Autor: Samira Pádua

  • Dias antes de competir na Austrália, Albatroid recebe visita da embaixada

    Dias antes de competir na Austrália, Albatroid recebe visita da embaixada

    3 25 06 2019 Visita da embaixada da Australia ao Sesi Taguatinga Foto Victor Hugo Pessoa Sistema FibraA Albatroid, equipe de robótica da escola de Taguatinga do Serviço Social da Indústria (Sesi), recebeu na tarde desta terça-feira, dia 25, dois representantes da Embaixada da Austrália. O time disputará em Sydney, de 4 a 7 de julho, o Aberto da Ásia, competição promovida pela First Lego League (FLL). A delegação é formada por nove competidores, dois técnicos e um coordenador.

    “Todo dia temos experiências diferentes com a robótica, mas hoje foi a mais incrível! Apresentamos algumas missões que simulam explorações espaciais e conhecemos a cultura australiana”, disse Gabrielly Borges, de 16 anos. O tema desta temporada é Into Orbit (Em Órbita) e desafia os estudantes a pesquisar sobre as questões relacionadas a viver e viajar no espaço.

    Além de um robô, a Albatroid levará ao exterior um capacete que utiliza a cromoterapia, a musicoterapia e a reflexoterapia para aliviar o estresse pelo estímulo de áreas específicas do corpo do astronauta. Em inglês, Eduardo Moroni, de 13 anos, foi o responsável por apresentar aos visitantes o trabalho da equipe. “Achei incrível a visita e também foi uma chance de já treinarmos a língua.”

    Conselheiro de Educação e Ciência da embaixada, Mathew Johnston abordou com os alunos temas como culinária, clima e costumes australianos e tirou dúvidas em questões relacionadas ao fuso horário e ao tipo de plugue de energia utilizado no país, por exemplo. Ele estava acompanhado da oficial de Educação Luísa Neves.

    Johnston parabenizou o Sesi por incluir a Robótica no currículo escolar. “Fiquei impressionado com o nível de maturidade deles, a inteligência e a inovação que estão criando. Eles demonstraram habilidade em pensar de forma inovadora e fora da caixa”, disse. O representante entregou aos alunos uma recordação: pins no formato de coala — um dos símbolos da Austrália.

    Competições internacionais

    A vaga da Albatroid para a disputa na Austrália foi conquistada durante o Torneio Sesi de Robótica, em março, no Rio de Janeiro. Além dela, duas equipes do DF garantiram vagas para competições internacionais: Lego of Olympus e Legofield — ambas do Sesi Gama.

    A Legofield conquistou o primeiro lugar na categoria Design do Robô e o segundo no Desafio do Robô no Aberto Internacional Plan Ceibal, em Montevidéu, no Uruguai. A competição foi de 30 de maio a 1º de junho.

    A Lego of Olympus, por sua vez, competirá no Torneio de West Virginia, nos Estados Unidos, de 12 a 14 de julho.

    O projeto da FLL propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia Lego. Nas disputas nacionais e internacionais, as equipes de robótica são avaliadas pelo projeto de pesquisa, pelo design do robô, pela programação deste na execução de desafios e pelo cumprimento dos valores éticos da competição, como espírito de equipe e respeito aos outros times.

    Veja aqui a galeria de imagens.

    [Atualização em 28 de junho, às 10h: diferente do que foi informado, a equipe tem dois técnicos e um coordenador]

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Sesi-DF levará projeto Superalimento a evento internacional

    Sesi-DF levará projeto Superalimento a evento internacional

    leticia marques superalimento foto helio montferreO projeto Superalimento, do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), será apresentado no encontro GapSummit 2019, de 16 a 20 de junho, em Cambridge, nos Estados Unidos. O GapSummit é a principal cúpula global de biotecnologia, que reúne líderes mundiais para discutir desafios e inovações na área.

    A ideia vem sendo desenvolvida em conjunto desde abril de 2018 por duas profissionais do Sesi-DF: a analista técnica Letícia Marques (foto), do Sesi Brasília, e a nutricionista Débora Castilho, da Central de Produção de Alimentos (CPA), que é a gestora do projeto. A iniciativa é financiada pelo Departamento Nacional do Sesi.

    O objetivo do Superalimento é o aumento da ingestão de micronutrientes (vitaminas e minerais) por meio do reaproveitamento de alimentos orgânicos. “Normalmente, consideram-se comestíveis apenas partes de alguns alimentos, como a polpa de um abacaxi, e não se consome a casca”, explica Letícia, que apresentará o trabalho no exterior.

    O projeto consiste no recolhimento de resíduos orgânicos da CPA, a exemplo de sementes, cascas e talos, que são processados em seguida. “A tecnologia que estamos desenvolvendo com a Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária] resultará em uma substância com alto poder de absorção pelo organismo. Pretendemos fazer diferentes testes com ele na produção de receitas”, detalha Letícia.

    Trabalhadores da CPA participarão do estudo. “Faremos a análise da saúde como um todo antes e depois do consumo, com avaliações médica e nutricional. Também durante o consumo do produto eles participarão de ações de educação alimentar e nutricional”, explica Débora.

    No GapSummit 2019, Letícia Marques participará do grupo cadeias de valores agrícolas e também apresentará a iniciativa Horta Escolar Inteligente, do Sesi-DF, cujo objetivo é a educação ambiental por meio da prática da construção e da manutenção de um espaço verde.

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Helio Montferre/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Veja como foi a Semana do Meio Ambiente do Sistema Fibra

    Veja como foi a Semana do Meio Ambiente do Sistema Fibra

    25 5 2019 semana do meio ambiente sesi senai taguatinga helio montferre 2Chegou ao fim nesta sexta-feira (24) a segunda edição da Semana do Meio Ambiente do Sistema Fibra. Durante cinco dias, uma série de atividades ocorreu nas escolas do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no Gama, em Sobradinho e em Taguatinga.

    Na manhã desta sexta-feira, a Sala Yara Amaral, no Sesi Taguatinga, ficou lotada. No palco, estudantes do 1º ano do Novo Ensino Médio apresentaram a peça Indústria Sustentável, que mostrou o papel do setor na adoção de práticas de preservação do meio ambiente.

    A plateia era formada por estudantes 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental, que acompanharam eufóricos cada movimento e troca de cenário. A apresentação foi dirigida pelos próprios alunos, com a supervisão de professores.

    A alguns metros dali, no pátio, havia jogos educativos, exposição de fotos e de projetos de alunos, como o desenho de um aquário com reaproveitamento de água da chuva idealizado por alunos do 3º ano do Ensino Médio. “É um projeto que tem tudo a ver com a semana, está em fase de desenvolvimento e o objetivo é que o aquário seja móvel, para ser usado em sala de aula”, explicou Gabriel Valença, de 17 anos.

    “A indústria sustentável tem muito que nos oferecer. Ela representa grandes oportunidades para o crescimento das pessoas e o desenvolvimento do País”, destacou a superintendente do Sesi-DF, Gricelia Melo, que acompanhou as atividades pela manhã, ao lado da coordenadora de Educação da instituição, Nubia Rosa.

    25 5 2019 semana do meio ambiente sesi senai taguatinga helio montferre 1O diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Dario de Souza Clementino, também esteve no Sesi Taguatinga no último dia da programação e visitou a Horta Escolar. “Fiquei impressionado com as crianças interessadas pelo meio ambiente, conhecendo o que é sustentabilidade. Educação ambiental é fundamental, tão importante quanto aprender português.”

    Feira de troca e de artesanato

    Já no Senai Taguatinga, uma feira de troca foi uma das principais atividades. A ação foi organizada por alunos do curso Assistente Administrativo, como produto final das aulas de noções de marketing. Uma moeda de troca fictícia foi criada por eles, com uma tabela de valores dos produtos.

    “Alguém trocou uma coletânea de livros bíblicos por livros de literatura. Talvez o produto tenha valor maior do que as coisas que estavam aqui, mas não tinha mais utilidade em casa, por isso a troca”, explicou Alexia Camila Dantas Rodrigues, de 18 anos. “É uma atividade muito importante para nosso desenvolvimento, para melhorar nossa criatividade e nosso planejamento”, completou a aluna. A feira foi no pátio próximo ao auditório da escola, onde também foi montada uma feira com artesãos.

    21 05 2019 semana meio ambiente sesi e senai gama victor hugo pessoaA Semana do Meio Ambiente do Sistema Fibra também mobilizou professores e estudantes no Gama e em Sobradinho. No Senai Gama, houve a capacitação de 15 alunos como multiplicadores do Projeto Gota, para disseminar informações sobre temas como saneamento e uso consciente da água. Também ocorreram atividades do Cozinha Brasil, além de exposição de objetos produzidos no workshop Luxo do Lixo.

    No Sesi Gama, durante a semana, estudantes participaram de oficinas de reciclagem e houve exposição sobre o tema. Ocorreu ainda plantio de mudas na unidade e nas redondezas.

    Já no Sesi/Senai Sobradinho, houve palestra sobre poluição sonora e oficinas de jardinagem e de produção de sabão com óleo usado, além de caminhada para recolhimento de lixo no Parque Ecológico dos Jequitibás.

    Texto: Samira Pádua
    Fotos da capa e da apresentação teatral: Helio Montferre/Sistema Fibra
    Foto da oficina de confecção de sacolas ecológicas: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Em seminário da Defensoria Pública, ex-alunas falam sobre o Vira Vida

    Em seminário da Defensoria Pública, ex-alunas falam sobre o Vira Vida

    23 05 2019 seminario da infancia e juventude vira vida foto victor hugo pessoaDuas egressas do Vira Vida no Distrito Federal tiveram a oportunidade de contar sobre suas experiências no programa ao público do Seminário da Infância e da Juventude – Prosa em Rede sobre Proteção Integral da Criança e do Adolescente. O Vira Vida, criado pelo Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi) em 2008, promove a inserção socioprodutiva de adolescentes e jovens em situação de extrema vulnerabilidade social.

    O seminário, que ocorreu em 22 e 23 de maio, no auditório da Câmara Legislativa, foi promovido pela Defensoria Pública do DF, em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania, a Câmara Legislativa e a Associação dos Defensores Públicos do DF. A Federação das Indústrias do DF (Fibra) foi um dos apoiadores do evento.

    A participação das duas ex-alunas do Vira Vida no seminário foi na tarde dessa quinta-feira (23). “É um projeto maravilhoso! Fiz cursos de qualificação profissional, tantos que eu nem consigo contar. Sou muito grata ao Vira Vida pelo que foi feito por mim e por, mesmo depois de ter acabado, eu continuar recebendo apoio, tendo com quem contar”, disse Carla*, de 17 anos. Ela participou da 12ª turma do Vira Vida no DF, que se formou no ano passado, e é jovem aprendiz de uma instituição financeira.

    O depoimento dela foi seguido da fala de Paula*, de 23 anos, que também falou da mudança que o programa lhe proporcionou. “No Vira Vida, eu fui respeitada pelo que eu sou. Terminei meus estudos, tive formação profissional e creio que vou crescer mais ainda, porque teve alguém que acreditou em mim”, contou a moça, que se formou em 2009, na sétima turma.

    A coordenadora do programa no DF, Cida Lima, participou do primeiro painel vespertino dessa quinta-feira, que tratou da prevenção ao suicídio e à autoflagelação de crianças e adolescentes. Também participaram da conversa integrantes dos governos local e federal, da Polícia Civil, do Conselho Tutelar do Lago Norte, da Defensoria Pública, da Universidade de Brasília e do Centro de Valorização da Vida (CVV).

    “Para nós, foi um momento de reconhecimento do Vira Vida pela rede de proteção à criança e ao adolescente. Contribuímos para um mundo melhor e o mercado recebe cidadãos qualificados e seres humanos renovados”, disse Cida Lima após o painel. Desde 2009 no DF, o projeto formou em 12 turmas 670 alunos de 15 a 21 anos.

    No Vira Vida, durante 16 meses os jovens frequentam aulas de educação básica e cursos de formação profissional e têm acompanhamento psicossocial, promoção de direitos de saúde, cultura, esporte e lazer. No fim desse período, são encaminhados para estágios e empregos.

    *Nomes fictícios, em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

    Veja aqui a galeria de imagens.

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Semana do Meio Ambiente do Sistema Fibra vai até sexta-feira

    Semana do Meio Ambiente do Sistema Fibra vai até sexta-feira

    Teve início na segunda-feira (20) a Semana do Meio Ambiente do Sistema Fibra. Até sexta-feira (24), diversas atividades ocorrerão nas escolas do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no Gama, em Sobradinho e em Taguatinga. O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho. Veja a programação completa.

    O Parque Ecológico dos Jequitibás foi o espaço escolhido para uma atividade com cerca de 80 alunos das três séries do Ensino Médio do Sesi Sobradinho. Acompanhados de professores, alunos de Jardinagem do Senai e divididos em grupos, eles fizeram uma caminhada para recolhimento de lixo na área.

    “Nosso trabalho aqui vai muito além de simplesmente limpar: é conscientizar os alunos sobre a importância de não jogar lixo no parque”, explicou o professor de Geografia Júlio Cézar Santos.

    Foi a primeira vez que Pedro Monteiro, de 16 anos, participou de uma ação como essa. “Além de ajudar, serve de incentivo para que a gente faça esse tipo de coleta de forma mais espontânea”, disse o aluno da 2ª série, ao mostrar itens que já havia recolhido com mais três colegas. Na sacola, havia bitucas de cigarro, plástico, papéis de bala e uma bexiga com água.

    semana do meio ambiente sesi sobradinho helio montferre 09 semana do meio ambiente sesi sobradinho helio montferre 01 semana do meio ambiente sesi sobradinho helio montferre 03

     

    Ainda no Sesi/Senai Sobradinho, os alunos assistiram a apresentações teatrais dos colegas, entre elas sobre a importância dos povos indígenas na preservação ambiental. Também foi revelada a redação vencedora de um concurso promovido entre os alunos da 1ª série do Ensino Médio especialmente para a Semana do Meio Ambiente. A competição ocorreu durante a Banca de Redação — momento semanal em que, por uma hora, os alunos escrevem redações de diversos gêneros.

    Intitulada Mãe Verde, a poesia escrita por Estevão Menezes, de 15 anos, foi a vencedora. “O texto fala sobre o descuido que a gente tem com a natureza e termina falando sobre voltarmos a cuidar do nosso planeta”, detalhou, surpreso com o resultado.

    As palavras de Estevão foram apresentadas em forma de vídeo aos demais estudantes. O texto ganhou esse formato pelas mãos da aluna da 3ª série do Ensino Médio Anna Gabrielle Magalhães, de 17 anos. “Interpretei o que ele quis passar na poesia. Gosto muito da área de edição e também tenho curso de Fotografia”, ressaltou ela, que pretende seguir na área de Design Gráfico.

    A orientadora educacional do Sesi Andrea Mascarenhas vê as atividades como de grande valia. “Se cada um cuidar de suas atitudes, conseguiremos, sim, promover a mudança. Percebemos que nesta segunda edição da Semana do Meio Ambiente houve maior envolvimento, eles queriam dar a opinião deles nas atividades.” A Semana do Meio Ambiente do Sistema Fibra ocorreu pela primeira vez no ano passado.

    semana do meio ambiente sesi sobradinho helio montferre 16 semana do meio ambiente sesi sobradinho helio montferre 21 semana do meio ambiente sesi sobradinho helio montferre 17

     

    O primeiro dia da programação também teve atividades no Gama e em Taguatinga. No Senai Taguatinga, houve oficina de compostagem e horta sustentável, além de workshop sobre resíduos automotivos. No Sesi Taguatinga, jogos educativos e exposição de fotos e de projeto de robótica voltado ao combate ao desperdício de água. Também foi iniciado um projeto de horta escolar na unidade.

    Já no Sesi Gama, a manhã foi movimentada com uma oficina de arte e reciclagem, em que alunos trabalharam na criação de obras de arte reutilizando materiais como caixas de pizza e colheres descartáveis. Posteriormente, os objetos serão expostos na escola. Houve ainda a abertura do projeto A Escola Consciente, por meio do qual serão promovidas, ao longo do ano, atividades relacionadas ao meio ambiente. No Senai Gama, uma das atividades foi o jogo Batalha Meio Ambiente.

    Veja aqui a galeria de imagens.

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Helio Montferre/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Sistema Fibra participa de programação do Abril Verde

    Sistema Fibra participa de programação do Abril Verde

    O auditório do Centro Integrado Sesi e Senai, no Setor Comercial Norte, foi palco de discussões sobre saúde e segurança do trabalho (SST). Na sexta-feira (26), um seminário encerrou as atividades em alusão ao movimento Abril Verde, que coloca o assunto em pauta durante o mês. O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é 28 de abril.

    O seminário foi organizado por integrantes do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin 10), do qual faz parte o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal. Fabiana Mouzinho, coordenadora de Saúde e Segurança na Indústria do Sesi-DF, falou da importância da atuação de profissionais da área no cumprimento de normas regulamentares e na promoção da saúde do trabalhador. “Este é um dia de trazer a reflexão sobre a responsabilidade do nosso trabalho e o impacto das ações que podemos realizar”, disse.

    26 04 2019 abril verde foto victor hugo pessoa

    A interlocutora do Sesi Viva+ no DF, Juliane Rakowicz, apresentou a plataforma aos participantes do seminário. A ferramenta foi criada para facilitar o acesso e o gerenciamento de informações sobre saúde e segurança dos trabalhadores de empresas de qualquer segmento e de qualquer porte. “O Sesi Viva+ traz inteligência para que as empresas ofereçam ambiente seguro e saudável aos trabalhadores, por meio de indicadores e de ações de promoção da saúde. Sabemos que 25% das informações do eSocial são sobre saúde e segurança; é nesse ponto que o Sesi atua e apoia as empresas.”

    O eSocial é um sistema do governo federal que vem sendo gradativamente implementado e estabelece um novo momento nas relações entre empregadores, empregados e governo. Permite a fiscalização online de informações de folha de pagamento, previdenciárias, do FGTS e de SST.

    Três dias de evento

    Entre as atividades de sexta-feira também houve apresentação sobre o futuro do trabalho diante de temáticas como automação, robótica e inteligência artificial, demografia e alterações climáticas. Foram apresentadas ainda informações sobre a edição de 2019 da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, que ocorre em todo o País, de abril a novembro. O tema deste ano é Gestão de Riscos Ocupacionais — O Brasil contra acidentes e doenças do trabalho. As atividades são coordenadas pelo Ministério da Economia.

    Em 24 e 25 de abril, quatro minicursos fizeram parte da programação, com discussões sobre questões como SST em alturas e segurança em instalações e serviços em eletricidade.

    26 04 2019 simulacao senai gama foto victor hugo pessoa 2

    Simulação no Senai Gama

    Outra ação referente ao Abril Verde ocorreu na escola do Gama do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), também na tarde de sexta-feira (26). Alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho realizaram atividade prática de resgate e salvamento. Com supervisão e orientação de instrutores, foi feita uma simulação de montagem de linha de combate a incêndio e retirada de vítimas.

    O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é rememorado em 28 de abril pela Organização Internacional do Trabalho desde o início dos anos 2000. O objetivo é conscientizar empregadores e trabalhadores sobre a importância da cultura de prevenção de acidentes e de doenças profissionais. No Brasil, pela Lei nº 11.121/2005, a data foi instituída como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

    [Atualização em 7 de maio, às 9h45: Diferentemente do informado, o auditório do Centro Integrado Sesi e Senai sediou apenas um dos dias de evento]

    Veja aqui a galeria de imagens do seminário.

    Veja aqui a galeria de imagens da simulação. 

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Simulados preparam alunos do Sesi-DF para entrar na universidade

    Simulados preparam alunos do Sesi-DF para entrar na universidade

    luisa roquete foto moacir evangelistaLuísa Roquete Campos, de 18 anos, é apaixonada pelo universo das ciências exatas. Com o desejo de seguir a carreira de astrofísica, a ex-estudante da escola de Sobradinho do Serviço Social da Indústria (Sesi) iniciou, neste ano, o curso de licenciatura em Física, na Universidade de Brasília (UnB).

    Luísa está entre os 50 alunos do Sesi do Distrito Federal aprovados em instituições públicas de Ensino Superior em 2018. A conquista da vaga na UnB se deu pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS). Já com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ela passou para a Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul.

    Nas duas aprovações, ela acredita que os simulados aplicados pelo Sesi-DF tenham feito a diferença. “Meu tempo de estudo era pequeno; se não fossem os simulados, talvez eu não tivesse passado, porque não saberia o que estudar, em que tinha dificuldade e em que não tinha”, destaca a caloura, que cursou todo o Ensino Médio no Sesi Sobradinho.

    Além dos simulados da própria Rede Sesi-DF, são aplicados simulados da Somos Educação, que é a base metodológica utilizada nas salas de aula das três escolas — Gama, Sobradinho e Taguatinga. Em abril e em agosto, alunos das três séries do Ensino Médio farão testes para verificar a preparação para o Enem, cujas provas estão marcadas para novembro. A pontuação dos simulados faz parte da nota do trimestre.

    “A partir dos resultados, a equipe pedagógica e os professores repensam as práticas de sala de aula, visando à qualidade do ensino”, explica a coordenadora de Educação do Sesi-DF, Nubia Rosa.

    Texto: Samira Pádua
    Foto de capa: Cristiano Costa/Sistema Fibra – 9.9.2017
    Foto interna: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Sesi-DF atendeu mais de 6,6 mil trabalhadores em SST em 2018

    Sesi-DF atendeu mais de 6,6 mil trabalhadores em SST em 2018

    sesi sst ergonomia foto cristiano costa 04 09 2015Como parte das atividades em alusão ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (28 de abril), o Sesi Viva+ será apresentado em um seminário sobre o tema, no dia 26, no auditório do Centro Integrado Sesi e Senai, no Edifício Central Park (Setor Comercial Norte). O público terá a oportunidade de conhecer melhor as ações do Serviço Social da Indústria (Sesi) na área. A participação é gratuita, mas é preciso fazer inscrição prévia.

    O Sesi Viva+ foi criado para facilitar o acesso e o gerenciamento de informações sobre saúde e segurança dos trabalhadores de empresas de qualquer segmento e de qualquer porte. Utilizando inteligência artificial, concentra o monitoramento de dados referentes aos serviços de saúde e segurança no trabalho prestados pelo Sesi e gera indicadores, ajudando as empresas na prevenção de acidentes, no aumento da produtividade e na redução de riscos legais e de custos com saúde e afastamentos.

    No Distrito Federal, em 2018, 6.638 trabalhadores de 158 empresas foram atendidos com serviços de segurança e saúde no trabalho (SST) pelo Sesi. Um desses serviços é a Análise Ergonômica do Trabalho (AET), prevista na Norma Regulamentadora nº 17 do Ministério do Trabalho, que avalia as condições de trabalho e identifica riscos relacionados a aspectos como mobiliário, por exemplo.

    O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), por sua vez, estabelece diretrizes que visem à preservação da saúde e da integridade física dos funcionários. A equipe do Sesi-DF vai à empresa para avaliar o ambiente a que o empregado está exposto e se há riscos físicos, de queda, de choque, de ruído e de acidente, por exemplo.

    O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), que tem o PPRA como pré-requisito, visa à promoção e à preservação da saúde dos trabalhadores. Abrange consultas admissionais, periódicas, de retorno ao trabalho (no caso de funcionários que estiveram afastados), de mudança de função e demissionais.

    A coordenadora de Segurança e Saúde no Trabalho do Sesi-DF, Maria Cláudia Pereira dos Santos, explica que alguns serviços da área podem ser ofertados na modalidade in company. “Por meio das unidades móveis, temos a possibilidade de levar para a empresa consultas ocupacionais e alguns exames, por exemplo.”

    O Sesi-DF também oferece assessoria para implementação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Já na avaliação ambiental, entrega diagnóstico com os níveis de contaminação, distúrbio ou preservação de uma determinada área da empresa. São analisados itens como calor, frio, vibrações, poeiras, gases, iluminação, temperatura e umidade.

    Na análise de ruído, por exemplo, é feita a avaliação do período de trabalho do funcionário para verificar o nível de exposição e, ainda, se as medidas de proteção são eficientes. “É um detalhamento do risco. Com base no laudo, podem ser adotadas medidas necessárias ou até pagamento de insalubridade ao trabalhador”, explica Maria Cláudia.

    O Sesi-DF também pode ser contratado para emitir laudos de insalubridade e de periculosidade ou o Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT), que avaliam as condições de trabalho do funcionário de acordo com o ambiente e os riscos e suas implicações.

    Para conhecer o Sesi Viva+, entre no site ou ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor do Sistema Fibra: (61) 4042-6565.

    Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

    A data, rememorada em 28 de abril pela Organização Internacional do Trabalho desde o início dos anos 2000, busca conscientizar empregadores e trabalhadores sobre a importância da cultura de prevenção de acidentes e de doenças profissionais. Em 28 de abril de 1969, 78 pessoas morreram em uma explosão de uma mina no estado norte-americano de Virgínia.

    No Brasil, pela Lei nº 11.121/2005, a data foi instituída como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. O movimento Abril Verde coloca o tema em pauta durante o mês. A cor foi escolhida por estar associada a cursos relacionados à saúde.

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Cristiano Costa – 4.9.2015
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Equipe que vai à F1 in Schools apresenta projeto ao Sebrae-DF

    Equipe que vai à F1 in Schools apresenta projeto ao Sebrae-DF

    Estudantes da escola do Gama do Serviço Social da Indústria (Sesi) apresentaram nesta sexta-feira (1º) ao superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF, Valdir Oliveira, seu projeto para a etapa nacional da F1 in Schools. A competição será em duas semanas, de 15 a 17 de março, no Rio de Janeiro.

    f1 equipe colibri sebrae 01

    É a primeira vez que estudantes do Sesi-DF participam do torneio, apoiado pela Fórmula 1 e realizado em diversos países. É uma competição multidisciplinar que desafia os estudantes a desenvolverem habilidades práticas de empreendedorismo e de tecnologia.

    Os quatro integrantes do Team Colibri contaram ao superintendente como se preparam para a disputa. O grupo também pôde entender melhor como é o trabalho do Sebrae no apoio ao empreendedorismo. “Brasília está se tornando um polo importante de inovação e vocês estão fazendo parte disso. Estou feliz em ver que o Sebrae está ajudando a construir um futuro que já é presente”, disse Valdir Oliveira aos estudantes.

    O bate-papo ocorreu no Sebraelab, no Biotic — Parque Tecnológico de Brasília. “Achei muito interessante a visita, para saber mais sobre o assunto e também para ter mais ideias para o nosso projeto, que ainda estamos desenvolvendo”, disse Catharina Farias, de 17 anos, líder da equipe, da qual também fazem parte Bárbara Inaba, de 16 anos, Lucas Sampaio, de 17, e Pietra Nicolazzi, de 16. Os adolescentes estavam acompanhados do interlocutor de Tecnologias Educacionais no Sesi-DF, Benedito Aragão.

    O Sebrae-DF é um dos parceiros do Team Colibri, orientando os jovens no planejamento das atividades. A equipe também conta com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), que dá apoio na criação dos uniformes que os alunos utilizarão no torneio; com a Universidade de Brasília (UnB), que oferece tutoria na construção dos carros-modelo; e com a Junior Achievement, organização que auxilia na elaboração da ação social organizada pelo grupo. A empresa de investimentos Vary patrocina a equipe, que está a aberta a novas parcerias e patrocinadores.

    F1 in Schools

    Participarão 18 equipes de alunos do Sesi de 15 unidades da Federação, das quais apenas uma seguirá para a etapa mundial, prevista para o segundo semestre. Para a disputa, as equipes levarão carros-modelo baseados nas máquinas da F1. Também apresentarão portfólios de negócios e de marketing.

    Veja a galeria de fotos.

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Helio Montferre/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra