Autor: Samira Pádua

  • Torneio regional de robótica ocorrerá nos dias 14 e 15 de maio

    Torneio regional de robótica ocorrerá nos dias 14 e 15 de maio

    24 12 2017 TorneioRegionaldeRoboticadoDF2017 FotoCristianoCosta SistemaFibra CapaTerá início nesta sexta-feira, 14 de maio, a etapa do Distrito Federal do Torneio Sesi de Robótica First Lego League – Challenge. Vinte e oito equipes se inscreveram para a competição, sendo 19 do DF, quatro de Mato Grosso, quatro de Mato Grosso do Sul e uma de Goiás. O Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) vai para a disputa com 35 alunos de seis equipes, duas de cada escola da Rede Sesi-DF de Educação.

    A abertura será das 9 às 11 horas. O encerramento, no sábado, das 16 às 18 horas. Os dois momentos serão transmitidos ao público pelo canal da Fibra no YouTube e pela página do Sesi-DF no Facebook.

    Nesta temporada, devido à pandemia da covid-19, a competição será remota e o principal ambiente de avaliação será a First Reh (Remote Event Hub) — plataforma oficial da First desenvolvida especialmente para os torneios online. As análises dos materiais enviados pelos estudantes serão em tempo real, pela plataforma Teams, com acesso restrito aos inscritos e aos juízes.

    Os participantes serão avaliados em quatro quesitos: desafio do robô (cumprimento de missões pelo robô de Lego), design do robô, core values (valores fundamentais e trabalho em equipe) e projeto de inovação.

    Haverá premiação em nove categorias: Champion’s Award, Core Values, Projeto de Inovação, Design do Robô, Desempenho do Robô, Prêmio Melhor Técnico/Mentor, Prêmio Descoberta, Prêmio Excelência em Engenharia e Prêmio Estrela Iniciante.

    Ao fim do torneio, serão conhecidas ainda as equipes classificadas para o Festival Sesi de Robótica, previsto para ocorrer em junho, também em formato virtual.

    Temporada RePLAY

    O Torneio Sesi de Robótica First Lego League desafia estudantes a buscar soluções para problemas do dia a dia. A cada temporada, um novo tema é proposto. Para 2020/2021, o tema é RePLAY e o objetivo é incentivar a prática de atividades físicas para garantir uma qualidade de vida melhor, evitar o sedentarismo e promover a saúde.

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Cristiano Costa/Sesi-DF – 24.12.17
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Audiência pública na Câmara Legislativa destaca importância da segurança e saúde no trabalho

    Audiência pública na Câmara Legislativa destaca importância da segurança e saúde no trabalho

    29 4 2021 Audiência Pública Remota Saude Seguranca Trabalho Abril Verde CAPAEm alusão ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, 28 de abril, a Câmara Legislativa promoveu nessa quinta-feira, 29, audiência pública sobre o tema. O evento, transmitido pelo canal da instituição no YouTube, foi conduzido pelo deputado distrital Valdelino Barcelos (PP).

    “Queremos chamar a atenção de toda a sociedade, bem como das empresas, para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes nos locais de trabalho”, disse o parlamentar ao explicar sobre o objetivo do encontro.

    O debate reuniu especialistas, profissionais da área e representantes de diversas entidades. “Iniciativas como essa são fundamentais para dar visibilidade ao tema, de maneira que a gente consiga ter um nível de conscientização maior”, pontuou o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) e superintendente do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF), Marco Secco, que representou o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Jamal Jorge Bittar.

    Secco destacou o trabalho das casas da indústria para a promoção da saúde e da segurança no trabalho tanto com serviços ofertados a empresas como com ações de educação, a exemplo da formação técnica na área ofertada pelo Senai.

    Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

    O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é rememorado em 28 de abril pela Organização Internacional do Trabalho desde o início dos anos 2000. O objetivo é conscientizar empregadores e trabalhadores sobre a importância da cultura de prevenção de acidentes e de doenças profissionais. No Brasil, pela Lei nº 11.121/2005, a data foi instituída como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Durante o mês de abril, o movimento Abril Verde coloca em pauta a conscientização e a prevenção de acidentes laborais.

    Texto: Samira Pádua
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Sesi-DF oferece 10% de desconto em serviços de SST

    Sesi-DF oferece 10% de desconto em serviços de SST

    9 2 2021 Fotos Chao de fabrica JR Interiores Victor Hugo Pessoa.CAPAO Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) está com 10% de desconto em serviços de segurança e saúde no trabalho (SST). A ação faz parte do Abril Verde, movimento que coloca em pauta durante todo o mês a conscientização e a prevenção de acidentes laborais. O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é 28 de abril.

    Podem ser contratados com desconto, até 10 de maio, os serviços de avaliações ambientais (agentes físicos, químicos e biológicos) e de laudos técnicos, como os de insalubridade, de periculosidade e das condições ambientais do trabalho (LTCAT).

    Também estão com preços especiais o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). O primeiro, estabelece diretrizes que visem à preservação da saúde e da integridade física dos funcionários. A equipe do Sesi-DF avalia o ambiente a que o empregado está exposto e se há riscos físicos, de queda, de choque, de ruído e de acidente, por exemplo.

    Já o PCMSO visa à promoção e à preservação da saúde dos trabalhadores. Fazem parte do programa consultas admissionais, periódicas, de retorno ao trabalho (no caso de funcionários que estiveram afastados), de mudança de função e demissionais.

    Os valores dos serviços variam conforme o perfil da empresa e o número de trabalhadores. Empresários interessados podem entrar em contato a área de Relações com o Mercado, pelo e-mail relacaocomaindustria@sistemafibra.org.br, ou pelo telefone (61) 4042-6565, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.

    Mais de 4,6 mil trabalhadores atendidos em 2020

    Em 2020, 4.668 trabalhadores de 141 empresas foram atendidos Sesi-DF com serviços de segurança e saúde no trabalho. Em 2019, foram 3.458 empregados, de 124 empresas.

    “Para o empregador, há a exigência legal da implementação de programas de saúde e segurança na empresa, mas o mais importante é dar qualidade de vida para o trabalhador no ambiente laboral. Isso se traduz em colaboradores melhores física e mentalmente, que produzem com mais qualidade e que geram maior rentabilidade para a empresa”, avalia o superintendente do Sesi-DF, Marco Secco.

    Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

    O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é rememorado em 28 de abril pela Organização Internacional do Trabalho desde o início dos anos 2000. O objetivo é conscientizar empregadores e trabalhadores sobre a importância da cultura de prevenção de acidentes e de doenças profissionais. No Brasil, pela Lei nº 11.121/2005, a data foi instituída como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF – 9.2.21
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Brasília Vôlei/Upis garante vaga na elite do vôlei brasileiro

    Brasília Vôlei/Upis garante vaga na elite do vôlei brasileiro

    brasilia volei x jf volei 16 02 2021 foto Bruno Frauzino Sesi DFO representante masculino do vôlei da capital do País está na elite da modalidade. Apesar da derrota para o JF Vôlei na final da Superliga B 2021 nessa segunda-feira, 19 de abril, o Brasília Vôlei/Upis garantiu uma vaga na primeira divisão.

    Durante a competição, o time, comandado pelo técnico Marcelo Thiessen, fez a segunda melhor campanha na temporada. Agora, retorna à série A depois de 11 anos.

    Para o gerente do Brasília Vôlei, Flávio Thiessen, o momento é histórico. “Essa era uma meta que a gente vinha buscando e batendo na trave há um tempo. Para o vôlei de Brasília, isso representa muito: teremos as duas equipes na série principal.”

    O elenco feminino, que jogou pela primeira divisão, chegou às quartas de final da Superliga 2020/2021. Com o resultado, o time liderado pelo técnico Rogério Portela ficou em oitavo lugar na classificação geral e continua na série A.brasilia volei x ec pinheiros 26012021 FotoBruno Frauzino Sesi DF

    Para a próxima temporada, ainda sem data definida para o início, a previsão é de que os treinos dos dois times sejam retomados no segundo semestre.

    Apoio do Sesi

    Nesta temporada, o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) colocou à disposição dos times de Brasília a academia e o ginásio do Sesi Taguatinga, além de oferecer sala de fisioterapia e vestiários.

    Texto: Samira Pádua
    Foto do time masculino: Bruno Frauzino/Sesi-DF – 16.2.21
    Foto do time feminino: Bruno Frauzino/Sesi-DF – 26.1.21
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Sesi-DF terá seis equipes no torneio regional de robótica

    Sesi-DF terá seis equipes no torneio regional de robótica

    Torneio de robotica Nacional Curitiba Foto Cristiano Costa18032018 2Trinta e cinco estudantes das três escolas do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) competirão na etapa do DF do Torneio Sesi de Robótica First Lego League – Challenge, que ocorrerá online, nos dias 14 e 15 de maio. Seis equipes representarão a instituição na disputa: Lego Field e Lego of Olympus são do Sesi Gama; Bisc8 e Bono, do Sesi Sobradinho, e Albageek e Albatroid, do Sesi Taguatinga.

    Com o tema RePLAY, o objetivo desta temporada é incentivar a prática de atividades físicas para garantir uma qualidade de vida melhor, evitar o sedentarismo e promover a saúde.

    Devido à pandemia da covid-19, a competição será remota e o principal ambiente de avaliação será a First Reh (Remote Event Hub) — plataforma oficial da First desenvolvida especialmente para os torneios online. Os participantes serão avaliados em quatro quesitos: desafio do robô (cumprimento de missões pelo robô de Lego), design do robô, core values (valores fundamentais e trabalho em equipe) e projeto de inovação, que está em fase de desenvolvimento pelas equipes.

    “Nossos estudantes estão trabalhando de forma híbrida e, nos dias em que não estão na escola, há reuniões online para falar sobre as apresentações e os projetos. O torneio mudou a roupagem, mas os desafios continuam e ajudam os alunos a desenvolver as habilidades”, explica o interlocutor de Robótica do Sesi-DF, André Alcântara.

    Para a execução das atividades propostas, além do olhar atento dos técnicos, as equipes contam com o apoio de mentores, que as auxiliam na elaboração de projetos e na programação dos robôs. Nesta temporada, participam como mentores os alunos Amanda Layanne de Oliveira, João Pedro Gurgel, Letícia Ferreira, Marcus Vinícius Okubo e Suyanne Sara Miranda — todos do Ensino Médio.

    Conheça as equipes do Sesi-DF e os projetos de inovação que serão apresentados na competição:

    Sesi Gama

    lego field temporada replay

    Para garantir conforto e segurança a gestantes durante a prática de atividades físicas, a Lego Field desenvolveu o Promug – Proteção para Mulheres Grávidas. Trata-se de um acessório de medição de frequência cardíaca, acoplado a uma cinta, que mede a pulsação da mulher e emite alarmes sonoros e luminosos de alerta em caso de variação dos batimentos cardíacos. O objetivo é informar sobre a possibilidade de aumento de esforço ou da necessidade de interrupção da atividade física.

    “Na pandemia, as gestantes não podem ficar saindo porque são do grupo de risco, mas o sedentarismo também traz riscos. Observamos ainda que há receio em fazer atividades por medo de trazer malefícios para o bebê; então, nossa ideia é que elas tenham segurança ao fazer exercícios”, detalha a aluna Giovana de Souza, de 16 anos. A pesquisa incluiu conversas com profissional de saúde, que resultaram também em um manual de atividades físicas com exercícios para cada etapa da gestação.

    lego of olympus temporada replay

    Para ajudar a diminuir o sedentarismo na terceira idade durante a pandemia, a Lego of Olympus desenvolveu o Circuito Independente para a Movimentação dos Idosos (Cimi). A ideia consiste em um tapete adaptado com uma barra de apoio para que sejam desenvolvidos movimentos que permitam relaxamento, diversão e exercitação física.

    As atividades incluem recursos de cromoterapia e estão divididas em quatro níveis, como explica o estudante Rafael Ferreira, de 16 anos, que integra a equipe: “O primeiro nível traz movimentos que proporcionam alongamentos, de forma a relaxar o corpo e a mente, melhorar a postura, prevenir lesões e ativar a circulação sanguínea. Já no quarto nível, é possível fazer exercícios mais intensos, que servem para tonificar os músculos, eliminar toxinas e melhorar o condicionamento cardiorrespiratório”.

    Sesi Sobradinho

    bisc8 temporada replay

    O projeto de inovação dos alunos da Bisc8 é voltado para pessoas com deficiência física e pessoas com mobilidade reduzida que utilizam cadeiras de rodas. No torneio, eles apresentarão um aparelho que pode ser acoplado à cadeira para possibilitar a execução de exercícios com faixas elásticas de forma autônoma e segura.

    A ideia recebeu o nome de ASA — acrônimo de autonomia, segurança e acessibilidade. “Nossa equipe conversou com pessoas com deficiência, fisioterapeuta, educador físico e também um psicólogo, para entender sobre saúde mental, já que os exercícios liberam endorfina. Além disso, consultamos um engenheiro mecânico para ajudar na estrutura do nosso projeto; foram entrevistas essenciais para o nosso produto final”, destaca a aluna Geovana de Araujo, de 16 anos.

    bono temporada replay

    A equipe Bono apresentará no torneio um acessório que possibilita que crianças e adolescentes que utilizam cadeiras de rodas pratiquem futsal e futebol em aulas de educação física. Adaptado à cadeira, o item permite fazer os fundamentos básicos das modalidades, como condução, passe e chute de bola.

    “Projetamos uma grade que pode se adaptar a qualquer cadeira de rodas, porque queríamos fazer algo acessível”, pontua a aluna Júlia Gabrielly Neiva, de 15 anos. “A grade tem duas hastes: uma vai ser manuseada por meio de uma alavanca para que a pessoa possa chutar a bola. A outra, será fixa, para dar apoio.”

    Sesi Taguatinga

    albageek temporada replay

    Para o torneio, a equipe aposta na tecnologia para combater o sedentarismo entre crianças e adolescentes. A partir de conversas com especialistas das áreas de fisioterapia e educação física, os alunos vêm desenvolvendo o protótipo de um aplicativo para celular com jogos de esportes, luta e dança.

    “Existem estudos que dizem que o estilo de vida que a pessoa leva na adolescência é o mesmo que ela vai levar na vida adulta. Nossa ideia é fazer com que o jovem se movimente brincando, então, a solução traz vários modos de jogos e ainda permite a interação entre os usuários com um ranking. O adolescente é competitivo por natureza e a ideia será um incentivo para ele se movimentar, ganhar pontos e melhorar a qualidade de vida”, explica Marcos Fellipe Guimarães, de 14 anos.

    albatroid temporada replay

    A equipe Albatroid focou em um projeto de incentivo à atividade física entre jovens. “Nossa solução foi um programa escolar com palestras, avaliações, atividades físicas e esportes para alunos do Novo Ensino Médio”, conta Cecilia Emilia Santos, de 12 anos.

    “O programa segue as normas da Base Nacional Comum Curricular e, com ele, a gente tem o objetivo de levar os alunos a ter contato com diversas modalidades, para que eles vejam quais eles gostam mais e sejam incentivados a essa prática”, completa.

    Texto: Samira Pádua
    Foto da capa: Cristiano Costa/Sesi-DF – 18.3.18
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Alunos do Sesi-DF são premiados na Olimpíada Nacional de Ciências

    Alunos do Sesi-DF são premiados na Olimpíada Nacional de Ciências

    Giovany Rezende MedeirosDois estudantes da escola de Taguatinga Serviço Social da Indústria (Sesi) foram reconhecidos pela participação na Olimpíada Nacional de Ciências de 2020. A competição reuniu alunos de todo o País, do 8º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio e da 4ª série do Ensino Técnico e da educação de jovens e adultos.

    Veterano na disputa, Giovany Rezende Medeiros, de 16 anos (uniforme branco), foi premiado com medalha de prata. “Gosto muito de ciência! Na Olimpíada Brasileira de Física, eu descobri a de Ciências e resolvi participar pela primeira vez em 2019. Ganhei medalha de prata e agora também”, conta o jovem, que está na 3ª série do Ensino Médio e estuda no Sesi-DF desde 2014.

    No futuro, ele pensa em seguir carreira na área de engenharia. “Participar da olimpíada é um treino para o vestibular, ajuda no currículo e é importante para vida acadêmica e pessoal”, avalia.

    Para conquistar a medalha, Giovany teve de enfrentar provas que envolveram questões de Astronomia, Biologia, Física, História e Química, assim como Davi Pereira de Castro, de 14 anos (uniforme verde). Atualmente aluno do 1º ano do Novo Ensino Médio do Sesi-DF, ele exibe com orgulho o certificado de menção honrosa recebido pela participação na olimpíada.

    davi pereira de castroDavi soube da competição pela professora de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental e do Novo Ensino Médio do Sesi-DF Edilane Ferreira. “Ela comentou comigo e, como eu gosto da matéria, aceitei. Recebi dela materiais para estudo e complementei com conteúdo da internet, sempre anotando e resumindo”, diz. “O resultado bom em uma prova traz confiança. A olimpíada permite também estudar conteúdos antigos, além de aprender coisas novas”.

    O que é a Olimpíada Nacional de Ciências

    A Olimpíada Nacional de Ciências foi criada em 2016 e é um dos principais eventos científicos do País. A ação é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, organizada pela Universidade Federal do Piauí e realizada pela Associação Brasileira de Química, pelo Instituto Butantan, pela Sociedade Astronômica Brasileira, pela Sociedade Brasileira de Física e pela Universidade Estadual de Campinas.

    Entre os objetivos da disputa estão despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento. Na edição de 2020, que ocorreu online devido à pandemia da covid-19, o Sesi-DF teve alunos 71 inscritos. Desses, 60 fizeram a prova da 1ª etapa e 36 foram classificados para a segunda fase de provas.

    Educação que vai além

    Para a professora de física do Ensino Médio e professora de Ciências da Natureza do Novo Ensino Médio no Sesi Taguatinga, Ana Virgínia Passos Abreu, competições como a Olimpíada Nacional de Ciências despertam nos estudantes o autoconhecimento. “A partir do momento em que eles têm a consciência de participar, de ver que aquilo vai ser importante para eles, eles conseguem adquirir habilidades de controle emocional e confiar mais em si mesmos”, destaca.

    Edilane Ferreira compartilha a visão da colega de trabalho. Para ela, mais do que a premiação, o legado da participação em competições está na preparação para a vida. “Quando um aluno decide participar de disputas desse tipo, ele passa a se dedicar com mais afinco a determinado assunto, a ter mais disciplina, organização e foco. A conquista de uma menção honrosa ou de uma medalha é um empurrão no futuro acadêmico e profissional desses estudantes”.

    A partir de 2021, a Rede Sesi-DF de Educação passou a adotar o Programa de Educação Tecnológica, que tem como objetivo ampliar competências e habilidades formativas dos alunos. A temática, que já era trabalhada com os estudantes, passou a ser um componente curricular.

    “A formação tecnológica que estamos ofertando aos alunos motiva a participação em eventos externos como uma forma de consolidar os conhecimentos que são trabalhados ao longo na nossa formação escolar. Resultados como esse projetam a nossa instituição e são o reconhecimento do trabalho que realizamos; é um conforto saber que os alunos estão adquirindo conhecimento e se preparando para o mundo do trabalho e para exames externos”, reforça a gerente de Educação do Sesi-DF, Núbia Rosa.

    Inscrições abertas

    As inscrições para a edição de 2021 da Olimpíada Nacional de Ciências tiveram início nesta segunda-feira, 5 de abril, e seguem abertas até 2 de agosto. Os alunos do Sesi-DF interessados em participar podem procurar a direção da escola em que estudam. As provas serão online e estão previstas para agosto e setembro. A solenidade de premiação ocorrerá em outubro.

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Arquivo pessoal
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Sesi-DF está com inscrições abertas para regional de robótica

    Sesi-DF está com inscrições abertas para regional de robótica

    822020 Foto Victor Hugo Pessoa Sesi DF[*Atualização em 8/3, às 16h35: as inscrições, que terminariam no dia 12 de março, foram prorrogadas até o dia 28 de março. A etapa regional, que seria nos dias 16 e 17 de abril, foi adiada para os dias 14 e 15 de maio.] 

    Equipes escolares, de clubes ou organizações e grupos de amigos da Região Centro-Oeste interessados em disputar a etapa do Distrito Federal do Torneio Sesi de Robótica First Lego League – Challenge podem se inscrever até 28 de março. A nível local, a competição é organizada pelo Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e está programada para os dias 14 e 15 de maio.

    As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, pelo técnico responsável pelos times. As equipes precisam ter dois treinadores adultos (um titular e um suplente) e de dois a 10 competidores, de 9 a 16 anos. O Sesi recomenda que os grupos tenham no mínimo quatro alunos, para facilitar a divisão de tarefas. Em caso de dúvidas, os responsáveis pelas equipes podem entrar em contato pelo e-mail robotica.sesi@sistemafibra.org.br.

    Este ano, com a pandemia da covid-19, a competição será remota e o principal ambiente de avaliação será a First Reh (Remote Event Hub) — plataforma oficial da First desenvolvida especialmente para os torneios online. As equipes classificadas na etapa regional garantem vaga para o Festival Sesi de Robótica, que ocorrerá em maio.

    Temporada RePLAY

    O Torneio Sesi de Robótica First Lego League desafia estudantes a buscar soluções para problemas do dia a dia. A cada temporada, um novo tema é proposto. Nesta, o tema é RePLAY e o objetivo é incentivar a prática de atividades físicas para garantir uma qualidade de vida melhor, evitar o sedentarismo e promover a saúde.

    Na competição, os participantes serão avaliados em quatro quesitos: projeto de inovação, desafio do robô (cumprimento de missões pelo robô de Lego), design do robô e core values (valores fundamentais e trabalho em equipe).

    Use o mouse para navegar nas peças abaixo e saiba mais sobre as etapas do torneio:

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF – 8.2.20
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Sesi-DF abre turmas de preparação para provas de TAF

    Sesi-DF abre turmas de preparação para provas de TAF

    18 8 2018 Sesi Taguatinga teste de aptidão física Foto Moacir Evangelista CapaO Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) está com matrículas abertas para o Plano TAF, com foco na preparação para testes de aptidão física para os concursos públicos da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. As aulas ocorrerão às segundas, quartas e sextas-feiras, às 13 horas, com duração de 50 minutos cada, nas escolas do Gama e de Taguatinga. Podem participar maiores de 18 anos.

    Profissionais de Educação Física do Sesi-DF criaram um cronograma de treinamento direcionado para atender às exigências físicas dos editais, com exercícios como barra fixa, abdominal, corrida e natação. Uma das ações será um teste para que o aluno saiba em que nível de condicionamento físico está.

    Em Taguatinga, as aulas começaram nessa segunda-feira, 1º de fevereiro. No Gama, serão iniciadas quando houver turma formada. Os treinos vão ser ministrados até a semana da aplicação das provas.

    Matrículas

    Os interessados devem fazer a matrícula nas centrais de atendimento das escolas. Em Taguatinga, o funcionamento é das 7h30 às 18 horas. No Gama, das 8 horas às 17h30.

    É preciso levar cópias do RG, do CPF e do comprovante de residência, foto 3×4 e atestado médico para natação. Trabalhadores de empresas conveniadas devem apresentar também termo de adesão ao convênio e o último contracheque. No caso dos industriários, é preciso entregar ainda o último contracheque, a carteira de trabalho e as três últimas guias da Previdência Social (GPS) e de Recolhimento do FGTS (GFIP) da empresa.

    Para trabalhadores e empresários da indústria ou de empresas conveniadas, a taxa de matrícula é de R$ 22 e a mensalidade, de R$ 151. Já para a comunidade, os valores são de R$ 27 e 217, respectivamente. O pagamento é feito por boleto bancário.

    Protocolo de biossegurança

    Para preservar a saúde dos clientes e empregados, as atividades nas escolas do Sesi-DF seguem protocolo de biossegurança. Os treinos do Plano TAF são coletivos, com turmas de até 20 participantes. Os interessados precisam assinar declaração de que não são portadores de doenças crônicas ou comorbidades que as classifiquem como integrantes do grupo de risco para a covid-19.

    O uso da máscara de proteção facial é exigido para todos que entrarem nas unidades e durante as aulas — exceto aquelas realizadas nos parques aquáticos. Além disso, será aferida a temperatura corporal, com acesso negado àqueles com temperatura superior a 37,8 °C.

    Para acesso às unidades, há higienização e desinfecção de solas de sapatos com tapete ou toalha umidificada com hipoclorito de sódio. Para as aulas nos ambientes aquáticos, o acesso ocorre pela estrutura de lava-pés. Nos ambientes de aula e nos banheiros há recipientes com álcool em gel e pias com água corrente, sabonete líquido e papel toalha para higienização das mãos.

    As aulas ocorrem com distância mínima de dois metros entre os alunos e são adaptadas de forma a não haver contato físico. Há higienização contínua das unidades, com intensificação da limpeza com desinfetantes próprios para essa finalidade e frequente desinfecção com álcool em superfícies expostas, de forma que todos os materiais e equipamentos utilizados nas atividades físicas, inclusive bordas e escadas de piscinas, sejam desinfetados após cada aula. É respeitado o intervalo mínimo de 10 minutos entre as aulas para esse procedimento.

    Os alunos devem permanecer nas unidades somente durante o horário das aulas. Espaços que possam servir como pontos de aglomeração, como mesas, cadeiras, bancos e arquibancadas, estão interditados. Os alunos deverão levar, para uso individual, garrafa ou copo d’água e poderão utilizar o bebedouro apenas para abastecer os recipientes próprios. Vestiários e banheiros estão limitados ao uso de, no máximo, duas pessoas por vez.

    A orientação é para que o aluno não compareça à aula caso apresente algum sintoma da covid-19. Se, mesmo após ter cumprido as medidas preventivas para acesso à unidade, o aluno manifestar algum sintoma, a aula será interrompida e ele será orientado a deixar de frequentá-la enquanto estiver com sinais indicativos da doença, como tosse, febre e dificuldade para respirar.

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Moacir Evangelista/Sesi-DF – 18.8.18
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
  • Superliga B de vôlei masculino terá início em 23 de janeiro

    Superliga B de vôlei masculino terá início em 23 de janeiro

    brasilia volei foto bruno frauzino 12 1 2021O Brasília Vôlei/Upis estreará na próxima semana na Superliga B de vôlei masculino, que contará com oito times. A primeira disputa do representante da capital federal será em 23 de janeiro contra o SMEL Araucária/ASPMA/Berneck, do Paraná. O jogo ocorrerá em casa, no ginásio do Sesi Taguatinga.

    Sob o comando do técnico Marcelo Thiessen, a equipe é formada pelos centrais Alesson, Dutra, Rubbo e Marcão; pelos levantadores Carlos Henrique, Elizeu, Paulo Lamounier e Pedro Henrique; pelos líberos Matheus Santos e Thiaguinho; pelos ponteiros Cristiano, Índio, Kelvin, Lucaian e Pedro Índio e pelos opostos Alex e Lucena.

    Em 2020, com a pandemia da covid-19, o torneio teve o encerramento antecipado e foi respeitada a classificação do momento, com o time em 4º lugar. Para esta temporada a preparação teve início em setembro. “A equipe vem se preparando para estar sempre em primeiro ou segundo lugar na competição. Vemos cada jogo como uma final porque, com a pandemia, não sabemos como será o amanhã”, avalia Thiessen.

    Serão sete rodadas no primeiro turno, com quartas de final e semifinal previstas para março e a final, para 1º de abril. Os jogos da competição ocorrerão com portões fechados e o público poderá acompanhar os resultados pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol.

    O Sesi Taguatinga é o endereço dos times feminino e masculino do Brasília Vôlei. Apoiadora da equipe, a instituição coloca à disposição a academia e o ginásio da unidade, além de oferecer sala de fisioterapia e vestiários.

    Veja aqui a tabela dos jogos masculinos da Superliga B.

    Texto: Samira Pádua
    Foto: Bruno Frauzino/Sesi-DF
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF
     
    Veja aqui a galeria de imagens: 

    Superliga B de vôlei terá início em 23 de janeiro

  • Mais de 9 mil testes de covid-19 já foram aplicados pelo Sesi-DF

    Mais de 9 mil testes de covid-19 já foram aplicados pelo Sesi-DF

    diagnostico 27082020 FotoVictorHugoPessoa 1Com o objetivo de reduzir a contaminação nos ambientes de trabalho e possibilitar a continuidade segura das atividades produtivas, o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) já aplicou 9.371 testes de covid-19 como parte do projeto + Diagnóstico. Atualmente, 97 empresas participam da ação.

    Iniciada em 15 de junho, a iniciativa busca identificar casos da doença em trabalhadores de empresas industriais ou de outros setores e realizar o encaminhamento adequado dos casos. Do total de testes, 6.429 foram feitos de forma gratuita em colaboradores de empresas associadas aos dez sindicatos filiados à Federação das Indústrias do DF (Fibra). Os 2.942 restantes são relacionados a testes vendidos a empresas que não são associadas ou que não são industriais. O Sesi-DF também dá suporte a empresas que compraram testes de outros fornecedores, fazendo a aplicação dos exames.

    No caso dos testes gratuitos, a meta é aplicar 10 mil testes. Inicialmente, apenas trabalhadores com sintomas de covid-19 eram testados, em um limite de 30% de empregados em relação ao efetivo total da empresa. Desde outubro, no entanto, a partir de uma mudança no protocolo, os testes passaram a ser feitos em massa.

    “Ao longo do tempo, foram ficando mais evidenciados casos assintomáticos. Diante disso, percebemos a necessidade de flexibilizar o protocolo para atender essa demanda, já que o assintomático também pode ser transmissor da doença”, explica a gerente de Saúde e Segurança na Indústria do Sesi-DF, Fabiana Mouzinho.

    A participação das empresas associadas aos sindicatos no projeto é de seis meses a partir da adesão. No momento, 73 participam da ação. No caso das que aderiram à iniciativa em meados do segundo semestre deste ano, a ação segue até 2021.

    Trabalhador recebe o resultado em até meia hora

    diagnostico 27082020 FotoVictorHugoPessoaOs testes aplicados gratuitamente pelo Sesi-DF por meio do programa + Diagnóstico são do tipo IgM/IgG e detectam se o paciente teve ou não contato com o vírus por meio da sua resposta imune na formação de anticorpos.

    A partir de um furo no dedo, uma amostra de sangue é coletada e transferida para uma fita de testagem, que é colocada em contato com um reagente. A amostra é lida por um equipamento e os dados são enviados para laboratório e analisados por biomédicos. O trabalhador recebe o resultado em até 30 minutos.

    Já as empresas recebem relatórios com indicadores que permitem ações de suporte aos empregados e o planejamento das atividades, e os colaboradores que necessitarem de afastamento são orientados nesse sentido.

    Além da testagem, as indústrias que não têm o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho — área da empresa que cuida da saúde e da segurança do trabalhador — com condições para monitorar casos suspeitos e positivos, recebem assessoria do Sesi-DF para essa atuação.

    “Hoje há muita informação sobre o assunto, então o acompanhamento vem para dar respaldo à empresa sobre como ela pode lidar com os empregados e manter a saúde deles, reduzindo a possibilidade de contágio, já que estão sendo monitorados”, destaca Fabiana.

    Pesquisa feita pelo Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF) em setembro, com 38 empresários, apontou satisfação de 90,26% com o programa. No DF, o + Diagnóstico é uma adaptação de protocolos criados pelo Departamento Nacional do Sesi à realidade local.

    Texto: Samira Pádua
    Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF – 27.8.20
    Assessoria de Comunicação do Sesi-DF