Autor: Samira Pádua

  • Vencedores dos Jogos Sesi-DF 2025 são premiados

    Vencedores dos Jogos Sesi-DF 2025 são premiados

    O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) premiou as organizações cujos trabalhadores alcançaram o pódio nos Jogos Sesi-DF 2025. A edição deste ano ocorreu em outubro e novembro e reuniu 703 atletas de 30 instituições em dez modalidades coletivas e individuais.

    A premiação foi na terça-feira, 9 de dezembro, no Centro Cultural Sesi, em Taguatinga. Foram entregues 52 troféus, destinados aos três primeiros colocados de cada modalidade — aquathlon, dominó, futebol de campo, futebol society, futsal, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de areia e xadrez. As 14 indústrias que competiram no torneio receberam certificados de participação.

    Uma das representantes do setor industrial foi a construtora e incorporadora Engertal, que competiu em quatro modalidades e garantiu o terceiro lugar em duas delas: tênis de mesa e dominó. “Nós já temos parceria com o Sesi, que fornece nossa alimentação, e neste ano implementamos a EJA [Educação de Jovens e Adultos] para nossos funcionários. Veio então o convite para participar dos jogos, e essa foi uma forma de integrar ainda mais nossos colaboradores”, conta a analista de Recursos Humanos da Engertal, Thaís Martins.

    Além de promover a interação entre trabalhadores, os Jogos Sesi-DF buscam fomentar a promoção da saúde por meio do esporte, estimulando a prática regular de atividade física. Foi o que destacou o superintendente regional do Sesi-DF, Marco Secco, na entrega das premiações: “Nosso objetivo é contribuir para melhorar os índices de qualidade de vida dentro das empresas. Programas como a ginástica laboral e tantos outros que nós temos visam gerar essa sinergia, trazer motivação para que os resultados sejam alcançados”.

    A realização dos Jogos Sesi-DF 2025 teve apoio da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), que forneceu água para hidratação dos atletas.

    As partidas ocorreram no Sesi Taguatinga e foram abertas ao público. Durante os jogos, o Programa Conexão, desenvolvido pelo Sistema Fibra, do qual o Sesi-DF faz parte, promoveu uma campanha de arrecadação de doações para instituições sociais. Foram recebidos 155 quilos e 9 litros de alimentos não perecíveis e 363 unidades de produtos de higiene e limpeza.

    9 12 2025 Premiação dos Jogos Sesi 2025 Foto Bruno Frauzino

    Veja a lista dos vencedores por modalidade: 

     

    1º lugar

    2º lugar

    3º lugar

    Futebol de campo masculino

    Brasal

    PMDF

    Ciplan

    Futebol society masculino

    Atymos

    Seara

    Brasal

    Futebol society master masculino

    Brasal

    Caesb

    Correios

    Futsal feminino

    PMDF

    Correios

    Metrô

    Futsal masculino

    PMDF

    Sinpol

    Correios

    Voleibol feminino

    SEE-DF

    SES-DF

    PCDF

    Voleibol masculino

    Marinha

    PMDF

    Caesb

    Vôlei de areia 4×4 feminino

    PMDF

    Correios

    PCDF

    Vôlei de areia 4×4 masculino

    Caesb

    PMDF

    SES-DF

    Aquathlon feminino – individual

    PCDF

    Aquathlon masculino – individual

    Caesb

    PCDF

    Sedes-DF

    Aquathlon feminino – duplas

    PCDF

    Correios

    Caesb

    Aquathlon masculino – duplas

    PCDF

    Correios

    Postalis

    Dominó

    Correios

    Brasal

    Engertal

    Xadrez

    Metrô

    Correios

    PMDF

    Tênis de mesa feminino

    Sinpol

    PCDF

    Engertal

    Tênis de mesa masculino

    Correios

    SES-DF

    Correios

    Natação

    Correios

    PCDF

    Metrô


    Indústrias homenageadas com certificado de participação:
    Artec
    Base Engenharia
    Bimbo
    Brasal
    Bunge
    Caesb
    Central Vidros
    Ciplan
    Construtora e incorporadora Engertal
    Correios
    Gravia
    Kari Kari Alimentos
    Metrô
    Seara Alimentos
     
    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Bruno Frauzino/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
     
    Veja a galeria de fotos:
    Premiação dos Jogos Sesi 2025
  • Três equipes de robótica do Sesi-DF se classificam para a etapa nacional da First Lego League Challenge

    Três equipes de robótica do Sesi-DF se classificam para a etapa nacional da First Lego League Challenge

    Equipe Albatroid Foto Lula Lopes Sistema Fibra 08112025Depois de dois dias de competição, foram revelados na tarde deste sábado, 8 de novembro, os vencedores da etapa do Distrito Federal do Torneio Sesi de Robótica First Lego League Challenge (FLLC), realizado no Sesi Taguatinga. Estudantes do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) conquistaram dez troféus na disputa, que reuniu 30 equipes escolares do DF e de Goiás.

    O prêmio principal do torneio, o Champion’s Award, foi conquistado pela Albatroid (foto à esquerda), equipe do Sesi-DF que também garantiu uma das três vagas para a etapa nacional da disputa, em março do ano que vem, em São Paulo. “É uma sensação incrível! Nosso trabalho de tantos meses rendeu não só em uma área; conseguimos manter todas as áreas avaliadas em equilíbrio e conquistar o primeiro lugar”, comemora o estudante Matheus Gomes, de 15 anos, um dos cinco integrantes do time, formado por alunos do Ensino Fundamental do Sesi Taguatinga. “Nosso robô e nosso projeto hoje são os melhores que conseguimos construir, mas queremos que sejam ainda mais”, diz, ao explicar que agora vão aprimorá-los para a disputa nacional.

    As outras duas vagas para o torneio nacional também são de equipes do Sesi-DF: Aion-X e Atomics, segunda e terceira finalistas, respectivamente, do prêmio principal do torneio (veja lista completa dos vencedores no fim do texto).

    Equipe Partenon Foto Lula Lopes Sistema Fibra 08112025Nesta edição, 20 das 30 equipes eram de escolas públicas. Estreante, a Partenon (foto à direita), do Centro de Ensino Fundamental 1 do Paranoá, foi a grande vencedora da categoria Projeto de Inovação, em que os times são desafiados a identificar um problema real relacionado à temática da competição e apresentar uma solução. First Age é o grande tema da temporada 2025/2026, unindo o nome da organização estadunidense First, que promove as competições, e a palavra em inglês que se refere a eras arqueológicas.

    O grupo de sete competidores da Partenon criou um dispositivo para monitoramento de sítios arqueológicos que funciona por meio de sensores. O aparelho emite som e faz fotos quando alguém se aproxima de materiais históricos. “A ideia é evitar casos de vandalismo e identificar aqueles que cometem esse crime. Temos de valorizar o nosso passado e a história dos povos, e o nosso projeto tem esse propósito”, explica Layla Saaid, de 13 anos, que está no 7° ano do Ensino Fundamental. Ela celebrou a conquista da equipe novata em torneios de robótica. “Dedicamos esforços a pesquisas para construir algo realmente relevante e usamos da criatividade de cada integrante para fazer dar certo. Estamos muito felizes em levar um prêmio para nossa escola.”

    Presente na cerimônia de encerramento, a chefe da Diretoria de Educação Especial e Inclusiva da Secretaria de Educação do DF, Jane Carrijo, destacou a participação de 19 escolas da rede pública do DF no torneio. “É extraordinário ver a adesão de tantas escolas a uma iniciativa que valoriza a tecnologia como ferramenta de educação. O torneio abraçou a inclusão ao dar espaço para unidades escolares especiais — é assim que eliminamos barreiras e preconceitos”, defende. Competiram alunos de duas escolas de libras–português e de uma de altas habilidades.

    Gerente executiva de Educação do Sesi-DF, Valéria Silva afirma que a robótica associada à educação potencializa o processo de ensino-aprendizagem. “Não há que se pensar em tecnologia de forma separada, e a robótica é uma forma lúdica e dinâmica de trabalhar o pensamento computacional, a programação e desenvolver a autonomia e o protagonismo do aluno”, argumenta, ao destacar que, na Rede Sesi-DF, a educação tecnológica faz parte da grade curricular.

    Outras premiações
    Além dos três troféus na categoria principal do torneio, Champion’s Award, a Rede Sesi-DF de Educação obteve premiações em mais cinco categorias.

    No Desempenho do Robô, a Albatroid foi a vencedora, seguida da Lego Field, segunda finalista. A Lego Field também venceu a categoria Core Values (valores essenciais), em que os juízes observam se há trabalho em equipe, se os competidores exploram novas habilidades e ideias (descoberta), se aplicam o que aprenderam para melhorar o mundo (impacto) e se promovem a inclusão, a inovação e a diversão ao longo do processo.

    Na categoria Design do Robô, a vencedora foi a Lego of Olympus e, no Desafio do Robô, a Aion-X.

    Na categoria Técnico/Mentor Destaque, o vencedor foi o professor André Mota, da equipe Albatroid. Marcelo Miranda, da Lego Field, recebeu o troféu de segundo finalista da categoria.

    Veja a lista completa dos vencedores 
     
    Champion’s Award
    Vencedora: Albatroid (Sesi-DF)
    2ª finalista: Aion-X (Sesi-DF)
    3ª finalista: Atomics (Sesi-DF)
     
    Técnico/Mentor Destaque
    Vencedor: André Mota, da Albatroid (Sesi-DF)
    2º finalista: Marcelo Miranda, da Lego Field (Sesi-DF)
     
    Desempenho do Robô
    Vencedora: Albatroid (Sesi-DF)
    2ª finalista: Lego Field (Sesi-DF)
     
    Design do Robô
    Vencedora: Lego of Olympus (Sesi-DF)
    2ª finalista: Ziontech (CEF 1 do Riacho Fundo II)
     
    Projeto de Inovação
    Vencedora: Partenon (CEF 1 do Paranoá)
    2ª finalista: Falcões Elite (CEF 1 do Gama)
     
    Core Values
    Vencedora: Lego Field (Sesi-DF)
    2ª finalista: Iron Star (Colégio La Salle)
     
    Prêmios extraoficiais
     
    Desafio do Robô
    Vencedora: Aion-X (Sesi-DF)
     
    Prêmio Parceria
    Vencedora: Águias Elite (CEF 1 do Gama)
     
    Equipes classificadas para a etapa nacional
    Albatroid (Sesi-DF)
    Aion-X (Sesi-DF)
    Atomics (Sesi-DF)
     
    Equipes suplentes para a etapa nacional
    Lego Field (Sesi-DF)
    Lego of Olympus (Sesi-DF)
    Falcões Elite (CEF 1 do Gama)
     
    Texto: Dayane dos Santos e Samira Pádua
    Fotos: Lula Lopes/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
     
    Veja a galeria de fotos do segundo dia de torneio:
    Torneio Sesi de Robótica – Etapa Regional - DF – 2025/2026 - SABADO
  • Equipes de escolas públicas e privadas do DF e de Goiás se enfrentarão na etapa regional do Torneio Sesi de Robótica, em Taguatinga

    Equipes de escolas públicas e privadas do DF e de Goiás se enfrentarão na etapa regional do Torneio Sesi de Robótica, em Taguatinga

    31102025 Robotica Sesi DF Foto Lula LopesSistema FibraEm 7 e 8 de novembro, o Sesi Taguatinga sediará a etapa regional do Torneio Sesi de Robótica First Lego League Challenge (FLLC). Trinta equipes de escolas públicas e particulares do Distrito Federal e de Goiás vão participar. O público poderá ver os estudantes em ação na sexta-feira (7), das 9 às 13 horas e das 15 às 17 horas, e no sábado (8), das 9 horas às 16h30. A escola do Serviço Social da Indústria (Sesi) em Taguatinga fica na QNF 24 Área Especial, Taguatinga Norte.

    Os times são formados por crianças e adolescentes de 9 a 15 anos, que apresentarão projetos de inovação e buscarão somar o máximo de pontos com robôs autônomos elaborados e programados por eles com a tecnologia Lego. Do total de equipes inscritas no torneio regional, 20 são de escolas públicas e dez de instituições privadas — destas, cinco defendem a Rede Sesi-DF de Educação (Aion-X, Albatroid, Atomics, Lego Field e Lego of Olympus). As mais bem colocadas competirão no ano que vem na etapa nacional, de onde sairão representantes do País em torneios internacionais.

    First Age é o grande tema da temporada 2025/2026, unindo o nome da organização estadunidense First, que promove as competições, e a palavra em inglês que se refere a eras arqueológicas. Jovens de várias partes do mundo são desafiados a explorar os mistérios da arqueologia e a trabalhar em equipe utilizando ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Na modalidade Challenge, o subtema é Unearthed, que, em tradução livre, significa desenterrado. Nesta temporada, a Rede Sesi-DF de Educação terá competidores em mais duas modalidades: First Robotics Competition (FRC) e Stem Racing.

    Entenda a competição
    Na FLLC, os participantes são avaliados em quatro categorias: projeto de inovação, desafio do robô, design do robô e core values. No desafio do robô, em três rounds de dois minutos e meio cada um, os robôs montados e programados pelas equipes terão de cumprir de forma autônoma, em uma arena temática, até 15 missões que propõem a exploração de um sítio arqueológico, buscando somar o máximo de pontos.

    No quesito design do robô, são analisados, entre outras coisas, o processo de criação do dispositivo pela equipe e os testes de código de programação. No caso dos core values (valores essenciais), os juízes observam se há trabalho em equipe, se os competidores exploram novas habilidades e ideias (descoberta), se aplicam o que aprenderam para melhorar o mundo (impacto) e se promovem a inclusão, a inovação e a diversão ao longo do processo. No projeto de inovação, as equipes são desafiadas a identificar um problema real relacionado à temática da competição e apresentar uma solução ou melhorar uma já existente. O resultado da etapa regional do Torneio Sesi de Robótica FLLC será anunciado no sábado, dia 8.

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Lula Lopes/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Workshop sobre responsabilidade social marca o início do projeto Semana Sesi na Indústria

    Workshop sobre responsabilidade social marca o início do projeto Semana Sesi na Indústria

    Workshop Semana Sesi na Indústria Foto Lula Lopes 29 10 2025Com o objetivo de contribuir para a compreensão das empresas locais sobre iniciativas de impacto social e engajá-las, o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) promoveu na manhã de quarta-feira, 29 de outubro, o workshop O Futuro é Comunitário. O encontro ocorreu no edifício-sede da Federação das Indústrias do DF (Fibra) e reuniu empresários, lideranças e trabalhadores da indústria.

    Ao abrir o encontro, o superintendente regional do Sesi-DF, Marco Secco, explicou que a intenção foi aproximar o público dos temas mais relevantes de responsabilidade social e de sustentabilidade. “Sabemos que as indústrias têm uma rotina intensa e isso muitas vezes as distancia dos pontos nevrálgicos. A rotina pode levar à perda de grandes oportunidades”, afirmou, ao ressaltar que o Sesi e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) podem apoiar as empresas nesse sentido.

    Após a abertura, o especialista em Economia e Meio Ambiente Fernando Assanti, presidente do Instituto Selo Social, falou ao público sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) — 17 metas globais pactuadas por líderes mundiais em 2015 em uma agenda que vai até 2030. Na sequência, a consultora de Desenvolvimento Sustentável Thais Scharfenberg abordou o conceito ESG (do inglês environmentalsocial and governance — práticas ambientais, sociais e de governança).

    Assanti reforçou que a construção de uma sociedade melhor passa pela necessidade de uma visão ampla do que ocorre no mundo e do entendimento dos papéis de cada um enquanto cidadão e empresário e, em casa, enquanto parte de uma família. “Às vezes, a gente se entende distante, mas, se pensar no nosso grupo de colaboradores, por exemplo, se houver um evento climático como uma enchente, quantos deles vão ser afetados? O quanto isso vai impactar a saúde mental e a saúde física dessas pessoas? E isso vai certamente se refletir no trabalho”, disse.

    Para Thais, essa é uma agenda na qual não se pode avançar sem considerar o setor privado, tendo em vista a necessidade de parcerias e a complexidade de problemas, que se conectam. Ela também destacou que, independentemente do tamanho da empresa, o passo inicial é olhar para dentro, entender qual caminho deseja seguir. “A gente começa com esse passo pequeno de entender o que é mais importante para a empresa, o que impacta mais o negócio, para depois ir avançando e alcançar um impacto social mais amplo”, recomendou.

    Além dos impactos social e ambiental, Thais chamou a atenção para o fato de que essas práticas se convertem em vantagem competitiva, evidenciam a reputação de marca e promovem um efeito em cadeia, quando outros empresários se movimentam no mesmo sentido.

    No fim da manhã, o público pôde tirar dúvidas com os especialistas em um bate-papo mediado pela coordenadora da iniciativa Coalizão pelo Impacto – Brasília, Dani Estevam. A gerente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde do Sesi-DF, Maria Cláudia Pereira, também participou do bate-papo.

    Semana Sesi na Indústria
    workshop O Futuro é Comunitário integrou as atividades do projeto Semana Sesi na Indústria, realizado pelo Sesi-DF com apoio do Conselho Nacional do Sesi. Até dezembro, o Sesi-DF levará ações integradas de bem-estar, cultura e saúde a seis indústrias locais, uma por semana, de segunda a sexta-feira, com o propósito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores.

    O especialista de projetos do Conselho Nacional do Sesi Eduardo Oliveira acompanhou a atividade de quarta-feira e detalha a iniciativa: “O workshop é proveniente do edital Conexão Sesi, do Conselho Nacional do Sesi, em que foram apresentados 93 projetos de departamentos regionais de todo o Brasil. Com várias ações nas áreas de saúde, educação e cultura, o que a gente espera é que o Sesi apoie o trabalhador da indústria e seus familiares, estendendo os benefícios às respectivas comunidades”.

    A Semana Sesi na Indústria teve início em 27 de outubro, na Capital Recicláveis. “Para a gente, está sendo uma quebra na rotina do nosso trabalho. Os funcionários estão participando e gostando muito”, conta o gerente operacional da empresa, Jorge Ribeiro. Ele também assistiu ao workshop.

    “A dependência do brasileiro em relação ao meio ambiente é muito grande e a Capital Recicláveis é apenas uma formiguinha tentando fazer uma mudança por meio da reciclagem para diminuir a poluição e o desmatamento e gerar emprego e renda. Nas palestras de hoje, o conhecimento foi apresentado de forma clara e ampla. Minha ideia é repassar o que aprendi para a diretoria da empresa”, conta.

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Lula Lopes/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
     
    Veja a galeria de fotos:
    Semana Sesi na Indústria: O futuro é comunitário
  • Em noite de música clássica e rock, Orquestra Jovem do Sesi-DF faz primeira apresentação

    Em noite de música clássica e rock, Orquestra Jovem do Sesi-DF faz primeira apresentação

    19092025 Apresentação Orquestra Jovem do Sesi DF Foto Lula Lopes 2Não é todo artista iniciante que tem a sorte de, logo na noite de estreia, tocar ao lado de músicos experientes. Mas os 53 integrantes da Orquestra Jovem do Sesi-DF tiveram. Na noite de sexta-feira, 19 de setembro, eles dividiram o palco da Sala Yara Amaral, no Centro Cultural Sesi, em Taguatinga, com a banda brasiliense Distintos Filhos e o músico Dado Villa-Lobos, guitarrista da antiga banda Legião Urbana, também formada na capital federal.

    A noite começou apenas com os novatos no palco, tocando violinos, violoncelos, violas e contrabaixos, e se encerrou com todos juntos, em um encontro da música clássica com o rock nacional que um dos integrantes da orquestra, Samuel dos Santos, de 17 anos, definiu como incrível. “Eu nunca imaginei essa junção, foi muito divertido!”, resumiu Samuel, que cursa a 2ª série do Ensino Médio no Sesi Taguatinga. Ele já tinha noções de música. “Eu tocava violino por conta própria. Aqui eu toco viola e tive um avanço maior na prática.”

    A seleção para ingresso na Orquestra Jovem do Sesi-DF foi em junho. A formação é um projeto realizado com investimento do Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), em fomento às ações estruturantes culturais, uma das missões da instituição. Os jovens têm aulas semanais no Sesi Taguatinga e também participaram de cinco workshops. O grupo é conduzido pelo regente Daniel Moraes, com a regência auxiliar do maestro Dalmir Gomes, professor de Música de Formação Cultural do Sesi-DF.

    19092025 Apresentação Orquestra Jovem do Sesi DF Foto Lula LopesOs instrumentistas são estudantes da Rede Sesi-DF de Educação e da Rede Pública de Ensino do DF. Fábio Basílio, de 14 anos, cursa o 8º ano no Centro de Ensino Fundamental 8 de Taguatinga. Ele soube da seletiva por amigos e logo pediu à mãe para participar. “Está sendo muito legal e interessante, porque eu gosto de estar em grupo e a gente toca muito aqui! A música para mim é arte”, diz o adolescente, que, na orquestra, toca violoncelo.

    Da plateia, os pais o acompanharam atentamente. “Fiquei encantada! É uma sementinha nascendo. Não sei aonde isso vai chegar, mas tenho certeza de que vão vir bons frutos daqui!”, aposta a mãe de Fábio, a gestora de negócios empresariais Alexandra Basílio, de 39 anos. “O Sesi oferecer isso à comunidade é importante para que os jovens cresçam longe das drogas e para o desenvolvimento cultural do País. Sou muito grata por esta oportunidade”, completa.

    Abrindo caminhos
    Após tocar quatro músicas, como parte da 9ª Sinfonia de Beethoven e o clássico nacional Águas de Março, de Tom Jobim, os integrantes da orquestra subiram para o mezanino do teatro, de onde assistiram à apresentação de Paulo Veríssimo, Ivo Portela e Marcos Amaral, que formam a banda Distintos Filhos, a quem posteriormente se juntou Dado Villa-Lobos.

    Na visão de Veríssimo, a Legião Urbana foi fundamental para que a Distintos Filhos tenha prosperado. São mais de 20 anos de carreira. “Estamos seguindo os passos deles, que abriram caminho para nós, e poder celebrar isto aqui no Sesi Taguatinga é ainda mais especial. O mais legal é que a gente espalha a música de Brasília para a nova geração”, conta o vocalista e guitarrista, que foi aluno do Sesi-DF na infância e na adolescência.

    Para Dado Villa-Lobos, a música é uma linguagem fundamental e o incentivo à arte local é importante nesse contexto. “A música abre fronteiras, portas, corações e mentes, e ver a garotada pegando um instrumento hoje em dia é tão lindo, porque tocar um violino, uma viola, não é fácil! É uma iniciativa boa para todo mundo: para a gente, que está ali, e para eles, que estão no começo de suas vidas musicais”, acredita.

    19092025 Apresentação Orquestra Jovem do Sesi DF Foto Lula Lopes

    Na terceira parte da noite, a Orquestra Jovem do Sesi-DF voltou à cena e as três gerações dividiram o palco. Veríssimo convidou o público a deixar as poltronas e a se aproximar e, juntos, tocaram e cantaram sucessos da Legião Urbana como Índios, Tempo Perdido e Que País é Este, finalizando quase duas horas de show.

    A retirada de ingressos para a apresentação foi gratuita e a entrada, mediante a doação, por espectador, de 1 quilo de alimento não perecível. Os itens arrecadados serão destinados a instituições sociais por meio do Programa Conexão, desenvolvido pelo Sistema Fibra, do qual o Sesi-DF faz parte, com o propósito de envolver pessoas em ações de responsabilidade social.

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Lula Lopes/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
     
    Veja a galeria de fotos:
    Orquestra Jovem do Sesi-DF + Dado Villa-Lobos
  • Sesi-DF reúne famílias em seis dias de espetáculos gratuitos

    Sesi-DF reúne famílias em seis dias de espetáculos gratuitos

    Já era a hora do bis quando Sandra Peres e Paulo Tatit perguntaram: “O que que tem na sopa do neném?”, iniciando a canção Sopa, sucesso no universo infantil. A música foi uma das mais esperadas pelos pequenos fãs da dupla Palavra Cantada, cujo show, no domingo, 14 de setembro, encerrou o festival Sesi Conexões – Palco e Família. Foram seis espetáculos de classificação livre, um por dia, com o objetivo de proporcionar um momento cultural em família. Toda a programação ocorreu na Sala Yara Amaral, no Sesi Taguatinga.

    O show Palavra Cantada 30 anos estava marcado para as 17 horas, mas, para garantir um lugar à frente, o casal de professores Danyelle Biagioli e Rayner Ferreira, ambos de 37 anos, chegou antes das 16 horas ao Sesi Taguatinga, com a filha, Maria Júlia, de 4 anos. “Como a gente é fã, quer ficar pertinho deles”, contou Danyelle. A estratégia deu certo e, assim que as portas da Sala Yara Amaral foram abertas, o trio conseguiu um lugar nas primeiras fileiras do teatro.

    “A Palavra Cantada me acompanha há muito tempo, desde antes da minha filha, porque eu sou professora e comecei minha carreira na Educação Infantil”, completou Danyelle, ao explicar que, com a maternidade, as músicas da dupla passaram a fazer parte também da rotina familiar. Atenta, Maria Júlia logo emendou o refrão de Sopa, confirmando a fala da mãe.

    Sesi Palco e Família 2

    Na estrada desde 1994, a Palavra Cantada contribui para o aprendizado por meio de um repertório lúdico. “A música é uma ferramenta em que a gente conversa pela melodia. A criança e o adulto repetem, e todos esses valores, o que a gente diz, acabam entrando na percepção de vida [da criança]. A música educa”, defende Sandra Peres.

    Foi a primeira vez que a dupla, ao lado da banda que a acompanha, se apresentou no Sesi-DF. Assim como nos demais espetáculos do festival Sesi Conexões, a retirada de ingressos foi gratuita e a entrada, mediante a doação, por espectador, de 1 quilo de alimento não perecível (para crianças de até 3 anos, a entrada foi livre). “Acho que é uma iniciativa ótima, porque no show, além dessa parte cultural que a gente veio aqui para fazer, tem toda a parte social que fecha o ciclo. O cultural e o social caminham juntos. Afinal, o Sesi é Serviço Social da Indústria”, sintetiza Paulo Tatit.

    Foram retirados 1,8 mil ingressos para o festival, que arrecadou, nos seis dias de evento, 629 quilos de alimentos. Os itens doados serão destinados a instituições sociais por meio do Programa Conexão, desenvolvido pelo Sistema Fibra, do qual o Sesi-DF faz parte, com o propósito de envolver pessoas em ações de responsabilidade social.

    Música, circo e teatro
    O Sesi Conexões – Palco e Família ocorreu de 9 a 14 de setembro. No dia 9, o grupo Barbatuques mostrou como se faz música usando apenas o corpo como instrumento, no espetáculo O Show Barbatuques, que levou ao público ritmos tradicionais e contemporâneos como baião, coco, samba e maracatu. No dia 10, o Dançart’Especial apresentou Alice no País da Inclusão, Será? A adaptação do clássico de Lewis Carroll, com música e dança, convidou os espectadores a refletir sobre o tema da inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. Na quinta (11), foi a vez do espetáculo circense Cabarezin da Nega, que combina as matrizes populares da palhaçaria brasileira.

    Sesi Palco e Família 1

    No dia 12, o Grupo de Teatro do Sesi-DF, composto por 28 estudantes da Rede Sesi-DF de Educação e da Rede Pública de Ensino do DF, estreou nos palcos encenando O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. A formação desses jovens faz parte do projeto Sesi Conexões – Palco e Família, que, além de contribuir para a valorização das artes cênicas e fortalecer laços familiares, promove o desenvolvimento social, por meio de aulas gratuitas de teatro. A seleção para o Grupo de Teatro do Sesi-DF foi em junho e, desde julho, a formação é realizada no Sesi Taguatinga.

    Um dos atores em formação é Saulo Emanuel Oliveira, de 14 anos, aluno do 9º ano do Sesi Taguatinga. Na peça criada por Suassuna, ele interpretou o Padre João. “O teatro está me ajudando a superar alguns dos meus medos, a saber como me expressar. Ele me ensina a mostrar quem realmente sou, a me sentir bem comigo mesmo e fazer outras pessoas se sentirem assim. É uma experiência avassaladora de alegria”, definiu o jovem, logo após a encenação.

    O bancário Renato Oliveira, de 45 anos, acompanhou a apresentação do filho. “É uma oportunidade de as crianças se conhecerem melhor. Neste caso, aprenderem sobre a cultura brasileira e a Região Nordeste, que é onde a peça se passou. Também é uma forma de inseri-los na sociedade e trabalhar em conjunto”, avaliou.

    No sábado (13), a Cia de Teatro Néia e Nando interpretou O Rei Leão, em uma montagem baseada no musical da Broadway, cujos figurinos, coreografias e maquiagens são inspirados na cultura africana.

    Na visão do superintendente regional do Sesi-DF, Marco Secco, o festival cumpriu seu principal objetivo. “Tivemos famílias participando, pais com as crianças, isso é o mais bacana. É sempre uma oportunidade de a gente contribuir para a nossa comunidade e para os trabalhadores do setor industrial”, afirma.

    O Sesi Conexões – Palco e Família é uma realização do Sesi-DF, com investimento do Departamento Nacional do Sesi, por meio do Programa Nacional de Cultura, em fomento às ações estruturantes culturais, uma das missões da instituição.

    Texto: Marcus Rodrigues e Samira Pádua
    Fotos: Lula Lopes e Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Novas matrículas na Rede Sesi-DF de Educação já estão abertas

    Novas matrículas na Rede Sesi-DF de Educação já estão abertas

    Está na hora de garantir uma vaga para o ano letivo de 2026 em uma das escolas da Rede Sesi-DF de Educação. As matrículas de novos alunos se iniciam nesta quarta-feira, 17 de setembro. O processo pode ser feito online ou pessoalmente, na respectiva escola. Haverá plantões de matrículas em 4 de outubro, 18 de outubro, 8 de novembro e 6 de dezembro.

    Para o Ensino Médio (1ª e 2ª série), há vagas nas escolas do Gama, do Setor de Indústrias Gráficas (SIG), de Sobradinho e de Taguatinga. No Gama e em Taguatinga, também são oferecidos os anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º). As quatro escolas têm aulas nos dois turnos: matutino, das 7h10 às 12h30, e vespertino, das 13h10 às 18h30.

    O Serviço Social da Indústria (Sesi) tem a maior rede privada de educação básica do Brasil e é referência para o futuro do trabalho, com foco na formação integral do estudante. Isso se traduz em uma proposta pedagógica com metodologias ativas que promovem o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais, a exemplo de pensamento científico, raciocínio crítico, habilidades socioemocionais e postura empreendedora.

    Na matrícula online, a confirmação da vaga dependerá da entrega da documentação exigida na secretaria da escola, ocasião em que serão assinados o contrato e a ficha de matrícula. Também é possível fazer todo o processo pessolmente. O atendimento nas escolas é em dias úteis, das 7 às 18 horas.

    Trabalhadores da indústria e de empresas conveniadas ao Sesi-DF têm desconto sobre o valor das mensalidades. Para todos os estudantes que confirmarem a vaga ainda neste ano, será concedido desconto na primeira mensalidade de 2026: de 30% para quem fechar em setembro, de 25% em outubro, de 20% em novembro e de 15% em dezembro. As matrículas ficarão abertas enquanto houver vagas.

    As informações sobre a proposta pedagógica, as atividades oferecidas, a infraestrutura, os preços e a documentação necessária para matrícula estão em sesidf.org.br. Para conhecer as instalações e tirar dúvidas sobre a metodologia da Rede Sesi de Educação, compareça a uma de nossas escolas das 7 às 18 horas ou marque uma visita. Os endereços e contatos estão no fim deste texto.

    14 8 2025 Salas de Aula Sesi Gama Fotos Victor Hugo Pessoa 7 750x500px

    Formação integral
    Há mais de 70 anos, a Rede Sesi de Educação contribui para a educação de crianças e jovens por meio de um sistema de ensino autoral focado no futuro do trabalho. Essa preparação vai além do desenvolvimento de competências ligadas às diversas áreas do conhecimento e do domínio das novas tecnologias. É uma formação integral: os estudantes aprendem a trabalhar em equipe e são encorajados a ter proatividade, autonomia, resiliência, espírito de liderança e outras habilidades.

    A abordagem educacional se estrutura em metodologias ativas e é centrada no estudante, estimulado a ser protagonista do seu processo de aprendizagem, envolvendo-se de forma prática e colaborativa em projetos, atividades de gamificação, estudos de caso e outros desafios. O ambiente, inovador e tecnológico, estimula a criatividade e a interação.

    Os professores atuam como mentores e mediadores do conhecimento. Por meio da abordagem STEAM (acrônimo em inglês com as iniciais de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), eles transmitem os conteúdos de forma integrada e desafiam os estudantes a também resolver problemas de maneira interdisciplinar. Adotado nacionalmente, o material didático foi desenvolvido pela própria Rede Sesi de Educação.

    A educação tecnológica faz parte da grade curricular de todos os estudantes das escolas do Sesi-DF, em atividades de programação e robótica e de desenvolvimento do pensamento computacional. Aqueles que se identificam com a robótica podem concorrer a uma vaga para compor uma das equipes que representam a instituição em torneios regionais, nacionais e internacionais.

    Os estudantes têm, ainda, a opção de participar do Programa Bilíngue, no idioma inglês. Com currículo integrado aos componentes da Educação Básica, é contratado à parte.

    No Ensino Fundamental, é oferecido, também à parte, o Programa Sesi Total, conjunto de ações educativas, esportivas, culturais e recreativas no turno contrário ao das aulas. Há oficinas maker, monitoria escolar e atividades culturais, esportivas e de descompressão.

    Ensino Médio integrado ao Senai-DF
    No Ensino Médio, o estudante tem de definir um itinerário formativo (as opções variam por escola). Análise de Dados e Programação; Design e Cultura Maker; Economia e Negócios; e STEM/Engenharias são oferecidos pela própria Rede Sesi-DF de Educação. Também é possível escolher como itinerário um curso técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) — a maior rede de educação profissional da América Latina. Ao selecionar a segunda alternativa, além da formação no Ensino Médio, o jovem terá um diploma de nível técnico profissional quando concluir os estudos. Entre as opções estão Técnico em Design Gráfico, Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Logística.

    Visite sesidf.org.br e saiba mais sobre a educação oferecida pelo Sesi no Distrito Federal.

    Rede Sesi-DF de Educação 

    Escola

    Etapas

    Endereço

    Telefones

    Whatsapp

    Sesi Gama

    Ensino Médio (1ª e 2ª série)

    Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano)

    Área Especial 1/8, Setor Central, Gama

    (61) 3484-9612

    (61) 98594-9110

    Sesi/Senai SIG

    Ensino Médio (1ª e 2ª série)

    Setor de Indústrias Gráficas, Quadra 6, Lote 1.100

    (61) 3441-3021

    (61) 3441-3021

    Sesi/Senai Sobradinho

    Ensino Médio (1ª e 2ª série)

    Quadra 13, Área Especial 3, Lotes A/F, Sobradinho

    (61) 3487-8612/8620

    (61) 98611-5276

    Sesi Taguatinga

    Ensino Médio (1ª e 2ª série)

    Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano)

    QNF 24 Área Especial, Taguatinga Norte

    (61) 3355-9552/9547

    (61) 98653-2508

     

    Texto: Anna Halley
    Foto: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra – 14.8.25
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Orquestra Jovem do Sesi-DF, Distintos Filhos e Dado Villa-Lobos tocarão juntos em Taguatinga

    Orquestra Jovem do Sesi-DF, Distintos Filhos e Dado Villa-Lobos tocarão juntos em Taguatinga

    12 9 2025 Orquestra Sesi Taguatinga Fotos Victor Hugo Pessoa Taguatinga capaCom a participação da banda brasiliense Distintos Filhos e do músico Dado Villa-Lobos, a Orquestra Jovem do Sesi-DF se apresentará ao público pela primeira vez. Será nesta sexta-feira, 19 de setembro, às 20 horas, no Centro Cultural Sesi, em Taguatinga. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingresso e doação de 1 quilo de alimento não perecível (saiba mais abaixo).

    A programação é dividida em três partes. Na primeira, a orquestra tocará produções como parte da 9ª Sinfonia de Beethoven e o clássico nacional Águas de Março, de Tom Jobim (1927–1994). Na segunda, a Distintos Filhos (integrada por Paulo Veríssimo, Ivo Portela e Marcos Amaral) e Dado Villa-Lobos interpretarão sucessos da Legião Urbana, banda formada em Brasília da qual Dado era o guitarrista. Ao fim, todos se juntarão no palco para uma apresentação conjunta. A classificação é livre.

    Composta por 53 estudantes da Rede Sesi-DF de Educação e da Rede Pública de Ensino do DF, a Orquestra Jovem do Sesi-DF é conduzida pelo regente Daniel Moraes, com a regência auxiliar do maestro Dalmir Gomes, professor de Música de Formação Cultural do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF). Os jovens tocam violinos, violas, violoncelos e contrabaixos.

    Distintos Filhos e Dado Villa Lobos Foto Gabriel SoutoO projeto de formação da Orquestra Jovem do Sesi-DF conta com investimento do Departamento Nacional do Sesi, em fomento às ações estruturantes culturais, uma das missões da instituição. A seleção para ingresso no grupo foi realizada em junho. Além de aulas semanais, a formação incluiu cinco workshops, que abordaram a história da música clássica e contemporânea, leitura musical e partitura, técnica de som de conjunto e improvisação e criatividade musical. O último workshop foi conduzido pelo celista Frank Júnior.

    Ingresso social
    Os ingressos podem ser retirados pessoalmente ou pela internet. Pessoalmente, é preciso ir a uma das seguintes unidades do Sesi-DF: Central Park, Gama, Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Sobradinho ou Taguatinga, das 8 às 17 horas. A retirada ocorre até a data da apresentação, a menos que os ingressos se esgotem antes. Cada pessoa tem direito a no máximo dois ingressos.

    A emissão dos ingressos pela internet é no site ticketfacil.com.br. Nesse caso, há a cobrança de taxa administrativa de R$ 2 por ingresso, com pagamento no próprio site.

    A entrada no evento será mediante a doação, por espectador, de 1 quilo de alimento não perecível, exceto sal, farinha de trigo e flocão. Crianças de até 3 anos não precisam de ingresso. Os itens arrecadados serão destinados a instituições sociais por meio do Programa Conexão, desenvolvido pelo Sistema Fibra, do qual o Sesi-DF faz parte, com o propósito de envolver pessoas em ações de responsabilidade social.

    Se tiver dúvidas, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Sesi-DF pelo telefone (61) 4042-6565, opção 1, em dias úteis, das 7h30 às 18h30.

    Texto: Samira Pádua
    Foto da Orquestra Jovem do Sesi-DF: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
    Foto da banda Distintos Filhos com Dado Villa-Lobos: Gabriel Souto
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Sesi Encontros Musicais levou nomes consagrados e novos talentos a Taguatinga

    Sesi Encontros Musicais levou nomes consagrados e novos talentos a Taguatinga

    Com a mensagem de “paz, amor e esperança”, do sucesso Brincadeira de Criança, o grupo de pagode Molejo encerrou o festival Sesi Encontros Musicais. Em 28, 29 e 30 de agosto, o Sesi Taguatinga recebeu seis atrações. A cada noite, subiram ao palco uma banda brasiliense e uma atração de expressão nacional. Nessa grande celebração à diversidade da música, teve gente de idades e preferências variadas também no público.

    O Sesi Encontros Musicais foi uma realização do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), com investimento do Departamento Nacional do Sesi, por meio do Programa Nacional de Cultura, em fomento às ações estruturantes culturais, uma das missões da instituição. Além de um momento cultural, foi oportunidade de o público praticar a solidariedade, uma vez que a entrada se deu mediante a entrega de 1 quilo de alimento por espectador.

    Antes do show de sábado, o vocalista do Molejo, Andrezinho, exaltou o público e os artistas brasilienses: “A capital federal é berço de inúmeros grupos de pagode e de samba. Estar aqui e apresentar o nosso trabalho é uma honra, o público é sempre muito caloroso. É muito especial fechar o Sesi Encontros Musicais, uma iniciativa que trouxe música boa e de qualidade”.

    Com músicas que estouraram na década de 1990, como Dança da Vassoura, Samba Rock do Molejão, Caçamba e Paparico, a apresentação durou uma hora e meia. Com muita animação, o Molejo também tocou composições de outros grupos, como Art Popular, Raça Negra e o brasiliense Menos é Mais.

    Tripa interna Molejo e Sereníssima

    Mônaco Oliveira, de 45 anos, curtiu o show do início ao fim ao lado da esposa, Patrícia, e da filha Isabella. A família estava em frente à grade entre o palco e o público. Carioca como o Molejo, Mônaco conta que as lembranças da adolescência têm o som das canções do grupo. “Nas festas com os amigos e nos almoços em família, sempre tocava Molejo. Era o ritmo que alegrava o ambiente. E até hoje é assim, a gente escuta e logo quer dançar. É contagiante. Sou superfã mesmo!” A filha do autônomo confirma. “Meu pai ama pagode e samba, até se emociona. Ele faz todos à nossa volta gostarem também, prova disso sou eu”, diz a adolescente, de 13 anos.

    A banda brasiliense Sereníssima, cover da Legião Urbana, abriu a última noite do festival. Criado em 2020, o quarteto faz um tributo ao grupo de rock nacional, que o inspira dos arranjos até a performance. “O Sesi Encontros Musicais promove a inclusão dos ritmos ao realizar um evento que enaltece a diversidade da música. Entregar isso de forma descentralizada é ainda mais fantástico, pois traz um evento de grande porte para fora do Plano Piloto. É investimento na cultura e no lazer”, afirma o vocalista Gabriel Ribeiro. O grupo encantou a plateia com clássicos como Tempo Perdido, Pais e Filhos e Quase sem Querer.

    Tripa interna Elba e Queen

    Tu vens, tu vens…
    Na segunda noite de festival, sexta-feira, dia 29, os acordes entregavam a música de abertura do show principal. Com um vestido preto coberto por pequenas pedras prateadas e brilhantes, ela veio: a paraibana Elba Ramalho subiu ao palco do Sesi Encontros Musicais entoando Anunciação.

    No embalo noite adentro, o público cantou e dançou com Elba clássicos da música brasileira como Ciranda da Rosa Vermelha, Espumas ao Vento, Eu Só Quero um Xodó e De Volta Pro Aconchego — esta última, tema do protagonista da novela Roque Santeiro (1985), foi um dos maiores sucessos na voz da cantora.

    “Eu tive a honra de ter 43 músicas em temas de novela da TV Globo”, disse Elba à plateia. E logo emendou: “Estou de volta para o meu aconchego…”, acompanhada por centenas de vozes nas estrofes seguintes. “Sou fã da Elba Ramalho desde pequenininha. Ela é maravilhosa!”, resumiu a aposentada Clea Silva, de 58 anos, que assistiu ao show com familiares.

    A última apresentação de Elba Ramalho no Sesi-DF havia sido há 13 anos. “Fico feliz porque é um evento para o povo. A cultura tem que chegar aonde o povo está. A gente, artista, fica muito realizado”, elogiou a cantora e compositora.

    Antes de dançar com Elba ao som de baião, forró e xote, o público assistiu ao show da banda Queen of Magic, um tributo para relembrar clássicos do grupo de rock britânico. De jaqueta amarela e camisa e calça brancas, o vocalista Hugo Mendonça emulava Freddie Mercury (1946–1991).

    “É uma honra para a gente estar neste evento mágico do Sesi, em uma noite de muito rock e no mesmo palco de Elba Ramalho”, resumiu Hugo Mendonça, antes de entrar em cena e interpretar canções como Bohemian Rhapsody, I Want It All, I Want to Break Free e We Are the Champions. A cada música, aplausos e assobios para a performance do quarteto.

    Tripa interna Sandra e Banda Sesi

    Bye Bye Tristeza
    Quem compareceu ao Sesi Taguatinga na noite de quinta-feira (28) cantou e pulou com Sandra Sá ao som de Soul de Verão (Fame), Joga Fora, Bye Bye Tristeza, Olhos Coloridos e outros sucessos na voz potente da cantora.

    No palco, Sandra reforçou a importância de aliar a educação à cultura: “A cultura é extremamente necessária, é ela que conta e faz a história de uma nação”. A carioca, que havia completado 70 anos na véspera, recebeu o carinho do público, que fez coro de parabéns.

    Ao lado da irmã e de uma amiga, a professora Ivoneide Silva, de 52 anos, curtia, pela primeira vez, o show da artista que fez parte de tantos momentos da vida dela. “Somos fãs! É uma música bacana, um som sacudido, uma referência boa. A gente sempre escutou a Sandra na adolescência, nas festinhas de casa.”

    A abertura daquela noite — e do festival — ficou sob a responsabilidade da Banda de Música do Sesi-DF, composta por dez estudantes da Rede Sesi-DF de Educação. No repertório, rock, soul, MPB e hip-hop. A condução foi do maestro Dalmir Gomes, professor de Música de Formação Cultural da instituição.

    Foi a primeira vez que o grupo, formado neste ano, se apresentou ao público. “Para mim é um sonho, porque sempre vi novelas com bandas escolares. Não é comum a gente ver escolas abrindo esse espaço para a música. O Sesi incentiva a cultura, não só os esportes”, avalia a estudante do Ensino Médio Ester Alves, um dos vocalistas da banda.

    Arrecadação de alimentos CAPAO festival
    A retirada de ingressos para o Sesi Encontros Musicais foi gratuita e a entrada, mediante a entrega de alimentos não perecíveis. As doações arrecadadas nos três dias de evento serão destinadas a instituições por meio do Programa Conexão, desenvolvido pelo Sistema Fibra, do qual o Sesi-DF faz parte, com o propósito de envolver pessoas em ações de responsabilidade social.

    Cerca de 3,3 mil pessoas passaram pelo Sesi Taguatinga durante a programação. O superintendente regional do Sesi-DF, Marco Secco, compareceu à noite de abertura e falou sobre a importância de fortalecer a cultura no Distrito Federal, destacando os recursos de fomento aportados pelo Departamento Nacional do Sesi para a viabilização do evento. “A gente busca interagir com a comunidade e envolver a prata da casa, dando espaço a artistas locais e alunos das nossas escolas. Este festival é uma oportunidade ímpar de cultura de alto nível e gratuita focada na melhoria da qualidade de vida do trabalhador da indústria e de toda a sociedade”, sintetiza.

    Texto: Dayane dos Santos e Samira Pádua
    Fotos dos dias 1 e 2 (Banda de Música do Sesi-DF, Sandra Sá, Queen of Magic e Elba Ramalho): Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
    Fotos do dia 3 (Sereníssima e Molejo): Bruno Frauzino/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Sesi-DF Cultural dá oportunidade a artistas locais; veja a programação de setembro

    Sesi-DF Cultural dá oportunidade a artistas locais; veja a programação de setembro

    reinaldo cordeiro victor hugo pessoa 28092024 1Ao mesmo tempo em que democratiza o acesso da população à arte, promovendo eventos gratuitos em diversos pontos do Distrito Federal, o Sesi-DF Cultural coloca sob os holofotes artistas locais — iniciantes e veteranos —, com toda a estrutura de que precisam para mostrar seu trabalho ao público.

    Alguns desses talentos constroem parceria de longa data com o Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF), a exemplo do cantor e compositor Reinaldo Cordeiro. Já com o primeiro disco gravado, ele vinha de uma rotina de tocar em bares e casas noturnas, quando, por sugestão de um amigo, resolveu se dedicar totalmente à música caipira, inspirado em nomes como Almir Sater e Renato Teixeira.

    “Apresentei um projeto ao Sesi que foi muito bem-aceito, mesmo eu ainda tendo pouca experiência. Em maio de 2006, fiz meu primeiro show no Sesi Taguatinga e, de lá pra cá, só fortalecemos essa parceria”, conta o músico, que, além de já ter feito várias participações na programação do Sesi-DF Cultural, se apresentou em eventos juninos e na antiga Festa do Trabalhador. “As pessoas já me perguntam quando vou tocar no Sesi. A instituição dá um espaço excelente ao artista de Brasília, com todos os recursos de som e luz. Sabendo aproveitar, é uma oportunidade de crescer”, afirma Reinaldo Cordeiro.

    Já são quatro discos e uma história em defesa da música sertaneja tradicional, por meio de composições próprias e da interpretação de clássicos do gênero. O último álbum de Reinaldo Cordeiro foi lançado no Centro Cultural Sesi, em Taguatinga, em setembro de 2023, e leva o nome de um projeto desenvolvido pelo músico desde 2010: Entre Amigos e Violas, que reproduz o cenário das rodas nas fazendas. “Minha vó me contou como eram esses momentos, em que cada um levava um instrumento, e resolvi recriar esse clima em um show com convidados, voltado para toda a família”, resume.

    É justamente mais uma edição do projeto Entre Amigos e Violas que abrirá a agenda de setembro do Sesi-DF Cultural 2025. Reinaldo Cordeiro levará o show ao teatro de arena do Sesi Taguatinga nesta quarta-feira, dia 3, às 20 horas (classificação livre). Os convidados da noite são a dupla Ânderes e Fernandes e a cantora e violeira Dayane Reis.

    A programação seguirá no dia 17, com a Cia de Teatro Néia e Nando em O Rei Leão. A montagem é baseada no musical da Broadway, cujos figurinos, coreografias e maquiagens são inspirados na cultura africana. A peça será encenada na Praça Teodoro Freire, na Quadra 8 de Sobradinho, às 19h30. A realização é uma parceria do Sesi-DF com a Administração Regional de Sobradinho. A classificação é livre.

    No dia 24, encerrando o mês de setembro, quem também volta a se apresentar no Sesi-DF Cultural é a banda Queen of Magic. Formado por Hugo Mendonça (voz), Gabriel Valério (bateria), Giovanni Sena (baixo) e Gabriel Soto (guitarra), o grupo levará o show A Música do Queen ao Sesi Gama. O tributo à banda de rock britânica está marcado para as 19h30 e a classificação é livre. Em maio, o Queen of Magic já havia tocado no Sesi Central Park e, no fim de agosto, foi uma das atrações do festival Sesi Encontros Musicais.

    Ingresso social
    Os ingressos de setembro do Sesi-DF Cultural 2025 já estão disponíveis. Você pode retirar os seus de graça online ou nas centrais de atendimento das unidades do Sesi-DF Central Park, Gama, Sobradinho ou Taguatinga, em dias úteis, até a data da respectiva atração, das 8 horas às 17h30. A emissão pela internet é no site ticketfacil.com.br. Nesse caso, há a cobrança de taxa administrativa de R$ 2 por ingresso, com pagamento no próprio site. Cada pessoa tem direito a no máximo dois ingressos (crianças de até 3 anos não precisam de bilhete).

    A entrada nos eventos de setembro será mediante a doação, por espectador, de um kit de higiene pessoal — xampu, condicionador, sabonete e pasta de dente ou hidratante corporal e desodorante. Os itens arrecadados serão destinados a instituições sociais por meio do Programa Conexão, desenvolvido pelo Sistema Fibra, do qual o Sesi-DF faz parte.

    Aberta em abril, a temporada de 2025 do Sesi-DF Cultural faz parte do Inspira Brasília, movimento criado com o propósito de estimular negócios locais por meio da divulgação de produtos, serviços, eventos e atrações que representam a diversidade cultural e econômica local.

    A agenda do mês está no site sesidfcultural.org.br, atualizado mensalmente, e pode ser acompanhada também nas páginas do Sesi-DF no Instagram e no Facebook.

    Se tiver alguma dúvida, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Sesi-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, opção 1, em dias úteis, das 7h30 às 18h30.

    Texto: Anna Halley
    Foto: Victor Pessoa/Sistema Fibra – 28.9.24
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra