Autor: Dayane Rodrigues dos Santos

  • Sesi Sobradinho está com vagas gratuitas abertas para o Novo Ensino Médio

    Sesi Sobradinho está com vagas gratuitas abertas para o Novo Ensino Médio

    O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) publicou nesta terça-feira, 2 de fevereiro, o edital de gratuidade regulamentar de vagas remanescentes para as 1ª e 2ª séries do Novo Ensino Médio na escola de Sobradinho. São 33 oportunidades para o ano letivo de 2021. Dependentes de trabalhadores da indústria têm prioridade na matrícula, mas a comunidade também pode concorrer. O edital é voltado para pessoas de baixa renda.29 1 2019 Volta as aulas Sesi Sobradinho Helio Montferre Capa

    No caso dos candidatos para a 1ª série, é preciso ter cursado o 9º ano do Ensino Fundamental no ano letivo de 2020 e ter no mínimo 15 anos completos até 31 de março de 2021 ou no máximo 16 anos no ato da matrícula. Para aqueles que vão concorrer a uma vaga para a 2ª série do Novo Ensino Médio, é necessário ter concluído a 1ª série no ano passado, ter 16 anos completos também até 31 de março de 2021 e no máximo 17 anos.

    As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do Sesi-DF. O processo seguirá o seguinte calendário:

    Etapa

    Prazo

    Inscrição

    2 a 10 de fevereiro

    Análise documental pelas escolas do Sesi-DF

    11 de fevereiro

    Divulgação dos aprovados

    12 de fevereiro

    Matrícula

    18 a 19 de fevereiro

    Para se inscrever, é necessário preencher o formulário online e anexar:

    – Boletins de notas do 6º, 7º e 8º ano ou o histórico escolar do Ensino Fundamental II, assinados e carimbados pelo centro de ensino no qual o aluno estudou. Exigido para os que disputam vaga para a 1ª série do Novo Ensino Médio;

    – Boletins de notas da 1ª série do Ensino Médio ou o histórico escolar, assinados e carimbados pelo centro de ensino no qual o aluno estudou. Exigido para os que disputam vaga para a 2ª série do Novo Ensino Médio;

    – Declaração de Baixa Renda: o responsável deverá redigir uma declaração manifestando se enquadrar em situação de baixa renda ou apresentar documento que comprove ser beneficiário do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal;

    – Cópia da carteira de trabalho: página que comprove vínculo com a indústria, devendo ser identificado o CNPJ da empresa contratante. Este documento é exigido apenas de trabalhadores da indústria.

    Itinerário formativo
    No ato da inscrição também será preciso indicar o itinerário formativo de interesse, que será em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), e não poderá ser alterado.

    Para 2021, os interessados terão a opção de escolher entre Matemática e suas Tecnologias ou Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

    Seleção
    A documentação das notas escolares servirá para a equipe da Rede Sesi-DF de Educação fazer uma análise de desempenho dos estudantes nas disciplinas de Português, de Matemática, de História e de Geografia. O critério de distribuição das vagas prioriza dependentes de trabalhadores da indústria, que tenham média somada das quatro matérias nos três anos acima de sete pontos. As vagas remanescentes também podem ser preenchidas pela comunidade, com a mesma regra de avaliação. A classificação dos candidatos será em ordem decrescente de acordo com o desempenho escolar, ou seja, da maior para a menor média.

    Adicionais
    O Sesi-DF fornecerá aos estudantes da modalidade de gratuidade regulamentar as isenções da taxa de matrícula e de todas as mensalidades, além dos livros didáticos. Não serão fornecidos uniforme escolar, materiais de uso individual e outros itens descritos no edital.

    Em caso de dúvidas, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) pelo telefone (61) 4042-6565, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

    Texto: Dayane dos Santos
    Foto: Helio Montferre/Sesi-DF – 29.1.2019
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Sesi-DF inicia ano letivo com live e aulas virtuais

    Sesi-DF inicia ano letivo com live e aulas virtuais

    As atividades do calendário escolar das unidades do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) começaram nesta segunda-feira, 25 de janeiro, no formato online. A instituição optou por manter as aulas a distância para contribuir com o controle da disseminação da covid-19.volta as aulas 2021 sesi df

    Os novos alunos e os veteranos das três escolas — Gama, Sobradinho e Taguatinga — iniciaram o ano letivo assistindo a uma live de boas-vindas, pelo canal da Fibra no YouTube. A programação contou com apresentações musicais, exposição de vídeos da estrutura dos espaços e um breve tutorial sobre a plataforma Microsoft Teams, na qual serão transmitidas as aulas.

    “Estamos iniciando o ano compartilhando este novo universo, com aulas a distância. Alguns estudantes já estão familiarizados e ambientados com a metodologia e os recursos do Sesi. Os novatos serão acolhidos e assistidos para que possam acompanhar os conteúdos da mesma forma”, explicou a gerente de Educação do Sesi-DF, Núbia Rosa, durante o encontro virtual.

    A primeira semana será voltada para adaptação ao uso do Teams e para revisitar os assuntos estudados no ano passado.

    volta as aulas 2021 sesi df 2O programa permite ainda conversar por chat e armazenar arquivos. É por ele que os alunos realizam atividades, trabalhos e provas, assim como os professores fazem o registro de presença e o lançamento de notas. O acesso ao conteúdo das aulas é liberado conforme o planejamento curricular.

    Ao longo da live foram exibidas mensagens de acolhida dos próprios alunos para os colegas. “As nossas escolas têm laboratórios, sala de robótica, biblioteca e um espaços maker, locais que deixam as aulas mais divertidas e interessantes. No ambiente online não é diferente, pois as aulas em 2020 foram ótimas e acredito que neste ano será ainda melhor”, disse a aluna do 7º ano do Sesi Taguatinga Cecília Emília Santos, de 11 anos. O vídeo foi gravado em casa pela adolescente.

    Apoio pedagógico
    Na primeira semana de fevereiro os pais e responsáveis pelos alunos receberão e-mail para decidirem se querem que os estudantes tenham apoio pedagógico presencial. É um suporte para os conteúdos das aulas online, especificamente nas disciplinas de Matemática e de Português. Os professores identificam as necessidades de cada estudante, fazem uma avaliação e decidem em que temática é preciso um reforço.

    Por meio de agendamento, as crianças e os adolescentes poderão ir até duas vezes por semana na unidade de ensino em que estão matriculados, pelo período de até três horas por dia. Eles serão divididos em grupos de, no máximo, 15 estudantes por sala, obedecendo o distanciamento mínimo de dois metros.

    Para que isso ocorra de maneira segura, o Sesi-DF criou um protocolo de medidas sanitárias que observa vários pontos como o acesso às escolas, distanciamento social e limpeza e desinfecção dos espaços. A previsão é de que o apoio inicie em 22 de fevereiro.

    No ano passado, o Sesi-DF realizou uma pesquisa com os responsáveis pelos 1.640 estudantes da instituição e 87% dos entrevistados preferiram que as aulas continuassem online. Diante da resposta, foi definido o apoio pedagógico presencial.

    Matrículas para 2021
    Ainda há vagas para matrícula nas escolas da Rede Sesi-DF de Educação. Informações como estrutura física das unidades, projeto pedagógico e mensalidades podem ser acessados pelo site sesidf.org.br. Em caso de dúvidas, ligue para o Serviço de Atendimento ao Cliente, no telefone (61) 4042-6565.

    Texto: Dayane dos Santos
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Fluência Digital foi tema da Semana Pedagógica de 2021 do Sesi-DF

    Fluência Digital foi tema da Semana Pedagógica de 2021 do Sesi-DF

    Novo normal. É assim que a maioria das pessoas se refere ao ano de 2021. Ambientes escolares, aulas, processo de ensino e de avaliação dos estudantes passaram por mudanças devido as adequações impostas pela pandemia da covid-19. Nesse sentido, a equipe pedagógica do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) esteve reunida nesta semana, de 19 a 22 de janeiro, para formações sobre educação tecnológica, em preparação para o novo ano letivo.22 1 2021 Semana Pedagogica Sesi Taguatinga Fotos Victor Hugo Pessoa Capa

    O tema desta edição foi Fluência Digital – Rumo à Sociedade do Conhecimento. “Em 2020, as escolas do Sesi-DF tiveram o desafio de mudar os métodos de ensino-aprendizagem e os resultados foram positivos. Vamos dar continuidade às ações e fortalecer e expandir a atuação da instituição. Para isso, é importante a capacitação dos profissionais e a apresentação das diretrizes”, afirma o superintendente do Sesi-DF, Marco Secco.

    O evento ocorreu no formato online com transmissão alternada entre as plataformas Google Meet, Teams e YouTube. Também houve encontros presenciais nas escolas (Gama, Sobradinho e Taguatinga), por segmento educacional, para planejamento do ano letivo. A instituição seguiu todos os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus.

    As palestras e as oficinas abordaram as temáticas: Fluência Digital; Perspectivas e Expectativas para 2021; Elaboração e Estruturação de Projetos Escolares; BNCC e os Princípios Fundantes do Sistema Estruturado de Ensino (SEE) do Sesi; Educação Tecnológica; e Implantação do SEE.

    A fundadora da startup de educação Estudologia e do movimento Edtech Meetup, Nathalia Kelday, ministrou a palestra Fluência Digital. Ela falou sobre alfabetização digital e ferramentas tecnológicas para auxiliar no preparo e na execução das aulas. “A mudança do ensino presencial para o virtual nos transformou, tanto quanto pessoa como diante do coletivo. Impulsionados pela pandemia, demos um salto. Os professores estão em uma constância de aprender a aprender. Inovar e usar as novas tecnologias são fundamentais para o momento”, explica.

    A especialista também fez um Mapa de Empatia ao vivo, no qual os participantes exibiram os sentimentos relacionados a pandemia da covid-19 e compartilharam as dores e os ganhos adquiridos. “É preciso humildade em perguntar e em pedir assistência quando não souber fazer algo. O espaço de ensino é uma troca mútua de experiências e conhecimento, ou seja, professor também aprende com o aluno”, disse Nathalia.

    O interlocutor de Robótica do Sesi-DF, André Alcântara, que também é professor de Matemática, bateu um papo com os colegas sobre Educação Tecnológica – O Protagonismo do Estudante na Prática. “O objetivo do Sesi é potencializar o uso de ferramentas digitais na educação, e, assim, desenvolver as habilidades e competências de crianças e adolescentes.” Ele apresentou o escopo dos torneios de robótica e F1 nas Escolas, além das plataformas CoderZ, Conecta e Minecraft. “As competições e os programas contribuem para a formação completa dos alunos, eles se identificam e, consequentemente, têm mais interesse pelas aulas, que unem várias áreas de conhecimento em um mesmo ambiente.”22 1 2021 Semana Pedagogica Sesi Taguatinga Fotos Victor Hugo Pessoa

    Nos dois últimos dias os professores participaram do planejamento do ano letivo de 2021. Divididos por segmento e áreas de conhecimento — Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas — eles detalharam os projetos que podem fazer em conjunto e os conteúdos do currículo escolar que podem ser trabalhados simultaneamente.

    “Interdisciplinaridade é a palavra-chave. Das aulas aos livros utilizados em sala de aula, tudo será compartilhado entre os colegas para oferecer ao aluno um maior entendimento das matérias”, explica o professor de História Fábio Canuto (foto). Ele acredita que a conexão e junção será vantajosa. “O dinamismo dará autonomia aos estudantes, pois eles mesmos farão ligação de um tema com o outro. A meta é que eles sejam protagonistas do próprio aprendizado.” O ano letivo de 2021 do Sesi-DF começa na segunda-feira, 25 de janeiro, em formato online, pela plataforma Microsoft Teams.

    Texto: Dayane dos Santos
    Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Selecionados no edital de vagas remanescentes do Sesi-DF têm até 22 de janeiro para efetuar matrícula

    Selecionados no edital de vagas remanescentes do Sesi-DF têm até 22 de janeiro para efetuar matrícula

    17 6 2018 Fachada Sesi Senai Sobradinho Foto Moacir Evangelista CapaFoi publicado nesta terça-feira, 19 de janeiro, o resultado do edital de gratuidade regulamentar de vagas remanescentes para a 1ª série do Novo Ensino Médio nas escolas de Sobradinho e de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF). As matrículas devem ser feitas até 22 de janeiro.

    O atendimento será feito na secretaria escolar da unidade em que o responsável pelo estudante fez a inscrição. O horário de funcionamento é das 7h30 às 18 horas.

    É necessário apresentar os originais e entregar as cópias dos documentos abaixo:

    Do estudante:
    – Certidão de nascimento
    – RG
    – CPF
    – Histórico escolar ou declaração de conclusão*
    – Resultado de exame de sangue com fator RH
    – Duas fotos 3×4
    (*Caso o estudante não tenha o documento, poderá entregá-lo até 28 de fevereiro de 2021)

    Do responsável legal:
    – RG
    – CPF
    – Comprovante de residência (últimos três meses)
    – Declaração de baixa renda: redigida de próprio punho, manifestando se enquadrar em situação de baixa renda, ou apresentar documento que comprove ser beneficiário do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal

    No ato da efetivação da matrícula, o responsável deverá assinar o contrato de prestação de serviços educacionais e o termo de compromisso escolar para o ano letivo de 2021.

    O não comparecimento à escola dentro do prazo implicará na perda da vaga.

    Gratuidade
    O edital de abertura de vagas de gratuidade regulamentar para o Novo Ensino Médio em 2021 foi lançado em 18 de novembro, com 128 vagas. Dependentes de industriários tiveram prioridade na inscrição, mas a comunidade também pôde concorrer.

    Em 4 de janeiro, foi aberto edital para vagas remanescentes nas escolas de Taguatinga e de Sobradinho. Foram 27 oportunidades.

    Texto: Dayane dos Santos
    Foto: Moacir Evangelista — 17.6.2018
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Sesi-DF abre vagas remanescentes gratuitas para o Novo Ensino Médio

    Sesi-DF abre vagas remanescentes gratuitas para o Novo Ensino Médio

    Foi publicado nesta segunda-feira, 4 de janeiro, o edital de gratuidade regulamentar de vagas remanescentes para a 1ª série do Novo Ensino Médio nas escolas de Taguatinga e de Sobradinho do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF). São 27 oportunidades para 2021. Dependentes de trabalhadores da indústria têm prioridade na matrícula, mas a comunidade também pode concorrer. O edital é voltado para pessoas de baixa renda.8 8 2018 Fachada Sesi Taguatinga Foto Helio Montferre

    Os candidatos devem ter cursado o 9º ano do Ensino Fundamental no ano letivo de 2020. É preciso ter no mínimo 15 anos completos até 31 de março de 2021 e no máximo 16 anos no ato da matrícula.

    As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do Sesi-DF. O processo seguirá o seguinte calendário:

    Etapa

    Prazo

    Inscrição

    4 a 15 de janeiro

    Análise documental pelas escolas do Sesi-DF

    4 a 18 de janeiro

    Divulgação dos aprovados

    19 de janeiro

    Matrícula

    20 a 22 de janeiro

    Para se inscrever, é necessário preencher o formulário online e anexar:

    – Boletins de notas do 6º, 7º e 8º ano ou o histórico escolar do Ensino Fundamental II, assinados e carimbados pelo centro de ensino no qual o aluno estudou;

    – Declaração de Baixa Renda: o responsável deverá redigir uma declaração manifestando se enquadrar em situação de baixa renda ou apresentar documento que comprove ser beneficiário do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal;

    – Cópia da carteira de trabalho: página que comprove vínculo com a indústria, devendo ser identificado o CNPJ da empresa contratante. Este documento é exigido apenas de trabalhadores da indústria.

    Também será preciso indicar o itinerário formativo de interesse, que não poderá ser alterado. Ao finalizar o cadastro o responsável verá na tela uma mensagem de confirmação da inscrição.

    Seleção
    A documentação das notas escolares servirá para a equipe da Rede Sesi-DF de Educação fazer uma análise de desempenho dos estudantes nas disciplinas de Português, de Matemática, de História e de Geografia. O critério de distribuição das vagas prioriza dependentes de trabalhadores da indústria, que tenham média somada das quatro matérias nos três anos acima de sete pontos. As vagas remanescentes também podem ser preenchidas pela comunidade, com a mesma regra de avaliação. A classificação dos candidatos será em ordem decrescente de acordo com o desempenho escolar, ou seja, da maior para a menor média.

    O primeiro critério para desempate será a nota de Português. Persistindo o empate, a vaga será do candidato com maior nota em Matemática. O terceiro critério é quem tem maior idade.

    Adicionais
    O Sesi-DF fornecerá aos estudantes da modalidade de gratuidade regulamentar as isenções da taxa de matrícula e de todas as mensalidades, além dos livros didáticos. Não serão fornecidos uniforme escolar, materiais de uso individual e outros itens descritos no edital.

    Em caso de dúvidas, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) pelo telefone (61) 4042-6565, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

    Texto: Dayane dos Santos
    Foto: Helio Montferre/Sesi-DF – 8.8.2018
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Projeto educacional do Sesi-DF ajuda alunos em preparação para o Enem

    Projeto educacional do Sesi-DF ajuda alunos em preparação para o Enem

    Pedro Henrique Assunção (foto), de 18 anos, sonha em expressar sua criatividade e imaginação no curso de Arquitetura e Urbanismo. Para isso, ele aproveita o tempo livre estudando os conteúdos do projeto Pré-Enem, do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), para conquistar uma bolsa integral em faculdade particular ou uma vaga em uma instituição federal de nível superior. O adolescente concluiu este ano o Ensino Médio no Sesi Sobradinho.arquivo pessoal aluno pedro henrique assunção 2

    O projeto, que atendeu alunos das três unidades do Sesi-DF — Gama, Sobradinho e Taguatinga —, teve o objetivo de aprofundar os estudos dos adolescentes nas temáticas do Exame e de outros vestibulares tradicionais. As atividades ocorreram de setembro a dezembro, mas tudo que foi ministrado no período fica disponível para os adolescentes, em formato de gravação, até fevereiro de 2021, quando ocorrem as últimas provas do Enem.

    “Aprendi a ter uma leitura mais atenciosa, principalmente em relação aos enunciados das questões. Treinei meus textos com as dicas de redação e entendi que além de esforço, é preciso disciplina para estudar”, diz Pedro.

    Em horário diferente ao das aulas, de segunda a sexta-feira, sempre das 19h20 às 21h20, pela plataforma Microsoft Teams, os estudantes faziam atividades, simulados e discutiam conteúdos dos itinerários formativos de Códigos e Linguagens, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, além de Redação.

    Por ser um projeto extracurricular, os alunos não tinham obrigação em participar, mas diariamente o público estava presente nos encontros. A programação foi organizada pelos professores da instituição, que se reversavam para ministrar as aulas online e ficavam disponíveis para tirar dúvidas, por meio do chat.

    “A equipe do Sesi-DF organizou o roteiro de estudo com base no conteúdo exigido no Exame e nas últimas avaliações. De maneira mais leve e descontraída, o formato das aulas também teve mudanças. Assim, os alunos sentiram mais liberdade para interagir com o professor, como ocorre nos cursinhos preparatórios”, explica a coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Sesi Sobradinho, Fernanda Moreira. Ela afirma ainda que a metodologia também mostrou os pontos de maior dificuldade dos alunos. “A intenção era que eles entendessem onde estavam errando e transformassem aquilo em pontos fortes, invertessem a situação.”

    As provas do Enem ocorrem em dois dias. No total, os estudantes têm de responder a 180 questões, divididas em quatro provas objetivas. Além disso, precisam escrever uma redação de no máximo 30 linhas. O texto tem que ser dissertativo-argumentativo e é desenvolvido a partir de uma situação-problema, um tema.

    Apoio
    Anualmente o Sesi-DF promove aulões preparatório para vestibulares. São encontros com tira-dúvidas, dicas e revisão dos conteúdos. Devido a pandemia da covid-19, o formato foi adaptado para o virtual.

    Texto: Dayane dos Santos
    Fotos: Arquivo pessoal
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Sesi-DF encerra ano letivo de 2020 com formaturas online

    Sesi-DF encerra ano letivo de 2020 com formaturas online

    Dois mil e vinte foi um ano de mudanças, de desafios e de superação. Após adaptações do ensino presencial para o virtual nas escolas do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), 86 alunos concluíram o Ensino Fundamental e outros 86 foram aprovados no Ensino Médio. As cerimônias online de formatura, transmitidas pelo canal da Fibra no YouTube, ocorreram de 15 a 17 de dezembro.Formatura Capa

    Os estudantes do Sesi Gama foram os primeiros a festejar o fim de mais um ciclo de estudos, na terça-feira (15). Foram 31 meninos e meninas do 9º ano do Ensino Fundamental e nove adolescentes do Ensino Médio. “O Sesi superou as minhas expectativas, tanto em relação as aulas online quanto a formatura. Apesar de não estarmos presencialmente na escola, eu considero que encerramos o ano de forma positiva, pois soubemos usar a tecnologia a nosso favor”, diz Bruno Braga, de 14 anos, formando do Fundamental.

    A escola de Sobradinho realizou na quarta-feira (16) a colação de grau de 31 alunos do Ensino Médio. Durante o evento, foi exibido um vídeo da aluna Layla Nunes (foto), de 16 anos, que fez uma mensagem de agradecimento aos pais e responsáveis. “Eles se emocionaram com nossas conquistas e viveram nossas alegrias e desesperos ao final de cada trimestre. Se abdicaram de tempo e muitas vezes de projetos pessoais para que hoje estivéssemos aqui. A vitória só existe porque eles sempre nos acompanharam”, disse.

    16 11 2020 Layla Nunes Formandos Sesi Sobradinho 5De abril a dezembro, 1.640 estudantes da educação básica do Sesi-DF estudaram pela plataforma Microsoft Teams, que tem ferramentas como grupo de trabalho, chat, videoaula e armazenamento de arquivos. A medida foi para atender determinação do governo do DF e colaborar com o controle da covid-19. Assim, crianças e adolescentes assistiram as aulas de casa, realizando atividades e provas, com registro de notas e presença.

    Em outubro, quando as escolas particulares tiveram autorização do Executivo local para a retomada do ensino presencial, unidades reabriram as portas para o apoio pedagógico presencial, que funcionava no turno contrário ao das aulas virtuais e oferecia atividades de suporte para os conteúdos online. Todas as ações foram decididas em conjunto com pais, professores e direção escolar.

    Mariah Vieira, de 15 anos, aluna do Sesi Taguatinga, acredita que as restrições impostas pela pandemia estreitaram laços entre professores e alunos. “Não foi um ano fácil, a mudança para o ensino virtual não era esperada. Contudo, o processo fez com que nos uníssemos e tivéssemos empatia um pelo outro. A turma se ajudava o tempo todo, pelo chat do Teams, por mensagens privadas e até por ligação.” A garota afirma que depositou suas expectativas de uma formatura presencial na cerimônia da 3ª série do Ensino Médio. “Poderei compartilhar minha felicidade com família e colegas de classe sem me preocupar em não poder abraçá-los. Em outro momento viverei essa emoção.”

    A colação dos estudantes do Sesi Taguatinga ocorreu na noite dessa sexta-feira (17) e reuniu 101 alunos, sendo 55 do Ensino Fundamental e 46 do Ensino Médio. Além de 24 formandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), eles são os primeiros de um grupo de 66 pessoas a encerrarem os estudos.

    Matrículas abertas
    O Sesi-DF está com matrículas abertas para o ano letivo de 2021. As escolas do Gama e de Taguatinga atendem estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental até a última série do Novo Ensino Médio. Já a unidade de Sobradinho recebe alunos dos três anos do Novo Ensino Médio.

    As inscrições podem ser feitas pelo site sesidf.org.br ou presencialmente, na unidade de interesse. No portal é possível conhecer a proposta de ensino, a estrutura dos espaços, os diferencias e os valores das mensalidades.

    A Rede Sesi-DF de Educação propõe que a educação básica vá além do conhecimento didático da sala de aula. O currículo escolar oferece conteúdos como empreendedorismo, criatividade, sustentabilidade, responsabilidade social, economia e novas tecnologias. A instituição também incentiva a participação dos alunos em competições educacionais no Brasil e no exterior, como o Torneio Sesi de Robótica e o Torneio F1 nas Escolas.

    Interessados em conhecer uma das escolas podem agendar uma visita presencial ou atendimento online. Basta ligar ou mandar mensagem para os números abaixo:

    Sesi Gama:
    Área Especial 1/8, Setor Central
    (61) 3484-9611 / 3484-9612
    WhatsApp: (61) 98594-9110

    Sesi Sobradinho:
    Quadra 13, Área Especial 3, Lotes A/F
    (61) 3487-8627 / 3487-8608 / 3487-8619
    WhatsApp: (61) 98611-5276

    Sesi Taguatinga:
    QNF 24, Área Especial, Taguatinga Norte
    (61) 3355-9559 / 3355-9552 / 3355-9551
    WhatsApp: (61) 98653-2508

    Texto: Dayane dos Santos
    Foto: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Aprovados no edital de gratuidade regulamentar do Sesi-DF têm até 18 de dezembro para efetuar matrícula

    Aprovados no edital de gratuidade regulamentar do Sesi-DF têm até 18 de dezembro para efetuar matrícula

    resultado do edital de gratuidade regulamentar para o ano letivo de 2021, com vagas para a 1ª série do Novo Ensino Médio nas escolas do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), foi publicado nesta sexta-feira, 11 de dezembro. Os responsáveis pelos estudantes beneficiários devem ir até a secretaria escolar da unidade em que fizeram inscrição, de 14 a 18 de dezembro, das 7h30 às 18 horas, para fazer a matrícula.sesi gama 30 de novembro de 2015 Cristiano Costa Sesi DF

    É necessário entregar a documentação abaixo. No caso das cópias, deverá ser apresentado o original:

    Do estudante
    – Cópia da certidão de nascimento

    – Cópia do RG

    – Cópia do CPF

    – Duas fotos 3×4

    – Original do histórico escolar ou declaração de conclusão*

    – Resultado de exame de sangue com fator RH

    (*Caso o estudante não tenha o documento, poderá entregá-lo até 28 de fevereiro de 2021)

    Do responsável legal
    – Cópia do RG

    – Cópia do CPF

    – Cópia do comprovante de residência (últimos três meses)

    – Declaração de baixa renda: redigida de próprio punho, manifestando se enquadrar em situação de baixa renda, ou apresentar documento que comprove ser beneficiário do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal

    No ato da efetivação da matrícula, o responsável deverá assinar o contrato de prestação de serviços educacionais e o termo de compromisso escolar para o ano letivo de 2021.

    O não comparecimento à escola dentro do prazo implicará na perda da vaga.

    Gratuidade
    O edital de abertura de vagas de gratuidade regulamentar para o Novo Ensino Médio em 2021 foi lançado em 18 de novembro, com 128 vagas. Dependentes de industriários tiveram prioridade na inscrição, mas a comunidade também pôde concorrer. As oportunidades são voltadas para pessoas de baixa renda. Caso haja vagas remanescentes, novo edital será aberto em janeiro.

    Texto: Dayane dos Santos
    Foto: Cristiano Costa/Sesi-DF — 30.11.2015
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Sesi-DF lança edital de gratuidade de 2021 para Novo Ensino Médio

    Sesi-DF lança edital de gratuidade de 2021 para Novo Ensino Médio

    *Atualizado em 1º/12, às 18h.

    O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) lançou nesta quarta-feira, 18 de novembro, o edital de gratuidade regulamentar para o ano letivo de 2021. São 128 vagas para a 1ª série do Novo Ensino Médio nas três escolas — Gama, Sobradinho e Taguatinga. Industriários e seus dependentes têm prioridade de matrícula, mas a comunidade também pode concorrer. A gratuidade regulamentar é para pessoas de baixa renda.

    As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do Sesi-DF. O processo seguirá o seguinte calendário:

    Etapa

    Prazo

    Inscrição

    18 de novembro a 6 de dezembro de 2020

    Análise documental pelas escolas do Sesi-DF

    2 a 10 de dezembro de 2020

    Divulgação dos aprovados

    11 de dezembro de 2020

    Matrícula

    14 a 18 de dezembro de 2020

    Os candidatos devem estar regularmente matriculados e cursando o 9º ano do Ensino Fundamental. É preciso ter no mínimo 15 anos completos até 31 de março de 2021 e no máximo 16 anos no ato da matrícula.

    Para se inscrever, é necessário preencher o formulário online e anexar:

    – Boletins de notas do 6º, 7º e 8º ano ou o histórico escolar do Ensino Fundamental II, assinados e carimbados pelo centro de ensino no qual o aluno está matriculado

    – Declaração de Baixa Renda: o responsável deverá redigir uma declaração manifestando se enquadrar em situação de baixa renda ou apresentar documento que comprove ser beneficiário do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal

    – Cópias da carteira de trabalho: página que comprove vínculo com a indústria, devendo ser identificado o CNPJ da empresa contratante. Este documento é exigido apenas de trabalhadores da indústria.

    Ao finalizar o cadastro o responsável verá na tela uma mensagem de confirmação da inscrição.

    A documentação das notas escolares servirá para a equipe da Rede Sesi-DF de Educação fazer uma análise de desempenho dos estudantes nas disciplinas de Português, de Matemática, de História e de Geografia. O critério de distribuição das vagas prioriza industriários e seus dependentes que tenham média somada das quatro matérias nos três anos acima de sete pontos. As vagas remanescentes podem ser preenchidas pela comunidade, com a mesma regra de avaliação. A classificação dos candidatos será em ordem decrescente de acordo com o desempenho escolar, ou seja, da maior para a menor média.29 1 2019 Volta as aulas Sesi Sobradinho Helio Montferre

    O primeiro critério para desempate será a nota de Português. Persistindo o empate, a vaga será a do candidato com maior nota em Matemática. O terceiro critério é quem tem maior idade.

    O Sesi-DF fornecerá aos estudantes da modalidade de gratuidade regulamentar as isenções da taxa de matrícula e de todas as mensalidades, além dos livros didáticos. Não serão fornecidos uniforme escolar, materiais de uso individual e outros itens descritos no edital.

    Novo Ensino Médio
    Os planos de ensino são estruturados em quatro áreas de conhecimento: Códigos e Linguagens, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Além do itinerário formativo para profissionalização, que, no Sesi-DF, será em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF).

    Para 2021, os interessados terão a opção de escolher Matemática e suas Tecnologias ou Técnico em Eletrotécnica no Gama; Ciências da Natureza e suas Tecnologias ou Matemática e suas Tecnologias em Sobradinho; e Técnico em Rede de Computadores ou Ciências da Natureza e suas Tecnologias em Taguatinga. A indicação da escolha deve ser feita no formulário de inscrição online e não poderá ser alterada.

    *Atualização em 1º/12, às 18h: [O prazo para inscrições do edital de gratuidade regulamentar do Sesi-DF foi prorrogado para até 6/12. Antes, o encerramento estava previsto para 1º de dezembro.]

    Texto: Dayane dos Santos
    Foto: Helio Montferre/Sesi-DF – 29.1.2019
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Escolas do Sesi-DF reabrem as portas para alunos após sete meses

    Escolas do Sesi-DF reabrem as portas para alunos após sete meses

    “Estou muito feliz em poder voltar para escola. Estava com saudade da minha professora e dos meus colegas, e vê-los sem ser por uma tela é maravilhoso”, comemorou Beatriz Guandalini (foto), 8 anos, aluna do 3º ano do Ensino Fundamental da escola do Gama do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF). Os pais dela e de outros 107 estudantes optaram por participar do apoio pedagógico presencial, que ocorre no turno contrário ao das aulas virtuais. As três escolas da instituição — Gama, Sobradinho e Taguatinga — atendem 1.640 crianças e adolescentes.apoio pedagogico Sesi Gama FotosMoacirEvangelista10 10 2020 5

    As atividades presenciais são suporte para os conteúdos das aulas online, que ocorrem desde abril nesse formato devido a pandemia da covid-19. Para participar do apoio pedagógico presencial, os pais ou responsáveis pelos alunos precisaram fazer um agendamento, que pôde ser realizado até 6 de outubro. Os estudantes vão até duas vezes por semana na unidade de ensino, pelo período de até três horas por dia. Eles são divididos em grupos de, no máximo, 15 estudantes por sala, obedecendo o distanciamento mínimo de dois metros.

    O apoio didático contempla as disciplinas de Matemática e de Português. Os professores identificam as necessidades de cada aluno, fazem uma avaliação e decidem em que temática é preciso um reforço. “É um espaço que vai além do ensinar e do aprender. É um momento de conexão entre professor e aluno, de sentir as reais dificuldades”, explica a diretora do Sesi Gama, Gilvanir Miranda.

     O Sesi-DF criou um protocolo de medidas sanitárias para receber os estudantes com segurança, que observa vários pontos como o acesso às unidades de ensino, distanciamento social e limpeza e desinfecção dos espaços. As lanchonetes e os espaços de convivência, elevadores e laboratório de Ciências estão fechados. Além disso, é preciso que cada um leve sua garrafinha de água, pois os bebedouros estão desativados.

    Para entrar nas unidades, é obrigatório o uso de máscara, passar pela medição de temperatura, fazer a limpeza dos calçados no tapete higienizador e usar álcool em gel.

    apoio pedagogico Sesi Gama FotosMoacirEvangelista10 10 2020 1

    “O Sesi está tomando todas as medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus, sempre incluindo os pais no processo e dando atenção a nossa opinião. Por isso, senti segurança em trazer minha filha”, conta a mãe de Beatriz, Luciana Guandalini, 43 anos. Para ela, que é professora, a falta da interação presencial foi outro motivo para o retorno da menina à escola. “Em casa eu uso métodos de aprendizagem que eu conheço para ajudá-la, mas como mãe é diferente. Sei o quanto o convívio em sala de aula é importante.”

    Aulas online
    A equipe da Rede Sesi-DF de Educação utiliza a plataforma Microsoft Teams, pela qual é possível transmitir aulas ao vivo, conversar por chat e armazenar arquivos. O programa faz parte do pacote Office 365, ao qual os alunos já têm acesso no ambiente escolar. É por ele que crianças e adolescentes realizam atividades e provas, assim como os professores fazem o registro de presença e o lançamento de notas.

    O acesso ao conteúdo das aulas é liberado conforme o planejamento curricular. Os professores ficam online e disponíveis para tirar dúvidas durante todo horário da aula, por meio do chat, e há também encontros ao vivo, previamente combinados.

    Em julho, os pais e responsáveis foram consultados sobre o retorno das aulas presenciais e 87% dos entrevistados preferiram que as aulas continuassem online. Diante da resposta, o Sesi-DF optou por ofertar o apoio pedagógico presencial. Na segunda-feira, 19 de outubro, começou o atendimento para os alunos do Ensino Fundamental e no dia 26 ocorre a retomada para os do Ensino Médio. O calendário de atividades de apoio terminará em 27 de novembro.

    Matrículas para 2021
    Estão abertas as rematrículas e as novas matrículas para as escolas da Rede Sesi-DF de Educação. Informações como estrutura física das escolas, projeto pedagógico ou financeiras podem ser acessadas pelo site sesidf.org.br. Em caso de dúvidas, ligue para o Serviço de Atendimento ao Cliente, no (61) 4042-6565.

    Texto: Dayane dos Santos
    Fotos: Moacir Evangelista/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
    Veja aqui a galeria de imagens:

    Escolas do Sesi-DF reabrem as portas para alunos após seis meses