Autor: Samira Pádua

  • Escolas do Sesi-DF retomam aulas presenciais

    Escolas do Sesi-DF retomam aulas presenciais

    Capa 30 8 2021 Volta as aulas Sesi DF Fotos Victor Hugo PessoaG 0386 2As escolas do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) reabriram as portas nesta segunda-feira, 30 de agosto, para as aulas presenciais de alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Desde abril de 2020, devido à pandemia da covid-19, os conteúdos eram ministrados exclusivamente por plataforma online. A partir de agora, os estudantes têm a opção de assistir as aulas presenciais ou online.

    As turmas são divididas em dois grupos e os encontros são escalonados. O grupo A vai em um dia e o B no dia seguinte, e assim sucessivamente, garantindo que menos pessoas circulem ao mesmo tempo no ambiente escolar.

    Para dar suporte à volta dos estudantes às atividades curriculares nas escolas, o Sesi-DF criou um guia de retorno às aulas presenciais. Elaborado com base em legislações locais e federais, além de recomendações da Organização Mundial de Saúde, o guia informa os procedimentos de segurança de saúde adotados nas escolas da Rede Sesi-DF de Educação para a retomada das aulas.

    As escolas foram preparadas com mudanças de infraestrutura e com a adoção de procedimentos especiais para receber os alunos com segurança. Calçados, bolsas e mochilas passam por higienização. Os espaços físicos também são limpos com frequência maior que a habitual e procedimentos de convivência especiais foram adotados, como controle de fluxo dos alunos na escola e a segmentação de horários de entrada e de saída para evitar aglomerações. Há pontos de álcool em gel espalhados pelas escolas e é feita a medição de temperatura de todas as pessoas que acessam as unidades. O uso de máscara é obrigatório.

    Aula híbrida síncrona

    Uma vez que o retorno às aulas presenciais é optativo, a Rede Sesi-DF de Educação adotou o modelo de aula híbrida síncrona. Assim, os alunos presentes em sala de aula e os conectados no ambiente virtual — pela plataforma Microsoft Teams — recebem o mesmo conteúdo simultaneamente, participando das mesmas atividades e estratégias didáticas ministradas pelo professor.

    30 8 2021 Escolas do Sesi DF retomam aulas presenciais Sesi Taguatinga Foto Victor Hugo Pessoa 15“A qualidade e a efetividade do ensino são o que prevalecem, por isso, não haverá prejuízo para aqueles alunos que preferirem estudar de casa. O material didático, a atenção do professor e a interação com os colegas de classe serão os mesmos para todos”, explica a gerente de Educação Básica do Sesi-DF, Núbia Rosa. Ela destaca ainda a participação dos pais e familiares nos ganhos educacionais das crianças e dos adolescentes. “O mundo vive um momento de transformações e a inclusão tecnológica no nosso dia a dia trouxe melhoras expressivas, como o protagonismo do estudante do próprio aprendizado. E isso se deu ao comprometimento, ao apoio e à confiança dos responsáveis no trabalho da instituição.”

    Expectativa

    Apesar da distância física, os alunos estavam em sintonia no ambiente de ensino virtual. Por isso, o encontro desta segunda-feira (30) marcou a continuação das atividades do ano letivo. “Estava ansiosa para reencontrar meus amigos e professores, afinal, estar presencialmente nos ajuda a levar as aulas com mais leveza e contribui com o nosso emocional. Estou tomando todos os cuidados necessários, pois me preocupo com minha família e com aqueles com quem terei contato na escola”, diz a aluna do Sesi Taguatinga Alice Sousa (foto à esquerda), de 13 anos, do 8º ano do Ensino Fundamental.

    Nas aulas virtuais, o acesso aos conteúdos era liberado conforme o planejamento curricular. Os professores ficavam online e disponíveis para tirar dúvidas durante todo horário da aula, por meio do chat. Também havia encontros ao vivo, previamente agendados. Pelo Microsoft Teams, os alunos realizavam atividades e provas, assim como ocorria o registro de presença e o lançamento de notas. A partir de hoje, as aulas serão sempre ao vivo para os alunos que estão online e todos os mecanismos da plataforma continuam sendo usados.Capa 30 8 2021 Volta as aulas Sesi DF Fotos Victor Hugo PessoaG 0671 2

    A estudante Manuela Rocha (foto à direita), de 13 anos, do 7º ano do Ensino Fundamental do Sesi Gama, acredita que estar com os professores de forma presencial tem mais benefícios. “Em casa eu perdia o foco com facilidade, já em sala a responsabilidade de estar atenta é maior. O professor identifica no nosso olhar quando não estamos entendo o assunto e assim encontra uma abordagem diferente para nos ensinar.”

    Apoio pedagógico

    Sabendo dessa demanda, durante o período em que as aulas eram totalmente virtuais, em novembro de 2020, as unidades do Sesi-DF abriram as portas para alunos que precisavam de apoio. Com momentos agendados, os estudantes iam até duas vezes por semana na escola, pelo período de até três horas por dia.30 8 2021 Escolas do Sesi DF retomam aulas presenciais Sesi Sobradinho Foto Victor Hugo Pessoa 10

    O apoio presencial contemplou as disciplinas de Matemática e de Português. Os professores identificavam as necessidades de cada aluno, faziam uma avaliação e decidiam em que temática era preciso reforço.

    “O projeto foi essencial para que eu não perdesse o ano letivo. A disciplina de Matemática foi a que eu tive mais dificuldade e o cara a cara foi fundamental para que eu aprendesse o conteúdo e recuperasse as notas. Estar de volta à rotina escolar é maravilhoso, acredito que minha evolução como estudante será maior”, afirma Isaac Curado, de 16 anos, da 2ª série do Ensino Médio do Sesi Sobradinho.

    Texto: Dayane dos Santos
    Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
     
    Veja aqui a galeria de imagens: 

    Escolas do Sesi-DF retomam aulas presenciais

  • Centro de Excelência em Esporte abrirá inscrições em 16 de agosto

    Centro de Excelência em Esporte abrirá inscrições em 16 de agosto

    18 6 2021 Torneio de Natação FDA no Sesi Taguatinga Foto Victor Hugo Pessoa CapaAtualizado em 25/8, às 13h40. 

    A partir de 16 de agosto, a Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal e o Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) abrirão as inscrições online para o Centro de Excelência em Esporte do governo do Distrito Federal, que funcionará no Sesi Taguatinga. Serão 1,5 mil vagas para crianças e adolescentes, com idades de nove a 15 anos — preferencialmente, estudantes da rede pública de ensino do DF.

    Haverá oportunidades para as modalidades de futebol, futevôlei, futsal, natação e voleibol e as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. As inscrições vão até 4 de setembro, enquanto houver vagas. A primeira semana de cadastro, a partir de 16 de agosto, será somente para alunos matriculados nas escolas públicas do DF.

    Caso as vagas não sejam preenchidas, no dia 23 de agosto serão abertas também para alunos bolsistas de escolas particulares. Se ainda restarem vagas, o cadastro será aberto no dia 30 de agosto para estudantes de escolas particulares. Cinco por cento das vagas são destinadas a pessoas com deficiência.

    A ação faz parte de um convênio entre a da Secretaria de Esporte e Lazer e o Sesi-DF. “Esta parceria foi fundamental para levarmos à população de Taguatinga um espaço de qualidade para a prática esportiva, como a que oferecemos nos Centros Olímpicos e Paralímpicos do DF”, explica a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira.

    Como fazer a inscrição

    Para se inscrever, o responsável pelo aluno precisa acessar o site do Sesi-DF, escolher a modalidade desejada e preencher o formulário com os seguintes dados:

    • CPF do aluno
    • CPF da mãe do aluno
    • CPF do responsável pelo aluno, caso não seja a mãe
    • Data de nascimento
    • Endereço com CEP
    • E-mail do responsável
    • Telefone para contato

    Para a inscrição, será necessário anexar no formulário uma foto ou uma cópia legível de documento que mostre o CPF da mãe ou do responsável pelo aluno, como a Carteira de Habilitação, o RG ou o CPF. Ao finalizar cadastro, o sistema apresentará um comprovante de que a inscrição foi feita com sucesso.

    A efetivação da matrícula deverá ser feita em até cinco dias úteis após a inscrição online, na Central de Atendimento do Sesi Taguatinga, de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas e das 14 às 17 horas. Nesse momento, será preciso assinar um termo que informa que o aluno está apto para a prática de atividades físicas e apresentar:

    • Comprovante de escolaridade do aluno
    • Cópia do CPF e do RG do aluno
    • Cópia do CPF e do RG do responsável
    • Cópia de comprovante de residência
    • 1 foto 3×4 do aluno

    Chamamento público

    A seleção do Sesi-DF para a gestão do projeto da Secretaria de Esporte e Lazer ocorreu por meio de chamamento público. Com infraestrutura de grande porte e corpos técnico e docente experientes, o Sesi-DF apresentou a unidade de Taguatinga como polo para a ação. Entre os objetivos do convênio estão fortalecer o esporte, despertar e motivar o interesse de novos alunos para a prática esportiva e contribuir para a melhoria do desempenho escolar.

    O Sesi-DF tem experiência na oferta de modalidades esportivas e na formação de atletas. Desde a inauguração, em 1968, a escola de Taguatinga oferece atividades esportivas a alunos da unidade, industriários, empresas conveniadas e comunidade. De 2008 a 2013, desenvolveu o programa Sesi Atleta do Futuro, quando atendeu a mais de 10 mil alunos de seis a 15 anos de idade da rede pública de educação.

    O Sesi Taguatinga unidade também é a sede das equipes feminina e masculina do Brasília Vôlei, que utilizam parte da estrutura da unidade para treinamentos.

    Serviço
    Inscrições para o Centro de Excelência em Esporte – Sesi Taguatinga
    Inscrições online: a partir de 16 de agosto, no site bit.ly/3CzHx4L .
    Matrículas: em até cinco dias úteis após a inscrição online, na Central de Atendimento do Sesi Taguatinga — Setor F Norte, QNF 24 – Taguatinga Norte
     
    Datas para inscrições online:
     

    Público

    Início das inscrições online, no site do Sesi-DF

    Alunos matriculados nas escolas públicas do DF

    De 16 de agosto a 4 de setembro

    Alunos bolsistas de escolas particulares

    De 23 de agosto a 4 de setembro

    Alunos de escolas particulares

    De 30 de agosto a 4 de setembro

    * A efetivação da matrícula deverá ser feita em até cinco dias úteis após a inscrição online, na Central de Atendimento do Sesi Taguatinga, de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas e das 14 às 17 horas.

     
    [Atualização em 25/8, às 13h40, com a informação sobre a necessidade de inclusão de um documento no processo de inscrição.]

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Sesi-DF abre 50 vagas para EJA profissionalizante

    Sesi-DF abre 50 vagas para EJA profissionalizante

    21 7 2018 Fachada Sesi Taguatinga Foto Helio Montferre 2Trabalhadores da indústria e dependentes podem se inscrever, de 2 a 6 de agosto, para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino Médio Profissionalizante do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF). São 50 vagas e as inscrições devem ser feitas pelo site do Sesi-DF.

    Para participar, os interessados precisam ser maiores de 18 anos e ter concluído o Ensino Fundamental anos finais (do 6º ao 9º ano) ou equivalente. O curso terá carga horária de 1.200 horas. Dessas, 200 horas serão destinadas à qualificação do aluno no curso Assistente Administrativo, ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF).

    Nos dois casos, as aulas serão a distância. No módulo de educação básica do Sesi-DF, além da formação online, haverá um encontro presencial por semana com os alunos, no Sesi Taguatinga, no período noturno. Na qualificação do Senai-DF, as aulas também são virtuais, com um encontro semanal ao vivo pela plataforma online.

    “A ideia da EJA profissionalizante é de oferecer simultaneamente para o estudante a possibilidade de concluir a formação escolar e receber qualificação profissional, ampliando as possibilidades de empregabilidade”, destaca o superintendente do Sesi-DF e diretor regional do Senai-DF, Marco Secco.

    Inscrições pela internet

    Na página de inscrições, é preciso anexar certificado ou declaração de conclusão do Ensino Fundamental anos finais (do 6º ao 9º ano) ou equivalente; declaração de próprio punho indicando ter acesso a um computador com internet para acessar o curso e Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou Guia de Previdência Social recente, que identifique o CNPJ da empresa contratante, comprovando ser trabalhador da indústria ou dependente.

    As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e confirmadas após a análise do cumprimento dos requisitos. O resultado será divulgado em 9 de agosto, no site do Sesi-DF e nos murais do Sesi Taguatinga. As matrículas ocorrerão de 9 a 11 de agosto, das 8 às 18 horas, na Central de Atendimento da escola. O candidato deverá apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, histórico escolar (caso tenha), comprovante de residência, comprovante de tipagem sanguínea e uma foto 3×4.

    O início das atividades está previsto para 31 de agosto, em uma acolhida aos alunos com orientações sobre as aulas. Antes de começarem os módulos educacionais, os estudantes passarão por um processo de reconhecimento de saberes. Os alunos preencherão questionários que vão indicar para a equipe pedagógica do Sesi-DF qual o nível de conhecimento de cada um e quais os conteúdos deverão ser estudados.

    Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento Cliente do Sesi-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

    Texto: Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
    Foto: Helio Montferre/Sesi-DF – 21.7.18
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Sesi-DF receberá Centro de Excelência em Esporte

    Sesi-DF receberá Centro de Excelência em Esporte

    28 7 2021 ASSINATURA DO CONVÊNIO DO CENTRO DE EXCELÊNCIA EM ESPORTES Foto Victor Hugo Pessoa CapaFoi assinado na quarta-feira, 28 de julho, o convênio da Secretaria de Esporte e Lazer com o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) para a instalação na unidade de Taguatinga do Centro de Excelência em Esporte do governo do DF da região.

    No centro, serão atendidas 1,5 mil crianças e adolescentes, preferencialmente, estudantes da rede pública de ensino do DF, com idades de nove a 15 anos. Os jovens vão praticar atividades físicas de formação esportiva nas modalidades de futebol, futevôlei, futsal, natação e voleibol.

    Entre os objetivos do convênio estão fortalecer o esporte, despertar e motivar o interesse de novos alunos para a prática esportiva e contribuir para a melhoria do desempenho escolar. “Nós identificamos a necessidade de um espaço onde os jovens pudessem praticar atividade física em Taguatinga. E ficamos muito felizes com o resultado desse chamamento público porque o esporte, em um momento pós-pandemia, voltará com outra perspectiva, com mais interesse das pessoas em fazer uma atividade física e ter mais qualidade de vida. Ter os alunos de escola pública como público é colocar em prática a nossa missão de democratizar o esporte para todos”, disse a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira.

    A seleção ocorreu por meio de chamamento público. Com infraestrutura de grande porte e corpos técnico e docente experientes, o Sesi-DF apresentou a unidade de Taguatinga como polo para o projeto.

    O presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra) e diretor Regional do Sesi-DF, Jamal Jorge Bittar, falou sobre a importância de ações desse tipo para a formação de crianças e jovens e destacou o trabalho da indústria nesse sentido. “O Sesi-DF tem capacidade técnica e estrutura para dar acesso ao esporte de forma organizada, qualificada e conectada com a educação, especialmente para as pessoas de menor faixa de renda”.

    O convênio tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por até 60 meses. As datas de inscrição e de início das aulas devem ser divulgadas posteriormente.

    História no esporte

    O Sesi-DF tem experiência na oferta de modalidades esportivas e na formação de atletas. Desde a inauguração, em 1968, a escola de Taguatinga oferece atividades esportivas a alunos da unidade, industriários, empresas conveniadas e comunidade. De 2008 a 2013, desenvolveu o programa Sesi Atleta do Futuro, quando atendeu a mais de 10 mil alunos de seis a 15 anos de idade da rede pública de educação.

    O Sesi Taguatinga unidade também é a sede das equipes feminina e masculina do Brasília Vôlei, que utilizam parte da estrutura da unidade para treinamentos.

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Sesi e Senai trabalham há 80 anos pela inserção dos jovens menos favorecidos no Brasil

    Sesi e Senai trabalham há 80 anos pela inserção dos jovens menos favorecidos no Brasil

    22 6 2021 Cursos SENAI Taguatinga Foto Victor Hugo Pessoa Capa 2O Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) lamentam as declarações do secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida. Suas falas demonstram profundo desconhecimento de como as instituições já contribuem, de forma efetiva e permanente, com a inserção de jovens brasileiros no mercado de trabalho, sobretudo os de classes menos favorecidas.

    “Querer desestruturar o trabalho já realizado pelo Sesi e pelo Senai por meio de uma ‘facada’, na tentativa de enfraquecer duas das principais instituições com capacidade para contribuir com os esforços de reduzir a informalidade e o desemprego no País, isso sim, é condenar uma parcela da população à pobreza”, afirma Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

    O Senai é a principal instituição de ensino técnico e profissional do País, com mais de 80 milhões de trabalhadores formados em oito décadas de atuação. Seu modelo de formação mantém o currículo sempre alinhado à evolução tecnológica da indústria, o que se traduz em inclusão e empregabilidade para os jovens capacitados em diversos setores da indústria.

    Tanto é que 7 em cada 10 de seus egressos — cuja renda média é de 1,54 salário-mínimo (a renda média do País é de 2,54 salários-mínimos) — encontram-se empregados um ano após a conclusão da formação técnica, resultado de uma metodologia eficaz e em constante atualização, reconhecida pela OIT e pela Unesco e replicada em mais de 20 países.

    O Sesi oferece educação básica focada na formação para o futuro do trabalho a mais de 900 mil jovens. Sua metodologia é de reconhecida excelência e seus alunos têm elevado desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Em 2020, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) beneficiou 36,7 mil trabalhadores já fora da idade escolar, permitindo a conclusão dos estudos e maior possibilidade de inserção no mercado de trabalho e crescimento profissional.

    Em 2020, o Sesi e o Senai formaram a primeira turma do Novo Ensino Médio, numa experiência pioneira no Brasil. São 198 jovens, dos quais 13% da classe C e 87% da classe D, que chegam ao mercado de trabalho com um diploma técnico.

    Além disso, em 2020, 4,3 milhões de trabalhadores foram beneficiados com serviços de saúde e segurança do trabalho e 869 mil vacinas contra a gripe foram aplicadas. Em 2021, o Sesi já apoiou o poder público na vacinação de mais de 730 mil brasileiros contra a covid-19, reforçando o compromisso de acelerar a imunização dos trabalhadores, sem a qual o Brasil não retomará uma rota firme e consistente de crescimento econômico.

    Durante os meses mais agudos da pandemia, em 2020, o Senai ofereceu mais de 1,5 milhão de matrículas gratuitas em cursos de educação técnica e profissional para contribuir com a continuidade da formação e qualificação do trabalhador brasileiro.

    Em parceria com mais de 20 empresas e instituições — entre as quais o Ministério da Economia — o Senai liderou a iniciativa que resultou no conserto de mais 2,5 mil respiradores mecânicos que foram devolvidos a hospitais das redes pública e privada, contribuindo para salvar as vidas de milhares de pacientes infectados pelo coronavírus.

    Três programas com o Ministério da Economia

    Embora o secretário do Ministério da Economia demonstre não saber, o Senai já participa de três programas iniciados em 2020 justamente com foco na inserção de jovens no mercado de trabalho e no aumento da produtividade de empresas: o Emprega Mais, o Brasil Mais e o Aprendizagem 4.0, sendo que este busca formar uma nova mão de obra para a indústria brasileira e tem como premissa inserir a juventude nas tecnologias digitais tão requeridas no processo de transformação digital das empresas.

    Também é importante lembrar que o Sesi e o Senai estavam negociando com o Ministério da Economia a participação nos novos programas de inclusão de jovens no mercado de trabalho, via oferta de vagas gratuitas para qualificação profissional.

    Para essa parcela da população, o Sesi e o Senai já representam uma oportunidade de conquistar condições mais sólidas de empregabilidade e mobilidade social, um passaporte para a cidadania para milhares de jovens carentes.

    Texto: Agência CNI de Notícias
    Foto: Victor Hugo Pessoa/Senai-DF – 22.6.21
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Festival online de robótica encerra temporada 2020/2021

    Festival online de robótica encerra temporada 2020/2021

    26 6 21 toneio sesi robotica gilberto sousa sesiDe forma remota, pelo YouTube, estudantes de todo o País acompanharam na manhã deste sábado, 26 de junho, o Festival Sesi de Robótica 2021. Na cerimônia, este ano online, foram conhecidas as equipes vencedoras da temporada 2020/2021 das competições First Lego League Challenge (FLL), First Tech Challenge (FTC) e F1 in Schools.

    Ao todo, 138 times, com cerca de 800 competidores de escolas públicas e privadas das cinco regiões do Brasil, disputaram os troféus. “A pandemia impôs desafios para fazermos um evento que era totalmente presencial se tornar remoto. Os estudantes deram um show; o torneio foi para dentro das casas e eu agradeço também às famílias”, destacou o gerente executivo de Educação do Serviço Social da Indústria (Sesi), Wisley Pereira.

    Para o especialista em Educação do Sesi Marcos Sousa, os valores fundamentais e o trabalho em grupo são as principais conquistas. “O maior prêmio para os três torneios são os core values, que nos tornam pessoas melhores por meio da cooperação, da empatia, do trabalho em equipe e da troca de conhecimento, o que faz com que todos se tornem vencedores.”

    A transmissão de três horas, pelo canal Sou Robótica, foi apresentada por Marcos Sousa e pela jornalista esportiva Glenda Kozlowski, com a participação por vídeo de técnicos, juízes, competidores e ex-competidores. Também estiveram na cerimônia de forma virtual convidados como Iberê Thenório, do canal Manual do Mundo, que ensinou a criar um carregador de celular para bicicleta, e o ex-aluno do Sesi e piloto profissional e kart Wallace Martins, que enviou uma mensagem de apoio aos estudantes.

    Torneios a distância durante a pandemia

    Diferentemente dos anos anteriores, por causa da pandemia da covid-19, as provas das competições ocorreram a distância, assim como os torneios regionais, que classificaram equipes para o festival. O Sesi-DF participou da disputa nacional com quatro equipes: Albatroid, Lego Field e Lego of Olympus, pela FLL, e Axis, pela F1 in Schools.

    Na FLL, com o tema RePLAY, o objetivo era incentivar a prática de atividades físicas para garantir melhor qualidade de vida, evitar o sedentarismo e promover a saúde das pessoas. Já na F1 in Schools, apoiada pela Fórmula 1, o desafio para os estudantes era desenvolver habilidades práticas de empreendedorismo e de tecnologia.

    Apesar de as equipes do DF não terem conquistado troféus na grande final, para o interlocutor de Robótica do Sesi-DF, André Alcântara, a experiência trouxe ganhos. “Mesmo com a pandemia, os alunos conseguiram desenvolver os projetos e isso valeu muito a pena. Não levamos a premiação, mas concorremos a nível nacional com as melhores equipes do Brasil e isso é um resultado positivo em um ano tão complicado”, analisa. Na cerimônia, ele falou ao público sobre o cumprimento de missões pelo robô de Lego na mesa da FLL.

    A próxima temporada — 2021/2022 — terá como tema Cargo Connect. O lançamento e os detalhes serão apresentados no segundo semestre deste ano.

    Veja a lista dos vencedores do Festival Sesi de Robótica 2021.

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Gilberto Sousa/Sesi
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Equipe Axis representará o Sesi-DF na competição F1 in Schools

    Equipe Axis representará o Sesi-DF na competição F1 in Schools

    Niemeyer 3 ponto 0 Foto Leticia Ferreira Sesi DFNiemeyer 3.0. Esse é o nome da miniatura de carro de corrida idealizada pela equipe Axis, do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), para o Torneio Sesi F1 in Schools. A competição, apoiada pela Fórmula 1, desafia os estudantes a desenvolver habilidades práticas de empreendedorismo e de tecnologia.

    Usinado em bloco de poliuretano e com componentes como as asas e o bico impressos em resina, o protótipo dos alunos tem 20 centímetros de comprimento, 7,2 centímetros de largura e 5,8 centímetros de altura. Após a largada, impulsionada por cilindro de dióxido de carbono, a miniatura percorrerá uma pista reta de 20 metros de comprimento.

    Os detalhes foram pensados pelos estudantes Amanda Coelho, Letícia Ferreira e Suyanne Miranda, de 17 anos, e Leonardo Lustosa, de 16 anos, que estudam a 3ª e a 2ª séries do Novo Ensino Médio, respectivamente, no Sesi Sobradinho. Eles tiveram ainda a mentoria dos professores André Luiz Rodrigues e Kamila Pereira.

    “A F1 in Schools é uma maneira interessante de desenvolver habilidades como trabalhar em grupo e ouvir mais as pessoas. Isso vai ajudar na minha carreira e facilitar minhas escolhas no futuro”, conta Leonardo, que diz ter afinidade com a área de exatas, mas ainda não definiu a profissão que quer seguir.

    Além da velocidade

    As semelhanças com uma competição real de Fórmula 1 vão além da miniatura. Assim como em uma escuderia real, na disputa, os alunos precisam preparar um plano de negócios e buscar apoiadores para desenvolver a ideia. São patrocinadores da Axis o Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob), a Rotta Rolamentos e a Loja 3D.F1 in Schools Axis Foto Bruno Frauzino 09 06 2021

    As ações incluem ainda uma ação social, que pode ser critério de desempate entre as equipes. No caso do time do DF, o projeto recebeu o nome de Jovens Ideias. A partir da problemática do desemprego entre jovens do DF e em parceria com a Junior Achievement e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF, os estudantes ofertaram para alunos do Novo Ensino Médio do Sesi-DF oficinas virtuais sobre mercado de trabalho e criação de startups.

    Transmissão ao vivo

    O programa F1 in Schools ocorre desde 2019 e é voltado para estudantes de 9 a 19 anos matriculados em escolas do Sesi pelo País. Cada equipe pode ter de três a seis alunos. O Sesi-DF participa da competição desde o início. Em 2019, levou para o campeonato a equipe Colibri e, em 2020, a equipe Lobo-Guará.

    Devido à pandemia, a disputa este ano ocorrerá de forma virtual. Trinta e uma equipes participarão da competição, que reunirá 160 alunos de escolas de 17 unidades da Federação.

    O disparo dos carros será feito de forma automática em miniaturas de pistas de corrida nesta quinta-feira, 17 de junho, a partir das 8h, com transmissão ao vivo pelo canal Sou Robótica, no YouTube. Os vencedores serão conhecidos no dia 26 de junho, quando ocorrerá o Festival Sesi de Robótica, também com transmissão pelo canal.

    Conheça os integrantes da equipe Axis, do Sesi-DF:

    Equipe Axis Sesi DF

     
    Texto: Samira Pádua
    Foto da miniatura: Letícia Ferreira/Sesi-DF
    Foto da equipe: Bruno Frauzino/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Indústria recebe pontos de entrega voluntária de lixo eletrônico

    Indústria recebe pontos de entrega voluntária de lixo eletrônico

    09 06 2021 Reciclotech em Sesi Sobradinho Foto Bruno Frauzino 3O edifício-sede da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) recebeu este mês um ponto de entrega voluntária de lixo eletrônico. O equipamento, instalado no estacionamento da unidade, pode ser utilizado por funcionários e pelo público externo.

    A ação faz parte do projeto Reciclotech, cujo objetivo é a inclusão digital e promover a economia circular por meio de logística reversa, recondicionamento e reciclagem de equipamentos eletrônicos. A iniciativa é uma parceria entre a organização não governamental (ONG) Programando o Futuro, a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

    Em 2020, as quatro casas da indústria assinaram termo de adesão ao projeto para contribuir com a destinação correta de resíduos e com a preservação do meio ambiente. Além do ponto recém-instalado no edifício-sede da Fibra, onde também funciona o Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF), no ano passado, outras cinco caixas para descarte foram alocadas em unidades do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF).

    O que pode ser descartado nos PEVs

    De acordo com a ONG, podem ser descartados nos pontos de entrega voluntária:

    • Equipamentos de informática: microcomputador, monitor (tubo, LCD, LED, plasma), notebook, servidor, teclado, mouse, modem, roteador, impressora, estabilizador, tablet e nobreak
    • Televisores: televisão de tubo, de LED, de LCD e de plasma
    • Eletroeletrônicos: videocassete, aparelho de DVD, aparelho de som, controle remoto, forno micro-ondas, secador de cabelo e prancha de cabelo
    • Aparelhos telefônicos: celular, acessórios, telefones com e sem fio, fax e secretária eletrônica
    • Resíduos eletrônicos: baterias de notebooks, baterias de nobreaks, chapas de raio-X, cabos, carregadores e adaptadores

    Veja os locais em que estão instalados os seis pontos de entrega voluntária de lixo eletrônico:

    Local

    Endereço

    Funcionamento

    Edifício-sede da Fibra

    SIA Trecho 3, lote 225

    De segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas

    Sesi Brasília

    SIA Trecho 2, lote 1125

    De segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17h30

    Senai Taguatinga

    Área Especial nº 2, Setor C Norte

    De segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas

    Sesi Gama

    Área Especial 1/8, Setor Central

    De segunda a sexta-feira, das 7 às 21 horas

    Sesi Taguatinga

    QNF 24, Área Especial, Taguatinga Norte

    De segunda a sexta-feira, das 7 às 21 horas

    Sesi/Senai Sobradinho

    Quadra 13, Área Especial 3, lotes A/F

    De segunda a sexta-feira, das 6h30 às 21 horas

     
    Texto: Samira Pádua
    Foto: Bruno Frauzino/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Sesi-DF conquista seis prêmios no torneio regional de robótica

    Sesi-DF conquista seis prêmios no torneio regional de robótica

    Trofeu da FLL temporada Replay 2020 2021 Foto Bruno FrauzinoSesi DF 15.5.2021O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) conquistou seis prêmios na etapa do DF do Torneio Sesi de Robótica First Lego League – Challenge. A competição ocorreu de forma remota na sexta-feira e no sábado, 14 e 15 de maio, com transmissão das cerimônias de abertura e de encerramento pelo YouTube.

    A equipe Lego Field, do Sesi Gama, foi a campeã do torneio, com o primeiro lugar na categoria principal (Champion’s Award). Os alunos levaram para o torneio um projeto que busca garantir conforto e segurança a gestantes durante a prática de atividades físicas. A Albatroid, do Sesi Taguatinga, levou a terceira colocação.

    O tema desta temporada foi RePLAY e o objetivo era incentivar a prática de atividades físicas para garantir melhor qualidade de vida, evitar o sedentarismo e promover a saúde das pessoas. Na categoria Projeto de Inovação, os dois lugares do pódio foram, respectivamente, para as equipes Bono e Bisc8, do Sesi Sobradinho. 

    A ideia apresentada pela equipe Bono foi de um acessório que possibilita que crianças e adolescentes que utilizam cadeiras de rodas pratiquem futsal e futebol em aulas de educação física. Já a Bisc8 apostou em um aparelho que pode ser acoplado à cadeira de rodas para possibilitar a execução de exercícios com faixas elásticas de forma autônoma e segura. A técnica das duas equipes, Kamila Sousa, levou o Prêmio Melhor Técnico/Mentor.

    Já no quesito Design do Robô, os estudantes da Lego of Olympus, do Sesi Gama, ficaram em primeiro lugar ao desenvolverem um robô mecanicamente sólido, durável, eficiente e com capacidade para realizar as missões propostas no desafio.

    Seis equipes representaram o Sesi-DF no torneio: Lego Field e Lego of Olympus, do Sesi Gama; Bisc8 e Bono, do Sesi Sobradinho, e Albageek e Albatroid, do Sesi Taguatinga. Pelo desempenho na disputa, Albatroid, Lego Field e Lego of Olympus estão entre as quatro classificadas para a etapa nacional, que ocorrerá em 26 de junho e contará com 72 equipes. Bono e Bisc8 ficaram entre as quatro suplentes.

    Torneio regional reuniu 154 estudantes

    Das 28 equipes inscritas para o torneio regional, 23 participaram da competição, que envolveu 154 alunos, 32 técnicos e 30 juízes. Times do DF, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul e de Goiás apresentaram seus trabalhos em dois dias de disputas.

    Nesta temporada, devido à pandemia da covid-19, o principal ambiente de avaliação foi a First Reh (Remote Event Hub) — plataforma oficial da First desenvolvida especialmente para os torneios online. As análises dos materiais enviados pelos estudantes ocorreram em tempo real, pela plataforma Teams, com acesso restrito aos inscritos e aos juízes. 

    Os participantes foram avaliados em quatro quesitos: desafio do robô (cumprimento de missões pelo robô de Lego), design do robô, core values (valores fundamentais e trabalho em equipe) e projeto de inovação. 

    Ao todo, foram 15 troféus para as equipes vencedoras e, para o Prêmio Melhor Técnico/Mentor, um tapete da temporada (veja lista completa no fim da matéria). Todos os participantes recebem medalhas e certificados de participação. 

    No YouTube, as cerimônias de abertura e de encerramento, apresentadas pelo tradicional animador de torneios de robótica, Tio Mateus, reuniram 841 espectadores simultâneos e renderam 16 mil comentários no chat ao vivo. “Nada do que acontece remotamente pode se equiparar ao seu similar presencial, quanto mais um torneio de robótica, que tem um calor humano muito grande. Mas a receptividade dos alunos aos eventos que promovemos remotamente foi fantástica”, destacou a gerente de Educação do Sesi-DF, Núbia Rosa. 

    numeros regional df 2020 2021 replay

    Também presente no encerramento, o superintendente do Sesi-DF, Marco Secco, agradeceu a participação de todas as equipes. “Queremos contribuir de maneira importante na formação destes jovens, de forma que eles ajudem a construir um mundo melhor.” 

    A importância de torneios como esse também fez parte da fala do representante do Departamento Nacional do Sesi no evento, Marcos Sousa, que trouxe números de todas as competições desta temporada pelo País. No Brasil, o Sesi é a instituição responsável pela organização das etapas regionais e nacional dos torneios da First Lego League. 

    “Tivemos 17 eventos. O pontapé foi em Santa Catarina e hoje, com o DF e o Amazonas, encerramos a temporada. Foram mais de 420 equipes e quase 2,6 mil jovens, sendo que, desses, mais de 1,2 mil são meninas”, disse Marcos Sousa. “A gente precisou adotar uma nova operação para o torneio, porque estamos vivendo uma pandemia. Ficam nossos agradecimentos a todas as equipes que nos abraçaram.” 

    Incentivo

    Entre os participantes da cerimônia de encerramento estava Eduardo Lagares. Brasiliense, ele mora no Japão desde 2018 e trabalha na organização dos jogos olímpicos. “Vocês, estudantes, e eu temos um ponto em comum: trabalhamos em projetos que visam inspirar as pessoas a praticarem mais esportes e a terem uma vida melhor. O tema do torneio está diretamente ligado a soluções que podem ajudar pessoas a terem melhor qualidade de vida e essa é uma iniciativa importante”, disse, em vídeo. 

    “Robôs ainda não competem em olimpíadas, mas sabemos que o Japão é o país da robótica. Na Olimpíada, haverá robôs que atuarão principalmente no suporte aos espectadores nas arenas esportivas levando produtos comprados remotamente por aplicativo por pessoas com problemas de acessibilidade e fornecendo informações em diversas línguas”, exemplificou. 

    Técnico da equipe AC/DC/EG, vencedora do regional de São Paulo, José Reginaldo Pereira também esteve no encerramento da competição e deixou um recado aos alunos: “Aqueles que forem para a etapa nacional têm de ter a noção de que estarão honrando todas as equipes, que venceram as dificuldades para fazer o regional do DF. A minha equipe ficou seis anos participando dos regionais sem receber nenhuma premiação; nós insistimos, não desistimos. O regional não existe somente com as equipes que recebem os prêmios, mas com todas”. 

    A próxima temporada — 2021/2022 — terá como tema Cargo Connect. O lançamento e os detalhes serão apresentados no segundo semestre deste ano. 

    Veja as equipes vencedoras da etapa do DF do Torneio Sesi de Robótica First Lego League – Challenge, temporada 2020/2021 – RePLAY:

    Champion’s Award
    1º lugar: Lego Field (DF)
    2º lugar: Megamentes (MS)
    3º lugar: Albatroid (DF)
    Core Values
    1º lugar: Young Creators (MT)
    2º lugar: Alphadroid’s (MS)

    Projeto de Inovação
    1º lugar: Bono (DF)
    2º lugar: Bisc8 (DF)

     Design do Robô
    1º lugar: Lego of Olympus (DF)
    2º lugar: Brotherhood (MT)

    Desempenho do Robô
    1º lugar: Brother Creators (MT)
    2º lugar: Megamentes (MS)

    Prêmio Melhor Técnico/Mentor
    1º lugar: Kamila Sousa (equipes Bono e Bisc8 – DF)
     
    Prêmio Descoberta
    1º lugar: Mechanic Pros (GO)
     
    Prêmio Estrela Iniciante
    Eagle Eye (DF) e Robot Gems (DF)
     
    Prêmio dos Juízes
    Caio Henrique Pizzi (Alphadroid’s – MS)
     
    Equipes classificadas para a etapa nacional
    Lego Field (DF)
    Megamentes (MS)
    Albatroid (DF)
    Lego of Olympus (DF)
     
    Equipes suplentes para a etapa nacional
    Bono (DF)
    Young Creators (MT)
    Bisc8 (DF)
    Brotherhood (MT)
     
    Veja a galeria de fotos:
    Sesi-DF conquista seis prêmios no torneio regional de robótica
     
    Texto: Samira Pádua
    Foto: Bruno Frauzino/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Regional de robótica reúne alunos pela internet

    Regional de robótica reúne alunos pela internet

    TorneioRegionalDeRobóticaDF FotoBrunoFrauzino 14 05 2021Começou nesta sexta-feira, 14 de maio, a etapa do Distrito Federal do Torneio Sesi de Robótica First Lego League – Challenge. Até amanhã, 154 estudantes de escolas do DF, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul e de Goiás apresentarão projetos e robôs desenvolvidos para esta temporada.

    A abertura, transmitida ao vivo pelo YouTube, teve pico de 596 espectadores simultâneos e a interação rendeu 9.488 comentários no chat. Os alunos das escolas participantes enviaram vídeos de apresentação das equipes e acompanharam a distância a cerimônia, comandada pelo tradicional animador das arenas de FLL, Tio Mateus. Ao final, os estudantes se conectaram ao vivo para a tradicional Dança da Galinha.

    No Brasil, o Serviço Social da Indústria (Sesi) é a instituição responsável pela organização das etapas regionais e nacional dos torneios da First Lego League desde 2013. “Durante esses anos, muitas iniciativas e muitos projetos tiveram resultados sensacionais e contribuíram para a melhoria da nossa sociedade e do relacionamento entre as pessoas”, destacou o superintendente do Sesi-DF, Marco Secco.

    Nesta temporada, devido à pandemia da covid-19, o principal ambiente de avaliação é a First Reh (Remote Event Hub) — plataforma oficial da First desenvolvida especialmente para os torneios online. As análises dos materiais enviados pelos estudantes ocorrem em tempo real, pela plataforma Teams, com acesso restrito aos inscritos e aos juízes.

    “Aos participantes do torneio, meus parabéns e reconhecimento e pela fibra de vocês. Todas as equipes que chegaram aqui são vitoriosas e o percurso é de muito aprendizado”, disse a gerente de Educação do Sesi-DF, Núbia Rosa. Também participaram os gerentes de Educação do Sesi de Mato Grosso, Carlos Braguini, e de Mato Grosso do Sul, Josebene Lima Filho. O evento teve tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

    Nesta temporada, o tema é RePLAY e o objetivo é incentivar a prática de atividades físicas para garantir uma qualidade de vida melhor, evitar o sedentarismo e promover a saúde.

    A cerimônia de encerramento, com o anúncio dos vencedores, será exibida neste sábado (15), das 16 às 18 horas.

    Experiências compartilhadas

    torneio sesi robotica bruno frauzino 14 05 2021Ex-aluna do Sesi-DF e competidora de torneios de robótica, Ana Carolina de Moraes Baia, de 18 anos, contou a experiência que teve em torneios de temporadas anteriores. “Entrei com 10 anos, mal sabia mexer no computador. A experiência em relação à fala, à organização e ao raciocínio lógico, tudo o que a gente adquire aqui na robótica a gente coloca em prática no mercado de trabalho e em outros ambientes. Sou muito grata por tudo o que eu aprendi”, contou.

    “Minha primeira oportunidade de emprego surgiu durante uma apresentação que fiz de um projeto de robótica, quando ainda era aluna do Sesi. O dono de uma empresa da área de segurança de redes assistiu a minha fala, percebeu meu potencial e me convidou para trabalhar”, completou. Ana entrou na empresa em janeiro de 2020, como técnica de inovação, e, no começo deste mês, foi promovida a gerente de projetos.

    Palavras de incentivo também foram ditas pelo atleta paralímpico Estevão Lopes. Em 2012, após ser atingido por uma bala perdida, tornou-se paraplégico. Com a ajuda da tecnologia, pôde voltar a pedalar. Aos competidores, ele deixou um recado: “Vocês estão começando agora, então, inspirem-se em pesquisadores. Se você começa a se envolver desde pequeno, você começa a tomar gosto. Há um leque de oportunidades dentro da ciência e da tecnologia”.

    F1 nas escolas

    Durante a cerimônia de abertura, também foram apresentados os estudantes do Sesi-DF que participarão da competição F1 nas Escolas. Apoiada pela Fórmula 1 e realizada em diversos países, a disputa multidisciplinar desafia os estudantes a desenvolverem habilidades práticas de empreendedorismo e de tecnologia. O DF levará para o Festival Sesi de Robótica, previsto para ocorrer em junho, quatro estudantes da escola de Sobradinho do Sesi, que compõem a equipe Axis.

    Veja a galeria de fotos:
    Regional de robótica reúne alunos pela internet

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Bruno Frauzino/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF