Autor: Samira Pádua

  • Sesi Sobradinho receberá projeto esportivo do governo local

    Sesi Sobradinho receberá projeto esportivo do governo local

    09 12 2021 assinatura convenio secretaria de esporte Foto Victor Hugo Pessoa CapaFoi assinado nesta quinta-feira, 9 de dezembro, o convênio da Secretaria de Esporte e Lazer com o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) para a instalação de projeto esportivo na unidade de Sobradinho.

    A ação prevê a inclusão esportiva de 1.496 pessoas a partir de 4 anos de idade em atividades de hidroginástica e natação, com 5% das vagas para o público com deficiência. Entre os objetivos da iniciativa estão possibilitar o acesso à prática de atividades aquáticas aos moradores da região e de localidades vizinhas, auxiliar no combate ao sedentarismo e despertar o interesse de novos alunos para a prática esportiva.

    A seleção do Sesi-DF ocorreu por meio de chamamento público e o convênio tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. As datas de inscrição e de início das aulas serão divulgadas posteriormente no site e nas redes sociais do Sesi-DF.

    “Nosso objetivo é fazer entregas de excelências para promover mudanças na vida das pessoas. Em Taguatinga, está sendo um sucesso e em Sobradinho será também”, disse a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira. Em julho deste ano, por meio de convênio firmado com a secretaria, foi instalado no Sesi Taguatinga o Centro de Excelência em Esporte do governo do DF na região. Atualmente, são atendidos 1.250 crianças e adolescentes, preferencialmente, estudantes da rede pública de ensino do DF, com idades de nove a 15 anos, nas atividades físicas de formação esportiva nas modalidades de futebol, futevôlei, futsal, natação e voleibol.

    Para o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra) e diretor regional do Sesi-DF, Jamal Jorge Bittar, trabalhos como esse demonstram a importância das ações conjuntas de governo com o Sistema S para a sociedade. “Boas parcerias geram bons resultados e muito nos honra celebrar mais este convênio. O esporte é renovador, transversal e apoia na parte educacional e no desenvolvimento e na formação pessoal”, reforçou.

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Semifinalistas do Sesi Música participam de oficinas de expressão corporal e de técnica vocal

    Semifinalistas do Sesi Música participam de oficinas de expressão corporal e de técnica vocal

    Igor Santarém Souza 15 anos aluno da 1º série do Novo Ensino Médio do Sesi Gama 4 FotoMoacirEvangelista30112021“Cantar é olhar para dentro”, disse a professora de canto Wilzy Carioca aos semifinalistas do Festival Sesi Música 2021 – Vozes da Indústria, promovido pelo Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF). “Na música, é preciso ter autoconhecimento em relação ao que se é como intérprete, ao que se quer passar de identidade e aos próprios recursos vocais”, explicou.

    Com 45 anos de carreira, Wilzy, que também é preparadora de corais, cantora e regente, ministrou nessa terça-feira, 30 de novembro, uma oficina de técnica vocal para o canto aos participantes do concurso. Em um dos exercícios propostos, cada um pôde testar tonalidades e, com a ajuda da professora e de um teclado, encontrar as notas mais confortáveis para seguir.

    Para o estudante da 1ª série do Novo Ensino Médio do Sesi Gama Igor Santarém Souza (foto à esquerda), de 15 anos, atividades como essa contribuem com a preparação para as apresentações. “Eu nunca tive aulas de canto, sempre aprendi em casa. Ter aula com uma pessoa experiente pode nos ajudar muito”, contou o jovem, que apresentará uma canção inédita.

    Anderson Reis 43 anos brigadista do Sesi Taguatinga FotoMoacirEvangelista30112021 2Além de exercícios vocais, os concorrentes liberaram as tensões em uma oficina de expressão corporal com o mímico e ator Miqueias Paz. Ele explicou que o corpo humano não deve ser visto de forma dissociada. “Quando as pessoas pretendem cantar, elas não cantam só com a voz; uma voz maravilhosa, mas sem a participação corporal, é apenas uma voz maravilhosa. A ideia é que as pessoas vivam, sintam e interpretem”, destacou.

    “A emoção é fundamental em qualquer coisa que a gente vá fazer, mas a diferença está no controle. Na oficina, buscamos fazer com que a emoção permaneça, porque ela é fundamental, mas não pode te fazer perder a capacidade de concentração”, completou. Entre dinâmicas de grupo, Miqueias reforçava sobre a importância do olhar, do autocontrole, de ter foco e de interagir com a plateia.

    Estreante na competição e participante das oficinas, o brigadista do Sesi Taguatinga Anderson Reis (foto à direita), de 43 anos, levará uma música autoral para o palco. “Uma vez que você vai apresentar para várias pessoas, existe um nervosismo natural, então, essas oficinas agregam muito. Muitas vezes, a gente fala mais com o corpo do que com a própria voz”, disse o amante de sertanejo e de música popular brasileira.

    O dia de atividades também contou com uma dinâmica de aquecimento com o técnico em lazer do Sesi-DF Silvano Fernandes.

    Talentos da indústria

    O Festival Sesi Música 2021 – Vozes da Indústria é voltado a todos os gêneros e estilos da música brasileira. São três categorias para músicas que não são inéditas, divididas de acordo com o perfil do público participante, e outra categoria exclusiva para composições inéditas, em que todos concorrem entre si.

    Puderam se inscrever trabalhadores e empresários da indústria e empregados, estagiários e jovens aprendizes da Federação das Indústrias do DF (Fibra), da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e dos departamentos nacional e regional do DF do Sesi, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), além de seus dependentes. Estudantes do Sesi e do Senai-DF acima de 12 anos e estagiários que têm o IEL-DF como agente integrador também estavam aptos a concorrer.

    Alana Dias 38 anos técnica de sistemas de água da Caesb FotoMoacirEvangelista30112021 1Veterana no festival, que ocorre desde 2008, Alana Dias, de 38 anos, é técnica de sistemas de água da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e se apresentará na categoria industriário. “Eu não canto profissionalmente e a iniciativa do Sesi veio como um presente para a gente que trabalha na indústria e tem nossos talentos. É um reconhecimento para o trabalhador, uma forma de valorização”, acredita.

    Apesar de já ter sido vencedora em edição anterior, ela conta que o prêmio é a menor das preocupações: “Quando eu estou no palco, eu acredito que eu faço uma parte de mim que eu não tenho a oportunidade de fazer nas outras esferas da minha vida. É algo especial, um momento mágico”.

    Apresentações das fases semifinal e final

    Todos os selecionados para a fase semifinal se apresentarão no auditório do Sesi Saúde Central Park, em evento para convidados, nos dias 9 e 10 de dezembro, de acordo com o grupo em que foram inseridos por categoria. A fase final será em 11 de dezembro. Nos dias 4 e 11 ocorrerão ensaios.

    O primeiro colocado de cada categoria receberá como prêmio um pacote turístico para o Rio de Janeiro (RJ), com direito a um acompanhante. Para os que ficarem em segundo lugar, o prêmio será um tablet; em terceiro, um violão elétrico. Todos os candidatos classificados para a fase semifinal receberão certificados de participação.

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Moacir Evangelista/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Sesi-DF divulga semifinalistas do Festival Sesi Música 2021 – Vozes da Indústria

    Sesi-DF divulga semifinalistas do Festival Sesi Música 2021 – Vozes da Indústria

    8 11 2018 Quintas Musicais Orquestra Jovem do Sesi Foto Moacir Evangelista CapaFoi divulgada na terça-feira, 22 de novembro, a lista dos selecionados para a semifinal do Festival Sesi Música 2021 – Vozes da Indústria, promovido pelo Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF). Dos 40 inscritos, 36 passaram para a próxima etapa. Os nomes podem ser consultados no site da instituição.

    O concurso é voltado a todos os gêneros e estilos da música brasileira. São três categorias para músicas que não são inéditas, divididas de acordo com o perfil do público participante, e outra categoria exclusiva para composições inéditas, em que todos concorrem entre si.

    Puderam se inscrever trabalhadores e empresários da indústria e empregados, estagiários e jovens aprendizes da Federação das Indústrias do DF (Fibra), da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e dos departamentos nacional e regional do DF do Sesi, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), além de seus dependentes. Estudantes do Sesi e do Senai-DF acima de 12 anos e estagiários que têm o IEL-DF como agente integrador também estavam aptos a concorrer.

    Apresentações das fases semifinal e final

    Todos os selecionados para a fase semifinal se apresentarão no auditório do Sesi Saúde Central Park, em evento para convidados, nos dias 9 e 10 de dezembro, de acordo com o grupo em que foram inseridos por categoria. Nesse momento, serão selecionados cinco participantes de cada categoria, que estarão classificados para a fase final, em 11 de dezembro.

    Antes, porém, no dia 30 de novembro, no Centro Cultural Sesi, em Taguatinga, os classificados poderão participar de oficinas de expressão corporal e de técnica vocal para o canto oferecidas pelo Sesi-DF para que os concorrentes possam aprimorar as habilidades relacionadas a essas áreas. Nos dias 4 e 11 de dezembro ocorrerão ensaios.

    O primeiro colocado de cada categoria receberá como prêmio um pacote turístico para o Rio de Janeiro (RJ), com direito a um acompanhante. Para os que ficarem em segundo lugar, o prêmio será um tablet; em terceiro, um violão elétrico. Todos os candidatos classificados para a fase semifinal receberão certificados de participação.

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Moacir Evangelista/Sesi-DF – 8.11.18
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Brasília Vôlei abrirá jogos da Superliga 2021/2022

    Brasília Vôlei abrirá jogos da Superliga 2021/2022

    Brasilia Volei Foto Bruno Frauzino Sesi DF 20 10 2021 2A partir desta semana, terão início os jogos da Superliga 2021/2022, competição organizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Representante da capital federal no torneio, o Brasília Vôlei participará desta temporada com os times masculino e feminino.

    O primeiro jogo será neste sábado, 23 de outubro, às 17 horas, em Montes Claros (MG). A equipe masculina enfrentará o mineiro Montes Claros América Vôlei (MG) no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves. Já na próxima quinta-feira, 28 de outubro, será a estreia da equipe feminina nas quadras, contra o time Unilife Maringá (PR). A partida será em casa, no ginásio do Sesi Taguatinga, às 17 horas.

    “Para o time feminino, nosso objetivo é melhorar a classificação. Na temporada passada, ficamos em oitavo lugar; foi uma participação boa, mas queremos fazer melhor. No masculino, a expectativa é manter o time na série A”, explica o gerente do Brasília Vôlei, Flávio Thiessen. Na temporada 2021 da Superliga B, o grupo masculino fez a segunda melhor campanha e garantiu vaga na primeira divisão.

    Sob o comando do técnico Marcelo Thiessen, o time masculino é formado pelos centrais Álvaro Dourado, Alesson de Lima, Diego Dutra e Bruno Rubbo; os levantadores Carlos Henrique dos Santos, Adrian Goide e Paulo Lamounier; os líberos Thiago Gomes e Matheus Santos; os ponteiros Cristiano Oliveira, Luan Mota, Lucaian Fernandes, Robson Rodrigues e Thiago Marques e os opostos Dario de Queiroz e Renato Adornelas.

    Brasilia Volei Foto Bruno Frauzino Sesi DF 20 10 2021 1No time feminino, o comando é do técnico Rogério Portela, com as centrais Aline Santos, Edna Schlindwein, Geovana Silva, Lia Rodrigues, Mimi Sosa e Sara Dias; as levantadoras Ana Cristina Vilela, Maynara Rossi e Thayane Oliveira; as líberos Ju Paes e Vitória Trindade; a oposta Arianne Tolentino e as ponteiras Ana Caroline Figueredo, Natália Monteiro, Neneca e Isabela Paquiardi.

    A tabela completa dos jogos está disponível no site da Superliga e as partidas da temporada serão transmitidas ao vivo pelo canal SporTV ou pelo Canal Vôlei Brasil. Para os jogos no Sesi Taguatinga com a presença de público, os ingressos serão vendidos pelo site Ticket Fácil. Para acessar o ginásio será necessário apresentar comprovante de vacinação contra a covid-19 (duas doses ou dose única) ou exame PCR realizado até 72 horas antes do jogo.

    Apoio do Sesi

    O Sesi Taguatinga é o endereço dos times feminino e masculino do Brasília Vôlei. No local, os treinos começaram em agosto. Apoiadora da equipe, a instituição coloca à disposição a academia e o ginásio da unidade, além de oferecer sala de fisioterapia e vestiários.

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Bruno Frauzino/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Sesi Taguatinga recebeu 43 jogos dos JUBs

    Sesi Taguatinga recebeu 43 jogos dos JUBs

    17 10 2021 JUBS Foto Bruno Frauzino Sesi DFA unidade de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) foi um dos espaços que recebeu partidas da 68ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), pelo governo do DF e pela Federação do Esporte Universitário do DF (FESU-DF), a competição reuniu 3,5 mil estudantes atletas, de 271 instituições de ensino, de 10 a 18 de outubro.

    O Sesi-DF foi um dos parceiros para a realização das competições de vôlei. Na modalidade, participaram 43 equipes femininas e masculinas de 26 estados e do DF. Foram 105 partidas, sendo 43 no Sesi Taguatinga, incluindo disputas das finais.

    “As parcerias são fundamentais para garantir a realização de evento deste porte. O Sesi foi um dos grandes parceiros nesta edição, cedendo espaços e apoiando amplamente os jogos”, ressalta o presidente da CBDU, Luciano Cabral.

    No Sesi Taguatinga, as partidas foram disputadas nas quadras cobertas e no ginásio principal — sede das equipes masculina e feminina do Brasília Vôlei. O espaço tem iluminação especial e piso profissional para voleibol.

    JUBs

    Esta foi a segunda vez que Brasília foi sede dos JUBs — maior competição universitária da América Latina. A cidade recebeu as competições pela primeira vez em 2006.

    Este ano, houve disputas nas modalidades de atletismo, badminton, basquete, futsal, handebol, judô, caratê, wrestling (conhecida como luta olímpica), natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, xadrez e ciclismo virtual, além de esportes eletrônicos (league of legends, FIFA, clash royale, free fire, poker e cs:go) e da categoria Acadêmico, com prêmios para os melhores artigos científicos. Algumas modalidades incluíram competições voltadas para pessoas com deficiência.

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Bruno Frauzino/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Empregados do Sesi-DF que atuaram na vacinação contra a covid-19 são homenageados pela CLDF

    Empregados do Sesi-DF que atuaram na vacinação contra a covid-19 são homenageados pela CLDF

    mencao honrosa fotoMoacirEvangelista18102021Cinquenta e dois empregados da unidade do Gama do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) foram homenageados com moção de louvor da Câmara Legislativa pelos trabalhos prestados durante a campanha de vacinação contra a covid-19. A entrega dos certificados ocorreu na tarde de segunda-feira, 18 de outubro, no Sesi Gama.

    A proposta do reconhecimento foi apresentada pelo deputado Jorge Vianna (Podemos). Ao todo, foram 89 homenageados, incluindo 37 servidores da Unidade Básica de Saúde nº 7 do Gama. “Como profissional da Saúde, percebi que a população fez muitas menções de forma verbal e pensei que poderíamos materializar esses elogios de forma que ficassem eternamente marcados”, disse o parlamentar.

    De 17 de abril a 4 de outubro, parte do Sesi Gama foi transformado em ponto de vacinação contra a covid-19. O Sesi-DF ofereceu espaço, estrutura física e apoio logístico à Secretaria de Saúde, que foi a responsável pela aplicação das 48.353 doses.

    “A homenagem mostra o cumprimento da missão do Sesi, que é estar atento e dar respostas às necessidades da sociedade. Em um momento de pandemia, foi fundamental que fôssemos parceiros e estivéssemos próximos do poder público, dando o suporte necessário à vacinação”, destacou o superintendente regional do Sesi-DF, Marco Secco. “O reconhecimento enaltece e valoriza muito o trabalho que realizamos com nossa equipe, em apoio à UBS”, completou.

    Um dos homenageados foi Ingrid Pireto (foto), de 35 anos, que é assistente administrativo no Sesi-DF desde 2016. “Não imaginava trabalhar na campanha de vacinação e me sinto muito grata por ter participado de um momento tão importante. Fica o sentimento de dever cumprido.”

    06 10 2021 Oficina Primeiros socorros Sesi Gamal Foto Victor Hugo Pessoa Sesi DFApoio da indústria

    O apoio da indústria do DF à campanha de vacinação contra a covid-19 é uma das iniciativas do setor no combate à doença. Em 2020, as instituições industriais do DF trabalharam em várias frentes de apoio ao governo e à sociedade no enfretamento à pandemia.

    Além do suporte à vacinação no Gama, houve o reparo de 66 ventiladores pulmonares, a produção de 2 milhões de máscaras de tecido, a doação de 10 capacetes Elmo à rede pública de saúde, a produção e a doação de 10.815 máscaras face shield e a aplicação de 9 mil testes de covid-19.

    Texto: Samira Pádua
    Foto da vacinação: Moacir Evangelista/Sesi-DF – 17/4/2021
    Foto da entrega da moção: Moacir Evangelista/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Sesi apresenta nova temporada de competições de robótica

    Sesi apresenta nova temporada de competições de robótica

    Foto Agencia de Noticias da Industria“Quando falamos de transporte, falamos de um tema extremamente importante para o setor produtivo. Como transportar mais rápido e com menor custo? Eu fico cada vez mais impactado com os projetos e as soluções dos estudantes”.

    Essas foram as palavras do Diretor de Operações do Serviço Social da Indústria (Sesi), Paulo Mól, durante o lançamento nacional da temporada 2021/2022 das competições First Lego League Challenge (FLL) e First Tech Challenge (FTC), nessa quarta-feira, 29 de setembro, pelo canal Sou Robótica, no YouTube.

    Também fez parte do evento a diretora de Estratégia, ESG, Inovação e Transformação do Negócio da ArcelorMittal, Paula Harraca. Ela foi convidada pelo Sesi para ser a embaixadora desta nova temporada da robótica e palestrou sobre o futuro do transporte e da logística.

    “Acredito que a educação pautada na ciência seja o principal caminho para a transformação do Brasil. Para ampliar o campo de conhecimento, essa ciência inclui artes, design, teatro, cultura, entre outros. É essa a riqueza de conhecimentos que precisamos estimular”, defendeu Harraca.

    Para os competidores da modalidade FLL, o tema da temporada 2021/2022 se chama Cargo Connect. Já no FTC, o tema é Freight Frenzy. Lançada mundialmente pela First, a temporada explora o futuro do transporte e logística de pacotes e mercadorias.

    O tema ganhou grande relevância com a pandemia do coronavírus e, para a indústria, é essencial, já que a produção e a comercialização dependem dos processos logísticos. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos publicada em janeiro, 47% dos brasileiros passaram a fazer mais compras online durante a pandemia.

    Além disso, as empresas estão investindo em novas tecnologias para atender à grande demanda. Inteligência artificial, realidade virtual, algoritmos inteligentes e 5G são algumas das soluções usadas para tornar a operação logística mais eficiente, ágil e rentável. Projeção do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) mostra que profissionais de logística estão entre as carreiras que ganharam fôlego com a pandemia e deverão criar mais oportunidades de emprego.

    A temporada 2021/2022 das competições FLL e FTC trará a percepção jovem ao tema. Desde o envio de pacotes em áreas rurais e urbanas até a entrega de ajuda em desastres por meio de trânsito aéreo de alta tecnologia, as equipes formadas por estudantes de escolas públicas, privadas e da Rede Sesi apresentarão formas de inovar o setor e tornar os processos mais rápidos, eficientes e inteligentes, de forma que empresas e consumidores sejam beneficiados.

    Torneios da First preparam jovens para o futuro com metodologia STEAM

    As competições de robótica FLL e FTC foram criadas e são realizadas, mundialmente, pela organização sem fins lucrativos For Inspiration and Recognition of Science and Tecnology (First). O intuito da organização é preparar jovens para o futuro por meio de competições e desafios socioeducativos que promovem a metodologia STEAM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), além de estimular a autoconfiança, comunicação e liderança.

    A modalidade FLL é destinada a jovens de 9 a 16 anos, de escolas públicas, privadas e da Rede Sesi. Os competidores integram equipes de duas a dez pessoas, supervisionadas por dois adultos, e constroem e programam robôs Lego, que devem cumprir uma série de missões em um tapete oficial da First. A equipe ainda é responsável por idealizar e criar um projeto de inovação com base no tema da temporada.

    Na FTC, adolescentes de 14 a 18 anos podem participar das competições. Nesta modalidade, os competidores projetam, constroem e programam um robô de até 19 quilos, que é pilotado em uma arena para cumprir atividades diversas. Os jovens também devem executar atividades comuns para empresas reais, como estratégia de marketing, plano de responsabilidade social, vendas e engajamento com a comunidade local.

    Disputando os torneios de robótica, os alunos se aproximam dos desafios do mercado de trabalho e desenvolvem competências nas áreas STEAM. Além disso, a base dessas competições são valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável.

    No Brasil, o Sesi é o operador oficial das competições First. A nova temporada da FLL marcará uma década de realização dos torneios no País.

    Temporada 100% on-line e reconhecimento internacional

    A última temporada dos torneios FLL foi a RePLAY! – Esportes e brincadeiras para movimentar o corpo, que buscou reinventar e incentivar a prática de esportes e atividades físicas para evitar o sedentarismo e estimular a saúde.

    Devido à pandemia da Covid-19, o Sesi precisou reinventar a forma de realização dos torneios e lançou a primeira competição 100% remota, utilizando plataforma oficial desenvolvida pela First, a Remote Event Hub (First REH).

    O primeiro Festival Sesi de Robótica online contou com mais de 800 jovens de todo o Brasil distribuídos em 138 equipes, que enviaram mais de 173 horas de vídeos para que os 125 juízes voluntários pudessem avaliar.

    As equipes ganhadoras também foram premiadas em torneios internacionais, tais como: o amistoso da FLL Open International Greece 2021, o prêmio de inovação Global Innovation Awards (GIA) e, por fim, o amistoso FTC Asia Pacific Open Championships 2021.

    Texto: Ana Luíza Badu, da Agência de Notícias da Indústria
    Foto: Agência de Notícias da Indústria
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Estudantes iniciam aulas do Centro de Excelência em Esporte

    Estudantes iniciam aulas do Centro de Excelência em Esporte

    Centro de Excelência em Esporte Foto Bruno Frauzino 29 09 2021 capaDepois de duas semanas de avaliações físicas, tiveram início na segunda-feira, 27 de setembro, as aulas do Centro de Excelência em Esporte, no Sesi Taguatinga. O projeto é um convênio da Secretaria de Esporte e Lazer com o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e tem o objetivo de atender 1,5 mil crianças e adolescentes, preferencialmente, estudantes da rede pública de ensino do DF, com idades de nove a 15 anos.

    Pelo projeto, são ofertadas atividades físicas de formação esportiva nas modalidades de futebol, futevôlei, futsal, natação e voleibol. Entre os objetivos da iniciativa estão fortalecer o esporte, despertar e motivar o interesse de novos alunos para a prática esportiva e contribuir para a melhoria do desempenho escolar. A seleção do Sesi-DF para a gestão do projeto ocorreu por meio de chamamento público.

    De 13 a 24 de setembro, os matriculados passaram por testes. “Fizemos a avaliação de cada um deles, com informações como peso, altura, coordenação e agilidade. Esse mapeamento serviu de referência para o início das aulas e nos ajudará em um segundo momento, com a análise do desempenho dos alunos”, explica o coordenador de Promoção da Saúde do Sesi-DF, Robson Feitosa.

    Um dos participantes do projeto é Gabriel Freitas de Sousa, de 12 anos (foto acima). Aluno do Centro de Ensino Fundamental 1 do Riacho Fundo II, ele aguardava nesta quarta-feira, 29 de setembro, no pátio do Sesi Taguatinga, o início do segundo dia de aula. “Nos primeiros dias, a gente fez avaliação; agora, já estamos nos treinos, começando a jogar. Estou achando muito bom!”, disse o jovem, que pratica futebol.

    Ele estava acompanhado da mãe, Ancarla Freitas da Silva, de 38 anos, que destacou a importância da atividade física para o desenvolvimento do filho. “Acho importante para que ele se mantenha mais ativo, tenha mais disposição. Soube do projeto pelas redes sociais e estou achando ótimo”.27 9 2021 Centro de Excelência em Esporte Foto Victor Hugo Pessoa 25

    Enquanto Gabriel treina no campo, Mateus Santos de Brito (foto abaixo), de 13 anos, desenvolve habilidades na piscina. Aluno de escola particular, ele também é um dos participantes do projeto. “Eu já queria colocá-lo em aula de natação, quando soube do programa pela irmã do meu cunhado. Entrei no site e fiz a inscrição; é a primeira vez que ele está fazendo a modalidade e está muito ansioso para começar”, contou a mãe de Mateus, Keila Cristina Moreira, de 42 anos, na segunda-feira, 27 de setembro, minutos antes do primeiro dia de aula do filho.

    Inscrições abertas

    Ainda há vagas para as modalidades de futebol, futsal, futevôlei e voleibol. Apesar da possibilidade de inscrição de alunos da rede privada de educação, a prioridade das vagas é para os estudantes das escolas públicas.

    Para se inscrever, o responsável pelo aluno precisa acessar o site do Sesi-DF, escolher a modalidade desejada e preencher o formulário com os seguintes dados:

    • CPF do aluno
    • CPF da mãe do aluno
    • CPF do responsável pelo aluno, caso não seja a mãe
    • Data de nascimento
    • Endereço com CEP
    • E-mail do responsável
    • Telefone para contato

    Para a inscrição, será necessário anexar no formulário uma foto ou uma cópia legível de documento que mostre o CPF da mãe ou do responsável pelo aluno, como a Carteira de Habilitação, o RG ou o CPF. Ao finalizar cadastro, o sistema apresentará um comprovante de que a inscrição foi feita com sucesso.

    A efetivação da matrícula deverá ser feita em até cinco dias úteis após a inscrição online, na Central de Atendimento do Sesi Taguatinga, de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas e das 14 às 17 horas. Nesse momento, será preciso assinar um termo que informa que o aluno está apto para a prática de atividades físicas e apresentar:

    • Comprovante de escolaridade do aluno
    • Cópia do CPF e do RG do aluno
    • Cópia do CPF e do RG do responsável
    • Cópia de comprovante de residência
    • 1 foto 3×4 do aluno
     
    Texto: Samira Pádua
    Foto da capa: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Foto do Gabriel e da Ancarla: Bruno Frauzino/Sesi-DF
    Foto do Mateus e da Keila: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • EJA Profissionalizante tem vagas com inscrições até 20 de setembro

    EJA Profissionalizante tem vagas com inscrições até 20 de setembro

    13 09 2021 EJA Reconhecimento de Saberes Fotos Victor Hugo Pessoa CapaNesta sexta-feira, 17 de setembro, o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) abriu inscrições para 13 vagas para a Educação de Jovens e Adultos Ensino Médio Profissionalizante. Os interessados devem se inscrever até 20 de setembro no site da instituição.

    Para concorrer a uma das vagas — remanescentes do edital aberto para trabalhadores da indústria e seus dependentes e para comunidade, publicado em 12 de agosto —, é preciso ser de baixa renda, maior de 18 anos e ter concluído o Ensino Fundamental anos finais (do 6º ao 9º ano) ou equivalente.

    O curso tem o total de 1.200 horas, sendo mil destinadas à formação escolar de Ensino Médio e 200 horas destinadas à qualificação do aluno no curso Assistente Administrativo, ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF). As aulas são a distância, com um encontro presencial por semana com os alunos, no Sesi Taguatinga, no período noturno. Na qualificação do Senai-DF, as aulas também são virtuais, com um encontro semanal ao vivo pela plataforma online.

    Como se inscrever

    As vagas serão preenchidas por ordem de cadastro e confirmadas após a análise do cumprimento dos requisitos. Na página de inscrições, é preciso anexar:

    • Certificado ou declaração de conclusão do Ensino Fundamental anos finais (do 6º ao 9º ano) ou equivalente
    • Declaração de baixa renda (documento redigido de próprio punho manifestando se enquadrar em situação de baixa renda ou documento que comprove ser beneficiário do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal)
    • Declaração de próprio punho indicando ter acesso a um computador com internet para participar do curso
    • Para trabalhadores da indústria e dependentes, Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou Guia de Previdência Social recente, que identifique o CNPJ da empresa contratante.

    O resultado da seleção será divulgado em 21 de setembro e as matrículas deverão ser feitas de 22 a 24 de setembro, das 8 às 13 horas e das 14 às 17 horas, na Central de Atendimento do Sesi Taguatinga. O candidato deverá apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, histórico escolar (caso tenha), comprovantes de residência e de tipagem sanguínea e uma foto 3×4. O início das aulas será em 27 de setembro.

    Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento Cliente do Sesi-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

    Texto: Nilson Carvalho
    Foto: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF – 13.9.21
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Sesi e Senai-DF recebem alunos para nova turma da EJA Profissionalizante

    Sesi e Senai-DF recebem alunos para nova turma da EJA Profissionalizante

    09 09 2021 Aula inaugural EJA Foto Victor Hugo Pessoa Capa 3A escola de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) promoveu, na noite dessa quinta-feira, 9 de setembro, uma acolhida aos alunos da nova turma da Educação de Jovens e Adultos Ensino Médio Profissionalizante, ofertada pela instituição, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF). No curso, com carga horária de 1.200 horas, 36 estudantes terão a oportunidade de finalizar a formação escolar e receber qualificação em Assistente Administrativo.

    No módulo de educação básica do Sesi-DF, além da formação online, haverá um encontro presencial por semana com os alunos, no Sesi Taguatinga, no período noturno. Na qualificação do Senai-DF, com 200 horas, as aulas também serão virtuais, com um encontro semanal ao vivo pela plataforma online.

    “São duas formações em uma, o que vai ser um diferencial no mercado de trabalho para os que estão desempregados e contribuir com experiência para aqueles que já estão trabalhando”, destacou a diretora do Sesi Taguatinga, Rosileide Braz.

    As inscrições para a EJA Ensino Médio Profissionalizante foram abertas em agosto, com prioridade para industriários. Motorista na Gráfica Esperança, em Ceilândia, Renato Luiz Alves Silva tem a sétima série e é um dos alunos da turma. “Soube da oportunidade pelo meu patrão e no mesmo dia me inscrevi. O estudo sempre é bom, nunca é perdido”, disse ele, que é casado e tem um filho de dez anos. “Ele já me perguntou o que eu estou fazendo; falei que preciso estudar também para acompanhá-lo”.09 09 2021 Aula inaugural EJA Foto Victor Hugo Pessoa Capa 2

    Quem também vai retomar os estudos é a dona de casa Marciana Maria Lopes, de 38 anos. Moradora do Gama, ela cursou até o 9º ano do Ensino Fundamental e vê na EJA Profissionalizante uma oportunidade de crescimento. “Desde o ano passado, estava pensando em voltar a estudar, mas veio a pandemia e desisti. Agora, surgiu essa chance e vou em frente; já perdi muitas oportunidades de emprego por não ter o ensino médio completo”, contou.

    No encontro dessa quinta, os novos alunos foram recepcionados pela equipe pedagógica das duas instituições e receberam orientações sobre como ocorrerão as aulas. Antes de começarem os módulos educacionais, os estudantes passarão por um processo de reconhecimento de saberes, de 13 a 23 de setembro.

    Eles preencherão questionários que vão indicar para a equipe pedagógica do Sesi-DF qual o nível de conhecimento de cada um e quais os conteúdos deverão ser estudados. “Cada aluno vai responder de uma forma diferente e não tem resposta certa ou errada; vamos avaliar a experiência que eles trazem de vida”, explicou Rosileide.

    O início das aulas do Sesi-DF está previsto para o fim do mês de setembro e a formação do Senai-DF, para outubro.

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF