Autor: Nilson Carvalho

  • Vira Vida inicia processo de inserção da 14ª turma

    Vira Vida inicia processo de inserção da 14ª turma

    A equipe interdisciplinar do programa Vira Vida do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) deu início nesta quinta-feira, 31 de março, às atividades da 14ª turma com um encontro com representantes de entidades e órgãos integrantes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. O objetivo foi apresentar o cronograma e os critérios do processo de seleção dos novos alunos. Serão ofertadas 100 vagas.

    Durante um ano e três meses, o Vira Vida oferecerá a meninos e a meninas de 15 a 21 anos educação básica do Sesi-DF e cursos de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do DF (Senac-DF), que são parceiros do projeto. Os jovens também terão acompanhamento psicossocial, promoção de direitos de saúde, de cultura e de esporte e lazer, além da inserção socioprodutiva.

    O Café com a Rede de Enfrentamento à Violência e à Exploração Sexual de Adolescentes ocorreu na sede da Federação das Indústrias do DF (Fibra) e foi aberto pelo 1º vice-presidente da Federação, Pedro Henrique Verano. “Sou um grande entusiasta do Vira Vida. A cada formatura do programa que participo, fico orgulhoso pelo trabalho feito com esses jovens e que é realizado pelo Sistema Indústria com o apoio de parceiros, da Secretaria de Justiça e Cidadania e do deputado Delmasso, que permite que a vida de tantas pessoas seja transformada”, disse.

    A Coordenadora de Proteção e Prevenção às Ameaças e Violações de Direitos de Crianças e Adolescentes da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF, Nayara Lopes, lembrou sobre o dever constitucional da proteção da criança e do adolescente pela família, pela sociedade e pelo Estado. “O que fazer quando a família falha, quando o Estado é limitado? Nossos meninos e meninas demandam cuidado e essa responsabilidade recai sobre a nossa rede de proteção. O Vira Vida dá a oportunidade de transformar a vida de adolescentes e de tirá-los de situações de vulnerabilidade e de violência, que permeiam diversos outros tipos de violações de direitos”, disse.

    31 03 cafe rede vira vida marcos gomes 1

    Etapas do processo
    A coordenadora do Vira Vida no DF, Cida Lima, apresentou aos integrantes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente quais os requisitos para que os jovens façam parte do programa e detalhou os passos da seleção dos alunos que formarão a turma 14.

    A primeira fase será a de entrega de formulários pelas entidades e pelos órgãos integrantes do Sistema de Garantia, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), pontos do Programa de Atendimento à Vítima (PAVs), que funcionam em unidades de saúde, e os conselhos tutelares. Eles indicam os jovens de acordo com os requisitos do programa:

    • Ser vítima de violência sexual ou estar em situação de extrema vulnerabilidade para violência sexual;
    • Ter de 15 a 21 anos;
    • Ter defasagem de série e idade;
    • Ter histórico de evasão escolar e/ou de repetência;
    • Ter vínculos familiares fragilizados ou rompidos;
    • Apresentar baixa ou nenhuma dependência química.

    Depois, a equipe do Vira Vida aplicará uma prova para os inscritos para identificar os conhecimentos dos jovens em Português e o nível de escolaridade de cada um. As etapas seguintes serão a dinâmica em grupo e a vivência de resgate da autoestima.

    A última fase é a entrevista individual. A previsão é de a seleção dos alunos termine no fim de abril e que as atividades comecem em maio.

    Termo de convênio
    O Vira Vida foi criado pelo Conselho Nacional do Sesi em 2008 para atender rapazes e moças em situação de vulnerabilidade social. Em Brasília, o Sesi-DF executa o programa desde 2009 e já formou 574 jovens, de 15 a 21 anos, em 13 turmas.

    Para a execução da 14ª turma foi assinado um termo de convênio entre a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF e o Sesi-DF. Para o projeto, foram destinados R$ 3,8 milhões por meio de emenda parlamentar do deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos), que destina recursos públicos ao projeto desde 2016. A verba é repassada ao Sesi-DF pela secretaria para custeio da turma. “Em 2015, fiz um compromisso de que enquanto fosse deputado distrital colocaria recursos no projeto, por meio de emenda parlamentar, mas agora eu faço um compromisso com vocês de transformar o Vira Vida em uma política pública, por meio de apresentação de projeto lei, garantindo recursos diretamente do orçamento geral do Distrito Federal para a ampliação do programa”, disse Delmasso.

    Também participaram do Café a deputada distrital Professora Maria Antônia (Solidariedade), a coordenadora de Educação Profissional do Senai-DF, Kátia Lisboa, a diretora escolar do Sesi Taguatinga, Rosileide Braz e a representante do Vira Vida no Senac-DF, Patrícia Costa.

    Texto: Dayane dos Santos e Nilson Carvalho
    Fotos: Marcos Gomes/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Sesi-DF conquista sete prêmios no torneio regional de robótica

    Sesi-DF conquista sete prêmios no torneio regional de robótica

    Depois de dois dias de avaliações, foram conhecidos neste sábado, 26 de março, os vencedores da etapa do Distrito Federal do Torneio Sesi de Robótica First Lego League Challenge (FLL). O Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) conquistou sete troféus na competição, incluindo os dois primeiros lugares do Champion’s Award, que é o prêmio principal do torneio.

    A equipe Albatroid, do Sesi Taguatinga, foi a grande campeã, seguida da Bisc8, do Sesi Sobradinho, que levou a segunda colocação. Emocionada, a estudante Emily Gonçalves, de 16 anos, não conteve as lágrimas ao saber o resultado. “Trabalhamos muito e a maior lição que eu tive foi a persistência. Juntos, somos capazes de qualquer coisa e tenho orgulho disso!”

    As duas equipes garantiram vaga para a disputa nacional, no Festival Sesi de Robótica, que ocorrerá em São Paulo, de 27 a 29 de maio. Também foi classificada para a competição na capital paulista a equipe Mega Mentes, da Escola Sesi de Dourados, de Mato Grosso do Sul, que ficou em 3º lugar no Champion’s Award. Com a quarta melhor pontuação no torneio regional, a equipe Bono, do Sesi Sobradinho, também conquistou vaga para o torneio nacional. A Albageek, do Sesi Taguatinga, ficou com a terceira suplência.

    Além dos prêmios principais, a Rede Sesi-DF de Educação obteve as primeiras colocações em quatro categorias: Core Values, com a Lego of Olympus; Projeto de Inovação, com a Lego Field; Design do Robô, com a Bono, e Desempenho do Robô, com a Albatroid. O prêmio de Técnico Destaque ficou com Kamila Sousa, da Bisc8.

    Equipes de todo o Centro-Oeste
    A competição ocorreu nos dias 25 e 26 de março e reuniu 18 equipes do Centro-Oeste: 14 do Distrito Federal, duas de Mato Grosso do Sul, uma de Goiás e uma de Mato Grosso. Ao todo, participaram 116 alunos e 26 técnicos.

    No primeiro dia, os participantes apresentaram os projetos de inovação de forma online, pela plataforma First Reh (Remote Event Hub). As análises dos materiais enviados pelos estudantes ocorreram em tempo real, pela plataforma Microsoft Teams, com acesso restrito aos inscritos e aos árbitros.

    Neste sábado, foi a vez das competições presenciais, com as batalhas de robôs. Todas as equipes levaram às mesas os aparelhos que montaram e programaram com a tecnologia Lego Mindstorms para executar até 16 missões relacionadas a logística. Foram três rounds de dois minutos e meio cada um, seguidos das semifinais e da final.

    26 03 albatroid victor hugo pessoa 2

    Depois de dois anos sem competição presencial, devido à pandemia da covid-19, o Sesi Taguatinga voltou a receber estudantes para um torneio regional. “Foi muito esforço e muita superação de vocês para a gente chegar até aqui. Espero que vocês saiam do evento inspirados, felizes e realizados”, comemorou o integrante do Comitê de Avaliação Nacional da FLL Arnaldo Ortiz Clemente, conhecido pelos competidores dos torneios de robótica como Tiozão. Todos os competidores, técnicos e árbitros receberam certificados e medalhas pela participação.

    Presente na cerimônia, o 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Pedro Henrique Verano, destacou a importância de competições como essa para o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes. “Todos os troféus e todas as medalhas que vocês receberam aqui não são o mais importante nesses dois dias de torneio, mas sim tudo que vocês vão levar deste momento para a vida”, disse, aos estudantes. “Vocês estão construindo uma carreira de futuro e, apesar de o torneio parecer uma brincadeira, ele será um diferencial para vocês; a indústria 4.0 precisa disso!”, completou.

    Temporada Cargo Connect
    A temporada 2021/2022 da FLL tem como tema Cargo Connect, com foco no desenvolvimento de projetos ligados ao transporte e à logística. Também está alinhada ao nono objetivo de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, que busca construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

    No Brasil, o Sesi é o operador oficial das competições da categoria Challenge da First Lego League. Na First Lego League Challenge (FLL), as equipes precisam desenvolver e programar um robô autônomo para executar missões em uma arena com o tema da temporada, desenvolver um projeto de inovação e estar norteadas por valores fundamentais.

    Veja a lista dos premiados:

    Champion’s Awards
    Categoria principal da etapa regional do DF do Torneio Sesi de Robótica

    1⁰ lugar: Albatroid – Sesi Taguatinga (DF)
    2⁰ lugar: Bisc8 – Sesi Sobradinho (DF)
    3⁰ lugar: Mega Mentes – Escola Sesi de Dourados (Dourados-MS)

    Core Values
    Lego of Olympus – Sesi Gama (DF)

    Projeto de Inovação
    Lego Field – Sesi Gama (DF)

    Design do Robô
    Bono – Sesi Sobradinho (DF)

    Desempenho do Robô
    Albatroid – Sesi Taguatinga (DF)

    Técnico/Mentor Destaque
    Kamila Sousa – equipes Bisc8 (Sesi-DF)

    Descoberta
    Iron Star – Colégio La Salle (Águas Claras-DF)

    Estrela Iniciante
    Mega Gênias – Escola Municipal de Ensino Fundamental Vinícius de Moraes (Lucas do Rio Verde-MT)
    Espartanos – Colégio Militar Tiradentes (DF)

    Prêmio dos Juízes
    Capitech – Escola Sesi de Campo Grande (Campo Grande-MS)

    Desafio do Robô
    Mega Mentes – Escola Sesi de Dourados (Dourados-MS)

    Equipes classificadas para o Festival Sesi de Robótica, que ocorrerá em São Paulo (SP), em maio:
    Albatroid – Sesi Taguatinga (DF)
    Bisc8 – Sesi Sobradinho (DF)
    Mega Mentes – Escola Sesi de Dourados (Dourados-MS)
    Bono – Sesi Sobradinho (DF)

    Equipes suplentes para o Festival Sesi de Robótica
    Espartanos – Colégio Militar Tiradentes (DF)
    Capitech – Escola Sesi de Campo Grande (Campo Grande-MS)
    Albageek – Sesi Taguatinga (DF)

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF

     Veja a galeria de fotos:

    Cerimônia de Premiação da etapa regional do torneio de Robótica

     

  • Está aberta a etapa regional do Torneio Sesi de Robótica FLL

    Teve início nesta sexta-feira, 25 de março, a etapa do Distrito Federal do Torneio Sesi de Robótica First Lego League Challenge (FLL), que desafia estudantes de nove a 16 anos a buscar soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. A competição é feita de forma híbrida.

    A cerimônia de abertura ocorreu na manhã de hoje, com transmissão pelo YouTube, sob o comando do tradicional animador das arenas de FLL, Matheus Oliveira Santos, mais conhecido como Tio Matheus.

    A temporada 2021/2022 da FLL tem como tema Cargo Connect, com foco no desenvolvimento de projetos ligados ao transporte e à logística. Estão inscritos para a etapa regional 18 times do Centro-Oeste, sendo 14 do Distrito Federal, dois de Mato Grosso do Sul, um de Goiás e um de Mato Grosso.

    Especialista convidada para compartilhar a experiência profissional com os estudantes durante a cerimônia de abertura, a engenheira naval Maricruz Cepeda parabenizou as equipes pela participação no torneio. “Logística e transporte são duas palavras fáceis de dizer, mas difíceis de gerenciar, ainda mais com as dimensões continentais do Brasil. Na era digital, todos estamos acostumados a dar um clique e só aguardar nosso pedido chegar, mas realmente pensamos em toda a cadeia de recursos que tem por trás?”, instigou.

    “De forma fascinante, hoje podemos ver como todos os envolvidos no torneio estão pensando nesses problemas. A pesquisa é importante em qualquer momento de nossas vidas, porque com ela aprendemos a questionar e a desafiar nossos limites”, completou Maricruz, que é mestre em engenharia oceânica, com atuação nas áreas de logística e transporte.

    Na FLL, os competidores são avaliados em quatro quesitos: projeto de inovação, desafio do robô (cumprimento de missões pelo robô de Lego), design do robô e core values, que trata de trabalho em equipe e respeito mútuo.

    Logo após a cerimônia de abertura, os participantes iniciaram as apresentações dos projetos de inovação pela First Reh (Remote Event Hub) — plataforma oficial da First desenvolvida especialmente para torneios online. As análises dos materiais enviados pelos estudantes seguiram durante o dia em tempo real, pela plataforma Microsoft Teams, com acesso restrito aos inscritos e aos árbitros.

    Batalhas de robôs
    No sábado, 26 de março, as competições serão presenciais, no Sesi Taguatinga, com batalhas de robôs a partir das 8h30. O evento não é aberto ao público e será transmitido pelo YouTube. As equipes vão levar às mesas de batalha os robôs que construíram para a temporada. Os aparelhos, montados e programados pelos alunos com a tecnologia Lego Mindstorms, poderão executar até 16 missões relacionadas a logística, em três rounds de dois minutos e meio cada.

    São desafios que valem pontos e que têm níveis de complexidade diferentes, simulando situações rotineiras do mundo do transporte como descarregar um avião cargueiro, retirar um contêiner de um navio ou fazer o reparo de um trilho de trem e depois movimentar vagões. Árbitros avaliam o desempenho e a construção dos robôs e os melhores equipamentos são premiados.

    A pontuação das equipes no desafio do robô é somada a outras avaliações, como a do projeto de inovação — solução inovadora para um problema do mundo real dentro da temática. O resultado define os vencedores da categoria principal do torneio, a Champion´s Awards. Ainda há prêmios como os de melhores design e desempenho do robô. A cerimônia de premiação também terá transmissão no YouTube, a partir das 16h30.

    Temporada Cargo Connect
    No Brasil, o Sesi é o operador oficial das competições da categoria Challenge da First Lego League. Na First Lego League Challenge (FLL), as equipes precisam desenvolver e programar um robô autônomo para executar missões em uma arena com o tema da temporada, desenvolver um projeto de inovação e estar norteadas por valores fundamentais.

    “Nós, do Sesi-DF, acreditamos no papel fundamental que a educação exerce na vida das pessoas e com certeza na mudança que isso traz para a sociedade. No torneio, serão colocados em prática o relacionamento interpessoal, a criatividade e o protagonismo dos alunos, que são o grande diferencial do processo de ensino-aprendizagem”, destacou a gerente executiva de Educação do Sesi-DF, Valéria Silva.

    A abertura também contou com a participação de árbitros que avaliarão as equipes. Também participaram a representante do Departamento Nacional do Sesi Luciana Baroni e a gerente de Desenvolvimento e Tecnologia Educacional do Sesi-DF e do Senai-DF, Thaysa Tonhá, que abriu oficialmente o torneio.

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Nilson Carvalho/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF

  • Alunos do Sesi-DF apresentam protótipo de respirador de baixo custo na Campus Party Brasília

    Alunos do 3º ano do Novo Ensino Médio do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), da escola de Taguatinga, apresentam nesta quinta-feira, 24 de março, o protótipo de um respirador mecânico emergencial de baixo custo durante a Campus Party Brasília, que ocorre de 23 a 27 de março, no Estádio Mané Garrincha. A apresentação será no palco T-800 e tem transmissão ao vivo, a partir das 21h30. Para assistir, inscreva-se no site do evento.

    Os estudantes José Guilherme Magalhães (à esquerda na foto), de 17 anos, e Iago Vale, de 16, supervisionados pela professora Luciana Kaminski, iniciaram a criação do aparelho durante o Desafio Sesi de Robótica Covid-19, realizado pelo Departamento Nacional do Sesi em 2020. José e Iago eram membros da equipe de robótica do Sesi Taguatinga Axolots e participaram com outros colegas do desenvolvimento do respirador mecânico emergencial, que além de ter baixo custo de produção, pode ser manuseado por técnicos de enfermagem, melhorando a circulação de ar nos pulmões do paciente sem necessidade de intubação.

    Após o desenvolvimento da primeira versão do respirador, José e Iago continuaram o projeto no itinerário de Matemática do Novo Ensino Médio, com o apoio da professora Luciana. Em 2021, a docente inscreveu e conseguiu a aprovação do projeto em edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Como resultado, os jovens receberam recursos para aprimorar o respirador, que passou a ter sistema pneumático controlado por arduíno. Além da melhoria do protótipo, com a aprovação no edital, os alunos puderam apresentar o projeto na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), ocorrida em dezembro de 2021.

    “Essa experiência do Novo Ensino Médio está sendo realmente incrível para nós. Como a gente ama matemática, aplicar ela na vida real é bastante interessante. A gente pôde ver que o conteúdo que estamos aprendendo é algo que podemos aplicar no nosso cotidiano para resolver problemas. Escolhemos desenvolver esse projeto diante do desafio que a robótica lançou, pensando em como melhorar a vida das pessoas durante a pandemia e, por isso, resolvemos desenvolver esse respirador de baixo custo, que tem o objetivo de realizar os primeiros socorros de pessoas com crise respiratória”, explicou José.

    Para a construção do respirador mecânico, foram priorizadas a utilização de materiais de baixo custo, buscando sempre garantir segurança e eficácia no funcionamento do produto. A primeira versão foi criada utilizando a impressora 3D, no Espaço Maker do Sesi Taguatinga.

    “O itinerário de Matemática possibilitou que eles pudessem utilizar na prática os conceitos de lógica e de programação. Contudo, é válido ressaltar que é um projeto interdisciplinar, pois surgiu de um problema social e todas as demais áreas do conhecimento estão envolvidas”, ressaltou a professora Luciana.

    Desenvolvimento
    Durante o processo de desenvolvimento do projeto, os estudantes conversaram com engenheiros de várias áreas, como mecatrônica, e tiveram apoio do instrutor Ranielson Carvalho, do itinerário de Matemática do Senai-DF. Com o suporte, os jovens puderam aprimorar o hardware, o software, a interface do aparelho e o processo automatizado do respirador. “Alguns profissionais disseram que não seria possível realizar o projeto diante das dificuldades técnicas, porém, depois de dois anos de pesquisas e testes, foi possível desenvolver o respirador”, explicou Luciana. Segundo a professora, os alunos do Sesi-DF agora têm a intenção de produzir uma nova versão do aparelho, mais compacta, portátil e com custo de produção ainda mais baixo.

    “Primeiramente, o respirador mecânico foi feito para suprir as necessidades de respiradores no Brasil, no início do ano de 2020. Depois disso, foi projetado para que possa servir como um equipamento de primeiros socorros para áreas de grande fluxo de pessoas, como escolas, escritórios e eventos”, disse Iago.

    Metodologia STEAM
    Projetos como o do respirador construído pelos alunos do Sesi Taguatinga são possíveis porque os estudantes da Rede Sesi-DF de Educação têm acesso aos Espaços Maker, que propiciam o desenvolvimento do protagonismo de novas ideias e criações por meio da metodologia STEAM (acrônimo, em inglês, para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). A metodologia faz parte de um projeto educacional interdisciplinar, que valoriza experimentação, criatividade, autonomia, pensamento crítico e outras habilidades importantes. O objetivo é melhorar o nível de formação das pessoas para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade.

    “Você dá um desafio para o aluno e o prazo para cumprir. Eles são responsáveis por todo o desenvolvimento, fazem até a cotação de produtos, como ocorreu no caso da evolução do projeto do respirador, mas os professores estão sempre por perto, monitoram os projetos o tempo todo. Fico muito feliz de ver o crescimento e amadurecimento dos alunos, que não compreendiam muito bem como funcionava, e hoje eles explicam a linguagem de programação e sobre questões de medicina”, destacou Kaminski.

    Para saber mais sobre as escolas do Sesi-DF, marcar uma visita às unidades ou fazer matrícula, os interessados podem acessar o site www.sesidf.org.br.

    Texto: Beatriz Carlos
    Foto: Moacir Evangelista/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Estudantes terão atendimento durante o carnaval para matrículas no Mais que Vencedor

    Interessados em participar do programa Mais que Vencedor poderão fazer a pré-inscrição online ou presencial ou a matrícula até o dia 2 de março. Além das pré-inscrições online, os estudantes poderão fazer a matrícula durante o carnaval nas escolas do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) no Gama, em Taguatinga e em Sobradinho.

    Até sexta-feira (25), o atendimento presencial será feito das 7 às 18 horas. Durante o carnaval, as escolas estarão abertas no sábado (26), das 8 às 12 horas, e na segunda (28) e na quarta-feira (2), das 7 às 18 horas. 

    O Mais que Vencedor é um projeto coordenado pela Secretaria de Juventude do DF e executado pelo Sesi-DF que vai preparar pessoas de 15 a 29 anos para provas de acesso ao ensino superior como vestibulares tradicionais, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do governo federal, e o Programa de Avaliação Seriada (PAS), da Universidade de Brasília (UnB).

    A meta é atender a 4 mil jovens, em aulas presenciais e online, de março a dezembro de 2022. São 2 mil vagas para o Sesi Gama, 1,5 mil para o Sesi Taguatinga e 500 para o Sesi Sobradinho.

    Podem participar estudantes e egressos do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares do DF localizadas nas regiões de Águas Claras, de Arniqueira, de Ceilândia, da Fercal, do Gama, de Planaltina, do Recanto das Emas, do Riacho Fundo, do Riacho Fundo II, de Samambaia, de Santa Maria, de Sobradinho, de Sobradinho II, do Sol Nascente, de Taguatinga, do Varjão e de Vicente Pires.

    Aulas virtuais e presenciais
    Na modalidade virtual, as aulas ao vivo serão ministradas pela plataforma Microsoft Teams, de segunda a sexta-feira, das 19 às 21 horas. O foco serão as matrizes de referências das quatro áreas do conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Matemática e suas Tecnologias.

    Já a modalidade presencial ocorrerá a partir de setembro, com aulas preparatórias para redação, também de segunda a sexta-feira, das 19 às 21 horas. Nesse caso, os estudantes serão atendidos na escola do Sesi-DF escolhida na pré-inscrição. A carga horária total do curso preparatório é de 570 horas.

    Serviço

    Pré-inscrições e matrículas para o Mais que Vencedor
    De 17 de janeiro a 2 de março

    Onde se inscrever
    Pelo site www.sistemafibra.org.br/sesi

    Presencialmente, nas três escolas do Sesi-DF:

    Até sexta-feira, 25 de fevereiro, das 7 às 18 horas.
    No sábado, 26 de fevereiro, das 8 às 12 horas.
    Na segunda-feira, 28 de fevereiro e na quarta-feira, 2 de março, das 7 às 18 horas.

    As escolas do Sesi-DF ficam localizadas nos endereços:

    • Sesi Gama – Área Especial 1/8, Setor Central
    • Sesi Sobradinho – Quadra 13, Área Especial 3, Lotes A/F
    • Sesi Taguatinga – QNF 24, Área Especial, Taguatinga Norte

    Documentação necessária para pré-inscrição:

    • Cópia frente e verso do RG e do CPF
    • Declaração original de que está cursando o Ensino Médio (para alunos da 1ª, 2ª ou 3ª séries)
    • Histórico Escolar (para concluintes do Ensino Médio)

    Seleção e convocação para matrícula
    A seleção será por ordem de pré-inscrição. Os candidatos classificados serão convocados em lista divulgada na página do Sesi-DF na internet e receberão e-mail com as datas para efetivação da matrícula na Central de Atendimento ou na Secretaria Escolar da unidade selecionada durante a pré-inscrição. Os documentos necessários para matrícula estão disponíveis no edital de abertura das vagas. Caso o candidato não entregue a documentação dentro do prazo, perderá a vaga.

    Mais informações
    Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Sesi-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. No dia 1º de março, não haverá atendimento.

    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
    Foto: Cristiano Costa/Sesi-DF – 9.9.2017
    Assessoria de Comunicação da Fibra

  • Sesi atualiza protocolo para enfretamento da ômicron

    Sesi atualiza protocolo para enfretamento da ômicron

    O Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi) publicou nota técnica com orientações relacionadas às características da nova variante do coronavírus: ômicron. No documento, que atualizou o Guia para prevenção da Covid-19, são esclarecidas e detalhadas, de forma didática, as diretrizes que estão em portarias do governo federal lançadas na última terça-feira (25), em que se reduziu o tempo de isolamento para até 10 dias. O documento conta com um passo a passo para empresas e trabalhadores fazerem a gestão de casos suspeitos, confirmados e de pessoas que tiveram contato com casos confirmados de covid-19.

    A nota técnica enfatiza a necessidade da dose de reforço, como estratégia importante para alcançar a imunidade coletiva, por manter altas taxas de defesa no organismo dos vacinados, defesa celular e defesa por anticorpos neutralizantes. “O esquema vacinal completo, duas doses ou dose única e a dose de reforço, demonstrou redução da gravidade dos casos, mas não impede a infecção e o desenvolvimento da covid-19”, diz o diretor-superintendente do Sesi, Rafael Lucchesi. “Por isso, é importante manter as medidas de prevenção e enfrentamento à pandemia.”

    O guia anterior trouxe orientações para organizar o ambiente de trabalho para se evitar a contaminação, que continuam válidas. A nota técnica traz atualizações, sobretudo, em relação à testagem e ao período de isolamento de casos suspeitos ou confirmados.

    A Agência de Notícias da Indústria fez um compilado com seis pontos de atenção para ajudar empresas e trabalhadores a combaterem a contaminação. Confira abaixo:

    1. Diagnósticos e infecções combinadas
    Alguns estados estão tendo infecções combinadas ao mesmo tempo, como covid-19, influenza e dengue. O indivíduo com sintomas de gripe deve ser testado logo após o início dos sintomas, com teste rápido de antígeno ou PCR para influenza e covid-19. Para o diagnóstico de dengue, deve-se utilizar preferencialmente o teste rápido de antígeno NS1 de dengue, principalmente até o terceiro dia do início dos sintomas.

    2. Testes de Covid-19
    Os principais testes usados atualmente para detecção do coronavírus são o teste rápido antígeno e o teste RT-qPCR (padrão ouro). O antígeno deve ser utilizado quando não é possível a realização do RT-qPCR, em casos de surtos em instituições e comunidades semi-isoladas, escolas, locais de trabalho, entre outros, e para testar contatos assintomáticos para rastrear casos. O RT-qPCR permanece sendo o teste laboratorial de escolha para o diagnóstico de pacientes sintomáticos na fase aguda.

    3. Isolamento de casos confirmados
    A empresa deve afastar das atividades laborais presenciais, por dez dias, os trabalhadores considerados casos confirmados de covid-19. A organização pode reduzir o afastamento desses trabalhadores para sete dias desde que estejam sem febre há 24 horas, sem o uso de medicamento antitérmicos, e com remissão dos sinais e sintomas respiratórios. A organização deve considerar como primeiro dia de isolamento de caso confirmado o dia seguinte ao dia do início dos sintomas ou da coleta do teste por método molecular (RT-qPCR ou RT-LAMP) ou do teste de antígeno.

    4. Isolamento de casos suspeitos
    A empresa deve afastar do trabalho presencial, por dez dias, os trabalhadores considerados casos suspeitos de covid-19. Pode-se reduzir o afastamento para sete dias desde que estejam sem febre há 24 horas, sem o uso de medicamento antitérmicos, e com remissão dos sinais e sintomas respiratórios.

    5. Isolamento de pessoas que tiveram contato com casos confirmados
    Deve-se afastar das atividades laborais presenciais, por dez dias, os trabalhadores que tiveram contato próximo com casos confirmados de covid-19. O período de afastamento deve ser considerado a partir do último dia de contato entre os contatantes próximos e o caso confirmado. A empresa pode reduzir o afastamento desses trabalhadores das atividades laborais presenciais para sete dias desde que tenha sido realizado teste por método molecular (RT-qPCR ou RT-LAMP) ou teste de antígeno a partir do quinto dia após o contato, se o resultado do teste for negativo. Os contactantes próximos que residem com caso confirmado de covid-19 devem apresentar documento comprobatório da doença do caso confirmado.

    6. Recomendações para o isolamento
    O isolamento exige alguns cuidados para evitar a disseminação da covid-19. Por isso, empresas precisam passar orientações aos trabalhadores, principalmente se convive com outras pessoas. Entre as principais medidas está o uso de máscaras do tipo PFF2 e N95 dentro de casa, abrir todas as janelas e portas da casa para que haja ventilação completa e distanciamento de, pelo menos, um metro entre as pessoas.

    fluxograma contatante
    Baixe aqui a nota técnica do Sesi e clique aqui para ler a Portaria Interministerial nº 14, publicada pelos ministérios do Trabalho e Previdência e da Saúde no Diário Oficial da União de 25 de janeiro.

    Texto: Maria José Rodrigues, da Agência de Notícias da Indústria
    Arte do topo: Rafael Araújo/Sesi-DF
    Infográfico: Juliana Bezerra
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF

  • Edital abre 32 vagas remanescentes para Novo Ensino Médio em 2022

    O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) publicou nesta segunda-feira, 12 de dezembro, edital de vagas remanescentes para o 1º ano do Novo Ensino Médio, no ano letivo de 2022. São 32 vagas nas três escolas da Rede Sesi-DF de Educação — no Gama, em Sobradinho e em Taguatinga, todas no turno vespertino.

    O prazo para inscrição é até 16 de dezembro e as vagas são para pessoas de baixa renda. Dependentes de trabalhadores da indústria têm prioridade na seleção, mas a comunidade também pode concorrer.

    Como são turmas do Novo Ensino Médio, ao inscrever o candidato, o responsável legal deve indicar qual itinerário formativo o aluno irá cursar. Veja as vagas disponíveis em cada escola:

    Sesi Gama

    Itinerário formativo

    Número de vagas

    Ciências da Natureza

    4

    Matemática

    13


    Sesi/Senai Sobradinho

    Itinerário formativo

    Número de vagas

    Técnico em Eletrotécnica

    1

    Matemática

    4


    Sesi Taguatinga

    Itinerário formativo

    Número de vagas

    Técnico em Rede de Computadores

    1

    Matemática

    9

     

    Inscrições
    Para se inscrever, os interessados devem ter cursado o 9º ano do Ensino Fundamental em 2021. O aluno deve ter no mínimo 15 anos completos até o dia 31 de março de 2022 e no máximo 16 anos no momento da matrícula.

    O período de inscrições é o mesmo para dependentes de trabalhadores da indústria e comunidade. Todo o processo é feito no site do Sesi-DF, e os interessados devem anexar os seguintes documentos, digitalizados:

    – Comprovante de matrícula no 9º ano do Ensino Fundamental, declaração de escolaridade ou boletim escolar assinado e carimbado pela escola de origem referentes ao ano de 2021;

    – Declaração de baixa renda redigida de próprio punho pelo responsável ou Número de Inscrição Social (NIS) que comprove inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal;

    – Trabalhadores da indústria devem apresentar documento que comprove vínculo, como a Guia de Recolhimento do FGTS (GFIP) ou a Guia de Previdência Social (GPS) com o CNPJ da empresa legível.

    A divulgação dos resultados será em 17 de dezembro, no site do Sesi-DF, e as matrículas deverão ser feitas na secretaria da escola escolhida no ato da inscrição, de 20 a 23 de dezembro, das 7 às 18 horas.

    Para baixar o edital da gratuidade regulamentar, clique aqui.

    As inscrições são feitas na página bit.ly/GratuidadeSesiDF, selecionando em qual escola você quer inscrever o aluno.

    Em caso de dúvidas, o interessado pode ligar para o Serviço de Atendimento ao Cliente do Sesi-DF no telefone (61) 4042-6565, nos dias úteis, das 7h30 às 18h30.

    Texto: Nilson Carvalho
    Foto: Moacir Evangelista/Sesi-DF – 20.10.2021
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF

  • Vencedores do Festival Sesi Música 2021 – Vozes da Indústria são revelados

    Vencedores do Festival Sesi Música 2021 – Vozes da Indústria são revelados

    A noite de sábado, 11 de dezembro, foi de emoção e suspense com a grande final do Festival Sesi Música 2021 – Vozes da Indústria. Após a apresentação dos 20 classificados para a última etapa da competição, foram conhecidos os 12 vencedores do concurso que revelou os talentos industriais.

    A cerimônia de anúncio dos premiados e de entrega dos troféus ocorreu no auditório do Sesi Saúde Central Park, onde também foram feitas as semifinais do festival. O concurso contou com três categorias para músicas que não são inéditas, divididas de acordo com o perfil do público participante, e outra categoria exclusiva para composições inéditas, em que todos concorreram entre si.

    Após o show, enquanto os jurados computavam as notas, o Circo Teatro Artetude animou os espectadores da final, também transmitida pelo canal da Fibra no YouTube. O primeiro colocado de cada categoria do concurso recebeu como prêmio um pacote turístico para o Rio de Janeiro (RJ), com direito a um acompanhante. Para os que ficaram em segundo lugar, o prêmio foi um tablet; em terceiro, um violão elétrico.

    Vencedora da categoria voltada a trabalhadores da indústria, empresários e dependentes, Josiane Alves da Silva, de 34 anos, ofereceu o prêmio aos colegas de festival. “Meu primeiro lugar vai para todos que gostam de cantar, que participaram do festival e que vieram para cá de coração aberto; eles são merecedores”, disse emocionada a colaboradora da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), que participou do concurso pela terceira vez. “Essa é uma iniciativa muito bonita do Sesi, uma chance que temos para mostrar nosso talento”, completou. No palco, ela interpretou a canção Tô na Vida.

    12 12 Sesi Musica Final 11122021 BrunoFrauzino Sesi DF 1Quem também levou o primeiro lugar foi o estudante da 1ª série do Novo Ensino Médio do Sesi Gama Igor Santarém Souza, de 15 anos. Com a música Suco de Maracujá, ele conquistou o prêmio máximo da categoria destinada a composições inéditas. “Escrevo histórias e gosto de desenhar de vez em quando. A partir desses desenhos, vou desenrolando algumas músicas”, explicou.

    Apesar de falar de calmaria na letra apresentada, Igor, que é estreante na competição, assumiu que estava nervoso no palco. “Suco de maracujá acalma muito, mas esqueci de tomar”, contou rindo, após receber o troféu.

    Sesi Música
    A primeira edição do Sesi Música ocorreu em 2008. O concurso foi realizado também nos anos de 2009, 2010, 2011 e 2014.

    A edição de 2021 recebeu 40 inscrições. Puderam participar trabalhadores e empresários da indústria e empregados, estagiários e jovens aprendizes da Federação das Indústrias do DF (Fibra), da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e dos departamentos nacional e regional do DF do Sesi, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), além de seus dependentes. Estudantes do Sesi e do Senai-DF acima de 12 anos e estagiários que têm o IEL-DF como agente integrador também estavam aptos a concorrer.

    Na modalidade Interpretação, os candidatos foram avaliados nos quesitos de afinação, dicção, interpretação, ritmo. Já na modalidade Composição (letra e música), os jurados observaram harmonia, interpretação, letra (poesia), melodia e ritmo.

    Com o objetivo de auxiliar os participantes na preparação para as apresentações, em novembro, o Sesi-DF promoveu oficinas de técnica vocal para o canto e de expressão corporal para os semifinalistas da competição.

    “Acreditamos que a cultura é essencial para que a gente tenha um País mais desenvolvido e mais realizador. Ficamos muito felizes em ver tantos jovens talentos dentro de nossas escolas e das empresas”, destacou o superintendente regional do Sesi-DF e diretor regional do Senai-DF, Marco Secco.

    12 12 Sesi Musica Final 11122021 Bruno Frauzino Sesi DF 1

    Veja a lista dos vencedores do Festival Sesi Música 2021 – Vozes da Indústria:

    Categoria I – Trabalhadores da indústria, empresários e dependentes

    1º lugar
    Josiane Alves da Silva
    Música: Tô Na Vida
    Empresa: Caesb

    2º lugar
    Priscila Anastácio de Almeida Timo
    Música: Você Estava Ali
    Empresa: Brasal Refrigerantes

    3º lugar
    Alana Dias Rodrigues de Oliveira
    Música: Travessia
    Empresa: Caesb

    Categoria II – Estudantes do Sesi-DF, do Senai-DF e estagiários que têm o IEL-DF como agente integrador

    1º lugar
    Ester Montenegro Silva
    Música: Além do Rio Azul
    Escola: Sesi/Senai Sobradinho

    2º lugar
    Ana Carolina Fernandes Cardoso
    Música: De Janeiro a Janeiro
    Escola: Sesi/Senai Sobradinho

    3º lugar
    Maria Alice Martins Silva
    Música: Na Sua Estante
    Escola: Sesi Gama

    Categoria III – Empregados da Fibra, da CNI e dos departamentos nacional e regional do DF do Sesi, do Senai e do IEL, além de seus dependentes

    1º lugar
    Sabrina Cardoso Ferreira
    Música: Tudo Que Eu Vivi
    Colaboradora do Sesi-DF

    2º lugar
    Amanda Silva Rolim
    Música: Como Nossos Pais
    Colaboradora do Sesi Gama

    3º lugar
    Etiene Rezende Albuquerque
    Música: Elevador
    Dependente de colaborador do Senai Taguatinga

    Categoria IV – Composição Inédita

    1º lugar
    Igor Santarém Souza
    Música: Suco de Maracujá
    Estudante do Sesi Gama

    2º lugar
    Silvio Samuel Teixeira
    Música: Protesto
    Estudante do Senai Gama

    3º lugar
    Paulo Henrique Costa Longuinho
    Música: Minha Mãe Fez Goma
    Colaborador do Sesi Gama

    Melhor intérprete da Categoria IV:
    Paulo Henrique Costa Longuinho
    Música: Minha Mãe Fez Goma
    Colaborador do Sesi Gama

    Veja a galeria de imagens:

    Finais do Festival Sesi Música 2021 - Vozes da Indústria

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Bruno Frauzino/Sesi-DF e Nilson Carvalho/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF

  • Conheça os finalistas do Festival Sesi de Música 2021 – Vozes da Indústria

    Com o encerramento do segundo dia das semifinais, foram conhecidos na noite desta sexta-feira, 10 de dezembro, os finalistas do Festival Sesi Música 2021 – Vozes da Indústria. Cinco participantes de cada uma das quatro categorias foram selecionados, totalizando 20 candidatos que participarão da grande final neste sábado, 11 de dezembro, às 19h30.

    O concurso é realizado pelo Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) para promover intérpretes e compositores e as apresentações ocorrem no auditório do Sesi Saúde Central Park. O público é formado por convidados e os shows são transmitidos pelo canal da Fibra no YouTube.

    “Tivemos uma disputa acirrada, mas cada potencial foi bem destacado. Foi ótima a proposta do Sesi de fazer essa mistura de intérpretes e compositores motivando os talentos da indústria”, disse a presidente do júri, Wilzy Carioca, que é professora de canto.

    Gerente de cultura do Sesi-DF, Felipe Moura destacou o propósito do festival de integrar os candidatos. “Alguns já têm vivência de palco, outros não. A proposta é a integração entre eles e motivá-los a ter melhor qualidade de vida. Com a avaliação do corpo técnico gabaritado, nossa expectativa é para um grande show na final, amanhã”, ressalta.

    Premiação
    O primeiro colocado de cada categoria do concurso receberá como prêmio um pacote turístico para o Rio de Janeiro (RJ), com direito a um acompanhante. Para os que ficarem em segundo lugar, o prêmio será um tablet; em terceiro, um violão elétrico.

    Todos os candidatos classificados para a fase semifinal receberam certificados de participação.

    Talentos da indústria
    O Festival Sesi Música 2021 – Vozes da Indústria é voltado a todos os gêneros e estilos da música brasileira. São três categorias para músicas que não são inéditas, divididas de acordo com o perfil do público participante, e outra categoria exclusiva para composições inéditas, em que todos concorrem entre si.

    Puderam se inscrever trabalhadores e empresários da indústria e empregados, estagiários e jovens aprendizes da Federação das Indústrias do DF (Fibra), da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e dos departamentos nacional e regional do DF do Sesi, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), além de seus dependentes. Estudantes do Sesi e do Senai-DF acima de 12 anos e estagiários que têm o IEL-DF como agente integrador também estavam aptos a concorrer.

    Veja a lista dos finalistas do Festival Sesi Música 2021 – Vozes da Indústria:

    Categoria I – Trabalhadores da indústria, empresários e dependentes

     Alana Dias Rodrigues de Oliveira
    Música: Travessia
    Empresa: Caesb

    Alex Marques Duarte
    Música: O Profeta e o Poeta
    Empresa: Formatu’s Editora Gráfica LTDA

    Josiane Alves da Silva
    Música: Tô na Vida
    Empresa: Caesb

    Pedro Paulo de Figueiredo
    Música: Faz Ela Feliz
    Empresa: Caesb

    Priscila Anastácio de Almeida Timo
    Música: Você Estava Ali
    Empresa: Brasal Refrigerantes

    Categoria II – Estudantes do Sesi-DF, do Senai-DF e estagiários que têm o IEL-DF como agente integrador

    Ana Carolina Fernandes Cardoso
    Música: De Janeiro a Janeiro
    Escola: Sesi/Senai Sobradinho

    Ana Luiza Silva de Freitas
    Música: Fim de Tarde
    Escola: Sesi/Senai Sobradinho

    Ester Montenegro Silva
    Música: Além do Rio Azul
    Escola: Sesi/Senai Sobradinho

    Maria Alice Martins Silva
    Música: Na Sua Estante
    Escola: Sesi Gama

    Stephanie Lara Saldanha Viana
    Música: Singular
    Escola: Sesi Gama

    Categoria III – Empregados da Fibra, da CNI e dos departamentos nacional e regional do DF do Sesi, do Senai e do IEL, além de seus dependentes

    Amanda Silva Rolim
    Música: Como Nossos Pais
    Colaboradora do Sesi Gama

    Brenda Rodrigues Rocha
    Música: Todavia me Alegrarei
    Colaboradora do Sesi Taguatinga

    Etiene Rezende Albuquerque
    Música: Elevador
    Dependente de colaborador do Senai Taguatinga

    Hillary Katherine Gomes Silva
    Música Por Onde Andei
    Colaboradora do Senai Taguatinga

    Sabrina Cardoso Ferreira
    Música: Tudo Que Eu Vivi
    Colaboradora do Sesi Sede

    Categoria IV – Composição Inédita

    Hugo Leornado Bertho Macedo e Valmick Vitor Pedrosa de Paula
    Música: Maioridade
    Empresa: Correios Nacional

    Igor Santarém Souza
    Música: Suco de Maracujá
    Estudante do Sesi Gama

    Ingrid Quésia Gomes Silva
    Música: Reflexo
    Dependente de colaborador do Sesi Taguatinga

    Paulo Henrique Costa Longuinho
    Música: Minha Mãe Fez Goma
    Colaborador do Sesi Gama

    Silvio Samuel Teixeira
    Música: Protesto
    Estudante do Senai Gama

    Veja a galeria de imagens:

    Semifinais do Festival Sesi Música 2021 - Vozes da Indústria

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Bruno Frauzino/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF

  • Sesi-DF divulga lista de classificados para matrícula na gratuidade regulamentar de 2022

    Foi publicada nesta sexta-feira, 10 de dezembro, as listas dos inscritos classificados para matrícula no edital de gratuidade regulamentar do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) para o ano letivo de 2022. Veja aqui a relação dos convocados de cada escola.

    Os responsáveis legais pelos inscritos classificados deverão fazer a matrícula presencialmente na escola selecionada no ato da inscrição, nos dias úteis, de 13 a 23 de dezembro, das 7 às 18 horas. O não comparecimento para matrícula no prazo implicará na perda da vaga.

    Para efetuar a matrícula, é necessário apresentar a seguinte documentação:

    Do estudante:

    • Duas cópias do RG
    • Duas cópias do CPF
    • Duas fotos 3×4
    • Duas cópias do comprovante de tipagem sanguínea e fator RH
    • Original do histórico escolar ou de declaração de escolaridade, caso não disponha do histórico escolar. Neste caso, será concedido o prazo de 30 dias para apresentação do histórico

    Do responsável legal:

    • Duas cópias do RG
    • Duas cópias do CPF
    • Duas cópias de comprovante de residência atual
    • Duas declarações de baixa renda. São aceitas ou Número de Inscrição Social (NIS) que comprove ser beneficiário do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, ou documento redigido de próprio punho pelo responsável manifestando se enquadrar em situação de baixa renda

    No ato da efetivação da matrícula, o responsável deverá assinar o contrato de prestação de serviços educacionais e o termo de compromisso escolar para o ano letivo de 2022.

    As escolas da Rede Sesi-DF de Educação ficam localizadas nos endereços:

    Sesi Gama
    Área Especial 1/8, Setor Central

    Sesi Sobradinho
    Quadra 13, Área Especial 3, Lotes A/F

    Sesi Taguatinga
    QNF 24, Área Especial, Taguatinga Norte

     
    Texto: Nilson Carvalho
    Foto: Moacir Evangelista/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF