, Isadora Diniz, do Colégio Militar, abriu o placar. No segundo tempo, a equipe do SESI GAMA voltou ofensiva e logo no primeiro minuto de bola rolando, a ala e capitã, Nathalya Vytorya, igualou os marcadores, garantindo o título à equipe que fez a melhor campanha durante a Copa. Segundo a capitã, a equipe só alcançou o resultado devido à dedicação dos professores Eugênio e Bráulio “As pessoas que acham que só porque somos mulheres eles pegam leve estão enganadas. Os professores nos colocam para treinar pesado. Todo dia treinávamos com bola e ainda fazíamos preparação física com corrida na quadra. A gente só conseguiu hoje, porque eles acreditaram e ajudaram muito.”, conta a autora do gol do campeonato.

    (mais…)

  • Alunos do SESI participam do I Concurso Jovem Escritor

    Alunos do SESI participam do I Concurso Jovem Escritor

    sesi concurso jovem escritorEstudantes do Ensino Fundamental da Rede SESI de Educação, unidade Gama, participam da primeira edição do Concurso Jovem Escritor realizada pelo Sindicato das Indústrias Gráficas do Distrito Federal (SINDIGRAF-DF). A iniciativa surgiu como incentivo à produção textual e estímulo aos hábitos de leitura, pesquisa, partilha de ideias e opiniões desde os primeiros anos escolares. Oito turmas do 6o. ao 9o. ano, do SESI Gama, participam do desafio. “O concurso proporciona aos nossos educandos a oportunidade da práxis em relação ao projeto “Banca de Redação” que já é trabalhado nos Centros de Ensino.”, afirma Sueli Trajano, representante da gerência de educação do SESI -DF.

    (mais…)

  • Viravida forma profissionais e surpreende o mercado de trabalho

    Viravida forma profissionais e surpreende o mercado de trabalho

    ViravidaO Programa ViraVida acolhe jovens em contexto de extrema vulnerabilidade social que buscam seu espaço na sociedade. Desde o primeiro momento, os alunos são preparados para atuar como cidadãos, protagonistas, pessoas conscientes do que têm que superar para conquistar o seu lugar. “Aqui, o aluno é envolvido desde o princípio como corresponsável no desenvolvimento, inserção e manutenção das suas conquistas em relação à vida e ao trabalho.”, afirma a coordenadora do projeto no Distrito Federal, Maria Aparecida Lima.

    Quando o assunto é empregabilidade, são inúmeros os desafios a serem superados. Por isso, o Viravida desenvolve nos alunos as competências necessárias para se tornarem profissionais qualificados, identifica vagas compatíveis com o perfil desses estudantes e dá suporte em sua inserção e permanência no mercado.

    (mais…)

  • Alunos do SESI praticam Inglês com mentores americanos

    Alunos do SESI praticam Inglês com mentores americanos

    SESI Conexão MundoA Rede SESI de Educação do Distrito Federal e o SENAI, em parceria com a US-Brazil Connect, promove a etapa presencial do Programa de Intercâmbio Conexão Mundo até o dia 24 de julho na unidade SESI Taguatinga. Ao todo, 106 alunos das unidades Gama e Taguatinga participam do projeto. Neste ano, os alunos terão encontros diários de 4 horas com coaches americanos, estudantes de Community Colleges dos Estados Unidos. “Sou muito sortudo por ter a oportunidade de trabalhar com estudantes brasileiros. Mais do que aprender uma nova língua, quero aprender sobre as coisas bonitas que o Brasil pode oferecer.”, afirmou o coach americado Scott Gacon.

    (mais…)

  • SESI/SENAI movimenta seus funcionários no Circuito das Estações

    SESI/SENAI movimenta seus funcionários no Circuito das Estações

    Corrida Circuito das Estações - Etapa InvernoPara aquecer o primeiro dia que dá início à temporada do frio em Brasília, 35 atletas do grupo de corrida “SESI/SENAI em movimento” participaram, neste domingo (21/06), do Circuito das Estações – Etapa Inverno, uma das corridas de rua mais tradicionais no DF, que este ano, chega à sua 10ª edição. A largada aconteceu às 8 horas da manhã, na Esplanada dos Ministérios sob uma temperatura de 14º graus, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet.

    Para espantar o frio, a Fisioterapeuta e Professora de Educação Física do Senai de Taguatinga, Cristiane Madeira, promoveu um aulão de alongamento antes da largada. Ela ressalta que é importante aquecer a musculatura antes de atividades físicas para evitar lesões. “Um bom alongamento ainda pode melhorar a performance do atleta, porque com o músculo aquecido, traz uma resistência e rendimento melhor”, afirma a professora.

    (mais…)

  • Começa a etapa presencial do Programa Conexão Mundo

    Começa a etapa presencial do Programa Conexão Mundo

    Etapa presencial programa Conexão MundoNesta segunda-feira, dia 29 de junho, alunos das unidades SESI Taguatinga e SESI Gama receberam os mentores americanos da US-Brazil Connect que ficarão em Brasília até o dia 24 de julho para a realização da segunda, e mais esperada, etapa do Programa de Intercâmbio Conexão Mundo. Durante um mês, 106 alunos e onze mentores passarão pelo menos quatro horas por dia praticando Inglês e trocando experiências de vida. Eles serão divididos em grupos e farão trabalhos e projetos em equipe, além de atividades musicais que ajudarão no aprendizado fluente do idioma.

    A cerimônia de abertura aconteceu no teatro Yara Amaral, SESI Taguatinga, e contou com a presença de várias autoridades, como o diretor adjunto da Confederação Nacional da Indústria – CNI, Sérgio Moreira, a presidente da US-Brazil Connect, Mary Gershwin, o gerente executivo de Educação do SESI, Sérgio Gotti, a diretora de operações do SESI Departamento Regional, Renata Raquel Marques, a gerente de Educação do SESI Departamento Regional, Learice Alencar, além dos diretores das unidades SESI Taguatinga, Henrique dos Santos, e SESI Gama, Susana Assunção, e dos coordenadores do Programa, no Distrito Federal e no Brasil. Alguns pais também prestigiaram a cerimônia que marcou oficialmente o início dos trabalhos.

    (mais…)