Autor: Samira Pádua

  • Sesi-DF Cultural 2022 tem em setembro o humor de Victor Sarro e outras 13 atrações

    Sesi-DF Cultural 2022 tem em setembro o humor de Victor Sarro e outras 13 atrações

    31 08 Victor Sarro[Errata: O espetáculo de stand-up de Victor Sarro será no dia 16 de setembro, não no dia 20, como informado anteriormente. Atualização em 28/9, às 11h30: Devido ao Decreto nº 43.781, do governo do DF, que suspendeu as aulas nas redes de ensino pública e privada nas instituições de educação superior e de cursos livres, as escolas do Sesi-DF e do Senai-DF estarão fechadas e o show agendado para 30 de setembro, às 19h, foi cancelado.]

    Setembro chega repleto de atrações na agenda do Sesi-DF Cultural, projeto do Serviço Social da Indústria do Distrito federal (Sesi-DF) que está na nona temporada e, em 2022, segue com espetáculos até 23 de novembro. O destaque da programação do mês é o comediante Victor Sarro, que levará para o Sesi Gama, no dia 16, seu stand-up que faz sucesso em todo o Brasil.

    A agenda completa de espetáculos de setembro está no site www.sesidfcultural.org.br, que é atualizado mensalmente, e pode ser acompanhada também nas redes sociais do Sesi-DF no Instagram e no Facebook.

    No total, serão 14 apresentações divididas em três momentos da semana: Quartas Cênicas, Quintas Musicais e Sextas Culturais. Em setembro, as Quartas Cênicas e as Quintas Musicais ocorrerão na Sala Yara Amaral do Centro Cultural Sesi, localizado no Sesi Taguatinga.

    Já as Sextas Culturais ocorrerão nas unidades do Sesi Gama, do Sesi/Senai Sobradinho e do Senai Taguatinga e Sesi Saúde Central Park, localizado no Setor Comercial Norte, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto.

    Para as atrações de quarta e quinta-feira, os ingressos poderão ser retirados na Central de Atendimento do Sesi Taguatinga. Já para os eventos de sexta-feira, a retirada de ingressos será feita na unidade na qual ocorrerá o espetáculo (veja lista após a tabela). Nos três casos, os ingressos serão disponibilizados a partir da sexta-feira da semana anterior ao evento, em dias úteis, presencialmente, das 8 às 17 horas, e, online, no site Ticket Fácil, com a cobrança de taxa de R$ 1,80 por bilhete.

    Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Sesi-DF, pelo telefone (61) 4042-6565.

    Veja a programação de setembro do Sesi-DF Cultural:

    Data e horário

    Local

    Atração

    Classificação

    Quintas Musicais

    1º de setembro, às 20h

    Sesi Taguatinga

    Elení Fagundes & Chico Nogueira — show Conexão Brasília – Gênova

    12 anos

    Sextas Culturais

    2 de setembro, às 19h

    Sesi Saúde Central Park

    Cia de Comédia Setebelos — espetáculo Missão Improviso

    12 anos

    Quartas Cênicas

    7 de setembro, às 20h

    Sesi Taguatinga

    Cia de Comédia G7 — espetáculo O Melhor do Brasil é o Brasileiro

    14 anos

    Quintas Musicais

    8 de setembro, às 20h

    Sesi Taguatinga

    Keijin do Acordeon e Forró Cerrado — show Keijin – 40 Anos de Histórias

    Livre

    Sextas Culturais

    9 de setembro, às 19h

    Senai Taguatinga

    Mandioca Frita — espetáculo Viva a Vida de um Palhaço

    Livre

    Quartas Cênicas

    14 de setembro, às 20h

    Sesi Taguatinga

    Companhia de Teatro Negro Cabeça Feita — espetáculo Esperando Zumbi

    Livre

    Quintas Musicais

    15 de setembro, às 20h

    Sesi Taguatinga

    Banda Encontro Racional — show Tributo a Tim Maia

    Livre

    Sextas Culturais

    16 de setembro, às 20h

    Sesi Gama

    Victor Sarro — espetáculo de stand-up

    14 anos

    Quartas Cênicas

    21 de setembro, às 20h

    Sesi Taguatinga

    Helen Cris e Morillo Carvalho — espetáculo Dicionário das Coisas que Nunca Existiram, com direção de Alexandre Ribondi

    12 anos

    Quintas Musicais

    22 de setembro, às 20h

    Sesi Taguatinga

    Resí Duo — show Rock’n Roll School with Resí Duo

    Livre

    Sextas Culturais

    23 de setembro, às 12h30

    Sesi Saúde Central Park

    Nilson Lima e Salomão de Pádua — show Tributo a Cazuza e Renato Russo

    Livre

    Quartas Cênicas

    28 de setembro, às 20h

    Sesi Taguatinga

    Studio de Dança Under7 — espetáculo Mostra Under7

    Livre

    Quintas Musicais

    29 de setembro, às 20h

    Sesi Taguatinga

    Coral Brasília — concerto Viajantes, com a regência do maestro Deyvison Miranda

    Livre

    Sextas Culturais

    30 de setembro, às 19h

    Sesi/Senai Sobradinho

    Musical Vozes da Indústria — show Vozes da Indústria

    Livre

     

    Veja os endereços das unidades do Sesi-DF e do Senai-DF:

    Sesi Taguatinga: QNF 24, Área Especial s/n

    Sesi Saúde Central Park: Setor Comercial Norte, Quadra 1, Bloco E

    Senai Taguatinga: Área Especial nº 2, Setor C Norte

    Sesi Gama: Área Especial 1/8, Setor Central

    Sesi/Senai Sobradinho: Área Especial 3, Lotes A/F, Quadra 13

    Texto: Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Sesi-DF leva palestra sobre ESG a empregados da Caesb

    Sesi-DF leva palestra sobre ESG a empregados da Caesb

    Workshop SST FotoMoacirEvangelista26082022O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) promoveu nesta sexta-feira, 26 de agosto, o segundo workshop Segurança, Meio Ambiente e Saúde na Indústria. Desta vez, o público foram técnicos da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb).

    No encontro, que ocorreu em auditório da companhia em Águas Claras, foi debatida a importância de analisar fatores ambientais, sociais e de governança nas empresas, que se apresentam como ESG — termo em inglês para environmental, social e governance. A expressão surgiu em 2004 em uma publicação do Pacto Global da Organização das Nações Unidas em parceria com o Banco Mundial.

    A palestra foi ministrada pela engenheira química e especialista em Desenvolvimento Industrial no Departamento Nacional do Sesi Migliane Réus de Mello. De acordo com ela, a ideia ESG é integrar estratégias que permitam negócios mais duradouros e sustentáveis.

    “Empresas não trabalham sem gerar lucro; precisam ter rendimento, pagar fornecedores e cumprir com suas obrigações. O que temos que fazer é com que o negócio se sustente nos pilares de sustentabilidade. Por isso, o olhar para o ambiental e para o social é tão importante”, destacou Migliane, que detalhou o tema a empregados da companhia e tirou dúvidas.

    Para o diretor de Regulação e Meio Ambiente da Caesb, Haroldo Toti, palestras desse tipo contribuem para a atuação da empresa: “Nós precisamos entregar água de boa qualidade para a população do DF e cuidar do saneamento, o que a gente vem fazendo com orgulho. O Sesi nos auxilia exatamente nesse nosso caminhar”.

    Dos assuntos abordados no workshop estavam os princípios ESG: minimizar impactos negativos, potencializar impactos positivos e equacionar prejuízos já provocados. Migliane também apresentou estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre o tema, publicado em junho deste ano.

    A consulta elencou, entre outros dados, cinco critérios mais relevantes para as organizações em cada um dos três pilares ESG. No pilar meio ambiente, gestão de resíduos está no topo, com 88,3%; no social, saúde e segurança lidera com 90,4% e, em governança, código de conduta ética aparece com 85,1%. Cem empresas foram entrevistadas para a amostra, incluindo grandes, médias, pequenas e micro.

    Coordenadora de Segurança e Saúde no Trabalho do Sesi-DF, Maria Claudia Pereira explica que, nos três pilares ESG, o Sesi está mais relacionado ao social. “O debate sobre ESG fortalece não só o que nós já praticamos hoje, que é a parte social, com ações de segurança, qualidade de vida e promoção à saúde, também entregas relacionadas ao meio ambiente do trabalho. Nosso foco é ter ambientes seguros e pessoas saudáveis.”

    O Sesi-DF atende a Caesb com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Empresas interessadas em produtos e em serviços como esse podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão do Sesi-DF, pelo telefone (61) 4042-6565 ou pelo e-mail relacaocomaindustria@sistemafibra.org.br.  

    Workshop SST FotoMoacirEvangelista26082022Bate-papo com Migliane Réus de Mello, engenheira química e especialista em Desenvolvimento Industrial no Departamento Nacional do Sesi

    Por que ESG está tão relacionado a uma nova era de negócios?

    Essa nova era é como a empresa posiciona o próprio negócio. A sustentabilidade saiu só da área financeira e foi para a sustentabilidade ambiental e social. Muitas empresas precisam reorganizar seus negócios para serem sustentáveis a longo prazo. O mundo está mudando em vários aspectos e um negócio, para sobreviver nesta nova era, tem que começar a pensar de forma sustentável.

    Por que é importante que funcionários e fornecedores estejam alinhados com esses ideais?

    ESG é a estratégia do futuro. A gente olha para frente e diz: “Onde é que eu quero chegar? Para chegar lá, o que eu tenho que fazer agora? Como minimizo os impactos do passado?”. A gente diz que é uma economia de stakeholders, porque ESG olha para como que a empresa alcança valor e como todos os envolvidos também agregam valor ou percebem valor naquele negócio. Então, a percepção de negócio tem que ser boa para a empresa e para todas as partes interessadas.

    Como o Sesi pode ajudar as empresas a entrar no contexto ESG?

    O Sesi é o Serviço Social da Indústria. Então, atua fortemente no pilar social. Temos praticamente toda forma de suporte para a empresa nesse pilar, tanto com algumas soluções já prontas para que a empresa possa utilizar, como novas soluções diante das necessidades dos negócios. Essa é uma preocupação da CNI e, por isso, se desdobra nas estratégias das casas do Sistema Indústria.

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Moacir Evangelista/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
     
    Veja aqui a galeria de imagens:
     

    Sesi-DF leva palestra sobre ESG a empregados da Caesb

  • Sesi e Senai-DF levam serviços para o Sol Nascente na Caravana pra Elas

    Sesi e Senai-DF levam serviços para o Sol Nascente na Caravana pra Elas

    Ações de saúde, cultura e preparação para o mercado de trabalho. Este sábado, 20 de agosto, foi repleto de atividades na Escola Classe Juscelino Kubitschek, no Sol Nascente, que recebeu a Caravana pra Elas. A iniciativa faz parte do programa Brasil pra Elas, do governo federal, que conta com apoio de órgãos da administração pública local e de instituições do Sistema S, com o objetivo de promover a qualificação, a inclusão produtiva e o empreendedorismo feminino.

    O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) foram parceiros da iniciativa com a oferta de serviços ao público do evento durante todo o dia.

    “Ações como essa têm a importância de validar cada vez mais uma transformação cultural de fortalecimento das mulheres, para que elas possam de fato buscar por uma qualificação para ter melhores oportunidades de acesso e de permanência no mercado de trabalho ou na geração de renda e emprego”, destaca a gerente executiva de Educação do Sesi e do Senai-DF, Valéria Silva.

    20 8 2022 Caravana pra Elas Foto Victor Hugo Pessoa CAPA 20 8 2022 Caravana pra Elas Foto Victor Hugo Pessoa CAPA 10 20 8 2022 Caravana pra Elas Foto Victor Hugo Pessoa CAPA 6 20 8 2022 Caravana pra Elas Foto Victor Hugo Pessoa CAPA 4

     
    O Sesi-DF levou para a caravana orientação sobre alimentação saudável e oficinas de forró para iniciantes e de saúde da mulher, com conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer do colo do útero. Alunas do Novo Ensino Médio da instituição também participaram com apresentações musicais durante a cerimônia de abertura.

    Já o Senai-DF ofertou oficinas sobre técnicas de pintura de parede com textura, sobre elaboração de currículo e com foco na inovação, na criatividade e na sustentabilidade para a abertura do próprio negócio, além de orientações sobre marketing pessoal para ingresso no mercado de trabalho, consumo consciente de energia e utilização de energias renováveis. O público também pôde fazer inscrições em cursos gratuitos de qualificação profissional.

    Leide Maria dos Santos, de 36 anos, é professora de educação infantil e moradora da região. Pela manhã, ela participou de orientação sobre alimentação saudável na unidade móvel do Sesi-DF. “O cuidado com a saúde vem em primeiro lugar. A alimentação saudável dá o caminho para ter a saúde equilibrada”, disse.

    O tema da oficina foi o reaproveitamento integral dos alimentos, com explicação sobre o preparo de bolo com casca de banana e de suco de abacaxi com casca e com hortelã. Ao término, os participantes puderam degustar as receitas. “Não conhecia esse bolo, é uma delícia e ainda dá para aproveitar mais ainda os nutrientes”, completou Leide, que pôde levar a receita para casa.20 8 2022 Caravana pra Elas Foto Victor Hugo Pessoa CAPA 8

    Na oficina de currículos do Senai-DF, o foco era orientar para o preenchimento das informações, impressão do documento e dicas de plataformas de emprego para cadastro dos dados. Desempregada, Antônia Bispo (foto), de 36 anos, tirou dúvidas e saiu da oficina confiante.

    “Foi uma oportunidade excelente, porque eu já tentei fazer o currículo em casa e já fui até em lan house, mas não me agradou. Desde então, eu ficava procurando um jeito adequado para fazer. Chegando aqui, encontrei essa oportunidade, fui auxiliada e as dicas que eu recebi foram muito proveitosas. Eu creio que isso vai abrir as portas para uma oportunidade de emprego”, contou Antônia, com o currículo em mãos.

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sesi-Senai-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF e do Senai-DF
     

    Veja aqui a galeria de fotos:

    Caravana pra Elas

  • Centro de Excelência em Esporte está com inscrições abertas

    Centro de Excelência em Esporte está com inscrições abertas

    30 04 2022 Festival do Centro de Excelência em Esporte Foto Bruno Frauzino CapaForam abertas nesta quarta-feira, 17 de agosto, as inscrições para o Centro de Excelência em Esporte do governo do Distrito Federal, que funciona na unidade de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF).

    São 1.067 vagas para as modalidades de futebol, futevôlei, futsal, natação e voleibol. As oportunidades são para crianças e adolescentes, com idades de nove a 15 anos e as atividades terão início em 12 de setembro.

    O cronograma de inscrições é dividido em três etapas, mas alunos matriculados na rede pública de ensino têm prioridade de acesso ao programa em qualquer um dos momentos. Até 21 de agosto, o cadastro é somente para estudantes de escolas públicas do DF. Caso as vagas não sejam preenchidas, no dia 22 de agosto serão abertas também para alunos bolsistas de escolas particulares. Se ainda restarem vagas, o cadastro será aberto de 29 de agosto a 4 de setembro também para estudantes de escolas particulares.

    As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Caso haja número maior de interessados em relação à quantidade de vagas, o Sesi-DF ordenará os excedentes em cadastro reserva de até 25% das vagas ofertadas no projeto. Alunos que já participavam do programa tiveram prioridade e puderam renovar a matrícula de 8 a 12 de agosto.

    Inscrições
    Para se inscrever, o responsável precisa acessar o site do Sesi-DF, escolher a modalidade desejada e preencher o formulário correspondente. É preciso anexar imagem do RG e do CPF do responsável legal e do RG ou da certidão de nascimento da criança ou do adolescente. O candidato identificado como pessoa com deficiência deverá informar essa condição e especificá-la no ato da inscrição.

    Aqueles que obedecerem aos critérios de pré-requisitos de inscrição serão convocados por e-mail para realizar a matrícula presencialmente, com entrega de documentação, em até cinco dias úteis. O não comparecimento acarretará a perda da vaga.

    A efetivação da matrícula ocorrerá na Central de Atendimento do Sesi Taguatinga, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Nesse momento, será preciso assinar um termo que informa que o aluno está apto para a prática de atividades físicas e apresentar originais e cópias dos seguintes documentos:

    • RG (em caso de menor de idade, é necessário apresentar também o RG do responsável legal)
    • 1 Foto 3×4
    • CPF
    • Comprovante de residência
    • Comprovante de frequência escolar que confirme a regularidade de matrícula e a frequência escolar do aluno
    • Laudo médico e atestado médico para os candidatos identificados como pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida

    Cada interessado poderá se matricular para apenas uma vaga da modalidade escolhida.

    Chamamento público
    O projeto é realizado por meio de um convênio entre a Secretaria de Esporte e Lazer do DF e o Sesi-DF firmado em julho de 2021, após a instituição ter sido selecionada em chamamento público. Em 3 de agosto de 2022, o convênio foi renovado por mais um ano.

    Entre os objetivos da iniciativa estão fortalecer o esporte, despertar e motivar o interesse de novos alunos para a prática esportiva e contribuir para a melhoria do desempenho escolar.

    Por meio do convênio, são ofertados 1,5 mil vagas para crianças e adolescentes, com idades de nove a 15 anos — preferencialmente, estudantes da rede pública de ensino do DF —, nas modalidades de futebol, futevôlei, futsal, natação e voleibol. Cinco por cento das vagas são destinadas a pessoas com deficiência e as aulas ocorrem no Sesi Taguatinga.

    Clique aqui para ler o edital de abertura das vagas.

    Texto: Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
    Foto: Bruno Frauzino 30-04-2022
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Estão abertas as inscrições para a Corrida Sesi + Saúde

    Estão abertas as inscrições para a Corrida Sesi + Saúde

    arte corrida sesi[Atualização em 3/8, às 17h: as inscrições para o 1º lote  foram esgotadas e em 23/9, com nova descrição do trajeto.]

    Mil atletas vão movimentar as ruas de Taguatinga no dia 25 de setembro, na Corrida Sesi + Saúde. A prova marcará a retomada da realização de corridas de rua pelo Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e faz parte das comemorações do aniversário de 50 anos da Federação das Indústrias do DF (Fibra), fundada em 29 de dezembro de 1972.

    A corrida terá largada às 7 horas e será realizada com percursos de cinco e de dez quilômetros, nas categorias feminina e masculina — divididas em geral, para pessoas com deficiência e para pessoas com idade acima de 60 anos. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão troféu e medalha pela participação. Todos os atletas que participarem da prova também receberão medalhas.

    “A Corrida Sesi + Saúde não será apenas uma prova de rua, mas sim parte de um dos focos de atuação do Sesi, que é a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores da indústria e da comunidade”, afirma o superintendente do Sesi-DF, Marco Secco, que também fala sobre a história do Sesi-DF no atletismo. “O Sesi-DF realizou por anos a tradicional Corrida do Trabalhador e agora retorna ao calendário das provas de rua. Para 2023, há a previsão da realização do Circuito Sesi + Saúde, em parceria com empresas industriais e com etapas em várias regiões administrativas”, detalha.

    Trajeto
    A largada da prova será em frente ao Sesi Taguatinga e a chegada dos atletas será na pista de atletismo localizada na unidade.

    Os corredores darão a volta pelas ruas e avenidas em torno do Parque Ecológico do Cortado. Após a largada, sairão do Sesi Taguatinga pela direita, virando à direita pela pista de acesso à QNJ de Taguatinga. Vão seguir novamente à direita, passando pela pista entre as QNJs e o Parque Ecológico do Cortado, quando acessarão à direita o Setor de Indústrias de Taguatinga, entrando novamente à direita na região da QI 12. Depois, vão acessar à esquerda para chegarem à via principal do Setor de Indústrias, completando cinco quilômetros. Atletas da prova de 10 quilômetros farão o mesmo trajeto duas vezes.

     Trajeto corrida 5kmcorrida_mapa10km.jpg

    Como se inscrever
    Para fazer a inscrição, é preciso acessar o site Central da Corrida. As inscrições são gratuitas, com a doação de um quilo de alimento não perecível, que deverá ser entregue pelos atletas nos dias 23 e 24 de setembro, no Sesi Taguatinga, durante a retirada dos kits de competição. Os atletas precisam ter no mínimo 16 anos de idade para participar da prova de cinco quilômetros e 18 anos de idade para correr a de dez quilômetros.

    Até 14 de agosto, as inscrições são exclusivas para trabalhadores da indústria. De 15 de agosto a 16 de setembro, as vagas remanescentes serão abertas para a comunidade.

    Cada inscrição dará direito a camiseta, bolsa e número de peito, além do chip para cronometragem do tempo de prova. No trajeto da prova haverá postos com fornecimento de água para garantir a hidratação dos corredores.

    Serviço

    Corrida Sesi + Saúde

    Largada às 7 horas de 25 de setembro de 2022

    Inscrições

    1º lote, exclusivo para trabalhadores da indústria: até 14 de agosto – ESGOTADAS

    2º lote, com vagas remanescentes para a comunidade em geral: de 15 de agosto a 16 de setembro

    Clique aqui para se inscrever

    Retirada de kits

    23 e 24 de setembro, das 8 às 18 horas, no Sesi Taguatinga

    O atleta deve entregar a doação de alimento no momento da retirada

    Endereço

    Sesi Taguatinga
    QNF 24 Área Especial — Taguatinga Norte

    Texto: Nilson Carvalho
    Arte: Duda Miranda
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Semana pedagógica do Sesi-DF aborda autoconhecimento em palestras

    Semana pedagógica do Sesi-DF aborda autoconhecimento em palestras

    18 7 2022 Abertura da semana pedagógica Sesi Taguatinga Foto Victor Hugo Pessoa CapaCom o tema Cuidando de Quem Cuida, as equipes pedagógicas das três escolas da Rede Sesi-DF de Educação reuniram-se na segunda-feira, 18 de julho, para as atividades de início do segundo semestre letivo de 2022. O encontro ocorreu na Sala Yara Amaral do Centro Cultural Sesi, na escola de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF).

    Durante todo o dia, os profissionais participaram de duas palestras. Pela manhã, a Promovendo o Autoconhecimento dos Educadores e, à tarde, Práticas Para Apoiar nos Relacionamentos em Sala de Aula.

    “Esse é um momento de desejar as boas-vindas e de trabalhar com aqueles que estão diretamente ligados aos alunos, para que eles possam se desenvolver enquanto pessoas e enquanto profissionais e saber contribuir da melhor forma nas práticas pedagógicas junto aos estudantes”, destaca a gerente executiva de Educação do Sesi-DF, Valéria Silva.

    Os encontros de segunda-feira foram conduzidos por consultores que trataram de tópicos da psicologia aplicada ao processo educacional. O documento Reimaginar Nossos Futuros Juntos: Um Novo Contrato Social para a Educação, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), foi base para parte das oficinas.

    Em uma das atividades propostas, a equipe foi dividida em duplas para um exercício de escuta em seis etapas, que envolviam os atos de falar, ouvir e silenciar para refletir sobre a fala do outro.

    “Os alunos vêm com muitas emoções e sentimentos e muitas vezes não dão conta de nomear e expressar o que estão sentindo”, explica a consultora Vanildes Santos, que é especialista em Adolescência e Juventude pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). “É importante ajudar os educandos a se compreenderem e a compreenderem seus sentimentos, e que eles tenham alguém que os escute sem pré-julgamentos. Só conseguimos fazer isso se dermos conta de fazer isso com nós mesmos. Então, por isso, a gente está trabalhando com os professores para que, a partir disso, eles possam trabalhar com os estudantes”, completa.

    18 7 2022 Abertura da semana pedagógica Sesi Taguatinga Foto Victor Hugo Pessoa pO pedagogo e especialista em Direitos Humanos pela Universidade Católica de Brasília José Ivaldo Lucena acompanhou Vanildes na formação dessa segunda. Para ele, o diálogo contribui para que alunos e educadores se percebam como parceiros de caminhada. “Neste processo de ensino e de aprendizagem que ocorre ao longo da vida, o ponto inicial é na escola básica”, avalia.

    Um dos participantes foi a professora de Educação Física do Sesi Gama Amanda Araújo. Há oito anos na instituição, ela percebe que encontros como esse pós-recesso são fundamentais para reconectar as equipes.

    “Aproveitamos o momento para trocar experiências. Embora muitas vezes a gente consiga fazer isso na sala dos professores, este momento com profissionais das outras escolas que não têm as mesmas turmas que as nossas nos trazem luz sobre como a gente pode trabalhar determinadas situações com uma turma ou com um aluno”, analisa.

    Nesta terça-feira, 19 de julho, as atividades ocorrem em cada unidade — Gama, Sobradinho e Taguatinga —, com ações de planejamento escolar. O retorno dos alunos às salas de aula será na quarta, 20 de julho.

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
     
    Veja aqui a galeria de imagens:

    Semana pedagógica do Sesi-DF aborda autoconhecimento em palestras

  • Sinfônica do Teatro Nacional leva clássicos ao Sesi Taguatinga

    Sinfônica do Teatro Nacional leva clássicos ao Sesi Taguatinga

    orquestra teatro nacional moacir evangelista sesi 12 07De Felix Mendelssohn a Raul Seixas, com passagem pelo espaço com o tema de Guerra nas Estrelas, de autoria de John Williams. Este foi o repertório apresentado pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro na noite de 12 de julho, na sala Yara Amaral do Centro Cultural Sesi, localizada na unidade de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF).

    O concerto, gratuito, integra a programação do projeto Clássicos nas Cidades. “Todas as manifestações musicais têm seus clássicos. No projeto, a gente inclui uma música do repertório clássico universal e depois nós apresentamos clássicos de diversas variedades, como Eduardo e Mônica, um clássico do rock brasiliense, e Aquarela do Brasil, que é um samba clássico”, explica o maestro titular da orquestra, Claudio Cohen.

    Rosilene Rosa, de 49 anos, é professora da rede pública e foi um dos espectadores. Ela levou a filha para assistir ao espetáculo, acompanhada dos padrinhos da jovem. “A cultura em forma de música contribui para a plasticidade mental da criança, além de expandir a vida, o coração e a alma. Música é vida!”, disse, após a apresentação.

    Filha de Rosilene, Helena Rosa, de 10 anos, estuda clarinete na Escola de Música de Brasília e contou ter sentado na segunda fileira do teatro para acompanhar a apresentação. “Eu achei bonito e gostei. Muito legal”, diz, ao explicar que seus instrumentos preferidos são, além do clarinete, a harpa e o violoncelo. Quatrocentas e vinte e cinco pessoas assistiram ao concerto, que teve cerca de 1h20 de duração.

    Sesi-DF Cultural 2022

    O show da orquestra também foi uma apresentação especial para o projeto Sesi-DF Cultural 2022, que promove gratuitamente espetáculos de teatro, dança e música de artistas locais e nacionais. Nesta temporada, são 85 atividades gratuitas até novembro, divididas em três momentos: Quartas Cênicas, Quintas Musicais e Sextas Culturais. “Nossa ideia com o projeto é gerar conhecimento e estimular a diversidade com as mais variadas formas de promover cultura”, destaca o superintendente do Sesi-DF, Marco Secco.

    A agenda dos espetáculos está no site www.sesidfcultural.org.br, que é atualizado mensalmente, e pode ser acompanhada nas redes sociais do Sesi-DF no Instagram no Facebook.

    Aulas de música no Sesi-DF

    O Sesi-DF oferece formação cultural para alunos das escolas da rede no Gama e em Taguatinga e para a comunidade em geral. No Sesi Gama, há turmas de musicalização/prática de banda, teclado e violão. Já no Sesi Taguatinga, canto coral, formação de orquestra, teclado e violão. Para se inscrever, o interessado precisar ter no mínimo 9 anos de idade e os cursos são nos níveis iniciante, intermediário e avançado.

    As aulas podem ocorrer duas ou três por semana, cada uma delas com duração de 50 minutos. No caso da formação de orquestra, são três aulas consecutivas em um só dia da semana.

    Os valores das mensalidades variam de acordo com a formação cultural desejada. Há desconto para trabalhadores da indústria e dependentes, para funcionários de empresas conveniadas ao Sesi-DF e para empregados das instituições da indústria no DF (Fibra, Sesi-DF, Senai-DF e IEL-DF).

    Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Sesi-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Moacir Evangelista/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
    Veja aqui a galeria de imagens:

    Clássicos nas Cidades-Concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional

  • Vira Vida realiza aula inaugural da 14ª turma

    Vira Vida realiza aula inaugural da 14ª turma

    23 6 2022 Aula inaugural Vira Vida 14 Foto Victor Hugo Pessoa Capa 2A unidade São João XXIII do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), que fica no Gama, recebeu em 23 de junho representantes do governo local e do setor produtivo para a cerimônia que oficializou o início da 14ª turma do Vira Vida. O programa atende adolescentes e jovens de 15 a 21 anos em situação de extrema vulnerabilidade social.

    As atividades da nova turma começaram em 18 de maio. O primeiro mês foi de socialização e acolhimento. Durante o período, foram abordadas quatro dimensões com os alunos: biológica, que trata da apresentação pessoal e da qualidade de vida; social, referente ao bem-estar e a convivência em comunidade; psiquê, que corresponde a relação entre corpo, alma e mente; e a espiritual.

    “O trabalho de desenvolvimento humano aborda questões de identidade, autoestima, autoconfiança, autoconceito, projeto de vida e resiliência, até chegar na plenitude humana. Aliado a isso, temos parceiros que levam aos jovens qualificação profissional e conhecimento em diversas áreas, como a das artes e da cidadania”, explica a assessora de Responsabilidade Social do Sesi-DF e coordenadora do Vira Vida no DF, Cida Lima.

    O programa tem duração de um ano, período em que o grupo terá à disposição aulas de educação básica e profissional.

    O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) oferecerá formações para Assistente Administrativo, Excel Intermediário, Operador de Computador e Preparação para Inserção no Trabalho. Já o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do DF (Senac-DF) ministrará capacitações de Assistente Administrativo, Elaboração de Documentos Organizacionais, Qualidade no Atendimento, Recepcionista e Recrutamento e Seleção de Pessoas. As instituições são parceiras do Vira Vida.

    Dos cem participantes, 50 completarão o Ensino Fundamental com o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) ofertado pelo Sesi-DF. Os outros 50 já cursam ou finalizaram a educação básica. “O Vira Vida é um programa incrível, que vai me dar muitas oportunidades. Aqui é transformação e agradeço à equipe por não me deixar desistir”, disse um dos jovens da nova turma, de 18 anos, ao contar a própria história durante o evento.

    Além do atendimento educacional, os alunos têm acompanhamento psicossocial e promoção de direitos de saúde, cultura, esporte e lazer. Por último, os jovens serão inseridos no mercado de trabalho. “Já são centenas de jovens formados pelo Vira Vida, que nos orgulham, e que, como vocês, estão resgatando cidadania e fazendo um País melhor”, destacou o diretor financeiro da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Walid Sariedine, que representou o presidente da Federação e diretor regional do Sesi-DF, Jamal Jorge Bittar.

    Para a execução da 14ª turma, há um termo de convênio entre a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF e o Sesi-DF, que destina de R$ 3,8 milhões por meio de emenda do deputado distrital e vice-presidente da Câmara Legislativa, Rodrigo Delmasso (Republicanos), presente na aula inaugural.

    Também na cerimônia, a coordenadora de Proteção e Prevenção às Ameaças e Violações de Direitos de Crianças e Adolescentes da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF, Nayara Lopes, destacou aos novos alunos a importância da iniciativa e desejou-lhes sucesso durante a trajetória. “Todos aqui têm uma dor, mas chegou o momento de se despedir dela para poder voar. Vocês têm de ser fortes, estudar, ter perseverança e não desistir. Vão existir momentos difíceis, mas vocês não são o que fizeram com vocês, mas sim o que vocês fazem com o que fizeram com vocês”, disse.

    Histórico

    O Vira Vida foi criado pelo Conselho Nacional do Sesi em 2008 para atender jovens em situação de vulnerabilidade social. Em Brasília, o Sesi-DF executa o programa desde 2009 e já formou 13 turmas. Os alunos são acompanhados por equipes multidisciplinares em várias áreas: educacional, psicológica, pedagógica, de assistência social e administrativa. O Sesi São João XXIII, no Gama, é exclusivamente dedicado às atividades do programa.

    A iniciativa tem o apoio de outras instituições do Sistema S – Senai, Senac, Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Também são exemplos de parceiros da iniciativa o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e a Defensoria Pública do DF.

    Texto: Dayane dos Santos e Samira Pádua
    Foto: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Rede Sesi-DF de Educação promove Jogos Escolares Esportivos

    Rede Sesi-DF de Educação promove Jogos Escolares Esportivos

    Abertura dos jogos escolares do Sesi Taguatinga FotoMoacirEvangelista28062022 2De 29 de junho a 1º de julho, as três escolas do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) promoverão os Jogos Escolares Esportivos. A ação busca incentivar a prática esportiva e promover o desenvolvimento e o espírito de equipe entre os alunos. Durante três dias de atividades, os estudantes dos ensinos Fundamental I e II e do Novo Ensino Médio competirão entre si em modalidades como basquete, futsal, natação, queimada e vôlei.

    Na escola de Taguatinga, a abertura ocorreu na manhã desta terça-feira, 28 de junho. Durante a cerimônia, houve apresentação de ginástica rítmica e acendimento de uma pira em alusão ao início dos jogos.

    Na escola, a competição tem como tema Copa do Mundo e cada turma representará um país. Quem também está empolgado é o aluno do 5º ano do Ensino Fundamental Eduardo Martins da Luz, de 10 anos. “A gente se diverte muito nos jogos, eu estou muito animado. Vou jogar basquete, queimada e futsal”, diz. Ele foi um dos que entraram com a bandeira da instituição durante a execução do Hino Nacional.

    Abertura dos jogos escolares do Sesi Taguatinga FotoMoacirEvangelista28062022 3Em Taguatinga, os estudantes disputarão em dez modalidades. Os jogos do Ensino Fundamental ocorrerão no turno matutino e os do Novo Ensino Médio, no vespertino.

    No Sesi Gama, também com o tema Copa do Mundo, os estudantes competirão em seis modalidades e participarão ainda de uma gincana para arrecadação de alimentos a serem doados a instituições de caridade da região. A abertura dos jogos será nesta quarta-feira, 29 de junho, pela manhã e à tarde. Os jogos da manhã serão para alunos do Ensino Fundamental II e os da tarde, para os do Novo Ensino Médio.

    Em Sobradinho, a abertura também será na quarta, nos turnos matutino e vespertino. Durante os jogos, além de modalidades esportivas, haverá as seguintes disputas: Complete a Música, Cubo Mágico, Prova dos Sentidos, Qual é o Peso e Soletrando.

    Nas três escolas, haverá entrega de medalhas e troféus aos estudantes.

    Jogos Escolares Esportivos — modalidades

    Gama

    Sobradinho

    Taguatinga

    Basquete

    Futebol

    Futsal

    Natação

    Queimada

    Vôlei

    Futsal

    Queimada

    Vôlei

    Atletismo

    Basquete

    Cabo de guerra

    Futsal

    Handebol

    Natação

    Queimada

    Salto em distância

    Vôlei

    Xadrez

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Moacir Evangelista/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
     
    Veja aqui a galeria de imagens:
    Abertura dos Jogos Escolares Esportivos-Sesi Taguatinga
  • Festival Sesi de Robótica contabiliza mais de 13,2 mil visitantes em três dias

    Festival Sesi de Robótica contabiliza mais de 13,2 mil visitantes em três dias

    Festival Sesi de Robótica Encerramento FotoMoacirEvangelista29052022Terminou neste domingo, 29 de maio, o 4º Festival Sesi de Robótica, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo. O evento, que teve início na sexta-feira, 27 de maio, reuniu mais de 13,2 mil visitantes, que em uma área de 22,8 mil metros quadrados puderam conhecer projetos e iniciativas ligados à tecnologia e à inovação.

    “O Sesi não poupa limites para dar o máximo de uma educação transformadora e, mais do que isso, criar um movimento nacional pela robótica. O que vocês estão construindo é a educação do século 21, que resolve problemas do mundo real e é baseada na linguagem computacional e na capacidade de trabalhar em equipe com diversão”, destacou o diretor-superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi), Rafael Lucchesi, aos estudantes durante a cerimônia de premiação e encerramento. “Premiamos alguns dos melhores competidores porque esse é o sentido da competição. Mas todos que estiveram neste festival são pessoas sensacionais que já foram tocadas pelo letramento digital e por toda a transformação que a robótica e a educação vão propiciar à vida de cada um”, completou.

    Ao todo, mais de mais de 1,2 mil estudantes de todo o País competiram em três categorias: First Tech Challenge (FTC), First Lego League (FLL) e F1 in Schools.

    O Sesi-DF participou do torneio com 21 alunos, em duas categorias. Na FLL, competiram as equipes Albatroid, do Sesi Taguatinga, e Bisc8 e Bono, do Sesi Sobradinho. As equipes desenvolveram e programaram robôs autônomos para executar missões em uma arena com o tema da temporada, além de pensarem uma solução inovadora para um problema do mundo real dentro da temática. A temporada 2021/2022 da competição teve como tema Cargo Connect, com foco no desenvolvimento de projetos ligados ao transporte e à logística.

    Festival Sesi de Robótica Encerramento FotoMoacirEvangelista29052022 Durante o festival, eles se revezavam entre apresentações restritas aos avaliadores, explicações sobre os projetos nos estandes montados ao longo do pavilhão e batalhas de robôs com equipes de outras unidades da Federação. No desafio surpresa do torneio, a Albatroid chegou à semifinal. Na competição, as 100 equipes participantes foram divididas em duplas formadas por 50 alianças, que precisavam alinhar estratégias e jogar juntas na mesa.

    Já na F1 in Schools, o Sesi-DF foi representado pela equipe Hárpia, formada por estudantes do Sesi Gama. Na competição, os alunos criaram e escolheram o nome para a escuderia e projetaram protótipos de carros de Fórmula 1 a partir de blocos de poliuretano.

    Também prepararam um plano de negócios, buscaram apoiadores para desenvolver a ideia e pensaram em marketing e em estratégias para mídias sociais. As atividades incluíram ainda o desenvolvimento de uma ação social. O grupo teve patrocínio do Sicoob Empresarial e o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), do Abrigo Fauna e Flora, da Rolapel Rolamentos, e de Hyppet e Marcos Hartwich.

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Moacir Evangelista/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF

    Veja aqui a galeria de imagens. 

     

    Festival Sesi de Robótica 2022 - Cerimônia de encerramento e premiação.