Autor: Dayane Rodrigues dos Santos

  • Sesi-DF está com matrículas abertas para o ano letivo de 2021

    Sesi-DF está com matrículas abertas para o ano letivo de 2021

    Começou nesta quinta-feira, 22 de outubro, o período de matrículas para as escolas do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF). As escolas do Gama e de Taguatinga atendem estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental até a última série do Novo Ensino Médio. Já a unidade de Sobradinho recebe alunos dos três anos do Novo Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas pelo site sesidf.org.br ou presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.sesi sobradinho 2020

    As renovações de matrículas começaram nessa segunda-feira (19) e podem ser feitas pelo Portal do Aluno ou diretamente na escola, em datas escalonadas por ano/série (veja a programação aqui). Para os alunos da gratuidade regulamentar, é obrigatória a assinatura presencial da declaração de baixa renda e do termo de compromisso da manutenção da vaga.

    A Rede Sesi-DF de Educação propõe que a educação básica vá além do conhecimento didático da sala de aula. “A nossa proposta pedagógica é baseada em práticas inovadoras e de valorização das habilidades que cada um tem. Preparamos os alunos para enfrentar os desafios do futuro, por meio de um ensino que trabalha o protagonismo e o uso de tecnologias”, explica a gerente de Educação do Sesi-DF, Núbia Rosa.

    O currículo escolar oferece conteúdos como empreendedorismo, criatividade, sustentabilidade, responsabilidade social, economia e novas tecnologias. A instituição também incentiva a participação dos alunos em competições educacionais no Brasil e no exterior, como o Torneio Sesi de Robótica e o Torneio F1 nas Escolas.

    As escolas do Sesi têm infraestrutura para atividades esportivas, culturais e pedagógicas – Espaços Maker, bibliotecas, laboratórios de Matemática, de Informática e de Robótica, auditórios, quadras poliesportivas e piscinas olímpicas e semiolímpicas.

    No horário contrário ao das aulas, crianças e adolescentes podem praticar modalidades como balé, teatro, música, natação, futebol e judô. A matrícula para essas atividades é independente, ou seja, o responsável pode escolher atividades para mais adequadas para o estudante quanto a horário e valores.

    Diferencial financeiro
    Trabalhadores e empresários da indústria ou de empresas conveniadas têm desconto de 20% na mensalidade no turno matutino e 30% no turno vespertino. Empregados do Sesi-DF, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), do Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF) e da Federação das Indústrias do DF (Fibra) têm direito à subsídio com base na faixa salarial. Para a comunidade em geral também há desconto no pagamento, sendo de 5% para os matriculados no turno matutino e de 10% para aqueles do turno vespertino.

    Os valores da mensalidade, dos livros didáticos e dos uniformes não foram reajustados para 2021. O material pedagógico é da Rede Sesi de Educação.

    Cuidados e segurança
    O Sesi-DF desenvolveu um protocolo de medidas de segurança que observa vários pontos como o acesso às unidades de ensino, distanciamento social, limpeza e desinfecção dos espaços.

    Para entrar nas escolas será necessário seguir as orientações:

    – Limpeza dos calçados no tapete higienizador

    – Higienização das mãos com álcool gel

    – Uso obrigatório de máscara

    – Medição de temperatura — não será autorizado o acesso daqueles com temperatura igual ou superior a 37,8°C.

    Interessados em conhecer as escolas do Sesi-DF podem agendar uma visita presencial ou atendimento online. Basta ligar ou mandar mensagem para os números abaixo:

    Sesi Taguatinga:
    QNF 24, Área Especial, Taguatinga Norte
    (61) 3355-9559 / 3355-9552 / 3355-9551
    WhatsApp: (61) 98653-2508

    Sesi Gama:
    Área Especial 1/8, Setor Central
    (61) 3484-9611 / 3484-9612
    WhatsApp: (61) 98594-9110

    Sesi Sobradinho:
    Quadra 13, Área Especial 3, Lotes A/F
    (61) 3487-8627 / 3487-8608 / 3487-8619
    WhatsApp: (61) 98611-5276

    Texto: Dayane dos Santos
    Foto: Moacir Evangelista/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Apoio pedagógico presencial a alunos do Sesi-DF começa em 19 de outubro

    Apoio pedagógico presencial a alunos do Sesi-DF começa em 19 de outubro

    O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) optou por manter a posição divulgada em julho e permanecer com aulas a distância e apoio pedagógico presencial para os alunos das três escolas da rede no DF — Gama, Sobradinho e Taguatinga. A atividade pedagógica presencial vai ocorrer no turno contrário ao das aulas virtuais. A decisão tem por motivo dar suporte aos alunos e, ao mesmo tempo, contribuir no controle da disseminação do novo coronavírus.

    Para decidir o formato da retomada das atividades presenciais, os pais e responsáveis pelos 1.640 estudantes da instituição foram consultados em julho, quando foi feita uma pesquisa sobre qual seria a melhor forma para retomada de atividades presenciais — 87% dos entrevistados preferiram que as aulas continuassem online. Diante da resposta, o Sesi-DF optou por ofertar o apoio pedagógico presencial. As atividades seriam iniciadas em 3 de agosto, mas o atendimento precisou ser adiado diante de decisões judiciais e do governo local.09 09 2019 Alunos Sesi Taguatinga Movimentação Matrículas Fotos Moacir Evangelista

    Em 19 de outubro começará o atendimento para os alunos do Ensino Fundamental e no dia 26 do mesmo mês para os do Ensino Médio. O calendário de atividades de apoio terminará em 27 de novembro.

    As datas seguem a determinação de um acordo firmado entre o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (Sinepe-DF), o Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (Sinproep-DF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT), para o retorno das aulas nas instituições particulares de ensino da capital federal.

    Para participar desse momento presencial, os responsáveis pelos estudantes devem manifestar interesse até terça-feira, 6 de outubro, e agendar dia e horário para ida na escola em que a criança ou adolescente está matriculado, que poderá ser duas vezes por semana pelo período de até três horas por dia.

    O agendamento deve ser feito por meio do formulário enviado por e-mail. Os alunos serão divididos em grupos de, no máximo, 15 estudantes por sala, obedecendo o distanciamento mínimo de dois metros.

    Cuidados e segurança
    O Sesi-DF desenvolveu um protocolo de medidas de segurança que observa vários pontos como o acesso às unidades de ensino, distanciamento social e limpeza e desinfecção dos espaços. Estudantes e professores que integram grupos de risco atuarão apenas nas aulas online. As lanchonetes, espaços de convivência, elevadores e laboratório de ciências estarão desativados. Todas as ações e protocolos foram consolidados no Guia Escolar de Retorno às Atividades Presenciais.

    Para entrar nas escolas será necessário seguir as orientações:

    – Limpeza dos calçados no tapete higienizador

    – Higienização das mãos com álcool gel

    – Uso obrigatório de máscara

    – Medição de temperatura — não será autorizado o acesso de alunos com temperatura igual ou superior a 37,8°C. Nesse caso, o estudante será recepcionado em sala preparada para acomodá-lo, até a chegada do responsável, que será imediatamente comunicado pela escola

    – Trazer garrafinha de água, pois os bebedouros estarão desativados.

    Em caso de dúvidas, os pais e responsáveis podem entrar em contato com a direção das escolas ou com o SAC do Sistema Fibra, no telefone (61) 4042-6565.

    Texto: Dayane dos Santos
    Foto: Moacir Evangelista/Sesi-DF – 9.9.2019
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Mudanças e adequações na retomada das aulas esportivas do Sesi-DF

    Mudanças e adequações na retomada das aulas esportivas do Sesi-DF

    O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) reabriu as portas nesta segunda-feira, 27 de julho, para os alunos, de 12 a 59 anos, que praticam futebol, futsal, hidroginástica, natação, running, ballet ou são do programa Sesi Trainer. As atividades esportivas estavam suspensas desde março, por determinação do governo do DF.27 7 2020 Volta das Atividades Esportivas Sesi Taguatinga Foto Victor Hugo Pessoa 5

    As aulas que ocorriam em ambientes fechados foram adaptadas para locais abertos como campos de futebol e quadras. As pessoas têm de manter distanciamento de dois metros uma das outras e as atividades foram adaptadas para que não ocorra contato físico. As medidas fazem parte de um protocolo de biossegurança, com base nas orientações dos órgãos de saúde, para combater a disseminação da covid-19.

    É exigido o uso de máscara de proteção facial para entrar nas unidades e durante as aulas, exceto nas realizadas nos parques aquáticos. É feita também a aferição da temperatura corporal.

    “Nos exercícios de running utilizamos máscaras para simular a altitude, com o objetivo de melhorar a capacidade cardiorrespiratória dos alunos, ou seja, a performance deles no treino. Por isso, podemos orientar aqueles que não tinham esse hábito com técnicas de respiração”, explica o técnico em lazer do Sesi Taguatinga Silvano Fernandes. Além dos espaços adaptados, o tempo da aula, que é de 50 minutos, poderá ser menor e haverá pausas maiores entre as séries de exercícios, de acordo com o condicionamento de cada um. “Alguns alunos ficaram quatro meses sem fazer qualquer tipo de atividade física e nesses casos o retorno deve ser gradual, para que não haja nenhum prejuízo a saúde.”

    27 7 2020 Volta das Atividades Esportivas Sesi Taguatinga Foto Victor Hugo Pessoa 3Há em toda a unidade e nos espaços de aulas recipientes com álcool em gel e pias com água corrente, sabonete líquido e papel toalha para higienização das mãos. Foi intensificada a limpeza dos locais, principalmente no intervalo entre as turmas. As pessoas são orientadas a permanecer na unidade do Sesi-DF apenas no período da aula, a fim de evitar aglomerações, assim como a levar a própria garrafa de água abastecida para evitar o compartilhamento dos bebedouros. No caso dos vestiários, está impedido o uso para banho e troca de roupas e liberado para higienização das mãos e para necessidades fisiológicas.

    Para a servidora pública Priscila Assis, de 35 anos, que faz é aluna do programa Sesi Trainer, os cuidados reforçam o compromisso da instituição com os clientes. “Vivemos um momento de medo e de incertezas. Estar em um local que respeita todos os protocolos nos dá sensação de segurança. E isso que prezamos, já que estamos aqui para cuidar da nossa saúde.”

    Já o comerciário Teofilo Luiz Machado, de 58 anos, aluno de natação, estava ansioso para retornar a rotina que mantinha antes da pandemia. “Adaptei minhas atividades à exercícios em casa e caminhadas, mas como participo de competições é essencial manter os treinos na piscina. Eu, e, acredito que todos os profissionais do Sesi, estão respeitando todas as medidas determinadas. É para o bem comum”, afirma.

    Matrículas abertas
    As três unidades do Sesi-DF – Gama, Sobradinho e Taguatinga – estão com matrículas abertas para as atividades esportivas. Basta ir até aquela de seu interesse, levando cópias e originais de documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência, além de uma foto 3×4. Caso seja menor de 18 anos, o interessado deverá estar acompanhado do representante legal com cópias e originais do RG e do CPF. No ato da matrícula, o aluno precisa preencher um protocolo afirmando que está apto a fazer atividade física. Para matrículas em atividades aquáticas, é preciso ainda entregar um atestado médico.

    Para informações de valores e de horários e dias das atividades, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente do Sistema Fibra pelo telefone (61) 4042-6565 ou fale diretamente com a unidade:

    – Sesi Taguatinga: (61) 3355-9559/ 3355-9566/ 3355-9567
    Das 8h às 12h e das 13h às 19h15

    – Sesi Gama: (61) 3484-9612/ 3484-9611
    Das 8h às 17h30

    – Sesi Sobradinho: (61) 3487-8617/ 3487-8618/ 3487-8619
    Das 8h às 18h

    Texto: Dayane dos Santos
    Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

     

    Veja aqui a galeria de imagens:

    Volta das Atividades Esportivas Sesi Taguatinga

  • Sesi lança protocolo para retomada de atividades em tempos de Covid-19

    Sesi lança protocolo para retomada de atividades em tempos de Covid-19

    destaque YzxIB68Serviço Social da Indústria (Sesi) produziu protocolo para ajudar empresas na retomada das atividades produtivas em tempos de Covid-19. O documento, disponível gratuitamente no Portal da Indústria, foi elaborado por médicos do trabalho, epidemiologistas, engenheiros de saúde e segurança no trabalho, psicólogos e outros especialistas do Sesi. O guia reúne recomendações e melhores práticas referendadas por órgãos nacionais e internacionais de saúde para orientar empresas em planos de retorno e aumento gradual e seguro das atividades, e reforça que as empresas também estejam sempre alinhadas às recomendações específicas das autoridades sanitárias locais.

    “O Sesi se debruçou sobre as melhores práticas que estão sendo adotadas por governos e pelas empresas ao redor do mundo para a preservação da saúde do trabalhador durante a pandemia de Covid-19, ao mesmo tempo em que se busca a manutenção de emprego e renda. O protocolo reforça a necessidade de empresas seguirem as recomendações da Organização Mundial da Saúde e das autoridades locais para o efetivo combate à contaminação pela Covid-19”, destaca o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade. 

    O conjunto de recomendações oferece parâmetros para que empresas realizem adequações no ambiente de trabalho visando à máxima proteção da saúde do trabalhador. São orientações, por exemplo, sobre novos layouts dos espaços de trabalho, novas rotinas, medidas de limpeza e higiene e serviços de saúde que podem ser adaptados às realidades específicas de cada empresa, de acordo com porte, ramo de atividade, quadro epidemiológico e capacidade de investimento.

    Por meio de linguagem simples e uso de imagens para facilitar a compreensão, o documento traz recomendações em quatro frentes:

    • Adequações no ambiente
    • Novas rotinas de trabalho 
    • Ciclo de cuidado com a saúde das pessoas 
    • Pesquisa e inovação

    Confira algumas das principais diretrizes do protocolo:

    Adequações no ambiente
    Desinfecção e limpeza de ambientes de trabalho
    – Reforçar limpeza de locais mais expostos ao toque das mãos a cada duas horas (maçanetas, corrimões, botões de elevador);
    – Disponibilizar álcool em gel e aumentar estações para lavagem das mãos;
    – Manter ambientes bem ventilados;
    – Aumentar a frequência de limpeza e troca de filtros biológicos no ar condicionado;
    – Aumentar a limpeza de pisos.

    Sinalização, layout de estações de trabalho e ambientes de uso coletivo
    – Inserir marcações no chão para garantir distância mínima de dois metros entre as pessoas em situações que podem favorecer aglomeração, como filas de refeitório ou de elevadores;
    – Assegurar alternância da estação de trabalho entre os turnos;
    – Implantar barreiras físicas para locais de atendimento ao público;
    – Suprimir ou reduzir o uso de maçanetas, catracas e qualquer superfície de contato com as mãos;
    – Identificar objetos de uso pessoal.

    Medidas administrativas para reforçar distanciamento social
    – Sentar-se sempre em posição fixa no local de trabalho, em ônibus, refeitórios e em áreas de descanso para possibilitar a identificação de quem teve contato próximo em caso de transmissão;
    – Reduzir a lotação de elevadores;
    – Privilegiar reuniões por teleconferência;
    – Escalonar os horários e intervalos de início e término do turno, considerando jornadas de trabalho menores nos primeiros meses.

    Comunicação, treinamento e orientações
    – Comunicar protocolos aos trabalhadores antes do retorno ao trabalho;
    – Realizar treinamentos e encontros virtuais para passar orientações sobre novos procedimentos;
    – Implementar medidas de comunicação em pontos estratégicos no ambiente de trabalho, como locais coletivos, em equipamentos de uso coletivo e em estações de trabalho;
    – Veicular protocolos nos canais de comunicação institucionais;
    – Reforçar comunicação positiva e que apoie sentimentos de esperança e engajamento nas medidas de proteção.

    Novas rotinas de trabalho
    – Manter trabalhadores de grupo de risco preferencialmente em teletrabalho. Se não for possível, priorizar a esses funcionários trabalho interno sem contato com clientes;
    – Adotar medidas de proteção individual no trabalho presencial, como uso de máscaras e higienização de mãos, calçados e dos materiais usados nos postos de trabalho;
    – Adotar medidas de cuidados com a saúde mental, como o estímulo a iniciativas em que trabalhadores se apoiem mutuamente nas dificuldades.

    Ciclo de cuidado com a saúde das pessoas
    – Imunizar trabalhadores contra a gripe;
    – Monitorar pessoas assintomáticas por meio do telemonitoramento e controle térmico;
    – Acompanhar casos sintomáticos por meio de teleatendimento, teleconsulta e testagem;
    – Acompanhar a recuperação de pacientes com covid-19 e retorno ao trabalho por meio de orientações de isolamento, teleacompanhamento e testagem.

    Pesquisa e Inovação
    – Identificar precocemente contaminação por covid-19 do ambiente de trabalho por meio de testagem;
    – Rastrear populações com anticorpos por meio do teste imunológico;
    – Identificar contextos de maior contaminação, grau de subnotificação e impacto da covid-19 na saúde do trabalhador;
    – Desenvolver projetos pilotos para enfrentamento da covid-19 e de seus impactos na saúde do trabalhador.

    Texto: Maria José Rodrigues da Agência CNI de Notícias
    Foto: Iano Andrade/Agência CNI de Notícias

  • Sesi-DF inicia aulas online para alunos da Educação Básica

    Sesi-DF inicia aulas online para alunos da Educação Básica

    A partir desta segunda-feira, 6 de abril, os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) passam a estudar de forma online. O objetivo é que os estudantes deem sequência ao ano letivo de 2020 utilizando uma plataforma digital. As aulas presenciais estão suspensas até 31 de maio em cumprimento ao Decreto nº 40.583, publicado em 1º de abril, pelo governo do DF.aulas online sesi df arte alexprospero

    A medida é para colaborar com o controle da Covid-19, doença provocada pela disseminação do novo coronavírus. Assim, crianças e adolescentes vão assistir às aulas, realizarão atividades e provas em casa, com registro de notas e presença.

    O material didático estará disponível na plataforma Microsoft Teams, que tem ferramentas como grupo de trabalho, chat, videoaula e armazenamento de arquivos. O programa faz parte do pacote Office 365, ao qual os alunos já têm acesso no ambiente escolar.

    Para utilizá-lo é necessário acessar o site teams.microsoft.com. O login é o primeiro nome e o último sobrenome do aluno seguido de @sesidf.org.br. Exemplo: joao.junior@sesidf.org.br. A senha padrão, que deve ser trocada no primeiro acesso, e as orientações do sistema foram enviadas para o e-mail cadastrado no ato da matrícula. Também é possível baixar o programa no celular, tablet ou computador.

    A primeira semana será de adaptação e de revisitação de conteúdos. “Nessa fase inicial é imprescindível que os pais e responsáveis acompanhem o aluno, pois ele vai precisar de apoio na realização das tarefas e na organização da nova rotina escolar”, explica a gerente de Educação do Sesi-DF, Núbia Rosa.

    As aulas serão ministradas pelos professores que o aluno já conhece e ocorrerão diariamente no turno em que o estudante está matriculado. A programação e o calendário das aulas estarão disponíveis na plataforma, bem como o roteiro de estudo, as atividades e as provas bimestrais. O conteúdo é disponibilizado pelo professor de cada disciplina conforme o planejamento curricular. O profissional fica online e disponível para tirar dúvidas durante todo horário da aula, por meio do chat.

    A frequência será registrada pelo relatório de acesso à plataforma, pela entrega das atividades durante as aulas e pelos trabalhos com data de entrega programada.

    Em caso de dificuldade de acesso, os alunos e os responsáveis poderão entrar em contato com a secretaria escolar da respectiva unidade:

    Escola

    E-mail

    Telefone

    Gama

    eduardo.costa@sistemafibra.org.br ou carlos.rodrigues@sistemafibra.org.br

    3484-9621

    Das 8h às 12h e das 13h às 17h

    Sobradinho

    leticia.gomes@sistemafibra.org.br ou simone.sousa@sistemafibra.org.br

    3487-8612

    Das 8h às 12h e das 13h às 17h

    Taguatinga

    rotinaescolar.sesitaguatinga@sistemafibra.org.br

    3355-9542

    Das 8h às 12h e das 13h às 17h

    O atendimento é de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

    Estudo em casa
    De 26 a 31 de março os alunos do Sesi-DF puderam seguir roteiros de estudo em casa, desenvolvidos por professores da instituição. Eles tiveram acesso a atividades de diversas disciplinas como Português, História e Matemática. O conteúdo serviu para ambientação do uso de recursos pedagógicos digitais e como ensino complementar dos dias em que não ocorreram aulas, mas não contou como presença obrigatória.

    Os primeiros dias deste mês, de 1º a 5 de abril, foram de antecipação do recesso escolar, que normalmente ocorre em julho.

    Veja o mini guia para acessar o Teams.

    Texto: Dayane dos Santos
    Arte: Alex Próspero/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Temporada 2020 da Superliga B feminina de vôlei é encerrada

    Temporada 2020 da Superliga B feminina de vôlei é encerrada

    O time feminino de vôlei da capital federal, o Brasília Vôlei, garantiu uma vaga na Superliga A para a temporada 2020/2021, que está prevista para começar em novembro deste ano. A decisão é da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e de sete dos oito clubes que disputaram a Superliga B dessa temporada. A antecipação do fim do torneio de 2020 foi motivada pela Covid-19, doença provocada pela disseminação do novo coronavírus.brasilia volei Bruno Frauzino Sistema Fibra 1

    A disputa foi encerrada antes das quartas de final. Neste caso, não há equipe campeã e a classificação final respeita a de momento, com o time brasiliense na liderança. O Brasília Vôlei venceu os sete jogos da primeira fase e perdeu apenas dois sets de 23 jogados, o que levou o Distrito Federal de volta à elite da competição, assim como o Itajaí Vôlei (SC), vice-líder da classificação. O término da temporada seria em 11 de abril.

    “A sensação é de dever cumprido, pois ganhamos com mérito. A expectativa era chegar ao título e disputar a final em casa, além de receber a primeira premiação de âmbito nacional”, conta o gerente do Brasília Vôlei, Flávio Thiessen. Ele também destaca a importância de ter interrompido o campeonato. “Estamos em um momento de pensar na saúde das jogadoras, da equipe técnica, dos familiares e da torcida. Terminamos a temporada com a certeza que a decisão foi justa e fiel aos últimos resultados.”

    Integram o time feminino do Brasília Vôlei as ponteiras Ingrid, Júlia, Ju Odilon, Jú Nogueira, Kamila e Silvana; as centrais Aline, Dani Suco, Duda Lima, Edna e Geovana; as levantadoras Ana Paula e Letícia; as opostas Bruna Neri e Ariane; e a líbero Vitória. O técnico é Rogério Portela.

    brasilia volei Bruno Frauzino Sistema FibraA tabela da Superliga B feminina terminou com ADC Bradesco (SP) em terceiro lugar, seguido por São José dos Pinhais (PR), Bluvôlei (SC), Franca (SP), ACV/Chapecó (SC) e Sport (PE).

    Apoio do Sesi-DF

    A unidade de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) é a casa do time feminino do Brasília Vôlei. Apoiadora da equipe, a instituição coloca à disposição a academia e o ginásio do espaço, além de oferecer sala de fisioterapia, vestiários e alimentação. Há, ainda, traslado para o aeroporto quando o grupo viaja a competições. 

    Texto: Dayane dos Santos
    Foto de capa: Bruno Frauzino/Sistema Fibra – 7.3.2020 
    Foto interna: Bruno Frauzino/Sistema Fibra – 20.2.2020
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Cerimônia abre oficialmente turma 13 do Vira Vida

    Cerimônia abre oficialmente turma 13 do Vira Vida

    *Atualizado em 4/3, às 20h.
    3 3 2020 ViraVida Fotos Victor Hugo Pessoa 1
    Na manhã desta terça-feira (3), na unidade São João XXIII do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), no Gama, ocorreu a cerimônia que oficializou o início da 13ª turma do Vira Vida. O programa atende adolescentes e jovens de 15 a 21 anos em situação de extrema vulnerabilidade social.

    Durante 16 meses, os alunos vão frequentar aulas da educação básica do Sesi-DF e de cursos de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) — Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos e Operador de Computador — e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) — Assistente Administrativo, Operador de Computador e Recepcionista. Além disso, terão acompanhamento psicossocial, promoção de direitos de saúde, cultura, esporte e lazer. O objetivo principal é a inserção socioprodutiva.

    “O programa existe graças ao empenho de grandes entidades e do apoio do governo local. É um grupo que se uniu em prol daqueles que um dia tiveram sua infância roubada e sofreram um trauma”, disse o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Jamal Jorge Bittar, que também é diretor regional do Sesi-DF. Ele destacou ainda que o Vira Vida vai além do cuidado com o lado humano. “Os alunos recebem educação de qualidade, boa alimentação e são qualificados e inseridos no mercado de trabalho. É um trabalho que permeia todos os campos da formação de um cidadão.”

    3 3 2020 ViraVida Fotos Victor Hugo Pessoa 2As atividades da 13ª turma começaram em dezembro, com 100 alunos participantes. Durante o período de adaptação, seis jovens optaram por não continuar no programa. As vagas abertas serão preenchidas por outros alunos, já inscritos em cadastro reserva, construído durante o processo de inserção para a formação da turma.

    Desde o início das atividades, os estudantes passaram pela socialização, conheceram a equipe multidisciplinar do Vira Vida, participaram de palestras sobre educação, saúde, direitos e deveres do cidadão e iniciaram as aulas dos cursos de qualificação. Vinte e três alunos estão na aceleração das séries iniciais do Ensino Fundamental, enquanto o restante da turma está no projeto de leitura, que trabalha a importância de ler, de saber interpretar e de escrever corretamente. A previsão é que em maio inicie a fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os que estão cursando o Ensino Médio estudam em escola regular da rede pública.

    Durante a cerimônia, Isabela*, de 16 anos, aluna da 13ª turma falou sobre a experiência no Vira Vida até agora. “É um novo universo. Pelo projeto de leitura, por exemplo, eu viajo e sinto diversas emoções, pois tudo é uma nova descoberta. O programa está curando as minhas feridas e eu estou me reencontrado. Posso dizer que encontrei uma família que me apoia e incentiva diariamente”, contou, emocionada.

    O Vira Vida recebe recursos por meio de convênio assinado entre o Sesi-DF e a Secretaria de Justiça do DF, destinados por emenda parlamentar do deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos). “A confiança e o amor pelo programa são o que movem o trabalho de todos que se empenham para que ele aconteça. Sei que cada um que é atendido tem uma história difícil, mas ela será de testemunho no futuro brilhante desses jovens, que no presente se esforçam por mudanças”, disse Delmasso.

    Também estiveram presentes na aula inaugural a superintendente do Sesi-DF, Gricelia Melo, o secretário da Juventude do DF, Léo Bijos, o diretor financeiro da Fibra e presidente da Junta Comercial do DF, Walid Sariedine, e o diretor administrativo financeiro do Sebrae no DF, João Henrique de Almeida.

    Histórico

    Criado em 2008, o Vira Vida é uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi. No DF, desde 2009, já formou 570 alunos de 15 a 21 anos em 12 turmas. Os jovens são acompanhados por equipes multidisciplinares em várias áreas: educacional, psicológica, pedagógica, de assistência social e administrativa. O Sesi São João XXIII, no Gama, é exclusivamente dedicado às atividades do programa.

    O Vira Vida conta com o apoio de outras instituições do Sistema S – Senai, Senac, Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Também tem apoio do governo local, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e da Defensoria Pública do DF, entre outros.

    *Nome fictício, em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

    ATUALIZAÇÃO – [4/3/2020, às 20h – Diferente do informado o Senai-DF oferece aos alunos o curso de Operador de Computador, e não de Operador de Telemarketing.]

    Texto: Dayane dos Santos
    Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
     
    Veja a galeria de imagens:

    Cerimônia abre oficialmente turma 13 do Vira Vida

  • Sesi-DF oferece preparação para o TAF

    Sesi-DF oferece preparação para o TAF

    TAF Corrida Foto MoacirEvangelista18082018Candidatos de concursos públicos que precisam se preparar para testes de aptidão física (TAFs) podem treinar na escola de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF). A unidade está com matrículas abertas para o Plano TAF, que foca em exercícios de barra fixa e estática, abdominal, corrida e natação.

    Os treinos são coletivos, mas montados de acordo com o edital do concurso que o candidato almeja e considera as condições físicas de cada aluno. “Na primeira aula fazemos uma avaliação individual que serve de base para o planejamento do cronograma de treinos”, explica Silvano Fernandes, profissional de Educação Física e um dos instrutores do plano.

    Para Silvano, os benefícios do treinamento no Plano TAF vão além da preparação para os testes. “Nosso objetivo é melhorar o condicionamento físico de forma geral. Muitos candidatos focam só na prova e não entendem que a atividade física melhora a qualidade do sono e a disposição, refletindo positivamente nos estudos”.

    As aulas, ministradas e orientadas por profissionais de Educação Física, têm duração de 50 minutos e ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, com turmas em dois horários: às 13h10 e às 20h10.

    Para se inscrever é preciso ser maior de 18 anos. Como o treinamento é personalizado, as inscrições estão sempre abertas. Para a comunidade, a taxa de matrícula é de R$ 27 e a mensalidade custa R$ 234,36.

    Trabalhadores e empresários da indústria ou de empresas conveniadas e alunos das escolas do Sesi têm preço especial. Pagam R$ 22 de taxa de matrícula e R$ 162 por mês. Para saber se tem direito ao desconto, o trabalhador deve procurar o setor de recursos humanos da empresa onde é contratado e checar se há convênio com o Sesi. Empregados do Sistema Fibra têm 20% de desconto sobre o valor da mensalidade. 

    O pagamento pode ser feito por meio de boleto, cartão de crédito ou de débito. Para se matricular, é necessário ir até a central de atendimento do Sesi Taguatinga (QNF 24, Área Especial, Taguatinga Norte), das 7 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, levando cópias e originais de documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência, além de uma foto 3×4. É preciso ainda de atestado médico que indique aptidão para atividade física.

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Sesi-DF realiza cerimônias de formatura do ano letivo de 2019

    Sesi-DF realiza cerimônias de formatura do ano letivo de 2019

    Em 2019, 107 alunos concluíram o Ensino Fundamental e 144 foram aprovados no Ensino Médio nas três escolas do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF). As cerimônias de formatura ocorreram de 12 a 16 de dezembro.Formaturada3ªseriedoEnsinoMedioBrunoFrauzino12122019 44

    A primeira colação de grau, no dia 12, foi das duas turmas da 3ª série do Ensino Médio do Sesi/Senai Sobradinho. A cerimônia foi no auditório da escola, onde 46 jovens celebraram o término da Educação Básica.

    Na sexta-feira (13), no ginásio da escola, o Sesi Taguatinga festejou a conquista de 65 estudantes que concluíram o 5º ano do Ensino Fundamental e seguem para o segundo ciclo do segmento. À noite, foi a vez de 61 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental comemorarem o fim de mais uma etapa. Na mesma cerimônia, 57 estudantes da 3ª série do Ensino Médio se despediram do Sesi.

    No dia 16, o Teatro Paulo Gracindo, do Serviço Social do Comércio (Sesc), no Gama, recebeu 46 meninos e meninas que encerraram o Ensino Fundamental e 41 alunos do Ensino Médio para a entrega dos certificados.

    13 12 2019 Formatura Ensino Medio Sesi Taguatinga Foto Moacir EvangelistaO currículo escolar da Rede Sesi de Educação trabalha temas como empreendedorismo, criatividade, sustentabilidade, responsabilidade social, economia e novas tecnologias. A instituição incentiva a participação dos alunos em competições nacionais e mundiais, como o Torneio Sesi de Robótica e o Sesi F1 nas Escolas.

    “A proposta de ensino do Sesi vai além do conhecimento didático da sala de aula. Utilizamos metodologias que estimulam a autonomia, o senso crítico e o protagonismo nas ações. Exploramos o potencial de cada estudante para valorizar suas habilidades e, assim, prepará-lo para o mundo do trabalho”, afirma a gerente de Educação do Sesi-DF, Núbia Rosa.

    As escolas do Sesi-DF contam com bibliotecas, laboratórios de Matemática, de Informática e de Robótica, auditórios, quadras poliesportivas e piscinas olímpicas.

    No horário contrário ao das aulas, as crianças e os adolescentes podem praticar atividades esportivas e culturais como natação, futebol, judô, dança, teatro e música. A matrícula nessas atividades é à parte. Veja os horários e valores.

    Novas matrículas16 12 2019 Formatura Ensino Medio Sesi Gama Foto Victor Hugo Pessoa

    As matrículas para o ano letivo de 2020 estão abertas nas escolas do Gama e de Taguatinga. As unidades oferecem o Ensino Fundamental, a 2ª e a 3ª séries do Ensino Médio Regular e os três anos do Novo Ensino Médio. Basta comparecer à central de atendimento da escola de interesse, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 horas, exceto nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro. Na escola de Sobradinho, as matrículas para o ano que vem são somente na modalidade de gratuidade regulamentar. O processo para concorrer a uma vaga já se encerrou.

    Centro de Ensino Sesi Gama
    Área Especial 1/8, Setor Central
    (61) 3484-9621
     
    Centro de Ensino Sesi/Senai Sobradinho
    Quadra 13, Área Especial 3, Lotes A/F
    (61) 3487-8617
     
    Centro de Ensino Sesi Taguatinga
    QNF 24, Área Especial, Taguatinga Norte
     
    Texto: Dayane dos Santos
    Foto de capa: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
    Foto do Sesi/Senai Sobradinho: Bruno Frauzino/Sistema Fibra
    Foto do Sesi Taguatinga: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
    Foto do Sesi Gama: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
  • Sesi-DF abre cursos gratuitos online de educação continuada

    Sesi-DF abre cursos gratuitos online de educação continuada

    O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) está com matrículas abertas para 13 cursos gratuitos de educação continuada. As formações rápidas são a distância, em áreas como administração, gestão e segurança e saúde no trabalho. Qualquer pessoa pode se inscrever.ead Sesi DF FotoMoacirEvangelista11122019

    A contar do momento da inscrição, o aluno terá 30 dias para concluir o curso. É possível fazer mais de um curso ao mesmo tempo.

    As matrículas devem ser feitas pelo site ead.sesi.org.br/df. Para cadastro na plataforma, é preciso informar nome completo e CPF, além de um endereço de e-mail, para o qual será enviada uma mensagem para ativação da conta, assim como as mensagens de confirmação da matrícula.

    A carga horária varia de acordo com o curso escolhido (veja tabela abaixo). Para ter direito à certificação, o estudante deve concluir as atividades e ser aprovado na avaliação final. O certificado é digital e poderá ser impresso pelo aluno.

    O Sesi-DF selecionou os cursos, elaborados pelo departamento nacional, de acordo com as necessidades do mercado de trabalho. “Vêm ao encontro da missão do Sesi, de qualificar os trabalhadores da indústria para suas atividades com educação continuada. Além disso, são abertos a toda a comunidade”, afirma a gerente de Educação do Sesi-DF, Núbia Rosa.

    Curso

    Carga horária

    100% Seguro ­– Frigoríficos

    2h

    100% Seguro – Mineração

    2h

    A Importância do Feedback

    8h

    Administrando o seu Dinheiro

    12h

    Ferramentas para Investigação de Acidentes de Trabalho

    8h

    Gestão do Tempo

    8h

    Habilidades para Falar em Público

    8h

    Longevidade e Qualidade de Vida

    8h

    Movimentação Manual de Cargas

    4h

    Noções de Primeiros Socorros

    4h

    Relacionamento Interpessoal no Ambiente de Trabalho

    12h

    Saúde Mental e Trabalho

    8h

    SST para Líderes e Gestores

    4h

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
    Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra