Autor: Dayane Rodrigues dos Santos

  • Primeira-dama do DF faz visita ao programa Vira Vida

    Primeira-dama do DF faz visita ao programa Vira Vida

    A equipe pedagógica do Vira Vida recebeu na manhã desta terça-feira, 18 de junho, a primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha. Ela teve a oportunidade de visitar as instalações do programa, no Sesi São João XXIII, no Gama. Conheceu as atividades desenvolvidas e participou de um bate-papo com egressos.

    O Vira Vida resgata jovens em situação de risco e de extrema vulnerabilidade social, proporcionando-lhes educação básica e profissional, direitos de saúde, cultura, esporte e lazer, elevação da autoestima e fortalecimento de vínculos. É uma iniciativa do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi) e na capital federal é desenvolvido desde 2009 pelo departamento regional, período em se formaram 670 alunos de 15 a 21 anos em 12 turmas. O Sesi São João XXIII é dedicado exclusivamente às atividades do projeto.

    “Trabalhamos desde a cura da dor e dos traumas até a entrega para a sociedade de jovens resilientes, qualificados e capacitados”, explicou a coordenadora do Vira Vida no DF, Cida Lima. Ela destacou ainda que o desenvolvimento humano é um dos eixos do programa. “Mostramos a eles que são pessoas capazes e dignas de uma boa educação e de um bom emprego. Damos ferramentas para que conquistem grandes sonhos.”

    O desenvolvimento do Vira Vida é estabelecido em outros três eixos: a capacitação para o mercado de trabalho, a qualidade de vida e a empregabilidade. “Sentir-se útil e ter o trabalho reconhecido é para muitos uma meta de vida. E acredito que estes adolescentes e jovens tenham o mesmo ideal”, disse Mayara.

    18 06 2019 Visita primeira dama do DF ao Vira Vida Foto Victor Hugo Pessoa Sistema Fibra 2

    Na conversa com os egressos, a primeira-dama afirmou que o governo local quer contribuir para a inserção socioprodutiva de jovens formados no Vira Vida. “Vamos unir forças e estreitar laços com parceiros para apoiar a equipe do programa e, assim, possibilitar contratações dos alunos que são tão bem capacitados para o mercado de trabalho.” Da última turma, de 91 jovens, 73 estão estagiando ou empregados.

    Beatriz*, de 17 anos, contou à primeira-dama do DF sobre como a experiência no Vira Vida foi transformadora. “O programa resgatou em mim a vontade de viver e a de ter sonhos, pois até então minha vida não tinha sentido. Graças a tudo que vivi aqui tenho um emprego e ajudo a minha família”, disse a estagiária da Latam Airlines.

    Já Luana*, de 17 anos, afirmou que amadureceu e conseguiu superar todos as angústias que a atormentavam. “Eu me tornei uma mulher. Tenho sonhos, ambições, perdi o medo de falar em público e sei decidir o que é melhor para mim.”

    Vira Vida

    O programa conta com o apoio de outras instituições do Sistema S – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) – e do governo de Brasília, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e da Defensoria Pública do DF, corresponsáveis pelo desenvolvimento e pela inserção socioprodutiva dos jovens. O projeto recebe recursos públicos destinados por meio de emenda parlamentar do deputado distrital Delmasso (PRB) desde 2016.

    Durante 16 meses, os participantes do programa frequentam aulas de educação básica, cursos de formação profissional e têm acompanhamento psicossocial, promoção de direitos de saúde, cultura, esporte e lazer. No fim desse período, são encaminhados para estágios e empregos. O projeto continua acompanhando os jovens durante os primeiros seis meses após o ingresso no mercado. O monitoramento é feito por meio de visitas ao ex-aluno e do contato periódico com o supervisor dele no local de trabalho.

    *Nomes fictícios, em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

    Veja aqui a galeria de imagens.

    Texto: Dayane dos Santos
    Foto: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

  • Sesi-DF comemora o Dia do Trabalhador

    Sesi-DF comemora o Dia do Trabalhador

    A manhã desta quarta-feira, 1° de maio, foi de diversão na unidade do Gama do Serviço Social da Indústria (Sesi). Cerca de 150 pessoas, a maioria trabalhadores e alunos de natação das turmas de formação esportiva da escola, aproveitaram o feriado em atividades em comemoração do Dia do Trabalhador.

    Houve campeonatos de futsal e de revezamento de três horas de natação. Todos levaram para casa medalhas de participação e as equipes vencedoras de cada categoria receberam troféus. O líder de produção da União Química Lucas Rocha, de 28 anos, jogou bola com colegas da empresa. Para ele, a iniciativa proporciona a interação da equipe e cria vínculos de amizade. “Saímos da rotina diária e compartilhamos um momento de lazer.”

    E é exatamente esse o objetivo do Sesi Gama, explica o coordenador de Promoção da Saúde da unidade, Wesley Reis: “Sabemos que ações como essa contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores, e isso se reverte em produtividade para as nossas indústrias”.

    A Carvasc – empresa de engenharia e terceirização – formou um time de futsal. Para Alef Carvalho, de 24 anos, dono do empreendimento, um dia como o de hoje tem resultado significativo sobre a rotina. “A minha equipe trabalha o coletivo e entende que a parceria em campo é a mesma que devemos ter no canteiro de obras”, disse.

    01 05 2019 Sesi Gama comemora dia do Trabalhador Foto Victor Hugo Pesso 3

    O revezamento de natação reuniu quatro equipes de 25 integrantes cada uma, formadas por crianças a adultos. A enfermeira Amanda Rodrigues, de 26 anos, integrou uma delas e aproveitou o dia de sol na piscina semiolímpica (25 metros de comprimento). “Eventos como esse relembram a época em que participei de outras competições e me estimulam a ter hábitos saudáveis”, contou, sorridente.

    Veja a lista dos premiados:

    Futsal
    1º lugar: União Química
    2º lugar: Equipograf
    3º lugar: Carvasc 
    Revezamento de natação
    1º lugar: Sesc
    2º lugar: Garra
    3º lugar: Sesi Gama
     

    Programação

    No Sesi Taguatinga, a equipe pedagógica celebrou a data, na manhã de terça-feira (30), com ginástica laboral e circuito funcional para incentivar a integração entre os colaboradores da unidade. O Sesi Sobradinho, por sua vez, promoverá no sábado (4) um torneio de futebol para a comunidade e funcionários de indústrias parceiras, como a Ciplan, a Votorantim e a Caesb.

    As três unidades do Sesi-DF oferecem atividades físicas para seus alunos e para a comunidade, como balé, dança, futebol, capoeira, judô, natação e hidroginástica.

    A faixa etária para começar a praticar varia conforme a modalidade e a unidade, mas há atividades para crianças, adultos e idosos. Há aulas nos turnos matutino, vespertino e noturno e as turmas são divididas nos níveis iniciante, intermediário e avançado. Saiba mais aqui.

    Veja mais fotos.

    Texto: Dayane dos Santos
    Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema
  • Estudantes do Sesi-DF visitam exposição no Congresso Nacional

    Estudantes do Sesi-DF visitam exposição no Congresso Nacional

    Realidade aumentada e virtual, aplicativos tecnológicos, robô submarino, sistema de monitoramento de barragens e kit de ferramentas automotivas para cegos foram alguns dos projetos que 110 alunos da 1ª série do Novo Ensino Médio das três escolas do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) conheceram na mostra Sesi Senai Pelo Futuro do Trabalho, exposta no Salão Negro do Congresso Nacional desde 2 de abril. Na tarde desta sexta-feira (12), último dia da exposição, o grupo pôde ver de perto produtos inovadores desenvolvidos em escolas e centros tecnológicos do Sesi e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de várias partes do País.

    Sarah Bagli, de 15 anos, estudante do Sesi Taguatinga, conta que na última semana aprendeu sobre velocidade e distância no itinerário de Ciências da Natureza. A cada conteúdo, ela descobre novas ferramentas tecnológicas de aprendizagem. “Em uma simples atividade é possível ver o quanto a tecnologia nos ajuda a decifrar teorias. É ainda mais fantástico vê-la sendo usada para ajudar a sociedade”, disse se referindo a uma luva tradutora de libras, que decifra os sinais e os transmite para um aparelho em formato de texto, facilitando a interação com uma pessoa muda. O projeto foi criado pelo Senai do Rio de Janeiro.

    exposicao sesi senai pelo futuro do trabalho 2Já a atenção de Júlio Viana (foto), de 15 anos, do Gama, ficou voltada para o robô submarino FlatFish, desenvolvido pelo Senai Bahia. O protótipo tem o objetivo de realizar inspeções visuais em 3-D de alta resolução para alcançar níveis avançados na exploração de petróleo e de gás em águas profundas. “Quero alcançar ideias tão geniais como essa. É por meio delas que abrimos nossos olhares para inovar e criar.”

    A realidade aumentada, metodologia utilizada em sala de aula nos cursos técnicos do Senai, foi uma das grandes atrações da mostra. A câmera do tablet ou do celular reconhece a imagem impressa do livro e a transmite em três dimensões. “É mais uma forma de despertar o interesse do aluno pela leitura, de forma lúdica e dinâmica”, disse a aluna de Sobradinho Amanda Layanne de Oliveira (foto), de 15 anos.exposicao sesi senai pelo futuro do trabalho 3

    A exposição, promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), também celebrou os 40 anos dos barcos-escola Samaúma, que percorrem a região Amazônica levando educação profissional. Todos os cursos nas embarcações são gratuitos em áreas como Mecânica, Eletroeletrônica, Soldagem, Marcenaria, Construção Civil e Panificação.

    Texto: Dayane dos Santos
    Foto: Helio Montferre/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Micro e pequenas empresas têm 70% de desconto em programas de SST

    Micro e pequenas empresas têm 70% de desconto em programas de SST

    Tão importante quanto a produtividade de uma empresa são a saúde e a segurança dos funcionários que nela trabalham. Entre os serviços ofertados pelo Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) estão ações de prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais. Os Programas de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) são obrigatórios para as empresas que têm contratos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

    Previsto na Norma Regulamentadora nº 9 do Ministério do Trabalho, o PPRA tem o propósito de estabelecer diretrizes que visem à preservação da saúde e da integridade física do funcionário. A equipe do Sesi-DF vai à empresa para avaliar o ambiente a que o empregado está exposto e se há riscos físicos, de queda, de choque, de ruído e de acidente, por exemplo.

    dosimetro de ruido sesi df

    Ao fim desse processo, em até 30 dias, desde que a empresa tenha fornecido todos os dados solicitados, é elaborado um documento com as informações mapeadas e um plano de ação para a empresa, que indica os pontos que necessitam de melhorias.

    O PPRA é pré-requisito para o PCMSO, que visa à promoção e à preservação da saúde dos trabalhadores. O médico, com base no ambiente de trabalho, definirá quais são os exames necessários. Depois são feitas as consultas ocupacionais. “O médico analisará a saúde do empregado em relação aos riscos a que ele está exposto. Se tiver sido identificado ruído, por exemplo, provavelmente solicitará uma audiometria”, explica Maria Cláudia Pereira dos Santos, coordenadora de Segurança e Saúde no Trabalho do Sesi-DF.

    O PCMSO, previsto na Norma Regulamentadora nº 7 do Ministério do Trabalho, abrange consultas admissionais, periódicas, de retorno ao trabalho (no caso de funcionários que estiveram afastados), de mudança de função e demissionais.

    Subsídio

    Por meio de um convênio entre o Sesi-DF e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), empresas com até 30 empregados e faturamento de até R$ 4,8 milhões por ano (micro e pequenas), podem, até maio, contratar o PPRA e o PCMSO do Sesi-DF com 70% do valor subsidiado.

    De agosto de 2016 a dezembro de 2018, 180 empreendimentos brasilienses foram atendidos nessas condições.

    Sesi Viva+

    Dados do PPRA e do PCMSO já estão entre os disponíveis na plataforma Sesi Viva+. A tecnologia facilita o acesso e o gerenciamento de informações sobre saúde e segurança dos trabalhadores de empresas de qualquer segmento e de qualquer porte e, principalmente, ajuda na hora de enviar os dados ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).

    A plataforma é composta pelo sistema Sesi de SST e Promoção da Saúde (S+), o Portal Sesi Viva+ e o aplicativo para celulares.

    Para mais informações, entre em contato com o SAC/Ouvidoria do Sistema Fibra pelo telefone (61) 4042-6565.

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Moacir Evangelista/Sistema Fibra – 17.5.2018
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Sesi Taguatinga recebe alunos com peça de teatro

    Sesi Taguatinga recebe alunos com peça de teatro

    dinamica novo ensino medio sesi df

    As aulas do ano letivo de 2019 das três escolas do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) começaram na segunda-feira, 28 de janeiro. Em Taguatinga, os 60 alunos do Novo Ensino Médio tiveram uma tarde de atividades lúdicas para entender melhor as mudanças das diretrizes curriculares do segmento.

    O Ministério da Educação aprovou em dezembro passado a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. O documento traz orientações para os currículos das escolas públicas e privadas do Brasil, além de permitir que as instituições elaborem projetos pedagógicos com autonomia e apliquem técnicas de ensino com interdisciplinaridade. O texto permite, ainda, que o estudante escolha em quais áreas do conhecimento quer se aprofundar e opte por uma formação técnico-profissional. A obrigatoriedade começará a valer em 2021, mas o Sesi-DF criou cinco turmas-piloto do 1º ano para aplicar a nova metodologia em 2019. São duas turmas em Taguatinga, outras duas no Gama e uma em Sobradinho.

    A principal mudança é que não haverá mais disciplinas, e sim áreas do conhecimento. São cinco itinerários formativos: Códigos e Linguagens, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Técnico-Profissionalizante.

    “Antes, o Sesi-DF oferecia o projeto Educação Básica Articulada com Educação Profissional (Ebep). Quem era matriculado no programa fazia um curso técnico no turno contrário ao das aulas no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF). Agora, os professores do Senai vão até o Sesi uma vez por semana no horário das aulas. O ensino passa a ser integrado”, explica o coordenador pedagógico do Sesi Taguatinga, William Luzente.

    Com o objetivo de explicar as mudanças, professores da escola de Taguatinga criaram uma peça de teatro em que se passam por estudantes e fazem questionamentos sobre o novo currículo.

    “Apresentamos como será a evolução do processo de forma leve e didática. Assim, eles conseguem entender o que aprenderão ao longo do ano”, conta a professora de Códigos e Linguagens Denise Ximenes. Ela destaca que, com a nova legislação, os alunos estarão mais bem preparados para as avaliações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília, que seguem o modelo de áreas do conhecimento.

    Expectativa

    Os estudantes do Novo Ensino Médio terão 1,8 mil horas de aulas de conhecimento e 1,2 mil horas de atividades práticas ao longo de três anos. Em Taguatinga, a formação profissional é no curso Técnico em Redes de Computadores. O aluno Eduardo Henrique Ferreira, de 15 anos, está ansioso para iniciar as aulas. “Vamos poder estudar Biologia e Química ao mesmo tempo e ter uma visão ampla sobre determinado assunto, graças a esse novo modelo de educação.”

    Veja aqui a galeria de imagens.

    Texto: Dayane dos Santos
    Foto: Helio Montferre/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

  • Formação profissional: teoria e prática para alunos do Vira Vida

    Formação profissional: teoria e prática para alunos do Vira Vida

    curso operador de microcomputador senai dfA qualificação, a disposição para trabalhar em equipe, a responsabilidade e o comprometimento são diferenciais na hora de conseguir um emprego. É por isso que o Vira Vida, além de capacitar adolescentes e jovens em situação de extrema vulnerabilidade social, os ensina sobre postura no ambiente de trabalho. No DF, desde 2009, o programa formou em 12 turmas 670 alunos de 15 a 21 anos, dos quais 500 foram absorvidos pelo mercado de trabalho.

    O objetivo principal do Vira Vida, programa criado em 2008 pelo Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), é a inserção socioprodutiva. Durante 16 meses, os participantes do programa frequentam aulas de educação básica, cursos de formação profissional e têm acompanhamento psicossocial, promoção de direitos de saúde, cultura, esporte e lazer. No fim desse período, são encaminhados para estágios e empregos.

    O projeto continua acompanhando os jovens durante os primeiros seis meses após o ingresso no mercado de trabalho. O monitoramento é feito por meio de visitas ao ex-aluno e do contato periódico com o supervisor dele no local de trabalho.

    “O programa foi fundamental para meu crescimento como ser humano, pois me acolheu em um dos momentos mais difíceis. Hoje, eu posso dizer que subi no palco da minha vida”, diz Victor*, de 19 anos, egresso da 12ª turma, que se formou em setembro passado. Ele trabalha na Companhia Energética de Brasília (CEB) como atendente. Faz impressões de segunda via de contas, alteração de data de vencimento, atualização de cadastro, consulta de andamento de solicitações.

    O jovem fez cursos de Operador de Computador, de Assistente Administrativo e de Recepcionista. “O que aprendi casa com a função que desempenho hoje. Tenho contato direto com o público e os mecanismos de trabalho são os mesmos que os professores me ensinaram.”

    A turma de Victor teve 91 estudantes – 67 estão em estágio ou em emprego em outros parceiros além da CEB: Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Banco de Brasília, Banco do Brasil, Latam, Jorlan, Viação Pioneira e Raia Drogasil.

    Também egressa da 12ª turma, Isabela*, de 18 anos, saiu do programa com o Ensino Fundamental completo e cursos de Operador de Microcomputador, de Modelagem e de Eletricista Instalador Residencial. Ainda no ano passado, foi selecionada para trabalhar na companhia aérea Latam como vendedora. “O meu sonho é ser comissária de bordo. Vou continuar estudando para isso, pois o primeiro passo, com a ajuda do Vira Vida, foi dado”, conta, sorridente.

    Palestras e oficinas sobre temas como ética profissional, processo seletivo e entrevista fazem parte das atividades do Vira Vida. “Fazemos uma análise e traçamos o perfil da turma, de acordo com as profissões que eles almejam. E, assim, trazemos profissionais para contar da experiência de carreira”, explica a técnica de Empregabilidade do programa no DF, Thalita Cardoso. Em 2019, terá início a 13ª turma.

    Para tirar dúvidas sobre o projeto e saber como contratar egressos do Vira Vida, entre em contato pelo telefone (61) 3484-2310.

    *Nomes fictícios.

    Texto: Dayane dos Santos
    Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • 13ª turma do Vira Vida no DF está formada

    13ª turma do Vira Vida no DF está formada

    Na tarde de quarta-feira (19), a equipe do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) que faz parte do Vira Vida apresentou às entidades do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente a composição da 13ª turma do programa. Os estudantes têm de 14 a 21 anos, estão em situação de extrema vulnerabilidade social e a maioria tem defasagem escolar. As atividades estão previstas para começar em fevereiro.

    Durante 16 meses, os 99 jovens vão frequentar aulas da educação básica do próprio Sesi-DF e de cursos de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Terão acompanhamento psicossocial, promoção de direitos de saúde, cultura, esporte e lazer. O objetivo principal é a inserção socioprodutiva.

    No primeiro mês, haverá a fase de socialização e acolhimento. Caso algum jovem desista de participar do projeto, outro candidato poderá ocupar a vaga, desde que tenha participado das fases do processo de inserção.

    “Os meninos e as meninas chegam até nós com demandas que vão desde carências pessoais a cuidados com a saúde. Nosso trabalho é suprir todas essas necessidades”, disse a coordenadora do Vira Vida no DF, Cida Lima.

    apresentacao da 13 turma vira vida 2019

    A inserção de jovens no Vira Vida é feita por indicação da rede de apoio, a exemplo dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos conselhos tutelares. Sessenta e duas instituições encaminharam 404 inscrições. Foram aprovadas 99 e feito um cadastro-reserva de 26 – uma menina ainda está com avaliação pendente para ingressar na 13ª turma.

    “O Vira Vida forma cidadãos completos e os ajuda na construção de um futuro melhor, por meio da educação e da qualificação profissional”, afirma a assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Samambaia Dayane Xavier.

    Capacitação

    Na terça-feira (18), a equipe do Vira Vida e professores do Senai-DF que dão aulas a alunos do programa participaram de uma palestra sobre saúde mental. O objetivo do encontro, no Sesi São João XXIII, no Gama, foi orientá-los a identificar possíveis sinais de transtornos mentais. Desenvolvimento físico e mental, ansiedade, instabilidade emocional, automutilação e suicídio foram alguns dos assuntos abordados.

    Em formato de bate-papo, o palestrante e psiquiatra da infância e da adolescência Thiago Blanco (foto) contou um pouco da sua experiência como médico e explicou como é feito o diagnóstico de transtornos em vítimas de violência. “A personalidade do ser humano é consequência do temperamento e do que foi vivido por ele, por isso é necessário ter um olhar amplo para avaliar as condições e os mecanismos ideais para tratamento”, explicou.thiago blanco no vira vida

    Blanco destacou também a importância de iniciativas como o Vira Vida para esse público. “Eles têm a necessidade de pertencimento a um grupo, e o trabalho feito pelo programa dá a eles esse sentimento”, disse, em referência ao atendimento psicológico, à terapia comunitária e à assistência social, além do vínculo que criam entre si.

    “A autossabotagem é umas das principais características dos alunos que entram no projeto. Ao longo do período que permanecem conosco, mostramos o potencial que têm, a capacidade e as competências de cada um, mas não é um processo fácil”, contou Cida Lima.

    Um dos temas que mais assombram a equipe pedagógica é que os estudantes levem para a vida adulta os traumas da infância. “A capacitação técnico-científica que recebemos hoje nos dará suporte em sala de aula, pois vamos saber identificar situações e fazer o encaminhamento correto”, diz a professora de Português Danielle Cunha.

    Histórico

    Criado em 2008, o Vira Vida é uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi. No DF, desde 2009, formou 670 alunos de 15 a 21 anos em 12 turmas. O Sesi São João XXIII, no Gama, é exclusivamente dedicado às atividades do programa.

    Veja aqui as fotos da apresentação da composição da nova turma do Vira Vida no DF.

    Veja aqui as fotos da capacitação.

    Texto: Dayane dos Santos
    Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Contemplados na gratuidade do Sesi-DF devem se matricular até dia 12

    O resultado do edital suplementar das vagas remanescentes de gratuidade regulamentar para o Ensino Médio do ano letivo de 2019 nas escolas de Taguatinga e de Sobradinho do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) já está disponível. Os responsáveis pelos estudantes beneficiários devem ir até a secretaria escolar da unidade em que fizeram inscrição de 6 a 12 de dezembro, nos dias úteis, das 7h30 às 18 horas, para fazer a matrícula.

    É necessário entregar a documentação abaixo. No caso das cópias, deverá ser apresentado o original:

    Do estudante

    – Cópia da certidão de nascimento

    – Cópia do RG

    – Cópia do CPF

    – Duas fotos 3×4

    – Original do histórico escolar ou declaração de conclusão*

    – Cópia do resultado de exame de sangue com fator RH

    (*Caso o estudante não tenha o documento, poderá apresentá-lo até 28 de fevereiro de 2019)

    Do responsável legal

    – Cópia do RG

    – Cópia do CPF

    – Cópia do comprovante de residência (últimos três meses)

    No ato da efetivação da matrícula, o responsável deverá assinar o contrato de prestação de serviços educacionais e o termo de compromisso escolar para o ano letivo de 2019.

    Gratuidade

    O edital de abertura de vagas de gratuidade regulamentar para o Ensino Médio no ano letivo de 2019 foi lançado em 22 de outubro, com 214 vagas, para pessoas de baixa renda. Até 29 de outubro, foram aceitas apenas inscrições de trabalhadores da indústria, que tiveram prioridade. As 180 vagas remanescentes foram abertas à comunidade de 6 a 9 de novembro, nas três escolas – Gama, Sobradinho e Taguatinga.

    Em 20 de novembro, foi publicado um outro edital, também aberto à comunidade, com 17 vagas remanescentes de gratuidade regulamentar para o Ensino Médio no ano letivo de 2019, para as unidades de Sobradinho e Taguatinga. No Gama, as vagas já haviam sido preenchidas.

    Texto: Dayane dos Santos
    Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Alunos da 12ª turma do Vira Vida ingressam no mundo do trabalho

    Alunos da 12ª turma do Vira Vida ingressam no mundo do trabalho

    Após 16 meses de aulas de educação básica e de cursos de formação profissional no programa Vira Vida do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), 44 dos 91 alunos que se formaram em setembro na 12ª turma estão trabalhando. A inserção socioprodutiva é o objetivo principal do projeto. que atende jovens de 14 a 21 anos em situação de extrema vulnerabilidade social.

    Na manhã de terça-feira (4), foi o dia de Lucas*, de 19 anos, dar o primeiro passo no mercado de trabalho. Ele foi contratado como auxiliar de produção pela doceria Maria Amélia Doces. “É uma oportunidade ímpar. Estou disposto a aprender, a me qualificar e a me tornar um grande profissional”, conta, emocionado. Ele destacou que, antes do projeto, não tinha sonhos e expectativas, mas que a equipe pedagógica deu a ele um novo significado para a palavra superação.empregabilidade vira vida turma 12

    Durante o período em que esteve no programa, o jovem concluiu o Ensino Fundamental e fez cursos de Operador de Microcomputador, de Modelagem e de Eletricista Instalador Residencial. Atualmente mora em um abrigo e cursa o Ensino Médio. “Hoje sou independente e tenho uma visão positiva do futuro, pois sei que sou capaz de promover mudanças.”

    A empresária Maria Amélia Dias, dona do empreendimento que leva seu nome, coordena uma equipe de cem funcionários e acredita que o espaço será uma faculdade de conhecimento para Lucas. “Ele vai aprender todos os processos de uma confeitaria, desde a execução de um salgado à de um doce fino. A ideia é que ele se torne um cozinheiro exemplar, daremos todo o suporte necessário”, disse.

    Nos primeiros meses, psicólogas e assistentes sociais do Vira Vida farão monitoramento e avaliação de desempenho. “Faremos visitas quinzenais ao ex-aluno e contato com o supervisor dele no local de trabalho. Damos dicas de adaptação, pois é o momento de ele aprimorar novas competências”, explica a técnica de Empregabilidade do Vira Vida no DF, Thalita Cardoso.

    Os outros 43 alunos da 12ª turma do Vira Vida que já estão empregados trabalham no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, no Banco de Brasília, no Banco do Brasil, na Jorlan, na Viação Pioneira e na Raia Drogasil.

    Para tirar dúvidas sobre o projeto e saber como contratar egressos do Vira Vida, entre em contato pelo telefone (61) 3484-2310.

    *Nome fictício.

    Parceria

    Foi em um dos encontros do grupo de Voluntárias Cisne Branco, formado por esposas de militares e por outras mulheres da sociedade civil, que Maria Amélia conheceu o Vida Vida. Ela ouviu o depoimento de Lucas e viu a oportunidade de ajudá-lo, já que ele afirmou que tinha o sonho de trabalhar na área de alimentos.

    Em Brasília, a diretora do grupo é Ana Beatriz Goldstein. O objetivo é estimular ações em parceria com entidades públicas e privadas para melhorar as condições sociais de comunidades, como ocorre no projeto Ecovila Naval, no qual o Sesi-DF e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) também são parceiros.

    Histórico

    Criado em 2008, o Vira Vida é uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi. No DF, desde 2009, formou 670 alunos de 15 a 21 anos em 12 turmas. Do total, 500 estão no mercado de trabalho. Os jovens são acompanhados por equipes multidisciplinares em várias áreas: educacional, psicológica, pedagógica, de assistência social e administrativa. O Sesi São João XXIII, no Gama, é exclusivamente dedicado às atividades do programa.

    O Vira Vida é dividido em eixos, e o da empregabilidade fecha o ciclo do atendimento aos jovens. “Somos agentes transformadores e o nosso papel é ressignificar e empoderar aqueles que necessitam de apoio. Muito mais do que dar um emprego, é possibilitar o resgate da autoestima e a formação da identidade do jovem”, diz a coordenadora do Vira Vida no DF, Cida Lima.

    Texto: Dayane dos Santos
    Foto: Helio Montferre/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

  • Beneficiários da gratuidade do Sesi-DF devem se matricular até dia 29

    O resultado das vagas de gratuidade regulamentar para o Ensino Médio do ano letivo de 2019 nas escolas do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) já está disponível. Os responsáveis pelos estudantes contemplados devem ir até a secretaria escolar da unidade em que fizeram inscrição (Gama, Sobradinho ou Taguatinga) de 20 a 29 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 horas, para fazer a matrícula.

    É necessário entregar a documentação abaixo. No caso das cópias, deverá ser apresentado o original:

    Do estudante

    – Cópia da certidão de nascimento

    – Cópia do RG

    – Cópia do CPF

    – Duas fotos 3×4

    – Original do histórico escolar ou declaração de conclusão*

    – Cópia do resultado de exame de sangue com fator RH

    (*Caso o estudante não tenha o documento, poderá apresentá-lo até 28 de fevereiro de 2019)

    Do responsável legal

    – Cópia do RG

    – Cópia do CPF

    – Cópia do comprovante de residência (últimos três meses)

    No ato da efetivação da matrícula, o responsável deverá assinar o contrato de prestação de serviços educacionais e o termo de compromisso escolar para o ano letivo de 2019.

    Vagas restantes

    O edital de abertura de vagas de gratuidade regulamentar para o Ensino Médio no ano letivo de 2019 foi lançado em 22 de outubro, com 214 vagas, para pessoas de baixa renda. Até 29 de outubro, foram aceitas apenas inscrições de trabalhadores da indústria, que tiveram prioridade. As 180 vagas remanescentes foram abertas à comunidade de 6 a 9 de novembro.

    Ainda será publicado outro edital, aberto à comunidade, de vagas remanescentes de gratuidade regulamentar para o Ensino Médio no ano letivo de 2019. O edital será publicado no link.

    Texto: Dayane dos Santos
    Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra