Autor: Samira Pádua

  • Indústrias têm condições especiais na campanha de vacinação do Sesi-DF contra gripe

    Indústrias têm condições especiais na campanha de vacinação do Sesi-DF contra gripe

    Vacina H1N1 FotoMoacirEvangelista08042021 95O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) iniciou a campanha de vacinação contra os vírus do tipo influenza, que provocam gripe. Cinco mil doses estão disponíveis para venda, sendo 3 mil do tipo trivalente e 2 mil, quadrivalente — ambas com prevenção contra H3N2 e H1N1, por exemplo.

    Até 16 de março, as vendas são exclusivas para empresas com Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) industrial. As indústrias associadas aos sindicatos filiados à Federação das Indústrias do DF (Fibra) têm 15% de desconto. A partir de 17 de março, caso ainda exista estoque, as vendas serão abertas para empresas de qualquer segmento.

    Categoria

    Vacina trivalente

    Vacina quadrivalente

    Empresa com Cnae industrial e associada a sindicato

    R$ 50,60

    R$ 65

    Empresa com Cnae industrial e não associada a sindicato

    R$ 59,50

    R$ 76,50

    Empresas não industriais

    R$ 69

    R$ 89

     

    Não há número mínimo ou máximo para compra e os valores incluem a aplicação das doses, que ocorrerá por agendamento, com previsão para a segunda quinzena de março.

    As empresas interessadas devem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Sesi-DF pelo telefone (61) 4042-6565, opção 1, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. É possível também preencher formulário de interesse no site do Sesi-DF (bit.ly/sesidfvacina2023) e aguardar o contato da Gerência de Mercado.

    O que é a gripe e por que vacinar?
    A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a doença e as respectivas complicações em caso de infecção. A vacinação anual é recomendada devido à constante mudança dos vírus influenza.

    A vacinação, além de imunizar os colaboradores proporciona um ambiente laboral mais seguro e traz vários benefícios para a empresa, como a redução do absenteísmo e do presenteísmo; a promoção da saúde e do bem-estar dos empregados; a motivação dos trabalhadores ao saber que a empresa está preocupada com a saúde das equipes; o aumento da produtividade e a diminuição de custos com planos de saúde corporativos.

    As vacinas não são recomendadas para aqueles que tenham alguma contraindicação listada na bula. Para ter acesso ao documento, a empresa deve entrar em contato com o Sesi-DF enviando e-mail para vacinasesidf@sistemafibra.org.br.

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Moacir Evangelista/Sesi-DF – 8.4.21
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Alunos do Sesi-DF e do Senai-DF são finalistas em desafio do Sebrae

    Alunos do Sesi-DF e do Senai-DF são finalistas em desafio do Sebrae

    8 2 2023 Fotos Equipe Inspira Tech Sesi Sobradinho Foto Victor Hugo Pessoa CAPA1Quatro estudantes do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) representam a capital do País na final do desafio Inspira Tech, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pelo Ministério da Educação. Entre os objetivos da iniciativa está estimular a criação, o desenvolvimento ou o aprimoramento de ideias inovadoras na temática da economia 4.0, nos setores de agronegócio, indústria e serviços.

    De hoje, 14 de fevereiro, até quinta-feira (16), as nove equipes finalistas estão no Espaço SebraeLab, no Parque Tecnológico — Biotic, para atividades de preparação para a apresentação final dos projetos. No último dia do desafio, tanto a apresentação, às 9h30, quanto a cerimônia de premiação, às 16h, serão transmitidas ao vivo pelo canal do Sebrae no YouTube.

    Os ganhadores serão premiados com viagem para visitas técnicas a centros de referência em inovação e tecnologia em São Paulo, de 20 a 24 de março.

    8 2 2023 Fotos Equipe Inspira Tech Sesi Sobradinho Foto Victor Hugo Pessoa CAPAProjeto Artéria
    A equipe MN.L², do Sesi-DF e do Senai-DF, é formada por Leonardo Lustosa, Letícia Silva e Natália Costa, de 17 anos, e Milena Vieira, de 18 anos. A ideia desenvolvida por eles, que leva o nome de Artéria, consiste em uma tubulação de baixo custo feita a partir de pó de borracha de pneu triturado prensado com selante de poliuretano e revestido por resina.

    No protótipo desenvolvido pelos alunos no Espaço Maker da escola, a solução é apresentada para irrigação em um sistema de agricultura familiar, em substituição à distribuição de água a céu aberto. Ao evitar o desperdício e a perda dos recursos hídricos por infiltração e evaporação, o projeto é apresentado como uma alternativa sustentável, tanto financeiramente como ecologicamente, para conexão entre pontos de armazenamento e de utilização de água.

    A disputa teve início em junho de 2022, quando os quatro cursavam a 3ª série do Novo Ensino Médio no Sesi/Senai Sobradinho. No Sesi, a organização curricular é integrada ao Senai e o currículo é voltado para o mundo do trabalho. Leonardo optou pelo itinerário formativo de Ciências da Natureza; Letícia, Milena e Natália, pelo de Matemática. “É muito gratificante representar nossa escola em uma final a nível nacional. Passamos por várias etapas, evoluímos o projeto e aplicamos o que aprendemos em sala”, destaca Leonardo Lustosa.

    Para a professora de Linguagens Karla Soares, que acompanha os estudantes na pesquisa e na execução das ideias, a vaga na final é resultado da dedicação e do empenho da equipe. “Eles confiam e acreditam no projeto e principalmente no potencial deles. O formato do Novo Ensino Médio e as competências que eles desenvolvem principalmente em serem ativos na sociedade, na própria educação e na própria escola são um pontapé gigantesco para eles conseguirem estar onde estão”, avalia.

    O projeto Artéria está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 6, da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água e do saneamento. Parte da iniciativa teve o fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

    Participação do Sesi-DF e do Senai-DF na competição
    Iniciaram na disputa 498 equipes de 26 unidades da federação — do Sesi-DF e do Senai-DF, cinco equipes foram inscritas. Do total de participantes, 93 avançaram para a etapa semifinal, sendo três do Sesi-DF e do Senai-DF. Na fase final, nove grupos concorrem entre si: pelo Distrito Federal, a equipe MN.L², e outras oito representando Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Cada grupo tem de três a cinco estudantes da educação profissional e tecnológica e um professor orientador.

    Acompanhe o progresso da equipe no site, no Facebook e no Instagram do Sesi-DF.

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
     
    Veja aqui a galeria de imagens:

    Alunos do Sesi-DF e do Senai-DF são finalistas em desafio do Sebrae

  • Torneio Regional de Robótica será em 10 e 11 de fevereiro

    Torneio Regional de Robótica será em 10 e 11 de fevereiro

    26 3 2022 Torneio Regional de Robotica Foto Victor Hugo Pessoa CapaAtualizada em 7 de fevereiro, às 17h.

    Nesta sexta-feira, 10 de fevereiro, terá início a etapa do Distrito Federal do Torneio Sesi de Robótica First Lego League (FLL) Challenge. O evento, que seguirá até sábado (11), é aberto ao público, que poderá acompanhar batalhas de robôs e conhecer projetos de inovação desenvolvidos por estudantes. Na sexta, a entrada será permitida das 10h40 às 16h; no sábado, das 9h30 às 14h30. A cerimônia de encerramento e premiação será às 15h.

    A competição desafia crianças e jovens de 9 a 16 anos a buscar soluções para problemas reais da sociedade. Nesta edição, puderam se inscrever equipes escolares, de clubes ou de organizações e grupos de amigos das quatro unidades federativas do Centro-Oeste. Competirão 22 equipes: 12 do Distrito Federal, 4 de Mato Grosso, 3 de Goiás e 3 de Mato Grosso do Sul. Cada time tem de dois a dez competidores.

    Energize é o tema da temporada 2022/2023 de competições da First, em que crianças e adolescentes de vários países foram convidados a reimaginar o futuro da energia sustentável. O tema também está relacionado ao sétimo objetivo de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca assegurar o acesso à energia limpa. Na FLL, o desafio foi intitulado Super Powered e os grupos explorarão a origem, a distribuição, o armazenamento e a utilização de energia.

    Nos dois dias de torneio regional, as equipes colocarão na mesa de competições um robô desenvolvido e programado por elas para executar de forma autônoma, em 2 minutos e 30 segundos, missões com o tema da temporada. Também faz parte da disputa desenvolver um projeto com uma solução inovadora para um problema do mundo real.

    Além disso, é preciso que as equipes estejam norteadas por valores fundamentais, os chamados core values, que incentivam o respeito e a cooperação entre os competidores. Assim como o projeto de inovação, o design do robô e o desafio na mesa, os core values valem pontos. Cada uma das quatro áreas tem o mesmo peso no desafio e corresponde a 25% do desempenho da equipe. Após a etapa regional, as equipes mais bem colocadas seguem para a etapa nacional e, desta, para um torneio internacional.

    A competição
    A First (do inglês For Inspiration e Recognition of Science and Tecnology) é uma organização não governamental norte-americana criada em 1989 para incentivar o interesse de jovens nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Em 1998, foi criada a First Lego League, que propõe um aprendizado divertido, por meio da construção e da programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia Lego Mindstorms.

    No Brasil, desde 2013, o Sesi é o operador oficial das competições da categoria Challenge da First Lego League, da qual as escolas do Sesi-DF participam desde a segunda temporada — a de 2022/2023 é a 11ª.

    Nesta edição, o Sesi-DF competirá com seis equipes: Albageek, Albatroid, Bisc8, Bono, Lego Field e Lego of Olympus. Clique aqui para conhecer cada uma delas e os projetos de inovação que serão apresentados no torneio.

    [Atualização em 7 de fevereiro, às 17h: Número de equipes participantes do torneio passou de 23 para 22.]

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF – 26.3.22
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Conheça as equipes do Sesi-DF no torneio regional de robótica de 2023

    Conheça as equipes do Sesi-DF no torneio regional de robótica de 2023

    Está chegando a hora das batalhas de robôs! Daqui a uma semana, nos dias 10 e 11 de fevereiro, o ginásio da unidade de Taguatinga do Serviço Social da Indústria (Sesi) será palco da etapa do Distrito Federal do Torneio Sesi de Robótica First Lego League (FLL) Challenge. A competição desafia estudantes de 9 a 16 anos a buscar soluções para problemas reais da sociedade.

    Energize é o tema da temporada 2022/2023 de competições da First, em que crianças e adolescentes de vários países foram convidados a reimaginar o futuro da energia sustentável. O tema também está relacionado ao sétimo objetivo de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca assegurar o acesso à energia limpa. Na FLL, o desafio foi intitulado Super Powered e os grupos explorarão a origem, a distribuição, o armazenamento e a utilização de energia.

    Na disputa, além de desenvolver robôs que cumprirão missões, as equipes terão de apresentar projetos de inovação. Veja quais são: 

    albageek robotica participantes 2023

    Albageek
    O grupo, do Sesi Taguatinga, apresentará no torneio o projeto SMIILE — Sistema de Monitoramento Inteligente Identificador de Ligações Clandestinas de Energia. “Aqui no Distrito Federal ocorrem muitos furtos de ligação e de cabos de energia. Uma ligação clandestina pode ser tanto de um bairro inteiro quanto de uma só pessoa. No final, o bairro ou algumas famílias se prejudicam”, justifica o estudante Guilherme Martins, de 14 anos, do 9º ano do Ensino Fundamental.

    Como potenciais clientes da invenção estão consumidores e concessionárias de energia elétrica, que poderão identificar fuga de corrente em casa e problemas pontuais na prestação de serviço, respectivamente. No equipamento, sensores integrados a módulos de wi-fi e SMS informarão os dados. “No caso da concessionária, por exemplo, se um transformador estoura, o SMIILE já manda automaticamente a informação de que naquela localização aconteceu alguma coisa”, completa Guilherme.

    albatroid robotica participantes 2023

    Albatroid
    SOLAR é o nome do projeto pensado pelos integrantes da equipe, alunos do Sesi Taguatinga. É um acrônimo para Sistema Otimizado de Limpeza Automática Rápida. A ideia é uma solução para limpeza de placas solares. “As placas acumulam muita poeira e sujeira, o que acaba fazendo sombra nos módulos fotovoltaicos, levando a placa a perder até cerca de 30% da eficiência. Também há perda de dinheiro, porque ela deixa de produzir essa energia”, explica a estudante do 7º ano do Ensino Fundamental Júlia Miranda, de 12 anos.

    Com o sistema instalado nas placas, a ideia é tornar a limpeza automatizada em intervalos de tempo definidos. “São basicamente jatos pressurizados. A gente usa bicos aspersores que soltam jatos e apenas com água conseguem limpar totalmente a placa”, detalha Júlia. Entre os benefícios está a diminuição do risco de acidentes em altura decorrentes do trabalho de limpeza dos equipamentos. “Não faz parte da nossa solução, mas, se a pessoa tiver calhas, poderá reutilizar a água para molhar plantas, por exemplo”, acrescenta.

    bisc8 robotica participantes 2023

    Bisc8
    A equipe, integrada por estudantes do Sesi/Senai Sobradinho, pensou em melhorar o acesso à energia elétrica com recursos do cotidiano. Nesse sentido, os alunos criaram o projeto RELES (Reutilização de Energia de Lixo Eletrônico e Solar), que consiste em um conjunto de baterias plugadas a um painel fotovoltaico capaz de alimentar lâmpadas ou eletrodomésticos de baixa voltagem.

    “Começamos pensando na problemática de como otimizar a energia elétrica com recursos do nosso cotidiano. O lixo eletrônico descartado de forma errada polui muito o meio ambiente, então a gente pensou em pegar placas solares quebradas, que ainda geram uma quantidade de energia, porém não o total, para produzir para uma pessoa que não tem acesso a isso”, conta Pedro Sampaio, de 15 anos, aluno da 2ª série do Novo Ensino Médio.

    bono robotica participantes 2023

    Bono
    Formada por estudantes do Sesi/Senai Sobradinho, a equipe tem como foco o projeto Giro do Norte — uma roda d’água para gerar energia para comunidades ribeirinhas como a da Ilha das Onças, no Pará. A ideia surgiu a partir do relato da família de Bruna Lopes, de 15 anos, aluna da 2ª série do Novo Ensino Médio, que já viveu no local.

    “Criamos uma roda d’água do tipo superficial, que ficará na beira dos rios e será feita de materiais recicláveis, para ser acessível para as famílias. Ela vai funcionar com a correnteza e vai conseguir gerar energia para três cômodos, uma geladeira e um congelador”, explica a estudante. “Nossos estudos foram voltados para o rio que banha a comunidade Ilha das Onças, mas o projeto pode ser aplicado em qualquer rio — basta analisar a correnteza.” Um sistema de nivelamento também foi previsto pelos alunos para que o equipamento não deixe de funcionar em épocas de enchente ou de cheia do rio.

    lego field robotica participantes 2023

    Lego Field
    A equipe, do Sesi Gama, levará para o torneio o projeto Solar Protect Field, que os adolescentes chamam de SPF. A ideia consiste em um líquido transparente que cria uma película protetora para placas solares. “A placa tem uma temperatura ideal para estar em funcionamento e, se estiver acima disso, perde a capacidade de produção. Nossa película tem uma propriedade que faz com que ela libere o calor, o que vai diminuir o aquecimento”, explica João Paulo Borges, de 16 anos, aluno da 2ª série do Novo Ensino Médio.

    “Ao secar, o líquido formará uma película, como se fosse um papel-filme, que não deixa grudar poeira, que também é um dos problemas da placa, pois bloqueia a percepção da luz”, completa o jovem. O produto tem PVC líquido como principal componente.

    lego of olympus robotica participantes 2023

    Lego of Olympus
    Os integrantes da equipe, formada por alunos do Sesi Gama, apostam em uma pulseira chamada Move Plus, que transformará energias produzidas pelo corpo humano em energia para o carregamento de aparelhos. “A partir de pastilhas, a gente vai conseguir converter as energias cinética e térmica em energia elétrica, que vai ser armazenada na pulseira. Assim, será possível carregar celulares por indução com praticidade, porque não será preciso o uso de tomadas e fios”, detalha a aluna da 1ª série do Novo Ensino Médio Amanda Oliveira, de 15 anos.

    Na visão da equipe, a ideia também contribui para o meio ambiente. “Existem mais smartphones do que pessoas. Se pensarmos em todos os carregamentos necessários, é mais benéfico utilizar uma energia que estamos desperdiçando. Resolvemos investir em uma energia que produzimos o tempo inteiro sem perceber.”

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
     
    Veja aqui a galeria de imagens:

    Equipe Albatroid

  • Conheça os alunos do Sesi-DF que se destacaram na Olimpíada Nacional de Ciências

    Conheça os alunos do Sesi-DF que se destacaram na Olimpíada Nacional de Ciências

    15 12 2022 premiados na olimpiada nacional de ciencias Foto Victor Hugo PessoaNas escolas do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), os alunos são estimulados a colocar o aprendizado em prática em diversas competições educacionais. Uma delas é a Olimpíada Nacional de Ciências, que, entre outros objetivos, busca despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais; incentivar o ingresso de estudantes nas áreas científicas e tecnológicas, nas universidades ou nos setores produtivos; e lhes proporcionar desafios, visando ao aprimoramento de suas formações.

    As provas envolvem questões de Astronomia, Biologia, Física, História e Química e são organizadas por níveis — do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Novo Ensino Médio. São duas fases: na primeira, os estudantes respondem a 20 questões objetivas online ou em formato físico, com provas impressas pela escola. Para a segunda etapa, são selecionados aqueles que atingiram o número mínimo de acertos na primeira. A prova tem dez questões discursivas e, preferencialmente, ocorre online. Ambas as fases têm duas horas de duração.

    A Olimpíada Nacional de Ciências concede medalhas de ouro, prata e bronze até o limite de 5% dos participantes da segunda fase. Além disso, há menção honrosa para os estudantes que acertarem pelo menos 50% das questões da última etapa.

    Em 2022, as escolas do Sesi-DF inscreveram mais de 500 alunos na competição. Alisson Parizoto (à direita, na foto no alto), de 16 anos, que no ano passado cursou a 1ª série do Novo Ensino Médio no Sesi Sobradinho, garantiu uma medalha de ouro: “No Novo Ensino Médio estudamos as disciplinas de forma integrada dentro das áreas do conhecimento. Os assuntos conversam entre si, é isso que nos faz entender o todo. Na olimpíada, caíram questões de Física, de Química e de Biologia. A ligação dos conteúdos me ajudou a conquistar a medalha de ouro”.

    Também cursando a 1ª série do Novo Ensino Médio no Sesi Sobradinho, Samuel Pereira, de 16 anos, ganhou uma medalha de bronze. Para ele, competições como essa ajudam na preparação para vestibulares e destacam o que se aprende na escola. “Ciências da Natureza fazem parte do nosso dia a dia, então sempre identifiquei as teorias aprendidas em sala de aula no meu cotidiano. Na prova da olimpíada isso ficou ainda mais evidente”, afirma.

    15 12 2022 premiados na olimpiada nacional de ciencias Foto Bruno Frauzino 1Júlia Maria Mendonça, de 12 anos, então aluna do 6º ano do Ensino Fundamental do Sesi Taguatinga, também participou da disputa e conquistou uma medalha de prata. “Eu gosto de descobrir coisas novas e de testar o que já aprendi, por isso decidi participar da olimpíada. Sonho um dia estudar Medicina ou Engenharia Mecatrônica e tem tudo a ver aprender mais sobre essa disciplina”, diz a adolescente.

    Além das três medalhas, o Sesi-DF recebeu três menções honrosas, concedidas a alunos do Ensino Fundamental do Sesi Taguatinga: Dóris Emily Valente Azevedo, do 8º ano; João Vitor Aleixo Monteiro, do 8º ano; e Matheus Gomes da Silva Severino, do 6º ano.

    A Olimpíada Nacional de Ciências, criada em 2016, é uma ação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação organizada pela Universidade Federal do Piauí e faz parte do Programa Ciência na Escola, coordenado pela Associação Brasileira de Química, pelo Instituto Butantan, pela Sociedade Astronômica Brasileira, pela Sociedade Brasileira de Física e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

    O Sesi-DF
    Os conteúdos avaliados na olimpíada fazem parte do planejamento curricular do Sesi-DF. “A partir dos resultados obtidos nas edições anteriores, focamos estratégias de melhorias do processo de aprendizagem. Assim, os professores trabalham em sala de aula as questões das provas com o objetivo de desenvolver as competências e habilidades que os nossos alunos precisam aprimorar”, explica a diretora do Sesi Taguatinga, Rosileide Braz.

    A Rede Sesi-DF de Educação propõe que a Educação Básica vá além do conhecimento didático da sala de aula, preparando o aluno para os mundos profissional e acadêmico. A proposta pedagógica é pautada em quatro pilares: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver.

    O currículo escolar oferece conteúdos como tecnologias, empreendedorismo, criatividade, sustentabilidade, responsabilidade social e economia, além de trabalhar o desenvolvimento de competências socioemocionais. Assim como na Olimpíada Nacional de Ciências, a instituição incentiva a participação dos alunos em outras competições educacionais no Brasil e no exterior, como o Torneio Sesi de Robótica e o Torneio F1 nas Escolas.

    As escolas do Sesi-DF têm infraestrutura para atividades esportivas, culturais e pedagógicas — Espaço Maker, biblioteca, laboratórios de Informática e de Robótica, auditórios, quadras poliesportivas e piscinas olímpicas e semiolímpicas. Além disso, os estudantes do Ensino Médio têm acesso a certificações da Microsoft.

    Texto: Dayane dos Santos
    Fotos dos alunos de Sobradinho: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Foto da aluna de Taguatinga: Bruno Frauzino/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Sesi-DF abre 304 vagas gratuitas para os Ensinos Fundamental e Médio

    Sesi-DF abre 304 vagas gratuitas para os Ensinos Fundamental e Médio

    20 7 2022 Volta as aulas Sesi Sobradinho Foto Victor Hugo Pessoa CAPA 1O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) está com 304 oportunidades de gratuidade regulamentar abertas nas escolas da rede no Gama, em Sobradinho e em Taguatinga. São 225 vagas para os anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e 79 para a 1ª série do Novo Ensino Médio. Os editais de abertura das vagas foram publicados no site do Sesi-DF, e as inscrições podem ser feitas até segunda-feira (16).

    As vagas são destinadas prioritariamente a trabalhadores da indústria e dependentes. Caso não sejam preenchidas por esse público, serão destinadas à comunidade em geral. É preciso que o aluno tenha sido aprovado em instituição de ensino pública ou privada no ano de 2022. As aulas terão início em 25 de janeiro.

    Ensino Fundamental
    Das 225 vagas abertas para os anos finais do Ensino Fundamental por meio do Edital Sesi nº 3/2023, 127 são para o Sesi Gama e 98 para o Sesi Taguatinga, nos turnos matutino e vespertino, conforme as tabelas abaixo:

    Vagas no Sesi Gama

    Ensino Fundamental

    Matutino

    Vespertino

    6º ano

    12

    25

    7º ano

    7

    25

    8º ano

    12

    25

    9º ano

    14

    7

     

    Vagas no Sesi Taguatinga

    Ensino Fundamental

    Matutino

    Vespertino

    6º ano

    15

    7º ano

    15

    26

    8º ano

    1

    17

    9º ano

    24


    1ª série do Novo Ensino Médio
    As 79 vagas para a 1ª série do Novo Ensino Médio são remanescentes do Edital Sesi nº 1/2022, lançado em agosto passado. O Edital Sesi nº 2/2023, publicado agora, traz 36 vagas para o Sesi Taguatinga, 22 para o Sesi/Senai Sobradinho e 21 para o Sesi Gama, nos turnos matutino e vespertino, distribuídas por itinerários formativos, de acordo com as tabelas a seguir:

    Vagas no Sesi Taguatinga

    1ª série do Novo Ensino Médio – itinerário formativo

    Matutino

    Vespertino

    Técnico em Rede de Computadores

    1

    Ciências da Natureza

    15

    3

    Matemática

    6

    Técnico em Telecomunicações

    4

    Técnico em Manutenção Automotiva

    7

     

    Vagas no Sesi/Senai Sobradinho

    Novo Ensino Médio – itinerário formativo

    Matutino

    Vespertino

    Técnico em Eletrotécnica

    2

    Matemática

    2

    Ciências da Natureza

    2

    Técnico de Desenvolvimento de Sistema

    2

    Técnico de Design Gráfico

    14

     

    Vagas no Sesi Gama

    Novo Ensino Médio – itinerário formativo

    Matutino

    Vespertino

    Técnico em Eletrotécnica

    8

    Ciências da Natureza

    Matemática

    4

    Técnico de Design Gráfico

    9


    Como se inscrever
    É preciso acessar o site do Sesi-DF, preencher o formulário e anexar os seguintes documentos digitalizados:

    • RG do candidato
    • CPF do candidato
    • Documento que comprove a aprovação no 5º, 6º, 7º ou 8º ano, para os candidatos a uma vaga para as séries finais do Ensino Fundamental, ou no 9º ano, para os candidatos a uma vaga para a 1ª série do Novo Ensino Médio. Pode ser apresentado declaração de escolaridade ou boletim escolar assinado e carimbado pela escola de origem referente ao ano letivo de 2022;
    • Declaração de baixa renda redigida de próprio punho pelo responsável;
    • Cópia da Guia de Recolhimento do FGTS (GFIP) e da Guia da Previdência Social (GPS) com o CNPJ da empresa contratante, no caso de trabalhadores da indústria, para comprovar o vínculo.

    No caso do Novo Ensino Médio, no ato da inscrição, é preciso indicar o itinerário formativo desejado.

    Ao finalizar a inscrição, o responsável visualizará na tela uma mensagem de confirmação do procedimento. A seleção ocorrerá por ordem de recebimento da inscrição e análise documental, e os candidatos serão classificados em dois grupos: o de industriários e dependentes e o da comunidade.

    A divulgação dos resultados ocorrerá em 17 de janeiro, no site do Sesi-DF e em murais das escolas da Rede Sesi-DF de Educação. As matrículas dos convocados deverão ser feitas de 17 a 23 de janeiro, pessoalmente, na escola escolhida durante a inscrição. A lista dos documentos necessários para matrícula está disponível no respectivo edital de abertura de vagas.

    O Sesi-DF fornecerá aos estudantes contemplados com a gratuidade a isenção da taxa de matrícula e de todas as mensalidades e os livros didáticos do Sistema Estruturado de Ensino da Rede Sesi de Educação.

    Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Sesi-DF. O atendimento, em dias úteis, é pelo número (61) 4042-6565, opção 1, das 7h30 às 18h30.

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF – 20.7.22
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Inscrições para torneio regional de robótica podem ser feitas até 17 de janeiro

    Inscrições para torneio regional de robótica podem ser feitas até 17 de janeiro

    6 8 2022 Robotica Fotos Victor Hugo Pessoa 31Até 17 de janeiro, equipes escolares, de clubes ou de organizações e grupos de amigos podem se inscrever para disputar a etapa do Distrito Federal do Torneio Sesi de Robótica First Lego League Challenge (FLL). As disputas ocorrerão nos dias 10 e 11 de fevereiro, de forma presencial, na escola de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF).

    As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo técnico responsável pelos times. Para isso, é preciso acessar o site sesi.org.br/robotica e clicar o botão Inscreva-se para ser redirecionado à página com o formulário de inscrição. Caso o técnico ainda não tenha cadastro, deverá fazê-lo para depois inserir os dados da equipe.

    Podem participar grupos das quatro unidades federativas do Centro-Oeste: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os grupos precisam ter, cada um, dois técnicos adultos (um titular e um suplente) e de dois a 10 competidores, com idades que podem variar de 9 a 16 anos.

    Em caso de dúvidas, os responsáveis pelas equipes podem entrar em contato pelo e-mail robotica.sesi@sistemafibra.org.br.

    15 12 22 Mesa Robotica Foto Victor Hugo Pessoa 3 de 4Temporada 2022/2023
    Energize é o tema da temporada 2022/2023 de competições da First, em que os participantes são convidados a reimaginar o futuro da energia sustentável. O tema também está relacionado ao 7º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia.

    Na FLL, o desafio foi intitulado como Super Powered e os grupos explorarão a origem, a distribuição, o armazenamento e a utilização de energia. As equipes participantes precisam desenvolver e programar um robô autônomo para executar missões em uma arena com o tema da temporada, encontrar e desenvolver uma solução inovadora para um problema do mundo real dentro da temática e estar norteadas por valores fundamentais, os chamados core values — que incentivam o respeito e a cooperação entre os competidores. No Brasil, o Sesi é o operador oficial das competições da categoria Challenge da FLL.

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Alunos do Sesi-DF visitam Sesi Lab e apresentam peça teatral

    Alunos do Sesi-DF visitam Sesi Lab e apresentam peça teatral

    Treze estudantes do Novo Ensino Médio da Rede Sesi-DF de Educação tiveram uma tarde diferente nesta quinta-feira, 8 de dezembro, com uma imersão na mais nova instalação de arte, ciência e tecnologia na área central de Brasília: o Sesi Lab. Primeiro grupo escolar de alunos do Serviço Social da Indústria (Sesi) a visitar o espaço, eles apresentaram no local a peça teatral Marias do Brasil — Arte, Ciência e Revolução.

    Em uma instalação cuja programação é multidisciplinar e orientada por uma abordagem educativa, criativa, inovadora e acessível a diferentes públicos, os estudantes foram protagonistas e expuseram aos visitantes os talentos que têm. Na encenação, o grupo abordou a história social e cultural da ciência no País e levou aos espectadores um pouco da vida de mulheres como Maria Quitéria — primeira a fazer parte das Forças Armadas — e Maria Firmina dos Reis, mulher negra e maranhense considerada a primeira romancista brasileira.

    Na encenação, Sarah Marques, de 16 anos, que estuda a 1ª série do Novo Ensino Médio, foi a responsável por interpretar Maria Quitéria. “Ao longo do caminho, pude conhecer a história dela, porque eu realmente não sabia que havia uma mulher tão importante na história, principalmente da nossa independência. Foi muito interessante conhecer, interpretar e chegar a este resultado”, disse.

    O pai da combatente foi interpretado por Rodrigo Nunes, de 17 anos, que cursa a 2ª série do Novo Ensino Médio. “Ele era uma pessoa que não sabia lidar muito bem com os avanços. A filha dele queria entrar para o Exército e ele não aceitava porque, para ele, isso não era coisa de mulher”, contou. Sobre a sensação de apresentar uma produção no Sesi Lab, ele emendou: “É a primeira vez que eu participo de algo assim. Aqui é um lugar diferente e muito bom”.

    08 12 Sesi Lab Victor Hugo Pessoa Sesi DF 1

    Atenta e com o celular em mãos para capturar momentos da peça estava a servidora pública Adelyse Morais, de 42 anos. Ela fez parte do público que assistiu à primeira apresentação dos estudantes — foram duas sessões nesta quinta-feira.

    “A gente vem na expectativa de aproveitar tudo que o espaço traz para a gente, tanto de tecnologia quanto de história. É importante reconhecer a história do nosso País e principalmente das mulheres; não basta olhar apenas o futuro, é preciso olhar o passado também; chamar a atenção para o que as mulheres fizeram é muito importante”, avaliou a espectadora.

    Desenvolvimento do aluno
    A construção da peça teatral teve o fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Tivemos como referência o bicentenário da Independência. O fomento propicia falar de mulheres cientistas e inspirar outras mulheres a entrar na arte e na ciência”, destacou a professora de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Sesi-DF Luciana Kaminski. Além dela, na visita e na apresentação, os estudantes foram acompanhados pelos professores de Linguagens e suas Tecnologias Leonardo Martins e Nara Neri.

    Para a gerente executiva de Educação do Sesi-DF, Valéria Silva, a visita dos alunos ao Sesi Lab e a apresentação, no espaço, de um conteúdo produzido no ambiente escolar converge com a metodologia Steam, que aborda conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática.

    “Ações desse tipo são úteis para estimular a criatividade e a inovação deles, além de complementar o aprendizado do aluno quando a gente fala de temas específicos seguindo a Base Nacional Comum Curricular. Hoje, como trabalhamos por áreas do conhecimento, a possibilidade de eles estarem mais próximos deste ambiente inovativo permite que eles consigam assimilar melhor as temáticas abordadas”, explicou.

    08 12 Sesi Lab Victor Hugo Pessoa Sesi DF

    Sesi Lab
    O Sesi Lab é uma iniciativa dos departamentos nacionais do Sesi e do Senai e está localizado no Setor Cultural Sul, no prédio do antigo Touring Club, ao lado da rodoviária do Plano Piloto. O espaço tem instalações interativas e experiências sensoriais e promove a conexão entre ações artísticas, científicas e tecnológicas, em colaboração com a indústria e a sociedade.

    Em dezembro, o local tem entrada gratuita para todos os públicos, mediante emissão de bilhete pela plataforma Sympla. Após esse período, a entrada inteira custará R$ 20, com política de meia-entrada de acordo com a legislação. O funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Sábados, domingos e feriados, das 10 às 19 horas. Na primeira quinta-feira de cada mês, o horário é estendido (das 9 às 21 horas) e a entrada é gratuita para todos os públicos.

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
     
    Veja aqui a galeria de fotos:
    Sesi Lab
  • Brasília Vôlei estreia na Superliga 2022/2023

    Brasília Vôlei estreia na Superliga 2022/2023

    24 10 2022 Brasilia Volei Superliga foto Bruno FrauzinoRepresentantes do Distrito Federal na Superliga, os times masculino e feminino do Brasília Vôlei voltam às quadras para a edição 2022/2023 dos jogos. O Sesi Taguatinga permanece como a casa dos times nesta temporada — o ginásio da unidade é local de treinos e de partidas.

    O Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) é um dos apoiadores das equipes e também coloca à disposição dos times vestiários e salas de apoio, de musculação e para fisioterapia.

    Na noite de segunda-feira, 24 de outubro, em casa, o grupo masculino entrou em quadra contra o Itambé Minas. O time de fora venceu por 3 sets a 0. A equipe feminina também fará a primeira participação na temporada em Taguatinga. Será no dia 31, às 21h30, contra o Dentil/Praia Clube.

    Os ingressos para as partidas no Sesi Taguatinga podem ser comprados pelo site Ticket Fácil e custam R$ 40, a inteira, e R$ 20, a meia-entrada (para aqueles que têm direito ao benefício e para torcedores que doarem 1 quilo de alimento não perecível). Para entrar no ginásio, é preciso apresentar o QR code do ingresso em formato impresso ou digital. A tabela completa dos jogos está no site da Superliga.

    A competição, com 12 times masculinos e 12 femininos, é organizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Disputam o título masculino: Sada Cruzeiro (MG), Itambé Minas (MG), Sesi-SP (SP), Vedacit Vôlei Guarulhos (SP), Apan/Eleva (SC), Vôlei Renata (SP), Farma Conde Vôlei-São José (SP), Montes Claros América Vôlei (MG), Brasília Vôlei (DF), Suzano Vôlei (SP), Uberlândia Vôlei/Praia Clube (MG) e Rede Cuca (CE).

    As equipes femininas são: Gerdau Minas (MG), Dentil/Praia Clube (MG), Sesi Vôlei Bauru (SP), Sesc RJ Flamengo (RJ), Osasco São Cristóvão Saúde (SP), Fluminense (RJ), Barueri Volleyball Club (SP), Pinheiros (SP), Brasília Vôlei (DF), Unilife Maringá (PR), Energis 8 São Caetano (SP) e Abel/Moda Vôlei (SC).

    Conheça os jogadores do Brasília Vôlei na temporada 2022/2023 da Superliga:

    Levantadores

    – Time masculino

    • Adrian Eduardo Goide Arredondo
    • João Victor de Barros Aguiar Marins
    • Luan da Fonseca Wagner

    – Time feminino

    • Juliana Santos Carrijo (Ju Carrijo)
    • Vivian Lima Jorge (Vivi)

    Ponteiros

    – Time masculino

    • Jerson Aparecido da Costa Junior
    • Luan Mota da Silva
    • Rafael de Bairros
    • Rey Isaac
    • Robson Rodrigues Wan Der Mass

    – Time feminino

    • Ana Clara Machado Medina
    • Bruna Gonzaga de Carvalho
    • Samaret Carraballo
    • Sonaly Monteiro Cidrao

    Centrais

    – Time masculino

    • David Figueiredo dos Santos
    • Diego Augusto Dutra Silva
    • Geovane Kuhnen
    • Marcos Paulo Soares Cerqueira (Marcão)

    – Time feminino

    • Camila Barbosa Monteiro (Camila Paracatu)
    • Katryne Lorane dos Santos Rodrigues
    • Lanna Gabriella Gomes Machado
    • Lia Vitoria Rodrigues Mariano

    Opostos

    – Time masculino

    • Renato Adornelas da Silva
    • Victor Hugo Miranda de Alcântara (Vitão)

    – Time feminino

    • Amanda Karoline Santana Marques
    • Arianne de Carvalho Tolentino

    Líberos

    – Time masculino

    • Matheus Santos Martins
    • Thiago Gomes da Anunciação

    – Time feminino

    • Andressa Krachefki
    • Vitória Trindade Figueiredo Lage
    Texto: Samira Pádua
    Foto: Bruno Frauzino/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Participe do Sesi Música 2022!

    Participe do Sesi Música 2022!

    Sesi Música 2022 Moacir Evangelista Sesi DF 11.12.2021 Capa 2Estão abertas até as 18 horas de 4 de novembro as inscrições para o Festival Sesi Música 2022 – Vozes da Indústria. Promovido pelo Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), o concurso tem duas categorias: na primeira, os concorrentes interpretam músicas que já foram gravadas por outros artistas; na segunda, apresentam composições inéditas. São aceitas músicas brasileiras, cantadas e de qualquer época ou estilo.

    A edição deste ano é comemorativa dos 50 anos da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra). Podem participar trabalhadores e empresários da indústria e empregados, estagiários e jovens aprendizes da Fibra, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e dos Departamentos Nacional e Regional do DF do Sesi, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), além de seus dependentes diretos. Estudantes do Sesi-DF e do Senai-DF acima de 12 anos e estagiários que têm o IEL-DF como agente integrador também podem concorrer.

    A primeira edição do Sesi Música ocorreu em 2008. O concurso foi realizado também em 2009, 2010, 2011, 2014 e 2021. Veja o resultado da edição do ano passado.

    Em 2022, o primeiro colocado de cada categoria receberá um pacote turístico para João Pessoa (PB), com direito a um acompanhante. Para os que ficarem em segundo lugar, o prêmio será um tablet. Os terceiros colocados levarão um teclado musical cada um. Todos os candidatos classificados para a semifinal receberão certificado de participação.

    Etapas
    O concurso ocorrerá em três etapas. Na fase preliminar, serão selecionados 20 candidatos da categoria de interpretação de músicas já gravadas e dez candidatos com composições inéditas. Na semifinal, serão selecionados dez e cinco candidatos, respectivamente. Na final, serão conhecidos os três primeiros colocados de cada categoria.

    Na modalidade de interpretação, a comissão julgadora avaliará afinação, dicção, interpretação e ritmo. Na modalidade de composição (letra e música), os quesitos são harmonia, interpretação, letra (poesia), ritmo e melodia.

    Na semifinal, os ensaios para todas as categorias ocorrerão em 15 de novembro, no Sesi Saúde Central Park. As apresentações serão em 18 e 19 de novembro, das 19 às 22 horas, em evento aberto ao público. Na fase final, os ensaios estão marcados para 26 de novembro, no Centro Cultural Sesi (Taguatinga Norte), onde também ocorrerá, em evento fechado, a grande final, das 19 às 22 horas.

    Como se inscrever
    Os interessados podem fazer a inscrição no site do Sesi-DF (bit.ly/sesimusica_2022) ou pessoalmente, no Centro Cultural Sesi (QNF 24, Área Especial S/N, Taguatinga Norte) e no Sesi Saúde Central Park (Setor Comercial Norte, Quadra 1, Bloco E), de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8 às 18 horas.

    Os documentos necessários para inscrição estão listados no regulamento do concurso, publicado no site do Sesi-DF, onde também estão disponíveis os termos e as fichas de preenchimento obrigatório.

    Cada candidato pode participar em uma categoria e com apenas uma música, com duração de até quatro minutos. Na categoria de composição inédita, a música poderá ser interpretada pelo próprio candidato compositor ou por um intérprete indicado no ato da inscrição.

    O Sesi-DF colocará à disposição dos participantes estrutura de músicos profissionais com os instrumentos acordeom, baixo, bateria, guitarra, teclado e violão, além de suporte para equipamentos compatíveis aos candidatos que indicarem, na ficha de inscrição, a intenção de utilizá-los. Aqueles que não desejarem o acompanhamento poderão tocar o próprio instrumento.

    Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Sesi-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Moacir Evangelista-Sesi-DF – 11.12.2021
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF