Autor: Dayane Rodrigues dos Santos

  • Planejamento para o segundo semestre e retorno presencial são discutidos em semana pedagógica

    Planejamento para o segundo semestre e retorno presencial são discutidos em semana pedagógica

    19 07 2021 Semana pedagociga Sesi Gama Foto Victor Hugo Pessoa Capa 2As equipes pedagógicas do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) participaram de 19 a 21 de julho da II Semana Pedagógica de 2021. Professores, orientadores, coordenadores e gestores das três escolas — Gama, Sobradinho e Taguatinga — debateram nos três dias de encontros presenciais e online a metodologia e o processo de ensino, ambientes e plataformas educacionais, protocolo de medidas sanitárias contra à covid-19 e o planejamento para o segundo semestre do ano letivo. 

    Os profissionais participaram de palestras, de oficinas e de reuniões. O tema desta edição foi Aula Híbrida na Prática, em mais um dos momentos de preparação para a retomada das aulas presenciais nas escolas do Sesi-DF, que vai ocorrer de forma híbrida ainda no mês de agosto. “A iniciativa fortalece a missão da instituição, que é desenvolver soluções na área da Educação. Ao capacitar gestores e professores potencializamos nossos serviços”, afirmou a gerente Executiva de Educação do Sesi-DF, Valéria Silva.  

    19 07 2021 Semana pedagociga Sesi Gama Foto Victor Hugo Pessoa Capa 4A abertura do evento, que ocorreu por plataforma online, foi feita pela gerente de Educação do Sesi-DF, Núbia Rosa, que também ministrou a palestra Aula Híbrida, Qual a Melhor Estratégia?. Ela pontuou os ganhos e as perdas com as aulas remotas e o salto metodológico que foi dado com o uso de tecnologias. “A interação social entre os estudantes foi limitada. Contudo, meninos e meninas aprenderam a usar novas ferramentas de ensino, buscaram por inovação e, o melhor, conquistaram a autonomia sobre o próprio conhecimento”, explicou. 

    Desde abril de 2020, quando as escolas foram fechadas devido à pandemia, as aulas da Rede Sesi-DF de Educação passaram a ser virtuais. O material didático fica disponível na plataforma Microsoft Teams, que tem ferramentas como grupo de trabalho, chat, videoaula e armazenamento de arquivos. O programa faz parte do pacote Office 365, ao qual os alunos já tinham acesso no ambiente escolar.  

    A programação e o calendário dos encontros, bem como o roteiro de estudo, as atividades e as provas bimestrais são disponibilizadas conforme o planejamento curricular. Os professores ficam online e disponíveis para tirar dúvidas durante todo horário da aula, por meio do chat, e há também encontros ao vivo, previamente combinados. É pela plataforma também que é feito o registro de presença e o lançamento de notas. 19 07 2021 Semana pedagociga Sesi Gama Foto Victor Hugo Pessoa Capa 3

    “Foi desafiador a adaptação. Preparar encontros interativos e prender a atenção dos alunos não é fácil, mas as capacitações recebidas pelo Sesi ajudaram em todo processo. Pude aprender técnicas e manusear sites que deixaram o trabalho mais dinâmico”, diz a professora do Ensino Fundamental I do Sesi Gama Célia Sousa (foto). “A Semana Pedagógica permite ainda compartilhar experiências com colegas e alinhar estratégias em conjunto, a fim de que haja sinergia no que o nosso público recebe de aprendizado.” 

    Retorno presencial
    A Rede Sesi-DF de Educação fará a retomada das aulas presenciais ainda no mês de agosto. As aulas serão híbridas, com revezamento de alunos em sala de aula e em casa. As datas e as informações sobre o protocolo de volta às aulas presenciais serão divulgados para os pais no retorno às aulas virtuais do segundo semestre letivo. 

    Texto: Dayane dos Santos 
    Fotos: Victor de Hugo Pessoa/Sesi-DF 
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF 
  • Vira Vida promove bate-papo sobre profissões

    Vira Vida promove bate-papo sobre profissões

    Alunos e a equipe multidisciplinar do Vira Vida receberam nesta terça-feira, 8 de junho, visita de um grupo de representantes do poder público e de profissionais de diferentes áreas para participarem de um bate-papo e conhecerem o programa e as instalações da unidade do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) São João XXIII, no Gama, que atende adolescentes e jovens de 15 a 21 anos em situação de extrema vulnerabilidade social. 08 06 2021 Visita ao Vira Vida foto Bruno Frauzino Sesi DF

    Participaram do encontro a ex-senadora e atual secretária de Relações Federativas e Internacionais do Governo do Rio Grande do Sul, Ana Amélia Lemos, o diretor de Empreendedorismo Cultural da Secretaria Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural do Ministério do Turismo, Sérgio Ferreira, a jornalista Jane Godoy e a professora Ana Beatriz Goldstein. Eles contaram aos estudantes sobre como construíram as histórias profissionais e responderam às dúvidas dos jovens.

    A metodologia do Vira Vida é dividida em quatro eixos: capacitação para o mercado de trabalho, que vai da educação básica a cursos de formação profissional; qualidade de vida, que inclui cuidados com a saúde física e mental; desenvolvimento humano, que trata da elevação da autoestima e do fortalecimento de vínculos; e empregabilidade, que é o encaminhamento a programas de aprendizagem, estágio ou emprego formal.

    “O projeto é inovador, pois promove o autoconhecimento, o crescimento pessoal e a cura de traumas. Ou seja, é transformador de vidas. Os jovens saem com a identidade renovada. Ações como essa engradecem o nosso País e nos dão esperança de um futuro melhor”, afirma a ex-senadora Ana Amélia Lemos.

    O Vira Vida é uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi. No DF, desde 2009, já formou 570 alunos de 15 a 21 anos em 12 turmas. “Os jovens têm uma mala cheia de sonhos e se esforçam a cada dia para que eles sejam alcançados. Para isso, damos suporte com educação e capacitação profissional. As empresas que os contratarem terão pessoas comprometidas e dedicadas, além de ótimos funcionários”, explica a coordenadora do programa no DF, Cida Lima, ao enfatizar a importância da inserção socioprodutiva.

    Texto: Dayane dos Santos
    Foto: Bruno Frauzino/ Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF

    Veja aqui a galeria de imagens: 

     

    Vira Vida promove bate-papo sobre profissões

  • Sesi-DF sediou torneio de natação da Federação de Desporto Aquático do DF

    Sesi-DF sediou torneio de natação da Federação de Desporto Aquático do DF

    28 5 2021 Torneio de Natação FDA no Sesi Taguatinga Foto Victor Hugo Pessoa 7O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) recebeu na sexta-feira, 28 de maio, e no sábado (29) o I Torneio de 2021 da Federação do Desporto Aquático do DF. O campeonato ocorreu na unidade de Taguatinga e reuniu cerca de 120 atletas, entre crianças, adolescentes e adultos.

    Foi o primeiro torneio da Federação desde a crise de saúde da covid-19 chegou ao DF, em março de 2020. O Sesi-DF recebeu a disputa, que foi realizada com a aplicação de um protocolo de medidas sanitárias que observou vários pontos como aferição de temperatura, distanciamento social e o uso obrigatório de máscara.

    “A palavra é esperança. Há mais de um ano os atletas vêm treinando nos clubes que participam sem expectativa de colocar em prática os ensinamentos. Por isso, o momento foi de alegria e de reacender o espírito competidor”, afirma o presidente da Federação do Desporto Aquático do DF, Victor Gonçalves. Ele destacou que a limitação de estrutura física de treinamento prejudica os esportistas. “O espaço do Sesi atende os critérios das provas e as exigências para controle da disseminação do coronavírus.”

    O Sesi Taguatinga tem três piscinas, sendo uma infantil, outra de 25 metros e a olímpica, de 50 metros. Além disso, conta com dois campos de futebol, quadras de vôlei de areia, poliesportivas e de tênis e um ginásio.

    Quatro clubes da capital federal estiveram presentes — Aquanaii, Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), Iate Clube de Brasília e Serviço Social do Comércio (Sesc) —, além da equipe Centro Aquático Raia 3, de Luís Eduardo Magalhães (BA).

    O torneio teve disputas em quatro categorias: mirim, petiz, infantil e absoluto. Foram 64 provas, de 50 metros a 1.500 metros de nado. Os três melhores classificados de cada prova receberam medalha. Sabrina Dutra (foto), de 14 anos, que competia pelo Sesc, disputou as avaliações de 100 metros costas, de 100 metros livres, de 100 metros borboleta e de 50 metros livres. “Sonho em poder ir às Olimpíadas, por isso a preparação é fundamental. Em um torneio é que vemos os pontos fortes e fracos para analisar o que pode ser melhorado e este é o meu maior estímulo”, disse.28 5 2021 Torneio de Natação FDA no Sesi Taguatinga Foto Victor Hugo Pessoa Capa 4

    O resultado das provas pode ser acessado no site da Federação de Desporto Aquático do DF, clicando no menu Resultados e Balizamento.

    Doação
    Para cada dia de competição, foi pedido aos atletas que levassem cinco quilos de alimento não perecível. A ideia partiu do Sesi-DF com o intuito de ajudar instituições de caridade. “Uma das nossas missões é oferecer serviços de promoção da saúde e qualidade de vida, cumprimos o nosso papel ao apoiar e incentivar eventos como o da Federação do Desporto Aquático. Por outro lado, desempenhamos um trabalho social ao despertar uma visão cidadã e em ajudar aqueles que mais necessitam”, destacou o superintendente do Sesi-DF, Marco Secco.

    Atividades esportivas
    As três unidades do Sesi-DF — Gama, Sobradinho e Taguatinga — oferecem atividades esportivas. Basta ir até aquela de seu interesse, levando cópias e originais de documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência, além de uma foto 3×4. Caso seja menor de 18 anos, o interessado deverá estar acompanhado do representante legal com cópias e originais do RG e do CPF. No ato da matrícula, o aluno precisa preencher um protocolo afirmando que está apto a fazer atividade física. Para matrículas em atividades aquáticas, é preciso ainda entregar um atestado médico.

    Para informações de valores e de horários e dias das atividades, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente do Sistema Fibra pelo telefone (61) 4042-6565.

    Texto: Dayane dos Santos
    Fotos: Victor Hugo Pessoa/ Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
     
    Veja aqui a galeria de imagens: 

    Sesi-DF sediou torneio de natação da Federação de Desporto Aquático do DF

  • Vira Vida promove passeata em prol do combate à violência contra crianças e adolescentes

    Vira Vida promove passeata em prol do combate à violência contra crianças e adolescentes

    18 5 2021 Vira vida Foto Victor Hugo Pessoa Capa3A equipe multidisciplinar do Vira Vida reuniu nesta terça-feira, 18 de maio, alunos da 13º turma do programa para uma ação de conscientização sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A programação contou com palestra, bate-papo sobre o tema, confecção de cartazes e uma passeata ao redor da unidade São João XXIII do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), no Gama, que atende adolescentes e jovens de 15 a 21 anos em situação de extrema vulnerabilidade social.

    O objetivo da ação foi levar aos estudantes do programa informações sobre as entidades e os órgãos que formam a rede de proteção, os tipos de crimes, os canais de denúncias e sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, além de conscientizar a população da região sobre a violência contra menores de idade. “É preciso que todos saibam identificar sinais de violência e onde procurar ajuda. As pessoas devem conhecer as políticas públicas e entender quais os direitos como cidadão. Por isso, a importância de transmitir esse conhecimento a elas”, explica a coordenadora do programa no DF, Cida Lima.

    A assistente social do Vira Vida Aline dos Santos afirma que a ideia é de que os jovens se tornem agentes multiplicadores e consigam ajudar outras pessoas. “O acesso a mecanismos e ferramentas que protejam a vida e o bem-estar do próximo é algo transformador. A proteção e a prevenção podem evitar novos casos de abuso e o aumento no número de crimes.” A profissional alerta que a maioria das situações ocorrem no ambiente intrafamiliar. “Trabalhamos o autocuidado e a educação sexual para que eles saibam diferenciar os tipos de tratamento que recebem. O lema que prego é Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater.”

    18 5 2021 Vira vida Foto Victor Hugo Pessoa Capa2A metodologia do Vira Vida é dividida em quatro eixos: capacitação para o mercado de trabalho, que vai da educação básica a cursos de formação profissional; qualidade de vida, que inclui cuidados com a saúde física e mental; empregabilidade, que é o encaminhamento a programas de aprendizagem, estágio ou emprego formal; e desenvolvimento humano, que trata da elevação da autoestima e do fortalecimento de vínculos.

    No contexto desse último, os alunos participam de terapia comunitária, um espaço de escuta para o resgate da identidade e da confiança em si. “18 de maio representa também um pouco desse trabalho. Reforça a importância de discutir o assunto e as marcas deixadas por essa violência. Aprendi que temos de replicar ações como a de hoje, seja em uma conversa com os amigos ou nas redes sociais”, diz Matheus*, de 17 anos.

    18 de maio
    A data foi instituída pela Lei nº 9.970/2000 e é um marco da mobilização contra a violência sexual. Além disso, relembra o crime bárbaro contra Araceli Crespo, de 8 anos, nascida em Vitória (ES). A menina foi sequestrada, violentada e assassinada. O crime, que chocou o País em 1973, ficou impune.

    A proposta do dia é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade a participar da luta.

    Histórico
    As atividades da 13ª turma do Vira Vida começaram em dezembro de 2019, com 100 alunos participantes. Durante o período de adaptação, seis jovens optaram por não continuar no programa. Em 2020, a proibição de aulas presenciais como medida de controle da disseminação do coronavírus resultou na evasão de outros 16 meninos e meninas.

    Atualmente, as aulas para os 78 alunos ocorrem presencialmente seguindo um protocolo de medidas sanitárias, que observa vários pontos como o acesso à unidade, distanciamento social, limpeza e desinfecção dos espaços. Para entrar no Sesi São João XXIII todos passam por medição de temperatura e há vários pontos de álcool em gel na unidade e o uso de máscaras é obrigatório.

    Também foi adotada redução do número de estudantes na sala de aula. Já nos encontros de qualificação profissional, com aulas aplicadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do DF (Senac-DF), há opção de ir presencialmente ou de assistir online.

    O momento de desenvolvimento humano, que era compartilhado com todo grupo, foi dividido em quatro subgrupos, sendo duas turmas nas terças-feiras e as outras nas quintas-feiras, cada uma em um turno diferente, com atividades presenciais e virtuais.

    *Nome fictício, em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

    Texto: Dayane dos Santos
    Fotos: Victor Hugo Pessoa/ Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
     
    Veja a galeria de imagens: 

    Vira vida, 18 de Maio.

  • Alunos do Sesi-DF se destacaram em prova do Enem 2020

    Alunos do Sesi-DF se destacaram em prova do Enem 2020

    O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) reúne participantes de todo o País na busca da tão sonhada vaga em curso superior de uma instituição federal. Em 2020, foram mais de 5 milhões de inscritos. Em meio a tantos, a aluna Bianca Nunes (foto à esquerda), de 17 anos, da escola de Sobradinho do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) se destacou. Ela chegou perto de gabaritar a redação, fazendo 980 pontos, apenas 20 abaixo da nota máxima de mil pontos.Aluna do Sesi Sobradinho DF Bianca Nunes

    “Estudei muito! Estive atenta aos conteúdos ministrados em sala de aula, li vários livros de literatura, fiz exercícios de diversos temas e pesquisas na internet e, claro, contei com a ajuda dos professores”, diz Bianca, empolgada. A jovem abordou no texto a situação atual vivida no País, o isolamento social e o impacto causado nas relações sociais. “Citei os tabus sobre as doenças psicológicas, as consequências dos distúrbios mentais como depressão e suicídio e a falta de conscientização e de empatia da população. A solução que propus foram campanhas educativas e ações efetivas do governo.”

    Em um momento atípico, no qual o mundo sofre pela crise sanitária, causada pela pandemia da covid-19, estudantes enfrentaram desafios para tirarem boas notas no Enem. Adaptação no formato das aulas, ensino a distância, sem contato presencial com professores e colegas e tantas outras particularidades. As mesmas dificuldades foram enfrentadas pelos mais de 100 alunos do Sesi-DF que participaram da avaliação, que tem o objetivo de analisar o desempenho educacional e colaborar para a entrada em uma faculdade particular ou em uma instituição federal.

    As provas do Enem, versão impressa, ocorreram em janeiro deste ano e foram divididas em dois dias. Os participantes tiveram de responder a 180 questões, divididas em quatro provas objetivas. Além disso, tinham de escrever uma redação de no máximo 30 linhas. A regra é que o texto fosse dissertativo-argumentativo e desenvolvido a partir de uma situação-problema. O tema desta edição foi O Estigma Associado às Doenças Mentais na Sociedade Brasileira.

    Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo Exame, dos mais de 5 milhões inscritos, 2.795.369 compareceram aos dois dias de prova ou a pelo menos um dia, e 3.029.391 não compareceram a nenhum dia de aplicação. A prova com a maior média geral foi a redação: 588,74. Vinte e oito participantes obtiveram nota máxima.

    Bianca reconhece que o suporte individualizado e o apoio dos educadores fizeram total diferença no aprendizado. “Com a pandemia da covid-19 tivemos de nos adaptar às aulas online, então tive de reinventar a minha forma de estudar. A cada questionamento ou dúvida ao longo de uma atividade, os professores me auxiliavam, indicavam canais de pesquisas e até filmes para que o momento fosse mais leve.” Ela sonha em fazer Medicina Veterinária, Física ou Biologia.

    Estrutura da redação e tempo de execução. Esses foram os dois eixos que a professora de Português do Sesi Sobradinho Karla Soares, usou para trabalhar texto com os alunos. “Ensinei a eles a base para construir uma redação: introdução, desenvolvimento e conclusão. Além das técnicas e da teoria, expliquei que é necessário embasamento, argumentação e entendimento sobre diversos assuntos. Por isso, fazíamos constantes debates. Era o momento em que eles se posicionavam, davam opiniões e faziam questionamentos”, explica. O desafio da profissional era a abordagem de várias temáticas, a partir daí ela passou a integrar outras disciplinas nas aulas. “Convidava outros professores a participar das discussões, assim eles exibiam a visão deles. Isso enriqueceu os encontros. Além disso, promovíamos a integração dos conteúdos, pois o mesmo tema era continuado fora da aula de Português. É interdisciplinaridade.”

    ApoioAluno do Sesi Taguatinga DF Andre Alves
    Desde abril de 2020, as três escolas do Sesi-DF — Gama, Sobradinho e Taguatinga — trabalham com o ensino a distância. É utilizada a plataforma Microsoft Teams, pela qual é possível transmitir aulas ao vivo, conversar por chat e armazenar arquivos. É pelo programa que crianças e adolescentes realizam atividades e provas, assim como os professores fazem o registro de presença e o lançamento de notas.

    Além dos conteúdos ministrados em sala de aula, os estudantes da 3ª série do Ensino Médio também puderam participar do projeto Pré-Enem. Em horário contrário ao das aulas, de segunda a sexta-feira, sempre das 19h20 às 21h20, no formato online, eles faziam atividades, simulados e discutiam conteúdo dos itinerários formativos de Códigos e Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Redação.

    Por ser um projeto extracurricular, os alunos não tinham obrigação em participar, mas diariamente o público estava presente nos encontros. A programação foi organizada pelos professores da instituição, que se revezavam para ministrar as aulas online e ficavam disponíveis para tirar dúvidas, por meio do chat.

    O estudante André Alves (foto à direita), de 18 anos, do Sesi Taguatinga, passou a ocupar o tempo que ficava em casa, diante da pandemia, para se concentrar nos estudos. Criou quadro com anotações e lembretes dos conteúdos, passou a ler artigos científicos, a assistir videoaulas e a acompanhar programas de notícias. “Comecei estudando as disciplinas que eu tinha maior dificuldade e depois revisei aquelas que para mim eram mais fáceis”, afirma. Ele conta ainda que no Pré-Enem aprendeu métodos de interpretação e de resolução de questões. O aluno tirou 920 na redação e a segunda maior nota que conquistou foi em Matemática: 801,5 pontos. “O conteúdo da prova é principalmente matemática básica, por isso, é preciso saber interpretar as perguntas e encontrar nos detalhes as respostas.”

    Aluna do Sesi Gama DF Giovanna FerreiraNa redação, André fez uma analogia entre o período da ditadura militar e a atual crise de saúde pública. “Vivemos um momento em que há disputa entre o governo federal e os estaduais para decisão do que se entende como melhor forma para conter o coronavírus. Fiz também citações do livro O Alienista, de Machado de Assis, de como a visão errada de um comportamento humano pode causar prejuízos.” O jovem pretende ingressar no curso de Medicina ou de Ciência da Computação.

    Incentivada e instigada pelos professores a buscar informações, a aluna Giovanna Ferreira (foto do fim da página), de 18 anos, do Sesi Gama, desenvolveu um cronograma de estudos próprio. Na sala de aula, o foco estava nos conteúdos equivalentes ao último ano do Ensino Médio. Já no Pré-Enem, concentrava-se em revisar o material dos anos anteriores e aqueles que enxergava como mais difíceis. “Senti mais dificuldade em Ciências Humanas, pois são questões que abordam vários acontecimentos históricos, o que torna as perguntas mais interpretativas do que conteudistas.” Contudo, a estudante tirou 639,9 na prova de Humanas e 900 na redação. “No meu texto falei sobre a negligência do Estado no acolhimento de pessoas com doenças mentais e na estereotipização dessa parcela da sociedade como incapaz.” Giovanna sonha em fazer Medicina ou Relações Internacionais.

    Texto: Dayane dos Santos
    Foto de capa: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF — 22.02.2021
    Fotos dos alunos: Arquivo pessoal
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Sesi-DF adapta atendimento para atender decreto

    *Atualização em 10/3 às 10h45.

    Com o Decreto nº 41.869, publicado nesta sexta-feira, 5 de março, pelo governo do Distrito Federal, o Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) retomará as atividades educacionais e o atendimento presencial ao público em 8 de março. 

    O decreto libera o apoio pedagógico presencial aos alunos nas escolas da Rede Sesi-DF de Educação. O serviço, iniciado em 22 de fevereiro, ocorria no turno contrário ao das aulas e dava reforço dos conteúdos de Português e de Matemática e havia ficado suspenso de 1º a 5 de março.

    Para aumentar a segurança da saúde de alunos e de professores, o Sesi-DF optou por iniciar o ano letivo de 2021, em 25 de janeiro, com aulas virtuais. Assim, não há mudança na rotina dos estudantes, com os estudos ocorrendo pela plataforma online Microsoft Teams, em que é possível transmitir encontros ao vivo, conversar por chat e armazenar arquivos. É por ela que os estudantes realizam atividades e provas, assim como os professores fazem o registro de presença e o lançamento de notas.

    As atividades esportivas ficam interrompidas nas três unidades — Gama, Sobradinho e Taguatinga. Enquanto permanecer tal situação, a emissão dos boletos também estará suspensa. Os alunos matriculados permanecerão com suas vagas garantidas.

    O programa Vira Vida, que ocorre no Sesi São João XXIII, no Gama, retoma os encontros presenciais na próxima segunda-feira, 8 de março.

    Os serviços de alimentação da Central de Produção de Alimentos (CPA) continuam funcionando normalmente.

    O Sesi Brasília mantém atendimento na clínica médica e a realização de exames admissionais e demissionais, que devem ser agendados no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Sesi-DF, pelo número (61) 4042-6565.

    O SAC também responde em caso de dúvidas sobre qualquer serviço. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

    *Atualização em 10/3 às 10h45: [Em 8 de março foi publicado o Decreto nº 41.874, que prorroga a vigência do Decreto nº 41.849 até 22 de março de 2021.] / Atualização em 5/3 às 18h45: [O governo do Distrito Federal publicou na tarde de sexta-feira, 5 de março, no Diário Oficial do DF, alteração do Decreto nº 41.849. O novo texto, Decreto nº 41.869, libera atividades educacionais presenciais em escolas da rede de ensino privada a partir do dia 8. O antigo prazo da reabertura era 15 de março.]

    Texto: Dayane dos Santos
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Sesi-DF recebe alunos para apoio pedagógico presencial

    Sesi-DF recebe alunos para apoio pedagógico presencial

    22 2 2021 Apoio Pedagogico Sesi Sobradinho Foto Victor Hugo Pessoa 2Começou nessa segunda-feira, 22 de fevereiro, o apoio pedagógico presencial nas escolas do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF). No turno contrário ao das aulas virtuais, iniciadas em 25 de janeiro, alunos têm atividades de reforço dos conteúdos das disciplinas de Português e de Matemática.

    A instituição decidiu por manter as aulas a distância para contribuir com o controle da disseminação da covid-19. Para participar do apoio pedagógico presencial, foi necessário fazer um agendamento, que pôde ser realizado até o fim da primeira quinzena de fevereiro. Ainda há vagas para as atividades presenciais nas três escolas — no Gama, em Sobradinho e em Taguatinga. Pais ou responsáveis que tenham interesse em inscrever estudantes devem entrar em contato com a secretaria escolar.

    “O apoio pedagógico permite que os alunos se organizem com as próprias dificuldades e façam aproveitamento dos encontros presenciais de forma efetiva. A ação possibilita ainda que eles retomem a rotina escolar, de ter de usar o uniforme e estar dentro da escola. São inúmeros os benefícios”, diz a orientadora educacional do Sesi Sobradinho Andréa Mascarenhas.

    Dos 1.410 alunos da Rede Sesi-DF de Educação, 253 estão inscritos para as atividades presenciais. Os alunos podem ir até duas vezes por semana na escola, com até duas horas de atividades de reforço por dia. Eles são divididos em grupos de, no máximo, 15 estudantes por sala, obedecendo ao distanciamento mínimo de dois metros.

    Os professores identificam as necessidades dos estudantes e as temáticas que precisam ser trabalhadas em sala de aula com base no que é ministrado no ambiente virtual. “O momento presencial agrega valor e otimiza a aprendizagem dos alunos”, explica a professora de Português do Sesi Sobradinho Hyara Barros.

    As aulas virtuais ocorrem pela plataforma Microsoft Teams, na qual é possível transmitir aulas ao vivo, conversar por chat e armazenar arquivos. É por ela que os alunos realizam atividades e provas, assim como os professores fazem o registro de presença e o lançamento de notas.22 2 2021 Apoio Pedagogico Sesi Sobradinho Foto Victor Hugo Pessoa 3

    O acesso ao conteúdo das aulas é liberado conforme o planejamento curricular. Os professores ficam online e disponíveis para tirar dúvidas durante todo horário da aula, por meio do chat, e há também encontros ao vivo, previamente combinados.

    “Os professores são dinâmicos, o que faz com que as explicações fiquem mais leves. Os colegas interagem e não há divisão de grupos, o que é importante para integração da turma”, diz, sobre a plataforma, a aluna Ana Luiza Freitas (foto), de 15 anos, que está na 1ª série do Novo Ensino Médio. Já sobre o apoio presencial, ela afirma que a ajudará com questões pontuais e a manter uma rotina. “Em casa há distrações e na escola estarei focada apenas na aula.”

    Segurança
    O Sesi-DF criou um protocolo de medidas sanitárias para receber os estudantes com segurança, que observa vários pontos como o acesso às unidades de ensino, distanciamento social, limpeza e desinfecção dos espaços. As lanchonetes e os espaços de convivência, elevadores e laboratórios estão fechados. Além disso, é preciso que cada um leve sua garrafinha de água, pois os bebedouros estão desativados. Também é recomendado que os estudantes não compartilhem material escolar.

    Para entrar nas unidades, é obrigatório o uso de máscara, passar pela medição de temperatura, fazer a limpeza dos calçados no tapete higienizador e usar álcool em gel.

    Texto: Dayane dos Santos
    Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
     

    Veja aqui a galeria de imagens: 

    Sesi-DF recebe alunos para apoio pedagógico presencial

  • Aprovados no edital de gratuidade do Sesi Sobradinho têm até 19 de fevereiro para efetuar a matrícula

    Aprovados no edital de gratuidade do Sesi Sobradinho têm até 19 de fevereiro para efetuar a matrícula

    O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) publicou na manhã desta sexta-feira, 12 de fevereiro, o resultado do edital de gratuidade regulamentar de vagas remanescentes para as 1ª e 2ª séries do Novo Ensino Médio na escola de Sobradinho. Os aprovados devem ir presencialmente na unidade para efetuar a matrícula.sesi sobradinho foto moacir evangelista 18 7 2018

    O atendimento será feito na secretaria escolar nos dias 18 e 19 de fevereiro, das 7h30 às 18 horas. O não comparecimento à escola dentro do prazo implicará na perda da vaga.

    É necessário apresentar os originais e entregar as cópias dos seguintes documentos:

    Do estudante:
    – Certidão de nascimento
    – RG
    – CPF
    – Histórico escolar ou declaração de conclusão*
    – Resultado de exame de sangue com fator RH
    – Duas fotos 3×4

    (*Caso o estudante não tenha o documento, poderá entregá-lo até 28 de fevereiro de 2021)

    Do responsável legal:
    – RG
    – CPF
    – Comprovante de residência (últimos três meses)
    – Declaração de baixa renda redigida de próprio punho, manifestando se enquadrar em situação de baixa renda, ou documento que comprove ser beneficiário do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal

    No ato da efetivação da matrícula, o responsável deverá assinar o contrato de prestação de serviços educacionais e o termo de compromisso escolar para o ano letivo de 2021.

    Em caso de dúvidas, o responsável pode entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) pelo telefone (61) 4042-6565. Durante o Carnaval, a central não funcionará nos dias 15 e 16 de fevereiro e voltará na Quarta-feira de Cinzas, a partir do meio-dia. Nos dias 18 e 19 o atendimento será das 7h30 às 18h30.

    Texto: Dayane dos Santos
    Foto: Moacir Evangelista/Sesi-DF – 18.7.2018
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Inscrições abertas para o maior torneio de robótica do Brasil

    Inscrições abertas para o maior torneio de robótica do Brasil

    As inscrições para o Torneio de Robótica First Lego League – Challenge, organizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), estão abertas de 8 de fevereiro a 12 de março. Equipes compostas por até 10 competidores, direcionadas por dois treinadores adultos, podem se inscrever no canal do Torneio de Robótica para competir nas etapas regionais.robotica torneio regional foto BrunoFrauzino 4 07022020

    Para participar, os competidores devem ter de 9 a 16 anos e  podem representar uma escola pública ou particular, clube, organização ou simplesmente formar um time composto por um grupo de amigos — mais conhecido como equipe de garagem. O Sesi recomenda o número mínimo de quatro competidores por time.

    Devido à pandemia da covid-19, a competição será realizada remotamente e seu principal ambiente de avaliação será pela First Reh (Remote Event Hub), uma plataforma oficial da First desenvolvida especialmente para os torneios online. Com o intuito de demonstrar a funcionalidade da ferramenta, o Sesi realizará lives nos dias 23 de fevereiro, para técnicos e equipes, e 2 de março, para os juízes.

    As etapas regionais começam em 25 de março e vão até 8 de maio. No Distrito Federal, ocorrerá em 16 e 17 de abril. As equipes classificadas garantem vaga para o Festival Sesi de Robótica, que será realizado entre 28 e 30 de maio. 

    Temporada 2020/2021 traz novos desafios
    Para a nova temporada, o tema é RePLAY. O intuito é incentivar a prática de atividades físicas para garantir uma qualidade de vida melhor, evitar o sedentarismo e promover a saúde.

    Deste modo, os participantes devem pensar em formas inovadoras de motivar e tornar as pessoas mais ativas. Este é o primeiro critério de avaliação: Projeto de Inovação.

    É no Desafio do Robô que vemos a magia dos projetos. As equipes colocam em prática o que foi idealizado e o robô realiza 14 missões específicas, tais como: capturar, transportar, ativar ou entregar objetos em um tapete oficial da competição.

    Cada time tem direito a três rounds para completar o máximo de tarefas possíveis durante 2 minutos e 30 segundos.

    Para avaliar o Design do Robô, os juízes levam em consideração sensores de movimento, cor, controladores e motores, além da programação e estratégia utilizadas. A capacidade da equipe em demonstrar o que foi feito e como foi feito, bem como explicar a evolução do trabalho até o projeto final também são fatores avaliados pelos juízes.

    Por fim, são verificados os Core Values. Esta categoria visa manter a competição amigável, com ganho mútuo. Deste modo, o trabalho em equipe, com inclusão, diversão e inovação são considerados.

    Texto: Agência CNI de Notícias
    Foto: Bruno Frauzino/Sesi-DF — 7.2.2020
  • Nota de esclarecimento

    Nota de esclarecimento

    nota de esclarecimentoO Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) esclarece que na manhã desta terça-feira, 2 de fevereiro, recebeu na unidade de Taguatinga uma equipe da Polícia Civil, em cumprimento a mandado de busca e apreensão ao Instituto Amigos do Vôlei.

    O Sesi-DF manteve com o Instituto Amigos do Vôlei uma parceria de mais de 10 anos, na oferta de aulas esportivas gratuitas à comunidade. Não houve transferência de recursos ao Sesi-DF para operacionalização das ações. Todos os custos envolvidos no acordo — pessoal, insumos, preparação e manutenção de espaços — eram de responsabilidade do Sesi-DF, em cumprimento a uma das funções sociais da instituição que é a inclusão esportiva em atendimento à comunidade.

    Atualmente, o Sesi-DF mantém parceria com o Brasília Vôlei Esporte Clube, por meio de acordo de cooperação técnica, que também ocorre sem transferência de recursos. As equipes masculina e feminina do Brasília Vôlei utilizam os espaços do Sesi Taguatinga para treinamento de atletas e como sede de partidas pela Superliga e, em contrapartida o Clube expõe a marca do Sesi-DF.

    O Sesi-DF está à disposição das autoridades e atua sempre com o objetivo de cumprir com os propósitos do Sesi-DF, de atender aos trabalhadores da indústria e à comunidade com serviços de esporte e lazer de qualidade.

    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF