Autor: Dayane Rodrigues dos Santos

  • Alunos da 13ª turma do Vira Vida serão definidos até novembro

    Alunos da 13ª turma do Vira Vida serão definidos até novembro

    processo de insercao 13 turma do Vira Vida Foto Victor Hugo Pessoa 1O programa Vira Vida no Distrito Federal encerrará até novembro o processo de inserção da 13ª turma. A seleção dos alunos — adolescentes e jovens de 15 a 21 anos em situação de extrema vulnerabilidade social — será feita pela equipe multidisciplinar do programa, por meio de formulários enviados por entidades e órgãos integrantes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, como os centros de referência de assistência social (Cras) e os conselhos tutelares. Em Brasília, o Vira Vida é executado pelo Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF).

    Na sexta-feira, 11 de outubro, durante o Café com a Rede de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual de Adolescentes, na sede da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), foram apresentados os critérios de inserção na nova turma. O processo de inserção havia sido feito em 2018 e o início das aulas estava previsto para o primeiro semestre deste ano, mas foi adiado em razão da espera pela liberação de recursos públicos que complementam a execução do projeto. Assim, dos 99 jovens originalmente selecionados, 54 confirmaram a matrícula e serão atendidos. Restam agora 46 vagas, uma vez que a capacidade por turma é de cem jovens.

    A equipe do Vira Vida receberá formulários até 25 de outubro. “O Vira Vida resgata meninas e meninos de situações desumanas e lhes devolve a vontade de viver e de sonhar. Entregamos à sociedade profissionais qualificados e aptos a entrar no mercado de trabalho”, explicou a coordenadora do Vira Vida no DF, Cida Lima, aos representantes da rede de enfrentamento que compareceram ao encontro.

    processo de insercao 13 turma do Vira Vida Foto Victor Hugo Pessoa 2

    O deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos), que desde 2016 destina emendas ao projeto, afirmou aos presentes que o trabalho é em prol daqueles que mais necessitam. “São pessoas com o psicológico abalado, traumas não tratados e vínculos familiares fragilizados. O Vira Vida tem o poder de curar esses males.”

    Etapas de inserção

    A primeira fase do processo de inserção será uma sondagem de Português para identificar os conhecimentos dos jovens e o nível de escolaridade de cada um. As fases seguintes serão a dinâmica em grupo e a vivência de resgate da autoestima. A última etapa será a entrevista individual.

    Depois desse processo, a equipe do Vira Vida reunirá os integrantes da rede de enfrentamento para dar retorno dos resultados e informar quem fará parte do programa. As aulas da 13ª turma começarão em 20 de novembro.

    Durante 16 meses, os jovens selecionados vão frequentar aulas da educação básica do próprio Sesi-DF e de cursos de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Terão acompanhamento psicossocial, promoção de direitos de saúde, cultura, esporte e lazer. O objetivo principal é a inserção socioprodutiva.

    Criado em 2008, o Vira Vida é uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi. No DF, desde 2009, formou 670 alunos de 15 a 21 anos em 12 turmas. Os jovens são acompanhados por equipes multidisciplinares em várias áreas: educacional, psicológica, pedagógica, de assistência social e administrativa. O Sesi São João XXIII, no Gama, é exclusivamente dedicado às atividades do programa.

    Veja aqui a galeria de imagens.

    Texto: Dayane dos Santos
    Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

  • Sesi-DF assina acordos com o Executivo e o Legislativo locais

    Sesi-DF assina acordos com o Executivo e o Legislativo locais

    Sesi DF assina acordos com o governo local e com a Camara Legislativa Foto MoacirEvangelista11102019 2Na manhã desta sexta-feira (11), no Palácio do Buriti, o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e a Secretaria de Justiça e Cidadania assinaram um termo de convênio para a execução da 13ª turma em Brasília do programa Vira Vida, que atende adolescentes e jovens em situação de extrema vulnerabilidade social. Na mesma ocasião, foi firmado um acordo de cooperação entre o Sesi-DF e a Câmara Legislativa para que o órgão receba egressos do programa como estagiários.

    O convênio com a secretaria é para o uso de R$ 4 milhões por meio de emenda parlamentar do deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos), que destina recursos públicos ao projeto desde 2016, o que permitiu que o Sesi-DF ampliasse o atendimento anual de 50 para até cem alunos. “O documento traz segurança jurídica e mostra o quão necessário é designar esforços para um programa que cuida da população jovem da nossa cidade”, disse Delmasso.

    Durante 16 meses, o Vira Vida oferece a meninos e a meninas de 15 a 21 anos educação básica do Sesi e cursos de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que são parceiros do projeto. Os jovens também têm acompanhamento psicossocial, promoção de direitos de saúde, cultura, esporte e lazer. O objetivo principal é a inserção socioprodutiva.

    “A parceria com o poder público é de suma importância para o desenvolvimento desse trabalho, que entrega à sociedade jovens qualificados e preparados para o mercado”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Jamal Jorge Bittar, também diretor regional do Sesi-DF. Ele destacou a responsabilidade da instituição com esse público. “Os que passam pelo Vira Vida têm atendimento psicológico contínuo — lhes devolvemos a autoestima e resgatamos sonhos.”

    Sesi DF assina acordos com o governo local e com a Camara Legislativa Foto MoacirEvangelista11102019 1

    Criado em 2008, o Vira Vida é uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi. No DF, desde 2009, formou 670 alunos em 12 turmas. “Ao longo desses anos o programa tem apresentado resultados efetivos e concretos, por isso vamos dar sequência e apoiá-lo para que cresça”, disse o secretário de Justiça, Gustavo Rocha.

    O governador do DF, Ibaneis Rocha, compareceu à cerimônia e falou que um dos objetivos do seu mandato é estimular ações que contribuam para o cuidado e a atenção com aqueles que mais necessitam. “O Vira Vida é a porta de saída da violência e o caminho de recuperação dos que sofreram na infância”, definiu.

    Termo de cooperação

    Na Câmara Legislativa, o programa de estágios reserva 5% das vagas a cidadãos atendidos por programas sociais. Agora, o Vira Vida é um deles. “Receber os alunos no ambiente profissional é a sequência do programa e é isso que os ajuda na formação. É a continuação do processo”, reforçou o presidente da Câmara Legislativa, deputado distrital Rafael Prudente (MDB). A última turma do Vira Vida formou 91 alunos, dos quais 77 estão no mercado de trabalho como aprendizes, estagiários ou funcionários.

    Veja aqui a galeria de imagens.

    Texto: Dayane dos Santos
    Fotos: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Novas matrículas para as escolas do Gama e de Taguatinga estão abertas

    Novas matrículas para as escolas do Gama e de Taguatinga estão abertas

    sala de aula foto Helio Montferre28012019Começaram nesta segunda-feira, 7 de outubro, as novas matrículas para o ano letivo de 2020 das escolas do Gama e de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF). As unidades oferecem o Ensino Fundamental, a 2ª e a 3ª séries do Ensino Médio Regular e os três anos do Novo Ensino Médio. Basta comparecer à central de atendimento da escola de interesse, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 horas.

    As renovações de matrículas também serão feitas a partir de hoje, em datas escalonadas por ano/série nas escolas do Gama e de Taguatinga (veja a programação aqui). Em Sobradinho, que oferece apenas o Ensino Médio, as renovações serão até 11 de novembro. Para o ano que vem, a escola de Sobradinho terá novas matrículas somente na modalidade de gratuidade regulamentar. O edital será publicado no fim deste mês.

    A Rede Sesi propõe que a educação básica vá além do conhecimento didático da sala de aula, explorando práticas inovadoras. “A proposta de ensino se baseia nos desafios que os alunos poderão enfrentar no futuro: é uma formação transversal e de integração, que valoriza as habilidades de cada um”, explica a coordenadora de Educação do Sesi-DF, Núbia Rosa.

    O currículo escolar trabalha temas como empreendedorismo, criatividade, sustentabilidade, responsabilidade social, economia e novas tecnologias. A instituição também incentiva a participação dos alunos em competições nacionais e mundiais, como o Torneio Sesi de Robótica e o Sesi F1 nas Escolas.

    Para os que vão iniciar o Novo Ensino Médio, a mudança é que não haverá mais disciplinas como no Ensino Médio Regular, e sim áreas do conhecimento. São cinco itinerários formativos: Códigos e Linguagens, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Técnico-Profissionalizante. A obrigatoriedade do novo formato de educação começará a valer em 2021, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, mas o Sesi-DF aplica a metodologia desde o início deste ano.

    As escolas do Sesi contam com infraestrutura para atividades esportivas, culturais e pedagógicas – bibliotecas, laboratórios de Matemática, de Informática e de Robótica, auditórios modernos, quadras poliesportivas e piscinas olímpicas.

    No horário contrário ao das aulas, crianças e adolescentes podem praticar modalidades como balé, teatro, música, natação, futebol e judô. A matrícula para essas atividades é independente, ou seja, o responsável pode escolher o que melhor atende ao estudante, quanto a horário e valores. Saiba mais aqui.

    Centro de Ensino Sesi Gama
    Área Especial 1/8, Setor Central
    (61) 3484-9621
     
    Centro de Ensino Sesi/Senai Sobradinho
    Quadra 13, Área Especial 3, Lotes A/F
    (61) 3487-8617
     
    Centro de Ensino Sesi Taguatinga
    QNF 24, Área Especial, Taguatinga Norte
    (61) 3355-9565
     
    Veja mais informações em sesidf.org.br.
     
    Texto: Dayane dos Santos
    Foto: Helio Montferre/Sistema Fibra – 28.01.2019
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Vagas gratuitas na EJA no Ensino Médio estão abertas à comunidade

    Vagas gratuitas na EJA no Ensino Médio estão abertas à comunidade

    21 7 2018 Fachada Sesi Taguatinga DF Foto Helio MontferreO Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) publicou nesta quinta-feira, 26 de setembro, o edital com as vagas remanescentes de gratuidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Médio, na modalidade a distância. As 82 vagas são para pessoas de baixa renda (maiores de 18 anos). As inscrições podem ser feitas até 2 de outubro. Na primeira fase do edital, de 18 a 20 de setembro, tiveram prioridade para se inscrever trabalhadores da indústria e dependentes.

    A previsão é que as aulas comecem no fim de outubro. O conteúdo estará na internet e haverá um encontro por semana, sempre das 19 horas às 22h30, no Sesi Taguatinga. O prazo máximo de conclusão é de18 meses.

    As inscrições são por ordem de atendimento, exclusivamente por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Sistema Fibra, pelo telefone (61) 4042-6565, das 7h30 às 18h30. Será gerado um número de protocolo e enviado por e-mail.

    Após a ligação, o interessado terá o prazo de dois dias úteis para confirmar a inscrição pessoalmente, preenchendo a ficha de inscrição disponível na central de atendimento do Sesi Taguatinga (QNF 24 – Área Especial), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21 horas. Trabalhadores da indústria devem levar cópias dos seguintes documentos: carteira de trabalho, Guia da Previdência Social (GPS) e Guia de Recolhimento do FGTS (GFIP).

    No ato da confirmação da inscrição, será preciso redigir uma declaração manifestando se enquadrar em situação de baixa renda ou apresentar documento que comprove ser beneficiário do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

    Resultado das inscrições

    A lista completa dos beneficiados será publicada no endereço www.sistemafibra.org.br/sesi/editais/edital-gratuidade e no mural do Sesi Taguatinga em 8 de outubro.

    Os trabalhadores da indústria e seus dependentes que se inscreveram no período da prioridade podem verificar a lista de contemplados aqui

    A matrícula dos alunos da modalidade de gratuidade a distância da EJA deverá ser feita em 9 e 10 de outubro, das 7h30 às 21 horas, na central de atendimento do Sesi Taguatinga. Será necessário apresentar originais e entregar as cópias da documentação abaixo:

    – RG

    – CPF

    – Histórico escolar (caso tenha)

    – Comprovante de residência

    – Foto 3×4

    Texto: Dayane dos Santos
    Foto: Helio Montferre/Sistema Fibra – 21.7.2018
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Edital de Inovação para a Indústria tem novidades na edição de 2019

    Edital de Inovação para a Indústria tem novidades na edição de 2019

    edital de inovacao para industria 2019 Estão abertas as inscrições para escolha de projetos inovadores em cinco categorias, entre as quais a Aliança Industrial, com um novo modelo de seleção. Nessa modalidade, as propostas devem ser apresentadas por um grupo de empresas, que se unem para compartilhar riscos financeiros e tecnológicos.

    A Aliança Industrial deverá ser composta por, no mínimo, duas empresas, um Instituto Senai de Inovação ou um Instituto Senai de Tecnologia.  Os grupos podem ser formados ainda por instituições de ciência de tecnologia, universidades, startups e agentes financeiros.

    O fluxo de recebimento de projetos também passa a ser contínuo, nas categorias atribuídas ao Senai, sem datas fixas como anteriormente. Ou seja, a qualquer momento, no período desta edição, os consórcios de empresas podem apresentar seu plano de desenvolvimento de novos produtos ou processos. As propostas podem abordar qualquer tema relevante para a indústria brasileira, mas há preferência por projetos nas áreas de bioeconomia e sustentabilidade; fábricas e produtos inteligentes; materiais avançados; tecnologias produtivas e manufatura aditiva.

    O Edital de Inovação para a Indústria é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi). As propostas selecionadas recebem recursos e apoio para desenvolvimento de uma prova de conceito, passando por processos de validação, de protótipo e de teste na rede de 26 Institutos Senai de Inovação, 58 Institutos Senai de Tecnologia e nove Centros de Inovação Sesi. Desde que o edital foi criado, em 2004, foram selecionados mais de mil projetos inovadores, nos quais foram investidos mais de R$ 545 milhões.

    Impacto

    “O modelo dessa nova categoria do edital é praticado nos países mais sofisticados em termos de inovação. Quando empresas se unem, concorrentes ou não, o impacto da inovação é muito maior. O escopo do projeto é mais debatido, as questões são mais profundas, a inovação tem muito mais chance de ser disruptiva”, explica o gerente-executivo de Inovação e Tecnologia do Senai, Marcelo Prim. “O Senai tem o papel de induzir inovação de maior impacto e está fazendo isso por meio do edital para a indústria.”

    Os institutos do Senai também vão atuar como aglutinadores de empresas, especialmente nos casos em que uma companhia possua um bom projeto, mas não faça parte de uma aliança. “Estamos incentivando os institutos do Senai a fazer um trabalho prévio de aglutinar demandas. Ainda que a empresa não tenha uma aliança, deve procurar o instituto mais próximo, que pode construir um grupo de empresas com o mesmo interesse para fazer projetos em conjunto”, recomenda Prim.

    O Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, em Curitiba, por exemplo, organizou um consórcio de 11 pequenas e médias empresas fabricantes de baterias a fim de desenvolver um novo produto para automóveis com sistema start stop. Cada empresa investiu R$ 110 mil, em parcelas suaves durante dois anos, no projeto com custo total de R$ 3,7 milhões. O principal benefício será sobreviver em um mercado que deve se transformar radicalmente nos próximos anos. Além de investir em um produto estratégico para a sobrevivência do negócio, o consórcio também permitiu a melhoria das baterias de chumbo-ácido que atualmente são comercializadas pelas participantes.

    Na edição 2019, o Edital de Inovação para Indústria mantém a categoria Empreendedorismo Industrial, lançada há três anos, e que tem obtido enorme sucesso. Essa modalidade estimula a conexão entre grandes indústrias e startups, micro e pequenas empresas por meio de desafios específicos lançados por empresas consolidadas no mercado.

    As instituições-âncora podem apresentar, a qualquer momento, chamadas para seleção de empreendedores. Cada projeto recebe investimento mínimo de 250 mil, podendo a grande empresa, a seu critério, empregar quantias superiores. Até o momento, foram lançados 20 desafios nessa categoria e, selecionadas 100 startups para apresentar soluções inovadoras.

    Categorias

    O edital também possui, nesta edição, a nova categoria Aliança + produtiva, voltada a empresas participantes do Brasil Mais Produtivo. Na primeira fase do programa do governo federal, executado pelo Senai, três mil empresas tiveram consultoria em técnicas de manufatura enxuta ou lean manufacturing. A consultoria teve foco na redução de sete tipos de desperdícios e levou ao aumento de produtividade de 52%, em média. A intenção é que os empresários, que já tiveram ganhos com a participação no programa, continuem a buscar novas formas de elevar a produtividade de suas empresas.

    O Sesi, por sua vez, continua a selecionar projetos inovadores em duas categorias. Na modalidade Inovação em Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e Promoção da Saúde (PS), o objetivo é selecionar propostas de desenvolvimento de adaptações ou customizações de novas tecnologias, serviços inovadores, soluções nos processos e produtos, aplicados às demandas industriais.

    Já a categoria Inovação Setorial em Segurança e Saúde no Trabalho e Promoção da Saúde é direcionada às indústrias de construção, frigorífico, mineração, panificação, automotivo, alimentos e bebidas. Inclui temas como higiene ocupacional; ergonomia; fatores psicossociais; longevidade e produtividade; economia para saúde e segurança; estilo de vida e saúde; tecnologias para saúde e sistemas de gestão em SST. Os projetos serão realizados durante 18 meses, com investimento máximo de R$ 350 mil por proposta para a categoria Inovação em SST e PS e R$ 600 mil para a Inovação Setorial.

    Texto: Agência CNI de Notícias

  • Sesi-DF abre vagas gratuitas para a EJA. Industriários têm prioridade

    Sesi-DF abre vagas gratuitas para a EJA. Industriários têm prioridade

    21 7 2018 Fachada Sesi Taguatinga Foto Helio Montferre A escola de Taguatinga do Serviço Social da Indústria (Sesi-DF) abrirá 90 vagas gratuitas na Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio, na modalidade a distância. O edital, voltado para pessoas de baixa renda, será publicado nesta quarta-feira, 18 de setembro, quando também começarão as inscrições. Até 20 de setembro, poderão se inscrever apenas trabalhadores da indústria e seus dependentes (maiores de 18 anos), que têm prioridade. Se houver vagas remanescentes, serão abertas à comunidade.

    A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a modalidade de ensino para aqueles que não terminaram os estudos na idade regular. O conteúdo das aulas estará disponível pela internet e haverá um encontro por semana, sempre das 19 horas às 22h30, no Sesi Taguatinga. A previsão é que as aulas comecem no fim de outubro, com prazo de conclusão máximo de 18 meses.

    As inscrições serão por ordem de atendimento, exclusivamente por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Sistema Fibra, pelo telefone (61) 4042-6565, das 7h30 às 18h30. Será gerado um número de protocolo e enviado por e-mail.

    Após a ligação, o interessado terá o prazo de dois dias úteis para confirmar a inscrição pessoalmente, apresentando a documentação abaixo na central de atendimento do Sesi Taguatinga (QNF 24 – Área Especial), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21 horas:

    Ficha de inscrição preenchida – disponível na central de atendimento

    Cópia da carteira de trabalho

    Cópias da Guia da Previdência Social (GPS) e da Guia de Recolhimento do FGTS (GFIP) – documentos que comprovam que a empresa é contribuinte da indústria

    No ato da confirmação da inscrição, será preciso redigir uma declaração manifestando se enquadrar em situação de baixa renda ou apresentar documento que comprove ser beneficiário do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

    O Sesi-DF fornecerá aos estudantes matriculados na gratuidade regimental da EJA as isenções da taxa de matrícula e de todas as mensalidades. A gratuidade não inclui material escolar nem emissão de segunda via de documentos escolares, como declaração e histórico.

    Matrículas

    A lista completa dos beneficiados será publicada no endereço www.sistemafibra.org.br/sesi/editais/edital-gratuidade e no mural do Sesi Taguatinga em 25 de setembro.

    A matrícula dos alunos contemplados na modalidade de gratuidade a distância deverá ser feita em 9 e 10 de outubro, das 7h30 às 21 horas, na central de atendimento. Será necessário apresentar originais e entregar as cópias da documentação abaixo:

    – RG

    – CPF

    – Histórico escolar (caso tenha)

    – Comprovante de residência

    – Foto 3×4

    Texto: Dayane dos Santos
    Foto: Helio Montferre/Sistema Fibra – 21.07.2018
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

  • Sesi-DF leva duas equipes à Olimpíada Brasileira de Robótica

    Sesi-DF leva duas equipes à Olimpíada Brasileira de Robótica

    olimpiada brasileira de robotica 2019 1As equipes Tech Hero e Techno Geek, formadas por alunos da escola de Taguatinga do Serviço Social da Indústria (Sesi), participaram neste sábado, 24 de agosto, da etapa regional do Distrito Federal da modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica, no Centro de Educação Profissional Articulado do Guará. Elas foram desafiadas a simular um resgate de vítimas de um incêndio sem interferência humana. A missão tinha de ser cumprida por um robô completamente autônomo.

    A Techno Geek ficou em 4º lugar e a Tech Hero na 5º colocação. A competição reúne escolas públicas e privadas. O grupo mais bem classificado de cada nível segue para a etapa nacional, que ocorrerá de 22 a 26 de outubro, em Rio Grande (RS). A coordenação geral é da Universidade Federal de São Carlos (SP) e a realização local é da Secretaria de Educação do Distrito Federal. O Sesi-DF é um dos apoiadores.

    Foram três níveis de disputa, com equipes de dois a quatro integrantes: Nível 0 (estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental – os participantes não avançam para a fase nacional); Nível 1 (do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental); e Nível 2 (8º e 9º anos do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Ensino Técnico). Os estudantes que defenderam o Sesi Taguatinga são do 6º e do 7º ano do Ensino Fundamental – tanto a Tech Hero quanto a Techno Geek são compostas por quatro alunos cada uma.

    Alex Vitor Marcolino, de 12 anos, da Techno Geek, aprendeu a programar durante os treinos e a unir disciplinas como Matemática e Física nos métodos para operar um robô. “Estudei e me dediquei nos últimos meses para poder mostrar meu potencial e com a minha equipe aprendi que o trabalho conjunto e a simplicidade são essenciais”, conta. Foi a primeira vez que ele participou de uma competição de robótica.olimpiada brasileira de robotica 2019 3

    Também iniciante no universo da inovação, Isabele Vieira, de 12 anos, da Tech Hero, estava empolgada e ansiosa a cada prova. “A tecnologia é o futuro, por isso acredito que a robótica vá ser usada para ajudar as pessoas. Aprender técnicas tão cedo vai me colocar um passo à frente numa futura profissão”, acredita.

    Na simulação do incêndio, os robôs precisaram percorrer terrenos irregulares, caminhos desconhecidos, escombros e montanhas até chegar ao lugar onde estavam as vítimas do desastre. Programados, eles tinham a missão de transportá-las para uma região segura.

    O professor de Matemática e de Robótica André Alcântara afirma que o raciocínio lógico, a memorização e o pensamento estratégico são estimulados nessas atividades. “A evolução do desempenho escolar é percebida logo que uma criança começa a trabalhar com robótica. Ela aprende habilidades que a destacam na sala de aula.”

    Festival de Robótica

    A fase local da olimpíada ocorreu dentro da programação da segunda edição do Festival de Robótica Educacional do DF. Houve palestras e oficinas sobre inteligência artificial, pensamento computacional, sistemas inteligentes, drones, programação e softwares, além de uma mostra de trabalhos de robótica.

    “É um evento de integração da comunidade escolar em prol do conhecimento, da educação e da criação de um ambiente de inovação”, definiu o subsecretário de Educação Básica, da Secretaria de Educação, Helber Vieira, durante a cerimônia de abertura do festival.

    Veja aqui a galeria de imagens.

    Texto: Dayane dos Santos
    Fotos: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • A vida nas cidades é o tema da nova temporada do Torneio FLL

    A vida nas cidades é o tema da nova temporada do Torneio FLL

    desafiodorob 3jdxgOi Pare! Pense! Pesquise! Já imaginou como vai ser a sua casa, seu prédio ou seu bairro no futuro? Ou como gostaria que fosse? Moderno, sustentável e tudo mais que possa tornar a vida  bem melhor. 

    E na sua cidade? O que você mudaria? O que você redesenharia? As cidades enfrentam grandes problemas como transporte, acessibilidade e até desastres naturais. Como podemos criar um futuro melhor para todos? Buscar soluções inovadoras para essas questões é o desafio da nova temporada do Torneio de Robótica First Lego League, que começou nesta quinta-feira (1º) com o lançamento mundial do tema City Shaper (construindo cidades inteligentes e sustentáveis). No Brasil, o Serviço Social da Indústria (Sesi) é o organizador oficial da competição.

    A partir de agora, estudantes de escolas públicas e particulares iniciam uma corrida por conhecimento, em busca de soluções para o tema. Ao final, todos vão ganhar porque os projetos serão compartilhados nos torneios de robótica e quem sabe, muitos deles poderão sair do papel. Veja todos os detalhes, regras, documentos e orientações para a próxima temporada no canal do Torneio de Robótica

    Para a estudante Ana Carolina Baea, de 16 anos, do Sesi do Distrito Federal, depois da temporada passada, com o tema espaço, o céu não é mais o limite. “O espaço era algo tão distante, mas se tornou tão perto. Mas o tema agora é mais próximo do nosso cotidiano. Com esse tema de cidades, arquitetura e urbanismo, eu acredito que vamos desenvolver soluções que podem ser implementadas na nossa comunidade”, diz. 

    Mesclar modernidade, conforto e a convivência das pessoas nas cidades. É o que pensa sobre o novo desafio o estudante Felipe Valverde, de 15 anos, do Sesi de Goiás. “Já tem equipes trabalhando nesse tema. E a minha dica para todas as equipes é dar o máximo, que o resultado vem”, afirma. 

    Valendo!
    Desafio lançado, agora é hora de montar as equipes. As inscrições para os torneios regionais começarão em outubro. Os times devem se inscrever na página do Torneio Sesi de Robótica. As equipes podem ter de 2 a 10 estudantes, além de dois técnicos (um suplente). 

    A competição é voltada a estudantes de 9 a 16 anos, de escolas públicas ou particulares. Grupos de amigos também podem montar seus times — são as chamadas equipes de “garagem”. Primeiro as equipes se inscrevem para a fase regional. Os melhores times dessa etapa garantem vaga na disputa nacional.

    Para o diretor de Operações do Serviço Social da Indústria (Sesi), Paulo Mól, a nova temporada chega ainda mais desafiadora. “A temporada sobre o espaço rendeu muitas conquistas internacionais para os brasileiros. O desafio, agora, é manter esse alto nível nas próximas competições. Tudo começa em sala de aula, mas claro, a robótica leva esses meninos para ambientes de pesquisa e inovação. É assim que nossos estudantes vão se preparando para o futuro”, diz.

    As tarefas
    Em cada torneio, os estudantes são avaliados em quatro categorias. Uma delas é o Desafio do Robô, quando os estudantes colocam os robôs de Lego para cumprir determinadas missões. Para isso, o robô pode capturar, transportar, ativar ou entregar objetos na mesa de competição. 

    Ao todo são 14 missões. Na mesa de competição, os robôs vão atuar, por exemplo, com guindastes, elevador de obras, drone de inspeção e construções em aço. Tudo de forma lúdica, simulando situações reais. As equipes têm direito a três rounds, de 2 minutos e 30 segundos cada um, para execução das tarefas.

    Os robôs, projetados e construídos pelos próprios alunos, também são avaliados na categoria Design do Robô. Os times podem utilizar sensores de movimento, cor, controladores e motores. Os juízes levam tudo isso em consideração, além da estratégia e programação. 

    Outra avaliação importante é o Projeto de Inovação (anteriormente chamado de Projeto de Pesquisa). É quando os estudantes apresentam uma solução inovadora sobre o desafio da temporada. O projeto é apresentado para os outros competidores e o público visitante nos torneios de robótica, e será avaliado pelos juízes. Por fim, na categoria Core Values, os estudantes precisam mostrar que sabem trabalhar em equipe, com inclusão, diversão e inovação. 

    festivalsesiderobtica fasenacional riodejaneiro 2019

    O que é o torneio
    O Torneio Sesi de Robótica First Lego League faz parte de um programa internacional de exploração científica que promove o ensino de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática no ambiente escolar e contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais para a vida. A cada ano o torneio estimula o trabalho colaborativo, a criatividade e traz desafios do mundo real para os alunos.

    Criado em 1998 pela First — uma organização não governamental dos Estados Unidos — em parceria com o Grupo Lego, a competição propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia Lego Mindstorm. No Brasil, desde 2013, o Sesi é o operador oficial do torneio (etapas regionais e nacional). 

    Referência mundial em robótica
    Na temporada passada, os brasileiros conquistaram 33 prêmios no Mundial de Robótica, em Houston (EUA), no torneio de Arkansas (EUA), no Aberto Internacional da Turquia, no Aberto de Robótica do Uruguai, no Aberto de Robótica do Líbano, no Aberto de Robótica da Austrália (Ásia Pacífico) e no Aberto de Robótica de West Virgínia (EUA). Desde 2013, o Brasil já soma 66 prêmios internacionais.

    [Atualização em 21 de agosto: As inscrições começarão em outubro e não no início de setembro.]

    Texto: Agência CNI de Notícias

  • Sesi-DF participa do Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

    Sesi-DF participa do Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

    29 07 2019 Fabrica Social Palestra SST Costura Foto Victor Hugo Pessoa 1Nesta segunda-feira, 29 de julho, a Secretaria do Trabalho do Distrito Federal e o Grupo de Trabalho Interinstitucional da 10ª Região (Getrin 10) promoveram uma série de atividades em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho na Fábrica Social, no Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA). A data é celebrada em 27 de julho.

    A fisioterapeuta e ergonomista do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) Paula Costa (foto) ministrou a palestra Segurança do Trabalho na Área de Costura a alunos do curso Confecção de Vestuário, Acessórios e Materiais Esportivos. A profissional explicou as principais causas de doenças das pessoas que trabalham no segmento. “A postura inadequada, o esforço da coluna, a jornada intensa de trabalho e a carga de grandes quantidades de tecidos influenciam o desgaste do corpo”, explicou. Paula destacou que é preciso fazer alongamentos e saber os seus limites. “O desempenho de um bom serviço deve estar atrelado à eficiência, ao conforto e à segurança do trabalhador.”

    Durante o encontro houve tempo para perguntas, no qual os alunos esclareceram dúvidas e receberam dicas de postura. Um dos temas abordados foi a diferença da doença do trabalho e da profissional ou ocupacional. A primeira é aquela adquirida ou ocasionada por atividades constantes do trabalhador, como problemas auditivos em consequência de ruídos extremos. Já a segunda tem relação com o ambiente de trabalho em si, como a intoxicação por gases.

    Práticas na Prevenção de Acidentes do Trabalho

    Na abertura do evento, o secretário do Trabalho do DF, João Pedro Ferraz (foto), assinou a portaria que cria o programa Práticas na Prevenção de Acidentes do Trabalho. O objetivo é fornecer aos alunos da Fábrica Social – projeto do governo local que qualifica pessoas em situação de vulnerabilidade para que tenham condições de empreender e, assim, conquistem autonomia econômica – fundamentos básicos sobre cuidados e técnicas para evitar acidentes.

    “O conhecimento é a base para a prevenção de acidentes, por isso nos empenhamos para que futuros profissionais zelem por sua saúde. É um bem para o funcionário, para o empregador e para o Estado”, afirmou o secretário.

    29 07 2019 Fabrica Social Palestra SST Costura Foto Victor Hugo Pessoa

    O vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região – Distrito Federal e Tocantins e coordenador do Getrin 10, Brasilino Ramos, disse que os órgãos devem estar ao lado dos cidadãos em ações de valorização e de qualidade da saúde. “A formação da cidadania inclui o conhecimento das pessoas sobre os seus direitos, mas também sobre as ferramentas que inibam acidentes e doenças que possam ser carregadas para o resto da vida.” O Sesi-DF é um dos integrantes do Getrin 10.

    Veja aqui a galeria de imagens.

    Texto: Dayane dos Santos
    Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Conheça as novas atividades esportivas do Sesi Taguatinga

    Conheça as novas atividades esportivas do Sesi Taguatinga

    A unidade de Taguatinga do Serviço Social da Indústria (Sesi) está com matrículas abertas para novas atividades esportivas: Funcional, Pilates e Running (corrida). As modalidades, com aulas de 50 minutos, são para pessoas acima dos 15 anos que buscam fortalecimento da musculatura e condicionamento físico.

    O Funcional trabalha com movimentos naturais do corpo, como andar, correr, empurrar, puxar, agachar e girar. Tem como princípios a interação entre os participantes e o controle de todo o corpo durante os exercícios. É uma atividade que desenvolve a postura, o equilíbrio, a força e a coordenação motora. As aulas são às segundas, às quartas-feiras e às sextas-feiras. Há turmas pela manhã, às 8 horas, e à noite, às 19 horas.

    O equilíbrio do corpo é a base do Pilates. A respiração e o controle do próprio peso são o que influenciam o desenvolvimento da atividade. O tórax, o abdômen e as pernas são as partes do corpo mais exigidas. As aulas ocorrem às segundas, às quartas-feiras e às sextas-feiras, às 7 horas.

    Já o Running é na pista de atletismo. Os alunos aprendem a maneira correta de pisar e de respirar durante uma corrida. Além disso, com uso de halteres, barras de ferro, cones e cordas, praticam exercícios de condicionamento físico. Os treinos são às terças e às quintas-feiras, sempre às 19 horas.

    13 06 2019 Aula de Running Sesi Taguatinga Foto Victor Hugo Pessoa Sistema Fibra 2

    As matrículas podem ser feitas na central de atendimento do Sesi Taguatinga, de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas. A taxa de matrícula é de R$ 27 para a comunidade e de R$ 22 para usuários. São considerados usuários alunos das escolas do Sesi-DF, trabalhadores da indústria e do Sistema Fibra (e dependentes) e funcionários de empresas conveniadas (e dependentes). Pessoas sem vínculo empregatício com a indústria ou com empresas conveniadas pagam o valor de comunidade.

    Os valores da mensalidade para a comunidade são R$ 110 (atividades três vezes por semana) e R$ 87 (duas vezes por semana). Os usuários pagam R$ 76 e R$ 60, respectivamente.

    Documentação para matrícula (original e cópia)
    – Foto 3×4 atual
    – RG e CPF (se for menor de idade, também é necessário o documento do responsável)
    – Comprovante de residência
    – Usuários: Guia da Previdência Social (GPS) e Guia de Recolhimento do FGTS – documentos que comprovam que a empresa é contribuinte da indústria
    – Usuários: Comprovante de renda mensal (contracheque) – do último mês – e carteira de trabalho
    – Funcionários de empresas conveniadas: Termo de adesão do convênio
    – Dependentes: Certidão de casamento ou certidão de nascimento ou RG
     

    Para outras informações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente do Sistema Fibra pelo telefone (61) 4042-6565.

    Texto: Dayane dos Santos
    Foto: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra