Autor: Samira Pádua

  • Projeto de Inclusão Socioesportiva abre inscrições para vagas remanescentes

    Projeto de Inclusão Socioesportiva abre inscrições para vagas remanescentes

    Projeto de inclusao socioesportivo FotoMoacirEvangelista01022022 2 de 2[Atualização em 10/3/22, às 9h20: vagas esgotadas.]

    Foram abertas nesta quarta-feira, 9 de março, inscrições para 202 vagas remanescentes do Projeto de Inclusão Socioesportiva, promovido por meio de convênio da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal com o Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF). São 150 vagas de natação, para pessoas com idade a partir de quatro anos, e 52 de hidroginástica, com idade mínima para inscrição de 15 anos. O projeto atende a comunidade de Sobradinho e localidades vizinhas.

    As inscrições podem ser feitas até o preenchimento das vagas. Caso haja número maior de interessados em relação à quantidade de vagas, o Sesi-DF abrirá lista de espera de até 25% das vagas ofertadas no projeto. As aulas ocorrerão de 14 de março a 8 de dezembro deste ano, no Sesi Sobradinho.

    Para se inscrever, é preciso acessar o site bit.ly/InclusaoEsportivaDF, escolher a modalidade desejada e preencher o formulário com dados pessoais. Para maiores de 18 anos, é preciso preencher o formulário online e anexar cópia do RG (frente e verso) e do CPF. Para menores de idade, é preciso enviar RG ou certidão de nascimento, além de cópia do RG e do CPF do responsável legal. É permitida a inscrição apenas para uma vaga e para uma modalidade.

    Os interessados serão classificados por ordem de inscrição no site. Aqueles que obedecerem aos pré-requisitos de inscrição serão convocados por e-mail para comparecer, em até cinco dias úteis, no Sesi Sobradinho para confirmação da matrícula na Central de Atendimento, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O não comparecimento dentro do prazo acarretará a perda da inscrição.

    A lista de documentos necessários para a matrícula está disponível no edital de abertura das vagas remanescentes. No momento da matrícula, também será feito o teste de nivelamento para a modalidade de natação. Nesse caso, o inscrito deverá levar trajes de banho.

    Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Sesi-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

    O que é o projeto

    O Projeto de Inclusão Socioesportiva tem, entre os objetivos, possibilitar o acesso à prática de atividades aquáticas, auxiliar no combate ao sedentarismo e despertar o interesse de novos alunos para a prática esportiva.

    A seleção do Sesi-DF para executar a iniciativa ocorreu por meio de chamamento público da Secretaria de Esporte e Lazer. Pelo projeto, são ofertadas 1.496 vagas para crianças, jovens, adultos e idosos, sendo 986 para natação e 510 para hidroginástica.

    A primeira fase de inscrições ocorreu em janeiro deste ano, no site do Sesi-DF. Os interessados foram classificados por ordem de inscrição e os que obedeceram aos pré-requisitos foram convocados por e-mail para confirmação da matrícula presencialmente. De acordo com o edital, inscritos que não compareceram para inscrição perderam a vaga e novas convocações foram feitas de acordo com a lista de espera formada no site durante o período de inscrições. As vagas não preenchidas foram ofertadas novamente à comunidade no edital publicado nesta quarta-feira (9).

    O convênio tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Moacir Evangelista/Sesi-DF – 1.2.2022
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Aula inaugural abre preparação do programa Mais que Vencedor

    Aula inaugural abre preparação do programa Mais que Vencedor

    Com a aula inaugural transmitida pelo YouTube, foram iniciadas nessa segunda-feira, 7 de março, as atividades do programa Mais que Vencedor. A iniciativa é um convênio entre a Secretaria de Juventude do Distrito Federal e o Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) que tem como objetivo preparar pessoas de 15 a 29 anos para provas de acesso ao ensino superior como vestibulares tradicionais, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Programa de Avaliação Seriada (PAS).

    A carga horária total do curso preparatório é de 570 horas. A partir desta terça-feira, 8 de março, os alunos matriculados participarão de aulas ao vivo, pela plataforma Microsoft Teams, de segunda a sexta-feira, das 19 às 21 horas. O foco serão as matrizes de referências das quatro áreas do conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Matemática e suas Tecnologias.

    Em setembro, terão início as aulas preparatórias para Redação, também de segunda a sexta-feira, das 19 às 21 horas. Nesse caso, os estudantes serão atendidos na escola do Sesi-DF escolhida na inscrição: Gama, Taguatinga ou Sobradinho.

    7 3 2022 Aula Inaugural Mais que vencedor Foto Victor Hugo Pessoa Capa“Acredito que o ensino superior te capacita e te leva a um novo patamar na vida. Meu conselho a todos que vão participar deste projeto é que agarrem esta oportunidade, porque tenho certeza de que isso vai fazer diferença”, destacou a secretária de Juventude, Luana Machado, durante a cerimônia de abertura, no Sesi Taguatinga.

    A capacitação como forma de desenvolvimento também foi pontuada pelo 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Pedro Henrique Verano: “Estamos conseguindo com esse projeto dar a vocês a oportunidade, que muitos talvez não tenham tido, de se capacitar e de tentar um futuro diferente, melhor para todos, com o ingresso em uma faculdade de qualidade”.

    Estudante do Centro de Ensino Médio 304 de Samambaia, Leilane Paixão, de 16 anos, soube da ação pela mãe. “Uma amiga do trabalho dela comentou sobre o projeto. Quero fazer medicina na Universidade de Brasília e, aprofundando mais nos conteúdos que eu tenho dificuldade e nos que são cobrados, acho que vai ser mais fácil entrar”, conta a jovem, que estava entre os que participaram presencialmente da aula inaugural.

    Isaac Sousa Vidal, de 15 anos, também está matriculado para o Mais que Vencedor. “É uma boa oportunidade, porque estudar sozinho muitas vezes é difícil. Com o auxílio, fica mais fácil”, avalia o aluno do Centro de Ensino Médio 9 de Ceilândia, que analisa qual curso escolherá para o ensino superior.7 3 2022 Aula Inaugural Mais que vencedor Foto Victor Hugo Pessoa Capa2

    Participaram também da aula inaugural o vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado distrital Delmasso (Republicanos), responsável pela emenda parlamentar que viabiliza o programa, o superintendente do Sesi-DF, Marco Secco, e a gerente executiva de Educação do Sesi-DF, Valéria Silva.

    Programa Mais que Vencedor

    A meta do projeto é atender a 4 mil jovens, em aulas preparatórias presenciais e online, em 2022. Pelo convênio, podem participar da iniciativa pessoas que estudam ou estudaram o Ensino Médio em escolas de Águas Claras, de Arniqueira, de Ceilândia, da Fercal, do Gama, de Planaltina, do Recanto das Emas, do Riacho Fundo, do Riacho Fundo II, de Samambaia, de Santa Maria, de Sobradinho, de Sobradinho II, do Sol Nascente, de Taguatinga, do Varjão e de Vicente Pires.

    As pré-inscrições tiveram início em janeiro, pelo site do Sesi-DF, com prioridade para alunos ou egressos de escolas públicas e, no momento, estão encerradas. Os candidatos classificados foram convocados em listas divulgadas pelo Sesi-DF para efetivação da matrícula de forma presencial. Aqueles que foram chamados, mas que ainda não compareceram, podem ir até a Central de Atendimento ou até a Secretaria Escolar da unidade selecionada durante a pré-inscrição, até sexta-feira, 11 de março, das 7 às 18 horas. Os documentos necessários para matrícula estão disponíveis no edital de abertura das vagas.

    Dúvidas sobre o programa podem ser sanadas pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Sesi-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. O SAC também orienta alunos com dificuldades técnicas para acesso à plataforma Microsoft Teams, como problemas com login e senha.

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
    Veja aqui a galeria de imagens: 

    Aula inaugural abre preparação do programa Mais que Vencedor

  • Inscrições para torneio regional de robótica estão abertas

    Inscrições para torneio regional de robótica estão abertas

    10 02 2022 Equipe Albatroid Robotica Sesi Taguatinga Foto Victor Hugo Pessoa CAPA[Atualização em 25/2/22, às 13h40: As datas do torneio regional foram alteradas e passaram de 18 e 19 de março para 25 e 26 de março. As inscrições foram prorrogadas até 12 de março.]

    Até 12 de março, equipes escolares, de clubes ou de organizações e grupos de amigos podem se inscrever para disputar a etapa do Distrito Federal do Torneio Sesi de Robótica First Lego League Challenge (FLL). A competição está programada para os dias 25 e 26 de março, com disputas online e presenciais, e é organizada pelo Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF).

    Podem participar grupos das quatro unidades federativas do Centro-Oeste: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, pelo técnico responsável pelos times.

    Para se inscrever, é necessário acessar o site sesi.org.br/robotica e clicar o botão Inscreva-se para ser redirecionado à página com o formulário de inscrição. Caso o técnico não tenha cadastro, deverá fazê-lo para depois inserir os dados da equipe.

    Cada equipe precisa ter dois técnicos adultos (um titular e um suplente) e de dois a 10 competidores, com idades que podem variar de 9 a 16 anos. O Sesi recomenda que os grupos tenham no mínimo quatro alunos, para facilitar a divisão de tarefas.

    Em caso de dúvidas, os responsáveis pelas equipes podem entrar em contato pelo e-mail robotica.sesi@sistemafibra.org.br.

    As equipes classificadas na etapa regional garantem vaga para o torneio nacional da competição, o Festival Sesi de Robótica, que ocorrerá de 27 a 29 de maio, em São Paulo.

    Temporada Cargo Connect

    No Brasil, o Sesi é o operador oficial das competições da categoria Challenge da First Lego League. Na First Lego League Challenge (FLL), as equipes precisam desenvolver e programar um robô autônomo para executar missões em uma arena com o tema da temporada, encontrar e desenvolver uma solução inovadora para um problema do mundo real dentro da temática, e estar norteadas por valores fundamentais.

    A temporada 2021/2022 da FLL tem como tema Cargo Connect, com foco no desenvolvimento de projetos ligados ao transporte a à logística. Os competidores são avaliados em quatro quesitos: projeto de inovação, desafio do robô (cumprimento de missões pelo robô de Lego), design do robô e core values (valores fundamentais e trabalho em equipe).

    Navegue pelas peças abaixo e conheça mais sobre as etapas do torneio:

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Aulas do Projeto de Inclusão Socioesportiva são iniciadas em Sobradinho

    Aulas do Projeto de Inclusão Socioesportiva são iniciadas em Sobradinho

    Projeto de inclusao socioesportivo FotoMoacirEvangelista01022022 1 de 2Começaram esta semana as aulas do Projeto de Inclusão Socioesportiva, promovido por meio de convênio da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal com o Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF). Na ação, são atendidos estudantes das redes de ensino pública e privada e a comunidade em geral, em aulas de natação e de hidroginástica.

    Entre os objetivos da iniciativa estão possibilitar o acesso à prática de atividades aquáticas, auxiliar no combate ao sedentarismo e despertar o interesse de novos alunos para a prática esportiva.

    Pedagoga, Márcia Cardoso, de 42 anos, acompanhava atenta o primeiro dia de aula de natação dos filhos de 6 e 10 anos. “Estou achando que é um projeto incrível, porque dá oportunidade principalmente para quem não tem condição financeira para pagar por aulas particulares”, explicou.

    “O esporte é muito importante para o desenvolvimento, para a coordenação motora, para reduzir um pouquinho da ansiedade da criança e tirá-la da frente do celular”, completou Márcia, enquanto aguardava o início da turma na qual está matriculada, na mesma modalidade dos filhos.

    Quem também observava o desempenho das crianças na água era o professor William Santos, de 39 anos, que inscreveu os filhos para natação. “Minha filha costuma dizer que vai ser nadadora olímpica. Como pai, o estímulo que a gente tem que oferecer para eles é de fundamental importância. Essa é uma oportunidade muito boa para as famílias”, disse.

    Projeto de inclusao socioesportivo FotoMoacirEvangelista01022022 2 de 2Além de aulas de natação, o projeto promove aulas de hidroginástica. Pela primeira vez como aluna da modalidade, a dona de casa Francisca de Sousa Martins, de 60 anos, participou dos exercícios em água, fez novas amizades e está empolgada: “Acho que vai trazer bons resultados para mim. Gostei, foi mais do que eu imaginava”.

    Chamamento público

    A seleção do Sesi-DF para executar o Projeto de Inclusão Socioesportiva ocorreu por meio de chamamento público da Secretaria de Esporte e Lazer. Pelo projeto, são ofertadas 1.496 vagas para crianças, jovens, adultos e idosos, sendo 986 para natação e 510 para hidroginástica.

    As inscrições para o projeto ocorreram em janeiro deste ano, no site do Sesi-DF. Os interessados foram classificados por ordem de inscrição e os que obedeceram aos pré-requisitos foram convocados por e-mail para confirmação da matrícula presencialmente. De acordo com o edital, inscritos que não compareceram para inscrição perderam a vaga e novas convocações são feitas de acordo com a lista de espera formada no site, durante o período de inscrições.

    As aulas ocorrem de janeiro a dezembro de 2022. O convênio tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Moacir Evangelista/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF

    Veja aqui a galeria de imagens:
     

    Projeto de inclusão socioesportivo- Natação

  • Sesi-DF divulga selecionados na primeira fase do projeto Mais que Vencedor

    Sesi-DF divulga selecionados na primeira fase do projeto Mais que Vencedor

    28 01 mais que vencedor samira padua sesi dfForam divulgadas nesta sexta-feira, 28 de janeiro, as listas dos selecionados na primeira fase do projeto Mais que Vencedor — convênio entre a Secretaria de Juventude e o Sesi-DF que tem como objetivo preparar pessoas de 15 a 29 anos para provas de acesso ao ensino superior como vestibulares tradicionais, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Programa de Avaliação Seriada (PAS). A relação dos estudantes está disponível no site do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF).

    Os candidatos classificados receberão e-mail com as datas para efetivação da matrícula na Central de Atendimento ou na Secretaria Escolar da unidade selecionada. Caso o candidato não entregue a documentação dentro do prazo, perderá a vaga.

    São documentos necessários para matrícula (originais e cópias):

    • Declaração de escolaridade original (para candidatos cursando a 1ª, 2ª ou 3ª série do Ensino Médio)
    • Cópia do histórico escolar (para candidatos concluintes do Ensino Médio)
    • RG e CPF (no caso de menores de idade, é necessário apresentar também o RG e CPF do responsável legal)
    • Comprovante de residência no DF

    Os cadastros para o projeto Mais que Vencedor são divididos em duas etapas. Na primeira, de 17 a 26 de janeiro, puderam fazer se cadastrar alunos ou egressos do Ensino Médio de escolas públicas. A seleção ocorreu por ordem de pré-inscrição.

    Pré-inscrições para alunos de escolas particulares

    De 31 de janeiro a 9 de fevereiro, as pré-inscrições serão abertas para estudantes e concluintes de escolas particulares e continuarão disponíveis para alunos ou egressos do Ensino Médio de escolas públicas. Para isso, é necessário acessar o site do Sesi-DF: bit.ly/projetomaisquevencedor e efetuar o cadastro.

    Podem participar aqueles estudam ou estudaram o Ensino Médio em escolas de Águas Claras, de Arniqueira, de Ceilândia, da Fercal, do Gama, de Planaltina, do Recanto das Emas, do Riacho Fundo, do Riacho Fundo II, de Samambaia, de Santa Maria, de Sobradinho, de Sobradinho II, do Sol Nascente, de Taguatinga, do Varjão e de Vicente Pires.

    Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Sesi-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

    Projeto Mais que Vencedor

    A meta do projeto é atender a 4 mil jovens, em aulas preparatórias presenciais e online, de fevereiro a dezembro de 2022. Na modalidade virtual, as aulas ao vivo terão início em 28 de fevereiro, ministradas pela plataforma Microsoft Teams, de segunda a sexta-feira, das 19 às 21 horas. O foco serão as matrizes de referências das quatro áreas do conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Matemática e suas Tecnologias.

    Já a modalidade presencial ocorrerá a partir de setembro, com aulas preparatórias para redação, também de segunda a sexta-feira, das 19 às 21 horas. Nesse caso, os estudantes serão atendidos na escola do Sesi-DF escolhida na pré-inscrição: Gama, Taguatinga ou Sobradinho. A carga horária total do curso preparatório é de 570 horas.

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Samira Pádua/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Ano letivo da Rede Sesi-DF de Educação começa com aulas presenciais

    Ano letivo da Rede Sesi-DF de Educação começa com aulas presenciais

    27 01 volta as aulas sesi df beatriz carlos sesi dfForam iniciadas nessa quinta-feira, 27 de janeiro, as aulas do ano letivo de 2022 da Rede Sesi-DF de Educação. Crianças e adolescentes retomaram as atividades presenciais nas três escolas do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) com recepções que incluíram música, oficinas e orientações quanto aos cuidados para evitar a covid-19.

    As escolas do Gama e de Taguatinga atendem estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até a última série do Novo Ensino Médio. A unidade de Taguatinga também oferta turmas do 5º ano. Já a de Sobradinho recebe alunos dos três anos do Novo Ensino Médio.

    “Estávamos na expectativa pelo retorno. Nos dias 19, 20 e 21 de janeiro, nossas equipes se reuniram para atividades como palestras, capacitações e planejamento do ano letivo, que tem a proposta de ensino baseada na educação tecnológica”, detalha a gerente executiva de Educação do Sesi-DF, Valéria Silva.

    27 01 volta as aulas sesi df moacir evangelista sesi dfPaloma Oliveira, de 33 anos, é mãe de dois alunos do Sesi Taguatinga e está confiante quanto ao retorno. “Estou segura e acredito que a gente tem que ter esperança de que dias melhores estão por vir e, com a consciência de cada um, nós vamos vencer o vírus muito em breve.”

    Ela contou que os filhos estavam ansiosos pela volta às aulas. “Eles estavam contando os dias para retornarem à escola. Hoje, às 5h55, já estavam pulando, tomaram banho e às 6h30 estavam prontos”, disse. Filho de Paloma, Luca Augusto Oliveira Sousa, de 10 anos, que está no 5º ano do Ensino Fundamental, confirmou: “Eu estava muito ansioso para rever meus amigos, ver novas pessoas e novos professores”.

    A volta às aulas nessa quinta-feira também marcou o início do último ano de Maria Eduarda Sabino Santos (foto), de 16 anos, no Novo Ensino Médio. O primeiro dia de aula está sendo muito bom, superando as minhas expectativas. Fiquei acostumada com as aulas online, mas o formato presencial é bem melhor”, avalia a estudante, que cursa a 3ª série no Sesi Taguatinga.

    Guia de Retorno às Aulas Presenciais

    27 01 Sesi Gama mochilas moacir evangelista sesi dfCom a pandemia da covid-19, em abril de 2020, as aulas passaram a ser ministradas exclusivamente de forma online. Em 2021, as atividades continuaram a distância até o mês de agosto, quando as aulas da Rede Sesi-DF de Educação passaram a ser híbridas, com as turmas divididas em dois grupos escalonados para que menos pessoas circulassem ao mesmo tempo no ambiente escolar.

    Em janeiro de 2022, a rede retoma as atividades totalmente presenciais. Para orientar a comunidade escolar neste momento, o Sesi-DF preparou o Guia de Retorno às Aulas Presenciais. O documento digital foi enviado para pais e responsáveis com o protocolo de segurança e a organização pedagógica que serão adotadas.

    “A equipe está capacitada pedagogicamente e alinhada em relação a questões sanitárias de prevenção à covid-19, com todos os cuidados necessários para garantir a segurança dos alunos e dos funcionários das escolas”, explica a gerente executiva de Educação do Sesi-DF, Valéria Silva.

    Matrículas abertas

    Interessados em conhecer as escolas do Sesi-DF podem agendar visita presencial ou atendimento online. As matrículas para o ano letivo de 2022 estão abertas. Para conhecer a metodologia de ensino, acesse: www.sesidf.org.br.

    Texto: Samira Pádua
    Foto da sala de aula: Beatriz Carlos/Sesi-DF
    Fotos da capa, da aluna e da desinfecção das mochilas: Moacir Evangelista/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
    Veja aqui a galeria de imagens:
     

    Ano letivo da Rede Sesi-DF de Educação começa com aulas presenciais

  • Projeto Mais que Vencedor abre pré-inscrições para aulas preparatórias para vestibular

    Projeto Mais que Vencedor abre pré-inscrições para aulas preparatórias para vestibular

    14 01 2022 Mais que Vencedor Foto Victor Hugo Pessoa Capa[Atualização em 9/2/22, às 17h50: O prazo de inscrições foi prorrogado para o dia 20 de fevereiro. O início das aulas foi adiado para 3 de março]

    A Secretaria de Juventude do Distrito Federal e o Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) iniciaram nesta segunda-feira, 17 de janeiro, as pré-inscrições para o projeto Mais que Vencedor. A ação tem o objetivo de preparar pessoas de 15 a 29 anos para provas de acesso ao ensino superior como vestibulares tradicionais, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do governo federal, e o Programa de Avaliação Seriada (PAS), da Universidade de Brasília (UnB).

    A meta é atender a 4 mil jovens, em aulas presenciais e online, de março a dezembro de 2022. São 2 mil vagas para o Sesi Gama, 1,5 mil para o Sesi Taguatinga e 500 para o Sesi Sobradinho.

    Podem participar estudantes e egressos do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares do DF localizadas nas regiões de Águas Claras, de Arniqueira, de Ceilândia, da Fercal, do Gama, de Planaltina, do Recanto das Emas, do Riacho Fundo, do Riacho Fundo II, de Samambaia, de Santa Maria, de Sobradinho, de Sobradinho II, do Sol Nascente, de Taguatinga, do Varjão e de Vicente Pires.

    Para a secretária de Juventude, Luana Machado, o projeto é mais uma oportunidade de fomentar o acesso de jovens ao ensino superior. “Ingressar em uma faculdade ou se preparar de forma digna para prestar tanto o vestibular quanto os exames que permitam a entrada em uma instituição de nível superior ainda é uma realidade distante para inúmeras famílias. Então, foi com esse propósito que empenhamos nossos esforços para este projeto e é com muito orgulho e gratidão que compartilhamos mais essa novidade da nossa secretaria”, celebra.

    “A metodologia educacional do Sesi vai permitir que essas pessoas tenham melhores condições para concorrer em provas de acesso ao ensino superior. Esta é uma oportunidade que atenderá grande número de alunos”, afirma o superintendente do Sesi-DF, Marco Secco.

    Na modalidade virtual, as aulas ao vivo terão início em 3 de março, ministradas pela plataforma Microsoft Teams, de segunda a sexta-feira, das 19 às 21 horas. O foco serão as matrizes de referências das quatro áreas do conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Matemática e suas Tecnologias.

    Já a modalidade presencial ocorrerá a partir de setembro, com aulas preparatórias para redação, também de segunda a sexta-feira, das 19 às 21 horas. Nesse caso, os estudantes serão atendidos na escola do Sesi-DF escolhida na pré-inscrição. A carga horária total do curso preparatório é de 570 horas.

    Pré-inscrições

    As pré-inscrições para o projeto Mais que Vencedor ocorrerão de 17 de janeiro a 20 de fevereiro, pelo site do Sesi-DF: bit.ly/projetomaisquevencedor

    Serão duas fases. De 17 a 26 de janeiro o cadastro será exclusivo para alunos ou egressos do Ensino Médio de escolas públicas. De 31 de janeiro a 20 de fevereiro, as pré-inscrições serão abertas também para estudantes e concluintes de escolas particulares.

    Na página de pré-inscrição, o interessado deve anexar:

    • Cópia frente e verso do RG e do CPF
    • Declaração original de que está cursando o Ensino Médio (para alunos da 1ª, 2ª ou 3ª séries)
    • Histórico Escolar (para concluintes do Ensino Médio)

    A seleção será por ordem de pré-inscrição. Os candidatos classificados serão convocados em lista divulgada na página do Sesi-DF na internet e receberão e-mail com as datas para efetivação da matrícula na Central de Atendimento ou na Secretaria Escolar da unidade selecionada durante a pré-inscrição, de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas. Os documentos necessários para matrícula estão disponíveis no edital de abertura das vagas. Caso o candidato não entregue a documentação dentro do prazo, perderá a vaga.

    Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Sesi-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Projeto de Inclusão Socioesportiva abre inscrições para o Sesi Sobradinho

    Projeto de Inclusão Socioesportiva abre inscrições para o Sesi Sobradinho

    16 10 2019 Festival de natação Sesi Sobradinho Foto Victor Hugo Pessoa CAPA5[Atualização em 12/1/22, às 17h50: vagas esgotadas.]

    Estão abertas as inscrições para o Projeto de Inclusão Socioesportiva, promovido por meio de convênio da Secretaria de Esporte e Lazer com o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF). São 1.496 vagas para crianças, jovens, adultos e idosos, sendo 986 para natação, a partir de 4 anos de idade, e 510 para hidroginástica, a partir de 15 anos de idade. Cinco por cento das vagas são destinadas a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

    O período de inscrições segue até 28 de fevereiro ou até o preenchimento das vagas ofertadas. Serão atendidos estudantes das redes de ensino pública e privada e a comunidade em geral. As aulas ocorrerão de 31 de janeiro a 8 de dezembro de 2022, no Sesi Sobradinho.

    “Estamos oferecendo à população de Sobradinho e de localidades próximas um local de convivência esportiva, de lazer e de cidadania, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida no DF”, destaca a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira.

    Entre os objetivos da iniciativa estão possibilitar o acesso à prática de atividades aquáticas, auxiliar no combate ao sedentarismo e despertar o interesse de novos alunos para a prática esportiva.

    “Este é um convênio que reforça a importância do Sesi na comunidade. A partir da nossa infraestrutura, contribuímos para melhorar o bem-estar das pessoas”, pontua o superintendente do Sesi-DF, Marco Secco.

    Inscrições

    Para fazer a inscrição, é preciso acessar o site do Sesi-DF, escolher a modalidade desejada e preencher o formulário com dados pessoais. Para maiores de 18 anos, é preciso preencher o formulário online e anexar cópia do RG (frente e verso) e do CPF. Para menores de idade, é preciso enviar RG ou certidão de nascimento, além de cópia do RG e do CPF do responsável legal.

    É permitida a inscrição apenas para uma vaga e para uma modalidade. Os interessados serão classificados por ordem de inscrição no site. Aqueles que obedecerem aos pré-requisitos de inscrição serão convocados por e-mail para comparecer, em até cinco dias úteis, no Sesi Sobradinho para confirmação da matrícula na Central de Atendimento, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O não comparecimento dentro do prazo acarretará a perda da inscrição.

    A lista de documentos necessários para a matrícula está disponível no edital de abertura das vagas. No momento da matrícula, também será feito o teste de nivelamento para a modalidade de natação. Nesse caso, o inscrito deverá levar trajes de banho.

    Caso haja número maior de interessados em relação à quantidade de vagas, o Sesi-DF abrirá lista de espera. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Sesi-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

    Chamamento público

    A seleção do Sesi-DF para executar o projeto ocorreu por meio de chamamento público da Secretaria de Esporte e Lazer. O convênio tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF – 16.10.19
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Material didático do Sesi recebe mais de 34 mil contribuições de professores

    Material didático do Sesi recebe mais de 34 mil contribuições de professores

    30 8 2021 Escolas do Sesi DF retomam aulas presenciais Sesi Gama Foto Victor Hugo Pessoa CapaCom o objetivo de ouvir seus professores sobre o material didático que compõe o Sistema Estruturado de Ensino, o Serviço Social da Indústria (Sesi) lançou, em 2021, uma plataforma colaborativa. O ambiente virtual permite aos educadores realizarem melhorias no material didático utilizado em sala de aula.

    Por meio de sugestões e comentários, os docentes não apenas contribuem para o aprimoramento do material, como também se tornam protagonistas na consolidação do Sistema Estruturado de Ensino autoral da rede Sesi.

    Em 2021, mais de 1,2 mil professores participaram da plataforma colaborativa, o que contabilizou cerca de 34,8 mil contribuições de docentes das escolas Sesi, tanto da educação básica regular quanto da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

    A importância do professor no processo

    As professoras Marciana Araújo e Denise Ximenes estão entre os profissionais que mais enviaram sugestões à plataforma colaborativa. Para elas, é fundamental que os educadores tenham voz no processo de construção do próprio material didático.

    Marciana Araújo, do Sesi Senai Parangaba, em Fortaleza (CE), destaca que a implementação da plataforma contribuiu para a expansão do trabalho colaborativo na rede, uma vez que os professores têm a oportunidade de participar da reconfiguração dos próprios livros e adaptar o material de acordo com a realidade dos seus estudantes.contribuicoes na plataforma colaborativa sesi

    “É muito gratificante a ideia de nós, professores, podermos externar aquilo que a gente ouve em sala de aula dos nossos alunos. Ser protagonista da construção desse livro é poder representar aqueles que são mais importantes, que são os nossos alunos”, ressaltou.

    Já a professora Denise Ximenes, do Sesi Taguatinga, em Brasília (DF), diz que se sente valorizada enquanto profissional ao colaborar com a atualização do material didático e enfatiza que esse processo o torna mais atrativo para o aluno que irá utilizá-lo.

    “A avaliação do material didático possibilita uma reflexão importante acerca das conexões entre os objetos do conhecimento cobrados nas avaliações externas e o nosso dia a dia em sala de aula”, explicou a educadora.

     

    Entenda o início do processo colaborativo

    Em 2020, o Sesi lançou material didático próprio e autoral. Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às diretrizes do Novo Ensino Médio, o processo foi realizado de maneira colaborativa, com mais de 100 professores representantes das cinco regiões do País.

    importancia material didaticoDurante a construção do material, cada unidade da federação indicou professores de todas as etapas de ensino para participar. Eles se basearam nas experiências bem-sucedidas registradas nas unidades do Sesi.

    Para expandir esse processo participativo dos professores, a rede implementou a plataforma colaborativa. Ao longo desse ano, 412 materiais didáticos foram atualizados, 24 departamentos regionais foram integrados ao Sistema Estruturado de Ensino e 119,5 mil estudantes foram atendidos por meio da iniciativa.

    Para 2022, a rede Sesi planeja atender as solicitações enviadas pelos professores e entregar, no ano seguinte, o material totalmente atualizado. Esse processo será realizado de forma contínua ao longo dos anos, uma iniciativa inédita no País.

    Com o apoio dos seus professores, o Sesi pretende levar para os livros didáticos a vivência da sala de aula e construir um material de excelência, que tenha o DNA da rede.

    Texto: Assessoria de Comunicação do Sesi-DF, com informações da Agência de Notícias da Indústria
    Foto: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF – 30.8.21
    Infografia: Juliana Bezerra
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Sesi-DF forma primeiras turmas do Novo Ensino Médio

    Sesi-DF forma primeiras turmas do Novo Ensino Médio

    Novo ensino médio 2 FotoMoacirEvangelista01122021Com a proposta educacional voltada a propiciar aos estudantes formação integral, preparando-os para o mercado de trabalho e para a academia, o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) formará, este ano, as cinco primeiras turmas do Novo Ensino Médio da instituição. Cento e dois alunos concluirão a última etapa da educação básica neste novo modelo ensino. A cerimônia de formatura ocorrerá em 19 de dezembro.

    “Sairei com uma experiência surreal. Acredito que, se eu tivesse feito o antigo ensino médio, não estaria com o conhecimento e a habilidade que eu tenho hoje”, conta o jovem João Marcos de Oliveira Santos, de 18 anos. Paralelamente à formação geral no Sesi Gama, ele cursou o ensino técnico em Eletrotécnica pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF).

    No Novo Ensino Médio, a principal mudança é que não há mais disciplinas, e sim em áreas do conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Matemática e suas Tecnologias, além do ensino técnico-profissionalizante ou do aprofundamento em uma área do conhecimento.

    No Sesi, a organização curricular é integrada ao Senai e o currículo é voltado para o mundo do trabalho. “É muito mais dinâmico, traz muitas atividades práticas e dá muito mais liberdade para trabalharmos da nossa forma; eu acredito que isso ajuda muito”, destaca João Marcos.

    Colega de aula, João Vinícius de Lima Nunes, de 17 anos, concorda que a integração facilita o aprendizado. “As aulas conversam entre si. Quando estamos trabalhando em um conteúdo no Sesi, o professor do Senai começa um conteúdo parecido. Isso é muito legal”, afirma o jovem, que pretende ser engenheiro elétrico e acredita que a formação técnica adquirida o ajudará na carreira.

    A integração citada pelos estudantes é detalhada pelo instrutor da área de Energia GTD (geração, transmissão e distribuição) do Senai-DF Evanildo Santos: “Temos um grupo de trabalho entre o Sesi e o Senai e estamos sempre em contato. Quando professores do Sesi trabalharam eletromagnetismo, por exemplo, trabalhamos aqui o mesmo assunto com máquinas elétricas e os alunos puderam enxergar o eletromagnetismo na prática”.

    Sarah Geovanna Lopes Sanches 2 18 anos FotoMoacirEvangelista01122021Na visão da também estudante do Sesi Gama, Sarah Geovanna Lopes Sanches, de 18 anos, a estrutura de ensino no novo modelo ajuda na compreensão de questões em testes para o ingresso no ensino superior, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “É como se a gente já entrasse sabendo como vai ser, pela preparação que temos aqui”, afirma, sobre a divisão por áreas do conhecimento.

    Ela também optou pelo curso Técnico em Eletrotécnica como itinerário formativo. “Hoje em dia, é exigido muito no nosso currículo e as qualificações ajudam ainda mais na hora de conseguir uma vaga de emprego”, analisa.

    Aluno como protagonista na construção do conhecimento

    No Novo Ensino Médio, o objetivo é que o aluno seja protagonista e autor do processo de construção do conhecimento e o professor, mediador e facilitador do desenvolvimento das habilidades. A formação para o mercado de trabalho é parte desse processo.

    Na primeira série, independentemente da escolha entre ensino técnico-profissionalizante ou aprofundamento em uma área do conhecimento, todos os estudantes da Rede Sesi-DF de Educação têm na grade curricular o módulo Mundo do Trabalho.

    Nele, há o desenvolvimento de raciocínio lógico, do autoconhecimento, de competências socioemocionais e de lógica de programação, além da estruturação de um projeto de vida e carreira.

    “É uma oportunidade para o aluno conhecer as possibilidades do mercado, como as profissões que estão ligadas à Indústria 4.0, para que depois ele consiga identificar o caminho que quer seguir e traçar um projeto com base nas escolhas que fez”, explica a gerente executiva de Educação do Sesi-DF e do Senai-DF, Valéria Silva, ao falar sobre a integração entre a formação profissional e a educação básica.

    Eletrotecnico Novo ensino medio foto Evanildo Santos

    Novo Ensino Médio

    Ao alterar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Lei nº 13.415/2017 estabeleceu mudanças na estrutura do Ensino Médio, como a ampliação da carga horária (de 2,4 mil para 3 mil horas) e a possibilidade de os estudantes escolherem em quais áreas desejam aprofundar os estudos. Também houve a divisão do conteúdo por áreas do conhecimento.

    Em 2018, o Ministério da Educação aprovou a Base Nacional Comum Curricular, que traz orientações para os currículos das escolas públicas e privadas do Brasil, além de permitir que as instituições elaborem projetos pedagógicos com autonomia e apliquem técnicas de ensino com interdisciplinaridade. Atualmente, a obrigatoriedade do novo formato de educação será a partir em 2022.

    Na Rede Sesi de Educação, as mudanças começaram a ser discutidas nacionalmente em 2016. Em 2018, foi adotado um projeto-piloto em cinco estados. No Distrito Federal, as três escolas (Gama, Sobradinho e Taguatinga) deram início ao Novo Ensino Médio em 2019, assim como instituições do Sesi em mais 13 unidades da Federação.

    Para 2022, a Rede Sesi-DF de Educação ofertará cinco possibilidades de formação, que variam de acordo com a escola desejada:

    Escola
    Itinerário formativo
    Gama
    Ciências da Natureza
    Eletrotécnica
    Matemática
    Sobradinho
    Ciências da Natureza
    Eletrotécnica
    Informática Para Internet
    Matemática
    Taguatinga
    Ciências da Natureza
    Matemática
    Rede de Computadores

    Para saber mais sobre as escolas do Sesi-DF, marcar uma visita às unidades ou fazer a pré-matrícula, os interessados podem acessar o site www.sesidf.org.br.

    Veja a galeria de imagens:
     

    Sesi-DF forma primeiras turmas do Novo Ensino Médio

    Texto: Samira Pádua
    Fotos dos estudantes em sala: Moacir Evangelista/Sesi-DF
    Foto das alunas em aula externa: Evanildo Santos
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF