Autor: Dayane Rodrigues dos Santos

  • Ano letivo de 2023 começa no Sesi-DF

    Ano letivo de 2023 começa no Sesi-DF

    25 1 2023 Volta as aulas Sesi Sobradinho Foto Marcos Gomes 1“Aprender uma profissão, conhecer um novo método de ensino, em que as disciplinas estão integradas e, claro, fazer novos amigos. Essas são as minhas expectativas para este ano”, resume Samuel Gouveia (foto à esquerda), de 15 anos, aluno da 1ª série do Novo Ensino Médio da escola de Sobradinho do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF). Ele cursa o itinerário formativo de Desenvolvimento de Sistemas. O jovem é um dos 1.740 estudantes da Rede Sesi-DF de Educação, cujo ano letivo se iniciou nesta quarta-feira, 25 de janeiro.

    O primeiro dia de aula foi de apresentação da equipe pedagógica, dos projetos executados e do regulamento escolar. Além disso, as crianças e os adolescentes participaram de uma dinâmica de cápsula do tempo. Com desenhos e textos, eles colocaram no papel como se imaginam no futuro e o que querem para este ano, e escreveram uma frase para seu eu de 2024. A ideia é que, no próximo ano, revejam o que fizeram e reflitam sobre o que conquistaram.

    O currículo escolar do Sesi-DF oferece conteúdos de tecnologias, empreendedorismo, criatividade, sustentabilidade, responsabilidade social e economia, além de trabalhar o desenvolvimento de competências socioemocionais. A instituição também incentiva a participação dos alunos em competições educacionais no Brasil e no exterior, como o Torneio Sesi de Robótica e o Torneio F1 nas Escolas.

    A novidade para este ano será o lançamento da sala de aula digital, projeto-piloto que começará pela 1ª série do Novo Ensino Médio e nos próximos anos contemplará as outras séries. “Até o início do segundo trimestre, serão entregues notebooks aos alunos da 1ª série, que utilizarão material didático online. Ou seja, os livros serão virtuais e eles terão o apoio de aplicativos para acompanhar as aulas. A ferramenta aproximará os jovens das tecnologias e das necessidades do mercado de trabalho”, afirma a gerente de Educação Básica do Sesi-DF, Denize Marques. Os estudantes poderão levar o computador para casa. Para isso, os pais assinarão um termo de responsabilidade.

    25 1 2023 Volta as aulas Sesi Sobradinho Foto Marcos Gomes 2Bárbara Torreão (foto à direita), de 17 anos, do itinerário formativo de Informática para Internet, terminará a Educação Básica no fim de 2023. Ao mesmo tempo em que se sente ansiosa para o novo ciclo, está de coração angustiado por deixar o Sesi Sobradinho. “Fui representante de turma na 1ª e na 2ª série do Ensino Médio, participo da rádio da escola e sempre fui proativa nos projetos. Isso se deu muito pelo incentivo dos professores. A rede de apoio é enorme, com tudo para que você aprenda e cresça no ensino”, afirma. A estudante pensa em seguir formação na área de humanas, mas ainda não escolheu o curso. “Este ano será decisivo, mas tenho tempo para pensar. Enquanto isso, vou aproveitando mais um período com os meus colegas e os profissionais feras que estão ao meu lado.”

    Rede Sesi-DF de Educação
    As escolas do Gama e de Taguatinga atendem estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até a última série do Novo Ensino Médio. Sobradinho, por sua vez, recebe alunos dos três anos do Novo Ensino Médio.

    As três unidades escolares têm infraestrutura para atividades esportivas, culturais e pedagógicas — Espaço Maker, biblioteca, laboratórios de Informática, de Ciências e de Robótica, auditórios, quadras poliesportivas e piscinas olímpicas e semiolímpicas.

    No horário contrário ao das aulas, por meio do programa Sesi Total, alunos do Ensino Fundamental podem praticar atividades culturais como balé, teatro, teclado e musicalização. Na modalidade esportiva, há futsal, ginástica rítmica, judô, voleibol, natação e tênis.

    Interessados em conhecer as escolas do Sesi-DF podem marcar uma visita ou atendimento online. Basta ligar ou mandar mensagem para os números abaixo:

    • Sesi Gama:
      Área Especial 1/8, Setor Central
      (61) 3484-9612
      WhatsApp: (61) 98594-9110
    • Sesi Sobradinho:
      Quadra 13, Área Especial 3, Lotes A/F
      (61) 3487-8608/ 8612/ 8613
      WhatsApp: (61) 98611-5276
    • Sesi Taguatinga:
      QNF 24, Área Especial, Taguatinga Norte
      (61) 3355-9552/ 9566
      WhatsApp: (61) 98653-2508
    Texto: Dayane dos Santos
    Fotos: Marcos Gomes/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
     
    Veja a galeria de fotos:
    Volta as Aulas 2023
  • Na Semana Pedagógica, professores visitam o Sesi Lab

    Na Semana Pedagógica, professores visitam o Sesi Lab

    24 1 2023 Visita dos professores do SesiDF ao Sesi Lab Foto Victor Hugo Pessoa Arte, ciência e tecnologia no mesmo espaço é a proposta do Sesi Lab, que conecta as três áreas em atividades interativas e experiências sensoriais. Por meio delas, visitantes têm a oportunidade de entender, na prática, diferentes conceitos científicos e fenômenos naturais e sociais.

    O Sesi Lab é uma iniciativa dos Departamentos Nacionais do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Inaugurado em novembro, fica no Setor Cultural Sul, no prédio do antigo Touring Club, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto. Na terça-feira, 24 de janeiro, 60 professores da Rede Sesi-DF de Educação estiveram no museu. A ação integrou as atividades da Semana Pedagógica do 1º semestre de 2023.

    O grupo fez uma visita guiada por duas exposições, uma temporária e outra de longa duração. A primeira, O Futuro das Profissões, propõe uma discussão sobre o tempo em que vivemos e os tempos que virão. Já a exposição de longa duração tem três galerias — Fenômenos no Mundo, Aprender Fazendo e Imaginando Futuros. Além disso, os educadores participaram da oficina Registro de um Instante, em que cada um criou uma câmara escura. A ideia foi que debatessem os conceitos físicos do objeto e o funcionamento do olho humano.

    “O Sesi Lab tem o papel de promover a educação, por isso há três pilares que permeiam o museu: a metodologia Steam [que aborda a interdisciplinaridade de ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática]; a alfabetização científica, que trata do processo de construção de saberes; e a conexão com a BNCC [Base Nacional Comum Curricular], de modo que estamos alinhados com o currículo pedagógico das escolas”, explicou aos visitantes a coordenadora de Educação do Sesi Lab, Luciana Martins.24 1 2023 Visita dos professores ao Sesi Lab Foto Victor Hugo Pessoa

    Para a professora de Linguagens e suas Tecnologias do Sesi Taguatinga Nara Neri (foto), a visita foi uma oportunidade de identificar ferramentas para aplicar à didática de sala de aula. “A vivência de hoje nos permitiu enxergar na prática os conteúdos ministrados para os estudantes. Assim, vamos poder trazê-los ao Sesi Lab para que vejam de perto o funcionamento das teorias. Também é uma forma de eles terem acesso a cultura, em um museu onde é possível interagir e colocar a mão na massa. É enriquecedor e fantástico para aprendizagem.”

    Os ingressos para entrada no Sesi Lab custam R$ 20, a inteira, e R$ 10, a meia-entrada. Crianças de até 10 anos de idade, pessoas com deficiência, professores do Sesi, do Senai e de escolas públicas, trabalhadores da indústria, contribuintes do Sistema Indústria e associados ao Conselho Internacional de Museus (Icom) têm acesso gratuito.

    O funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h. Na primeira quinta-feira de cada mês, o horário é estendido (das 9h às 21h) e a entrada é gratuita para todos os públicos.

    Semana Pedagógica
    A visita ao Sesi Lab foi uma das atividades da Semana Pedagógica do 1º semestre de 2023 da Rede Sesi-DF de Educação. Com o tema As Emoções e o Conhecimento na Perspectiva de uma Educação Inovadora, a programação teve início em 18 de janeiro, com a recepção de boas-vindas na Sala Yara Amaral, no Centro Cultural Sesi, em Taguatinga.

    Semana Pedagogica 2023 Fotos Victor Hugo Pessoa

    O superintendente do Sesi-DF, Marco Secco, fez a abertura do evento. Ele destaca que a abordagem de temas relacionados ao socioemocional contribui para a visão de uma formação integral. “É importante que seja desenvolvido esse tipo de ação com nossos docentes, de forma que consigam, no relacionamento com os alunos, perceber situações em que possam ter uma interação mais efetiva, contribuindo para a transformação e para a formação de nossos jovens”, avalia.

    Diretores, professores, orientadores pedagógicos, secretários escolares, monitores, assistentes e psicólogos das três escolas da rede participaram da Semana Pedagógica. Divididos em grupos por áreas do conhecimento, trabalharam em oficinas, dinâmicas e ações de preparação do ano letivo, que se iniciou em 25 de janeiro.

    “É um momento em que eles podem se dedicar ao compartilhamento de ideias, ao conhecimento de novas práticas pedagógicas, a estudos e, principalmente, ao planejamento das ações educativas que serão realizadas em 2023”, diz a gerente executiva de Educação do Sesi-DF, Valéria Silva.

    A palestra de abertura foi ministrada pela neurocientista e professora aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais Leonor Guerra. Ela falou sobre as relações entre a neurociência e a educação, na perspectiva da absorção do aprendizado pelo cérebro. “Quando o educador entende que aquilo que faz em sala de aula tem repercussão sobre a biologia do aprendiz e que essa biologia tem regras para funcionar melhor ou pior, ele passa a repensar suas estratégias pedagógicas e reafirma estratégias que já usava anteriormente”, explica Leonor.

    Em parceria com a pedagoga, psicopedagoga e mestre e doutora em Educação Ana Luiza Neiva Amaral, ela escreveu a obra Neurociência e Educação: Olhando para o Futuro da Aprendizagem, publicada pelo Departamento Nacional do Sesi e disponível em português e inglês no Portal da Indústria. Exemplares do livro foram entregues aos participantes.

    A Semana Pedagógica do 1º semestre de 2023 se encerrou em 24 de janeiro, com a Festa da Amizade, momento de descontração e confraternização da equipe.

    Texto: Dayane dos Santos e Samira Pádua
    Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
     
    Veja a galeria de fotos:
    Semana Pedagógica 2023
  • Sesi-DF forma mais de 400 alunos em 2022

    Sesi-DF forma mais de 400 alunos em 2022

    9 12 2022 formatura sesi sobradinho df foto bruno frauzino sesi

    “O Sesi é maravilhoso! A equipe pedagógica é atenciosa, os professores são dinâmicos e o ensino não é tradicional, pois fazemos atividades que envolvem jogos, pesquisas de campo e tantas outras coisas legais. A escola estimula que nós [estudantes] busquemos o conhecimento por meio de ferramentas tecnológicas, então aprendemos nos divertindo”, disse a formanda do 9º ano do Ensino Fundamental da escola do Gama do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) Giovanna Santana, de 14 anos.10 12 2022 Formatura Sesi Gama Foto Victor Hugo Pessoa 3

    A aluna participou da cerimônia de formatura que ocorreu no sábado, 10 de dezembro, no ginásio do Sesi Taguatinga, ao lado de outros 123 jovens. No grupo, havia estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Novo Ensino Médio. A colação de grau encerrou as celebrações de 2022 da instituição, que no mesmo local, pela tarde, recebeu os formandos da unidade escolar de Taguatinga, e que sediou o evento dos alunos da escola de Sobradinho na sexta-feira (9).

    Para a mãe de Giovanna, Luciana Santana, de 47 anos, o diferencial do Sesi-DF está na proposta pedagógica. “Escolhi o Sesi pela metodologia aplicada em sala de aula, de trabalhar a interdisciplinaridade, o pensamento crítico, o desenvolvimento socioemocional e a comunicação das crianças.”

    A Rede Sesi-DF de Educação propõe que a educação básica vá além do conhecimento didático da sala de aula, preparando o aluno para os mundos profissional e acadêmico. A proposta pedagógica é pautada em quatro pilares educacionais: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver.

    O currículo escolar oferece conteúdos como tecnologias, empreendedorismo, criatividade, sustentabilidade, responsabilidade social e economia, além de trabalhar o desenvolvimento de competências socioemocionais. A instituição também incentiva a participação dos alunos em competições educacionais no Brasil e no exterior, como o Torneio Sesi de Robótica e o Torneio F1 nas Escolas.

    “A formatura é um momento de celebração dos resultados alcançados durante o ano letivo. A educação acontece no lar, com a família, e se complementa no processo educacional, dentro do ambiente escolar. A interação entre esses dois atores é fundamental para evolução do aluno, que é o grande protagonista”, explica o superintendente do Sesi-DF, Marco Secco.

    10 12 2022 Formatura Sesi Taguatinga Foto Victor Hugo Pessoa 16Na escola de Taguatinga, 79 alunos concluíram o Ensino Fundamental, 74 foram aprovados no Novo Ensino Médio e outros 57 na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Max Presley Fernandes (foto à esquerda), de 45 anos, foi um dos formandos. Ele terminou os estudos que tinham sido interrompidos há mais de 30 anos. “O Sesi reacendeu um sonho antigo, que estava estacionado na minha história. Não ter um certificado me impedia de crescer profissionalmente, mas agora tudo irá mudar”, comemorou.

    Max foi um dos alunos atendidos na Comunidade Terapêutica Novo Tempo, que fica localizada no Recanto das Emas. A equipe pedagógica do Sesi-DF ia até o local uma vez por semana para ministrar as aulas presenciais e, nos outros dias, os conteúdos eram dados por meio de plataforma online. Foram 1.200 horas de estudo. Dessas, até 200 horas destinadas a um curso de qualificação, ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF).9 12 2022 Formatura Sesi Sobradinho Foto Bruno Frauzino 1

    Já o Sesi Sobradinho formou 133 alunos no Novo Ensino Médio em 2022. Entre eles, Pedro Sales (foto à direita), de 17 anos. O jovem cursou o ensino regular e fez o curso técnico em Eletrotécnica. “Ter uma qualificação profissional me permitiu entrar no mercado de trabalho cedo. Hoje eu sou estagiário da Neoenergia, faço a intermediação entre clientes e técnicos. Pergunto sobre a rede de elétrica e se houve problema com equipamentos da empresa e, com base na descrição, repasso o problema para área responsável. Para isso, é necessário ter um conhecimento básico”, afirma Pedro.

    Matrículas abertas 
    Estão abertas as matrículas para o ano letivo de 2023 na Rede Sesi-DF de Educação. As escolas do Gama e de Taguatinga atendem estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até a última série do Novo Ensino Médio. A unidade de Sobradinho e de Brasília, localizada no Setor de Indústrias Gráficas, recebe alunos dos três anos do Novo Ensino Médio.

    Pelo site sesidf.org.br é possível conhecer a infraestrutura das escolas, os diferenciais e as frentes educacionais. Também estão no site os contatos das três unidades, que além do atendimento presencial e por telefone, também respondem por Whatsapp.

    Em caso de dúvidas, o interessado pode entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Sesi-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

    Texto: Dayane dos Santos 
    Fotos da escola de Sobradinho: Bruno Frauzino/Sesi-DF
    Fotos das escolas de Taguatinga e do Gama: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
     
    Veja as fotos das formaturas:
    Formaturas Sesi-DF
  • Fibra, Sesi e Senai-DF reuniram inovação e tecnologia na 19ª SNCT

    Fibra, Sesi e Senai-DF reuniram inovação e tecnologia na 19ª SNCT

    19 SNCT FotoMoacirEvangelista03122022 2 de 3“Sonho um dia aprender sobre robótica, estudar novas formas de desenho e a construir equipamentos que nos ajudem em casa”, diz Carlos Miguel Serrão (de casaco preto), de 13 anos. O garoto  cursa o 7º ano do Ensino Fundamental e sonha em trabalhar como engenheiro da computação. E foi inspirado nesse desejo que ele mobilizou a família, que mora em Planaltina de Goiás (GO), a ir visitar a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

    No sábado, 3 de dezembro, o jovem, os três irmãos, a mãe e a avó foram até o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade para conhecer a mostra. Carlos, que é um entusiasta da inovação, pode ver no estande da Federação das Indústrias do DF (Fibra), do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) projetos desenvolvidos em sala de aula pelos alunos das instituições.

    Os trabalhos escolares expostos durante a Semana envolveram pesquisas, estudos de caso, saídas de campo e montagem de protótipos e que tiveram como base a inovação como solução para demandas da indústria 4.0.

    “Eu adorei a impressora 3D. Entendi que pelo computador é possível desenhar algo online e a máquina de impressão faz a cópia sozinha. Eu até ganhei um porta-celular de mesa, todinho feito desta forma”, contou Carlos Miguel, empolgado.

    19 SNCT FotoMoacirEvangelista03122022 3 de 3No projeto Indústria 4.0 e Cidades Inteligentes: Um Caminho Para Oportunidades, por exemplo, os estudantes da 2ª série do Novo Ensino Médio do Sesi Gama, que fazem o curso técnico de Eletrotécnica na unidade do Senai da mesma região administrativa, criaram um protótipo de uma cidade com tecnologias sustentáveis.  “Pensamos em um espaço futurístico com distribuição de lojas e mercados mais próximos das residências para diminuir a emissão de gases dos veículos, estufa para plantação de frutas e verduras e a implementação de energias renováveis, tais como solar e eólica”, explica a aluna Thiemy de Lacerda (foto à esquerda), de 16 anos. Eles construíram a maquete com algumas peças feitas na impressora 3D.

    A 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocorreu de 28 de novembro a 4 de dezembro. O tema desta edição foi Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil e a realização foi do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Finep – Inovação e Pesquisa e do governo local. Os recursos foram do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

    A inciativa, que começou em 2004, tem o objetivo de mobilizar a população, em especial as crianças e os jovens, sobre temas e atividades de ciências e de tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

    19 SNCT FotoMoacirEvangelista03122022 1 de 3Para o aluno Caio Maia, de 16 anos, que está cursando a 2ª série do Novo Ensino Médio no Sesi Taguatinga, a experiência em participar da Semana é uma oportunidade para que ele desenvolva sua comunicação e para levar conhecimento a crianças e jovens. “Replicar o que eu aprendi é uma forma de eu melhorar minha dicção e minha postura ao apresentar um trabalho, além disso estamos levando ciências para outras pessoas. Aqui, o público tem acesso à estudos que envolvem física, química, matemática e artes.”

    Caio e outros colegas de sala criaram a X-Era Oficina Maker. O projeto busca promover a ciência e incentivar os estudantes na iniciação científica frente aos novos desafios do Novo Ensino Médio.  A ideia dos alunos do Sesi-DF é atuar como tutores nas áreas transversais de robótica, física, matemática, biologia e química. Já no eixo de ciências humanas, na construção do pensamento crítico e de soluções baseadas de transformações sociais. Ou seja, o projeto prevê que eles levem até escolas públicas o que foi produzido na oficina como telescópio, microscópio, protótipo de foguete e robô. Tudo feito com material reciclado, a fim de trabalhar também a sustentabilidade.

    No estande das instituições 156 pessoas, entre alunos e funcionários, trabalharam para expor os 15 projetos científicos, sete elaborados pelo Sesi-DF e outros oito pelo Senai-DF, reunidos no espaço SenaiLab. O Senai-DF também promoveu dois cursos na unidade móvel do DF Inova Tech — Cibersegurança Descomplicada e Web Design. Foram entregues 652 certificados de participação nas capacitações rápidas. Na primeira, o participante aprendeu sobre os principais tipos de ataques hacker e a importância da cibersegurança para o mundo atual, além de receber dicas de como proteger seus dados e aparelhos remotos de ataques e roubo de informações. Já na oficina de design, foi possível aprender conceitos básicos da área e edição de imagens.

    Visita guiada
    Na manhã do dia 1º de dezembro, uma comitiva formada por empresários da indústria local liderada pelo presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, e composta por diretores da Federação e por dirigentes de sindicatos que compõem a Fibra, realizaram uma visita guiada ao estande das instituições.

    “O Brasil precisa com urgência investir em tecnologia e em inovação. Estes jovens que apresentam seus projetos aqui precisam de apoio para colocar o Brasil como um país que exporta, além de commodities, produtos industriais de alto valor agregado. É necessidade iminente mudar a lógica de produção de riqueza do País, a partir de uma indústria forte, moderna, e que tem capacidade de trazer para a sociedade muito mais renda, mais empregos e de gerar ao Estado maior arrecadação”, afirmou Jamal Jorge Bittar.

    O grupo pôde visitar o estande e os alunos apresentaram os projetos preparados para a Semana. Acompanharam a comitiva da Fibra, pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, o diretor do Departamento de Tecnologias Aplicadas, Eduardo Soriano Lousada e os secretários de Articulação e Promoção da Ciência, Daniel Lavouras, e de Pesquisa e Formação Científica, Marcelo Morales. A secretária-substituta da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo do DF, Kíssila Nicolai também participou da visita.

    Texto: Dayane dos Santos
    Fotos: Moacir Evangelista/Fibra
    Fotos da visita guiada: Victor Hugo Pessoa/Fibra
    Assessoria de Comunicação da Fibra
     
    Veja aqui a galeria de fotos da SNCT. 

    Fibra, Sesi e Senai-DF reuniram inovação e tecnologia na 19ª SNCT

    Veja as fotos da visita da comitiva da Fibra:

    19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

  • Está aberta a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

    Está aberta a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

    Na manhã desta terça-feira, 29 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, ocorreu a abertura oficial da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento, que é gratuito e aberto ao público, tem o objetivo de mobilizar a população, em especial as crianças e os jovens, sobre temas e atividades de ciências e de tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.29 11 2022 19 Semana Nacional de Ciencia e Tecnologia Foto Victor Hugo Pessoa Capa 1

    O tema desta edição é Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil e a realização é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Finep – Inovação e Pesquisa e do governo do Distrito Federal. Os recursos para realização da Semana são do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

    A inciativa, que ocorre anualmente em Brasília desde 2004, conta com um estande da Federação das Indústrias do DF (Fibra), do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF). No espaço, os alunos das instituições apresentam os projetos desenvolvidos em sala de aula. São trabalhos escolares que envolveram pesquisas, estudos de caso, saídas de campo e montagem de protótipos e que têm como base a inovação como solução para demandas da indústria 4.0.

    “A participação na Semana reforça as ações metodológicas do Sesi e do Senai, que atuam em prol do protagonismo do aluno. É um sistema no qual crianças e jovens são estimulados a dominarem o próprio aprendizado e o professor ou instrutor exerce o papel de mediador do conhecimento. Em um evento como esse, em que eles apresentam a culminância dos projetos de inovação, é mostrada a competência e a efetividade do ensino das nossas escolas”, explica o superintendente do Sesi-DF, Marco Secco, que também é diretor regional do Senai-DF.

    A cerimônia de abertura do evento desta terça-feira (29) teve participação dos alunos da 14ª turma do Vira Vida. Eles apresentaram o Hino Nacional Brasileiro e a música Anunciação, de Alceu Valença, com instrumentos feitos de materiais reciclados. A performance ocorreu no Palco Cultural. O programa, executado pelo Sesi-DF, atende adolescentes e jovens de 15 a 21 anos em situação de extrema vulnerabilidade social.29 11 2022 19 Semana Nacional de Ciencia e Tecnologia Foto Victor Hugo Pessoa Capa 3

    Para o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma oportunidade de acesso a trabalhos científicos. “São expostos projetos de jovens atores com potencial para construirmos um futuro melhor. É a educação alinhada a tecnologia. Além disso, o evento é um programa familiar para aprender e se divertir.” Ao final de sua fala, feita no palco principal, ele convidou os integrantes do Vira Vida para tocar novas músicas.

    O horário de visitação do estande da Fibra, do Sesi-DF e do Senai-DF será das 8 às 18 horas, até 4 de dezembro.

    Conheça os projetos do Sesi-DF:

    Apresentarão dramatúrgica
    Alunos do Novo Ensino Médio do Sesi-DF, acompanhados de professores de Linguagens e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, apresentarão a peça dramatúrgica Marias do Brasil — Arte, Ciência e Revolução, que aborda a história social e cultural da ciência no País. O teatro será encenado no palco principal nos seguintes dias e horários:

    • 30 de novembro às 16h
    • 1º de dezembro às 13h
    • 3 de dezembro às 10h
    • 4 de dezembro às 11h

    Artéria
    O projeto Artéria tem como objetivo criar tubulações que sejam mais acessíveis, duradouras e eficazes para uso em regiões carentes de conexão física entre pontos de armazenamento e de utilização da água, reduzindo o desperdício e a perda dos recursos hídricos por infiltração e evaporação.

    Ambu Mecânico
    O protótipo é a automatização da bolsa de reanimação, equipamento utilizado por profissionais de saúde para executar respiração mecânica em emergências. O protótipo poderá ser utilizado em escolas e empresas, por exemplo, contribuindo para a recuperação de pacientes em condição crítica.

    Argent – Filtro de Papel Impregnado com Nanopartículas de Prata
    Desenvolvimento de filtro de papel impregnado com nanopartículas de prata, a partir de papéis coletados no ambiente escolar e na comunidade. O projeto visa a sustentabilidade e a tecnologia, ampliando a potencialidade de aplicação do papel como filtro para água residual e em embalagens inovadoras, uma vez que a combinação entre fibras de celulose e polímeros condutores de corrente elétrica vão abrir para designers novas possibilidades de comunicação aliada à nanotecnologia e à biotecnologia.

    Biodigestor Caseiro – Uma Alternativa Sustentável
    O projeto propõe alternativas de produção de energia por meio da construção de um biodigestor, com o reaproveitamento das sobras de alimentos do refeitório da escola, como forma de promover a sustentabilidade.

    CoopGlass – Cooperativa de Coleta de Vidro
    O projeto consiste em criar uma planta baixa e de modelo impresso em 3D de uma cooperativa de reciclagem de vidro.   O material a ser reciclado será recolhido em pontos de coletas por catadores de materiais recicláveis para artesanato ou para a produção de novos objetos, substituindo totalmente o insumo virgem, sem perda de qualidade. A coleta também incluirá o caco de vidro no processo de fabricação de vidro e construção civil.

    X-Era Oficina Maker
    Divulgar, promover a ciência e incentivar os estudantes na iniciação científica frente aos novos desafios do Novo Ensino Médio. Os estudantes da Rede Sesi-DF de Educação atuarão como tutores nas áreas transversais de robótica, física, matemática, biologia e química. Já no eixo de ciências humanas, na construção do pensamento crítico e de soluções baseadas de transformações sociais.

    Texto: Dayane dos Santos
    Fotos: Victor Hugo Pessoa/Fibra
    Assessoria de Comunicação da Fibra
     
    Veja a galeria de fotos:
    19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
     
  • Fibra, Sesi e Senai-DF participarão da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

    Fibra, Sesi e Senai-DF participarão da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

    Apresentações de música e de teatro, exposição de trabalhos educacionais, minicursos das áreas de tecnologia da informação e de design e inscrição em cursos de qualificação são algumas das ações previstas para o estande da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) na 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.18 Semana Nacional de Ciência e Tecnologia FotoVictor Hugo Pessoa Fibra 3.12.2021

    O evento, que ocorre anualmente em Brasília, será de 28 de novembro a 4 de dezembro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.O tema desta edição é Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil e a realização é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Finep – Inovação e Pesquisa, e do governo do Distrito Federal. Os recursos para realização da Semana são do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

    O objetivo da iniciativa é mobilizar a população, em especial as crianças e os jovens, sobre temas e atividades de ciências e de tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

    A abertura oficial da Semana será no dia 29, às 9 horas. No palco principal, os alunos da 14ª turma do Vira Vida apresentarão as músicasTrem-Bala, de Ana Vilela, e Anunciação, de Alceu Valença, com instrumentos feitos de materiais reciclados. O programa, executado pelo Sesi-DF, atende adolescentes e jovens de 15 a 21 anos em situação de extrema vulnerabilidade social.

    Alunos do Novo Ensino Médio do Sesi-DF, acompanhados de professores de Linguagens e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, apresentarão a peça dramatúrgica Marias do Brasil — Arte, Ciência e Revolução, que aborda a história social e cultural da ciência no País. O teatro será encenado no palco principal nos seguintes dias e horários:

    • 30 de novembro às 16h
    • 1º de dezembro às 13h
    • 3 de dezembro às 10h
    • 4 de dezembro às 11h

    No mesmo espaço, no dia 4, às 16 horas, um grupo de estudantes do Senai Gama apresentará ao público o aplicativo Voz Libras. Por meio de inteligência artificial, o projeto prevê tradução eletrônica e em tempo real do português para a língua brasileira de sinais (libras), permitindo assim a interação de um ouvinte com uma pessoa surda.

    Além disso, o protótipo do aplicativo Voz Libras estará exposto no estande para que os visitantes façam testes e depois uma avaliação da ferramenta. A ação busca validar o uso do mecanismo em espaços educacionais e corporativos.

    Haverá ainda o SenaiLab, Espaço Maker do Senai-DF, local onde os participantes conhecerão um ambiente que estimula o conhecimento, a pesquisa, a iniciação científica e a formulação de ações colaborativas que ressaltam a importância da inovação no aprendizado, alinhadas às necessidades profissionais da indústria 4.0.

    O horário de visitação ao estande será das 8 às 18 horas, de 28 de novembro a 4 de dezembro.

    Mostra de Artes, Ciências e Tecnologias
    Em 5 de novembro, três escolas do Sesi-DF — Gama, Sobradinho e Taguatinga — promoveram, simultaneamente, a Mostra de Artes, Ciências e Tecnologias. A iniciativa teve o mesmo tema da 19ª SNCT. O objetivo da mostra foi apresentar à comunidade escolar trabalhos dos alunos do Ensino Fundamental II e do Novo Ensino Médio feitos em sala de aula no decorrer deste ano letivo. Além do conhecimento científico adquirido durante o processo, o evento foi uma oportunidade de descontração e de interação entre os colegas.

    Os projetos estimularam o conhecimento, a pesquisa, a iniciação científica e a formulação de ações colaborativas, articuladas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

    Seis trabalhos exibidos no evento escolar estão na programação da edição deste ano da Semana Nacional: Artéria, Ambu Mecânico, Argent, Coopglass, Biodigestor Caseiro e X-Era Oficina Maker.

    Clique aqui e veja a programação completa do estande e conheça os projetos da Fibra, do Sesi e do Senai-DF.

    Texto: Dayane dos Santos
    Foto: Victor Hugo Pessoa/Fibra — 3.12.2021
    Assessoria de Comunicação da Fibra
  • Semifinalistas do Festival Sesi Música 2022 têm dia de ensaio técnico

    Semifinalistas do Festival Sesi Música 2022 têm dia de ensaio técnico

    O auditório do Sesi Saúde Central Park, no Setor Comercial Norte, recebeu nesta terça-feira, 15 de novembro, os participantes do Festival Sesi Música 2022 – Vozes da Indústria. Os candidatos ensaiaram com a banda e foram orientados sobre arranjo de música e presença de palco.

    15 11 2022 Ensaio Sesi Musica 2022 Foto Victor Hugo Pessoa Capa 8Nesta edição, o concurso, promovido pelo Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), conta com 30 semifinalistas. São 20 na categoria interpretação, em que os concorrentes interpretam músicas já gravadas por outros artistas; e 10 na de composições inéditas. Nos dois casos, são aceitas músicas brasileiras, cantadas e de qualquer época ou estilo.

    “A iniciativa permite o acesso à vivência musical. É uma oportunidade de cantores de Brasília subirem ao palco e mostrarem o seu talento, seja interpretando uma canção, seja mostrando ao público algo autoral e inédito”, diz a colaboradora da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) Josiane Alves da Silva (foto à esquerda). Ela foi campeã da edição de 2021 na categoria interpretação e participa do festival pela quarta vez. “A música é uma segunda fonte de renda, mas posso afirmar que também é diversão e terapia. Estar em uma competição que preza pela cultura brasileira e na qual os colegas transmitem amor pela voz é fantástico.”

    Estreante na mesma categoria que a veterana Josiane, a aluna da 2ª série do Novo Ensino Médio do Sesi/Senai Sobradinho Andressa Silva (foto à direita), de 16 anos, conta que o ânimo e o nervosismo se misturam. “A música está comigo desde muito cedo. Aprendi a cantar na igreja e de lá para cá sonho em me profissionalizar. Quero que isso aconteça de forma natural. Se não for para ser uma profissão, que eu cante então por prazer. Só de estar participando, já fico extremamente feliz, pois é a minha primeira vez em um concurso musical.”15 11 2022 Ensaio Sesi Musica 2022 Foto Victor Hugo Pessoa Capa 2

    Nos ensaios deste feriado, os cantores contaram ainda com dicas da coach vocal Larissa Vitorino sobre utilização do microfone e empostação e colocação da voz. “Sugeri algumas notas ou mudanças de outras, de acordo com os acordes. A ideia foi dar o máximo de informações para melhoria da apresentação, respeitando a individualidade de cada artista”, explicou a cantora.

    O concurso
    A primeira edição do Sesi Música ocorreu em 2008. O concurso foi realizado também em 2009, 2010, 2011, 2014 e 2021.

    O objetivo do festival é promover a cultura entre trabalhadores e empresários da indústria e seus dependentes, valorizando, fomentando e difundindo a produção musical do País. A disputa também é aberta a empregados, estagiários e jovens aprendizes da Federação das Indústrias do DF (Fibra), da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e dos Departamentos Nacional e Regional do DF do Sesi, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), além de seus dependentes. Estudantes do Sesi-DF e do Senai-DF e estagiários que têm o IEL-DF como agente integrador também podem concorrer.

    Neste ano, na fase preliminar, ou seja, de inscrição, foram selecionados 20 candidatos da categoria de interpretação de músicas já gravadas e 10 com composições inéditas. Na semifinal, serão selecionados 10 e 5 candidatos, respectivamente. Na final, serão conhecidos os três primeiros colocados de cada categoria.

    Na modalidade de interpretação, a comissão julgadora avaliará afinação, dicção, interpretação e ritmo. Na modalidade de composição (letra e música), os quesitos são harmonia, interpretação, letra (poesia), ritmo e melodia.

    O primeiro colocado de cada categoria receberá um pacote turístico para João Pessoa (PB), com direito a um acompanhante. Para os que ficarem em segundo lugar, o prêmio será um tablet. Os terceiros colocados levarão um teclado musical cada um. Todos os classificados para a semifinal receberão certificado de participação.

    As semifinais, divididas por grupos A e B, ocorrerão em 18 e 19 de novembro, das 19 às 22 horas, em evento aberto ao público, no Sesi Saúde Central Park. Já a final está marcada para 26 de novembro, no Centro Cultural Sesi (Taguatinga Norte), em evento fechado.

    Texto: Dayane dos Santos
    Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
     
    Veja as fotos do ensaio do Festival Sesi Música 2022 – Vozes da Indústria:
    Ensaio Sesi Música 2022
  • Sesi-DF promove festivais esportivos nas escolas de Sobradinho e de Taguatinga

    Sesi-DF promove festivais esportivos nas escolas de Sobradinho e de Taguatinga

    Festival Centro de Excelencia em Esporte Sesi Taguatinga foto Bruno Frauzino 12.11.2022A primeira quinzena de novembro foi de diversão e movimento nas escolas do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Sobradinho e de Taguatinga. As unidades receberam festivais esportivos de duas iniciativas da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal — o Projeto de Inclusão Socioesportiva e o Centro de Excelência em Esporte. Ambas ocorrem por meio de convênio entre a pasta do governo local e a instituição.

    O objetivo foi promover a interação entre os alunos atendidos pelas ações e lhes proporcionar um momento de lazer em família. A programação foi aberta ao público.

    Nos dois últimos sábados, 5 e 12 de novembro, no Sesi Taguatinga, cerca de 460 crianças e adolescentes de 9 a 15 anos do Centro de Excelência em Esporte participaram de competições das modalidades de futebol, futevôlei, futsal, natação e voleibol. Todos receberam medalha e lanche.

    “Festivais como esse funcionam como uma ferramenta prática do ensino esportivo, pois os alunos aplicam em campo o que aprendem nos treinos. Assim, conseguem colocar em jogo as habilidades adquiridas ou aperfeiçoadas ao longo do projeto”, explica Paulo Roberto Araújo, técnico em Lazer do Sesi-DF e responsável pela modalidade de futebol. O profissional destaca ainda o aprendizado proporcionado por uma competição. “Falamos sobre ganhar e perder, lidar com a frustação de uma derrota, respeito ao adversário e parceria com o time. É isso que fará deles grandes jogadores.  E, claro, parte fundamental desse processo é ter a família ao lado, essa torcida é enriquecedora.”

    Festival Centro de Excelencia em Esporte Sesi Taguatinga foto Bruno Frauzino 12.11.2022 2As disputas foram divididas por idade. No futebol, por exemplo, cada time disputou dois jogos. Os vencedores de cada um seguiram para a fase eliminatória. Amanda Sabrine de Sousa e Camille Gomes, ambas de 13 anos e estudantes da rede pública de ensino, se enfrentaram em uma das finais desse sábado (12). As duas foram as únicas meninas de suas equipes, que eram mistas.

    “Eu sempre gostei de jogar, mas foi no Centro de Excelência que pude integrar um time e fazer jogadas alinhadas e estratégicas. Graças a isso, hoje sou mais veloz. É algo necessário para minha posição, lateral esquerda”, afirma Amanda. Já para Camille, que venceu a final, o esporte representa paixão. “É tão maravilhoso saber que nossos esforços deram certo. O trabalho em conjunto e a garra de todos foram o que nos deu o resultado positivo”, disse, emocionada.

    Centro de Excelência em Esporte
    Em funcionamento desde setembro de 2021, hoje tem mais de 900 meninas e meninos matriculados. O projeto gratuito busca fortalecer o esporte, despertar e motivar o interesse pela prática esportiva e contribuir para a melhoria do desempenho escolar.

    O Centro de Excelência já promoveu outros dois festivais como o deste mês. São ações que integram o escopo da proposta, a fim de que os participantes vivenciem uma disputa e analisem o próprio desempenho.

    Inclusão Socioesportiva
    Sediado no Sesi Sobradinho, o projeto caminha no mesmo propósito do Centro de Excelência, que é possibilitar o acesso à prática de atividades aquáticas, auxiliar no combate ao sedentarismo e despertar o interesse de novos alunos para o esporte.aquathlon Inclusão Socioesportiva Sesi Sobradinho foto Victor Hugo Pessoa 5.11.2022

    Em funcionamento desde fevereiro, atende de forma gratuita estudantes das redes de ensino pública e privada e a comunidade em geral em aulas de natação e de hidroginástica.

    Em 5 de novembro, ocorreu o primeiro aquathlon do Inclusão Socioesportiva. Oitenta e oito alunos da iniciativa participaram de uma corrida de mil metros, com cinco voltas no campo society, e de uma prova de 500 metros de natação. Eles puderam competir individualmente ou em dupla. Nesse último caso, uma pessoa correu e a outra nadou, sem limite de idade.

    Na categoria individual, os participantes foram divididos por idade — júnior, de 14 a 19 anos; líder, de 20 a 29 anos; veterano, de 30 a 39 anos; master, de 40 a 49 anos; sênior, de 50 a 59 anos; e sênior pleno, a partir de 60 anos. Os três primeiros colocados de cada categoria foram premiados.

    Cláudio Ribeiro, de 42 anos, e o filho Arthur Braga, de 8, fizeram a prova em dupla. “O festival é uma ação de lazer, mas eu o vejo de uma forma ainda mais grandiosa por participar ao lado do meu filho”, disse o servidor público. “Graças ao projeto, meu desempenho na piscina melhorou e estou com o meu bem-estar em dia. Já o Arthur aprendeu a nadar no Sesi. É um ambiente totalmente familiar.”

    Texto: Dayane dos Santos
    Fotos de Taguatinga: Bruno Frauzino/Sesi-DF
    Fotos de Sobradinho: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
     
    Veja as fotos do festival do Centro de Excelência Esportiva:
    Sesi-DF promove festivais esportivos nas escolas de Sobradinho e de Taguatinga
     
    Veja as fotos do aquathlon do Inclusão Socioesportiva:
    Aquathlon do Projeto de Inclusão Socioesportiva Sesi Sobradinho
  • Redação do Enem é tema de aulão do Mais que Vencedor

    Redação do Enem é tema de aulão do Mais que Vencedor

    Aulao de Redacao MaisQueVencedor FotoMoacirEvangelista09112022 1Cento e vinte alunos do programa Mais que Vencedor assistiram na quarta-feira, 9 de novembro, a um aulão sobre dicas para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O encontro ocorreu na escola de Sobradinho do Serviço Social da Indústria (Sesi).

    A aula foi ministrada pela professora de Português e Redação Sharlene Leite, que falou com os alunos sobre repertório e tema e sobre estrutura dissertativa. “As redações são voltadas para temáticas como cidadania, transgressões sociais e cerceamento de direitos, por isso é fundamental que o estudante tenha uma visão analítica e crítica sobre vulnerabilidade. Estar atualizado com informações das principais discussões também é importante para a criação de uma narrativa de texto, pois assim é possível ter base para argumentos”, afirmou.

    A profissional recomendou aos jovens a leitura da Constituição Federal e sua citação no texto, em especial o primeiro e o terceiro artigos, que tratam dos valores e fundamentos e dos objetivos do País, respectivamente. Sharlene também destacou a apresentação de ideias ao longo da redação: “Faça uma introdução explorando o assunto de que você vai falar, cite a relevância e de que tempo se trata; crie uma tese mista com opinião e solução genérica; escolha uma informação para ser utilizada na problematização do tema; e crie dois argumentos para comprovação da tese, cada um relacionado a um eixo secundário”, disse ao público.

    Aulao de Redacao MaisQueVencedor FotoMoacirEvangelista09112022 2Para Diego Henrique Ferreira (foto), de 18 anos, que cursa a 2ª série do Ensino Médio no Centro Educacional 3 de Sobradinho, a aula foi esclarecedora quanto às ferramentas para garantir uma boa nota. “Português não é o meu forte, me identifico mais com a área de exatas. Aprender técnicas de escrita e o caminho para construir uma redação que cumpra as exigências da avaliação é o que pode me destacar. Acredito que a leitura constante também colabore, e tenho feito muito isso.”

    A edição de 2022 do Enem será em 13 e 20 de novembro. No primeiro dia do exame, com duração de cinco horas e trinta minutos, os participantes responderão a questões de Português, de Língua Estrangeira e de Ciências Humanas, além de escreverem uma redação dissertativa-argumentativa de até 30 linhas. Já no segundo dia, com duração de cinco horas, serão cobrados conteúdos de Matemática e de Ciências da Natureza.

    Em 16 de novembro haverá outro aulão, no Sesi Gama, com orientações para a prova do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB), marcada para dezembro.

    O projeto
    O Mais que Vencedor, projeto da Secretaria de Juventude do DF executado pelo Sesi-DF, tem como objetivo preparar, de forma gratuita, pessoas de 15 a 29 anos para provas de acesso ao Ensino Superior como vestibulares tradicionais, o Enem e o PAS. A carga horária total do curso preparatório é de 570 horas.

    De março a agosto, na primeira etapa do projeto, os alunos assistiram, por plataforma online, a aulas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Matemática e suas Tecnologias. Além de aulas ao vivo, tiveram acesso a materiais gravados e a textos, assim como a um espaço para tirar dúvidas. De 5 a 16 de setembro, os estudantes fizeram simulados, a fim de avaliar o aprendizado.

    Já a segunda fase, com aulas preparatórias de Redação, ocorre presencialmente, até 9 de dezembro, uma vez por semana, das 19 às 21 horas, em uma escola do Sesi-DF — Gama, Sobradinho ou Taguatinga — escolhida pelo aluno no ato da inscrição. Nos demais dias, exceto fins de semana e feriados, os professores estão em sala de aula para plantão de dúvidas. Até 9 de dezembro, todo o material usado nos encontros estará disponível para acesso na plataforma Microsoft Teams.

    Texto: Dayane dos Santos
    Fotos: Moacir Evangelista/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
     
    Veja aqui a galeria de imagens:

    Redação do Enem é tema de aulão do Mais que Vencedor

  • Redação do Enem é tema de aulão do Mais que Vencedor

    Redação do Enem é tema de aulão do Mais que Vencedor

    Cento e vinte alunos do programa Mais que Vencedor assistiram na quarta-feira, 9 de novembro, a um aulão sobre dicas para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O encontro ocorreu na escola de Sobradinho do Serviço Social da Indústria (Sesi).Aulao de Redacao MaisQueVencedor FotoMoacirEvangelista09112022 1

    A aula foi ministrada pela professora de Português e Redação Sharlene Leite, que falou com os alunos sobre repertório e tema e sobre estrutura dissertativa. “As redações são voltadas para temáticas como cidadania, transgressões sociais e cerceamento de direitos, por isso é fundamental que o estudante tenha uma visão analítica e crítica sobre vulnerabilidade. Estar atualizado com informações das principais discussões também é importante para a criação de uma narrativa de texto, pois assim é possível ter base para argumentos”, afirmou.

    A profissional recomendou aos jovens a leitura da Constituição Federal e sua citação no texto, em especial o primeiro e o terceiro artigos, que tratam dos valores e fundamentos e dos objetivos do País, respectivamente. Sharlene também destacou a apresentação de ideias ao longo da redação: “Faça uma introdução explorando o assunto de que você vai falar, cite a relevância e de que tempo se trata; crie uma tese mista com opinião e solução genérica; escolha uma informação para ser utilizada na problematização do tema; e crie dois argumentos para comprovação da tese, cada um relacionado a um eixo secundário”, disse ao público.

    Para Diego Henrique Ferreira (foto), de 18 anos, que cursa a 2ª série do Ensino Médio no Centro Educacional 3 de Sobradinho, a aula foi esclarecedora quanto às ferramentas para garantir uma boa nota. “Português não é o meu forte, me identifico mais com a área de exatas. Aprender técnicas de escrita e o caminho para construir uma redação que cumpra as exigências da avaliação é o que pode me destacar. Acredito que a leitura constante também colabore, e tenho feito muito isso.”

    A edição de 2022 do Enem será em 13 e 20 de novembro. No primeiro dia do exame, com duração de cinco horas e trinta minutos, os participantes responderão a questões de Português, de Língua Estrangeira e de Ciências Humanas, além de escreverem uma redação dissertativa-argumentativa de até 30 linhas. Já no segundo dia, com duração de cinco horas, serão cobrados conteúdos de Matemática e de Ciências da Natureza.

    Em 16 de novembro haverá outro aulão, no Sesi Gama, com orientações para a prova do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB), marcada para dezembro.

    O projeto
    O Mais que Vencedor, projeto da Secretaria de Juventude do DF executado pelo Sesi-DF, tem como objetivo preparar, de forma gratuita, pessoas de 15 a 29 anos para provas de acesso ao Ensino Superior como vestibulares tradicionais, o Enem e o PAS. A carga horária total do curso preparatório é de 570 horas.

    De março a agosto, na primeira etapa do projeto, os alunos assistiram, por plataforma online, a aulas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Matemática e suas Tecnologias. Além de aulas ao vivo, tiveram acesso a materiais gravados e a textos, assim como a um espaço para tirar dúvidas. De 5 a 16 de setembro, os estudantes fizeram simulados, a fim de avaliar o aprendizado.

    Já a segunda fase, com aulas preparatórias de Redação, ocorre presencialmente, até 9 de dezembro, uma vez por semana, das 19 às 21 horas, em uma escola do Sesi-DF — Gama, Sobradinho ou Taguatinga — escolhida pelo aluno no ato da inscrição. Nos demais dias, exceto fins de semana e feriados, os professores estão em sala de aula para plantão de dúvidas. Até 9 de dezembro, todo o material usado nos encontros estará disponível para acesso na plataforma Microsoft Teams.

    Texto: Dayane dos Santos
    Fotos: Moacir Evangelista/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF