Autor: Samira Pádua

  • Controladoria-Geral do DF premia alunos do Sesi

    Controladoria-Geral do DF premia alunos do Sesi

    premio de olho na educacao bruno frauzino 04122019Foram conhecidos na tarde desta quarta-feira, 4 de dezembro, os vencedores do 1º Prêmio De Olho na Educação. A iniciativa, lançada em agosto pela Controladoria-Geral do Distrito Federal, busca despertar em estudantes o interesse por temas relacionados ao controle social, à ética e à cidadania. A solenidade, parte das atividades da V Semana de Integridade e Combate à Corrupção, foi no auditório da Câmara Legislativa.

    “Espero que o desenvolvimento desse projeto tenha sido extremamente proveitoso. Nosso objetivo era que vocês pudessem passar por uma experiência que deixasse claro que a educação e o cultivo de valores éticos são os caminhos que vão fazer com que todos tenham sucesso na vida”, disse o controlador-geral do DF, Aldemario Araújo Castro, na abertura do evento. Este ano, cerca de mil estudantes participaram da iniciativa.

    Quatro estudantes do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) foram premiados pelo desempenho individual. Na categoria Na Ponta do Lápis, Sophia Gabriela Azor Silva ficou em primeiro lugar e Isabelle Prazeres Sampaio, em segundo. As duas estudam no Sesi Taguatinga. O terceiro colocado foi Filipe Augusto Silva Machado, do Sesi Gama. Na categoria Team, Cauan Cem Brito Soares, do Sesi Taguatinga, conquistou a terceira colocação. “Só de vir aqui e ter o reconhecimento do trabalho foi maravilhoso”, disse Cauan (foto).

    O prêmio faz parte do programa De Olho na Educação, continuação do projeto Controladoria na Escola, lançado em 2016. Além das três escolas do Sesi no DF — Gama, Sobradinho e Taguatinga —, participaram a Fábrica Social e quatro escolas da rede pública cuja gestão é feita pela Secretaria de Educação em conjunto com a Polícia Militar.

    Neste ano, foram três categorias, de acordo com os níveis de ensino: Na Ponta do Lápis, para estudantes do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental; Team, para aqueles que cursam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª série do Ensino Médio; e Tá Ligado, voltada a alunos da Fábrica Social.

    As equipes de cada escola tiveram de cumprir diversos desafios, divididos em tarefas ordinárias e tarefas especiais. As ordinárias eram projetos que precisavam abordar um ou mais dos temas propostos: controle social, transparência pública, cidadania, construção de valores contrários à corrupção, melhoria do ambiente escolar, educação fiscal ou financeira e educação legislativa. Já as tarefas especiais consistiam em auditoria cívica, projeto de intervenção e projeto de lei de iniciativa popular. Além disso, professores e alunos participaram de capacitações.

    “É uma oportunidade de a gente trabalhar com nossos alunos em um conceito de observatório social, em que você tem formação cidadã, preocupação com a questão de transparência, de ética nas relações sociais. Nada mais importante que começar isso dentro da escola”, disse o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), que no momento responde pelo Sesi-DF.

    As equipes vencedoras foram aquelas que alcançaram o maior número de pontos. O Centro Educacional 1 da Estrutural levou o primeiro lugar nas categorias Na Ponta do Lápis e Team e recebeu R$ 8 mil por colocação. Os professores-orientadores das equipes mais bem avaliadas de cada uma das três categorias receberam prêmio em dinheiro.

    Para os estudantes das categorias Na Ponta do Lápis e Team, as premiações englobam viagem de até três dias ou um dia em um hotel ou uma fazenda.

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Bruno Frauzino/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
     
    Veja a galeria de imagens:
     

    Controladoria-Geral do DF premia alunos do Sesi

  • Sesi e Senai do DF recebem premiação de direitos humanos

    Sesi e Senai do DF recebem premiação de direitos humanos

    Premio Direitos Humanos 2019 Foto BrunoFrauzino04122019O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) estão entre as instituições homenageadas nesta quarta-feira, 4 de dezembro, no Prêmio Direitos Humanos do DF, do governo local.

    A honraria é concedida a pessoas físicas e jurídicas da sociedade civil e dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo que tenham se destacado na promoção e na defesa dos direitos humanos. A cerimônia foi no Palácio do Buriti.

    Nesta primeira edição, foram entregues certificados e troféus a 63 agraciados, entre personalidades e organizações. “É uma oportunidade de premiar de forma simbólica o trabalho belíssimo que cada um de vocês faz por Brasília. Que esse prêmio signifique um pouco do carinho que vocês dão às pessoas sendo devolvido agora pelo Distrito Federal”, disse o governador, Ibaneis Rocha, aos homenageados.

    Coordenadora do Vira Vida, Cida Lima recebeu o troféu em nome do Sesi-DF. “O prêmio é o reconhecimento de uma gestão eficiente e eficaz nos seus propósitos”, avalia Cida. O Senai-DF foi representado pelo diretor regional, Marco Secco. “É uma oportunidade de posicionamento do Senai como instituição que tem a perspectiva de atuar também no desenvolvimento social, trabalhando com outras entidades de forma a dar uma resposta às necessidades de profissionalização de diversos públicos”, pontua Secco.

    A homenagem

    O Prêmio Direitos Humanos do DF foi criado pelo Decreto nº 40.119, de 20 de setembro de 2019, e será concedido bienalmente. Entre os critérios analisados pela comissão para seleção dos homenageados estão relevância social do trabalho, envolvimento da sociedade civil, inovação metodológica e relação direta com temas de direitos humanos. A coordenação do prêmio está a cargo da Secretaria de Justiça e Cidadania.

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Bruno Frauzino/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
     
    Veja a galeria de imagens: 
     

    Sesi e Senai do DF recebem premiação de direitos humanos

  • Sesi-DF sedia Copa Brasília de Voleibol

    Sesi-DF sedia Copa Brasília de Voleibol

    Brasilia Volei Foto Moacir Evangelista 01112019De 5 a 7 de dezembro, o ginásio da unidade de Taguatinga do Serviço Social da Indústria (Sesi) receberá os jogos da Copa Brasília de Voleibol. O torneio é organizado pelo time feminino do Brasília Vôlei e tem o apoio do Sesi-DF e da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal. A entrada é gratuita.

    Sete equipes participarão: três masculinas — Anápolis Vôlei, Uberlândia/Gabarito/Start Química e Upis/Brasília Vôlei — e quatro femininas — Associação Franca, Brasília Vôlei, seleção do Egito e Upis. Haverá nove jogos (veja a tabela abaixo) e os vencedores de cada grupo serão aqueles que alcançarem o maior número de pontos.

    Anfitrião, o time feminino do Brasília Vôlei estará nas quadras com o time totalmente renovado, sob o comando do técnico Rogério Portela, que acumula 27 anos de experiência em comissões técnicas. Ele assumiu o time para esta temporada. Integram a equipe a levantadora Ana Paula Carradore, as opostas Ariane Teixeira e Bruna Neri, as centrais Edna Elisa Schlindwein, Dani Suco e Aline Silva, as ponteiras Ju Nogueira, Ingrid Félix e Silvana Papini e a líbero Vitória Lage.

    Veja a tabela dos jogos:

    5 de dezembro

    17h

    Feminino

    Egito x Associação Franca

    19h

    Feminino

    Brasília Vôlei x Upis

    21h

    Masculino

    Upis/Brasília Vôlei x Uberlândia/Gabarito/Start Química

    6 de dezembro

    17h

    Masculino

    Anápolis Vôlei x Uberlândia/Gabarito/Start Química

    19h

    Feminino

    Egito x Upis

    21h

    Feminino

    Brasília Vôlei x Associação Franca

    7 de dezembro

    15h

    Feminino

    Associação Franca x Upis

    17h

    Masculino

    Upis/Brasília Vôlei x Anápolis Vôlei

    19h

    Feminino

    Brasília Vôlei x Egito


    Preparação para a temporada

    Casa do time feminino do Brasília Vôlei, as instalações do Sesi Taguatinga recebem diariamente o time. É lá que, sob o olhar atento da equipe técnica, o grupo se prepara para a temporada 2020 da Superliga B, após o rebaixamento na temporada 2018/2019 da Superliga Feminina. O calendário de jogos do torneio ainda não foi divulgado.

    Desde setembro, a rotina inclui preparação em quadra e na academia cinco vezes por semana. “Já joguei na Superliga B e trazer isso ao time é algo vantajoso, posso ajudar as jogadoras que não tiveram essa experiência ainda”, acredita a oposta Ariane Teixeira, de 23 anos.

    O Sesi-DF é o principal apoiador da equipe. Além colocar à disposição a academia e o ginásio do Sesi Taguatinga, a instituição oferece sala de fisioterapia, vestiários e alimentação. Há, ainda, traslado para o aeroporto quando o grupo viaja a competições. “Temos uma excelente estrutura. Tudo de que precisamos está aqui. Logisticamente falando, não perdemos tempo com deslocamentos e isso é fantástico!”, avalia a central Edna Elisa Schlindwein, de 36 anos, que passou pelo Brasília Vôlei na temporada 2014/2015.

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra – 1º.11.19
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Sesi-DF participa de feira de ciência e tecnologia da Embrapa

    Sesi-DF participa de feira de ciência e tecnologia da Embrapa

    feira de ciência e tecnologia da embrapa bruno frauzino 26112019Até sexta-feira, 29 de novembro, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realiza a segunda edição da feira de ciência e tecnologia Pesquisadores do Futuro: Inclusão de Crianças e Jovens do Distrito Federal e Entorno no Mundo da Ciência. A mostra, que começou na segunda-feira, ocorre na sede da instituição, na Asa Norte, e recebe visitantes das 9 horas ao meio-dia e das 14 às 17 horas.

    Um dos estandes é do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), que apresenta a Horta Escolar Inteligente. O projeto, desenvolvido no Sesi São João XXIII, no Gama, conta com irrigação automatizada a partir de sensores que medem a umidade do ar e do solo, a luminosidade e a temperatura.

    Concurso Horta&Escola

    Dentro da programação da feira, nesta terça-feira, dia 26, foi realizado o Concurso de Inovação Horta&Escola. Quatorze projetos de alunos de instituições públicas e particulares do DF e do Entorno concorreram nas categorias Ensino Fundamental e Ensino Médio.

    O Sesi Taguatinga levou duas iniciativas desenvolvidas por alunos do Ensino Fundamental: Horta Suspensa e Nossa Horta. A primeira, desenvolvida por cinco alunos do 9º ano, ficou em quinto lugar. Júlia Milanez, de 14 anos, foi um dos estudantes que apresentaram a ideia aos avaliadores. “Estávamos conversando sobre um projeto sustentável para nossa feira de ciências e observamos que havia muitas garrafas PET nas lixeiras da escola. Queríamos fazer alguma coisa com isso e então pensamos em uma horta suspensa. A ideia é que ela esteja por toda a escola, para conscientizar os alunos.”feira de ciência e tecnologia da embrapa bruno frauzino 26112019

    Já o projeto Nossa Horta, que envolveu cerca de 120 estudantes do 6º e do 8º ano, foi apresentado no concurso por cinco alunos. Trata-se de um espaço na escola voltado à produção sustentável de alimentos. “Aprendemos sobre preservação do meio ambiente, alimentação saudável e o quão importante isso é. Posso levar para a vida. Agora, quase todo dia eu planto uma plantinha em casa e é muito legal fazer isso”, disse Alex Vitor Marcolino, de 12 anos, do 6º ano.

    Os projetos foram desenvolvidos por alunos com o apoio de professores. Todos receberam medalhas de participação da Embrapa. Para a diretora do Sesi Taguatinga, Rosileide Braz, atividades como essa contribuem para a formação para o mundo do trabalho. “Trabalhamos conteúdos, mas também projetos, para que os alunos vejam na prática o que estão aprendendo”, explica.

    Comer sem Desperdiçar

    Nesta terça-feira, também foram lançados pela Embrapa a revista em quadrinhos Comer sem Desperdiçar, da Turma da Mônica, e o Manual do Educador #SemDesperdício, um guia para professores sobre consumo sustentável.

    A cerimônia contou com a participação de Mauricio de Sousa, que fez a entrega do material a alunos representantes dos 14 projetos escolares. “Com uma revista como esta que produzimos, vamos passar uma mensagem muito importante. É difícil que a criança, principalmente, tenha noção do desperdício. Estudou-se tanto para a alimentação se tornar sadia e um terço disso vai para o lixo; para os conscientes, isso é um crime”, disse o criador da Turma da Mônica.

    A protagonista da história é a personagem Magali, que aprende sobre o tema ao ajudar os pais a preparar o almoço de domingo. “Ela come muito, mas agora está escolhendo melhor, com uma alimentação saudável”, garante Mauricio.

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Bruno Frauzino/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
     
    Veja a galeria de imagens:

    Feira de Ciência e Tecnologia Pesquisadores do Futuro

  • Arrecadação de recursos será tema de encontro no Centro Integrado

    Arrecadação de recursos será tema de encontro no Centro Integrado

    13 11 2019 Fachada Centro integrado Foto Moacir EvangelistaO auditório do Centro Integrado Sesi e Senai, no Setor Comercial Norte, receberá em 19 de novembro a sexta edição do Café com Projetos, promovido pela organização sem fins lucrativos Project Management Institute (PMI). O encontro, das 8 horas às 12h10, é aberto ao público. As inscrições são online e gratuitas. As vagas são limitadas e haverá certificado de participação.

    O objetivo é discutir sobre elementos fundamentais para a arrecadação de recursos por meio de projetos. A sexta edição do Café com Projetos é organizada em parceria com o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF).

    Serão quatro palestrantes. O vice-presidente do PMI-DF, Gino Terentim, tratará do caminho a ser percorrido para que se tenha agilidade no gerenciamento de projetos. O analista de Planejamento e Orçamento do Sistema Fibra Lucas Gomes falará sobre práticas que deram certo na gestão de projetos no Sesi e no Senai.

    Da Confederação Nacional da Indústria (CNI), participarão a especialista em Desenvolvimento Industrial Sara Maciel e a integrante da equipe da Diretoria de Inovação Idenilza Miranda. Elas falarão sobre os principais tipos de fomento e os requisitos para elaboração e submissão de propostas de projetos.

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Vira Vida dará continuidade à Horta Escolar Inteligente

    Vira Vida dará continuidade à Horta Escolar Inteligente

    “Eu estava passando por momentos muito difíceis, mas, quando cuidava das plantas, estava cuidando de mim, para poder crescer também.” O depoimento é de Flávia*, de 24 anos, egressa do programa Vira Vida e um dos bolsistas do projeto Horta Escolar Inteligente, que teve a primeira fase concluída em outubro.

    Na sexta-feira, 8 de novembro, equipes do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e da Federação das Indústrias do DF (Fibra) se reuniram para avaliar os resultados de um ano e meio de trabalho. O encontro foi no Sesi São João XXIII, unidade do Gama onde fica a horta. É lá que são realizadas as atividades do Vira Vida, programa pelo qual o Sesi atende adolescentes e jovens em situação de risco e de extrema vulnerabilidade social.

    Entre os alimentos produzidos estão alface, abobrinha, banana, beterraba, pitanga, rabanete e tomate-cereja. Ingredientes colhidos da horta foram utilizados no cardápio do almoço servido após a apresentação dos resultados.

    A Horta Escolar Inteligente tem como objetivos a educação ambiental e a produção sustentável de alimentos. O projeto foi aprovado no Edital n° 6/2017 da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF) e recebeu recursos da instituição para ser colocado em prática. Agora, os cuidados com a horta ficarão por conta do programa Vira Vida.

    “A turma que vai chegar [a 13ª do Vira Vida] continuará esse trabalho de forma mais específica, na matriz curricular de educação ambiental”, explica a coordenadora do programa no DF, Cida Lima. Essa próxima etapa do projeto ocorrerá em parceria com o Sesi Gama. Durante a execução da primeira fase, embora o tema não estivesse na grade curricular, os alunos do Vira Vida participaram de capacitações relacionadas ao assunto.

    A inauguração foi em junho de 2018. Para a construção da horta, o Sesi Taguatinga cedeu materiais e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) contribuiu com profissionais com habilidades específicas. A FAP-DF destinou R$ 99.010 à execução do projeto. Parte desse valor foi destinada a bolsas mensais de R$ 400 cada uma, concedidas por dez meses. Nesse período, passaram pelo projeto 11 bolsistas — três ex-alunos do Sesi Gama e oito egressos do Vira Vida.

    Houve duas oficinas do programa Cozinha Brasil, para conscientizar os jovens sobre a seleção e o consumo adequado dos alimentos. Além disso, foi feita uma feira com produtos cultivados. Quase toda a produção foi usada em refeições para os participantes do Vira Vida e doada aos alunos e aos bolsistas. Em outubro, a iniciativa foi apresentada no estande da Fibra e do Sesi-DF na 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

    “Tivemos o melhoramento de um ambiente. Hoje temos essa produção linda, tudo verdinho, o que também traz a melhoria da qualidade de vida”, diz a professora de Biologia do Sesi Taguatinga Júlia Machado. Ela fez parte da equipe técnica do projeto, ao lado dos professores de Sociologia Luciana Kaminski, também do Sesi Taguatinga, e de Geografia Rafael Carvalho, do Sesi Gama.

    8 11 2019 Encerramento da Horta Inteligente Vira Vida Foto Victor Hugo Pessoa 2

    Funcionamento da horta

    A horta é inteligente porque conta com irrigação automatizada graças a sensores que medem a umidade do ar e do solo, a luminosidade e a temperatura. O sistema foi desenvolvido por estudantes da equipe de robótica Lego of Olympus, do Sesi Gama, para a temporada 2017/2018 do Torneio de Robótica da First Lego League (FLL), cujo tema era água.

    Kevin Lucas da Silva, de 18 anos, fez parte da equipe que criou o sistema e foi um dos bolsistas. “A experiência na horta é algo que eu vou levar tanto no meu currículo quanto na minha vida. Gostei bastante de ter participado e, se eu tiver a oportunidade de ajudar nas próximas etapas, nem que seja voluntariamente, estarei presente”, conta o ex-aluno do Sesi Gama.

    *Nome fictício, em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

    Veja aqui a galeria de imagens. 

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Alunos do Sesi Taguatinga participam de aulão para o Enem

    Alunos do Sesi Taguatinga participam de aulão para o Enem

    30 10 2019 Aulão preparatório para o Enem Sesi Taguatinga Foto Victor Hugo Pessoa 3Às vésperas da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o clima na escola de Taguatinga do Serviço Social da Indústria (Sesi) era de descontração na quarta-feira, 30 de outubro. Prestes a fazerem a primeira prova do exame no domingo, 3 de novembro, estudantes da 3ª série aproveitaram um aulão para tirar dúvidas e fixar o conteúdo. A nota do Enem é aceita para o ingresso em diversas instituições de ensino superior. A segunda prova será em 10 de novembro.

    Entre uma pergunta e outra, músicas e chocolates empolgavam os alunos. “Esta é uma atividade para que eles estejam mais seguros na hora da prova. O conteúdo já vem sendo trabalhado ao longo do ano, então este também é um momento de relaxar, eles precisam disso”, explicou a coordenadora do Ensino Médio do Sesi Taguatinga, Renata Macedo.

    Maria Eduarda Pereira da Silva, de 18 anos, diz que as revisões ajudam a refrescar a memória. “Como são conteúdos acumulados de três anos, sempre tem aquele receio de não lembrar. Essa preocupação que o colégio e os professores têm com a gente, de fazer essa revisão, é muito importante e também tira um pouco da ansiedade”, disse a estudante, que quer cursar Engenharia.

    O aulão também reuniu estudantes da 2ª série que farão o exame só para testar os conhecimentos. Além de revisarem o conteúdo e responderem a questões em conjunto, os estudantes participaram de uma dinâmica proposta pela psicóloga da unidade, Gabriella Torres, sobre como lidar com os sentimentos e as emoções que os afligem antes, durante e após a avaliação.

    Nos dois dias de exame, os estudantes terão de responder a 180 questões, divididas em quatro provas objetivas. Além disso, precisarão escrever uma redação de no máximo 30 linhas.

    Os professores de Redação do Sesi Taguatinga, Denise Ximenes e Vitor Rocha, falaram sobre diversos pontos para os quais os estudantes precisam estar atentos, além de possíveis temas, como epidemias e a volta de doenças erradicadas, controle parental na internet e desafios da mobilidade urbana no Brasil.

    Para um bom texto, eles elencam três dicas. A primeira é a leitura de atualidades — se manter informado sobre os principais acontecimentos do Brasil e de outros países. A segunda é priorizar as cinco competências avaliadas pelos examinadores, que podem ser consultadas em uma cartilha publicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

    A terceira dica é evitar clichês. “O aluno precisa buscar a originalidade, fugir do previsível e dar solução viável ao problema apresentado”, pontua o professor Vitor Rocha.

    No Sesi Taguatinga, o intensivo para o Enem foi dividido em quatro encontros: dois nesta semana, para as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias/Redação/Ciências Humanas e suas Tecnologias, e outros dois na semana que vem, com conteúdos para as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias/Matemática e suas Tecnologias.

    Ações semelhantes ocorrem nas outras duas escolas do Sesi-DF. No Gama, haverá um aulão nesta sexta-feira, 1º de novembro. No Sesi/Senai Sobradinho, desde agosto, os professores trabalham conteúdos e exercícios em encontros diários, após o horário das aulas.

    Veja aqui a galeria de imagens. 

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Sesi e Fibra apresentam projetos em evento de ciência e tecnologia

    Sesi e Fibra apresentam projetos em evento de ciência e tecnologia

    24 10 2019 Sesi e Fibra participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Foto Victor Hugo Pessoa 3Até domingo, 27 de outubro, quem visitar a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, poderá conhecer mais sobre o trabalho do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e da Federação das Indústrias do DF (Fibra). O estande das duas instituições fica próximo ao Palco 360º.

    Entre os projetos apresentados está o protótipo do Controlador Específico de Consumo de Água Residencial (Cecar). O dispositivo, que pode ser instalado em qualquer saída de água da casa, tem um sensor de fluxo que mede a vazão e possibilita o monitoramento online para controle do consumo. A ideia foi desenvolvida por estudantes do Sesi Taguatinga para a temporada 2017/2018 do Torneio de Robótica First Lego League. A aluna da 3ª série do Ensino Médio Gabrielly Almeida, de 16 anos, que fazia parte da equipe, foi um dos que apresentou o protótipo aos visitantes.

    “Estou achando incrível mostrar o projeto para outras pessoas. A feira conta com outros projetos interessantes e aqui a gente está sempre aprendendo”, contou a jovem. Por conta da idade, Gabrielly não integra mais um time de robótica, no entanto inspira novatos como Weslainy de Jesus, de 13 anos, e Luiz Eduardo Alves Feitosa, de 12. Ambos estudam no Sesi Taguatinga — ele, no 6º ano do Ensino Fundamental e ela, no 7º — e vão participar da etapa regional do Torneio Sesi de Robótica First Lego League, marcada para fevereiro.

    24 10 2019 Sesi e Fibra participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Foto Victor Hugo Pessoa 2

    No estande, ao lado dos colegas, eles explicam aos visitantes como funciona o desafio, falam sobre o tema da próxima temporada (City Shaper) e fazem demonstrações com robôs de Lego. “Eu tinha vergonha de apresentar [em público], mas, com a robótica, estou melhorando isso e aprendendo a me expressar melhor”, disse Weslainy. “A tecnologia vai avançando e muitos empregos de hoje podem não existir; o futuro pode estar na robótica e na ciência”, aposta Luiz Eduardo.

    Os robôs chamam a atenção de adultos e crianças, como o pequeno Miguel Tonietto, de 4 anos, que visitava a mostra acompanhado da mãe, Ângela Tonietto, de 35 anos. “É nessa idade que eles têm alto índice de curiosidade e uma capacidade cerebral maior para absorver conhecimento”, disse a servidora pública, enquanto o filho interagia com as peças.

    Horta Escolar Inteligente, Superalimento e hub de inovação

    Outros dois projetos do Sesi-DF são apresentados no estande: a Horta Escolar Inteligente e o Superalimento. Com irrigação automatizada a partir de três sensores que medem umidade do solo, luminosidade, temperatura e umidade do ar, a horta é um projeto desenvolvido no Sesi São João XXIII, no Gama, desde 2018. “Este tipo de evento soma muito para o meu currículo. Aqui tenho contato com profissionais de diferentes áreas, que sugerem e dão dicas. Isso acrescenta bastante”, avalia Kevin Lucas da Silva, de 18 anos, um dos bolsistas do projeto.

    Já o Superalimento é apresentado pela analista técnica do Sesi Letícia Marques. O projeto, que vem sendo desenvolvido em conjunto com a nutricionista da instituição Débora Castilho, tem como ideia aumentar a ingestão de micronutrientes (vitaminas e minerais) por meio do reaproveitamento de alimentos orgânicos. “Aqui já passaram pessoas de diferentes faixas etárias e é muito bom falar do nosso projeto para esse público diverso”, disse Letícia.

    As atividades apresentadas no estande foram aprovadas em edital da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF) para receber recursos da instituição. Além dos três projetos do Sesi-DF, a Fibra participa com um hub de inovação (espaço para palestras e debates). No domingo, dia 27, às 15h30, o local receberá Sergio Saraiva, analista de Transferência de Tecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para falar sobre bioeconomia. A palestra, de cerca de 30 minutos, é aberta ao público.

    Admirável Brasil Novo: Uma Alegoria Futurista

    24 10 2019 Sesi e Fibra participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Foto Victor Hugo Pessoa 1Além do estande, no Palco 360º do evento, 22 alunos do Ensino Médio do Sesi Taguatinga apresentam desde o início da semana a peça Admirável Brasil Novo: Uma Alegoria Futurista. O roteiro faz uma relação entre retirantes e habitantes de uma cidade futurista. Adaptação livre das obras Vidas Secas (1938), de Graciliano Ramos, e Admirável Mundo Novo (1932), de Aldous Huxley, também faz referência aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

    “A cidade futurista é mais ou menos o resultado do que estamos vivendo hoje”, destacou o aluno Roberto Albuquerque, de 17 anos, ao citar como exemplos o consumismo e os desastres naturais — temas abordados na peça. “Se não cuidarmos do que é fundamental para nossa vida, alguma hora vai acabar, porque os recursos são finitos. Se não nos conscientizarmos logo, acabaremos vivendo em uma sociedade em que a tecnologia será de ponta, tudo será mais rápido e avançado, só que não existirá o principal, que é o meio ambiente”, completa a colega Maria Luiza Martins, também de 17 anos. A peça é resultado de um trabalho interdisciplinar que envolveu as disciplinas de Artes Cênicas, Literatura, Música e Sociologia.

    As apresentações contam com fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As próximas serão na sexta-feira (25), às 17h; no sábado (26), às 16h; e no domingo (27), às 10h e às 16h.

    Veja aqui a galeria de imagens.

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Alunos do Sesi visitam a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

    Alunos do Sesi visitam a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

    “Dá medo, porque parece que a gente está solto e vai cair, mas não cai. A sensação é de que a gente está voando!”, descreveu Danilo Gerin, de 11 anos. Estudante do 6º ano do Ensino Fundamental da escola de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), ele experimentou por cerca de 40 segundos o Girotec — simulador antigravidade da Força Aérea Brasileira.

    O equipamento é uma das atrações da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que segue até domingo, 27 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Até sexta-feira, diversas saídas de campo estão programadas para que alunos das três escolas do Sesi-DF participem das atividades. A visita da turma de Danilo foi na terça-feira, 22 de outubro.

    Neste ano, o tema da mostra é Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável. Coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a programação ocorre anualmente de forma simultânea em todas as unidades da Federação. O objetivo é mobilizar a população, em especial os jovens, para atividades científico-tecnológicas.

    São 21 mil metros quadrados ocupados por mais de 120 expositores. Também na terça-feira, o aluno do 5º ano do Sesi Gama Eduardo Corrêa Pereira, de 11 anos, enviou, no estande dos Correios, uma correspondência a um cientista brasileiro. “Escrevi meu nome, disse que gosto bastante de ciência e que estou muito feliz por estar aqui”, contou, enquanto selava a carta.

    O evento também foi a oportunidade para Giovanna Gomes, de 11 anos, entrar com os colegas em um veículo de combate do Exército Brasileiro. “Eu já tinha visto na internet, mas não conhecia assim tão de perto. Foi emocionante, mas acho que deve ser difícil de mexer, porque tem muitos botões”, disse a estudante do 5º ano do Sesi Gama.

    SCNT Foto MoacirEvangelista22102019

    Estande do Sesi e da Fibra

    Além levar os estudantes para conhecer diferentes tecnologias, o Sesi-DF participa da programação da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. No Palco 360º, 22 alunos do Ensino Médio do Sesi Taguatinga apresentam a peça Admirável Brasil Novo: Uma Alegoria Futurista. O roteiro é uma adaptação livre das obras Vidas Secas (1938), de Graciliano Ramos, e Admirável Mundo Novo (1932), de Aldous Huxley, e também faz referência aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). A primeira exibição foi na manhã de terça-feira. Na quinta (24), será às 9h; na sexta (25), às 17h; no sábado (26), às 16h; e no domingo (27), às 10h e às 16h.

    semana nacional de ciencia e tecnologia ministro marcos pontes foto jonilton limaAo lado da Federação das Indústrias do DF (Fibra), o Sesi-DF tem um estande na mostra. No espaço, o público pode conhecer três projetos voltados à sustentabilidade na promoção da qualidade de vida: o Controlador Específico de Consumo de Água Residencial (Cecar), o Superalimento e a Horta Escolar Inteligente. As apresentações são feitas por estudantes e profissionais. Há também um hub de inovação (espaço para palestras e debates) e demonstração de atividades de robótica.

    Ainda na terça-feira, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, visitou o local. Lá, contou aos estudantes que foi aluno do Sesi e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). “Lembro muito bem tudo que eu vivi ali, foi muito bacana. Para os alunos, digo que aproveitem, porque realmente é uma oportunidade e tanto. O Sistema S como um todo faz um trabalho magnífico.”

    As atividades apresentadas no estande foram aprovadas em edital da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF) para receber recursos da instituição. Já o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) apoia as apresentações teatrais.

    A 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem entrada gratuita, Até sábado, a visitação é das 9 às 20 horas e, no domingo, das 10 às 20 horas.

    Veja aqui a galeria de imagens.

    Texto: Samira Pádua
    Fotos dos estudantes: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
    Foto da visita do ministro ao estande: Jonilton Lima
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Evento de ciência e tecnologia reúne mais de 120 expositores no DF

    Evento de ciência e tecnologia reúne mais de 120 expositores no DF

    SNCT Foto MoacirEvangelista21102019 2 de 3Com o tema Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável, teve início nesta segunda-feira, 21 de outubro, a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A programação vai até domingo (27). Em Brasília, ocorre no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, com entrada gratuita. O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações promove o evento desde 2004.

    “Aqui, há a possibilidade de as pessoas verem a ciência e a tecnologia aplicadas no dia a dia. Espero que muitas escolas nos visitem e que os alunos tenham inspiração para suas carreiras no futuro”, disse o ministro Marcos Pontes, na cerimônia de abertura, na tarde de hoje.

    Oficial da Força Aérea Brasileira e primeiro astronauta sul-americano a ir ao espaço, o ministro relatou uma experiência que teve quando criança: a de interagir com um piloto da Esquadrilha da Fumaça e conhecer de perto uma aeronave. “Para ele, eu provavelmente era mais uma criança para quem mostrava o avião, mas, para mim, foi um dia que nunca mais esqueci. Da mesma forma, imagino que garotos e garotas que vierem aqui podem ser inspirados para encontrar seu futuro.”

    Na cerimônia de hoje, também houve o lançamento, pelos Correios, do selo personalizado e do carimbo comemorativo do evento. Para 2020, Pontes anunciou que o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será Inteligência Artificial: Novas Fronteiras da Ciência Brasileira.

    Participação do Sesi e da Fibra

    SNCT Foto MoacirEvangelista21102019 3 de 3Até sábado, o horário das atividades é das 9 às 20 horas. No domingo, das 10 às 20 horas. Nesta edição, são 21 mil metros quadrados ocupados por mais de 120 expositores, entre eles o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e a Federação das Indústrias do DF (Fibra).

    “Brasília é formada por uma população jovem e nosso desafio é exatamente contribuir para o desenvolvimento cultural e intelectual das nossas crianças. Em eventos como este, a gente apanha experiências e as transmite aos nossos alunos em nossas escolas [Sesi e Senai]”, diz o diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Fibra, Graciomário de Queiroz, que assistiu à cerimônia.

    No estande do Sesi e da Fibra, os visitantes podem conhecer três projetos voltados à sustentabilidade na promoção da qualidade de vida: o Controlador Específico de Consumo de Água Residencial (Cecar), o Superalimento e a Horta Escolar Inteligente. Há ainda um hub de inovação (espaço preparado para palestras e debates) e demonstração de atividades de robótica.

    No Palco 360º do evento, 22 alunos do Ensino Médio do Sesi Taguatinga apresentarão a peça Admirável Brasil Novo: Uma Alegoria Futurista. O roteiro é uma adaptação livre das obras Vidas Secas (1938), de Graciliano Ramos, e Admirável Mundo Novo (1932), de Aldous Huxley, e também faz referência aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

    Veja aqui as fotos da abertura.

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra