“Aprender uma profissão, conhecer um novo método de ensino, em que as disciplinas estão integradas e, claro, fazer novos amigos. Essas são as minhas expectativas para este ano”, resume Samuel Gouveia (foto à esquerda), de 15 anos, aluno da 1ª série do Novo Ensino Médio da escola de Sobradinho do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF). Ele cursa o itinerário formativo de Desenvolvimento de Sistemas. O jovem é um dos 1.740 estudantes da Rede Sesi-DF de Educação, cujo ano letivo se iniciou nesta quarta-feira, 25 de janeiro.
O primeiro dia de aula foi de apresentação da equipe pedagógica, dos projetos executados e do regulamento escolar. Além disso, as crianças e os adolescentes participaram de uma dinâmica de cápsula do tempo. Com desenhos e textos, eles colocaram no papel como se imaginam no futuro e o que querem para este ano, e escreveram uma frase para seu eu de 2024. A ideia é que, no próximo ano, revejam o que fizeram e reflitam sobre o que conquistaram.
O currículo escolar do Sesi-DF oferece conteúdos de tecnologias, empreendedorismo, criatividade, sustentabilidade, responsabilidade social e economia, além de trabalhar o desenvolvimento de competências socioemocionais. A instituição também incentiva a participação dos alunos em competições educacionais no Brasil e no exterior, como o Torneio Sesi de Robótica e o Torneio F1 nas Escolas.
A novidade para este ano será o lançamento da sala de aula digital, projeto-piloto que começará pela 1ª série do Novo Ensino Médio e nos próximos anos contemplará as outras séries. “Até o início do segundo trimestre, serão entregues notebooks aos alunos da 1ª série, que utilizarão material didático online. Ou seja, os livros serão virtuais e eles terão o apoio de aplicativos para acompanhar as aulas. A ferramenta aproximará os jovens das tecnologias e das necessidades do mercado de trabalho”, afirma a gerente de Educação Básica do Sesi-DF, Denize Marques. Os estudantes poderão levar o computador para casa. Para isso, os pais assinarão um termo de responsabilidade.
Bárbara Torreão (foto à direita), de 17 anos, do itinerário formativo de Informática para Internet, terminará a Educação Básica no fim de 2023. Ao mesmo tempo em que se sente ansiosa para o novo ciclo, está de coração angustiado por deixar o Sesi Sobradinho. “Fui representante de turma na 1ª e na 2ª série do Ensino Médio, participo da rádio da escola e sempre fui proativa nos projetos. Isso se deu muito pelo incentivo dos professores. A rede de apoio é enorme, com tudo para que você aprenda e cresça no ensino”, afirma. A estudante pensa em seguir formação na área de humanas, mas ainda não escolheu o curso. “Este ano será decisivo, mas tenho tempo para pensar. Enquanto isso, vou aproveitando mais um período com os meus colegas e os profissionais feras que estão ao meu lado.”
Rede Sesi-DF de Educação
As escolas do Gama e de Taguatinga atendem estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até a última série do Novo Ensino Médio. Sobradinho, por sua vez, recebe alunos dos três anos do Novo Ensino Médio.
As três unidades escolares têm infraestrutura para atividades esportivas, culturais e pedagógicas — Espaço Maker, biblioteca, laboratórios de Informática, de Ciências e de Robótica, auditórios, quadras poliesportivas e piscinas olímpicas e semiolímpicas.
No horário contrário ao das aulas, por meio do programa Sesi Total, alunos do Ensino Fundamental podem praticar atividades culturais como balé, teatro, teclado e musicalização. Na modalidade esportiva, há futsal, ginástica rítmica, judô, voleibol, natação e tênis.
Interessados em conhecer as escolas do Sesi-DF podem marcar uma visita ou atendimento online. Basta ligar ou mandar mensagem para os números abaixo:
- Sesi Gama:
Área Especial 1/8, Setor Central
(61) 3484-9612
WhatsApp: (61) 98594-9110
- Sesi Sobradinho:
Quadra 13, Área Especial 3, Lotes A/F
(61) 3487-8608/ 8612/ 8613
WhatsApp: (61) 98611-5276
- Sesi Taguatinga:
QNF 24, Área Especial, Taguatinga Norte
(61) 3355-9552/ 9566
WhatsApp: (61) 98653-2508







Na escola de Taguatinga, 79 alunos concluíram o Ensino Fundamental, 74 foram aprovados no Novo Ensino Médio e outros 57 na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Max Presley Fernandes (foto à esquerda), de 45 anos, foi um dos formandos. Ele terminou os estudos que tinham sido interrompidos há mais de 30 anos. “O Sesi reacendeu um sonho antigo, que estava estacionado na minha história. Não ter um certificado me impedia de crescer profissionalmente, mas agora tudo irá mudar”, comemorou.


No projeto Indústria 4.0 e Cidades Inteligentes: Um Caminho Para Oportunidades, por exemplo, os estudantes da 2ª série do Novo Ensino Médio do Sesi Gama, que fazem o curso técnico de Eletrotécnica na unidade do Senai da mesma região administrativa, criaram um protótipo de uma cidade com tecnologias sustentáveis. “Pensamos em um espaço futurístico com distribuição de lojas e mercados mais próximos das residências para diminuir a emissão de gases dos veículos, estufa para plantação de frutas e verduras e a implementação de energias renováveis, tais como solar e eólica”, explica a aluna Thiemy de Lacerda (foto à esquerda), de 16 anos. Eles construíram a maquete com algumas peças feitas na impressora 3D.
Para o aluno Caio Maia, de 16 anos, que está cursando a 2ª série do Novo Ensino Médio no Sesi Taguatinga, a experiência em participar da Semana é uma oportunidade para que ele desenvolva sua comunicação e para levar conhecimento a crianças e jovens. “Replicar o que eu aprendi é uma forma de eu melhorar minha dicção e minha postura ao apresentar um trabalho, além disso estamos levando ciências para outras pessoas. Aqui, o público tem acesso à estudos que envolvem física, química, matemática e artes.”









As disputas foram divididas por idade. No futebol, por exemplo, cada time disputou dois jogos. Os vencedores de cada um seguiram para a fase eliminatória. Amanda Sabrine de Sousa e Camille Gomes, ambas de 13 anos e estudantes da rede pública de ensino, se enfrentaram em uma das finais desse sábado (12). As duas foram as únicas meninas de suas equipes, que eram mistas.



Para Diego Henrique Ferreira (foto), de 18 anos, que cursa a 2ª série do Ensino Médio no Centro Educacional 3 de Sobradinho, a aula foi esclarecedora quanto às ferramentas para garantir uma boa nota. “Português não é o meu forte, me identifico mais com a área de exatas. Aprender técnicas de escrita e o caminho para construir uma redação que cumpra as exigências da avaliação é o que pode me destacar. Acredito que a leitura constante também colabore, e tenho feito muito isso.”