Autor: Samira Pádua

  • Quatro equipes representarão o Sesi-DF no Festival Sesi de Robótica

    Quatro equipes representarão o Sesi-DF no Festival Sesi de Robótica

    Nesta quinta-feira, 26 de maio, 21 estudantes do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) embarcarão para São Paulo para competir no Festival Sesi de Robótica. As equipes Albatroid, Bisc8 e Bono competem na modalidade First Lego League Challenge (FLL). Já a Hárpia, na F1 in Schools.

    O festival, que ocorrerá no Pavilhão da Bienal, de 27 a 29 de maio, terá visitação gratuita — na sexta (27), das 14 às 18 horas; no sábado (28), das 9 às 18 horas, e, no domingo (29), das 9 horas às 16h30. Nos três dias, o acesso do público será permitido até as 16 horas. A programação completa está disponível no site do Departamento Nacional do Sesi, organizador do evento. Ao todo, 100 equipes concorrerão na FLL e 41, na F1.

    “O mundo do trabalho é bastante acelerado na questão tecnológica. Não é só a indústria que é 4.0, o planeta é 4.0 e traz desafios que vão exigir articulação, criatividade e trabalho em equipe, justamente fatores inerentes à robótica, em que os alunos precisam ter disciplina e resiliência para enfrentar as dificuldades”, destaca o superintendente do Sesi-DF, Marco Secco.

    17 05 2022 Robotica e F1 com Sebrae no Sesi Taguatinga Fotos Victor Hugo Pessoa

    First Lego League Challenge (FLL)
    Na First Lego League Challenge (FLL), as equipes precisam desenvolver e programar um robô autônomo para executar missões em uma arena com o tema da temporada, encontrar e desenvolver uma solução inovadora para um problema do mundo real dentro da temática e estar norteadas por valores fundamentais.

    A temporada 2021/2022 da competição tem como tema Cargo Connect, com foco no desenvolvimento de projetos ligados ao transporte e à logística. Também está alinhada ao nono objetivo de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, que busca construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

    A avaliação é feita em quatro quesitos: projeto de inovação, desafio do robô (cumprimento de missões pelo robô de Lego), design do robô e core values (valores fundamentais e trabalho em equipe).

    Na etapa regional do DF do Torneio Sesi de Robótica, realizada em março deste ano, a equipe Albatroid conquistou o primeiro lugar do principal prêmio do torneio (Champion’s Awards) e foi premiada ainda na categoria Desempenho do Robô. A Bisc8 ficou em segundo lugar na categoria Champion’s Awards e recebeu troféu também na categoria Técnico Destaque. A Bono foi premiada na categoria Design do Robô.

    Além da batalha de robôs feitos com peças de Lego, as equipes levarão para o Festival os projetos de inovação que desenvolveram para esta temporada.

    A equipe Albatroid, da escola Sesi Taguatinga, apresentará como projeto de inovação o protótipo de uma haste estabilizadora de segurança para caminhões basculantes. Na pesquisa, os alunos descobriram que ocorrem acidentes graves com caminhões com caçamba articulada. Por uma falha mecânica, hidráulica, ou por um erro de operação, a estrutura que ergue a caçamba entra em colapso e a peça despenca sobre o caminhão, colocando a vida de trabalhadores em risco e causando prejuízos.

    Já a equipe Bisc8, do Sesi Sobradinho, levará na mala o projeto LogBox: um armário com dimensão de 30 x 40 centímetros para o armazenamento de encomendas. Na ideia desenvolvida, o cliente indica, no momento da compra, o desejo em receber a encomenda na caixa, independentemente de estar ou não em casa quando for feita a entrega. Para destravar o compartimento, o carteiro utiliza um cartão com código exclusivo de abertura única.

    A ideia da Bono busca ajudar na localização de bagagens de pessoas que viajam de avião. A equipe, também do Sesi Sobradinho, desenvolveu um rastreador para malas: o Bono Voyage. A ideia é que os passageiros possam colocar o chip na bagagem despachada e a localização em tempo real possa ser acompanhada pelos viajantes e pelas companhias aéreas.

    F1 in Schools
    O programa F1 in Schools, apoiado pela Fórmula 1, desafia os estudantes a desenvolver habilidades práticas de empreendedorismo e de tecnologia. Alunos de nove a 19 anos, matriculados em escolas do Sesi de todo o País, criam escuderias e projetam protótipos de carros de Fórmula 1 a partir de blocos de poliuretano. No desafio, os carros são colocados em uma pista de 20 metros de extensão e ganham velocidade ao serem impulsionados por um cilindro de dióxido de carbono (CO2).

    Com o auxílio de programas de computador de desenho industrial, como o Fusion 360, a escuderia Hárpia, formada por alunos do Sesi Gama, desenvolveu cinco modelagens de carro até chegar à versão final, que recebeu o nome de A-VETEC — trocadilho com a palavra ave, como forma de enfatizar a identidade da equipe, e acrônimo para aerodinâmica, velocidade e tecnologia.

    Além de projetarem um modelo de carro de corrida em miniatura, na competição F1 in Schools, os alunos precisam preparar um plano de negócios, buscar apoiadores para desenvolver a ideia e pensar em marketing e em estratégias para mídias sociais. As atividades incluem ainda uma ação social, que pode ser critério de desempate entre as equipes. Para esta temporada, a Hárpia pensou no projeto Propet, que retoma a ideia desenvolvida pela equipe de robótica Lego Field, do Sesi-DF, para a temporada 2016/2017 da competição First Lego League (FLL). O objetivo é entregar próteses para animais com deficiência física.

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
     

    Veja a galeria com as equipes que representarão o Sesi-DF no Festival Sesi de Robótica:

     Quatro equipes representarão o Sesi-DF no Festival Sesi de Robótica

  • Equipe Hárpia representará o Sesi-DF na competição F1 in Schools

    Equipe Hárpia representará o Sesi-DF na competição F1 in Schools

    16 5 2022 Equipe F1 SESI GAMA Foto Victor Hugo Pessoa Capa2Determinação. Essa é uma das características que quatro alunos do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) buscaram ao escolher o nome da escuderia que representará a instituição na competição F1 in Schools: Hárpia.

    “Pesquisamos por uma ave que tenha força, garra e determinação e que seja bem poderosa. As aves de rapina vieram à nossa cabeça e escolhemos a harpia em meio a um treino”, explica a estudante Evellyn Mendes, de 16 anos, em alusão à ave conhecida no Brasil como gavião-real.

    No dia 26 de maio, ela e os colegas Ellen Paula, de 16 anos, e Giovana Fontes e Rafael Ferreira, de 17 anos, embarcarão para o Festival Sesi de Robótica, onde, além de demonstrarem as qualidades do trabalho em equipe, precisarão colocar a miniatura de carro de corrida que desenvolveram para acelerar nas pistas. “É uma competição nacional, a gente está um pouco ansioso, nervoso, mas feliz de estar chegando lá e esperançoso também. Nós estamos dando nosso melhor para chegar lá e fazer uma ótima apresentação”, conta Rafael.

    16 5 2022 Equipe F1 SESI GAMA Foto Victor Hugo Pessoa Capa3O programa F1 in Schools, apoiado pela Fórmula 1, desafia os estudantes a desenvolver habilidades práticas de empreendedorismo e de tecnologia. Alunos de nove a 19 anos, matriculados em escolas do Sesi, criam escuderias e projetam protótipos de carros de Fórmula 1 a partir de blocos de poliuretano. No desafio, os carros são colocados em uma pista de 20 metros de extensão e ganham velocidade ao serem impulsionados por um cilindro de dióxido de carbono (CO2).

    Com o auxílio de programas de computador de desenho industrial, como o Fusion 360, a escuderia Hárpia desenvolveu cinco modelagens de carro até chegar à versão final, que recebeu o nome de A-VETEC — trocadilho com a palavra ave, como forma de enfatizar a identidade da equipe, e acrônimo para aerodinâmica, velocidade e tecnologia.

    Entre um esboço e outro, melhorias em itens como aerofólio e rodas. “A gente chegou à conclusão do carro fazendo simulações virtuais nos programas de computador. Em nosso primeiro protótipo, o atrito era muito grande; como o ar empurra o carro para trás, quanto menos atrito a gente tiver, mais o carro vai para frente”, explica Giovana, sobre um dos pontos observados pela equipe no desenvolvimento do modelo. Os detalhes que podem diferenciar o protótipo dos demais desenvolvidos por outras equipes serão conhecidos apenas no dia da competição.

     Equipe Harpia

    Ação social

    Além de desenvolver um modelo de carro de corrida em miniatura, na competição F1 in Schools, os alunos precisam preparar um plano de negócios, buscar apoiadores para desenvolver a ideia e pensar em marketing e em estratégias para mídias sociais. As atividades incluem ainda uma ação social, que pode ser critério de desempate entre as equipes. Para esta temporada, a Hárpia pensou no projeto Propet, que retoma a ideia desenvolvida pela equipe de robótica Lego Field, do Sesi-DF, para a temporada 2016/2017 da competição First Lego League (FLL).

    “Nosso projeto consiste em ajudar abrigos fragilizados e doar próteses para animais com algum tipo de deficiência nas patas. Vimos um dado de que, a cada cem adoções, apenas uma é de animal com deficiência. Então, a gente pensou como poderia tentar mudar isso, lembrou do antigo projeto para a FLL e resolveu agregar”, detalha Ellen Paula.

    Além disso, os estudantes colocaram em prática a ação Help 4 Girls, que consiste em colocar itens de higiene em banheiros da escola para ajudar jovens em período menstrual. Cada caixa contém absorventes, hastes flexíveis com pontas de algodão, lenços, sabonete e desodorante.

    A equipe tem como técnicos os professores Eduardo Costa e Wandersom Gomes, e mentoria da aluna Ana Clara Pereira, de 17 anos.

    O grupo tem o patrocínio do Sicoob Empresarial. São apoiadores: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), Abrigo Fauna e Flora, Rolapel Rolamentos, Hyppet e Marcos Hartwich.

    Sesi-DF na F1 in Schools

    O programa F1 in Schools ocorre desde 2019 e é voltado para estudantes de 9 a 19 anos matriculados em escolas do Sesi pelo País. Cada equipe pode ter de três a seis alunos. O Sesi-DF participa da competição desde o início. Em 2019, levou para o campeonato a equipe Colibri. Em 2020, a equipe Lobo-Guará e, em 2021, a equipe Axis.

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Representantes do Sesi-DF no Festival Sesi de Robótica participam de palestra do Sebrae-DF

    Representantes do Sesi-DF no Festival Sesi de Robótica participam de palestra do Sebrae-DF

    17 05 2022 Robotica e F1 com Sebrae no Sesi Taguatinga Fotos Victor Hugo Pessoa Capa2Na tarde dessa terça-feira, 17 de maio, os 21 estudantes do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) que competirão no Festival Sesi de Robótica, em São Paulo, de 27 a 29 de maio, participaram de uma palestra sobre como montar uma apresentação bem-sucedida. Na capital paulista, os estudantes terão de apresentar seus trabalhos para os avaliadores das competições First Lego League Challenge (FLL) e F1 in Schools.

    As dicas foram dadas pelo consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF João Fróes. Ele falou aos alunos sobre a importância de apresentar as ideias de forma objetiva e rápida, no formato pitch.

    “O pitch te ajuda a identificar como seu produto, serviço, projeto ou modelo de negócio é diferente do da concorrência. Você pode utilizar esse formato de apresentação desde uma entrevista de emprego, para conquistar aquela vaga que você tanto sonha, até para apresentar o seu modelo de negócio para o mercado de forma diferenciada, agregando valor ao que você está vendendo”, explicou Fróes.

    No encontro, os estudantes tiveram a oportunidade de apresentar os trabalhos e receber orientações individuais do consultor, que conversou com cada grupo após a palestra. “Ao fazerem as apresentações aqui, com várias pessoas assistindo, eles vão ganhando confiança na exposição do projeto de equipe. Além disso, o especialista do Sebrae pôde ajudá-los com os pontos que ainda precisa ser melhorado”, aponta a coordenadora de Competições Educacionais do Sesi e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), Eliséia Tavares.

    17 05 2022 Robotica e F1 com Sebrae no Sesi Taguatinga Fotos Victor Hugo Pessoa

    Os alunos também receberam informações sobre a viagem, que ocorrerá na próxima semana. O Sebrae-DF apoia as equipes de robótica e de F1 in Schools do Sesi-DF com logística e hospedagem durante o Festival Sesi de Robótica. “Está em nossa missão promover o estímulo à cultura do empreendedorismo. Entendemos que apoiar iniciativas como essa de inovação e desenvolvimento para o Distrito Federal e para o nosso País é formar cidadãos que tenham atitudes empreendedoras, impactando nossa realidade e trazendo melhorias inovadoras para o Brasil”, destacou a coordenadora de Políticas Públicas do Sebrae-DF, Ana Emília de Andrade. Também participou do encontro a analista do Sebrae-DF Milena Luz Sabino.

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Show de Renato Teixeira abre temporada de 2022 do Sesi-DF Cultural

    Show de Renato Teixeira abre temporada de 2022 do Sesi-DF Cultural

    12 5 2022 Sesi Cultural Renato Teixeira Foto Victor Hugo Pessoa CapaO ginásio do Sesi Taguatinga recebeu na noite de quinta-feira, 12 de maio, o primeiro espetáculo do projeto Sesi-DF Cultural 2022. Em 1h30, o cantor e compositor Renato Teixeira apresentou o show Romaria, com sucessos da Música Popular Brasileira como Tocando em Frente, Amizade Sincera e Amanheceu, Peguei a Viola.

    Esta foi a segunda apresentação dele no Sesi-DF Cultural, 15 anos depois da primeira, em 2007, quando começou o projeto do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF). “É uma alegria imensa voltar ao Sesi”, disse. “Poder se reunir com o povo é muito gostoso, estavam todos com saudade, a gente e o público.” Entre uma música e outra, Renato contou histórias e envolveu a plateia com 21 canções.

    A abertura do show foi feita pelo músico brasiliense Reinaldo Cordeiro. Nascido em Taguatinga, ele já cantou em diversos eventos no Sesi-DF e estava contente em abrir o show da noite.12 5 2022 Sesi Cultural Renato Teixeira Foto Marcos Gomes Capa

    “Ser o primeiro artista local a abrir o projeto é motivo de orgulho. O artista da cidade nem sempre tem um palco grande, uma estrutura de som profissional como essa, e o Sesi recebe tanto o artista consagrado como o anônimo, dá oportunidade a todos”, avaliou. “Quando comecei aqui, eu tinha um CD gravado; depois disso, lancei dois CDs e gravei um DVD”, completou.

    Para Renato Teixeira, a mistura de talentos locais e nacionais é uma forma de promover a cultura. “Sempre gostei que os artistas locais se apresentem antes do show principal, pois de uma coisa tenho certeza: cada cidade, por menor que seja, tem um grande artista”, destacou o cantor, com mais de 20 álbuns lançados durante a carreira e três Grammy Latino.

    12 05 22 Show de abertura do Sesi Cultural com Renato Teixeira Sesi Taguatinga Fotos Marcos Gomes 4 2Memórias
    Cerca de 1,4 mil pessoas assistiram ao show. Maria Ferreira, de 75 anos, estava na plateia e em coro com o público cantou em voz alta, vibrou, deu boas risadas e se emocionou. “Cada música remete a uma lembrança, uma história. Em especial, Romaria. Como católica, posso dizer que a canção reforça a minha fé. Foi uma noite maravilhosa”, disse, com os olhos lacrimejando.

    Quem também foi embalada pelas canções foi a técnica em enfermagem Adriana Resende Nogueira, de 48 anos. Acompanhada do marido, dos irmãos e dos cunhados, ela contou que as músicas de Renato Teixeira fazem parte de sua vida desde a infância. “Enquanto eu estava acompanhando o show, várias canções me lembraram de quando a gente viajava em família e ia cantando. As músicas também me fizeram lembrar do meu pai, que faleceu há três anos”, disse.

    12 05 22 Show de abertura do Sesi Cultural com Renato Teixeira Sesi Taguatinga Fotos Marcos Gomes 5 2“Eu amo Renato Teixeira, a música dele é Brasil na veia. Realmente, foi um momento muito especial e eu agradeço ao Sesi pela iniciativa”, completou a irmã de Adriana, a servidora pública Edna Lúcia Nogueira, de 53 anos. O show teve entrada gratuita.

    Sesi-DF Cultural
    Lançado em 2007, o Sesi-DF Cultural teve oito temporadas — de 2007 a 2013 e em 2018 —, com grandes nomes da música e do teatro. O público assistiu espetáculos de artistas nacionais como Guilherme Arantes, Chico Anysio, Elba Ramalho, Zezé Mota, Cia de Comédia Setebelos, e viu também artistas locais, que tiveram no projeto Sesi-DF Cultural espaço para se apresentar.

    A temporada de 2022, que teve início nessa quinta (12), terá 85 atividades gratuitas até 23 de novembro. “Essa é uma ação gratuita de democratização do acesso à educação e à cultura, que são fundamentais apara reposicionamento da nossa sociedade”, destacou o superintendente do Sesi-DF, Marco Secco.

    Este ano, a programação está dividida em três momentos: Quartas Cênicas, Quintas Musicais e Sextas Culturais, com espetáculos de teatro, dança e música de artistas locais e nacionais. A agenda dos espetáculos está no site www.sesidfcultural.org.br, que é atualizado mensalmente, e pode ser acompanhada nas redes sociais do Sesi-DF no Instagram no Facebook.

    As Quartas Cênicas e as Quintas Musicais ocorrerão na Sala Yara Amaral do Centro Cultural Sesi, localizado em Taguatinga Norte. Já as Sextas Culturais vão ocorrer de forma itinerante, com espetáculos cênicos e de música nas unidades Sesi Gama e do Sesi/Senai Sobradinho e no Sesi Saúde Central Park, localizado no Setor Comercial Norte, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto.

    Para as Quartas Cênicas e as Quintas Musicais, os ingressos poderão ser retirados na Central de Atendimento do Sesi Taguatinga. Já para as Sextas Culturais, a retirada de ingressos será feita na unidade do Sesi-DF onde ocorrerá o espetáculo. Nos três casos, os ingressos serão disponibilizados a partir da sexta-feira da semana anterior ao evento, em dias úteis, das 8 às 17 horas, presencialmente, e, online, no site Ticket Fácil, com a cobrança de taxa de R$ 1,80 por bilhete.

    Texto: Dayane dos Santos e Samira Pádua
    Foto de Renato Teixeira: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Fotos de Reinaldo Cordeiro e dos personagens: Marcos Gomes/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
     
    Veja aqui a galeria de imagens:
     
     

    Sesi-DF Cultural 2022, Show de Renato Teixeira

  • Atletas do Sesi-DF representarão o Brasil em competição internacional

    Atletas do Sesi-DF representarão o Brasil em competição internacional

    10 05 22 Equipe de Ginástica Rítmica do Sesi Sesi Taguatinga Foto Marcos Gomes 1 4Três quilos e seiscentos gramas. Esse é o peso total dos collants usados por seis atletas de ginástica rítmica que representam o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) em competições regionais e nacionais do esporte. Nesta quarta-feira, 11 de maio, elas embarcaram para a França para participar da Gymnasiade 2022. Além de carregarem consigo os uniformes de competição, que têm, cada um, 600 gramas e de três a cinco mil pedras brilhosas, há um peso ainda maior: o de representar o Brasil em prova de conjunto com o aparelho arco.

    “É muito gratificante saber que estou entre as melhores para representar o País”, conta, empolgada, a ginasta Milena de Carvalho (foto), de 17 anos. A Gymnasiade é o maior evento internacional multiesportivo e educacional para estudantes de 16 a 18 anos. Esta, que será a 19ª edição, ocorrerá de 14 a 22 de maio, na região francesa da Normandia.

    A vaga da equipe para a competição foi conquistada em março, em Aracaju (SE), durante seletiva da Confederação Brasileira do Desporto Escolar. Na disputa, elas representaram o Distrito Federal na categoria e concorreram com outros sete grupos dos estados da Bahia, de Mato Grosso do Sul, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Norte, de Santa Catarina, de São Paulo e de Sergipe.

    Além de Milena de Carvalho, fazem parte da equipe as atletas Ana Júlia Borges, Beatriz Magalhães, Beatriz Maria Lima Gomes, Louise Porto Farias e Luiza Brocco. Na viagem, elas são acompanhadas pela técnica Odalis Valerino.

    Cubana naturalizada brasileira, Odalis iniciou no esporte com oito anos de idade. Hoje, aos 59, relembra quando competiu na Europa pelo país natal e faz conexão com a viagem desta semana. “Fui para a França em 1983 como atleta da seleção cubana e competi em exercício de conjunto. Agora, a história se repete e volto para a França, também para um campeonato mundial, em exercício de conjunto, mas como técnica. Para mim, é muito emocionante!”, destaca.

    10 05 22 Equipe de Ginástica Rítmica do Sesi Sesi Taguatinga Foto Marcos Gomes 1 3

    Odalis é coordenadora-técnica da Escola Brasiliense de Ginástica Rítmica, que tem parceria com o Sesi-DF e utiliza o ginásio do Sesi Taguatinga para aulas. Na parceria, a escola representa a instituição em competições locais e nacionais.

    Durante os treinos, a técnica reforça à equipe sobre a importância do comprometimento de cada integrante. “Vínhamos representando o Sesi-DF e nossa escola, mas agora vamos carregar em nosso peito a bandeira do Brasil. Converso com elas no dia a dia sobre a responsabilidade, que agora é maior, e estamos treinando arduamente para representarmos muito bem nosso País.”

    Quem também está orgulhosa pela classificação para a Gymnasiade é Camila Rodrigues, que, com Odalis, treina a equipe. “É uma realização muito grande para a gente. Formar uma ginasta é um trabalho a longo prazo. Esse é um momento de muita alegria, de felicidade plena”, comemora. Ela não viajou com o grupo, mas, mesmo a distância, promete torcida: “Estarei com o coração lá na França, assim como quando elas foram para Aracaju e eu me fiz presente com toda a minha energia”.

    Venha treinar com o Sesi-DF
    O Sesi-DF oferece diversas atividades esportivas e culturais para alunos das três escolas (Gama, Sobradinho e Taguatinga) e para a comunidade em geral. A faixa etária varia de acordo com a modalidade e a unidade, mas há atividades para crianças, adultos e idosos, nos níveis iniciante, intermediário e avançado.

    Para mais informações, os interessados podem ligar para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Sesi-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Marcos Gomes/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
     
    Veja a galeria de fotos:
    Atletas do Sesi-DF representarão o Brasil em competição internacional
     
  • Inscrições para turma 14 do Vira Vida estão abertas até 8 de abril

    Inscrições para turma 14 do Vira Vida estão abertas até 8 de abril

    29102019 Foto Moacir Evangelista Sesi DFO programa Vira Vida do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) está com inscrições abertas para o processo de seleção para a 14ª turma. O prazo é até as 14 horas de 8 de abril.

    Para participar do Vira Vida, o jovem precisa ter o seguinte perfil:

    • Ser vítima de violência sexual ou estar em situação de extrema vulnerabilidade para violência sexual;
    • Ter de 15 a 21 anos;
    • Ter defasagem de série e idade;
    • Ter histórico de evasão escolar e/ou de repetência;
    • Ter vínculos familiares fragilizados ou rompidos;
    • Apresentar baixa ou nenhuma dependência química.

    Os interessados em fazer parte devem procurar uma das instituições abaixo e indicar o desejo em participar:

    • Conselhos tutelares
    • Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas)
    • Centros de Referência de Assistência Social (Cras)
    • Centro de Especialidades para a Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual, Familiar e Doméstica (Cepav)
    • Centros de Atenção Psicossocial (Caps)

    As entidades farão o acolhimento dos jovens e encaminharão os formulários de inscrição para a equipe do Vira Vida. Os endereços dos Caps e dos Cepavs podem ser consultados pelo site info.saude.df.gov.br/saude-do-cidadao/. Já no site da Secretaria de Desenvolvimento Social estão as localizações dos Cras (www.sedes.df.gov.br/cras/) e dos Creas (www.sedes.df.gov.br/protecao-e-atendimento-especializado/). No site da Secretaria de Justiça, dos conselhos tutelares (conselhotutelar.sejus.df.gov.br/2346-2/).

    A equipe do Vira Vida aplicará uma prova aos inscritos para identificar os conhecimentos dos jovens em Português e o nível de escolaridade de cada um. A última fase do processo de seleção é a entrevista individual. A previsão é de a seleção dos alunos termine no fim de abril e que as atividades comecem em maio.

    Como funciona o programa

    Durante um ano e três meses, o Vira Vida oferecerá a meninos e a meninas de 15 a 21 anos educação básica do Sesi-DF e cursos de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do DF (Senac-DF), que são parceiros do projeto. Os jovens também terão acompanhamento psicossocial, promoção de direitos de saúde, de cultura e de esporte e lazer, além da inserção socioprodutiva.

    O Vira Vida foi criado pelo Conselho Nacional do Sesi em 2008 para atender rapazes e moças em situação de vulnerabilidade social. Em Brasília, o Sesi-DF executa o programa desde 2009 e já formou 574 jovens, de 15 a 21 anos, em 13 turmas.

    Texto: Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
    Foto: Moacir Evangelista/Sesi-DF – 29.10.2019
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Centro de Excelência em Esporte completa seis meses atendendo a mais de 1,3 mil jovens

    Centro de Excelência em Esporte completa seis meses atendendo a mais de 1,3 mil jovens

    24 centro excelencia marcos gomes sesi dfEm 30 de março, o Centro de Excelência em Esporte do governo do Distrito Federal completará seis meses de operação. A iniciativa é um convênio da Secretaria de Esporte e Lazer com o Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) para ofertar a prática de atividades físicas de formação esportiva para 1,5 mil crianças e adolescentes de nove a 15 anos. Até as 14 horas desta quinta-feira, 24 de março, 1.336 pessoas estão matriculadas e há 164 vagas disponíveis para jovens de escolas públicas e privadas do DF.

    Na quarta-feira, 23 de março, o governador do DF, Ibaneis Rocha, visitou o Sesi Taguatinga, onde ocorrem as aulas das cinco modalidades ofertadas pelo projeto — futebol, futevôlei, futsal, natação e voleibol. “É um programa que possibilita que crianças façam gratuitamente cinco modalidades de esportes”, disse o chefe do Executivo local. “Investir em esporte é importantíssimo para todos; dá mais saúde, não só física, mas mental”, completou.

    Entre os objetivos do convênio estão fortalecer o esporte, despertar e motivar o interesse de novos alunos para a prática esportiva e contribuir para a melhoria do desempenho escolar. “Praticar esporte é praticar saúde e investir nesses projetos é com certeza investir na qualidade de vida”, disse a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira, que acompanhou a visita.

    24 centro excelencia moacir evangelista sesi dfTambém presente, o superintendente do Sesi-DF, Marco Secco, destacou o trabalho da instituição ao longo dos 75 anos de existência: “O Sesi foi criado para trabalhar as questões social, de esporte e de lazer e a qualidade de vida para o industriário e para a sociedade. A nossa parceria com a secretaria permite justamente trabalhar toda essa missão que o Sesi desenvolve ao longo de sua história de forma muito efetiva”.

    Inscrições abertas

    Ainda há 164 vagas abertas para as modalidades de futebol, futevôlei e futsal. Para se inscrever, o responsável pela criança ou pelo adolescente precisa acessar o site do Sesi-DF, escolher a modalidade desejada de acordo com as vagas disponíveis e preencher o formulário com dados pessoais. Clique aqui para saber mais sobre o processo de inscrição.

    Parcerias do Sesi-DF

    A assinatura do convênio da secretaria com o Sesi-DF para o Centro de Excelência em Esporte ocorreu em julho de 2021, após a instituição ter sido selecionada em chamamento público. Em convênio com a pasta, há ainda o Projeto de Inclusão Socioesportiva, com aulas de natação e de hidroginástica no Sesi Sobradinho para 1.496 pessoas da cidade e de localidades vizinhas. A ação busca combater o sedentarismo com o incentivo à prática de atividades aquáticas.

    Com a Secretaria de Juventude foram firmados outros dois convênios. O primeiro, para o projeto Mais que Vencedor, que prepara 4 mil jovens de 15 a 29 anos para provas de acesso ao ensino superior como o Enem, o PAS, da UnB, e vestibulares tradicionais. As aulas começaram em 7 de março, mas ainda há vagas abertas. Veja aqui as instruções para se inscrever. As aulas ocorrem em formato virtual e presencial, com carga horária total de 570 horas.

    Também com a pasta da Juventude, o Sesi-DF executa programa Estilo de Vida, que vai promover 13,5 mil atendimentos gratuitos de saúde e qualidade de vida para pessoas com idades de 15 a 29 anos. Para realizar os atendimentos, o Sesi-DF monta unidades móveis em escolas públicas e leva ações de odontologia, oftalmologia e fonoaudiologia, além de oficinas de culinária e palestras de promoção à saúde.

    “A parceria com o governo do DF é de grande importância para o Sesi-DF, porque amplia a oferta para a comunidade de vários serviços gratuitos que melhoram a qualidade de vida das pessoas, com ações de saúde, de incentivo à prática esportiva e de educação”, destacou o 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Pedro Henrique Verano.

    Também participaram da visita o secretário de Governo do DF, José Humberto Pires, o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Fernando Leite, o administrador regional de Taguatinga, Renato Andrade, e a deputada federal Celina Leão (PP).

    Texto: Samira Pádua
    Foto à esquerda: Marcos Gomes/Sesi-DF
    Foto à direita: Moacir Evangelista/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Sesi Taguatinga recebe etapa regional do Torneio Sesi de Robótica nos dias 25 e 26 de março

    Sesi Taguatinga recebe etapa regional do Torneio Sesi de Robótica nos dias 25 e 26 de março

    8 2 2020 Torneio Sesi de Robótica Foto Victor Hugo Pessoa CapaFalta uma semana para a etapa do Distrito Federal do Torneio Sesi de Robótica First Lego League Challenge (FLL). A competição ocorrerá nos dias 25 e 26 de março. No primeiro dia, online, a transmissão da cerimônia de abertura será pelo YouTube, a partir das 9h30. No sábado, as competições serão presenciais, no Sesi Taguatinga, com batalhas de robôs, a partir das 8h30. O evento não é aberto ao público.

    Em todo o País, serão realizados torneios em 15 unidades da Federação. As melhores equipes de cada competição garantem vaga para a disputa nacional, no Festival Sesi de Robótica, que ocorrerá em São Paulo, de 27 a 29 de maio.

    Participarão da etapa regional sediada em Brasília 18 equipes do Centro-Oeste: 14 do Distrito Federal, duas de Mato Grosso do Sul, uma de Goiás e uma de Mato Grosso.

    A temporada 2021/2022 da competição tem como tema Cargo Connect, com foco no desenvolvimento de projetos ligados ao transporte e à logística. Também está alinhada ao nono objetivo de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, que busca construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

    Na disputa, os competidores serão avaliados em quatro quesitos: projeto de inovação, desafio do robô (cumprimento de missões pelo robô de Lego), design do robô e core values (valores fundamentais e trabalho em equipe).

    As equipes precisam desenvolver e programar um robô autônomo para executar missões em uma arena com o tema da temporada, encontrar e desenvolver uma solução inovadora para um problema do mundo real dentro da temática e estar norteadas por valores fundamentais. 

    Seis equipes competirão pelo Sesi-DF

    Entre treinos com robôs e desenvolvimento de projetos, alunos das três escolas do Sesi-DF ajustam os últimos detalhes para a competição.

    Da escola do Gama, participarão as equipes Lego Field e Lego of Olympus. De Sobradinho, Bisc8 e Bono, e de Taguatinga, Albageek e Albatroid. Ao todo, serão 35 alunos do Sesi-DF na competição, orientados por dois técnicos em cada time.

    Conheça as equipes do Sesi-DF e os projetos de inovação que serão apresentados na competição:

    legoofolympusrobotica participantes v42

    Para esta temporada, a Lego Field aposta em um projeto cujo objetivo é informar caminhoneiros sobre a necessidade de pausa para descanso durante as longas jornadas de trabalho. A partir de conversas com esses profissionais e com cientistas do sono, os estudantes desenvolvem a pulseira de silicone No Sleep, com sensores que alertam o motorista quando ele começa a entrar em estágio de sono.

    “A pulseira monitora o batimento cardíaco e os movimentos do pulso e então a gente consegue identificar se o motorista está se movimentando dentro dos padrões que são colocados para a direção de caminhões”, explica o estudante Igor Santarém, de 16 anos, da 2ª série do Novo Ensino Médio. Ele explica que, ao identificar anormalidade, o aparelho emitirá vibrações. “Com isso, o caminhoneiro pode decidir se é a hora de parar e descansar ou de continuar dirigindo. Nossa ideia não é tirar o sono do motorista, mas alertá-lo para tomar uma decisão”, completa.

    legoofolympusrobotica participantes v42

    Já a Lego of Olympus apresentará o Damisus, que é uma almofada para entregadores de encomendas. A ideia é que o item fique entre as costas do trabalhador e a mochila utilizada para transportar pedidos. “Uma das primeiras coisas que encontramos nas pesquisas foi que a mochila atual, devido ao formato e ao peso, prejudica a coluna e as costas dos entregadores”, destaca Gabriel Montalvão, de 13 anos, que estuda o 8º ano do Ensino Fundamental.

    A partir de conversas com esses trabalhadores, com ortopedista e com profissional de educação física, a equipe desenvolve o projeto. “A almofada será feita de poliuretano expandido, muito utilizado em colchões e travesseiros ortopédicos e que se adapta à coluna e às costas. Para dar mais vida útil ao nosso produto, usaremos uma malha maleável de PVC, que o deixará impermeável.”

    bisc8robotica participantes v43

    Em Sobradinho, a equipe Bisc8 apresentará como projeto o LogBox: um armário com dimensão de 30 x 40 centímetros para o armazenamento de encomendas. “Muitas vezes, quando o carteiro vai entregar uma encomenda, ele tem que bater palmas, tocar a campainha e esperar a pessoa aparecer para entregar o pedido. Além disso, outro problema é que a pessoa que pede as encomendas tem que estar em casa ou ter alguém lá para receber o item”, conta Leandro Pinheiro, de 16 anos, que está na 2ª série do Novo Ensino Médio.

    Na ideia que vem sendo desenvolvida, o cliente indica, no momento da compra, o desejo em receber a encomenda na caixa. Para destravar o compartimento, o carteiro utiliza um cartão com código exclusivo de abertura única. “Para embasar nossa pesquisa, conversamos com profissionais que entendem da área, porque nossa ideia é aprimorar um armário inteligente que já existe, em forma de uma caixinha menor, para caber na casa das pessoas”, destaca a integrante do grupo Maria Rita Ritter, de 15 anos, também aluna da 2ª série do Novo Ensino Médio do Sesi-DF. Entre os profissionais consultados estão funcionários dos Correios, engenheiros e serralheiros.

    Além dos seis integrantes, a equipe tem o apoio de dois mentores: Vítor Sobral e Kaique Persch, ambos com 17 anos e estudantes da 3ª série do Novo Ensino Médio do Sesi-DF.

    bonorobotica participantes v44

    Para ajudar na localização de bagagens de pessoas que viajam de avião, a equipe Bono, do Sesi Sobradinho, desenvolve um rastreador para malas, cujo percurso pode ser acompanhado pelo passageiro e por companhias aéreas. A estudante da 2ª série do Novo Ensino Médio do Sesi Sobradinho Alice Vilardi, de 16 anos, explica: “As pessoas colocam o chip na bagagem e despacham a mala. O chip será lido por dispositivos que darão a localização em tempo real da bagagem para os viajantes e para as empresas”.

    Também integrante da equipe, Ana Cecília Vivaldi, de 16 anos, conta que o Bono Voyage — como foi batizado o item — ajudará também a evitar extravios. “Quando as bagagens são despachadas, etiquetas podem rasgar e não saberemos de quem é a mala, para onde ela deveria ir”, detalha a aluna da 2ª série do Novo Ensino Médio.

    A equipe tem como mentora a aluna da 2ª série do Novo Ensino Médio Vitória Silva, de 16 anos.

    albageekrobotica participantes v46

    A ideia que a equipe Albageek levará para o torneio é a de um sensor para medir a tensão das amarras que prendem bobinas de aço durante o transporte desse tipo de estrutura em caminhões. “Fomos até uma fábrica para entender melhor como esse produto é transportado e a gente viu que ele só vai com amarras dentro de um berço para bobinas. Esse berço é solto no caminhão e só o peso da bobina o prende, e as amarras não são tão resistentes”, explica Jane Evilynn de Melo, de 16 anos, que estuda a 2ª série do Novo Ensino Médio.

    Uma tela na cabine do motorista avisará sobre alterações nas amarras. “Más estradas fazem com que as bobinas se movimentem e as amarras se soltem. É um perigo e pode causar diversos acidentes”, completa a aluna. Além de visitar uma fábrica, os alunos conversaram com engenheiro e caminhoneiro para entender melhor o problema.

    albatroidrobotica participantes v45

    A equipe Albatroid apresentará como projeto de inovação o protótipo de uma haste estabilizadora de segurança para caminhões basculantes. Na pesquisa, os alunos descobriram que ocorrem acidentes graves com caminhões com caçamba articulada. Por uma falha mecânica, hidráulica, ou por um erro de operação, a estrutura que ergue a caçamba entra em colapso e a peça despenca sobre o caminhão, colocando a vida de trabalhadores em risco e causando prejuízos.

    “A haste ficará embaixo da caçamba e será montada pelo próprio caminhoneiro ou pela pessoa que estiver fazendo manutenção ou descarregamento”, detalha a aluna Dóris Emily Azevedo, de 13 anos, que estuda o 8º ano do Ensino Fundamental. “Com a haste montada, a caçamba terá apoio e não vai desabar se acontecer algum problema”, explica.

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF

    Veja aqui a galeria de imagens:

    Equipe Albageek

  • Projeto Estilo de Vida levará atendimento a 10 escolas públicas do DF em 2022

    Projeto Estilo de Vida levará atendimento a 10 escolas públicas do DF em 2022

    Com os objetivos de despertar jovens para a adoção de hábitos saudáveis e de contribuir para o desenvolvimento físico, psíquico, social e emocional, a Secretaria de Juventude do Distrito Federal e o Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) promoverão, até o fim do ano, 13,5 mil atendimentos com serviços relacionados aos cinco sentidos da vida. O público-alvo são pessoas de 15 a 29 anos de escolas públicas do DF.

    Em unidades móveis, o Sesi-DF executará o projeto da secretaria e levará a dez instituições de ensino ações de odontologia, oftalmologia e fonoaudiologia, além de oficinas de culinária e palestras de promoção à saúde. Os alunos têm a oportunidade de passar por todos os serviços.

    O Centro Educacional 1 da Estrutural é a primeira escola atendida pela iniciativa. Na instituição, que tem o modelo de gestão compartilhada com a Polícia Militar, os serviços começaram em 22 de fevereiro, com previsão de término até a última semana de março — quando as carretas seguirão para outra escola.

    A estudante Maria Helena de Melo dos Santos, de 14 anos, foi uma das participantes. Nesta quinta-feira, 17 de março, ela acompanhou a oficina de culinária, em que foram ensinadas receitas de bolo de casca de banana e de suco com couve, polpa de maracujá, limão e açúcar, ricos em nutrientes. “É bom porque a gente aprende a reutilizar os alimentos e usá-los de forma saudável”, disse a jovem, que passou ainda pelo atendimento odontológico.

    “Se tiver alguma coisa, eles dão o encaminhamento. Eu acho isso legal, porque também ajuda muitas pessoas que não têm condições de levar os filhos ao dentista”, completou Maria Helena, sobre a importância do atendimento.

    No Estilo de Vida, os dentistas fazem o atendimento preventivo, com limpeza bucal, aplicação de flúor e orientação quanto à higiene. Cada paciente atendido recebe um kit de escovação com creme e fio dentais e escova. Em todos os atendimentos de saúde, caso seja necessário tratamento de maior complexidade, o paciente é orientado e encaminhado para rede pública de saúde.

    Sesi Estilo de Vida3 FotoMoacirEvangelista17032022 5 de 5  Sesi Estilo de Vida3 FotoMoacirEvangelista17032022 1 de 5  Sesi Estilo de Vida3 FotoMoacirEvangelista17032022 2 de 3  Sesi Estilo de Vida3 FotoMoacirEvangelista17032022 3 de 5 

    O impacto da saúde na educação foi destacado pela secretária de Juventude, Luana Machado, que visitou a escola nesta quinta, acompanhada do deputado distrital Delmasso (Republicanos), responsável pela emenda parlamentar que viabiliza o programa.

    “Não é só a questão acadêmica e da disciplina; se a nossa saúde estiver em dia, tudo funciona. Esse é um projeto que cuida não só do corpo e que vai trazer para cada um de vocês qualidade no seu estilo de vida”, ressaltou a secretária aos estudantes.

    Superintendente do Sesi-DF, Marco Secco também acompanhou a visita. Para ele, o estilo de vida de um ser humano é formado por processos rotineiros. Nesse sentido, a prevenção é a estratégia. “Mais do que ter uma ação depois que a doença está instalada, é preciso ter medidas que eduquem o trabalhador e o estudante, para que eles tenham hábitos saudáveis. É sensacional a gente poder dar uma contribuição efetiva para a nossa sociedade”, pontuou.

    Pelo projeto, as escolas atendidas com as atividades estão preferencialmente nas regiões administrativas da Estrutural, do Guará, do Itapoã, do Lago Norte, de Planaltina, do Recanto das Emas, de Samambaia, de Santa Maria, de São Sebastião e de Sobradinho. As escolas que receberão as atividades foram pré-selecionadas e a divulgação sobre as inscrições será feita diretamente aos alunos.

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Moacir Evangelista/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
     
    Veja aqui a galeria de imagens:

    Projeto Estilo de Vida levará atendimento a 10 escolas públicas do DF em 2022

  • Projeto Mais que Vencedor abre inscrições para 1,2 mil vagas remanescentes

    Projeto Mais que Vencedor abre inscrições para 1,2 mil vagas remanescentes

    9 9 2017 Sala de aula Sesi Foto Cristiano Costa CapaEstão abertas as matrículas para 1,2 mil vagas remanescentes do projeto Mais que Vencedor, que tem o objetivo de preparar pessoas de 15 a 29 anos para provas de acesso ao ensino superior como vestibulares tradicionais, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do governo federal, e o Programa de Avaliação Seriada (PAS), da Universidade de Brasília (UnB). A iniciativa é um convênio entre a Secretaria de Juventude do Distrito Federal e o Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF).

    O edital foi publicado nesta terça-feira, 15 de março, e há vagas para as escolas do Sesi no Gama e em Taguatinga. Para participar, os interessados devem comparecer, até 7 de abril, a uma das duas unidades e levar os seguintes documentos (originais e cópias):

    • Declaração de escolaridade original (para candidatos cursando a 1ª, 2ª ou 3ª série do Ensino Médio)
    • Cópia do histórico escolar (para candidatos concluintes do Ensino Médio)
    • RG e CPF (no caso de menores de idade, é necessário apresentar também o RG e CPF do responsável legal)
    • Comprovante de residência no DF

    O Sesi Gama está localizado na Área Especial 1/8, no Setor Central, e o Sesi Taguatinga, na QNF 24, Área Especial, Taguatinga Norte. As matrículas serão feitas nas centrais de atendimento ou nas secretarias escolares, de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas.

    Pelo convênio, podem participar da iniciativa pessoas que estudam ou estudaram o Ensino Médio em escolas públicas e particulares de Águas Claras, de Arniqueira, de Ceilândia, da Fercal, do Gama, de Planaltina, do Recanto das Emas, do Riacho Fundo, do Riacho Fundo II, de Samambaia, de Santa Maria, de Sobradinho, de Sobradinho II, do Sol Nascente, de Taguatinga, do Varjão e de Vicente Pires.

    Pré-inscritos que ainda não se matricularam

    As pré-inscrições para o projeto tiveram início em janeiro, pelo site do Sesi-DF, com prioridade para alunos ou egressos de escolas públicas. Os candidatos classificados foram convocados em listas divulgadas pelo Sesi-DF para efetivação da matrícula de forma presencial.

    Aqueles que foram chamados para matrícula, mas que ainda não compareceram, também podem ir à unidade selecionada durante a pré-inscrição, até 7 de abril, e apresentar os documentos para matrícula. Veja aqui as quatro listas de alunos convocados.

    Não há vagas remanescentes para a escola de Sobradinho, mas os estudantes que foram convocados para matrícula na unidade, no primeiro edital, podem ir à escola de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas. O Sesi Sobradinho fica na Quadra 13, Área Especial 3, Lotes A/F.

    O Mais que Vencedor

    A meta do projeto é atender a 4 mil jovens em 2022. A aula inaugural ocorreu em 7 de março. Ao vivo, pela plataforma Microsoft Teams, os alunos estudam com foco nas matrizes de referências das quatro áreas do conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Matemática e suas Tecnologias.

    Em setembro, terão início as aulas preparatórias presenciais para Redação. Nesse momento, os estudantes serão atendidos na escola do Sesi-DF escolhida na inscrição: Gama, Taguatinga ou Sobradinho. A carga horária total do curso preparatório é de 570 horas.

    Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Sesi-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Cristiano Costa/Sesi-DF – 9.9.2017
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF