Autor: Dayane Rodrigues dos Santos

  • Começa o processo de inserção da 13ª turma do Vira Vida

    Começa o processo de inserção da 13ª turma do Vira Vida

    Na tarde de segunda-feira (12), a equipe do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) que faz parte do Vira Vida deu início ao processo de inserção da nova turma do programa. Os profissionais apresentaram o trabalho feito desde 2009 aos inscritos. Cem deles comporão a 13ª turma, que terá início em 2019.

    Neste ano, 400 meninos e meninas de 14 a 21 anos em situação de extrema vulnerabilidade social foram encaminhados por entidades e órgãos integrantes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, a exemplo dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos conselhos tutelares.

    Durante 16 meses, os jovens selecionados vão frequentar aulas da educação básica do próprio Sesi-DF e de cursos de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Terão acompanhamento psicossocial, promoção de direitos de saúde, cultura, esporte e lazer. O objetivo principal é a inserção socioprodutiva.

    “Entrar no Vira Vida é não ter medo de mudanças, é ter a chave para o futuro. O programa ultrapassa as portas da educação e da profissionalização”, disse a coordenadora do Vira Vida no DF, Cida Lima, aos inscritos.

    abertura do processo de insercao na 13 turma Vira Vida 02

    A primeira fase do processo de inserção foi uma prova para identificar os conhecimentos dos jovens em Português e o nível de escolaridade de cada um. As fases seguintes, ainda nesta semana, serão a dinâmica em grupo e a vivência de resgate da autoestima.

    Na próxima semana terão início as entrevistas individuais. A previsão é que a seleção dos cem alunos termine em dezembro e que as atividades comecem em janeiro.

    Raquel Souza, de 22 anos, se formou na sexta turma do Vira Vida no DF e deu seu depoimento aos futuros alunos. Ela diz que o programa é sua segunda família, que a abraçou no momento mais difícil. “A equipe me deu as melhores oportunidades e graças a eles consegui o meu primeiro estágio. Hoje sou estudante de Administração e tenho um bom emprego.”

    Histórico

    Criado em 2008, o Vira Vida é uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi. No DF, desde 2009, já formou 670 alunos de 15 a 21 anos em 12 turmas. Os jovens são acompanhados por equipes multidisciplinares em várias áreas: educacional, psicológica, pedagógica, de assistência social e administrativa. O Sesi São João XXIII, no Gama, é exclusivamente dedicado às atividades do programa.

    Texto: Dayane dos Santos
    Foto: Helio Montferre/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

  • Sesi-DF terá pelo menos três equipes no Torneio Sesi de Robótica de 2019

    Sesi-DF terá pelo menos três equipes no Torneio Sesi de Robótica de 2019

    torneio 2018 2019 sesi de robotica 01

    A Albatroid, a Stan Geek, a Lego of Olympus e a Legofield foram as quatro equipes mais bem colocadas na etapa regional do Torneio Sesi de Robótica First Lego League 2018/2019 realizada na escola de Taguatinga do Serviço Social da Indústria (Sesi). A disputa, com 27 times formados por 204 crianças e adolescentes, foi na sexta-feira (9) e no sábado (10). Assim, o Distrito Federal terá três representantes na fase nacional do torneio, em março do ano que vem, no Rio de Janeiro. O mundial será em abril, em Houston, nos Estados Unidos.

    As disputas regionais começaram em meados de outubro e seguirão até o ano que vem. Além de times do DF, participaram da etapa no Sesi Taguatinga equipes de Goiás, do Rio de Janeiro e de São Paulo. A Albatroid, primeira colocada, é composta por alunos do próprio Sesi Taguatinga. A Lego of Olympus e a Legofield, por estudantes do Sesi Gama. A Stan Geek é uma equipe de garagem do Rio de Janeiro (veja a lista de premiação mais abaixo).

    Além de terem conquistado vaga para o torneio nacional, os três primeiros times venceram o Champion’s Award, premiação dada às três equipes que incorporam melhor o espírito e a experiência da competição. É um reconhecimento de que esses competidores adotaram plenamente os valores fundamentais do torneio e, ao mesmo tempo, obtiveram excelência e inovação nos quesitos analisados: desafio do robô, design do robô, projeto de pesquisa e core values.

    Equipes de escolas do Sesi, públicas e privadas e equipes de garagem (grupos de amigos) apresentaram projetos com o tema Into Orbit – Em Órbita. Foram desafiadas a pesquisar sobre viagens e vida no espaço, explorando temas como foguetes, satélites, comunicação, sobrevivência, aspectos psicológicos de uma viagem espacial e o quanto os astronautas são expostos a situações de estresse.

    torneio 2018 2019 sesi de robotica 07A Albatroid (foto) venceu com um projeto voltado para terapias alternativas, como a cromoterapia e a aromoterapia e, principalmente, a reflexoterapia, que ajuda a aliviar o estresse pelo estímulo de áreas específicas do corpo humano. O objetivo principal deles é ajudar o astronauta a manter o equilíbrio emocional durante uma viagem ao espaço. “Nossa equipe mistura a tradição e a renovação, pois mantivemos competidores experientes e unimos novos integrantes para vivenciar isto aqui”, disse o técnico do time, André Alcântara, de 37 anos.

    A equipe Stan Geek, que ficou em segundo lugar, exibiu o projeto de realidade aumentada de um jogo de tabuleiro em que o astronauta e uma pessoa na Terra podem movimentar as peças. A ideia é ajudar o profissional a não sofrer com isolamento social durante o período na nave. O terceiro lugar, conquistado pela Lego of Olympus, ficou com o projeto para adaptar os colchões utilizados pelos astronautas nas missões espaciais com uma esteira vibratória e com uma manta térmica, a fim de causar um efeito de relaxamento e, com isso, ajudá-los a alcançar o sono com mais facilidade.

    Já a Legofield, que ficou em quarto, teve a ideia de instalar no traje do astronauta um equipamento que, ao identificar grandes alterações na frequência cardíaca, toque automaticamente a música indicada para cada situação. Nas etapas regionais, geralmente são selecionadas três equipes, mas, dependendo da quantidade de times, o número de selecionados para o nacional é maior.

    Para Thiago Micelli, de 15 anos, competidor da equipe Etep Robotics, do Colégio Etep de São Paulo, estar na etapa regional foi uma experiência única e de reconhecimento do trabalho da sua equipe. “Lego para mim eram apenas peças de plástico, mas descobri que é possível aprender sobre programação, matemática e física de uma nova maneira.” O time levou o prêmio de melhor processo de pesquisa.

    O coordenador de Robótica do Sesi-DF, Atos Reis, celebrou o resultado das quatro equipes que representaram a instituição –  a Bisc8, do Sesi Sobradinho, ficou com uma suplência e ainda tem chance de ir ao nacional. “Conseguir três das quatro vagas e uma suplência, além de ver todas as quatro equipes do Sesi-DF saírem daqui com troféu, é o resultado do trabalho árduo de toda a rede de educação da instituição, que estimula os jovens a estudarem a robótica sem deixar as outras disciplinas de lado”, afirma.

    Torcida

    Os competidores contaram com a parceria de amigos e de familiares na plateia. A técnica em Enfermagem Luzinete Ferreira, de 40 anos, mãe de uma das competidoras e integrante da Torcida Apaixonada – torcida organizada da Legofield – esteve durante toda a competição ao lado dos adolescentes. “Eles nos contagiaram com a paixão pela robótica. O resultado disso é que o nosso grupo existe há três anos”, conta a mãe de Giovanna Ferreira, de 15 anos.

    O sábado foi de chuva, mas nem isso fez com que a família de Olívia Medeiros, de 39 anos, ficasse de fora da diversão. A auxiliar administrativa levou os dois filhos, um de 14 anos e outro de 8, para assistirem às apresentações. “Robótica também faz parte do ensino dos meninos e tenho prazer em envolvê-los em tudo que envolve educação. Sem contar que eles acham o máximo”, disse. “A parte mais legal é ver os robôs passando pelos obstáculos e completando as missões”, completou Vinícius Medeiros, o caçula de Olívia.

    Veja a lista dos premiados:

    Prêmios especiais

    Estrela iniciante: Engenheiros do Cerrado (Distrito Federal)

    Contra todas adversidades: Poli Station, Robóticos Daflon, ML Robô Club, Tecnoelza, Sanandroid e Alfa Tech (Rio de Janeiro)

    Voluntário destaque: Vivian Martin ­– anjo do quesito Design do Robô

    Campeã do Desafio do Robô: Albatroid (Distrito Federal)

     

    Prêmios oficiais

    Desempenho do Robô: Albatroid (Distrito Federal)

     

    Categoria Projeto de Pesquisa

    Processo de Pesquisa: Etep Robotics (São Paulo)

    Solução inovadora: Delta Technology (Distrito Federal)

    Apresentação: Lego of Shadow (Distrito Federal)

     

    Categoria Design do Robô

    Design Mecânico: Bisc8 (Distrito Federal)

    Programação: Legofield (Distrito Federal)

    Estratégia e Inovação: Hero F (Rio de Janeiro)

     

    Categoria Core Values 

    Inspiração: Flash Lego (Rio de Janeiro)

    Trabalho em equipe: Mechanic Pros (Goiás)

    Gracious Professionalism: Sesi Petrópolis (Rio de Janeiro)

     

    Champion’s Award

    1º lugar: Albatroid (Distrito Federal)

    2º lugar: Stan Geek (Rio de Janeiro)

    3º lugar: Lego of Olympus (Distrito Federal)

    4ª equipe classificada para o torneio nacional: Legofield (Distrito Federal)

     

    Suplentes para o torneio nacional:

    Bisc8 (Distrito Federal)

    Hero F (Rio de Janeiro)

    Sesi Petrópolis (Rio de Janeiro)

    Veja aqui as fotos do torneio.

    Texto: Dayane dos Santos e Aline Roriz
    Foto: Helio Montferre/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

  • Etapa regional do Torneio Sesi de Robótica reunirá 29 equipes

    Etapa regional do Torneio Sesi de Robótica reunirá 29 equipes

    torneio de robotica 2017 A unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Taguatinga receberá, em 9 e 10 de novembro, uma das etapas regionais da temporada 2018/2019 do Torneio Sesi de Robótica First Lego League. Estão inscritas 29 equipes na disputa, aberta ao público. No dia 9, as provas serão das 14h às 20h. No dia 10, das 8h às 16h, quando será anunciado o resultado.

    As três equipes mais bem classificadas seguirão para a fase nacional do torneio, que será no ano que vem, de 15 a 17 de março, no Rio de Janeiro. O mundial será em abril de 2019, em Houston, nos Estados Unidos.

    As equipes são compostas por até dez crianças e adolescentes de 9 a 16 anos, que contam com o apoio de técnicos e de mentores para desenvolverem seus projetos de pesquisa e cumprirem os desafios da competição de robôs. No Sesi Taguatinga, se enfrentarão 2 equipes de garagem (grupos de amigos); 9 de escolas do Serviço Social da Indústria (Sesi), sendo 4 do Distrito Federal e 5 do Rio de Janeiro; 7 de outras escolas particulares; e 11 equipes de escolas públicas.

    As quatro equipes do Sesi-DF são a Albatroid, formada por alunos da escola de Taguatinga, a Bisc8, de Sobradinho, e a Legofield e a Lego of Olympus, do Gama.

    O tema desta temporada é Into Orbit – Em Órbita. Assim, os jovens são desafiados a pesquisar sobre viagens e vida no espaço. Exploram temas como foguetes, satélites, comunicação, sobrevivência, aspectos psicológicos de uma viagem espacial e o quanto os astronautas são expostos a situações de estresse. Na edição passada, os competidores tiveram de pensar soluções para o uso e o transporte da água.

    Criado em 1998 pela organização estadunidense First, que trabalha em prol da inspiração e do reconhecimento da ciência e da tecnologia, em parceria com o grupo Lego, o torneio propõe que estudantes de diversos países sejam apresentados a esses temas de forma divertida, por meio da construção e da programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia Lego Mindstorm. A competição estimula o trabalho colaborativo, a criatividade e propõe desafios do mundo real. No Brasil, desde 2013, o Sesi é a instituição responsável pela organização das etapas regionais e da nacional. Mais de 17 mil brasileiros já participaram.

    As disputas regionais começaram em meados de outubro, em Santa Catarina. Também haverá competições no Rio Grande do Sul, no Rio Grande do Norte, na Bahia, em Goiás, em São Paulo, no Paraná, em Pernambuco, no Amazonas e em Minas Gerais.

    Critérios de avaliação

    Para a competição, as equipes tiveram de construir e programar um robô autônomo Lego para realizar missões inspiradas nos desafios enfrentados por astronautas em programas espaciais. Os times de robótica serão avaliados em quatro categorias:

    Projeto de Pesquisa – Os competidores identificaram um problema real ligado ao tema viagens espaciais para criar soluções inovadoras ou aprimorar processos. São explorados dois tipos de problemas: físicos, como segurança do astronauta, saúde e necessidades básicas, e sociais, como tédio, solidão e formas de se manter produtivo no espaço. Cada equipe apresentará seu projeto de pesquisa a um grupo de juízes.

    Design do Robô – As equipes utilizam a tecnologia Lego Mindstorm para desenvolver o desenho mecânico de robôs autônomos que serão utilizados para pontuar nas missões do Desafio do Robô. Na avaliação, os grupos definem as estratégias para o robô, desenham e constroem o projeto mecânico e apresentam o processo de desenvolvimento e de construção a um grupo de juízes. Os competidores podem utilizar sensores de movimento, de cor e de toque e controladores e motores.

    Desafio do Robô – É neste momento que os robôs entram em ação! Depois da programação, os competidores escolherão entre 15 missões estabelecidas. Poderão navegar, capturar, transportar, ativar ou entregar objetos em uma mesa, sobre um tapete específico da temporada. As equipes terão direito a três rounds de 2 minutos e 30 segundos cada um. A pontuação é por round.

    Core Values – É a parte humana e ética da avaliação. Estende-se a competidores, a técnicos, a juízes e a qualquer outra pessoa que participe do torneio. São valores referentes à importância de manter a competição amigável, respeitosa e com espírito de equipe. Aqui são avaliadas a capacidade de inovação, a persistência para resolver problemas, a aplicação dos conhecimentos adquiridos em ambientes externos ao da robótica, o respeito aos competidores e às diferenças, o trabalho em equipe e a diversão e alegria durante as atividades.

    Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

  • Vira Vida faz mobilização por contratação de egressos

    Vira Vida faz mobilização por contratação de egressos

    A equipe do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) que faz parte do Vira Vida esteve na manhã desta quarta-feira, 7 de novembro, no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios para mostrar o trabalho feito com adolescentes e jovens em extrema vulnerabilidade social. A exposição foi feita a representantes de empresas privadas e de órgãos públicos.

    O objetivo foi sensibilizá-los para inserção no mercado de trabalho dos 91 egressos da 12ª turma do programa no DF, que se formou em setembro. Apenas 31 já estão empregados. Durante 16 meses, eles frequentaram aulas da educação básica e fizeram cursos de formação profissional. Contaram com acompanhamento psicossocial, promoção de direitos de saúde, cultura, esporte e lazer.

    A inserção socioprodutiva dos jovens é o principal objetivo do Vira Vida, por isso o programa continua os acompanhando durante o ingresso no mercado de trabalho. “É feito um monitoramento escalonado, em que fazemos visitas ao ex-aluno e contato com o supervisor dele no local de trabalho. Damos suporte ao processo, pois é o momento de eles aprimorarem novas competências”, explica a coordenadora do Vira Vida no DF, Cida Lima.

    Os jovens podem ser contratados como empregados, estagiários ou jovens aprendizes. São parceiros do programa as outras entidades do Sistema Fibra (Senai, IEL e Fibra), o Banco de Brasília (BRB) e o Banco do Brasil, entre outros.

    O próprio Ministério Público do DF é parceiro do Vira Vida desde 2012 e já recebeu 80 participantes do projeto do Sesi por meio do programa MP Eficaz – Adolescente Aprendiz. “A instituição tem um papel de responsabilidade sobre aqueles que estão em fase de formação e de contribuição para que os sonhos deles se realizem, como o primeiro emprego”, disse a vice-procuradora-geral de Justiça jurídico-administrativa do órgão, Selma Sauerbronn.

    Bruna Valentim, de 22 anos, que se formou na 6ª turma do Vira Vida no DF, fez estágio no Ministério Público quando cursava o Ensino Médio. “Eu não tinha perspectiva de vida, sonhos e objetivos, mas os profissionais que trabalham no Vira Vida me mostraram que eu era capaz. Depois do estágio, ingressei na faculdade de Administração e já financiei meu próprio apartamento”, contou, emocionada.

    Na abertura do evento, o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Jamal Jorge Bittar, que também é o diretor regional do Sesi-DF, falou à plateia da importância de dar aos jovens uma oportunidade para que concluam o processo de aprendizagem. “As meninas e os meninos atendidos pelo Vira Vida sofreram com limitações impostas a eles ao longo da vida, mas o programa os resgata e devolve à sociedade profissionais qualificados.”

    vira vida mpdft fibra

    Também participaram do encontro a procuradora do Ministério Público do Trabalho Ana Maria Villa Real e o supervisor do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) Elenilson Arara.

    Para tirar dúvidas e saber como contratar alunos egressos do Vira Vida, entre em contato pelo número (61) 3484-2310.

    Histórico

    Criado em 2008, o Vira Vida é uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi. No DF, desde 2009, já formou 670 alunos de 15 a 21 anos em 12 turmas. Os jovens são acompanhados por equipes multidisciplinares em várias áreas: educacional, psicológica, pedagógica, de assistência social e administrativa. O Sesi São João XXIII, no Gama, é exclusivamente dedicado às atividades do programa. As atividades da 13ª turma começarão ainda em novembro.

    Texto: Dayane dos Santos
    Foto: Helio Montferre/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra 

  • Sesi BRB Cultural despede-se de 2018 com músicas do cinema e da TV

    Sesi BRB Cultural despede-se de 2018 com músicas do cinema e da TV

    Orquestra Jovem do Sesi TaguatingaA atração final da temporada 2018 do Projeto Sesi BRB Cultural é a Orquestra Jovem do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), com o concerto Clássicos do Cinema e da TV. Será às 20 horas, no Centro Cultural Sesi, em Taguatinga Norte. A entrada é de graça.

    A orquestra foi criada em 2016 pelo professor e maestro do Sesi-DF Leonardo Martins. A apresentação contará com 44 alunos de 11 a 16 anos e 12 profissionais convidados. Eles tocarão violino, violão, violoncelo, contrabaixo, teclado e flauta doce, entre outros instrumentos.

    O repertório vai de Sítio do Picapau Amarelo a James Bond e La Casa de Papel (veja abaixo). No ano passado, a apresentação da orquestra no Centro Cultural Sesi foi focada no cinema. “Quem escolhe as músicas são os alunos, então fica mais legal de trabalhar”, conta o maestro.

    Clássicos do Cinema e da TV:

    1. Sítio do Picapau Amarelo (Gilberto Gil)

    2. Super Heroes U.S.A. – Missão Impossível, James Bond, Batman, Austin Powers

    3. Grandes Aventuras do Cinema (John Williams)

    4. Game of Thrones (Ramin Djawadi)

    5. Chaves (John Fridy)

    6. Bella Ciao (canção folclórica italiana)

    7. My Life is Going On (Cecilia Krull)

    8. Marcha Imperial (John Williams)

    Os ingressos podem ser retirados na Central de Atendimento do Sesi (QNF 24, Área Especial – Taguatinga Norte) a partir desta terça-feira até a hora de início do espetáculo, a menos que se esgotem antes.

    Sesi BRB Cultural

    O projeto é uma parceria do Sesi-DF e do Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF) com o Banco de Brasília (BRB). O objetivo é contribuir para a democratização do acesso à arte no Distrito Federal, além de valorizar o potencial de novos talentos.

    Orquestra Jovem do Sesi-DF
    Clássicos do Cinema e da TV
    8 de novembro de 2018

    20h
    Classificação livre
    Entrada gratuita
     
    Texto: Guilherme Cunha
    Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Vagas de gratuidade estão disponíveis apenas em Sobradinho

    [Atualização em 9 de novembro às 8 horas: Restam duas vagas na escola de Sobradinho para a 3ª série.]

    No primeiro dia de abertura das 180 vagas remanescentes de gratuidade regulamentar para o Ensino Médio no ano letivo de 2019, o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) recebeu inscrições para 145 delas. Assim, restam 35 vagas na escola de Sobradinho – 26 para a 2ª série e 9 para a 3ª série. Não há mais vagas nas unidades do Gama e de Taguatinga.

    As vagas são para pessoas de baixa renda. Conforme o edital, o atendimento é exclusivamente por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Sistema Fibra, pelo telefone (61) 4042-6565, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. A inscrição é feita na ordem das ligações. Após o contato com o SAC, o responsável legal do estudante tem dois dias úteis para confirmar a inscrição pessoalmente na escola, apresentando a documentação abaixo:

    – Ficha de inscrição preenchida – disponível na secretaria escolar

    – Boletins de notas do ano letivo 2018, assinados e carimbados pelo centro de ensino no qual o aluno está matriculado

    – Cópia da carteira de trabalho, da Guia da Previdência Social (GPS) e da Guia de Recolhimento do FGTS (GFIP) – documentos que comprovam que a empresa é contribuinte da indústria (para os trabalhadores da indústria)

    No ato da confirmação da inscrição, o responsável deverá redigir uma declaração manifestando se enquadrar em situação de baixa renda ou apresentar documento que comprove ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

    De 22 a 29 de outubro, foram ofertadas 214 vagas gratuitas no Ensino Médio, com prioridade a trabalhadores da indústria e dependentes.

    Texto: Dayane dos Santos
    Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Edital suplementar de gratuidade do Ensino Médio traz 180 vagas

    Estão abertas à comunidade as inscrições nas vagas remanescentes de gratuidade regulamentar para o Ensino Médio no ano letivo de 2019 das três escolas do Serviço Social da Indústria no Distrito Federal (Sesi-DF). O edital suplementar publicado nesta terça-feira, 6 de novembro, traz 180 vagas para pessoas de baixa renda. De 22 a 29 de outubro, as 214 vagas gratuitas para o ano que vem foram oferecidas com prioridade a trabalhadores da indústria e dependentes.

    Há vagas para ingresso na 1ª série do Novo Ensino Médio no Gama, em Sobradinho e em Taguatinga. Para a 2ª e a 3ª séries do Ensino Médio Regular, as vagas são na escola de Sobradinho.

    Os alunos da 1ª série do Novo Ensino Médio do Sesi aprofundarão seus estudos no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), também de forma gratuita. Em Taguatinga, a formação profissional é no curso de Técnico em Redes de Computadores. Em Sobradinho, Técnico em Eletrotécnica. No Gama, são duas opções: Técnico em Eletrotécnica e Matemática e suas Tecnologias.

    Inscrição

    O atendimento será exclusivamente por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Sistema Fibra, pelo telefone (61) 4042-6565, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. A pré-inscrição será feita na ordem das ligações. Após o contato com o SAC, o responsável legal do estudante terá dois dias úteis para confirmar a inscrição pessoalmente na escola de interesse (Gama, Sobradinho ou Taguatinga), apresentando a documentação abaixo:

    – Ficha de inscrição preenchida – disponível na secretaria escolar

    – Boletins de notas do ano letivo 2018, assinados e carimbados pelo centro de ensino no qual o aluno está matriculado

    – Cópia da carteira de trabalho, da Guia da Previdência Social (GPS) e da Guia de Recolhimento do FGTS (GFIP) – documentos que comprovam que a empresa é contribuinte da indústria (para os trabalhadores da indústria)

    No ato da confirmação da inscrição, o responsável deverá redigir uma declaração manifestando se enquadrar em situação de baixa renda ou apresentar documento que comprove ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

    Prazos

    O Sesi-DF fornecerá aos beneficiários da gratuidade regulamentar as isenções da taxa de matrícula e de todas as mensalidades, além dos livros didáticos e do uniforme (duas camisetas, uma calça, uma bermuda e um casaco). A lista completa dos estudantes inscritos na modalidade gratuita será publicada no site www.sistemafibra.org.br/sesi e nos murais das escolas em 19 de novembro.

    A matrícula dos alunos contemplados na modalidade de gratuidade regulamentar deverá ser feita de 20 a 29 de novembro, das 7h30 às 18 horas, na secretaria escolar.

    Texto: Dayane dos Santos
    Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • A Compadecida é a última atração das Quartas Cênicas deste ano

    A Compadecida é a última atração das Quartas Cênicas deste ano

    a compadecida sesi brb culturalEncerrando as Quartas Cênicas 2018, a Cia. de Teatro Barcaça dos Beltranos apresentará o espetáculo A Compadecida, livre adaptação das obras literária e cinematográfica do clássico Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna (1927–2014). A dupla João Grilo e Chicó subirá ao palco do Centro Cultural Sesi às 20 horas. A entrada é gratuita.

    Com 16 atores em cena, A Compadecida mantém o espírito nordestino e suas referências do texto original de Suassuna e do filme dirigido por Guel Arraes. A peça gira em torno da moral cristã, com humor, sarcasmo e críticas social e religiosa.

    O grupo brasiliense se apresentou pela primeira vez na Sala Yara Amaral em 2005, também com uma montagem de Auto da Compadecida. No ano passado, a companhia de teatro encenou Lisbela e o Prisioneiro, cujo texto original é de Osman Lins (1924–1978). Com foco no teatro popular, o grupo já interpretou O Santo e a Porca, de Suassuna, e O Casamento do Pequeno Burguês, de Bertolt Brecht (1898–1956). “Ano que vem vamos encenar O Bem-Amado, de Dias Gomes (1922–1999), que espero trazer ao Sesi”, adianta Daniel dos Santos, líder da companhia. Em A Compadecida, Daniel interpreta João Grilo, ao lado de Matheus Lopes, que faz Chicó.

    Os ingressos podem ser retirados na Central de Atendimento do Sesi Taguatinga (QNF 24, Área Especial – Taguatinga Norte) a partir desta terça-feira até a hora de início do espetáculo, a menos que se esgotem antes.

    Sesi BRB Cultural

    O projeto é uma parceria do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e do Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF) com o Banco de Brasília (BRB). O objetivo é contribuir para a democratização do acesso à arte, além de valorizar o potencial de novos talentos locais. Além das Quartas Cênicas, a programação conta com as Quintas Musicais.

    A Compadecida
    Cia. de Teatro Barcaça dos Beltranos
    7 de novembro de 2018
    20h
    Classificação livre
    Entrada gratuita

    Texto: Guilherme Cunha
    Fotos: Taidson Morais
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

  • Distintos Filhos trará Nasi às Quintas Musicais do Sesi

    Distintos Filhos trará Nasi às Quintas Musicais do Sesi

    distintos filhos sesi brb culturalA banda brasiliense Distintos Filhos retornará ao palco do Centro Cultural Sesi com a participação do ex-vocalista do Ira!, Nasi. Os artistas se apresentarão nesta véspera de feriado, 1° de novembro, às 20 horas. Os músicos anfitriões abriram as Quintas Musicais de 2018 com a presença de Marcelo Bonfá, que foi baterista da banda Legião Urbana. O Centro Cultural Sesi fica em Taguatinga Norte.

    O show terá músicas autorais do grupo brasiliense, formado pelo trio Paulo Veríssimo (guitarra e voz), Ivo Portela (baixo) e Marcos Amaral (teclado). No ano passado, a Distintos Filhos lançou Exílio, o segundo trabalho da banda. Músicas do álbum como Espelho, Não Leve a Mal e Até o Fim farão parte do setlist do show desta quinta-feira.

    Nasi entrará com antigos sucessos na banda Ira!, como Envelheço na Cidade, Núcleo Base e Tarde Vazia. Os artistas se juntarão para fazer uma releitura de clássicos do rock nacional da Legião Urbana, da Plebe Rude e de Raul Seixas.

    Não é a primeira vez que os artistas tocam no mesmo palco. Em 2015, Distintos Filhos e Nasi também se apresentaram no Centro Cultural Sesi. Já são cinco anos de parceria no rock. “É uma honra dividir o palco com um mostro do rock nacional como o Nasi. Já é supernatural nossa parceria”, conta Veríssimo.

    Os ingressos custam R$ 50 a inteira e R$ 25 a meia-entrada – crianças a partir de 3 anos, estudantes, idosos e pessoas com deficiência, além de doadores de 1 quilo de alimento não perecível. Clientes e funcionários do Banco de Brasília (BRB) e trabalhadores da indústria e do Sistema Fibra pagam R$ 20.

    É possível comprar o ingresso no site Ticket Fácil ou na Central de Atendimento do Sesi Taguatinga (QNF 24, Área Especial – Taguatinga Norte) a partir desta terça-feira.

    Sesi BRB Cultural

    O projeto é uma parceria do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) e do Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF) com o BRB. O objetivo é contribuir para a descentralização da cultura e para a democratização do acesso à arte no Distrito Federal, além de valorizar o potencial de novos talentos. Neste ano, a programação vai até 8 de novembro.

    Distintos Filhos, com participação especial de Nasi
    1° de novembro de 2018
    20h
    Centro Cultural Sesi – QNF 24, Área Especial, Taguatinga Norte
    Classificação livre

    Texto: Guilherme Cunha
    Foto: Helio Montferre/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

  • Sesi-DF abre vagas gratuitas para o Ensino Médio à comunidade

    De 6 a 9 de novembro, estarão abertas as inscrições para as vagas remanescentes de gratuidade regulamentar para o Ensino Médio no ano letivo de 2019 das três escolas do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF). De 22 a 29 de outubro, as vagas gratuitas foram oferecidas com prioridade a trabalhadores da indústria e dependentes. A gratuidade regulamentar é para pessoas de baixa renda.

    O atendimento será exclusivamente por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Sistema Fibra, pelo telefone (61) 4042-6565, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, exceto feriado. A pré-inscrição será feita na ordem das ligações. Após o contato com o SAC, o responsável legal do estudante terá dois dias úteis para confirmar a inscrição pessoalmente na escola de interesse (Gama, Sobradinho ou Taguatinga), apresentando a documentação abaixo:

    – Ficha de inscrição preenchida – disponível na secretaria escolar

    – Boletins de notas do ano letivo 2018, assinados e carimbados pelo centro de ensino no qual o aluno se encontra matriculado

    – Cópia da carteira de trabalho

    – Cópia da Guia da Previdência Social (GPS) – documento que comprova que a empresa é contribuinte da indústria (para os trabalhadores da indústria)

    No ato da confirmação da inscrição, o responsável deverá redigir uma declaração manifestando se enquadrar em situação de baixa renda ou apresentar documento que comprove ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

    O Sesi-DF fornecerá aos beneficiários da gratuidade regulamentar as isenções da taxa de matrícula e de todas as mensalidades, além dos livros didáticos e do uniforme (duas camisetas, uma calça, uma bermuda e um casaco). A lista completa dos estudantes inscritos na modalidade gratuita será publicada no site www.sistemafibra.org.br/sesi e nos murais das escolas em 19 de novembro.

    A matrícula dos alunos contemplados na modalidade de gratuidade regulamentar deverá ser feita de 20 a 29 de novembro, das 7h30 às 18 horas, na secretaria escolar.

    Texto: Dayane dos Santos
    Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra