Em um ano atípico devido a pandemia da covid-19, diversas atividades tiveram de ser adaptadas para que continuassem a ocorrer. No Sesi-DF, aulas online foram iniciadas em abril para que os estudantes da educação básica dessem sequência às atividades letivas. Além disso, projetos educacionais foram reestruturados, como ocorreu com a Mostra de Arte, Ciências e Tecnologia.
Tradicionalmente presencial, em 2020 o evento foi transmitido pela internet. Para a Mostra, os alunos gravaram vídeos apresentando os projetos desenvolvidos, que são uma síntese do conteúdo do ano letivo, que devem ser trabalhados de acordo com um tema. Cada escola do Sesi-DF — no Gama, em Sobradinho e em Taguatinga — preparou uma programação especial para a exibição da programação.
Este ano, a abordagem proposta foi Inteligência Artificial em Tempos de Pandemia. Entre os projetos apresentados estava um sensor de reconhecimento de máscaras idealizado por estudantes da 1ª série do Novo Ensino Médio do Sesi Taguatinga.
“Nós utilizamos um programa para auxiliar na identificação de pessoas que estão utilizando máscara ou não, pois durante essa época de pandemia é de suma importância que nós tomemos todos os cuidados”, explicou em vídeo a aluna Maria Eduarda Chaves Queiroz, de 15 anos. “As pessoas que não utilizam máscara contribuem mais facilmente para a propagação do vírus”. Na prática, o aparelho seria utilizado na entrada de estabelecimentos e emitiria um aviso sonoro cada vez que alguém passasse por ele sem utilizar máscara de proteção facial.
Intervalo Cultural Interativo
A distância imposta pelas plataformas digitais também não foi empecilho para o Intervalo Cultural Interativo, que passou a ser transmitido pelo canal da Fibra no YouTube, exclusivamente para os alunos. O objetivo foi criar um momento de descontração para crianças e adolescentes e de estreitar laços entre a comunidade escolar. A apresentação dos encontros foi feita pelo professor de Educação Física André Mota (foto).
Os encontros, voltados para estudantes das três escolas, promoveu atividades musicais, artísticas, de dança e de alongamento e declamação de poemas, e tiveram início em 11 de agosto, data em que é celebrado o Dia do Estudante.
Ao todo, foram 22 edições, totalizando cerca de 12 horas de conteúdo. As atividades foram organizadas pela equipe de Educação do Sesi-DF e contaram com a participação dos alunos, que puderam enviar vídeos para serem exibidos durante a programação.
Matrículas para 2021
O Sesi-DF está com matrículas abertas para 2021. As escolas do Gama e de Taguatinga atendem a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental até a última série do Novo Ensino Médio. Já a unidade de Sobradinho recebe alunos dos três anos do Novo Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas pelo site sesidf.org.br ou presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.
O currículo escolar oferece conteúdos como empreendedorismo, criatividade, sustentabilidade, responsabilidade social, economia e novas tecnologias. A instituição também incentiva a participação dos alunos em competições educacionais no Brasil e no exterior, como o Torneio Sesi de Robótica e o Torneio F1 nas Escolas.
As escolas do Sesi têm infraestrutura para atividades esportivas, culturais e pedagógicas – Espaços Maker, bibliotecas, laboratórios de Matemática, de Informática e de Robótica, auditórios, quadras poliesportivas e piscinas olímpicas e semiolímpicas.



Colega de obra, Miguel Francisco de Araújo Neto (foto), de 48 anos, que também fez o teste pela segunda vez, compartilha da opinião. “Além da tranquilidade, o teste traz alívio, porque, às vezes, a pessoa não sabe se está ou não com a doença”, disse o carpinteiro, que reforçou a necessidade em não descuidar das medidas de proteção, como lavar as mãos com água e sabão e usar máscara.

Com as atividades de ensino presenciais suspensas devido à pandemia da covid-19, a entrega dos materiais aos responsáveis foi escalonada de acordo com as séries dos estudantes e segue até o dia 18 de agosto, nas escolas. O uso de máscaras faciais é obrigatório e, antes de entrar na unidade, é preciso fazer a medição de temperatura.


Os testes são do tipo IgM/IgG e detectam se o paciente teve ou não contato com o vírus por meio da sua resposta imune na formação de anticorpos. A partir de um furo no dedo, uma amostra de sangue é coletada e transferida para uma fita de testagem. Após entrar em contato com um reagente, a fita é inserida em uma cápsula, que é colocada em um leitor, que analisa o material e encaminha automaticamente o resultado para o trabalhador por e-mail ou mensagem de texto de celular, em até 30 minutos.



