Autor: Dayane Rodrigues dos Santos

  • Duas equipes da Rede Sesi-DF de Educação competirão no Festival Internacional Sesi de Robótica 2022

    Duas equipes da Rede Sesi-DF de Educação competirão no Festival Internacional Sesi de Robótica 2022

    As equipes Albatroid e Bono, das escolas de Taguatinga e de Sobradinho, respectivamente, do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), embarcam nesta quinta-feira, 4 de agosto, para a cidade do Rio de Janeiro em busca bons resultados no Festival Internacional Sesi de Robótica 2022. Festival Sesi de Robotica 2022 27.5.2022 fotoMoacirEvangelista SesiDF

    O torneio ocorrerá de 5 a 7 de agosto, no Pier Mauá, com a participação de 990 estudantes de 37 países. Organizado pelos departamentos nacionais do Sesi e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o evento reúne duas competições: o Sesi First Lego League International Open Brazil powered by Sesi — disputa que reúne as melhores equipes de FLL de todo o mundo, sendo 58 estrangeiras e 32 brasileiras; e o Off Season da First Robotics Competition, com 28 equipes brasileiras.

    Essa á a primeira vez que o Brasil sedia um torneio aberto internacional da FLL. O festival é aberto ao público e tem entrada gratuita, sujeito à lotação máxima. A programação completa está disponível no site do Departamento Nacional do Sesi.

    Nas competições, os estudantes precisam buscar soluções para problemas reais da sociedade. Para isso, elas aplicam conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática (Steam) na criação de projetos e programação de robôs.

    First Lego League Challenge (FLL)
    Na First Lego League Challenge (FLL), as equipes precisam desenvolver e programar um robô autônomo para executar missões em uma arena, além de criar uma solução inovadora para um problema do mundo real, ambos dentro da temática da temporada.

    A edição 2021/2022 da competição tem o tema Cargo Connect, com foco na produção de projetos ligados ao transporte e à logística. Também está alinhada ao nono objetivo de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, que busca construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

    A avaliação é feita em quatro quesitos: projeto de inovação, desafio do robô (cumprimento de missões pelo robô de Lego), design do robô e core values (valores fundamentais e trabalho em equipe).

    Conheça os projetos do Sesi-DF
    A equipe Albatroid, da escola Sesi Taguatinga, apresentará como projeto de inovação o protótipo de uma haste estabilizadora de segurança para caminhões basculantes. Na pesquisa, os alunos descobriram que ocorrem acidentes graves com caminhões com caçamba articulada. Por uma falha mecânica, hidráulica, ou por um erro de operação, a estrutura que ergue a caçamba entra em colapso e a peça despenca sobre o caminhão, colocando a vida de trabalhadores em risco e causando prejuízos.

    equipe albatroid

    Já a ideia da Bono, do Sesi Sobradinho, busca ajudar na localização de bagagens de pessoas que viajam de avião. A equipe desenvolveu um rastreador para malas: o Bono Voyage. A ideia é que os passageiros possam colocar o chip na bagagem despachada e a localização em tempo real possa ser acompanhada pelos viajantes e pelas companhias aéreas.

    equipe bono

    Sesi-DF na temporada Cargo Connect
    As equipes da Rede Sesi-DF de Educação que competirão no Festival Internacional Sesi de Robótica estão dedicadas aos projetos da temporada Cargo Connect desde o segundo semestre de 2021, e passaram por duas fases até se classificarem para a competição no Rio de Janeiro.

    Em março, participaram da etapa do Distrito Federal do Torneio Sesi Robótica First Lego League, quando 18 equipes de jovens estudantes da região Centro-Oeste competiram por dois dias no Sesi Taguatinga.

    Das seis equipes do Sesi-DF que participaram da fase regional, três classificaram-se para a etapa nacional, o Festival Sesi de Robótica, realizado em São Paulo, no mês de maio. Como resultado, as equipes Albatroid e Bono conseguiram vaga para disputarem o torneio internacional no Rio de Janeiro.

    Texto: Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
    Foto da matéria: Moacir Evangelista/Sesi-DF
    Fotos dos competidores e técnicos: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
     
    Veja aqui a galeria de imagens:

    Duas equipes da Rede Sesi-DF de Educação competirão no Festival Internacional Sesi de Robótica 2022

  • Sandra de Sá encerra programação de julho do Sesi-DF Cultural 2022 com animação e boa música

    Sandra de Sá encerra programação de julho do Sesi-DF Cultural 2022 com animação e boa música

    O Sesi/Senai Sobradinho recebeu na noite de sexta-feira, 29 de julho, a alegria e animação da irreverente Sandra de Sá. Ela subiu ao palco do Sesi-DF Cultural 2022 e encantou o público com hits de sucesso como Olhos Coloridos, Soul de Verão, Bye Bye Tristeza e Retratos e Canções.sesidf cultural sandra de sa foto nilsoncarvalho 29.7.2022 1

    O show, que teve duração de 1h20, fez parte da programação do projeto, que leva atividades culturais gratuitas três vezes por semana a espaços do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF). O objetivo da iniciativa é democratizar o acesso à arte.

    “Estar no palco é unir diversão e reflexão. Nos meus shows, falo de assuntos que precisam ser debatidos, como respeito ao próximo. Eu canto para o povo independentemente de raça, cor ou religião”, afirmou a cantora.

    Ao interpretar a música Eu Quero é Botar Meu Bloco na Rua, composta por Sérgio Sampaio, Sandra de Sá disse ao público: “Nós temos de entender nossos direitos e deveres, mas quando digo isso não falo sobre saber as leis decoradas e, sim, sobre usar a mente e ter conhecimento do que podemos e somos capazes.”

    A apresentação da artista fechou a programação de julho do Sesi-DF Cultural 2022, que contou com 14 apresentações: sete musicais, quatro humorísticas, duas teatrais e uma de dança. Em 12 de julho, o projeto levou ao público um concerto especial da Sinfônica do Teatro Nacional, que lotou a Sala Yara Amaral do Sesi Taguatinga.

    sesidf cultural sandra de sa foto nilsoncarvalho 29.7.2022 2Para a autônoma Geovana Matias (foto à esquerda), de 48 anos, Sandra de Sá representa força, coragem e empoderamento. “Ela iniciou a carreira em um momento em que as coisas eram mais difíceis para o negro, mesmo assim se manteve firme e não se preocupou com a opinião alheia. Venceu! Hoje carrega consigo o posto de guerreira e de inspiração para a mulher negra, que diariamente enfrenta preconceito e desafios impostos pela sociedade.”

    A moradora de Sobradinho e empresária Priscila dos Anjos (foto à direita), de 41 anos, avaliou como positiva a ação do Sesi-DF em levar um show de porte nacional para região. “É uma oportunidade única, quando soube já corri para garantir o meu ingresso. Sandra é sinônimo da música sound soul de qualidade. Eu sou completamente apaixonada pelo som que ela faz, em especial Olhos Coloridos. A energia que ela transmite é incrível, a gente consegue sentir a cada melodia”, disse.sesidf cultural sandra de sa foto nilsoncarvalho 29.7.2022 3

    A abertura do show foi feita pelo músico André 14voltas e pelas finalistas do Festival Sesi Música 2021 – Vozes da Indústria e alunas do Sesi Sobradinho Ana Carolina Cardoso e Ester Montenegro.

    O Diretor de Operações do Sesi, Paulo Mól, e o superintendente do Sesi-DF, Marco Secco estiveram presentes no evento.

    Sesi-DF Cultural
    Lançado em 2007, o Sesi-DF Cultural teve oito temporadas — de 2007 a 2013 e em 2018 —, com grandes nomes da música e do teatro. O público assistiu espetáculos de artistas nacionais como Guilherme Arantes, Chico Anysio, Elba Ramalho, Zezé Mota, Cia de Comédia Setebelos, e viu também artistas locais, que tiveram no projeto Sesi-DF Cultural espaço para se apresentar.

    A temporada de 2022, que teve início em maio e segue até 23 de novembro. Este ano, a programação está dividida em três momentos: Quartas Cênicas, Quintas Musicais e Sextas Culturais, com espetáculos de teatro, dança e música de artistas locais e nacionais. A agenda está no site www.sesidfcultural.org.br, que é atualizado mensalmente, e pode ser acompanhada nas redes sociais do Sesi-DF no Instagram no Facebook.

    Entrada gratuita
    Para as Quartas Cênicas e as Quintas Musicais, os ingressos poderão ser retirados na Central de Atendimento do Sesi Taguatinga. Já para as Sextas Culturais, a retirada de ingressos será feita na unidade na qual ocorrerá o espetáculo. Nos três casos, os ingressos serão disponibilizados a partir da sexta-feira da semana anterior ao evento, em dias úteis, das 8 às 17 horas, presencialmente, e, online, no site Ticket Fácil, com a cobrança de taxa de R$ 1,80 por bilhete.

    Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Sesi-DF, pelo telefone (61) 4042-6565.

    Veja os endereços das unidades do Sesi-DF e do Senai-DF:

    • Senai Gama: Área Especial, Entrequadras 2 e 8, Setor Sul
    • Sesi Saúde Central Park: Setor Comercial Norte, Quadra 1, Bloco E
    • Sesi/Senai Sobradinho: Área Especial 3, Lotes A/F, Quadra 13
    • Sesi Taguatinga: QNF 24, Área Especial s/n
    Texto: Dayane dos Santos
    Fotos: Nilson Carvalho/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
     
    Veja aqui a galeria de imagens:
    Sextas Culturais - Sandra de Sá
     
  • Sesi-DF lança editais da EJA para o Ensino Fundamental e o Novo Ensino Médio

    Sesi-DF lança editais da EJA para o Ensino Fundamental e o Novo Ensino Médio

    [Atualização em 11/7, às 16h: As inscrições foram prorrogadas até 24 de julho. O prazo anterior era 10 de julho.]

    O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) lançou na segunda-feira, 27 de junho, edital de vagas gratuitas para Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Fundamental e no Ensino Médio profissionalizante, ambos na modalidade a distância. São 160 vagas, distribuídas nas regiões administrativas do Jardim Botânico, do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), do Sol Nascente e de Taguatinga. As inscrições devem ser feitas pelo site do Sesi-DF até 24 de julho.13 09 2021 EJA Reconhecimento de Saberes Fotos Victor Hugo Pessoa Capa1

    A instituição levará a EJA para espaços de entidades que já ofertam ações de educação em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF).

    No caso do Ensino Fundamental, são 80 vagas destinadas para pessoas com mais de 16 anos de idade que desejam concluir os anos finais da etapa escolar, do 6º ao 9º ano.

    Serão 1.600 horas de estudo. Os conteúdos escolares estarão disponíveis em um ambiente virtual de aprendizagem do Sesi-DF. Haverá um encontro presencial por semana, em dia e horário a serem definidos posteriormente.

    Para a EJA do Novo Ensino Médio, são 80 oportunidades. A carga horária é de 1.200 horas de estudo. Dessas, até 200 horas serão destinadas a um curso de qualificação, ofertado pelo Senai-DF. Nos dois casos, as aulas serão online. Contudo, o Sesi-DF promoverá um encontro presencial por semana com os alunos.

    Na qualificação profissional do Senai-DF, as aulas são virtuais e o estudante poderá escolher entre os cursos de Almoxarife, de Assistente Administrativo, de Eletricista Instalador Residencial, de Operador de Computador ou de Padeiro.

    Inscrições
    Podem se inscrever maiores de 16 anos e que tenham concluído os anos iniciais da primeira etapa da Educação Básica (1º ao 5º ano) para o edital do Ensino Fundamental. Já para as vagas do Novo Ensino Médio, é preciso ter acima de 18 anos e ter terminado o Ensino Fundamental.

    As inscrições deverão ser feitas pelo site do Sesi-DF e as vagas serão preenchidas por ordem de cadastro, priorizando industriários, e confirmadas após a análise do cumprimento dos requisitos. É necessário preencher o formulário online com os dados pessoais e anexar:

    – RG;

    – CPF;

    – Histórico ou declaração escolar do período que já estudou;

    – Declaração de baixa renda (documento redigido de próprio punho manifestando se enquadrar em situação de baixa renda ou Número de Inscrição Social (NIS), que comprove ser beneficiário do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal);

    – Declaração de próprio punho indicando ter acesso a um computador com internet para participar das aulas;

    – Para trabalhadores da indústria: Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Guia de Previdência Social recente, que identifique o CNPJ da empresa contratante.

    No ato da inscrição, o candidato deverá informar em qual local deseja realizar os encontros presenciais.

    Cronograma
    O resultado será divulgado em 26 de julho, no site do Sesi-DF e nos murais do Sesi Taguatinga. As matrículas ocorrerão de 1º a 5 de agosto, nos endereços listados no edital.

    Os estudantes terão isenções da taxa de matrícula e de mensalidades. Não estão incluídos material escolar e emissão de segunda via de documentos fornecidos pela escola.

    Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento Cliente do Sesi-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

    Texto: Dayane dos Santos
    Foto: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF — 13.9.2021
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Sesi-DF promove atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

    Sesi-DF promove atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

    Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente. Por isso, o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) promoveu uma série de ações em prol dessa sensibilização.

    Na terça-feira, 7 de junho, na Rodoviária do Plano Piloto, estudantes da instituição participaram da programação da Semana do Meio Ambiente do governo local. As alunas da 3ª série do Novo Ensino Médio do Sesi Sobradinho Ana Carolina Cardoso, de 17 anos, e Ester Montenegro, de 18 anos, abriram o evento com canções que remetem à temática, como Planeta Água, composta por Guilherme Arantes. As duas estão entre os vencedores do Festival Sesi Música 2021 – Vozes da Indústria, promovido no fim do ano.7 6 2022 Semana do meio ambiente Rodoviária do Plano Piloto Foto Bruno Frauzino SesiDF

    “É por meio da música que as pessoas transmitem mensagens, que até facilitam o entendimento sobre algum assunto”, disse Ana. “Envolver a arte no cuidado com a natureza é maravilhoso”, completou Ester. Na interpretação, as estudantes foram acompanhadas pelos professores do Sesi Taguatinga Leonardo Gomes, do itinerário de Linguagens e suas Tecnologias, e Tico Laurindo, que dá aulas de atividades culturais.

    A ação do governo contou ainda com intervenções teatrais, orientações sobre a correta separação dos resíduos sólidos e o funcionamento do aplicativo SLU Coleta DF, espaço para o descarte de lixo eletroeletrônico e palestras sobre o ciclo da água, além da exibição de carros elétricos.

    “A iniciativa é voltada à conscientização socioambiental, pois acreditamos que a população deve entender o quão benéfico é cuidar do planeta. Viemos para a área central da cidade justamente para atingir um número maior de pessoas”, explica a gerente de Implementação da Política de Resíduos Sólidos da Secretaria do Meio Ambiente do DF, Maria Fernanda Teixeira.

    Escolas do Sesi-DF
    Uma só Terra: Vida Sustentável em Harmonia com a Natureza foi o tema que a ONU definiu para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente este ano. De 30 de maio a 2 de junho, as escolas da Rede Sesi-DF de Educação promoveram ao menos um dia com atividades lúdicas fora das salas de aula. A temática foi aplicada em palestras, oficinas, mostras poéticas, desfiles, apresentações de trabalhos escolares e em concurso de redação.

    No Sesi Gama, houve também uma caminhada ecológica ao Parque Urbano e Vivencial da região para recolhimento de lixo com os alunos do turno matutino do 9º ano do Ensino Fundamental. “Fiquei chateado ao ver o local com tanto lixo. Há lixeiras em todo o parque, e mesmo assim ainda jogam no chão. Eu espero que as pessoas que nos viram tendo a atitude de limpar o parque façam o mesmo, pois todos têm de contribuir e cuidar da nossa cidade”, disse o estudante Caio César, de 14 anos.

    Uma turma da 1ª série do Novo Ensino Médio montou um simulador de floresta. Com o apoio da equipe de manutenção da escola, eles criaram uma estrutura com folhagens, galhos e climatizador. Os participantes tinham de entrar no espaço com olhos vendados e deixar que a audição, o olfato e o tato os guiassem. “O grupo teve de estudar sobre biomas, impactos ambientais, uso de composteira e reciclagem. Propus um projeto para ser exposto a outros colegas e, a partir disso, fomos dando forma à ideia. Juntamos teoria e prática, o que possibilitou novas habilidades e trabalho em equipe. Minha avaliação é que os jovens conseguiram entender melhor o conteúdo didático e ainda compartilharam o aprendizado. Isso é enriquecedor”, afirma o professor de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas Wyldyney Lemos.

    1 6 2022 Semana do meio ambiente Sesi Gama Foto Victor Hugo Pessoa 2 6 2022 Semana do meio ambiente Sesi Sobradinho Foto Marcos Gomes 2 6 2022 Semana do meio ambiente Sesi Taguatinga Foto Marcos Gomes
     

    O Sesi Sobradinho organizou um plantio de mudas frutíferas na área da escola. Durante a ação, foi debatida a importância da vegetação para a estabilidade do meio ambiente e foram expostas técnicas de cultivo. Também foi feita uma feira de troca sustentável, na qual os estudantes levaram itens que já não utilizavam e pegaram de volta algo que poderia ser usado no dia a dia. Economia solidária, consumo consciente e reutilização foram os assuntos abordados.

    “A escola nos educa e nosso papel como cidadão é levar isso para fora. Resumidamente, tudo que aprendemos nessa semana nos mostra que devemos mudar nosso comportamento com o planeta para que haja sustentabilidade de verdade”, contou Pedro Antônio Sampaio, de 15 anos, da 1ª série do Novo Ensino Médio.

    Já o Sesi Taguatinga realizou uma série de apresentações culturais com momentos de música, paródia e desfile de roupas feitas com materiais reciclados. “Em conjunto, a turma discutiu sobre reciclagem. A partir disso, pensamos o que poderíamos criar e passamos a desenhar as peças. Depois, confeccionamos e montamos os looks”, explica Ana Júlia Pereira, de 14 anos, da 1ª série do Novo Ensino. “Aprendemos a aproveitar materiais e a não replicar ações que prejudiquem o meio ambiente.”

    Houve ainda palestras com as temáticas: Por Que as Abelhas São Importantes Para o Meio Ambiente e a Vida do Homem; Nanotecnologia — Inovação e Sustentabilidade; Plantas Alimentícias Não Convencionais e Ambiente-se: Um Cuidar Pela Vida.

    Texto: Dayane dos Santos
    Foto na Rodoviária do Plano Piloto: Bruno Frauzino/Sesi-DF
    Foto do Sesi Gama: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Fotos do Sesi Sobradinho e do Sesi Taguatinga: Marcos Gomes/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
     
    Veja aqui a galeria de imagens:
    Semana do Meio Ambiente do Sesi/DF
  • Brasil ganha amistoso de vôlei contra o Japão no Sesi Taguatinga

    Brasil ganha amistoso de vôlei contra o Japão no Sesi Taguatinga

    amistoso de volei brasil e japao sesi taguatinga 5.6.2022 fotoBrunoFrauzino SesiDF 1O ginásio da unidade de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) recebeu neste domingo, 5 de junho, o amistoso de vôlei entre Brasil e Japão. Os brasileiros levaram a melhor, por três sets a dois (25/20, 21/25, 23/25, 25/22 e 15/13). A organização da competição foi da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

    Os times já haviam se enfrentado na quinta-feira (2). Na ocasião, a seleção japonesa venceu por de três sets a zero (25/19, 39/37 e 25/21). As disputas foram uma preparação para a Liga das Nações, em que o Brasil estreia no dia 8, contra a Austrália, no ginásio Nilson Nelson.

    Sob o comando do técnico Renan Dal Zotto, o time brasileiro entrou em quadra com Adriano, Alan, Aracaju, Bruninho, Cachopa, Flavio, Franco, Isac, Lucarelli, Lucão, Rodriguinho e Vaccari. 

    “Todos os jogadores participaram de pelo menos uma das partidas. O objetivo foi estudar estratégias de jogo e a melhor forma de montar e administrar o time. O amistoso com o Japão foi fundamental para fazer essas análises, tanto que melhoramos de um jogo para outro no sistema de bloqueio e com um saque mais agressivo”, explicou o técnico Renan.

    amistoso de volei brasil e japao sesi taguatinga 5.6.2022 fotoBrunoFrauzino SesiDF 2 amistoso de volei brasil e japao sesi taguatinga 5.6.2022 fotoBrunoFrauzino SesiDF 3 amistoso de volei brasil e japao sesi taguatinga 5.6.2022 fotoBrunoFrauzino SesiDF 4
     

    Homenagem aos 30 anos do primeiro ouro do Brasil
    Carlão, Giovane, Janelson, Maurício, Marcelo Negrão, Pampa e Paulão estavam presentes no jogo deste domingo (5) e da arquibancada eles vibravam e gritavam com a torcida. Os campeões olímpicos dos jogos de 1992, que ocorreram em Barcelona, foram homenageados durante a partida. Eles entraram para a história do vôlei nacional ao conquistarem o lugar mais alto do pódio na competição, o primeiro ouro do esporte em olimpíadas.

    Os uniformes dos jogadores da seleção atual estavam com os nomes e números de craques de 30 anos atrás. À época, o grupo era composto também por Amauri, Douglas, Jorge Édson, Talmo e Tande.

    Além da homenagem na quadra, as estrelas do vôlei receberam troféu comemorativo com uma réplica da camisa que utilizaram naquele ano. “O momento foi de festa dentro e fora da quadra, é o que representa o vôlei: paixão e um bom trabalho em equipe. Estamos vivendo o melhor do esporte”, disse o ex-jogador Giovane.

    Vôlei na capital federal
    Tradicional casa do vôlei brasiliense, o Sesi Taguatinga foi o endereço dos times feminino e masculino do Brasília Vôlei na temporada 2021/2022 da Superliga. Apoiadora da equipe, a instituição colocou à disposição a academia e o ginásio da unidade, além de oferecer sala de fisioterapia e vestiários.

    Texto: Dayane dos Santos
    Fotos: Bruno Frauzino/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
     
    Veja aqui a galeria de imagens:
    Segunda partida dos amistosos de vôlei masculino: Brasil x Japão
     
  • Projeto de Inclusão Socioesportiva promove I Festival de Natação

    Projeto de Inclusão Socioesportiva promove I Festival de Natação

    4 6 2022 Festival de Natação Projeto de Inclusão Socioesportiva Sesi Sobradinho Foto Marcos Gomes 1A manhã deste sábado, 4 de junho, foi de muita animação na unidade de Sobradinho do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF). O espaço, que sedia o Projeto de Inclusão Socioesportiva, recebeu alunos e seus familiares para o I Festival de Natação. A programação contou com competições de natação, aulão de hidroginástica, disputas de futebol, pula-pula, escorregador inflável, apresentações de judô e da banda da Polícia Militar do DF, aula de zumba e estande de massoterapia. 

    O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Esporte e Lazer do DF com o Sesi-DF. Por meio de convênio, são atendidos gratuitamente estudantes das redes de ensino pública e privada e a comunidade em geral, em aulas de natação e de hidroginástica. 

    “A parceria entre o setor produtivo e o governo mostra o quão importante é promover o acesso ao esporte, que alegra, contagia e nos dá vida. A promoção da qualidade de vida é um dos pilares do trabalho desenvolvido pelo Sesi”, disse o superintendente do Sesi-DF, Marco Secco. Em funcionamento desde fevereiro deste ano, o projeto tem 1.496 alunos matriculados.

    Durante a abertura do evento, a psicopedagoga Ana Paula Soares, mãe de Leonardo, de 10 anos, um dos alunos do projeto, deu depoimento sobre a experiência deles. “Meu filho é autista grave e tem dificuldade de coordenação motora, por isso, sempre busquei uma atividade esportiva que ele pudesse fazer. Passamos por várias academias e nenhuma teve tato para lidar com a condição dele. No Sesi, vimos uma porta se abrir. Aqui, os professores adequaram-se para atender as necessidades dele e respeitam o tempo dele no processo de aprendizagem. A instituição quebrou barreiras e incluiu meu filho no projeto. Isso sim é inclusão.”

    São objetivos da ação possibilitar o acesso à prática de atividades aquáticas, auxiliar no combate ao sedentarismo e despertar o interesse de novos alunos para a prática esportiva. “Acredito no poder transformador do esporte e com o Projeto de Inclusão Socioesportiva podemos garantir o acesso igualitário da população às atividades esportivas”, afirmou a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira.

    Presente no Festival, a deputada federal Celina Leão (PP) elencou os benefícios da prática de esportes. “Cidadania, dignidade, educação, novas habilidades e bem-estar. Todos que estão participando do projeto têm esse retorno de alguma forma. O Estado tem o dever de atender a essa demanda, que é ferramenta de transformação e de mudança de vida. Este é o compromisso de todos os envolvidos.”

    Também estiveram no evento o gerente executivo de Operações do Sesi-DF, Ricardo Pereira, e a gerente de Saúde e Segurança na Indústria do Sesi-DF, Fabiana Mouzinho.

    4 6 2022 Festival de Natação Projeto de Inclusão Socioesportiva Sesi Sobradinho Foto Marcos Gomes 2Celebrações de conquistas
    O Festival foi a oportunidade para que os alunos vivenciassem uma disputa e analisassem a própria performance. “A atividade física permite que meus filhos tenham disciplina, pontualidade e responsabilidade. É um ganho que vai além do desempenho na piscina, é a contribuição para a formação de cidadãos”, conta a comerciante Lúcia Telma Batista, de 37 anos, que é mãe dos alunos Maria Luiza, de 10 anos, e Ricardo Dimitri, de 13 anos. Tia das crianças, Maria de Fátima Rodrigues também os acompanhava. O momento se tornou uma programação de lazer em família (foto à esquerda).

    Os alunos da natação foram divididos em grupos de acordo com a idade e o nível de conhecimento — iniciante, intermediário e avançado — e competiram por baterias. Já os alunos da hidroginástica formaram três turmas para aulas de 30 minutos. Os participantes receberam medalha e lanche.

    Aposentada, Rita Neta, de 62 anos, conta que a hidroginástica deu a ela energia e vitalidade. “Desde que comecei a modalidade, sinto-me mais disposta, como se eu tivesse 40 anos. É uma sensação maravilhosa. Só tenho gratidão por participar deste projeto.”

    4 6 2022 Festival de Natação Projeto de Inclusão Socioesportiva Sesi Sobradinho Foto Marcos Gomes 4Para Murillo Rodrigues (foto à direita), de 5 anos, a competição representou vitória. “Eu aprendi a nadar em pouco tempo. Já sei mergulhar e nadar de costas e de peito — nesse é preciso fazer a posição da flecha. Meus colegas também são muito bons. Por isso, ganhamos uma medalha.”

    Chamamento público
    A seleção do Sesi-DF para executar o Projeto de Inclusão Socioesportiva ocorreu por meio de chamamento público da Secretaria de Esporte e Lazer do DF. Pelo projeto, são ofertadas 1.496 vagas para crianças, jovens, adultos e idosos, sendo 986 para natação e 510 para hidroginástica.

    As aulas ocorrerão até dezembro de 2022. O convênio tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

    Texto: Dayane dos Santos
    Fotos: Marcos Gomes/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Fibra e Sesi-DF promovem o I Workshop de Segurança, Meio Ambiente e Saúde na Indústria

    Fibra e Sesi-DF promovem o I Workshop de Segurança, Meio Ambiente e Saúde na Indústria

    I Workshop de Segurança Meio Ambiente e Saúde na Indústria da Fibra e do Sesi 2 6 2022 Foto Bruno Frauzino SesiDF 1capaLegislação trabalhista e e-Social. Esses foram os assuntos apresentados pela equipe técnica do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) a empresários e representantes do setor industrial no I Workshop de Segurança, Meio Ambiente e Saúde na Indústria. A ação foi promovida pela Federação das Indústrias do DF (Fibra) e pelo Sesi-DF.

    O encontro ocorreu nessa quinta-feira, 2 de junho, no auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF), que fica no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). O objetivo foi discutir sobre as principais mudanças ocorridas nas normas regulamentadoras (NRs) de saúde e segurança no trabalho, que estão em vigor desde janeiro deste ano e que impactam na gestão dos negócios.

    Os palestrantes do Sesi-DF foram os engenheiros de segurança no trabalho Maria do Carmo Bastos e Tauler Coelho, o médico do trabalho André Castilho e a consultora de negócios da Gerência de Mercado Sandra Braga.

    Previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), as normas enumeram as obrigações e os direitos de empregadores e de trabalhadores para prevenir doenças e acidentes no ambiente laboral. “A indústria local tem de estar atenta às atualizações dos procedimentos de segurança para uma gestão efetiva. É por meio da adequação à legislação e na implementação de soluções que isso de dará. Com iniciativas como esse workshop, os empresários podem saber como e de que forma fazer isso”, disse o diretor de Relações do Trabalho e Apoio Sindical da Fibra, Fernando Japiassu, aos participantes.

    Para a Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no DF, Elisângela de Sousa, a ação das instituições é uma ferramenta de conscientização para que haja o cumprimento das regras. “Compete a nós, da superintendência, fiscalizar as empresas e, se necessário, multá-las. E esta não é a nossa meta, pois trabalhamos em prol do bem-estar e da segurança do trabalhador. Queremos ser parceiros no processo de entendimento das leis para que todos estejam adequados.”

    O primeiro passo para estar de acordo com a legislação é ter um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), que define ações de prevenção de riscos ocupacionais e é estabelecido pela NR nº 1. “O Sesi apoia a indústria com serviços que atendam a estas demandas. Há uma preocupação clara com acidentes dentro das empresas e é neste sentido, de promover qualidade de vida, saúde e segurança do trabalhador, que ofertamos atendimentos para implementação, monitoramento e cumprimento das normas. O empregado fica assistido e a empresa, segura”, explicou o superintendente do Sesi-DF, Marco Secco.I Workshop de Segurança Meio Ambiente e Saúde na Indústria da Fibra e do Sesi 2 6 2022 Foto Bruno Frauzino SesiDF capa2

    O departamento nacional do Sesi criou a plataforma Sesi Facilita, que dá suporte para a etapa inicial do programa. O espaço virtual, voltado para micro e pequenos empresários, permite criar o PGR por meio de inteligência artificial. O site é autoinstrucional e o serviço para este público é gratuito.

    SST no Sesi-DF
    A instituição atende empresas de todos os portes e segmentos com portfólio de serviços para implementação do PGR, do Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional (PCMSO), de Laudo Técnico de Condições Ambientais (LTCAT) e do e-Social.

    Aquelas com Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) industrial têm desconto nos serviços, que são personalizados de acordo com o perfil do negócio. Já as indústrias associadas a um dos sindicatos filiados à Fibra têm política de preço diferenciado.

    Os interessados podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Sesi-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, ou pelo e-mail relacaocomaindustria@sistemafibra.org.br.

    Texto: Dayane dos Santos
    Fotos: Bruno Frauzino/ Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Veja a programação de junho do Sesi-DF Cultural 2022

    Veja a programação de junho do Sesi-DF Cultural 2022

    Espetáculos de dança e de comédia e shows musicais e de mágica. É no ritmo de boa música e muita gargalhada que o público poderá curtir a programação de junho do projeto Sesi-DF Cultural. Serão 14 apresentações gratuitas neste mês.

    É a nona temporada do projeto do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), que teve início em 12 de maio e segue até 23 de novembro. Ao todo, a iniciativa conta com 85 atividades, dividida em três momentos: Quartas Cênicas, Quintas Musicais e Sextas Culturais, com espetáculos de artistas locais e nacionais.

    As Quartas Cênicas e as Quintas Musicais ocorrerão na Sala Yara Amaral do Centro Cultural Sesi, localizado em Taguatinga Norte. Já as Sextas Culturais vão ocorrer de forma itinerante, com espetáculos cênicos e de música nas unidades do Sesi Gama, do Sesi/Senai Sobradinho, do Senai Gama, do Senai Taguatinga e no Sesi Saúde Central Park, localizado no Setor Comercial Norte, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto.

    No primeiro mês do Sesi-DF Cultural 2022, mais de 2,5 mil pessoas assistiram a oito espetáculos. A abertura da temporada foi no dia 12 de maio, com show de Renato Teixeira no ginásio do Sesi Taguatinga.

    Veja a programação de junho:

    Data e horário

    Local

    Atração

    Classificação

    Quartas Cênicas

    1º de junho, às 20h

    Sesi Taguatinga

    Cia de Comédia Os Fantásticos – espetáculo Comédias Fantásticas

    14 anos

    Quintas Musicais

    2 de junho, às 20h

    Sesi Taguatinga

    Banda O Maluco e o Rei – show O Maluco e o Rei em Ritmo de Aventura

    Livre

    Sextas Culturais

    3 de junho, às 19h

    Senai Gama

    Mágico Tio André – espetáculo Noite Mágica

    Livre

    Quartas Cênicas

    8 de junho, às 20h

    Sesi Taguatinga

    Mímico Miqueias Paz – espetáculo Mimicando: 40 anos

    Livre

    Quintas Musicais

    9 de junho, às 20h

    Sesi Taguatinga

    Dillo – show musical Lá de Onde eu Vim

    Livre

    Sextas Culturais

    10 de junho, às 18h

    Sesi Saúde Central Park

    Dillo – show musical Lá de Onde eu Vim

    Livre

    Quartas Cênicas

    15 de junho, às 20h

    Sesi Taguatinga

    Cia Flyer de Dança – espetáculo Nefesh e Basar

    Livre

    Quintas Musicais

    16 de junho, às 20h

    Sesi Taguatinga

    Néia e Nando Cia Teatral – espetáculo A Família Encantada

    Livre

    Sextas Culturais

    17 de junho, às 19h

    Sesi/Senai Sobradinho

    Barcaça dos Beltranos Cia de Teatro – espetáculo Lisbela

    10 anos

    Quartas Cênicas

    22 de junho, às 20h

    Sesi Taguatinga

    Cia Roupa de Ensaio – espetáculo Dona Dinha

    Livre

    Quintas Musicais

    23 de junho, às 20h

    Sesi Taguatinga

    Musical Vozes da Indústria – show Vozes da Indústria

    Livre

    Sextas Culturais

    24 de junho, às 19h

    Sesi Gama

    Barcaça dos Beltranos Cia de Teatro – espetáculo Lisbela

    10 anos

    Quartas Cênicas

    29 de junho, às 20h

    Sesi Taguatinga

    Mamulengo Sem Fronteira – espetáculo Exemplos de Bastião

    Livre

    Quintas Musicais

    30 de junho, às 20h

    Sesi Taguatinga

    Lene Matos – show musical Sol Nascente

    12 anos

     

    Entrada gratuita
    As Quartas Cênicas e as Quintas Musicais ocorrerão na Sala Yara Amaral do Centro Cultural Sesi, localizado em Taguatinga Norte. Já as Sextas Culturais vão ocorrer de forma itinerante, com espetáculos cênicos e de música nas unidades Sesi Gama e do Sesi/Senai Sobradinho e no Sesi Saúde Central Park, localizado no Setor Comercial Norte, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto.2Foto O Maluco e o Rei CréditoGabriel Souto

    Para as Quartas Cênicas e as Quintas Musicais, os ingressos poderão ser retirados na Central de Atendimento do Sesi Taguatinga. Já para as Sextas Culturais, a retirada de ingressos será feita na unidade na qual ocorrerá o espetáculo. Nos três casos, os ingressos serão disponibilizados a partir da sexta-feira da semana anterior ao evento, em dias úteis, das 8 às 17 horas, presencialmente, e, online, no site Ticket Fácil, com a cobrança de taxa de R$ 1,80 por bilhete.

    A agenda está no site www.sesidfcultural.org.br, que é atualizado mensalmente, e pode ser acompanhada nas redes sociais do Sesi-DF no Instagram e no Facebook.

    Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Sesi-DF, pelo telefone (61) 4042-6565.

    Veja os endereços das unidades do Sesi-DF e do Senai-DF:

    • Senai Gama: Área Especial, Entrequadras 2 e 8, Setor Sul
    • Sesi Gama: Área Especial 1/8, Setor Central
    • Sesi Saúde Central Park: Setor Comercial Norte, Quadra 1, Bloco E
    • Sesi/Senai Sobradinho: Área Especial 3, Lotes A/F, Quadra 13
    • Sesi Taguatinga: QNF 24, Área Especial s/n
     
    Texto: Dayane dos Santos
    Foto do Mágico Tio André: Vivi e Luiz
    Foto da banda O Maluco e o Rei: Gabriel Souto
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Sesi-DF realiza aulas inaugurais da EJA fora das unidades de ensino

    Sesi-DF realiza aulas inaugurais da EJA fora das unidades de ensino

    26 05 2022 Aula inaugural da EJA no Instituto Mãos Solidárias Sesi DF Marcos Gomes 1De 24 a 26 de maio, o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) realizou aulas inaugurais de três novas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Médio profissionalizante, na modalidade a distância. Os encontros ocorreram em espaços cedidos por três parceiros: a Igreja Batista no Lago Sul, localizada no Jardim Botânico, a fábrica da Pão Dourado, que fica no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), e o Instituto Mãos Solidárias, na região administrativa do Sol Nascente. São 57 estudantes matriculados.

    Serão 1.200 horas de estudo — com 80% da carga horária a distância e 20% presencial. Dessas, até 200 horas serão destinadas a um curso de qualificação, ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF).

    25 05 2022 Aula inaugural da EJA na Pao Dourado Sesi DF Fotos Marcos Gomes 2Nos dois casos, as aulas serão online. Contudo, o Sesi-DF promoverá um encontro presencial por semana com os alunos, nas entidades parceiras. Na qualificação profissional do Senai-DF, as aulas serão virtuais e o estudante poderá escolher entre os cursos de Almoxarife, de Assistente Administrativo, de Eletricista Instalador Residencial, de Operador de Computador ou de Padeiro. O prazo de conclusão para as duas formações é até 30 de novembro de 2023 e, para aprovação, é necessária média mínima de 70%.

    A primeira fase da EJA será o reconhecimento de saberes. Nessa avaliação de conhecimentos, os alunos terão de preencher formulários e indicar o que já sabem sobre determinados assuntos. “O modelo de ensino contribui para a transformação de vida dos estudantes, que em algum momento tiveram os estudos interrompidos. É a oportunidade de ressignificar histórias e, por meio da educação, conquistar uma vaga melhor no mercado de trabalho e até ingressar na faculdade”, diz a coordenadora da EJA do Sesi-DF, Ellen Gonçalves.24 5 2022 Aula inaugural da EJA Igreja Batista no Lago Sul Sesi DF Fotos Victor Hugo Pessoa

    Para Tatiane Neves, de 29 anos, da turma do Jardim Botânico (foto à direita), estar novamente em sala de aula é sinônimo de recomeço. “Fiz até o 8º ano do Ensino Fundamental, pois tinha de conciliar o trabalho e os cuidados com a minha família. A escola ficou em último plano, mas agora quero recuperar o tempo perdido.” A esperança de Tatiane, que atualmente trabalha como confeiteira, é mudar de profissão e garantir um futuro melhor para o filho. “A maioria das vagas de emprego exige o Ensino Médio. Por isso, a busca pelo certificado, que me dará inúmeras possibilidades.”

    Texto: Dayane dos Santos
    Fotos 1 e 2: Marcos Gomes/Sesi-DF
    Foto 3: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
     
    Veja aqui a galeria de imagens:
    Sesi-DF realiza aulas inaugurais da EJA fora das unidades de ensino
  • Socialização e acolhimento abrem as atividades da 14ª turma do Vira Vida

    Socialização e acolhimento abrem as atividades da 14ª turma do Vira Vida

    Roda das intenções. Esse foi o nome dado para a primeira ação da equipe multidisciplinar do Vira Vida com a 14ª turma. Por meio da terapia comunitária, os profissionais trabalharam sobre a coerência entre as atitudes e as intenções dos alunos. O programa atende pessoas de 15 a 21 anos em situação de extrema vulnerabilidade social.Vira vida turma 14 FotoMoacirEvangelista18052022 4 de 4

    As atividades da nova turma começaram na quarta-feira, 18 de maio, na unidade São João XXIII do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF). A data é marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Cem meninas e meninos integrarão o grupo, que no momento tem 88 participantes. O programa aguarda a efetivação da matrícula de 12 alunos que foram selecionados no processo de inserção. Caso os jovens não se matriculem, serão convocadas pessoas que estão no cadastro reserva da turma.

    Durante um ano, eles terão aulas de educação básica e cursos de qualificação profissional, além de acompanhamento psicossocial e promoção de direitos de saúde, cultura, esporte e lazer. Por último, os jovens serão inseridos no mercado de trabalho.

    “Os nossos esforços estão voltados a transformar a vida de vocês, dar um novo sentido para seguir em frente. Aqui, o espaço é para tratar dores e dar condições para que todos possam alçar voos. A partir de hoje, há mais futuro do que passado”, disse a coordenadora do Vira Vida no DF, Cida Lima, aos alunos.

    O primeiro mês do programa é de socialização e acolhimento. Durante o período, serão trabalhadas quatro dimensões: biológica, que trata da apresentação pessoal e da qualidade de vida; social, referente ao bem-estar e a convivência em comunidade; psiquê, que corresponde a relação entre corpo, alma e mente; e a espiritual.

    Perfil da 14ª turma
    Os adolescentes e jovens assistidos no Vira Vida são vítimas de violência sexual, têm defasagem escolar de série e idade, e histórico de evasão escolar e/ou de repetência e estão inseridos em famílias com vínculos fragilizados ou rompidos.

    Vira vida turma 14 FotoMoacirEvangelista18052022 1 de 4Dos cem alunos da 14ª turma, 84 são do sexo feminino e 16 do masculino. Setenta e quatro porcento têm entre 15 e 17 anos de idade. A maioria, 49, já está cursando o Novo Ensino Médio, mas 46 deles estão no Ensino Fundamental II. Neste último caso, eles terão aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesi-DF. Os outros cinco já concluíram o Ensino Médio. Do total de alunos, 63% já repetiram ao menos um ano da vida escolar e 38% abandonaram a escola em algum momento.

    Em relação ao ambiente familiar, 66% afirmaram que na família há histórico de envolvimento com drogas lícitas ou ilícitas. Quarenta e dois porcento têm vínculo familiar fragilizado, 20% dizem que romperam contato com parentes e 38% têm relacionamentos fortalecidos, como o apoio de familiares, por exemplo. Dos atendidos, 62% declararam ter sofrido abuso sexual de algum membro da família. O mesmo percentual de alunos já vivenciou três ou mais tipos de violências como física, psicológica, negligência e exploração sexual. Seis alunos já têm filho.

    No quesito moradia, 73% residem no DF e 27% são de cidades do Entorno. Onze porcento moram em abrigo e 23% já viveram em situação de rua.

    Para Joana*, de 20 anos, o programa é sinônimo de esperança. “Quero escrever uma nova história para mim. Acredito que o Vira Vida me ajudará com atenção psicológica e oportunidades de crescimento pessoal e profissional. A partir disso, poderei dar um futuro para meu filho.”

    18 de maio
    A data foi instituída pela Lei nº 9.970/2000 e é um marco da mobilização contra a violência sexual. Além disso, relembra o crime bárbaro contra Araceli Crespo, de 8 anos, nascida em Vitória (ES). A menina foi sequestrada, violentada e assassinada. O crime, que chocou o País em 1973, ficou impune.

    A proposta do dia é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade a participar da luta.

    Histórico
    O Vira Vida foi criado pelo Conselho Nacional do Sesi em 2008 para atender rapazes e moças em situação de vulnerabilidade social. Em Brasília, o Sesi-DF executa o projeto desde 2009 e já formou 574 jovens, de 15 a 21 anos, em 13 turmas. O Sesi São João XXIII, no Gama, é dedicado exclusivamente às atividades do programa.

    *Nome fictício, em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

    Texto: Dayane dos Santos
    Fotos: Moacir Evangelista/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF